O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 4 de setembro de 2010

À procura do inimigo?

. 16 comentários
Li no jornal O Benfica, num artigo de opinião do Dr. Pragal Colaço, que os inimigos do SLBenfica estão... no Benfica! São os que criticam, os que opinam e os que ousam por em causa os dogmas.

Defende o Sr. Dr. Pragal Colaço que os inimigos do SLBenfica deveriam estar lá fora, a Norte, onde usando das "artimanhas habituais" os súbditos de Don Corleone insistem em fazer a vida negra ao Dr. Pragal Colaço porque este defende na BenficaTV os pressupostos do Apito Dourado e expõe o que o tribunal não quis valorizar, num reles comportamento dessa gentinha, se bem que também já cansa estar sempre a bater naquela tecla há meses a fio...

Ora, uma opinião não têm que ter um "preto ou branco", um "sim ou não". Ou seja, não é linear que só seja plausivel olhar para uma opinião concordando ou discordando.

No caso concreto deste artigo, eu discordo porque não me revejo no princípio de base, mas é preciso admitir que se concordarmos com esse princípio de base, é impossível discordar da opinião. Ou seja, o Dr. Pragal Colaço parte do princípio na sua análise que existe um inimigo, um alvo a abater. Esse é precisamente o principio no qual não me consigo rever.

Chamem-lhe inocência, falta de maturidade, o que quiserem... mas efectivamente não me consigo rever nessa postura do "herói salvador" e do "vilão inimigo". Ou seja, nem o SLBenfica é vítima, nem o FCPorto ou o Sistema são... um inimigo, não têm sequer dimensão ou idoneidade para eu lhes dar tamanha distinção!

A história do SLBenfica demonstra bem que quando o Clube é competente - como desportivamente foi o ano passado - não há inimigo, não há sistema, não polvo nem outros animais que nos sejam capazes de fazer frente.

Por isso, o que entendo face a este tema é que no SLBenfica, muitas das nossas decisões e orientações são um desperdício de tempo quando antes disso temos a responsabilidade de fazer muito melhor melhor em diversos segmentos que dependem apenas de nós!

Quando o SLBenfica funciona bem em todas as suas vertentes - comunicação, gestão do Clube, gestão desportiva, organização financeira, formação, modalidades, etc. - estou plenamente convicto que ninguém ou nenhum clube terá capacidade para nos fazer frente.

Os mais atentos sabem que uma vitória do SLBenfica no campeonato tem mais efeito sobre o Sistema e respectivos "patrões", do que dez primeiras páginas a denunciar corrupção em forma provada... E é exactamente por isso que, entre os mais atentos, no início desta temporada se considera absolutamente vital a conquista do Bi-Campeonato.

A destruição desses a quem gostam de chamar inimigos, não será feita com denuncias ou choradinhos, pois estaremos sempre a jogar num campo onde eles se sentem "em casa" e onde controlam todas as variáveis. Será sim uma auto-destruição... conseguida através da competência do SLBenfica nas diferentes vertentes da vida do Clube.

Muito se falou e escreveu em muitos outros espaços ou no GB, sobre o um conjunto de decisões em diversos quadrantes da vida do Clube que poderiam ter sido muito mais eficazes. Ao falharmos, ao permitirmos que outros tenham sucesso em operações onde estamos envolvidos, a fragilizar a estrutura com apoios a elementos duvidosos na subida às cúpulas de poder no futebol nacional etc. etc. etc. estamos "apenas" a fortalecer essa estrutura enquanto nos enfraquecemos.

Talvez por isso, não entendo sequer que o SLBenfica tenha inimigos. Outros podem considerar-nos como tal, porque a dimensão, capacidade e potencial para o SLBenfica atingir o sucesso é única em Portugal e das mais significativas no Mundo. Ao olharmos para esses como inimigos, estamos a dar-lhes dimensão, expressão e visibilidade que não têm!

Também não considero que os benfiquistas sejam inimigos do Clube. Será legítimo apelidar de "inimigos", apenas porque não se revêem na gestão e no "funcionamento" do Clube? Se assim for, não seria legítimo considerar o autor do texto como inimigo da justiça - a julgar pelas críticas que faz ao sistema judicial? Óbvio que não! Não creio portanto que ninguém que tenha perspectivas diferentes para o SLBenfica possa ser considerado um inimigo... mesmo que a perspectiva tenha uma génese oportunista, como apelidei aquando daquela crónica de opinião de José Eduardo Moniz recentemente no Record. De oportunista a inimigo... quem tem legitimidade para afirmar isso?

Este tipo de postura "À Procura do Inimigo" é exactamente a estratégia que tem guiado o Don Corleone nos últimos anos. Queremos aquele caminho? Ou queremos "apenas" virarmo-nos para o nosso sucesso, dimensão única, postura de credibilidade e... como disse antes: Amor ao Benfica?


**********
O SLBenfica prepara, segundo a imprensa, um justificadíssimo processo de renovação do contrato com o Fábio Coentrão, com a respectiva clausula de rescisão a subir de forma justa para 40M€ - tinha apontado há uns meses no tópico Antes tarde... que nunca aparecer, para um valor de 45M€. Excelente medida de antecipação de uma possível transferência de um dos melhores jogadores da Europa na sua posição - não o deixem sair por menos de 35M.

Só foi pena não darmos continuidade a isso noutros casos e, mais uma vez, descurarmos cuidados com os nossos jogadores, ao deixa-los saber pela imprensa das opções do Clube. E ainda queremos apontar a inimigos nos sócios?

Por falar em antecipação, lembram-se de há uns meses largos o GB ter falado em O Sistema a contra-atacar pelo Poder onde se apontavam umas movimentações para valorização e transferência de jogadores, com os presidentes de dois clubes a receberem na qualidade de detentores de um fundo obscuro?

Diz hoje o Diário AS, de Espanha, que directamente do Castilla, Sarabia se marchará a Portugal en enero para o Braguilha, a troco de 3M€. Claro que todos se recordam de Pablo Sarabia como um dos nomes que esteve para ser envolvido na transferência de DiMaria pelo Jó Mentes, o mesmo empresário que parece que agora vai colocar esse jogador no Braguilha com opção de compra pelo Real (bullshit para os sócios não ficarem em broa de se venderem os da formação).

O que me choca nisto nem é a postura do Mentes! Esse está a fazer pela vida para poder estar sempre ao lado do Florentino quando houver "big deals". O que fico mesmo intrigado é com a capacidade desse clube de gastar 3M€ num jogador de 18 anos! Quem está a pagar isto? Com que objectivo?

Porque será que me lembrei do tal alegado fundo entre os dois presidentes?! Porque será que também me lembrei do pré-acordo com que alguns chegam a um dos clubes e que garante à partida que transitará para o outro (valorizando a receita do tal fundo), como foi o caso daquele que se estreou na convocatória da selecção?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. O maior inimigo do Benfica nos últimos anos tem sido a corrupção do polvo do norte! Eles são facciosos e não olham a meios para criticar e prejudicar os outros. Já perdemos muitos campeonatos porque a equipa não conseguiu ser superior a equipas de 14 adversários... nem sempre é possivel fazer uma época como a anterior. Mas que raio de desporto é este se o Benfica não luta de igual com os adversários e até os benfiquistas acham isso normal e que a equipa tem de se superar sempre! Muitos benfiquistas também passam mais tempo a criticar o que ocorre no Benfica. Como aos benfiquistas o que mais interessa é o Benfica (ao contrário de outros adeptos que são muitas vezes mais anti-benfica do que do seu próprio clube) vejo isto como uma situação normal. O que já não acho muito normal é andar-se a criticar o Benfica (sejam adeptos, dirigentes e jogadores) de forma extemporânea, irracional e demagógica. É que vemos nos blogs, mas também pelos jornalistas que supostamente são benfiquistas, ataques ao Benfica sem propósito e que nem os anti-benfiquistas fazem...

    Vamos lá todos pensar antes de criticar, porque muitas vezes não sabemos nem a história a metade... eu não acredito que o Coentrão não saiba que o Benfica quer renovar com ele.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4/9/10 16:08

    Amigo Tiago, de asneira em asneira??? clique lá no link contido na frase "Só foi pena não darmos continuidade a isso noutros casos e, mais uma vez, descurarmos cuidados com os nossos jogadores, ao deixa-los saber pela imprensa das opções do Clube. E ainda queremos apontar a inimigos nos sócios?"

    AHhhhhh... e não é que eu estava a falar de outra coisa que não do Fábio? :)

    ResponderEliminar
  3. Novo post! Se der para dar uma olhadela, agradecia.

    http://futeboldeopinioes.blogspot.com/

    Já agora bom post!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Desculpa mas nao concordo. O benfica tem inimigos bastante claros. Se nos tratam como inimigos e fazem tudo para prejudicar o Benfica recorrendo mesmo a ilegalidades varias entao sao inimigos e nao ha outra maneira de por as coisas.

    No entanto, acredito que depois do que foi divulgado no Apito Dourado as coisas ja nao sao como eram na decada de 90 e principio da de 2000.

    E o que e um facto e que quando a nossa Direccao e competente (como o ano passado) entao ninguem nos segura. E a diferenca do ano passado para este foi que o LFV esteve calado o ano todo e so fez o que lhe competia e nao se pos a esvaziar as funcoes dos outros.

    Quanto ao Sarabia: O Braga praticamente que nao tem passivo e recebeu bastante dinheiro esta pre-epoca. O dinheiro vem das vendas de Evaldo e Joao Pereira, da entrada na Liga dos Campeoes entre outras coisas.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo4/9/10 17:11

    Os benfiquistas deviam todos ler o post, "Breve reflexão de ser benfiquista" no blogue "anti-benfica.com".

    É apenas uma sugestão.

    ResponderEliminar
  6. dEusébio4/9/10 19:05

    Meus Deus!
    Ao que isto chegou!!

    Agora até já deixas fazer publicidade a um blogue chamado anti benfica...

    Esse anónimo, que nem precisa assinar porque claramente é um desses "anti benfica" que vá (e utilizando a tão recentemente popularizada linguagem do futebol) dar sugestões para a cona da mãe dele.

    E se tu não lhe apagares o comentário estás simplesmente a pactuar...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo4/9/10 19:12

    Realmente...

    oh "dEusébio", vamos fazer assim: o meu amigo vai ao link http://anti-benfica.com/ e depois diz-me o meu caro amigo qual é o insulto que quer que eu use para achincalhar a sua vontade de ser maldizente sem saber do que está a falar.

    Pode ser?

    ResponderEliminar
  8. Anónimo4/9/10 20:41

    Guerrilha não é antí-ética. Guerrilha é GUERRA. E sabemos como começa, jamais como termina, ou só o corrupto do ladrão pode fazer guerrilha ..
    Estou do lado do Sr. Dr. Pragal Colaço ,mais nepia ....

    PS.Um Benfiquista dizer mal do BENFICA [ E HÁ MUITOS] e como um filho dizer mal do pai da mãe ou do irmão no fim e da sua familia,alguem GOSTA ,gostaria de saber as opiniões ...

    Viva o SPORT LISBOA E BENFICA sempre

    ResponderEliminar
  9. Águia Preocupada4/9/10 22:32

    Ui! Anónimo! Que grande confusão e cegueira por vai nessa cabecinha!
    Ando pelos blogues, e nunca encontrei nenhum que diga mal do Benfica! Ou dizer mal ou criticar o Vieira é o mesmo que fazê-lo ao Benfica?
    OH! Meu caro, LFV AINDA NÃO É O BENFICA nem é o seu dono!
    Confundir o Clube com o seu presidente e a sua direcção é algo que só cabe aos seguidistas e aos cuja cegueira não deixa qualquer pingo de lucidez!
    Ou dizer mal do governo, do presidente, ou outra instância qualquer, também significa dizer do nosso país?
    Não seja preguiçoso! Perca tempo a pensar que é o que lhe faz falta!

    Quanto a Pragal Colaço, é um oportunista e um lambe botas, que não enjeitou substituir uma carreira, em troca duns milhares por mandar umas bocas na BenficaTV e acolitar o Vieira, que o mesmo é dizer, defender o seu TACHÃO!

    Duvido mesmo que a criatura seja Benfiquista! É mais um que reponde à voz do dono! É mais um cujo patrão é Vieira, mas quem paga é Benfica!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo4/9/10 22:47

    O dEusebio não devia falar sem saber. Por isso aconselho-o a ir ao blogue "anti-benfica.com" e diga-nos se acha se esse blogue é anti-Benfica.
    Falar sem saber é próprio dos tolos.

    E, já agora, exijo um pedido de desculpas neste blogue pelo insulto. Se é homem. E se quer ser levado a sério daqui para a frente.

    ResponderEliminar
  11. Vermelhusco, depois da justiça não ter funcionado os corruptos perderam foi a vergonha! rolaram uns tentáculos do polvo e atrapalhou o esquema mas eles estão a voltar à carga, até porque agora já tem mais confiança e sapiência em como se podem livrar. e a maioria dos árbitros do sistema continuam no activo...

    Como disse o Simões, como é possível que o responsável pelo caso Saltillo, o Amândio de Carvalho, continue na Federação? É possível porque normalmente as pessoas sérias como o Hermínio Loureiro e o Ricardo Costa ficam pouco tempo nos cargos porque são escorraçados, e não sentem apoio, porque na verdade a maioria não são pessoas sérias!

    PS: é pena o site anti-benfica.com induzir em erro os benfiquistas... boa ideia e bom site mas o nome podia ser melhor porque não vende o que pretende... já o slogan anti-benfica, o 2º maior clube de Portugal, é bem explicito!

    ResponderEliminar
  12. dEusébio4/9/10 23:09

    Realmente...

    ó geração, vamos fazer o seguinte: antes demais nada eu não sou teu amigo;

    depois eu JAMAIS iria a um blogue com esse nome (há um parecido: o anti-anti-Benfica, mas penso não ser o caso).

    Tu usas o insulto que bem te apetecer, és-me completamente indiferente, e pela tua escrita, o unico achincalhado (e permanente) aqui és tu.
    E sabes porquê? Porque és um dos maiores maldizentes do Benfica, e definitivamente és o rei (uma espécie de "king nothing") a falar sobre coisas que não sabes.

    Pode ser?

    ResponderEliminar
  13. Ao anónimo das 20:41:
    Dá-me uma pista de que Benfiquista diz mal do BENFICA.
    Andando aí pela blogosfera, encontro muitos Benfiquistas dizendo mal de algumas políticas da Direcção.
    Claro que não sou pateta ao ponto de não perceber que alguns estão com o canhão apontado para disparar contra tudo o que mexe.
    Mas não são muitos.
    A maioria está no primeiro grupo.
    Benfiquistas que, tendo-lhes sido criadas expectativas de virem a ter uma época igual ou melhor que a anterior, já perceberam que isso não vai acontecer.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo5/9/10 11:35

    Lawrence, como sabes que a época não vai ser igual ou melhor do que a última? Ainda agora começou... Sinceramente, apesar de haver uma concordância de factores exógenos a trabalhar contra o Benfica, temos é de dar as mãos cada vez mais e sermos mais unidos para podermos enfrentar essa FNA (Frente Nacional Anti-Benfica) que tomou forma e que começa a assustar muitos benfiquistas. Que é precisamente o que eles querem.

    ResponderEliminar
  15. Nada a ver com o assunto, mas o Alípio "Fantasma" Brandão já está inscrito pelos juniores.

    ResponderEliminar
  16. "os inimigos do SLBenfica estão... no Benfica! São os que criticam, os que opinam e os que ousam por em causa os dogmas."...Bom, talvez queiram que se diga amén a tudo!
    Que não digam uma coisa e depois façam outra, que ponham os interesses do Benfica acima de tudo, que façam negocios compreensiveis e claros, que não defraudem as nossas expectativas, que as criticas logo acabam.

    Não tenho tambem a minima duvida que existe um inimigo a abater que é a corrupção, a ladroagem e desonestidade da qual o CRAC é a encarnação.
    Que da mesma forma que eles não dão descanso, tambem nós não lhe deveriamos dar. Jornada após jornada, anos após ano, tem sido uma roubalheira incrivel, com nosso prejuizo, como todos sabemos. Dá para imaginar que clube poderiamos ser hoje e o que seria dos do Norte se as coisas se passassem de forma limpa? O que dói mais?: Quando perdemos porque jogamos mal ou quando perdemos porque fomos roubados? Quando os corruptos ganham porque de facto foram melhores dentro do campo ou quando são embalados pela mão da arbitragem e do sistema(com adversarios desfalcados e equipas que não correm)?
    Reparem por ex. no caso dos tuneis o ano passado: Os nosssos é que foram agredidos como PROVAM as imagens e os relatórios, mas os corruptos é que quase se conseguiram passar por vitimas. Contudo, é esta agressividade na comunicação e na defesa de interesses proprios que eu gostava que o Benfica tivesse. Gostava que se "soltassem os cães", sempre que somos gamados e os outros beneficiados, e não ficar pela atitude de que "somos superiores a isso". Que constantemente se denunciasse as situacoes pouco claras do futebol portugues, e não dar apoios e chamar amigos a quem sabemos que não é. Não nos sentarmos ao lado de pessoas que sabemos serem alinhadas do sistema. Não darmos, tambem, tiros nos próprios pés contribuindo assim para darmos cobertura ao sistema.
    Resumindo....SIM, estou de acordo que existe um inimigo a abater (a corrupção a norte, com bem diz o Tiago), e que deveriamos ser MUITO MAIS agressivos neste combate.

    Cumprimentos,
    jacc

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking