O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

O negócio Enzo: Rui Costa, a comissão e o falhanço no reforço da equipa

. 59 comentários


Ponto prévio: Enzo tinha mesmo que sair, ou então seria para ficar na equipa B.

Em termos de “paixão”, é óbvio que por todos nós o Enzo ía penar para a equipa B o tempo que fosse preciso!

Em termos de negócio… a coisa é diferente.

Ter uma mais valia de quase 68 milhões de euros em 6 meses é algo a que qualquer empresa não se pode alhear.

Acresce que o Chelsea, um clube pelo qual nunca tive qualquer simpatia, comportou-se muito mal assediando o jogador nas costas do SL Benfica. (Que falta faz o “Football Leaks” para sabermos a quantidade de pessoas que vão receber “luvas” nas próximas semanas…).

Portanto, se publicamente (para os adeptos) a posição do SL Benfica foi inatacável, em privado e para quem negociava não era assim tão forte.

Por isso, o negócio aconteceria mais dia menos dia.

No entanto, há coisas indefensáveis:

a) Rui Costa ou alguém da SAD não darem a cara aos adeptos

b) A comissão de 8 milhões de euros a Jorge Mendes

c) O não reforço da equipa para suprir a saída de Enzo

Depois de tantas frases repetidas a sublinhar que Enzo só sairia pela clausula, Rui Costa tinha que ter falado assim que o negócio ficou oficializado. Uma declaração que fosse, assumindo o negócio e transmitindo a sua confiança no atual plantel.

Nem ele nem ninguém da SAD deram as caras. Por momentos, senti um regresso ao vieirismo bolorento que corroeu o SL Benfica anos a fio.

E depois a notícia da comissão…! Pagar comissão de venda?! Quando não queríamos vender?!

O que justifica isto? Nada. O mesmo vieirismo bolorento e bafiento invadiu o SL Benfica ontem ao final do dia.

Este bafio culminou na não contratação de ninguém para suprir a saída de Enzo. Mesmo com Enzo, a necessidade de contratar era evidente. Com a saída do argentino, não será com o Chiquinho que se vai enfrentar uma segunda volta inteira e tentar brilhar na Champions League.

Um mercado que estava a ser bem positivo, com a limpeza de balneário que estava à vista, fica comprometido com a ausência de investimento e aposta no reforço da equipa.

Onde vimos isto no passado recente? Com Vieira.

Vendiam-se os melhores e ou se íam buscar jogadores sem qualidade suficiente ou nem sequer se contratava ninguém.

Finalmente, o que me custa mais nisto tudo é ver a expressão de Roger Schmidt.

Chegou, pegou na equipa, fez uma primeira volta exemplar quer no campeonato quer na Champions, e a recompensa … é retirarem um dos jogadores chave da equipa sem lhe darem alternativas.

O que é isto? É vieirismo. E é inaceitável.

Vamos ver o que Roger Schmidt consegue fazer com o que tem.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

59 comentários

  1. Ando a repetir isto há que tempos, a comunicação no SLB não serve para defender os interesses do Clube, mas para meter gelados nas cabeças de sócios e adeptos. Por outras palavras, o departamento de comunicação não serve a defesa do Clube, serve para 'gerir' a percepção dos adeptos. Várias pessoas alertaram para o golpe de teatro que foi a saída de Vieira e a continuação do delfim e respectiva entourage. Várias pessoas alertaram para os desequilíbrios no plantel.Enfim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/2/23 13:36

      O que tem safado e bem o clube é o Sr. Roger Schmidt (tem uma classe excepcional de comunicação para além de grande treinador) e a sua equipa técnica! Espero que eles não se saturem com o que se tem passado, mas, podendo trabalhar muito bem, não fazem milagres! Esqueçamos o Enzo que já é passado (não foi tudo mau; não me importava que aparecesse 1 por ano só para a primeira volta; era preciso é ser-se mais perspicaz e antecipar os factos com firmeza) e olhe-se para o futuro que é já o presente para se ganhar o campeonato com uma equipa personalizada e confiante, pensando algo já na próxima época também, não esquecendo de maneira nenhuma a que está a decorrer, claro!

      Eliminar
  2. Anónimo1/2/23 11:45

    A inevitabilidade da realização deste negócio, que só se tornou mais forte após a prestação do jogador no Mundial, obrigava o Benfica a ter uma alternativa preparada desde há várias semanas.
    Não se arranja outro jogador assim de um dia para o outro, mas era importante termos alguém válido no meio-campo para além do Florentino e do Aursnes. Chiquinho é um remendo e João Mário não tem a presença física e o poder de choque necessários para fazer essas posições no miolo com a qualidade desejada.
    Sobre o Enzo, que é de facto um jogador muito talentoso, fica a imagem de mercenarismo, que começou logo quando chegou e disse que o Benfica seria uma boa rampa de lançamento para voos mais altos. Impressiona a forma como aponta para o símbolo da equipa, enganando os adeptos com essa falsa declaração de fidelidade, quando estava, na verdade, a preparar-se para desonrar o manto sagrado.
    Todos queremos ganhar mais e ter melhores condições financeiras, mas para isso não temos de vender a alma e a honra ao diabo. A justificação com a sua juventude não é aceitável: jogadores mais jovens que ele recusaram-se a fazer este tipo de figuras quando confrontados com a possibilidade de saírem. Os actos ficam, definitivamente, com quem os pratica...
    Nota final para Roger Schmidr, um grande senhor entre traidores e cobardes que se escondem atrás das paredes dos gabinetes da direcção. Um Homem (o h maiúsculo é propositado) que chega ao Benfica e, em apenas meio ano e a cada conferência de imprensa, faz mais pela defesa da honra e da grandeza do clube do que qualquer outro dito "benfiquista" que por ali passou nas últimas décadas. Como ele disse, e bem, que não quer jogar o Benfica, quem não se sente feliz por jogar no Glorioso, é melhor ir-se embora porque não está cá a fazer nada.
    Pena é que, com o Enzo, não tenham também partido alguns elementos da direcção e administração que continuam a ver o Benfica apenas como uma empresa, como uma plataforma de poder e influência que lhes traz dividendos financeiros, sem se preocuparem com os impactos negativos dessas decisões sobre aquela que é a alma do clube: a sua vertente desportiva.

    CF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/2/23 12:11

      Enganou os adeptos? Quais? Quem é que acreditou que ele ficava no Benfica? 8M limpos, quem é que recusava aquilo? Sejamos sóbrios a analisar o assunto, o puto de 22 anos recebe uma proposta de 8M limpos e ficava calmo e sereno a receber 1.5M por época? Grande venda, na minha opinião. Contrariado é que não, viu-se o que foi o jogo do Braga.

      Eliminar
    2. Anónimo1/2/23 13:39

      Essa do jogo em Braga é mais uma a juntar ao carácter dele! nada jogou e afectou e muito o ambiente da equipa!

      Eliminar
    3. Atenção o BENFICA só tem uns snobs tontos na sua direção, dignos sucessores do labrego tricolor que infelizmente esteve no BENFICA, pois se houvesse garra, amor incondicional e mística rapidamente um jogador que não conhecesse a realidade do clube ganharia respeito pelo mesmo e só sairia no fim da época, mas a fama do atual BENFICA já chega longe: clube conhecido como excelente como rampa de lançamento para outros voos.

      Eliminar
  3. Anónimo1/2/23 11:48

    Concordo. Pagar comissões de intermediação para um jogador que não se quer vender é ridículo. Isso deveria ter ficado do lado do comprador.
    A não contratação de um substituto pode ser um problema grave de gestão de plantel. Só ter o Aursnes como opção viável e Chiquinho e João Mário para tapar buracos pode comprometer o resto da época.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo1/2/23 11:48

    Concordo. Pagar comissões de intermediação para um jogador que não se quer vender é ridículo. Isso deveria ter ficado do lado do comprador.
    A não contratação de um substituto pode ser um problema grave de gestão de plantel. Só ter o Aursnes como opção viável e Chiquinho e João Mário para tapar buracos pode comprometer o resto da época.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo1/2/23 11:49

    Com todo o respeito pelas diversas opiniões acerca do negocio " Enzo" , estamos sempre a criticar negativamente todas e quaisquer ações da SAD ,
    Vamos pensar somente por 1 minuto, o que representa o valor net que fica nos cofres ? para o imediato e para o Futuro? Nao podemos andar a dizer para se "encostar" o jogador na b , e depois criticamos a direção por concretizar SOMENTE a maior venda de um medio centro a nivel Mundial! e a maior compra de 1 clube da premier League !
    Concordo com a opinião do substituto , deveríamos ter acutelado em tempo útil ! mas .... o projeto do Benfica nao e apostar tambem na formação??? Somos a equipa em Portugal que mais aposta neles..... são factos e temos a melhor formação a nivel Mundial!
    Vou lancar um repto a ser usado doravante : " In Schmidt we Trust"!
    Falamos no final da epoca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/2/23 12:05

      Concordo inteiramente. E adorei o Schmidt na conferência, "nenhum jogador é maior que o Benfica".

      Eliminar
    2. A questao aqui nao e de valores (financeiros) mas de valores (morais). Rui Costa (ou Rui Vieira Costa) prometeu sem ninguem lhe pedir nada que seria um mandato desportivo e jogadores nucleares so saiam pela clausula. Como se viu ontem, nao so nao saiu pela clausula como ainda foi negociado de forma ao Benfica pagar comissoes, pgamento solidario e receber em 6 prestacoes sendo a primeira de 34M. Se isto por si so ja nao fosse mau, do ponto de vista moral (porque financeiramente e inatacavel!) RC falhou ou nao precaver a saida com um reforco para entrar de caras no 11.
      Em suma, Rui Vieira Costa mentiu aos socios e ficou mais uma vez notorio que o Vieira saiu do clube mas o Vieirismo permanece!

      Eliminar
    3. Anónimo1/2/23 12:27

      Bom dia.
      Como assim não saiu pela cláusula? Que eu saiba o Enzo tinha uma cláusula de 120M e o Chelsea paga 121M. O destino do dinheiro é que já são outros 500. Acho que o Benfica fez o que devia a fazer. Ficar com um jogador completamente contrariado com a agravante de poder vir a envenenar o plantel é que nâo.


      Eliminar
    4. Anónimo1/2/23 13:47

      O Sr. Roger Schmidt é um cavalheiro e um senhor!

      Eliminar
    5. Anónimo1/2/23 12:27
      bater clausula e pagar o montante em full sem haver prestacoes e com o comprador a pagar tudo.. e nao o Benfica.

      Mais, bater a clausula teria de ser feito pelo o atleta que ele e que tem a tal clausula de rescisao no contrato e ele e que a pode accionar e nao um clube qualquer. e se fosse esse o caso a montante seria ainda maior pois ele teria de pagar impostos sobre todo e qualquer dinheiro que entrasse na conta dele antes de poder pagar ao Benfica.

      Eliminar
  6. Anónimo1/2/23 11:50

    Algumas perguntas que ficam sem resposta:

    - Enzo fez birra e nem por empréstimo quis ficar?
    - Rui Costa sabia da venda: não contrata outro pq?
    - Roger não quis ninguém para o lugar de Enzo?
    - Comissão para a gente porque motivo?
    - Em quantas parcelas é pago o jogador?
    - Grupo fica mais unido com a saída de um jogador que não queria ficar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/2/23 12:01

      Se o Roger não quis ninguém para o lugar do enzo então é burro. Vamos agora ver se foi o Tino e enzo que fizeram este treinador (q nunca ganhou nada), ou se esta equipa joga o que joga devido ao seu treinador. Nos próximos tempos, e no final da epoca vamos ver. Mas não acredito que o chiquinho ou o joão neves tenham capacidade para substituir o enzo.

      Nebur80

      Eliminar
    2. - Enzo fez birra e nem por empréstimo quis ficar? A imprensa britanica diz que sim
      - Rui Costa sabia da venda: não contrata outro pq?
      - Roger não quis ninguém para o lugar de Enzo?
      - Comissão para a gente porque motivo?
      - Em quantas parcelas é pago o jogador? de acordo com a FA, o Chelsea comunicou que seriam 6 parcelas sendo a primeira de 34M e as outras a pagar em 5 anos.
      - Grupo fica mais unido com a saída de um jogador que não queria ficar?

      Eliminar
    3. Anónimo1/2/23 12:29

      Nebur80

      Entendo isso , mas a verdade é que Rafa com Jesus não dava , Tino para Jesus não contava , João Mário andava no banco com o Veríssimo, e Gonçalo Ramos andava colado a uma linha que ninguém dava por ele...

      Estavam lá todos , andavam era a jogar nos lugares errados!

      Veio Roger e tudo mudou! Aliás, ontem não dei pela falta do Enzo... Chiquinho esteve muito bem e o Bacalhau da Noruega também... Vamos confiar no mister

      Eliminar
    4. Anónimo1/2/23 13:53

      não é "Vamos confiar no Mister"! R. Schmidt já mostrou o seu enorme valor e a sua classe! não sei quantos Benfiquistas são mais benfiquistas do que aquilo que ele tem demonstrado com categoria e assertividade! ISTO É QUE É A VERDADE! Ele ficará na história dos melhores treinadores do Benfica e não duvido que será sempre Benfiquista esclarecido e assertivo durante toda a sua vida!

      Eliminar
    5. - Enzo fez birra e nem por empréstimo quis ficar?
      Sim, é o que consta que aconteceu.

      - Rui Costa sabia da venda: não contrata outro pq?
      Sabia? Até Segunda a meio da tarde pouca gente ou ninguém acreditava que os porcos de Londres apresentassem outra oferta, quanto mais uma que chegassse ao valor da clausula. E poucos pensariam que o Enzo voltaria a forçar a saída, após os gestos dele aquando do últiimo golo que marcou.

      - Roger não quis ninguém para o lugar de Enzo?
      Pergunta ao alemão.

      - Comissão para a gente porque motivo?
      "Somos" bastante ignorantes a todos os trâmites que decorrem deste tipo de contratos ou de alíneas e formas como se fazem.

      - Em quantas parcelas é pago o jogador?
      Recebemos de uma vez. Acho que está mais que esclarecido, isso.

      - Grupo fica mais unido com a saída de um jogador que não queria ficar?
      Muito provavelmente, sim.

      Eliminar
    6. Anónimo1/2/23 14:32

      Anónimo1/2/23 13:53

      Convém relembrar que ainda não ganhamos nada... estamos no bom caminho , futebol vistoso e alegre mas nada está ganho... é fácil cair no esquecimento e se Roger não ganha títulos de nada serve.

      Agora que o homem ama o Benfica, que dá o que tem , que é um SENHOR do futebol e que percebe da poda isso ninguém dúvida!

      Eliminar
    7. Anónimo1/2/23 14:36

      Então sendo assim, siga para a frente e paremos de chorar.
      Temos títulos para disputar e é com estes que vamos nos próximos 5 meses a frente!

      Carrega Benfica, e que apoiemos em todos os momentos, e mais agora que estamos a jogar bem.
      Alguém sentiu falta do enzo ontem?

      Eliminar
  7. Anónimo1/2/23 12:03

    Tal como no mercado anterior irei ficar a espera que o Rui Costa venha explicar os negócios deste mercado. Não critico antes de saber todos os moldes. tem que haver coerência. viu-se ontem na conferência, o Enzo poderia ter ficado e a receber praticamente o mesmo que ia receber no Chelsea. Ele não quis ficar. Que se foda o Enzo, ele fez o mesmo ao River Plate. Para mim é gtande negócio, esteja quem estiver envolvido. 121M (82M ao Benfica). Jogador contrariado e vendeu-se por este valor

    ResponderEliminar
  8. Anónimo1/2/23 12:13

    Cambada de amadores o Ruizinho é o maior deles todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/2/23 15:10

      Pena o clube não estar servido de profissionais como tu.

      Eliminar
  9. Anda aqui muita malta que vai festejar esta venda para o Marquês de Pombal.

    No Benfica Vieira lda perdão Costa lda & friends queremos é ser campeões nas vendas. Ganhar campeonatos isso deixámos para os outros clubes.

    Três ano e meio zero títulos

    O ano passado a passividade em Janeiro e o desistir de ganhar títulos nesse mesmo mês foi desastroso para o nosso clube , rui costa lda como não tava contente com isso também quer desistir de ganhar títulos este ano no mês de janeiro.

    Dos 121 milhões , apenas metade é lucro. Ou seja é uma participação na Liga dos Campeões.

    Vai ser giro se o Benfica no próximo ano não tiver entrada direta nessa competição e depois nos playoffs ser mandado para a Liga Europa.

    Lá se vai num piscar de olhos os 60 milhões de lucros do Enzo.

    Além que abdicamos de ir mais longe este ano na Liga dos Campeões que nos ia dar mais uns 15 milhôes de euros.

    Depois para melhorar não se contrata ninguém para essa posição.

    Vai ser giro se tivermos de andar com um meio-campo na zona central com Chiquinho e João Mário. Vai Vai

    Mas vamos festejar esta venda , já que ganhar campeonatos é coisa para palermas.

    Um clube bem gerido e que tenha por objetivos vencer títulos não vende nunca os seus melhores jogadores em Janeiro.

    Quanto aos que dizem que o jogador já não ia jogar nada o Ricardo Horta manda cumprimentos. Também queria sair teve de ficar e ficou tão chateado que está apenas a fazer a sua melhor época porque sabe que só jogando bem pode sair.

    Para os que estão todos contentes é fazer uma picanha argentina no Marquês para festejar esta venda , porque títulos é uma bela miragem à três anos e meio.

    Um apontamento: Mais uma vez o único que defende o Benfica é o treinador que mais uma ficou abandonado durante um mês em que ninguém da direção falou.

    Onde anda o Rui Costa?Algum dirigente do Benfica? Estão em Marte?

    Segundo apontamento: A estocada final de Vieira lda perdão Costa lda no Benfica será a negociação dos próximos direitos televisivos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/2/23 13:56

      anda aqui gente muito suspeita a deitar faladura! em temas de Fundação Benfica e do que se passa de ataques ao Benfica, nunca vi filipe nenhum, nem outros!

      Eliminar
    2. Falando desportivamente..
      Constata-se que os adeptos e comentadores afetos os clubes rivais, exaltaram de alegria com a venda do Enzo. Fica difícil de compreender como "Anónimo faladura" defensor do Benfica.. partilha do mesmo sentimento!!

      Eliminar
  10. Anónimo1/2/23 12:19

    Tenho a impressão que o Enzo nunca desfez todas as malas que trouxe da argentina. Era evidente para todos que não permaneceria aqui muito tempo. A culpa foi do sucesso dele, do sucesso da equipa do Benfica e da Argentina no campeonato do mundo.

    Por mim, agradeço aos responsáveis que me proporcionaram ver quase 3 dezenas de jogos com um jogador desta qualidade.
    Acrescentando a isto Terem recheado os cofres do Benfica com 7 ou 8 dezenas de milhões de euros, só posso agradecer.
    Obrigado Rui Costa.
    Obrigado Rui Pedro Brás.

    PS: tenho a impressão que o Benfica já tinha contratado o substituto do Enzo no verão.
    Chama-se Aursnes. Não é tão completo como o Enzo. Mas há algum outro jogador como o Enzo, nalgum lado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim o aurses deve ser o substituto do enzo mas e quem é o substituto do aurnes no plantel queres dizer é que não foi contratado ninguém nem ninguém tem essas características no plantel e já agora diz lá quem é o substituto do florentino.
      e não digas aursnes que ele é polivalente mas não tem o dom da ubiquidade.

      Eliminar
  11. Concordo com tudo o que escreveste Shadows. No entanto, uma coisa é o que nós achamos que se passa, outra coisa o que pensamos que deveria ter sido a postura do Benfica e outra ainda, provavelmente bem diferente, é o verdadeiro modus operando desta indústria. Claro que eu penso que o Benfica deveria ter tido uma posição de força perante o Chelsea, feito queixa à FIFA e ter posto o jogador e os sues empresários na ordem. Talvez, só mesmo assim se consiga começar a travar este domínio cada vez mais galopante e sem regras dos clubes ingleses sobre os demais. Só que esta indústria é, não tenho dúvidas, dominada por mafias, por bandos de criminosos, sendo alguns bem perigosos. O Benfica é, desde há anos, o campeão mundial de vendas, o que é notável, tendo em conta que se encontra numa liga e num país perfeitamente periféricos e sem qualquer relevância. E muito provavelmente quer continuar a sê-lo, o que significa que tem de fazer o jogo das máfias. Não nos esqueçamos que muitas vezes mais do que o talento, são os parasitas comissionistas conhecidos por agentes que fazem e destroem carreiras e, atrevo-me a dizer, que exercem uma enorme influência sobre os próprios campeonatos.
    Para quem nunca viu, aconselho vivamente a série "Club de Cuervos" na Netflix. Para além de muito divertida, deixa bem claro o poder dos empresários e dos media em tudo o que é o mundo do futebol. Um máfia! Do pior!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só uma achega: Como achas que contratámos o Gabriel, por exemplo? Não foi a fazer exatamente o mesmo que o Chelsea fez? Isto de criticar os outros quando nos dá jeito mas fazer exatamente igual...

      Eliminar
    2. Meu caro "Desconhecido",
      Eu nunca presumi e muito menos afirmei que quem tem dirigido o Benfica nos últimos largos anos é diferente dos demais atores desta indústria. Se assim fosse, o Benfica não era o campeão mundial de vendas... e com tão pouco proveito desportivo.
      Como dizia alguém ontem no jornal A Marca, com tantos milhões que o Benfica já embolsou nos últimos anos, não se compreende como não conseguiram fazer algo de mais significativo na Champions até agora.

      Eliminar
  12. Anónimo1/2/23 12:30

    O que esse Enzo ganhou, já ganhou não ganha mais nada

    ResponderEliminar
  13. Anónimo1/2/23 13:08

    Independentemente de tudo tratou-se de um bom negócio para o Benfica, o resto é treta e conversa fiada. Não se sabe nem nunca se saberá se algum daqueles que aqui criticam seriam capazes de fazer melhor do que fez Rui Costa. Talvez a única coisa menos boa, em termos desportivos claro, será e digo será, o facto do meio campo da equipa se vir a ressentir demasiado da falta do jogador e não se ter contratado alguém com pelo menos poder físico para jogar à frente da defesa, já que Chiquinho que é aquele em que RS tem apostado mais não parece para já uma opção assim tão válida e a Liga mais a Champions irão ser muito desgastantes. De qualquer maneira acreditemos na capacidade do nosso treinador para fazer frente ao que por aí vem, mesmo até porque seria muito difícil contratar alguém parecido para não dizer igual ao Enzo.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo1/2/23 14:51

    Confirmou-se o que mais temia: o jogador saiu e não se salvaguardou uma alternativa.
    As opções para o meio-campo, a meio de uma época desportiva são diminutas, e com a qualidade exigida apenas Aurnes e Florentino Luís...Chiquinho não tem nível para jogar no Benfica, João Neves é apenas um projeto de jogador, com evidentes debilidades físicas...João Mário pode jogar numa posição mais recuada mas perde protagonismo...
    Não antevejo nada de bom nos próximos tempos...mas talvez (espero que sim) seja apenas o meu pessimismo militante a falar!
    Penso que os mais avisados e atentos ao fenómeno futebolístico sabiam perfeitamente que o desfecho final seria a transferência do jogador...porque é que o negócio não foi efetuado atempadamente, garantindo conversações e a aquisição de um outro jogador para a mesma posição ou com características semelhantes...?
    Não sei se os termos corretos são "ainda reinam as gorduras vieiristas que há muito tempo deviam estar extintas"!
    Parece-me mais uma questão de profundo amadorismo...o que é lamentável, considerando que na Alta Competição o amadorismo não devia ter lugar!
    Gostei da ação dos dirigentes no mercado de verão e neste de inverno, desfazendo-se dos elementos que não eram mais-valias no plantel e adquirindo jogadores com potencial de crescimento e outros com valor firmado e comprovado...
    Mas a condução do processo da saída do Enzo "escureceu" fortemente o trabalho realizado...
    Espero e desejo que, apesar deste incidente, possamos em Maio festejar no Marquês!

    ResponderEliminar
  15. Rui Benfiquista1/2/23 14:58

    Já o disse num Post anterior,o Rui Costa fez tudo o que pode, inclusive as 8 da noite deu como encerradas as negociações, e o menino mimado começou com as birras ameaças. Devaneios, e não havia forma de voltar atraz.
    Segundo parece o Benfica recebe o dinheiro já todo...80 e poucos milhoes..nos dias de hoje..é obra.
    Bora lá sábado a outro jogo , para mim vai ser o JM a jogar no lugar do Enzo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Segundo parece o Benfica recebe o dinheiro já todo" - Não é isso (nem perto) que o Chelsea comunicou à FA

      Eliminar
  16. É chato estar a repetir-me desde há meses mas a escola do Rui Costa foi o pulhismo e o tutor é o dso, ponto!
    Se incluírmos searas e restante pulharia existente no Clube, estamos falados.
    Que tenha mais benfiquismo que os outros todos juntos acredito, mas que tenha mais Benfiquismo que mercantilismo, duvido e muito!
    Incluir ainda o servilismo (de todos os clubes) à indústria mas que o SLB pelo seu "tamanho" poderia muito bem contestar quando os interesses do Clube fossem prejudicados em favor dos dragartos.
    Não esqueço a tentativa de "enfiar" à má fila aquela da cidade Benfica no imaginário dos adeptos, que acredito, continue a ser preparada apesar do silêncio barulhento.
    Em relação ao Enzo, de certeza que o Rui Costa e o Rui Braz terão percebido que ele não queria ficar e se não contrataram a tempo ninguém para o lugar, mesmo que fosse para estar a 100% lá mais para a frente, ou foi para não dar a ideia que estavam vendedores ou se foi com o ok do treinador ou não.
    Toada aquela rapaziada acabou por colocar a cabeça no cêpo caso o Benfica não seja campeão, embora no pensar daquela gente, desde que se vá à champions, o guito está certo!
    Borrifando-se para o museu e para a história física do SLB!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Benfiquista1/2/23 15:40

      O KOKCU era o que eles queriam....o Feynoord pediu 32 milhoes ...

      Eliminar
  17. A contratação de um possivel substituto de Enzo no mercado de Janeiro foi colocada de parte por parte do treinador, qualquer jogador que chegasse agora viria sobre a agravante de ter sido caro, de poder estar sem ritmo de jogo e ou sem capacidade de afirmação imediata na equipa.
    Schmidt já vem ao tempo a trabalhar a hipotese de ficar sem Enzo, Aursnes e Chiquinho dão garantia ao treinador, e ainda tem a equipa B para salvaguardar qualquer eventualidade.
    Schmidt depois da chegada dos 2 miudos do futebol nórdico e da dificil resposta deles aquilo que tem sido materia treino e integração naquilo que o estilo de jogo da equipa.

    Schmidt tem sido bastante inteligente a gerir a equipa, o Neves apareceu na equipa e começa a ganhar minutos, o Chiquinho pela 1ª vez na vida parece um verdadeiro jogador com capacidade de erguer o manto, João Mário corre para a frente e para trás entra em disputas fisicas pela bola, Florentino finalmente começa a ser o jogador que toda a gente acreditava que ele podia ser e Aursnes do alto dos seus quase 2m de altura corre finta joga simples rouba bolas faz assistências, faz de tudo um pouco...
    Olhando para a atual equipa do Benfica e olhar-mos para a do ano passado, apenas 3 jogadores presentes em todos os jogos se mantêm, Grimaldo, Vlachodimos e Otamendi de resto....Se Rafa não joga, joga Neres, senão joga Draxler, senão joga o Guedes, senão joga Chiquinho ou Draxler....
    Se o Gonçalo Ramos não joga, joga o Musa, senão joga o Guedes ou o Neres ou o Draxler....

    A verdade é que a frente de ataque do Benfica é um parque de diversões toda a gente entra e sai, não há ninguem insubstituivel e em abono da verdade a equipa continua a jogar como à muito não fazia, continua a marcar golos e continua a ganhar....quanto a Champions....quando a Champions chegar logo veremos.....mas mesmo com o Enzo na equipa poucos eram aqueles que acreditavam no Bigode dado a Juventus em ambos os jogos ou no arrumar no bolso do PSG de Messi Mbappe e Neymar ....já vi o que esta equipa é capaz com ou sem Enzo...não interessa um jogador é apenas um jogador o que interessa é a equipa e esta equipa esta muito forte e equilibrada como há umas boas dezenas de anos não via, já para não falar que não temos jogadores excedentários os que temos são os que vão a jogo....


    Limpeza de plantel, limpeza de balneário e acima de tudo mudança de mentalidade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por essa ordem de ideias não tinham ido buscar o Gonçalo Guedes.
      Quanto ao resto, só saberemos da real condição da equipa quando recomeçar a champions.
      Votos para que saibam o que estão a fazer!

      Eliminar
    2. Anónimo1/2/23 17:36

      O Guedes foi negocio de ocasião o Schmidt já o afirmou, o Benfica precisava de um extremo para entrar de caras na equipa para dar tempo aos 2 miudos recem contratados ganharem estofo, o Guedes foi oferecido por emprestimo porque precisava de ganhar minutos.....o Benfica apostou no emprestimo visto que o Draxler por enquanto não rende o esperado, ainda assim tb ele emprestado

      Não é por falta de Enzo que vai ser melhor ou pior a Champions......agora podemos dizer que se calhar faltava mais 2 ou 3 jogadores para rodar....talvez tenhas razão, mas a carrada de entulho limpa do plantel tinha que acontecer, na proxima época aposto que já terás a pré época apenas com 28 jogadores e não com os 38 que tinhas este ano

      Eliminar
  18. João Ratão1/2/23 15:31

    Há aqui comentários impagáveis: "se o Enzo ia sair, porque não se contratou outro?" como isto fosse ir ali ao Continente comprar melões. Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E continuam os comentários impagáveis! Que mania terem scouting nos clubes com a "obrigação" de pelo menos terem dois jogadores identificados para cada posição!
      Pela parte que me toca e porque os meus comentários levam sempre ou quase uma dentada do rato, aqui não há queijo!

      Eliminar
    2. João Ratão1/2/23 18:21

      Ó espertinho e se o Enzo não tivesse saído? Tinhas um jogador caro no banco, é essa política que queres? Não bastou o caso Weigl? Mas tu és daqueles que raramente diz bem, portanto...

      Eliminar
    3. mas só existem jogadores caros, ou só se contratam jogadores caros, o que se falou foi em contratar um jogador, não foi contratar um jogador com a mesma qualidade, nem sequer para ser titular.
      já agora diga lá quem é o substituto do florentino é que podíamos ter contratado um e assim não ficávamos tão expostos como ficamos.

      Eliminar
    4. João Ratão2/2/23 12:06

      Para comprar um jogador mediano para fazer número, existem na equipa B...

      Eliminar
    5. portanto para si só existem jogadores titulares e medianos.
      portanto o aursnes nunca devia de ter sido contrato porque não veio para titular portanto é mais um mediano.
      e já agora diga lá quais são os jogadores da equipa b disponíveis para aquelas duas posições que tenha qualidades até medianas, porque aquilo tem sido uma qualidade que até assusta.

      Eliminar
  19. O Jorge Mendes não irá receber 8M€ pelo negócio. Mentir como argumentação, não é argumentação.

    Os serviços de intermediação serão de 7,6M€ mais euro menos euro. O jogador é agenciado pelo Uriel Perez, que seguramente irá receber pelo negócio. Jorge Mendes poderá ter negociado com o Uriel Perez um valor dentro desses 7,6M€ mas nunca a sua totalidade. Duvido que receba mais que o empresário do jogador e portanto, duvido que receba mais de 3M€ pela venda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Ratão1/2/23 18:23

      Caro Rui, já sabes que a maledicência faz parte do adn deste blog...

      Eliminar
  20. Anónimo1/2/23 16:15

    Do meu ponto de vista havia duas possibilidades validas para lidar com o problema de Enzo:

    a) Permanecer intransigente quanto aos 120M, na pratica forcando a permanencia do jogador ou o pagamento da clausula a pronto, sem comissoes de intermediacao.
    b) Assumir que a venda era inevitavel, fosse por o jogador ficar contrariado ou pelo montante do negocio irrecusavel. Nesse caso o jogador deveria ter sido negociado a tempo de um substituto ser contratado, mesmo que o montante recebido fosse menor. Naturalmente o Benfica nao deveria pagar comissoes de intermediacao num negocio que nao pretende fazer (?) ou onde o intermediario nao acrescenta nada.

    Ficaria confortavel se a direcao tivesse optado por qualquer uma das alternativas, embora preferisse a opcao a) por varios motivos:
    - pela questao de principio de nao ceder a chantagens e enviar uma mensagem a jogadores/empresarios vindouros;
    - pela questao desportiva, i.e. ganhar o Campeonato;
    - e finalmente por uma questao financeira, ja que a venda de Enzo diminui a possibilidade de uma vitoria no Campeonato e da passagem de mais uma eliminatoria na LC, que compensam a "perda" de uma eventual venda por montante inferior em Julho.

    Sendo assim critico a via alternativa/intermedia seguida pela direcao. Aceita negociar, mas fora de horas, ficando a equipa descalca para o resto da temporada. Nao se encontram Enzos todos os dias, mas deveria ser possivel arranjar uma opcao mais forte que o Chiquinho. De resto o plantel ja tinha muito poucas opcoes para o meio-campo, mesmo com Enzo (mas arranjamos mais 3 avancados/alas...). E possivel passar na LC e vencer o Campeonato com os medios que temos, mas e muito curtinho.
    Do ponto de vista financeiro da-se um ar de ter negociado muito e conseguido "sacar" mais uns milhoes, mas depois paga-se comissao ao parasita, perdao, "parceiro estrategico", do costume.

    Apesar de Rui Costa me vir surpreendendo pela positiva, paira ainda no ar um cheirinho a LFV.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo1/2/23 16:26

    Este blog é só iluminados... a maior compra de sempre de um clube do campeonato que esbanja milhões todos os anos e queriam o quê???? Não é por se partir um ovo que não se faz uma omolete...
    apoiem o benfica e a respetiva direção,treinadores e jogadores porque no final da época vamos ser campeões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/2/23 16:51

      Queriamos mais. Chama-se exigencia. Por falta dela e que Portugal nao sai da cauda da Europa.

      Eliminar
  22. Em toda a Europa questiona-se como o Chelsea deu tanto dinheiro por um jogador - que não é Messi, nem Mbappé -, e inveja-se a capacidade de o Benfica fazer sucessivamente grandes negócios. Por cá vive-se na lua, como se fosse possível recusar 120M, e como se uma atividade deficitária, numa liga da treta, num país pobre, não precisasse deste tipo de negócio para se financiar.
    Foi a maior compra de sempre em Inglaterra, e está no top 5 das transferências mundiais. Queriam o quê? Recusar? Continuar a acumular prejuízos? Até bater na parede e deixar de pagar salários?
    Até quando haverá ingénuos a pensar que o futebol não é um negócio, que a Benfica SAD não é uma empresa, e que não é preciso dinheiro para arcar com a despesa?

    ResponderEliminar
  23. Anónimo1/2/23 16:40

    A rapaziada deste blog não fez o upgrade.
    Funciona com informação de há 50 anos. Entretanto muito mudou, mas não se aperceberam. Ou porque estão a dormir na forma ou porque lhes dá jeito viverem com as premissas de há 50 anos.

    1 - Rui Costa não tem que comunicar aos sócios os negócios do Benfica; tem sim, que informar as entidades reguladoras do negócio que é, neste caso, o futebol. Os sócios e simpatizantes saberão a seu tempo o que se fez ou deixou de fazer. Mas há ainda em Portugal quem pense que os clubes são dos sócios, adeptos e simpatizantes!!!!!!
    2 - No futebol não há compras nem vendas. Há negócios que são intermediados por alguém que os facilita. Por isso, essa irritação pela estória da comissão por uma "venda", revela mesmo uma enorme ingenuidade. É claro que o Benfica quis vender, quando soube da valorização dos direitos do jogador. Mas para o vender pelo preço que queria, teve forçosamente que recorrer aos serviços de um agente. Quer se goste ou não, é assim que funciona.
    3 - O Schmidt é um tipo inteligente. Sabe muito bem desde a primeira hora qual o seu lugar. O seu trabalho-o, sabe-o há muito, é trabalhar com o que lhe dão. Nada mais. Pode sonhar com reforços (certamente que terá um catálogo como qualquer treinador que trabalha com agente(s)) mas sabe que não os pode pedir e muito menos exigir. No mundo do futebol há 2 ou 3 treinadores com estatuto para serem simultaneamente treinadores e managers. Schmidt sabe que não é um deles. Tem clube (um dos mais prestigiados da Europa) que lhe paga a tempo e horas, proporcionando-lhe condições como poucos têm.

    ResponderEliminar
  24. Bombardeiro1/2/23 17:52

    à mínima sucessão de resultados negativos, que espero que não ocorra, os panglossianos que vêm aqui dizer que os outros nada percebem da bola, e que o SLB tem de vender de qualquer maneira, serão os primeiros a criticar direcção, treinador e jogadores. Anos a fio viu-se que assim é.Até parece que a equipa está a praticar um futebol estonteante, que nem tivemos jogos dificeis com equipas de escalões secundários, ou até que já fomos eliminados de uma competição. O que vale é que Pangloss faz escola na massa adepta.

    ResponderEliminar
  25. Ganhar tudo até ao final1/2/23 18:09

    Um desejo forte que alimenta a minha alma. Um ano diferente, um ano à Benfica. Usem o N'Dour se for necessário, como estamos a fazer com o Grimaldo.

    ResponderEliminar
  26. Anónimo1/2/23 20:41

    𝗘𝗡𝗧𝗥𝗔𝗗𝗔𝗦:
    • Enzo Fernández: 44,25 M €.
    • David Neres: 15,30 M €.
    • Fredrik Aursnes: 13,00 M €.
    • João Victor: 9,50 M €.
    • Andreas Schjelderup: 9,00 M €.
    • Alexander Bah: 8,00 M €.
    • Casper Tengstedt: 7,00 M €.
    • Petar Musa: 5,50 M €.
    • Julian Draxler (empréstimo): 2,50 M €.
    • John Anthony Brooks: custo zero.
    • Mihailo Ristić: custo zero.
    • Gonçalo Guedes: empréstimo.
    𝗧𝗢𝗧𝗔𝗟: 𝟭𝟭𝟰.𝟬𝟱 𝗠𝗜𝗟𝗛𝗢̃𝗘𝗦 𝗗𝗘 𝗘𝗨𝗥𝗢𝗦.
    𝗦𝗔𝗜́𝗗𝗔𝗦:
    • Enzo Fernández: 121,00 M €.
    • Darwin Núñez: 80,00 M €.
    • Roman Yaremchuk: 16,00 M €.
    • Éverton: 14,00 M €.
    • Jota: 7,50 M €.
    • Gedson Fernandes: 6,00 M €.
    • Carlos Vinícius: 5,00 M €.
    • Tomás Tavares: 3,00 M €.
    • Pedro Pereira: 2,50 M €.
    • Diogo Gonçalves: 2,00 M €.
    • Haris Seferovic (empréstimo): 1,00 M €.
    • Nuno Santos: 1,00 M €.
    • Gil Dias: 1,00 M €.
    • Rodrigo Pinho: 500 mil €.
    • Ilija Vukotic: 500 mil €.
    • John Anthony Brooks: 300 mil €.
    • Pizzi: custo zero.
    • Adel Taarabt: custo zero.
    • Jan Vertonghen: custo zero.
    • Helton Leite: custo zero.
    • Germán Conti: custo zero.
    • Mile Svilar: custo zero.
    • Yony González: custo zero.
    • André Almeida: custo zero.
    𝗧𝗢𝗧𝗔𝗟: 𝟮𝟲𝟭.𝟯𝟬 𝗠𝗜𝗟𝗛𝗢̃𝗘𝗦 𝗗𝗘 𝗘𝗨𝗥𝗢𝗦.
    O Benfica encerra, assim, o mercado de verão e de inverno com um 𝘀𝗮𝗹𝗱𝗼 𝗽𝗼𝘀𝗶𝘁𝗶𝘃𝗼 𝗱𝗲 𝟭𝟰𝟳.𝟮𝟱 𝗺𝗶𝗹𝗵𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗲𝘂𝗿𝗼𝘀, reforçado na liderança do campeonato e a disputar a Taça de Portugal e Liga dos Campeões.
    Não existe nenhum all-in do Benfica, tal como também não existem transferências nem pagamentos a clubes adversários em dias de jogos, como o FC Porto hoje fez com o Marítimo em relação a uma dívida com quase 17 anos que sempre se recusou a pagar.
    E também não existem negociatas fictícias para inflacionar as contas e fugir ao controlo financeiro da UEFA. Se houvesse o mesmo rigor para escamotear as finanças e transferências do FC Porto como fazem com o Benfica, talvez se viesse a descobrir muita coisa.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking