O BLOG Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


quinta-feira, 6 de novembro de 2025

A Eleição de 2025 é sobre credibilidade

13 comentários

Vamos voltar até ao ano 2000.

Manuel Vilarinho vence as eleições. Prometia trazer Jardel (mentiu). Dizia que tinha “a sua equipa” e que o seu treinador era Toni.

Colocado entre a espada e a parede, Mourinho preferiu a espada e após um jogo fantástico contra o Sporting, faz a vontade a Vilarinho e sai do SL Benfica.

Vilarinho, cheio de “gestores e profissionalismo”, conseguiu com as suas mudanças no futebol do SL Benfica a pior classificação da história do clube: um 6º lugar.

No ano seguinte o SL Benfica ficaria em 4º lugar.

Não ganhou qualquer troféu ou título no futebol profissional.

O preço da irredutibilidade da Direcção de Vilarinho (e Noronha Lopes) custou anos ao SL Benfica. A falta de experiência da sua Direcção e ao mesmo tempo a arrogância de que “sabiam tudo” não só afastou Mourinho como fez o SL Benfica penar muitos anos com centenas de jogadores comprados e insucesso desportivo.

Daí que ver hoje a Campanha de Noronha Lopes e os seus voluntários referirem a má campanha na Champions como o pior momento da história do SL Benfica não só é desonesto como é quererem apagar o que foi a gestão desastrosa do nosso futebol por parte da Direcção de Vilarinho e Noronha Lopes em 2000.

E por isso é que esta eleição é sobre credibilidade.


Ao olhar para os resultados da 1ª volta e para o que os benfiquistas vão dizendo, a sua decisão é sobretudo sobre a credibilidade de quem concorre.

Rui Costa, apesar de todos os seus erros como Presidente do SL Benfica (e é apenas isso que está em jogo e não tudo o que se passou antes de ser eleito Presidente), está a receber dos benfiquistas um voto de confiança para poder fazer melhor num segundo mandato.

É alguém que todos conhecem e sobre o qual não há dúvidas sobre as suas qualidades e fraquezas. Todos sabem que percebe de futebol e que rodeado de uma equipa melhor pode tudo também ser melhor. Não se trata da minha opinião mas do que muitos benfiquistas dizem entre si.

Noronha Lopes tem um problema sério de credibilidade, e em grande medida graças a si e à sua estratégia de campanha, em 2020 e em 2025.

Perdeu credibilidade quando em 2001 fez o mesmo que João Neves em 2024: preferir sair do SL Benfica para ir atrás de um vencimento bem maior. Mas se João Neves não deve ser censurado por fazer o que qualquer jogador de futebol faria, Noronha Lopes em 2001 virou as costas ao SL Benfica.

Perdeu ainda mais credibilidade quando 1 ano depois de ter mais de 30% dos votos na eleição de 2020, escolhe não ser candidato por razões “profissionais” que foram desmentidas por si próprio através das Declarações de IRS que apresentou e pelas fotos a escalar o Kilimanjaro.

Perde credibilidade todos os dias com a sua campanha bélica e quando encena teatros nas Casas do SL Benfica.

Mas também muitos de nós lembramos o amadorismo na gestão do futebol de Vilarinho e, olhando para os nomes escolhidos por Noronha Lopes, vemos um espelho do amadorismo do ano 2000 nos nomes indicados na sua lista.

Noronha Lopes e a sua equipa, além do amadorismo, trazem uma arrogância em que os benfiquistas não se reveem. Não faz parte do nosso ADN benfiquistas festejar “gestores”.

Em 2000, estava lá um Vale e Azevedo que importava derrotar e afastar do SL Benfica.

Em 2025 os benfiquistas sabem que não está lá nenhum Vale e Azevedo e por isso não passam cheques em branco a ninguém.


Pelo contrário, quem (justa ou injustamente) é visto como uma espécie de Vale e Azevedo ou Bruno de Carvalho é o próprio Noronha Lopes.

"Vale e Azevedo" pelas dúvidas levantadas pelo próprio ao omitir/selecionar informações específicas sobre o seu percurso profissional após a MacDonald’s e sobre a anedota de chamar “startup” a um negócio de venda de frangos que acumula prejuízos.

"Bruno de Carvalho" pela divisão e ódio entre benfiquistas fomentados pela campanha dos seus voluntários nas redes sociais. Vivem da divisão e das tentativas de intimidação.

Termino como comecei: esta eleição é sobre credibilidade.

Rui Costa tem a credibilidade de quem vive e trabalha para o clube há muitos anos. Tem a credibilidade de ter avançado em 2021 quando todos se encolheram perante o desafio da altura.

Noronha Lopes tem a (pouca) credibilidade que tem por apenas ter aparecido 2 vezes em 25 anos para tentar tirar proveito do mau momento do SL Benfica. Quando se tratou de escolher entre a vida pessoal e o seu amor ao SL Benfica, preferiu a vida pessoal, por isso é anedótico quando diz "Benfica acima de tudo".

Os benfiquistas podem ser “burros e limitados” como lhes chamam os voluntários de Noronha Lopes, mas há uma coisa que ninguém pode negar: percebem bem quem quer servir o SL Benfica e quem se quer servir do SL Benfica.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. Boas,

    apontar credibilidade a Rui Costa, é cair na ladainha do eterno inocente, que por ser tonto nada sabia ou fazia...
    ao ler o que por aqui se vai publicando,percebe-se bem a quem o SLB servirá.


    SLBDOPOVO

    ResponderEliminar
  2. És uma vergonha e um mentiroso! O João Neves nunca quis sair do Benfica. Se lhe tivesse aumentado o salário , teria ficado. Aliás, mais do que isso: o João foi empurrado, porque o Costa precisava de fazer dinheiro, daí o preço de saldo a que foi vendido.
    Se a direção de Vilarinho foi tão má, bem fez o Noronha em se ter afastado.
    Sobre negócios, consulta o Página Um e vê o que lá está sobre a empresa do Costa e depois vem falar sobre credibilidade. O Costa? Lê!
    Sobre a inteligência dos sócio do Benfica , basta pensar que elegeram Damásio, Vale, Vieira e Costa. Génios do voto!
    Não te esqueças do lado de quem ficaste, depois de Gomes da Silva! Não te esqueças, nomeadamente quando vieres botar faladura!
    Toda a gente defeca no Benfica hoje em dia. Os votantes no Bananismo são um escarro do clube.

    ResponderEliminar
  3. EMPRESA ESTÁ EM COLAPSO MAS TEM UM CRÉDITO DE 1,66 MILHÕES DE EUROS SOBRE OS SÓCIOS.

    10 Events: empresa de Rui Costa em falência técnica e com contabilidade fraudulenta.

    Disto não falas.

    ResponderEliminar
  4. A empresa 10 Events, a principal do universo empresarial de Rui Costa, presidente do Benfica, é um inferno de incongruências, omissões, erros contabilísticos graves e até potenciais ilegalidades por eventuais desvios de fundos para os sócios e falsificação da real situação financeira. O PÁGINA UM analisou detalhadamente as contas dos últimos quatro anos desta sociedade fundada em 2016, detida em 70 % pela holding familiar do dirigente, e cujo objecto social é a gestão de instalações e equipamentos desportivos, bem como a organização de eventos e actividades de manutenção física. E o cenário económico e financeiros encontrado é devastador.

    É esta credibilidade?!

    O sporting dá baile ao Benfica em tudo. Nunca pensei dizer isto. Mas agradece ao Rui Banana Costa

    ResponderEliminar
  5. A credibilidade do Rui Costa:

    André Villas-Boas: “Sporting tem o presidente do Benfica no bolso há muito tempo”.

    ResponderEliminar
  6. Ninguém se encolheu em 2021. Talvez não saibas o que é um contrato de trabalho, uma assinatura e a palavra de honra. Noronha sabe. No mundo real e não dos "fadunchos" e contos de fadas, as coisas não funcionam ao modo Shadows. Os compromissos não terminam sempre exatamente no dia anterior a uma necessidade.

    Já quanto a credibilidade é no mínimo surreal o escrito. Noronha e a sua equipa não são alunos do oitavo ano de escolaridade. São gestores e CEOs de topo, e até para o futebol tem Nuno Gomes que em vez do preguiça Rui Costa, decidiu instruir-se e muito.

    Noronha destaca&se pelo currículo e não pelo cadastro de suspeições, providências cautelares e chamadas a tribunal como arguido como Rui Costa.

    Depois confiar em Rui Costa pelo que fez, é como querer fazer uma viagem de circum-navegação a bordo do Titanic.

    É que o Titanic tem provas dadas! Mas um iate quase novo com inspeção portuária feita e sem nenhum registo de ilegalidades, é no teu entender mais perigoso que um destroço como Rui Costa, com 13 anos de afundamento como vice capitão e 4 como desastre público como comandante.

    O POST de hoje é como escrever: este carro que está na sucata faz 17 anos, este Fiat Costa que está sem rodas e volante e esteve envolvido em mil choque. Não queiram o Ferrari Noronha, impecável e sem um único registo de batida, só vencedor da corrida da vida. Escolham a credibilidade da sucata.

    ResponderEliminar
  7. Continuamos a brincar com coisas sérias.

    Por esta altura, depois de anos a fio como «YES, MAN!» de Vieira, depois de 4 anos catastróficos como presidente, a CREDIBILIDADE de RUI Costa não é nula: é NEGATIVA, um verdadeiro TÓXICO que envenena o Benfica de alto a baixo.

    O Benfica precisa de uma DESCOSTIZAÇÃO urgente, ou a $€PTIC€MIA será irreversível.

    Rui Costa no Benfica é um Benfica em COMA.

    ResponderEliminar
  8. O Rui Costa é dirigente no futebol desde 2008, tivemos sucesso quando LFV o afastou de todas as decisões e com JJ e Rui Vitoria tudo decidia, depois a partir de 2017/2018 Rui tomou de novo a liderança do futebol até hoje.
    Fazer pior é praticamente impossível!!!
    O Rui ainda por cima em vez de fromar uma lista com gente que o ajuda-se onde é fraco optou por dar um tacho ao Humberto Coelho (como ele falou do que seria o seu papel no SLB se o Rui eleito é um tacho)

    A eleição do Rui do vai acontecer, e infelizmente vai humilhar os Benfiquistas e com real possibilidade do estádio da Luz ser excluído do Mundial 2030 (só se o rui pedir ajuda a LFV isso não acontecerá)

    Eu vou andar triste como ando hoje depois de mais uma derrota!

    O Rui está no Benfica como dirigente no futebol desde 2008!
    incrível como alguém espera algo positivo do Rui.
    E JNL é melhor, sim é!

    O Rui tem o descaramento de enganar as pessoas constantemente (ver apoio a Vale Azevedo desmentido pelo Rui mais uma vez a dias) mas mesmo assim é muito sincero?.

    A única empresa do Rui que têm dado lucro, é a que tem negócios com o SLB.

    O Noronha só serve para vendre "Amburgers"? Pois mas o Rui nem isso conseguiu tendo de fechar o restaurante que teve!

    Democracia, respeito e liberdade para votarem no Rui, mas vamos ficar pior pois o Rui é muito mau!

    Eu vou continuar a sofrer por ver um Benfica cada vez mais mais pequeno e pior. Mas quem manda é a maioria!
    Nesta eleições sempre disse qualquer um menos LFV (capaz mas com muitos outros interesse do que servir o melhor que pode o SLB) e Rui (é mesmo mau!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu, que nunca fui um apoiante de Vieira, acho que seria muito, muito melhor do que Rui Costa.

      Eliminar
  9. Credibilidade é coisa que Rui Costa desbaratou em dois tempos.

    A 1ª parte desbaratou-a sob a batuta de Vieira; a 2ª gastou-a nos últimos 4 anos numa sucessão de episódios lamentáveis de má gestão desportiva.

    Não fosse o passado já mítico de Rui Costa como futebolista, e seria atirado borda fora como mais um arrivista que ousou pensar-se à altura do Benfica.

    Rui Costa nunca mais.

    ResponderEliminar
  10. Eu vou ser curto e grosso.

    Das duas uma: quem vota Rui Costa ou é burro ou não é do Benfica.

    Impossível que algum benfiquista com o mínimo de inteligência queira continuar com esta mediocridade.

    ResponderEliminar
  11. Vejo muitos comentários anónimos...
    ...mas eu sem ser apoiante de Noronha Lopes não posso deixar de dizer que este texto tem partes que se revestem de um total absurdo. De facto, co-responsabilizar Noronha Lopes pelo desastre total ou quase que foi Vilarinho não faz qualquer sentido. E é até desonesto.
    Depois temos a afirmação de que Rui Costa percebe de futebol...certo!...mas de que serve o seu tão vasto conhecimento se todos vemos erros de gestão desportiva incompreensíveis e se do outro lado da estrada tem um médico aparentemente mediano que o mete no bolso?

    ResponderEliminar
  12. Só há duas hipóteses para votar Rui Costa: Ou se é muito burro ou então não é benfiquista.

    Qualquer Benfiquista que se preze não quer mais 4 anos de mediocridade.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking