O BLOG Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Bagão Félix: o auto nomeado "senador" que defendia a venda da SAD do SL Benfica a Berardo

35 comentários

"Outro gestor, economista, professor universitário e ex-ministro das Finanças, Bagão Félix, aliás Lampião Féliz (cognome da Contra Informação...) quer que a OPA siga para bingo: «Ela é um ponto de partida para mudar muita coisa, nomeadamente na revisão da lei que impede as OPA globais. Se calhar, serei como os adeptos do Manchester, que barafustaram contra a venda do clube ao Rupert Murdoch mas que hoje já só vibram com os êxitos." 
Visão - 21/07/2007

Bagão Félix é parte integrante das listas de Noronha Lopes, neste caso como candidato ao Conselho Fiscal. 

Tem sido promovido pela candidatura de Noronha Lopes como uma espécie de "Senador" do SL Benfica, coisa que nunca foi nem será. Aliás, é mais um que recusou ajudar o SL Benfica quando o clube precisava e foi instado a ser candidato à Presidência do nosso clube. Como Noronha Lopes, recusou quando era preciso.

Mas por debaixo da capa do rigor e do benfiquismo "inatacável" está alguém que em 2007 defendia a perda por parte do Sport Lisboa e Benfica do controle da SAD do SL Benfica. 

Sim, Bagão Félix que hoje fala em Noronha Lopes como o "candidato" do associativismo e dos valores fundadores do SL Benfica é o mesmo que defendia em 2007 a venda de 85% do capital da SAD do SL Benfica a ... Joe Berardo! 

Olhando para trás, o que teria sido do SL Benfica se isso se tem concretizado como queria Bagão Félix!

É apenas mais um caso de incoerência e oportunismo nas listas de João Noronha Lopes.
Se comentar anonimamente não use o nickname Anónimo. Insira um nickname personalizado (em Comentar como: opção Nome/URL).

35 comentários

  1. John Wayne5/11/25 17:46

    Explica lá onde está o oportunismo do homem. Uma coisa é criticar a ideia que defendeu então, outra é falar de oportunismo. O homem tem 80 anos. Quer aproveitar o quê? Enquanto católico, acreditará que tornar-se dirigente lhe garantirá um lugar ao lado de Deus?
    Deverias estar mais preocupado com o escarro que o aristocrata da Foz lançou na cara do Costa, cuja lista é constituída por anjos e delfins.

    ResponderEliminar
  2. Quando as circunstâncias mudam…as opiniões mudam.

    ResponderEliminar
  3. Ao intervalo, os cepos do Qarabag estão a ganhar 2-1 ao Chelsea

    ResponderEliminar
  4. Para seres levado a sério terias que fazer o mesmo ao aprendiz de presidente e não o fazes, quando fizeres então todos estaremos cá para comentar.

    Também gostaria de te ver comentar, se uma empresa te fizer uma proposta para ganhar milhões a nível profissional e estiveres no Benfica, mesmo remunerrado, se irás ficar no Benfica e recusar ou se irás pensar em ti, na tua vida e na da tua família e aceitas ir para essa empresa? fica a pergunta

    A minha resposta era bye bye Benfica, ninguém deixa de ser mais ou menos Benfica por isso. Ajudar o Benfica depende muito das circunstâncias e do período de vida em que estamos da nossa vida.

    Com os milhões do Noronha não me importava de ajudar o Benfica e nem queria vencimento

    ResponderEliminar
  5. É só esqueletos dentro do armário ou melhor na lista de N. LOPES a começar pelo próprio.
    Faz-me muita confusão, ou se calhar não faz, como é que estas pessoas têm a desfatez de se armarem em grandes benfiquistas e candidatarem-se para dirigirem o clube, com o passado que têm em relação ao Benfica o melhor mesmo para eles e para o clube era estarem quietos a gozarem da reforma e deixarem para alguém credível os trabalhos de ser oposição nas eleições.
    Também não percebo como é que tantos benfiquistas se deixam iludir por estes incompetentes ao ponto de julgarem que com eles o Benfica irá ganhar tudo e mais alguma coisa. Mudar só para melhor, se calhar foi por querer mudar de qualquer maneira que em 15 anos só ganhamos um campeonato ainda não há muito tempo, eu não me esqueço!...
    e os Benfiquistas de corpo alma e coração também não!

    ResponderEliminar
  6. OS PODRES
    Cada um , TODOS, neste percurso de vida que não é uma linha direita tem altos e baixos, mas existem uns que têm valores, erram, mas têm rumo, aprendem e crescem, outros erram, repetem os erros e ficam na mesma ou pioram, Andarmos a procurar os erros , as falhas de cada um não é bonito, mais quando se trata de alguém com 80 anos, cujo balanço de vida creio ser positivo, se pautou por valores, pode-se dizer que tem folha limpa, sem registo criminal, sem casos em tribunal, sem dívidas, trapaças, etc. Mudar de ideias não tem nada de mais, ir buscar algo que se, disse em 2007, (18anos) não aconteceu, creio que felizmente para o GLORIOSO, mas pensar de forma diferente HOJE, é inteligente, ao contrário daqueles que estão no PODER, que se querem perpétuar, que têm contradições em espaços curtos no tempo, dizem coisas que não correspondem aos os fatos. Isso é grave e mais grave são os sócios insistirem em manter lá os mesmos, prescindindo do seu poder de VOTO, mesmo que sabendo que errando são quatro anos, e fazer pior dos que lá estão será dificil, e estes podem aproveitar a saída, para aprenderem, crescerem, se valorizarem e se o desejarem voltarem a concorrer às eleições, Esse é o PODER do sócio, o pior erro é idolatrar, perpétuar alguém no poder, é mau para quem está no poder, para os sócios que se vão sentir enganados e para o GLORIOSO, pois as práticas continuadas de alguém no poder leva à corrupção, vícios, esquemas e práticas ilícitas clientelas, omissões e falta de transparência...
    JHG

    ResponderEliminar
  7. Bem, parabéns. Hoje o nível está abaixo de lixo. Tentativa de denegrir a imagem de um homem absolutamente honesto, com uma carreira imaculada e já idoso.

    Mesmo que escavasse no chão não conseguiria encontrar a moral de alguém capaz de abrir uma etar assim.

    Parece que vale mesmo tudo aqui. Que vergonha absoluta. Medo da auditoria que Noronha vai fazer? Fim dos tachos e das benesses? Enfim. Não sei como alguém consegue dormir depois desta tentativa sem nexo, base, coerência ou lógica para sujar uma pessoa de bem. As ações ficam com quem as prática. Repito parabéns. É preciso ter entranhas para aguentar a bílis de algo assim.

    ResponderEliminar
  8. Sudakov está longe de ser o craque que se dizia.
    Rui Pedro Brás andou a comprar coelho por lebre a preço de caviar.

    ResponderEliminar
  9. Irrita-me solenemente a incapacidade dos jogadores do Benfica em pressionarem o portador da bola adversário.
    Os adversários, sejam eles o bayern ou o Santa Clara fazem o que querem com a bola.
    É culpa dos jogadores ou dos treinadores?
    Continuo a não ver nada de Mourinho.
    A equipa não joga melhor que com o laje.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma incapacidade física derivado da incapacidade intelectual.
      Os jogadores não são capazes de se posicionar correctamente e não são capazes de orientar o jogo adversário para zonas menos perigosas para a sua baliza; a partir daí é correr em atraso sobre os seus adversários resultando em mais cansaço físico e consequentemente psíquico e mina também o moral da equipa.


      Eliminar
  10. Não percebo porque se elogia tanto o aursnes. É mediano em tudo e transforma o Benfica em equipa mediana.
    Os cartões amarelos a Otamendi e a Lukebakio são culpa integral dele que é sempre muito passivo e medroso a disputar as bolas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só os apoiantes do Rui Costa elogiam o Aursnes.
      É um jogador mediano mas muito caro.

      Eliminar
  11. Lukebakio é tão trapalhão a finalizar como o rafa. Cria as oportunidades e…falha.

    ResponderEliminar
  12. Isso Shadow. Sábado vota Rui Costa. Quero mais 4 anos de humilhações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma hipótese plausível — e rara vez admitida sem rodeios — é a de que a eleição de Rui Costa não é determinada, de modo primário, pela avaliação fria do seu mandato desportivo, mas pela gramática sociológica da pertença benfiquista: a nostalgia do ídolo-jogador, o conforto do rosto familiar, o impulso afectivo de continuidade. A memória colectiva funciona como um sedativo: acredita que a “boa pessoa” será, por inerência, um bom presidente. E, nesse mecanismo emocional, a análise custo-benefício evapora-se.

      A erosão desportiva recente — o acúmulo anómalo de derrotas em casa na prova europeia maior, a redução da matriz competitiva e a ideia de normalização da derrota enquanto “variável inevitável” — não produz o choque moral que deveria. Instalou-se um relativismo competitivo: “perdemos mas fomos competitivos” como substituto moral da vitória. Esta mutação semântica dá cobertura à mediocridade, tornando-a aceitável. A consequência política é brutal: um eleitorado anestesiado é um eleitorado maleável.

      O gasto intensivo em plantéis e estruturas, que deveria ser o pilar da exigência, converteu-se num paradoxo: mais investimento, menos retorno competitivo. Mas uma parte significativa da massa associativa encara o orçamento como abstracção, como se fosse um tema técnico para “os especialistas”. A sociologia eleitoral do Benfica favorece quem oferece estabilidade simbólica, mesmo que o custo real seja a corrosão da identidade competitiva.

      No fundo:

      – o imaginário do craque antigo sobrepõe-se à avaliação do gestor actual
      – a exigência foi deslocada da métrica objectiva (títulos, dominância, respeito desportivo) para a narrativa de “bom ambiente” e “caminho”
      – quem critica é estigmatizado como “divisionista”
      – o clube é governado em modo corporativo, mas é eleito como se fosse ainda governado em modo romântico

      É esta frincha psicológica que permite que um ciclo de resultados pobres não se traduza, automaticamente, em sanção eleitoral.

      E assim se instala o risco estratégico: o clube mantém um presidente que é eleito não pela qualidade do presente, mas pela aura do passado. Um clube gigante pode sobreviver a uma má época. Mas pode não sobreviver a uma década em que a derrota se torna aceitável, e em que a exigência se transforma numa espécie de heresia moral.

      Se nada for reequacionado, o problema já não será Rui Costa.

      Será o Benfica aceitar — por inércia sentimental — a banalização do seu próprio padrão de grandeza.

      Eliminar
  13. Tens razão, coerência é perder os jogos todos na Champions!

    ResponderEliminar
  14. O SLB fez-se na Europa, não a ganhar 5-0 ao Cascalheira FC. Gastam milhões e a equipa
    parece um bifinho tenro de lombo. Vejo Grimaldo no outro lado e percebo o que se passa - contratar sem critério de classe nao é política desportiva, é para tentar ganhar o campeonato e na Europa logo se vê... vejo isto há demasiado tempo, já cansa.

    ResponderEliminar
  15. tu só tens o que o que fizeste por ter e logo o que mereces ter.

    ResponderEliminar
  16. E pronto! O Shadows nasceu, vive e vai morrer sempre a pensar da mesma forma! Para ele, não circunstâncias nem momentos diferentes. Com toda a certeza que quando conduz, vai sempre na mesma velocidade, sempre na mesma faixa, e quiçá sempre na mesma mudança!
    Francamente Shadows, considerar um benfiquista com provas dadas, oportunista, é algo que se és realmente benfiquista, fica-te mal e é uma tremenda falta de respeito para com um ancião que além de benfiquista é um homem que já deu muito ao Benfica e ao País!
    Haja decoro, haja serenidade e consideração pelo Homem!

    Vá, vai lá votar no teu delfim Armani Malboro e vamos continuar mais 16 anos a ser humilhados, vilipendiados, amesquinhados e para os que ainda por cá andarem, amargurados!
    Como pode o Benfica ter resultados diferentes, se todos os anos muda mais de metade da equipa?
    O que interessa é vender, vender, vender!
    Enquanto o Benfica não mantiver a coluna dorsal da equipa durante 3/4 anos, não podemos aspirar a vitórias e êxitos!
    Tristeza pela situação a que o meu clube chegou, é o que sinto e causa sofrimento!

    ResponderEliminar
  17. Eu apoiava o Manteigas, mas como pode alguém coerente votar no Rui Costa, quando anda há anos a dizer mal desta e das outras direções onde ele esteve?
    Este ano é mais um ... Vergonha na Europa, e terceiro lugar no campeonato. Época mal planeada e plantel com muitas lacunas.
    O Sporting ganhou na era Rui Costa....
    É isto que querem continuar a ter?

    ResponderEliminar
  18. Carrega, Shadows. Continua a desmontar esta construção colada com cuspo que se propõe como "agente da mudança". Não há volta a dar. Há que apoiar um segundo mandato de Rui Costa, e confiar na experiência adquirida com os erros passados e olhar para a frente com mais confiança.

    ResponderEliminar
  19. Já se percebeu que Shadows e Benfica by GB formam uma dupla de conluio contra João Noronha Lopes, enquanto que ao mesmo tempo vão bajulando Rui Costa, apaparicando-lhe todas as incompetências e disparates.
    Shadows e Benfica by GB, como responsáveis formais deste blog, estão claramente a desrespeitar a livre opinião dos sócios, intrometendo-se nas eleições, quer na primeira como na segunda volta, implementando uma coacção diária sobre os benfiquistas, interferindo (ou querê-lo fazer descaradamente) sobre a direcção de voto que devem tomar. Ora isto é triste e lamentável!
    As eleições no Benfica devem ser escrupulosamente respeitadas e valorizadas, sobretudo pelos seus, porque aqui a democracia chegou do que ao próprio país. Não enviesemos nem deturpemos os contextos e as circunstâncias, à moda do que acontece na política, porque se for assim vai valer tudo e tornar-se num autêntico lamaçal.
    Nas brigas assanhadas da política estão sempre em jogo interesses corporativos instalados e não o bem do país, no Benfica, para a sobrevivência e transparência do clube, não queiramos trilhar os mesmos caminhos e as mesmas práticas.
    Seria bom que até ao dia das eleições deste enorme clube - e já faltam poucos dias - todos nós nos tivéssemos mais abstenção e contenção nos comentários e nas críticas, sobretudo nos responsáveis deste blog, porque se o não fizerem levarão com a resposta dos sócios e adeptos, e este pingue-pongue nunca irá parar, quer para a lucidez da escolha quer para a liberdade de a fazer.
    Acorda, Benfica!

    Namouche

    ResponderEliminar
  20. Com Laje qualquer derrota era pretexto para demissão. Com Mourinho os benfiquistas parece que até gostam de perder.
    Normalizou-se a derrota!

    ResponderEliminar
  21. Com Rui Costa ganharemos 1 a cada 12 jogos na Champions. Scmidth? Lage? Mourinho? Aos 400 milhões de investimento a cada 4 anos? Último lugar na Champions, terceiro no campeonato e 1 campeonato em 4 e 2 em 8 como vice e presidente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto tudo vai ser aprovado e ratificado pelos sócios nas próximas eleições dia 8 de Novembro de 2025.
      O caminho para o abismo está delineado e traçado e os sócios estão verdadeiramente dispostos a percorrerem-no e à beira do abismo não hesitarão em dar o passo em frente.

      Eliminar
  22. Ontem, mais um prego no caixão dum Benfica que outrora foi grande.
    Faz algum tempo que estou a fazer o luto e já estou perto de despir o preto e utilizar os muitos minutos diários de pensamento Benfiquista por outras coisas menos complicadas, menos manhosas, menos sofridas.
    No entanto não consigo deixar de olhar para o que se vai passando e infelizmente dar razão ao sentimento de perda que se instalou.
    E dando razão ao Namouche quando esperava que o mais visitado blogue do universo Glorioso, embora activo, se mostrasse equidistante dos interesses instalados ou pretendentes.
    Que ao colocar à vista um ponto mais fraco dum competidor houvesse o mesmo tratamento em relação ao(s) restante(s) no sentido de que quem por aqui passa possa ficar com uma visão mais alargada sobre quem almeja o trono e decidir mais em conformidade.
    Considero que nem Rui Costa nem Noronha Lopes tenham capacidade, qualidade e Benfiquismo suficientes para gerir e defender o (ainda) maior Clube deste país e outrora um dos maiores do mundo.
    Viva o Sport Lisboa e Benfica de Cosme Damião!

    ResponderEliminar
  23. Um recorte de jornal que chama lampião a Bagão Felix está tudo dito.

    Pensei que hoje, este blog fosse mencionar os 0 pontos que o Benfica tem na Liga dos Campeões. Afinal os resultados são o menos importante. Por isso este blog apoia Rui Costa.

    ResponderEliminar
  24. Fui por Rui Costa na primeira volta e não pensava em mudar, mas ontem foi a última gota de paciência. Que miséria! Confiei que era impossível não melhorar com tamanho investimento e treinador. E ontem vi Rui Vitória, Lage, Scmidth ou lá o que era, Mourinho e tudo igual. E senti saudades do Tino e do Acktur. Farto desta destruição de imagem internacional do Benfica. Nunca estivemos tão baixo.

    ResponderEliminar
  25. 10 Events: empresa de Rui Costa em falência técnica e com contabilidade fraudulenta: https://paginaum.pt/2025/11/03/10-events-empresa-de-rui-costa-em-falencia-tecnica-e-com-contabilidade-fraudulenta

    ResponderEliminar
  26. O síndrome do impostor que aflige Rui Costa é sintoma de lucidez rara: ele sabe que não tem competência para o cargo. Mas a vaidade impede-o de reconhecer publicamente o óbvio. Prefere arrastar o Benfica para mais anos de irrelevância a assumir o próprio fracasso. Os sócios, ao mantê-lo, tornaram-se cúmplices desta escolha consciente pela decadência.
    Porque esta não foi uma escolha passiva ou desinformada. Toda a gente sabia. Todos os números estavam disponíveis, todos os fracassos eram públicos, todas as incompetências tinham sido expostas. A escolha de Rui Costa foi uma escolha por tudo aquilo que Rui Costa representa: a gestão desastrosa, os projetos rebentados, o dinheiro desperdiçado, os títulos perdidos, as humilhações europeias. Foi uma escolha pela continuação de tudo isso.
    O Benfica não carece de sócios mais respeitosos — carece de dirigentes que mereçam respeito. Não necessita de estabilidade que perpetue a mediocridade — necessita de exigência que force a excelência. Não precisa de perfeição ou garantias de sucesso — precisa apenas de se livrar do fracasso garantido. Não necessita de candidatos sem mácula — necessita de se livrar de um presidente cuja gestão constitui, ela própria, a mácula que mancha a história recente do clube.
    Os benfiquistas tiveram a oportunidade de escolher o desconhecido arriscado em vez do conhecido desastroso. Preferiram a segurança da derrota familiar. Não por falta de vontade de mudar — por falta de coragem para assumir que escolheram mal durante dezassete anos. Essa recusa em enfrentar o passado condenou o futuro. E quando, daqui a quatro anos, o passivo ultrapassar os seiscentos milhões e os títulos continuarem a escapar, não poderão dizer que não sabiam. Porque sabiam. Sempre souberam. Escolheram na mesma. Isto é um pouco como o nosso país (Portugal)... O Antero de Quental disse um dia a frase mais acertada "o nosso fatalismo é a história".
    Agora espero que este post não seja censurado como têm sido os anteriores!!
    CARREGA BENFICA
    (sócio desde 1980)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo 100%. Votem na mudança.

      Eliminar
  27. Esta malta perdeu o Norte...

    Então o Benfica pela mão do «special one» apresta-se a competir pelo triste recorde de Rui Vitória, com 0 pontos em 4 jogos da champions, e vem-me falar do Bagão Félix?!...

    O Benfica no abismo e no descalabro das competições europeias e o que importa é atirar aos adeptos pseudo-assuntos de «lana caprina» do tempo antes de Cristo?!...

    Só um Benfica com uma massa adepta assumidamente impotente poderá reconduzir Rui Costa ao comando de uma nau tão desgovernada e à deriva como vai agora o Benfica.

    Acordai, benfiquistas, que ainda há tempo para salvar o Benfica do desastre por onde Rui Costa & Friendas nos fazem navegar!...

    ResponderEliminar
  28. Em Janeiro é Que Vai Ser
    Vira o disco e toca o mesmo, gastar mais de cem milhões e as coisas ficarem piores, Foi obra, não é para todos, Agora é para continuar em Janeiro, depois no fim da época, etc.o rodopio de interesses giratórios é para continuar.Construir uma equipa exige rumo, estabilidade,rspírito de grupo, vejam o caso do selecionador de Espanha na construção da seleção, sem olhar a nomes, sem endeusar jogadores, enfim, o mesmo se passa com outras equipas espanholas Hoje a jogar muito bom futebol, o Glorioso tem que mudar, manter os mesmos é mais do mesmo.
    JHG

    ResponderEliminar
  29. Quo Vadis Benfica?

    Já percebemos que a TORRAD€IRA apronta-se para um "Mercado Especial de Janeiro" depois de ter TORRADO o "novo normal" (~100M€) no Mercado de Verão.

    De plantel invejado por um Mourinho de óculo turcos ainda há poucas semanas, dizem-nos que afinal houve engano na formação do plantel para esta época, mas que não é coisa que não se resolva na janela de Janeiro com mais 50, 60 ou 70M€...

    Rui Costa, o Coveiro do Benfica agora plenamente auxiliado por José Mourinho, o Rui Vitória 2...

    E o Benfica a jogar sempre com cartas do BARALHO VICIADO DA GESTIFUTE!...

    Dia 8 de Novembro se saberá do grau de adesão do Benfica ao suicídio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, PITO$GA, penso ter uma desculpa, mas e os sócios, também o SÃO ou VÃO querer continuar a ser???

      Eliminar

Ao comentar anonimamente insira um nickname personalizado (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog. O NGB mantém registo dos comentários.

ranking