É um dever de todos nós, sócios do SLBenfica, ouvir todos os candidatos a cargos eleitos no Sport Lisboa e Benfica. Tive agora a oportunidade de ouvir João Noronha Lopes na SICNoticias.
Como sempre, arranco com os pontos positivos e considero que houve dois factores a destacar:
- O planeamento da equipa de comunicação, ao colocar a entrevista logo a seguir à entrevista do Chega, que habitualmente arrasta muita gente. Obviamente que pode ser visto como um movimento político e propagandista, mas numa campanha este tipo de movimentos são inteligentes. Não que acredite que isto traga votos, mas o planeamento bem feito é um factor a elogiar.
- Quase no final da entrevista, desafiou os demais candidatos a apresentarem a sua estrutura para o futebol, tal como o candidato João Noronha Lopes fez ao apresentar Nuno Gomes e Vitor Paneira. Estamos a dois meses das eleições e os candidatos não apresentam nomes nem programas. "Já é hora de se apresentarem as pessoas e discutirem as ideias" disse João Noronha Lopes e tem razão. Aliás até acho que devia ter sido desde a primeira hora, mas...
Porém, penso que hoje, 48h depois de ter dado outra entrevista no NOW, o candidato perdeu a oportunidade de mudar o discurso e beneficiar de um entrevistador simpático nas perguntas... e acabou a repetir exactamente a mesma mensagem, os mesmos jargões... Foi uma oportunidade totalmente perdida.
Vamos abordar o que o candidato considera serem as ideias, que infelizmente hoje acabaram em tremenda contradição, algo que o entrevistador não clarificou e o candidato acabou a deixar várias dúvidas no ar.
Desde logo João Noronha Lopes comete um erro grave em vários temas de achar que o SLBenfica existe sozinho. Não existe! Não é porque nos queremos que as instituições, os adversários ou os clubes a quem compramos ou vendemos jogadores, se vão colocar de joelhos. Partir deste princípio - erro que João Diogo Manteigas também cai com frequência - é meio caminho andado para ser dizimado por quem conhece o mundo real.
- O SLBenfica contrata demasiado caro e tarde.
Eu percebo o argumento. A sucessão de contratações a mais de 20/25M abre porta ao argumento, mas querer que alguém acredite que o candidato João Noronha Lopes e o vice presidente Nuno Gomes, são mais espertos que todos e vão passar a contratar quando querem, quem querem e por menos dinheiro. E por falar em comprar mais barato... foi um erro crasso alinhar no mesmo diapasão de Luis Filipe Vieira.
- Ir contra Pedro Proença e exigir mudanças, acentuando a critica ao suposto apoio de Rui Costa
Ora, o candidato João Noronha Lopes acabou de anunciar Nuno Gomes para liderar o futebol e esse candidato a vice presidente e administrador da SAD ainda há poucos meses defendia ele próprio Pedro Proença na sua candidatura à FPF de forma ainda mais veemente que Rui Costa.
O posicionamento de dizer que se deve reduzir o numero de clubes para o Benfica ter menos sobrecarga de jogos para jogar na Europa é de uma falta de bom-senso e sentido que não percebo como pode ser dito por um adulto.
- Anunciou um investimento sem precedentes na formação
Novamente cometeu o erro de palmatória de afinar pelo mesmo diapasão de Vieira que coloca a silaba tónica sempre nas obras do Seixal.
O candidato João Noronha Lopes voltou a usar o argumento de que "não basta ganhar na formação" é preciso assegurar a transição para a equipa principal. Mas lembra-se de algum jogador que o SLBenfica não tenha aproveitado nessa transição e que tenha dado cartas noutro clube? Desde Bernardo Silva (que enfrentava Enzo, Gaitan e companhia) e Cancelo (com Maxi, Semedo..) que nenhum jogador saiu do SLBenfica para ser melhor aproveitado noutro clube.
Mas quanto ao investimento, o candidato João Noronha Lopes pediu (e bem) para conhecer os fundamentos financeiros do Benfica District, mas depois faz anúncios de investimentos sem precedentes e não sustenta de onde vem o dinheiro.
E por falar em investimentos, insistiu bastante (e bem) em falar na parte financeira para dizer três coisas sem qualquer sentido:
- Temos que cortar nos gastos correntes e FSE's, mas não disse onde., nem quanto, nem como.
- Temos que congelar os custos dos RedPass à custa de vender o nome do Estádio e sobrecarregar os parceiros Corporate com aumentos proporcionais de custos. Nem vou sequer qualificar esta medida de tão populista e sem sustento que a considero.
- Diz que passeia pelo Mundo e nunca encontra camisolas do SLBenfica. Por isso fez um acordo com um parceiro, que não diz qual é nem quais os termos para o SLBenfica, para colocar merchandizing do SLBenfica em todo o mundo.
Portanto ficámos sem saber que receitas irão aumentar e que custos irão ser suprimidos. Sim, porque não me diga que aquela ideia peregrina de centro de conteúdos em parceria com empresas de streaming é de quem não sabe que 1) eles não precisam de nós para isso; 2) nunca teremos diferenciadores fora do Clube que empresas especializadas têm e 3) requer um investimento muito superior ao retorno.
No futebol tudo na mesma...
Se o plantel estiver na frente e o treinador a lutar pelos títulos, o plantel de Rui Costa é o plantel do candidato João Noronha Lopes, tal como o treinador... então mas se é assim, quer dizer que acha positivo o trabalho que está a ser feito neste domínio?
Nuno Gomes terá a reportar a si o Vitor Paneira (o tal que não ia ter cargos) e o Director Geral. Ora quer isso dizer que o Director Técnico não reporta ao Director Geral? Que estranho... Tal como achei estranho que o Director Técnico seja quem transmite a garra, a determinação e ambição... Há aqui qualquer coisa mal explicada.
Termino com outro tema que insiste em abordar mal, na minha opinião: O Benfica District.
Tal como disse Martim Mayer, claro que o conceito é fantástico, mas é algo que está em consulta publica e não irá arrancar antes das eleições. Em vez de se vitimizar com o comunicado do SLBenfica, devia era dizer que não sendo um projecto em curso, deve ser avaliado quando entrarem e dar continuidade ou proceder a alterações se necessário... e matar o tema ali.
Aquela conversa do Benfica demorar 5 minutos para lhe responder fica-lhe mal. Obrigou-me a ir ver e o comunicado do SLBenfica tem 17 parágrafos e 400 palavras... acham mesmo que isto surgiu depois da entrevista? Claro que não... surgiu como reação ao que fora dito no dia anterior. O candidato ao valorizar isso está a fazer o jogo da actual direcção, o que é negativo para todos.
Voltou a faltar falar de modalidades, de associativismo... enfim, falta concretizar.
O que considero uma perda de oportunidade nesta entrevista é querer falar de tudo, mostrar que tudo está mal e que tem solução para tudo e acaba por perder-se em ideias que são populistas.
Eu admito e acredito que terá efectivamente essas abordagens todas estudadas... mas então "menos é mais": Apresente os fundamentos (tal como exigiu ao SLBenfica). Apresente a equipa que diz que está com ele a trabalhar há vários meses... Acho que o candidato vai beneficiar muito mais quando centrar a conversa em factores mais claros:
1. No que pode efectivamente comprometer-se, mostrar e detalhar
2. Não depende de terceiros para ter sucesso
3. Reconhecer que há coisas boas mas isso não que as oportunidades de melhoria não existam em grande escala
4. Mostrar quem são essas pessoas e mostrar como são mais competentes que os que lá estão.
Os candidatos em geral estão a perder tempo precioso para dar palco às suas equipas sem a sombra do incumbente.
Os candidatos em geral estão a perder tempo precioso para apresentar elementos concretos e por as cartas na mesa sem estar a ser comparado com o incumbente
Os candidatos em geral estão a perder a oportunidade de marcar a agenda e obrigar o incumbente a aparecer de forma a marcar a diferença ou ser abafado.
Por fim, os debates... mais uma vez o "venham debater" e perde a oportunidade de dizer que convida os outros candidatos para se encontrarem para conversar sobre o SLBenfica. Como ele refere e muito bem (o que melhor aborda o tema sem dúvida) os benfiquistas não precisam estar divididos entre quem vota em A ou B, pelo que os candidatos podem e devem ser capazes de conversar entre si sem moderadores, sem jornalistas.. Rui Costa e Vieira não querem vir? Perdem eles...
PS- Os discursos políticos habitualmente terminam com uma frase forte. João Noronha Lopes escolheu "chega de 20 anos disto"... numa alusão a uma frase de Frederico Varandas. Copiar não tem mal nenhum, copiar a toda a hora e das pessoas erradas já começa a não fazer qualquer sentido
Acho genial está demanda contra Noronha e Manteigas, e logicamente deixando claro que bom, bom, é o que tantas conquistas deu ao Benfica: as décadas de Vieirismo/Costismo.
ResponderEliminarPor oposição, Noronha diz mal e errado, Costa e Vieira deram provas de perfeita gestão financeira, integridade e honestidade intocável e genialidade desportiva com resultados avassaladores.
Criticar as ideias de gestão de um CEO de topo internacional com provas dadas, é dizer nas entrelinhas: eu cá tenho um currículo muito melhor e sempre do que falo. Muito bem, então, parabéns.
Criticar o não ter mostrado as cartas todas, quando os outros candidatos não mostraram nenhuma (como o Costa que não sabe da existência de órgãos desportivos porque vive escondido debaixo da mesa), é curioso. Sendo que Vieira tem um histórico de cartas nas mangas, roubos de camiões e enxovalho do Benfica em tribunal com a complacência de... Costa! Esse Vieira que tem expostas comissões pagas a empresários centenas de vezes acima do valor.
Se tem candidato melhor, que o apresente. Agora atacar quem tem integridade e honestidade, competência provada na vida profissional e.. nenhuma necessidade de encher o saco de notas com esquemas, para defender o Ali Bábá e o ajudante que tem como maior capacidade assinar contratos que nunca leu, é dose.
Muito bem. Neste blog escrevem debaixo de nicks, ninguém sabe quem são, que currículo têm, mas escrevem como se soubessem do que falam e tivessem experiência de gestão de alto nível. A única experiência conhecida é de apoiarem o sistema durante quase 20 anos e quando deixaram foram apoiar candidatos 1%, mas estão sempre certos!! Não passam de lobos com pele de cordeiro e pensam que nos enganam, talvez porque nos andaram a tentar enganar estes anos todos com uma suposta independência quando durante o tempo do blog contribuíram para a permanência do Vieirismo. É risível como tentam passar a ideia de crítica exigente equilibrada quando acabam sempre a criticar o JNL, como se fosse este o culpado da gestão do Vieirismo ou o responsável por encontrar todas as soluções, saber tudo por antecipação, acertar todas as frases, escolher todas as pessoas certas, não nos critérios dele, mas nos critérios dos escribas deste blog. Mas não deixa de ser engraçado ver estes aqui em bicos de pés a sentirem-se importantes...
EliminarEstá tudo errado neste comentário.
EliminarEu não disse que votaria ou não neste candidato. Sei que não votei no presidente actual.
E lamento que queria eleger uma segunda vaga de “poder cego” para o Benfica.
Sempre fui crítico da propaganda de Vieira e serei crítico de qualquer um que siga a mesma linha.
Não contem comigo para assinar por baixo qualquer coisa desde que seja diferente do que temos. Isso foi feito em 2000 e meteu-se no clube gajos como o Bibi e o Vieira. Não obrigado
Os candidatos têm que nivelar por cima e não por baixo. Mudança? Sim… mas bem feita
Quanto ao Alberto, que também é um nick e eu faço zero questão de saber se é ou não porque o bom disso é que tem que vir julgar opiniões e não pessoas.
EliminarQuando acabar de criticar quem escreveu se quiser pode rebater as ideias e opiniões expressas
Terei todo o gosto em aprender onde estou errado
Comparar Noronha Lopes ao vieirismo é uma tentativa de colar rótulos sem base real. O vieirismo caracterizou-se por clientelismo, centralização extrema do poder e falta de transparência. Noronha Lopes tem defendido exatamente o contrário: maior transparência, revisão estatutária e profissionalização da gestão. Populismo é prometer mundos e fundos sem dizer como, enquanto o Noronha Lopes tem falado em planos estruturais — team managers, diretoria por modalidades, reorganização financeira — que são medidas concretas, não slogans. Dizer que não apresenta medidas concretas é ignorar as propostas já tornadas públicas, como: estrutura de team managers e diretores-gerais por modalidade, maior autonomia do scouting e futebol de formação, descentralização do poder estatutário para dar voz às Casas do Benfica e o reforço da transparência financeira com relatórios regulares. Além disso, nenhum candidato anuncia a lista completa cedo demais por razões estratégicas e legais. O verdadeiro vieirismo foi manter a máquina de poder pelo medo, pela dependência e pela falta de escrutínio. Noronha Lopes é precisamente quem tem lutado para que o Benfica não viva mais assim. Não é perfeito, não diz sempre as coisas certas, não sabe tudo, usa uma máquina eleitoral e alguns slogans porque não é parvo e sabe que sem isso não ganha, mas é o oposto do populismo e da opacidade que nos trouxe até aqui. E é de longe, dos candidatos, o que tem um currículo de gestão mais credível, gerindo uma das maiores multinacionais do mundo. O que tu e o Shadows fazem aqui é tentar desacreditar o JNL sem apresentarem uma único evidência e com uma dualidade de critérios aberrante. Insinuam tudo sem chegar a concretizar nada, tentando interferir com a avaliação dos sócios com remoques e ataques sem sentido, como dizer no caso do Shadows que gerir o Benfica não é gerir uma loja de hamburgueres, como se gerir a Mcdonalds como vice-presidente fosse o mesmo que gerir o café da esquina! Já agora poderiam usar o mesmo critério para avaliar todos os candidatos, que nunca geriram nada de relevante, ou para terem avaliado o Vieira cuja experiência de gestão antes de chegar ao futebol era uma oficina de Pneus. Apostaram numa estratégia de desgaste da imagem do JNL numa lógica de contrapoder apenas porque sabem que ele é o único que pode vencer nas urnas os candidatos do vieirismo, mas o JNL nunca foi poder, não tem responsabilidade nenhuma na gestão dos últimos 20 anos e que se saiba vocês não são candidatos. Sejam honestos intelectualmente e terão melhores resultados.
EliminarCaro Alberto João, no NGB cada um tem a sua opinião e defendemos o SL Benfica da maneira que entendemos.
EliminarTer Seara Cardoso, Tinoco Faria e Manuel Vilarinho como principais apoiantes não é Vieirismo? Ter feito parte da Direcção e decisão que meteu Vieira no SL Benfica apesar de todo o seu historial foi quê? Bem feito?
Noronha Lopes lutou em quê? Até Julho de 2020 alguém conhecia Noronha Lopes excepto os muito atentos e mais velhos? Alguém que conhecia uma palavra sobre o SL Benfica dos últimos 20 anos? Nada. Zero.
Pelo contrário, era frequente nos jantares de Vieira até 2019. Até antes de se candidatar, reuniu em privado com Vieira e depois foi a um encontro privado organizado por Gaioso.
Noronha Lopes só se pode queixar de si próprio. Virou as costas ao SL Benfica em 2001, e tornou a fazer o mesmo em 2021. Até nisso não é coerente. Nada mudou na sua vida em relação a 2021. Agora parece é mais fácil a eleição, só que os benfiquistas não são parvos e como se tem visto Noronha Lopes não entusiasma ninguém excepto um pequeno grupo de fanáticos.
Quero uma mudança no SL Benfica e para já ela só será possível com João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho ou Martim Mayer. Noronha faz parte do passado, acompanhado pelo passado.
Noronha Lopes debita chavões típicos de Powerpoints. Não sabe dizer mais nada além disso. Eu não quero um candidato para tirar de lá ninguém. Quero um candidato que valha por si próprio e que não venha com clientela atrás como Noronha Lopes e a sua trupe de gente da rádio e da tv.
Parabéns, caro Alberto João, pela sua mui excelsa resposta. Observar o seu nível de argumentação sustentada e olhar as reações do NGB e principalmente de Shadows, é como constatar a diferença entre uma enciclopédia e um guardanapo com ideias de café.
EliminarNão sou nem de perto apoiador do Noronha Lopes. Mas esta análise às palavras dele é do mais imparcial que li. Interpretação completamente subvertida em alguns pontos.
ResponderEliminarExplique-me lá o que está errado na análise.?
EliminarCaro Morales
EliminarSerá que não pretendia dizer PARCIAL?
Repito, Noronha mais não faz que usar os mesmos argumentos dos pulhas 1 e 2 e, se por acaso os sócios desistirem mesmo de votar naqueles, aí está o homem a servir de tampão aos outros candidatos e dar continuidade às ordens do sistema.
ResponderEliminarRepito também, não juntem candidaturas, não!
Aos escribas, se realmente não alinham na continuidade do pulhismo, não serão horas de dar protagonismo aos candidatos Manteigas e Mayer?
Post oportuno é importante.
ResponderEliminarSe Nuno Gomes não percebeu que Pedro Proença é há muito tempo uma toupeira do sporting (linha Bruno de carvalho de quem foi colega e amigo e com quem compartilha amigos verdes alguns dos quais levou para a liga e federação) e que usa o facto de ser sócio do Benfica para subir na carreira e melhor nos ferir(como fez inúmeras vezes como árbitro) tornou-se sócio não por ser benfiquista ( em jovem era lagarto anti- Benfica) mas por inerência por ter sido brevemente atleta de andebol do Benfica. Além de lagarto Proença é extremamente
Ambicioso e não olha a meios para subir. Está a transformar a federação numa mini uefa naquilo que está tem de pior: centro de negociatas e enriquecimento de alguns amigos à custa dos clubes. Serve-se do futebol em vez de servir o futebol.
Se Nuno Gomes não viu isto não percebe nada dos bastidores do futebol e dos jogos de poder que aí existem e será um erro monumental dar- lhe um cargo de tal importância no Benfica.
Além do mais Noronha pretende colocar um Diretor geral na dependência do Nuno Gomes o que é um erro grave na minha opinião. Visivelmente Noronha está a pensar em transformar o cargo de diretor geral num cargo intermédio de mero funcionário ás ordens porque nenhum profissional de qualidade e currículos aceitará ser subordinado do Nuno Gomes. O cargo de diretor geral no Benfica dos tempos atuais tem de ser um profissional de grandíssima estatura e visão internacional como o foi Domingos Soares Gomes e o é atualmente o Nuno Catarino e não por exemplo como foi o Luís Mendes que acabou com as contas descontroladas, a venda do João Neves e o Mendes a demitir-se nas vésperas da assembleia geral não apresentando contas e deixando o bebé nas mãos do Rui Costa.
Não vou questionar a qualidade das habilitações académicas do Nuno Gomes mas a verdade é que nunca exerceu funções no âmbito dessas habilitações e por isso não tem currículos profissional. A única coisa que tem é ser conhecido por ser comentador desportivo nas tvs hostis ao Benfica e mesmo aí não se lhe reconhece um perfil de liderança ou de largas vistas. O que parece é um indivíduo tímido e apagado tal como foi na sua breve incursão no Seixal como diretor.
Em suma o cargo de vice presidente com funções executivas de primeira linha para Nuno Gomes é um ponto muito fraco e preocupante na proposta do Noronha.
A entrevista do Noronha teve alguns aspetos positivos que realçarei noutros comentários mas teve um que é de extrema importância e que ,concordando com o post, acho muito negativo : trata-se do papel dos sócios e adeptos.
ResponderEliminarNoronha acha que resolve o problema do Benfica sem sobrecarregar os sócios dando mais borlas. Acho também que é uma medida populista e que deita o bébé fora com a água do banho.
A grande força e vantagem competitiva do Benfica são precisamente os seus sócios e adeptos e é deles que pode e tem de vir a solução dos problemas. Se queremos continuar a ser um clube dos sócios e não de um fundo ou magnate temos de pedir aos sócios e adeptos que invistam mais, muito mais no clube, cada um em função das suas capacidades e possibilidades. O Benfica não precisa de mais dívida ( como defendem o Vieira e o Cristóvão) mas de mais capital….dos sócios.
O Benfica tem de pedir aos sócios que podem pagar mais que o façam ( não obrigando os que não podem mas dando mais regalias de forma controlada aos que podem pagar mais) por exemplo transformar os empréstimos obrigacionistas em capital da sad ou capital de empresas do âmbito da sad, existentes ou a criar, que não afetem a tomada de poder no clube.
Solicitar aos sócios ricos que contribuam com participações de capital em empresas como a btv, Benfica rádio, Benfica hotéis, Benfica colégio, Benfica digital, Benfica naming, Benfica data analítica, Benfica gestão de carreiras desportivas , Benfica espetáculos artísticos , Benfica district etc, etc….
É claro que o Benfica tem também de oferecer aos sócios e adeptos mais. Muito mais. Para além de títulos tem de oferecer espetáculo de maior qualidade, no estádio (que tem de ser aumentado para os tais 80 a 85 mil) nas casas do Benfica, na btv, na área digital.
O Benfica tem de oferecer(nem que seja em diferido) emissões tv de alta definição dos jogos nas casas do Benfica usando mais câmaras e ângulos, repetições dos grandes lances em super slow Motion, em grande aproximação, com muito mais informação estatística on line, com o auxílio da realidade aumentada e inteligência artificial permitir uma melhor análise dos lances para transformar completamente a a experiência de ver um jogo de futebol e de o analisar no pós jogo. Os sócios teriam acesso a estas opções nas casas do Benfica ou em cada casa pagando mais pela subscrição consoante a complexidade que pretenderem.
Isto seria uma das muitas maneiras de aumentar as receitas. Existem clubes na Europa que já rstão a comercializar óculos de realidade aumentada para permitirem aos adeptos verem os jogos em casa como se estivessem no estádio. Isto é uma boa ideia para aumentar a oferta para os sócios que estão longe e mesmo no estrangeiro é é um misto para um clube que tem mais de 400 mil sócios.
Noronha faz mal em optar por dar borlas.
A solução é envolver cada vez mais os sócios e adeptos tanto na contribuição ao clube como na oferta do clube aos socios
Continua a campanha anti-Noronha.
ResponderEliminarNa realidade, já não é campanha, é cruzada.
queres dizer onde o que escrevi não corresponde ao correcto?
EliminarNão. Tens um discurso enviesado.
EliminarMas só há um candidato? Jesus...
ResponderEliminarestão obcecados
EliminarOs donos do blog são soberanos! Quem não gosta não lê. Porém, ao longo do tempo a relevância deste espaço talvez ultrapasse a sua legítima propriedade. Dito isto, só há um candidato para avaliar? Apenas há um que mereça vários posts seguidos, maioritariamente depreciativos?
ResponderEliminarNota: não sei em quem vou votar, apenas não no Vieira.
Sócio do SLB rumo ao 39
Até parece que referem o Vieira o JNL. Mas depois andam por aí a dizer que avisaram todos sobre tudo... haja paciência. perdem credibilidade toda nesta campanha anti-JNL.
Eliminarmeu caro, a relevância deste espaço é nula. é um mero blog de opinião. como o meu amigo diz e bem, quem não gosta não lê. A ideia é que possamos discutir as opiniões de cada um com elevação.
EliminarAqui nao se avaliam candidaturas. Quem sou eu para o fazer. O que fiz foi avaliar a posição mediática de um candidato. So isso. E porquê JNL? Porque foi quem deu estas duas entrevistas em 48h.
Simples
Lamento informar e sem ironia, que este espaço é muito relevante no universo benfiquista, ou então não estaria há tantos anos em destaque em consultas e com mais comentários que outros blogs bem mais interventivos em defesa do Benfica.
ResponderEliminarSobre bola, dois golos anulados na LC e bola de comentários. Mais uma vez, reconheço o espaço como livre, mas também como uma plataforma de defesa do Maior.
Sócio do SLB rumo ao 39
Acho que piada que este Blog em 2020 apoiou o Rui Gomes da Silva e passa o tempo a tentar colar o Noronha ao Vieirismo, mas foi o mesmo RGS que durante anos defendeu o Vieira na SIC Notícias e foi vice-presidente do mesmo, logo não percebe a vossa lógica, tenta colar o Noronha ao Vieirismo mas em 2020 apoiaram um candidato que durante anos esteve ao lado do Vieirismo, este Blog ficou foi frustrado por em 2020 o RGS ter tido um péssimo resultado e pelo JNL ter lhe tirado o protagonismo todo durante aquelas eleições.
ResponderEliminarNão vale bujas!
EliminarRui Gomes da Silva só esteve com Vieira durante anos. Não era Vieirista!
Vieirista é o Noronha Lopes, porque coiso!!