O BLOG Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 3 de março de 2025

Dia 8 Votam-se os novos Estatutos do SLBenfica

. 17 comentários

No próximo dia 8 decorrerá a AGE de Aprovação dos Novos Estatutos do Sport Lisboa e Benfica. Da mesma forma que em 2010 orgulhosamente votei contra e alertei neste mesmo blog para o que se estava a cozinhar. Como sempre, passados dois anos havia relatos de malta indignada (Não vale ser cego, companheiro!)... mas que não levantou o cu da cadeira em 2010 para ir contra os 110 sócios que estavam na AG em Março a votar a favor entre os 130, e depois finalizou a 30 de Abril.


Tipico do portuga, voltamos ao mesmo... houve três, salvo erro, AGs para discutir os Estatutos. Todos os sócios puderam propor mudanças e alterações... não quiseram e agora recebo mensagens a apelar ao voto contra porque se tomaram decisões que não acham correctas... mas que não quiseram lá ir defender o contrário.

TEMOS PENA! É aceitar o processo democrático.

Como muitos de vós sabem, há coisas nos estatutos que sou totalmente contra, nomeadamente a remuneração dos orgãos sociais e já expliquei porquê: [Novos Estatutos] Linhas Vermelhas (1): NÃO - Remuneração dos Orgãos Sociais, mas aceitei que a maioria o quisesse pois claro, não sem deixar de fazer alertas - em especial para quem quer ter um papel activo na avaliação e fiscalização da actividade dos dirigentes eleitos: Orgãos Sociais Remunerados: Se vai ser assim, então...

Também sou contra vários artigos que parecem ser feitos "à medida" de serem anti-acções do passado, o que me parece um erro. Os estatutos devem ser pelo SLBenfica e não contra ninguém. Que não tentem agora nos estatutos resolver o que a falta de militância e cultura desportiva não resolveu durante anos.

O que não pode voltar a acontecer é que os benfiquistas se demitam da militância e depois apareçam a apelar aos bloqueios - e algumas vezes mal informados.

Sim, vamos porventura incorrer em situações inesperadas com estes novos estatutos... mas os benfiquistas que os votaram, felizmente, assumiram as suas posições e estou certo que estarão cá para as assumir também se houver essas situações. 

Sim, os estatutos têm coisas caricatas como o Santa Clara ter mais votos (20) numa AG que vários sócios do SLBenfica.

Sim, os estatutos têm coisas que podem bater ainda contra o "legalez"... mas se há gente assim tão sabida que tivesse subido ao palanque para alertar isso e explicar aos demais porque essas coisas não deveriam ter sido colocadas.

Calaram-se... agora é aceitar, como eu aceito que haja remuneração num regime iminentemente presidencialista. Como eu aceito que se tenha condicionado um fornecedor de equipamentos desportivos, etc. Eu gostava que fosse de outra forma, não foi... passarão a ser os meus estatutos.

Sim, mas foram levadas a cabo por uma minoria... Sim? Porque a maioria não quis envolver-se!
Tal como ninguém, repito: ninguém, maior de idade em 2010 tem moral para ir contra esses estatutos agora... na altura estavam dormentes?

Dia 8 acima de tudo votem em consciência com a vossa atitude.

Se lutaram por algo que não foi adiante mas continuam a pensar que é negativo para o clube e em consciência acham mesmo que apesar de isso não ter passado, devem condicionar tudo o demais que é melhor que os anteriores estatutos... então sabem como votar.

Se não se envolveram, se não quiseram saber e estão apenas de camarote a mandar bocas (sejam elas quais forem), por favor respeitem o processo democrático que foi levado a cabo por quem quis participar, foi aberto a todos. 

Os estatutos não são agora perfeitos. Dificilmente o seriam. Em vez de bloquear a evolução, contribuam para o futuro. Temos que participar enquanto adeptos e ter a noção que os estatutos não são um fim, mas um meio. Que nos caberá agora a melhor interpretação desta nova "lei" do Benfica que, como todas, devem ser agora interpretadas de forma literal, mas também quanto à sua lógica, sistemática e histórica.

Não deixem o Benfica refém do passado, mas sejam participantes de forma a que não se condicione o futuro.

CARREGA BENFICA!

PS- a 5 dias da eleição a MAG já deveria ter clarificado todo o processo de voto.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

17 comentários

  1. Anónimo3/3/25 21:05

    Será que é hoje que alguém acede ao mote do Benfica e finalmente leva o prémio ?
    Porra quanto mais dinheiro é que estes clubecos de merda precisam para lesionar o g** sueco

    ResponderEliminar
  2. os estatutos nunca vão ser perfeitos e nunca ninguém vai concordar com tudo, cada um fará a sua avaliação se concorda mais do que discorda e votar em conformidade e tem todo o direito de votar contra se achar que é o melhor mesmo que até aqui não tenha participado porque razão tenha sido isso também é democracia.

    só discordo da parte da legalidade não tem que ser os sócios a ir alertar contra as possíveis ilegalidades até porque mais de noventa por centro deles de leis percebe zero, isso é uma responsabilidade de quem por um lado conduz os trabalhos e por outro de quem leva a cabo este processo, o clube neste caso a direção que o representa, de ter quem aconselhe e verifica se o que vai a votação é legal.
    e gastamos tanto dinheiro nos super advogados e depois não sobre nenhum para aconselhamento jurídico sobre a legalidade dos estatutos.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo4/3/25 08:42

    Regresso do lindelof????
    Estão doidos?
    Há alguém na estrutura do Benfica que perceba um mínimo de futebol?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/3/25 16:37

      Importantissimo!
      Neste momento, com a saida de Otamendi por 20M no final da epoca precisamos de experiencia para ajudar o rei tomas e o deus tonico.
      Lindelof conhece a casa, ira aceitar banco, e oferecera muita qualidade como terceira opcao.
      O salario sera alto, mas nada que nao fuja ao classico 9M dos retornados

      Eliminar
    2. Anónimo4/3/25 16:37

      Importantissimo!
      Neste momento, com a saida de Otamendi por 20M no final da epoca precisamos de experiencia para ajudar o rei tomas e o deus tonico.
      Lindelof conhece a casa, ira aceitar banco, e oferecera muita qualidade como terceira opcao.
      O salario sera alto, mas nada que nao fuja ao classico 9M dos retornados

      Eliminar
    3. a questão é o que é que o Lindelof tem para oferecer? Experiência, bom posicionamento, conhecimento do jogo, rapidez... na verdade naquele clube qualquer bom jogador se estraga.

      Eliminar
    4. Anónimo4/3/25 19:37

      Está um bocadinho off-topic, mas tudo bem. Eu distingo a contratação de veteranos em geral do caso particular do Lindelof.

      Primeiro o caso específico do Lindelof. O Benfica vai precisar de contratar pelo menos 2 centrais no defeso, e com a saída de Otamendi fica com falta de experiência. Lindelof é um bom central, experiente e que conhece a casa e o campeonato. Não é fantástico, mas é certinho, sem fraquezas notórias, e com 30 anos ainda dá para várias épocas. Acho que sem cometer loucuras no salário é uma boa opção, com baixo risco.

      Quanto à contratação de veteranos bem remunerados, acho que independentemente da valia desportiva que possam ter, a existência de muitos no plantel é um risco financeiro.
      O modelo de gestão do Benfica (que não ponho em causa) assenta em venda de atletas para pagar o custo do plantel. Ou seja, o ganho extraordinário das transações tem de compensar as perdas operacionais ordinárias.
      Os salários dos atletas também são investimento, e veteranos bons aumentam a massa salarial relativamente a jogadores mais jovens e menos cotados. Ou seja, dado o modelo de negócio adoptado não convém investir excessivamente em jogadores que não são passíveis de dar retorno financeiro.
      Finalmente, os veteranos têm menos tendência a querer ir para o banco e o seu rendimento desportivo imediato incentiva os treinadores a colocá-los a jogar. Assim, acabam a tapar outros jogadores passíveis de serem vendidos, pondo em causa receitas potenciais.

      Ou seja, o equilíbrio entre veteranos como Di Maria, Otamendi, Bruma, Lindelof, Nelson Semedo, etc., e jogadores mais jovens vendáveis tem de ser feito com muito cuidado, para não rebentar com as contas. O Benfica não pode ter um excesso de jogadores veteranos com valor de mercado perto de zero. E caso os contrate não pode ser à custa dos minutos dos activos que pretenda valorizar.

      O caso do Nélson Semedo também depende muito do salário. Bah é um lateral mediano de 27 anos com uma rotura no ACL, ou seja, tem pouca possibilidade de valorização futura. Semedo vai fazer 31 na próxima época. Não taparia Bah e daria resposta no imediato, mas deixaria a posição de LD com prazo de validade mais curto. Claramente Bah, que não começará a época, seria o suplente de Semedo. E daqui a um par de anos poderá ser preciso contratar 2 laterais em vez de 1.

      Portanto, acho que o Lindelof pelo preço certo é uma boa opção, porque do ponto de vista salarial deve ser troca por troca com o Otamendi e o prémio de assinatura é equivalente a contratar um central (desconhecido) no mercado.
      Quanto ao Semedo depende do salário e dos laterais que tenham debaixo de olho. Partindo do princípio que Bruma fica e Otamendi e Di Maria saem pode ser que haja margem salarial para mais um veterano. Mas é uma solução de curto prazo.

      Finalmente, dá-me alguma preocupação ver esta tendência para o regresso de jogadores. Parece que quem gere as contratações anda um bocadinho curto de ideias.

      O único jogador que gostaria mesmo de ver regressar ao ponto de correr o risco de desequilibrar as contas seria o Bernardo Silva, que representaria uma verdadeira mais valia.

      Eliminar
    5. Anónimo5/3/25 13:42

      A única experiência que ele tem é de banco.
      Não tem categoria para ser titular nem no Man united nem no Benfica.
      Tem ordenado elevadíssimo
      Pela idade e currículos nunca poderá ser vendido com lucro.
      O Benfica precisa de contratar um central bem melhor que ele. Forte nos duelos, rápido, alto e que não seja tosco com os pés.

      Eliminar
    6. Anónimo5/3/25 16:20

      Não seria tão drástico quanto á falta de experiência. Tem muitos jogos no banco mas está há 8 anos no Man Utd. E para mim o ordenado terá de ser negociado abaixo do tecto salarial. Se for assim acho que é válido.

      Concordo que é um central que tem poucos pontos fracos sem ser muito bom a nada. Mas pense que é uma espécie de Aursnes. Não deixa de ser útil.
      E num ano de potencial incerteza na reconstrução da defesa (onde contratações falhadas podem deitar a perder uma época) vejo com bons olhos a entrada de uma "known quantity".

      Eliminar
    7. "O Benfica precisa de contratar um central bem melhor que ele. Forte nos duelos, rápido, alto e que não seja tosco com os pés."
      acho que todos concordamos com isso mas para alem do mais tem de ser um jogador feito logo sempre com mais de vinte e seis anos e a pergunta fica quanto custa um jogador destes.

      Eliminar
  4. Anónimo4/3/25 16:06

    Nem um comentário aos sucessivos roubos que os sapos fizeram em três jogos consecutivos? Bom, se a direção acha que está tudo bem, por que razão hão de os sócios e adeptos chatear-se? Deixa andar...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo4/3/25 17:13

    Nao há ainda nenhum comunicado do presidente sobre a terrível roubalheira de ontem!
    Como é que é possível que os lagartos sejam ajudados todas as jornadas?
    É marcarem golos por 3 mm ; é Penalties de faltas ofensivas; É UM ESCANDALO!

    Alguém no Benfica que diga que ou fazem o que é correto e aquela equipa de putos desce às distritais ou não se paga nem mais 1 euro a ninguém!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/3/25 13:44

      Basta ver a composição da nova federação, do conselho de arbitragem, dos comentadores na comunicação social incluindo ex árbitros.

      Eliminar
  6. estes estatutos dão mil a zero aos anteriores, é tão claro, quem os não quer aprovar é malta do status quo, do Vieira, do Costa, do Pilha Galinhas Mansas, veremos que nação é a nossa no próximo Sábado, uma nação de gente dom neurónios ou um punhado de ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/3/25 07:10

      O mais óbvio de um regime democrático, 1 indivíduo 1 voto, não vai avante? É para manter os do costume a dar votos para ganharem os de sempre, é isso?

      Eliminar
  7. Anónimo5/3/25 07:50

    Já se vê aí é peitaça demais para o jogo de hoje. Demasiada gente em biquinhos de pés a dizer que o Benfica é favorito... Acho graça a isto, aquele que tornaram um pequeno e periférico Benfica, no meio dos maiores clubes do Mundo a querer fazer gracinhas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/3/25 13:46

      É verdade que é mais provável que sejamos goleados do que ganhemos.
      Mas temos de nos agarrar aos 30% de hipóteses e dar tudo por tudo mas com cabeça.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking