O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Benfica e eleições...ou o espelho do país...

. 22 comentários
De um lado, o desvario do desperdício de um lado, o endividamento galopante, a ausência de sustentação futura...rumo ao desastre pré-anunciado...

Do outro a incógnita....algumas das personagens cumplíces no nefasto caminho...outros sem o traquejo ou as provas dadas na gestão da coisa desportiva...

Mais do mesmo a caminho do desastre? Ou uma mudança de rumo? Analogia entre Portugal e o Benfica?

Em 2009, contra todas as evidências, os Portugueses repetiram o voto no primeiro ministro "filósofo"...e os Benfiquistas, o que farão?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. épa, eu sei bem que este espaço não é para isso mas continuar a cair em cima do Socrates como se ele tivesse sido o criador da crise... Se é algo de que ele é culpado (e hà concerteza) é de não ter sabido responder à crise, de não ter sido capaz de lidar com ela... como o Pssos agora.

    Por isso digo que a situação é diferente da do Benfica. A situação actual tornou-se da exclusiva responsabilidade de Vieira, no poder hà 11 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. David, sem querer transformar isto num espaço de debate político, para o qual não é vocacionado, entendo que a analogia do Paulo Marcos tem a ver com a negação das dificuldades em que estávamos. E que o próprio Sócrates, não tendo originado toda a dívida, era responsável por grande parte dela.
      O mesmo se passa com LFV.
      O estádio não está pago, ao contrário do que afirmou durante anos, e o endividamento do Benfica está num nível preocupante mesmo depois dos milhões das vendas dos últimos anos.

      Eliminar
    2. David, Shadows, obrigado a ambos. Não me interessa discutir Sócrates...mas apenas ilustrar uma analogia evidente...infelizmente o Benfica está no mesmo dilema com que Portugal se defrontou em 2009...tem o timoneiro actual capacidade ou será melhor mudar de timoneiro?
      Saudações benfiquistas!

      Eliminar
  2. Paulo Marcos,

    Infelizmente com a previsivel vitória de Vieira iremos em direcção ao abismo ao desastre.

    E essa analogia com Socrates tem enormes afinidades, sobretudo na forma como se gere o poder: manipulando, intoxicando os sócios com meias verdades, ou meias mentiras.

    Sócrates, mesmo perante o abismo insistiu na perigosa teimosia, provavelmente teremos o mesmo fim no nosso SL e Benfica, só quando avistarmos o "penhasco", só aí, alguns sócios e adeptos irão acordar desta "embriguez mediática"!

    VIVA O BENFICA!

    José Vinhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vinhas, quanto menos LFV diz aos sócios e adeptos, mais falta de respeito demonstra ter pelos mesmos.

      Eliminar
    2. Shadows,

      Eu já "baixei os braços", infelizmente o Benfica irá continuar rumo ao "penhasco" sem fim...

      Ontem tive a prova, ao ver a entrevista VERGONHOSA do JRS, sem esmiuçar toda a entrevista, retive esta afirmação/acusãção do "jornalista" "Celta...O 6º e 4º lugar do Benfica em 00/01 e 01/02, da responsabilidade de Vale", este foi o sinal bem claro de tentativa de colagem de Vale a Rangel, ou tentativa de descredibilizar o candidato. Mas grave é, o jornalista mentir, porque em 00/01 e 01/02, LFV era o Director Desportivo para o Futebol, e é o responsavel pela pior classificação de sempre do nosso Benfica, assim como, e de forma inédita também, foi Vieira o responsavel de 2 anos sem participação em provas da UEFA.

      E aí, ou JRS fez essa acusação, porque estava mal preparado o que é mt grave, ou então foi mesmo informação manipulada (porque os factos não enganam), mas quando JRS abordou essas 2 classificações humilhantes, deveria Rangel apontar o dedo ao responsavel, e sublinhar que não foi na era de Vale, tenho de reconhecer que Rangel não estava bem preparado.

      Tenho de me mentalizar que iremos ter mais 4 anos do mesmo, as massas não querem, as massas decidem.

      E nessa area Moniz é Mestre, qual o caminho da TVI? Big Brother`s, Jornalismo pouco sério e sensacionalista, é disto que o povo gosta, e a Nação Benfiquista infelizmente não foge à regra, e a oposição não tem gente e discursos populistas...

      E lá irá votar o povo manipulado num candidato sem projecto algum, porque a "obra fala por si..." , só me apetece escrever: "Ai Senhor das Furnas que escuro vai dentro de nós...", sinto NOJO!

      José Vinhas

      Eliminar
    3. Vinhas, depois de ver a entrevista penso que Rangel não ía preparado para um entrevistador hostil e que limitou Rangel aos temas que poderia tocar.
      Mas não me surpreende. Como mencionei noutro post, o reporter da RTP ignorou o Rangel na apresentação. Recolheram imagens e nem sequer esteve dentro da sala durante mais de metade do tempo.

      O sistema também se revela nisto.
      Mas não desanimes. Eu tenho esperança que os sócios mostrem maturidade suficiente para distinguirem o que é melhor para o clube.

      E duvido que todos os que anunciam que votam Vieira o façam realmente.

      Eliminar
    4. boas,

      de q POVO estamos a falar????????????

      de q vota igual a mim, sábio e informado ou noutro sentido estúpido e manipulado.

      bela esta democracia onde todos falam e votam livremente e contras-te com uma ditadura onde eles mandam e o POVO obedece

      respeito mutuo e o Benfica será vencedor

      Eliminar
  3. Quem é que querendo fazer uma avaliação honesta, vota num candidato sem programa?

    ResponderEliminar
  4. Gostava que alguém comentasse as declarações de Nuno Gaioso acerca do passivo da SAD e Clube.

    A mim parece-me que ou o rapaz não sabe fazer contas ou o relatório & Contas do SLB não está correcto ou sou eu que já não percebo nada disto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São os outros que não percebem nada disto, pelo visto. São os chamados 'soundbytes'.

      Eliminar
  5. É cada vez mais revigorante ler os vossos posts, os bons já lá vão.....Parabens!!

    JB

    ResponderEliminar
  6. POST deveras muito interessante. Sou sócio do Benfica desde 1986, tinha eu na altura 4 anos e este ano recebi das mãos de LFV o emblema de 25 anos de sócio. Quero em 1º lugar dizer que não sou apoiante de LFV, nunca votei nele e ainda não decidi em quem vou votar, porque considero que nenhum dos candidatos tem perfil para ser Presidente do meu clobe, o grande Benfica.
    Em relação ao POST, faria mais a antologia com as eleições de 2011, os Portugueses decidiram votar no salvador da pátria, o simpático Passos Coelho com as suas promessas de que nos ia tirar da miséria, no entanto, o que a realidade nos trouxe foi 1 arrogante de 1ª que nos deixou pior do que estávamos, com a simples promessa de melhorarmos no futuro… Mas de serve pensar no futuro se não conseguimos viver no presente…
    Espero que ganhe o melhor e sobretudo que o melhor seja o que nos trouxer vitorias no presente e no futuro…
    Luis Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís, pertinente a observação e o comentário. Tornaram mais rico este post.

      Eliminar
  7. Águia Preocupada18/10/12 16:06

    Ai meu Deus, porque me fizeste benfiquista! Isto é ainda pior que uma derrota seja ela com quem for! Isto é sufocante e desmoralizador! Nada é concretizado com verdade, com aceitação mútua, com elegância, com inteligência!
    Pela minha parte, está tomada a decisão. Se Vieira ganhar e continuar com a sua política surda, em que só ele sabe e manda, se continuar a excluir os sócios da vida do clube, isto é, de os informar sobre o que se passa no clube, se continuar a dividir os sócios em bons e abutres, DESISTIREI! Isto não é o meu Benfica! Porque se ele fizesse esta gestão péssima (na minha opinião) mas respeitasse os sócios, eu teria que aceitar democraticamente! Mas assim, NÃO!

    ResponderEliminar
  8. Glorioso sofredor18/10/12 16:10

    Vieira esteve 11 anos no poder e ajudou ao lado de Vilarinho a recuperar a credibilidade financeira e a imagem externa do Benfica que os desvarios de Vale e Azevedo tinham deixado no zero. Socrates e o PS estiveram 16 anos no poder e enterraram o fardo que Cavaco Silva tinha preparado.Passos & Gaspar tornara-se cobradores de Bruxelas. Há alternativas à troika e a Vieira? Não sei...

    ResponderEliminar
  9. Fernando Coimbra18/10/12 17:04

    Tal como no Sporting, tal como na politica, os votantes vão optar pelo mal que já conhecem. É uma questão cultural profunda dos europeus. Nem na América tão conservadora e hipocrita se tem tanto medo de mudar.

    No nosso caso LFV irá ganhar. E por larga margem. Sobretudo porque os votos dos sócios mais antigos são "esmagadoramente" pró Vieira. É nos mais jovens que a contestação é visivel e pública. Da minha parte, e com 30 anos de sócio, os meus são só do Benfica, não votarei em Vieira. Nunca o fiz de qualquer das formas. Msa não garanto o voto em Rangel, quero conhecer melhor o seu projecto, as suas ideias. Tem de ser muito mais do que prometer a auditoria do costume.

    2 notas finais:

    1- A actuação de Gomes da Silva junto de opositores e bloggers começa a ser sufocante e pouco democrática. Recordo-me duma história vivida em 1ª mão, quando um esbirro de PC (ex funcionário da SAD) levou 2 bofetadas dum adepto do Porto, quando numa tertúlia de um café da baixa disse que os bloggers que diziam mal não eram portistas, e sofriam de "bacocice"
    2- A ausência de um debate é inaceitável. Cabe aos adeptos exigir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada18/10/12 17:19

      Não é com votos em branco que ajudas a tirar Vieira do poleiro! E isso, é nim... E o Benfica precisa neste momento de posições afirmativas, assertivas e positivas.
      Branco, será o mesmo que um voto em Vieira!

      Eliminar
    2. Fernando Coimbra18/10/12 17:40

      O voto em branco incomoda-me é certo. Mas não posso prometer um voto em Rangel até conhecer bem o seu projecto. Admito, que se a posição de LFV sobre as contas do clube não se alterar, possa votar em Rangel em forma de protesto.

      Por posição sobre as contas, refiro-me à negação do passivo.

      Eliminar
    3. Águia Preocupada18/10/12 17:57

      Mas o passivo anão estar correcto, só pode ser superior! Ele não iria apresentar contas piores do que são na realidade! E achas que não são já bastante más as que foram apresentadas?

      Eliminar
    4. Fernando Coimbra18/10/12 18:40

      Negação prende-se com o facto de um candidato a vice dizer que o passivo é metade do que a maioria das pessoas pensa, e de que o passivo do clube é zero. Eu não concordo com esta visão. Espero que LFV se pronuncie sobre isto.

      Quanto à minha opinião pessoal, muito moldada pelo que faço todos os dias profissionalmente, é de que as contas são preocupantes e obrigam a uma austeridade profunda nos próximos 3 anos. A divida bancária é algo que gostaria de saber mais informações. Total em divida + prazos de pagamento + juros.

      Eliminar
    5. Fernando Coimbra, o meu receio é que não exista Troika para salvar, temporária ou definitivamente, os clubes de futebol profissional em Portugal. 400 ou 500 milhões são demasiados para a capacidade dos adeptos e dos sócios, para os patrocinadores, para os direitos televisivos, para a Economia deste país, em suma...receio que os meus filhos possam não ter Benfica...

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking