E se a novela Cavani durou 3 meses, 3 meses de inércia no mercado porque para Vieira só contava um nome, 3 meses de época 2020/2021 mal preparada porque os golos de Cavani resolveriam tudo, eventualmente 3 meses que nos custaram uma eliminação da fase de grupos da Liga dos Campeões e de 40 milhões de euros que nos saíram do bolso, pelo menos era Cavani, um grande nome do futebol europeu, que só por si justificava um décimo da paciência que todos tivemos enquanto assitiamos a uma novela cujo desfecho já todos sabíamos qual iria ser...
...Para no fim de tudo, depois de 3 pesarosos meses de Cavani nem vê-lo, ouvirmos Luís Filipe Vieira dizer que o tal Cavani só não veio porque ele não se envolveu diretamente nas negociações! E então porque é que não se envolveu Sr Presidente, se o queria tanto?! Pois, isso é que a classe jornalista deste país não teve coragem de perguntar ao exímio negociador...
Este, o mesmo Presidente que agora sim, depois de mais 3 meses da nova novela Lucas Veríssimo, resolveu dar um murro na mesa e ir ele mesmo ao Brasil trazer de vez o novo “craque” Brasileiro como só ele sabe fazer... Mas não, não trouxe... O exímio negociador que só não trouxe Cavani porque não quis, regressou do Brasil e o craque Veríssimo nem vê-lo... E a novela continua...
E sim, este é o clube auto proclamado dos 10 anos à frente da concorrência, o clube para quem dinheiro não é problema... No Benfica é tudo em grande mas, para comprar um “craque” de 6 milhões que um treinador quer tanto, 3 meses não chegam, e é vergonha atrás de vergonha!
E quem é este "craque" Veríssimo que justifica todos estes 3 meses de avanços e recuos? Pois, é aparentemente um central brasileiro, já com 25 anos, sem internacionalizações pelo Brasil, e que aparentemente tem como grandes interessados no seu concurso... o Benfica e uns clubes da Arábia... Convenhamos, que como cartão de visita deixa a desejar... E novelas por novelas prefiro a do Cavani!
Bom, e agora apetece-me bater em mais quem? No treinador? Eh pá, no fundo também merece! A não ser que me venha dizer que o único central que ele trouxe foi o Vertonghen, e que o Tadibo e o Ottamendi foram obra do Presidente!
Que me diga que o Todibo e o Ottamendi são para juntar ao Zivkovic, ao Cervi, ao Gabriel, ao RDT, ao Morato, ao Castillo, ao Carrilho, ao Chiquinho, ao Ferreyra, ao Vinicius, ao Weigl, ao Pedrinho, ao Rafa, ao Jimenez, enfim a todos os craques que LFV contratou por muitos milhões nos últimos 6 anos para contas feitas, não ter valorizado NENHUM DENTRO DO Benfica (Jimenez valorizou-se lá fora depois de sair pela porta do cavalo), nem desportivamente nem financeiramente. REPITO; NEM UM!
E depois alguns admiram-se que um gajo ache que o Benfica precisa de Jorge Jesus, um tipo com um sem número de defeitos, mas com qualidades ao nível de conhecimento desportivo a léguas de distância do Vieira e do Mendes, em suma os nossos grandes diretores do futebol dos últimos anos... Se não confiamos em Jesus, confiamos em quem?!
A malta esquece-se que Manuel Boto já foi, que Lourenço Coelho saiu, que o Benfica teve em tempos uma estrutura de futebol competente que não soube valorizar... E que o que ficou foi ZERO!!!
Não sei se fica mal perguntar como é que um plantel tão caro como o que temos pode valer desportivamente tão pouco? Não sei se fica mal perguntar quem é o responsável por esta mediocridade inegável? Será o Jesus? O Lage? O Vitória?
Quem é responsável por nos últimos 10 anos, nos anos do nosso apogeu (segundo Vieira), nunca nos termos afirmado definitivamente como um clube de primeira linha europeia, nem sequer como um clube de Liga dos Campeões?!
Depois há quem goste de comparar Vieira a Pinto da Costa... Que com o Vieira é que há resultados financeiros positivos, que com Vieira os nossos craques não saem de borla...
Fo#-se, por muito que me custe dizer isto: Mas há comparação?! Lá que o Vieira perceba muito de tijolos, alguém dúvida que com muito menos dinheiro o Porto vai conseguindo ainda assim construir equipas muito mais competitivas (não necessariamente melhores) que as nossas?
Ou alguém dúvida que se o Porto tivesse nos últimos 3 anos o dinheiro que o Benfica teve para investir no futebol, não teria construído equipas para discutir no mínimo presenças nas meias finais da Liga dos Campeões?
Ou alguém dúvida que se o Porto tivesse metade do dinheiro que o Benfica tem tido para investir, tanto ganhava com o Conceição, como com o Jesus, como com o Rui Barros, e que não teria de se elevar o estatuto de fosse qual fosse o seu treinador a Deus, como acontece no Benfica?
E a malta admira-se que alguns (como eu) achem que sem Jesus, Vieira no Benfica nunca vai ganhar porra nenhuma que se veja?! Que Vieira transformou o Benfica num clube de novos-ricos, mas a quem nunca conseguiu devolver o ADN de grande equipa, porque isso não se compra?
Será que 20 anos depois ainda são admissíveis preparações de épocas como esta? Será que 20 anos depois, os Benfiquistas ainda têm estômago para engolir novelas Cavanis e Veríssimos? Será que 20 anos depois os Benfiquistas ainda acreditam que a afirmação europeia do Benfica está já aí ao virar da esquina? Será que 20 anos depois os Benfiquistas ainda acreditam que é com LFV que lá vamos?!