O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 12 de outubro de 2010

O SLBenfica by GB

. 3 comentários
O GB tem tido, no último ano, uma postura que tem agradado a uns e desagradado a outros mais conservadores. Bem ou mal, demagógico ou assertivo, tenho tentado que as minhas críticas ou elogios estejam directamente relacionados com uma linha pensamento do que acredito ser o melhor caminho para o SLBenfica, ao mesmo tempo que procuro sempre sustentar as minhas opções e escolhas.

Quando escrevemos, por vezes acreditamos que certos temas são realmente relevantes para os leitores e que a nossa opinião os fará pensar sobre o tema em si, mesmo que sirva, por exemplo, para reforçar a sua própria opinião totalmente oposta à nossa.

Qual não é depois o nosso espanto quando muitos desses temas acabam por dar origem a muito interesse por parte dos benfiquistas, mas pouca profundidade e discussão. Ou seja, os temas que gostaríamos que fossem discutidos, debatidos e aprofundados acabam por ser dos mais lidos, mas pouco discutidos.

Sinceramente, acho que é isso que falta ao SLBenfica! Discussão, Oposição (no sentido de realizar contraditório dentro de casa), Pluralidade, enfim a necessidade de ser a força dos argumentos a sustentar as decisões e não a força dos ultimatos ou da teoria do caos.

Talvez por isso, quando olho para estes últimos dois ou três meses e vejo que aquilo que mais gosto me deu escrever foram exactamente esses temas que deveriam ser debatidos e sustentados, que deveriam ser alvo de análise e, preferencialmente, contraditório.

O primeiro de todos é o tópico Amor ao Benfica! Algo que reclamo há muito tempo e que entendo estar na base de algumas decisões que são tomadas, que estão à vista de todos que poderiam e deveria ser melhores. Falta Amor ao Benfica entre os que lideram os destinos do Clube.

O que nos leva ao outro tópico com o qual muito me identifico: Gestores Profissionais VS Presidentes de Clube. Criou-se esta ideia estranha que não é preciso amar o Clube, que qualquer excelente gestor de empresas se torna numa milagrosa solução para uma realidade que tem pouco de racional e que mexe acima de tudo com a emoção de milhares de pessoas.

Estas questões são para mim absolutamente centrais! É precisamente por isso que depois nos tornamos no que apelidei recentemente de Benfica: O Clube que não sabe ganhar, pois derivadas dessas faltas de compreensão do que é realmente o SLBenfica, o impacto que tem uma decisão errada, etc. acabamos por nos tornar demasiado pequenos e, com isso olhar cada vitória como uma conquista mundial e cada derrota como o fim... do Mundo.

Talvez por isso, por trazerem resultados pouco impactantes na "popularidade" dos dirigentes, a aposta na Formação, Tarda... e falha como em tempos escrevi. Falha redondamente como demonstrei ontem e no debate muito positivo com RedMoon, e nos tópicos anteriores.

Novamente, acabamos invariavelmente por desfocar a nossa atenção e Trocar o Essencial pelo Acessório, procurando consecutivamente esconder as ineficiências para debaixo do tapete e andar À procura do inimigo onde nós próprios deixamos espaço aberto para os inimigos nos ataquem.

A generalidade dos benfiquistas não gostam de conviver com essa realidade, talvez por isso vos disse um dia Se não gostam, não leiam, a propósito da promoção que as nossas ineficiências fazem de clubes de dimensão apenas regional ou treinadores de qualidade totalmente questionável.

Pelo caminho já deixámos passar as eleições na Liga e andamos agora a procura de novos caminhos nas Eleições para a FPF - O que está em causa é o futuro do futebol português. Mas é preciso coragem para avançar e para desafiar os poderes instalados. É preciso coragem para, como disse antes, Trocar o Essencial pelo Acessório e apontar aos verdadeiros culpados e aqueles que nos impedem de ir mais longe, mesmo que sejam patrocinadores como apresentou o SouBenfica em As camisolas do nosso embaraço.

Errar todos vamos errar e vamos todos ter que lidar com isso! Mas não podemos ser complacentes com atitudes amadoras de mau planeamento da actividade que constitui o motor, a mola real, do SLBenfica. Tal como afirmava em O Mundial ou Resquícios do Mau Planeamento?

Deixei-vos assim um conjunto de links, para quem os quiser recordar, que considero muito actuais e que para mim deveriam constituir uma grande reflexão desta Direcção do SLBenfica. Este e não outra, porque foi esta que foi eleita pelos sócios.

Foi só um desabafo, amigos.......
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

3 comentários

  1. Bem antes de mais parabéns por este blog que sigo com muita atenção e interesse concordando umas vezes e discordando noutras, mas é isso que o torna também diferente e actual.
    O que me traz aqui hoje a escrever é o seguinte, tantas vezes te vi aqui a dissecar o Rui Costa e o que ele representa no clube, hoje li uma referência no record acerca do programa “Simplemente fútbol” em que falavam da carreira de Aimar e Saviola em que Aimar faz questão de frisar que a sua vinda tal como a de Saviola para o Benfica se deve em grande parte a Rui Costa: “Tinha tudo acordado para ir para Inglaterra, mas o Rui Costa foi falar comigo a Saragoça e disse que queria que jogasse com a camisola dele." Acho que deveriamos dar mais merito a uma pessoa que deu muito por este clube e que veste a camisola de director desportivo com tanto amor como vestia a de jogador.

    ResponderEliminar
  2. Ricardo Oliveira13/10/10 02:18

    Como já li por aí, a nossa ausência aos jogos fora irá/poderá(??) ser notícia no estrangeiro, e o SLB, ou através de adeptos com jeito para a coisa, poderá editar um video de 10/15min, com as roubalheiras desta época, com um mix das escutas e outras estórias corruptas, em inglês, FrancÊs, Alemão; Russo,Espanhol; Grego; Italiano; Chinês; e até Latim se for preciso.

    O objectivo seria "inundar" as principais cadeias informativas generalistas e desportivas de todo o mundo com o vídeo, para todos perceberem do que se trata o boicote.

    Que dizem??

    ResponderEliminar
  3. Ricardo Oliveira13/10/10 02:30

    Ó Geração abre aí um concurso para escolher-mos o melhor vídeo, gente com jeito não deve faltar, e depois cada um de NÓS Benfiquistas, comprometemo-nos a fazer a nossa parte de adeptos e cada um de NÓS envia o vídeo para pelo menos 5 estações informativas estrangeiras.

    Vamos dar voz à nossa força.

    Com isto podemos motivar os "indecisos" a abdicarem de entrar nos estádios deste triste país- excepto na Catedral, claro está.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking