O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Jesus e o pós Jesus. Fartinho de análises enviesadas!

. 84 comentários
Com todo o respeito que o Scaramanga me merece, não podia deixar de colocar aqui a minha versão dos factos, contrariando a sua análise que me parece altamente enviesada e redutora sobre as eras Jesus e o pós Jesus no Benfica. Não ponho em causa o seu estudo, mas analisar as "eras" tem muito mais do que analisar percentagens de vitórias.


O seguinte são valores de plantel de Benfica e FCP desde 2009/2010, ano em que Jorge Jesus chegou ao Benfica (Fonte: transfermarkt.) 

2009/2010
Benfica 149.5 milhões de euros
Porto    146.65 milhões de euros

2010/2011
Benfica 168.10 milhões de euros
Porto    220.9 milhões de euros

2011/2012
Benfica 179.5 milhões de euros
Porto    284.4 milhões de euros

2012/2013
Benfica 254.95 milhões de euros
Porto    255.45 milhões de euros

2013/2014
Benfica 235.5 milhões de euros
Porto    218.2 milhões de euros

2014/2015
Benfica 196.6 milhões de euros
Porto    219.35 milhões de euros

2015/2016
Benfica 209.3 milhões de euros
Porto    228.63 milhões de euros

2016/2017
Benfica 268.5 milhões de euros
Porto    202.38 milhões de euros

2017/2018
Benfica 229.08 milhões de euros
Porto    276.5 milhões de euros

2018/2019
Benfica 385 milhões de euros
Porto    347.15 milhões de euros

2019/2020
Benfica 292.1 milhões de euros
Porto    221.23 milhões de euros


I

Vamos pois aos factos. Era Jorge Jesus:

Em 2009/2010, primeiro ano de JJ. Benfica campeão. Plantéis de Benfica e FCP têm valores idênticos.

Em 2010/2011, Porto Campeão. Plantel do FCP vale mais 50 (!!!!) milhões de euros do que o do Benfica.

Em 2011/2012, Porto Campeão. Plantel do FCP vale mais 104 milhões de euros (!!!!!!!!) do que o do Benfica.

Em 2012/2013, Porto Campeão. Plantéis de Benfica e FCP têm valores idêntico.

Em 2013/2014, Benfica campeão. Plantel do Benfica vale mais 17 milhões de euros do que o FCP.

Em 2014/2015, Benfica campeão. Plantel do FCP vale mais 23 milhões de euros do que o do Benfica.


Conclusões:

1. A falácia dita por tanta gente de que no Benfica Jorge Jesus teve sempre plantéis muito melhores do que o do FCP. MENTIRA DESCARADA, como os números mostram. Só num ano (2013/2014), o Benfica teve plantel claramente superior ao FCP. E foram só 15 milhões de vantagem! E mesmo assim foi só até Janeiro, altura em que se vendeu... Matic e voltámos a ficar abaixo! Esse foi o ano em que LFV apostou na final da liga dos campeões em Lisboa.

2. Nos 6 anos de Jorge Jesus no Benfica, em três desses anos tivemos plantel claramente inferior ao do FCPorto, numa delas 100 milhões (!!!!) de euros abaixo e em outra 50 milhões abaixo!!! Nesses 3 anos, com plantel pior (ou menos rico se quiserem, porque por vezes, quando se sabe gerir, com menos faz-se mais), fomos campeões duas vezes.

3. Em duas épocas, Benfica e Porto tiveram planteis de valor idêntico. Numa ganhámos, na outra perdemos.



II

Vamos pois ao pós Jesus.

Em 2015/2016, plantel do FCP vale mais 19 milhões de euros do que o do Benfica. Benfica é campeão.

Em 2016/2017, Benfica com plantel de valor 66 milhões de euros acima do FCP. Benfica é campeão.

Em 2017/2018, Benfica com plantel 47 milhões de euros abaixo do FCP. Porto é campeão.

Em 2018/2019, Benfica com plantel 40 milhões de euros acima do FCP. Benfica é campeão.

Em 2019/2020, Benfica com plantel 70 milhões de euros acima do FCP. Porto é campeão.



Conclusões:
1. Nos 6 anos de Jorge Jesus no Benfica, só uma vez tivemos plantel mais valioso do que o do FCP (e foi só até Dezembro e à venda de Matic), APESAR das larachas de que JJ só ganha com planteis milionários e com investimentos muito acima dos adversários.

2. Nos 5 anos pós Jorge Jesus, só duas vezes tivemos plantel inferior ao do FCP. Nos outros 3 anos o Benfica teve sempre plantel altamente superior, ainda assim, nos últimos 3 anos perdemos duas vezes, e a que ganhámos teve de ser no foto finish!

3. Valores somados, totais acumulados, de plantéis de Benfica e FCP nos 6 anos de Jorge Jesus:
    
Benfica - 1184 milhões de euros
Porto----1345 milhões de euros!!!!!!!!

Ainda vão continuar a insistir na tese das vitórias por causa dos investimentos milionários, quando em 5 dos 6 anos de Jorge Jesus nem plantel mais valioso tínhamos?!?!?!?! 

Pós Jesus
Benfica-----1384 milhões
Porto------- 1275.89 milhões

Mas afinal, foi na era Jesus ou no pós Jesus que houve todas as condições para se ter uma superioridade CLARA em relação ao FCP?!?!?!?   Ai coitadinhos do Rui Vitória e do Bruno Lage que se viram obrigados a ir à luta com um saco de caramelos, enquanto o Jesus tinha filet mignon!!!! É essa a versão oficial, não é?!?!?!? Foi também ao Vitória e ao Lage que a 31 de Agosto LFV vendeu Witsel e Javi Garcia e que para os substituir foi buscar... ninguém, não foi?!?!?!




III

Para acabar, e para complementar este estudo, vejam o link. É um artigo do jornal AS que avalia os treinadores que mais receitas geraram com venda de jogadores.

Em segundo Lugar, Mourinho com 730 milhões de euros
Em terceiro, Wenger com 687 milhões
Em quarto, Ancelotti com 672 milhões
EM quinto, Allegri com 663 milhões
Em sexto, Rafa Benitez com 646 milhões
Em sétimo, Simeone com 567 milhões,
EM oitavo, Jorge Jesus com 525 milhões
Em nono, Emery com 523 milhões,
EM décimo, Mancini com 517 milhões


1. Qual é a primeira curiosidade deste estudo do AS? No top 10, apenas um treinador de uma liga menor e exportadora. É Jorge Jesus! 525 milhões de vendas?! Alto lá!! É que segundo alguns, a passagem de Jorge Jesus pelo Benfica foi sempre a esvaziar cofres e nunca a encher!!! 

2. Qual é a segunda curiosidade deste estudo? Quem é o homem que lidera esta lista? É Leonardo Jardim com 919 milhões de euros, com as suas vendas pelo Mónaco no pós meia final da Liga dos Campeões!!



Conclusões finais:
1. O facto de Leonardo Jardim liderar esta tabela é importante. Permite perceber que quando se ganha, quando se tem projeção desportiva, há valorização de ativos e vendas milionárias. A boa performance desportiva tem SEMPRE retorno financeiro. Esse tem de ser SEMPRE o caminho!

2. Aqueles que não gostam de Jorge Jesus (e no seu direito, evidentemente), descansem: Jorge Jesus não voltará ao Benfica nesta altura. Aliás, se LFV tivesse um pingo de vergonha na cara, depois de tudo o que disse e colocou a dizer do homem, nunca pensaria em ir buscá-lo novamente! Mas não enganem o povo com os já gastos chavões dos investimentos “à bruta” (ignorando sempre que foram as vendas à bruta que permitiram algumas compras à bruta e que sem vendas à bruta todos os anos a roda não gira!) 

3. Os últimos 5 anos mostram CLARAMENTE que não basta ter planteis melhores para vencer. Não basta chover dinheiro, se depois esses recursos são geridos de forma incompetente! Não basta dizer "Ah, com Aimares também eu!" Há outros com Weigls de 20 milhões que no campo parecem Tahars a jogar! Quando a nossa superioridade a nível de plantel em relação ao FCP foi finalmente clara e inequívoca, foram os anos em que menos ganhámos. Essa é a realidade!

4. Mas ao mesmo tempo, desenganem-se também aqueles que ainda acreditam que sem ovos alguém faz omoletes, e que para ganhar no futebol não é preciso SEMPRE investir primeiro!






Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

84 comentários

  1. "4. Os últimos 5 anos mostram CLARAMENTE que não basta ter planteis melhores para vencer. Quando a nossa superioridade nesse departamento foi mais finalmente clara e inegável, foram os anos em que menos ganhámos."

    ahaahah

    e a conclusão é que a culpa é de quem dá aos treinadores " planteis melhores"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta colocar nestes estudos os seguintes factores que são os ainda mais importantes e decisivos:

      a) árbitragem (Fontelas e cia)
      b) liga (anti-slb pp)
      c) fpf (fg das meninas)
      d) cd (meirim dos 2 pesos e 2 medidas)

      O resto são.......peanuts!

      UmSlBnaInvicta

      Eliminar
    2. e) duas...400 euros!!!
      f) Olhe que eu sei muita coisa !!!
      g) toupeiras e outros animais da justiça ...
      h) padres e missas
      i) emails escarrapachados...
      j) volta sumaríssimos que estás perdoado

      Que falta de tato... enquanto o que os outros ganham ser sempre sujo e quando nós ganhamos é que é limpo, muito diz da sociedade e da educação de cada um...

      Eliminar
    3. Se o Vieira chamar definitivamente JJ, é a sua morte como Presidente do SLB.
      Rui Gomes da Silva intimamente, está desejando que Vieira dê esse passo para a derrota de Vieira ser estrondosa.Claro que RGS iria ter um problema quando no dia a seguir à sua eleição meter JJ na rua por indecente e má figura deste lagarto descerebrado na indemnização que o alarve exigia.

      Vieira está desnorteado com a anunciada incriminação do MP sem se saber as medidas de coação que aí vêm. E jj e os seus informadores de propaganda, já todos perceberam no buraco em que se metia jj com a sua vinda porque a rua era o caminho certo que o melhor treinador da (américa latina do futebol a passo) tinha como certo.

      Eliminar
  2. é indiferente estas 2 analises, só se contradizem porque os seus autores estão pró e contra jj.

    a situação do computador diz tudo sobre jj e se viesse agora iriamos ter 1 PR refém de 1 treinador. nem a Lfv eu desejo isso.

    jj no Benfica perdeu para o avb e para o vitó pereira, no cepórtem perdeu para RV (rui chouriço) e para BL ( bruno panda), é preciso dizer mais???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo EUA10/7/20 17:51

      Não sabia que JJ perdeu para BL

      Eliminar
    2. Sim, não perdeu. obrigado!

      Eliminar
    3. Acho que já se está aqui a prever futuros... O JJ Perder pra Bruno Lage... até acho que isso se vai dar pq quando o Serginho se for, o Lage deve ir parar à cadeira de sonho...

      Eliminar
  3. Lapidar, caro RedMoon.
    Só discordo na parte em que JJ não vem: até pode não acontecer, mas LFV vai tentar até final.
    Cumprimentos benfiquistas

    ResponderEliminar
  4. Foi com a vinda de JJ em 2009/2010 que houve uma mudança de chip no clube. Foi com ele que regressou a mentalidade ganhadora e de exigência. Desde que JJ saiu tudo isso se tem perdido ano após ano, até ao momento que vivemos atualmente, que mais não é do que aquilo existia antes de 2009/2010.

    ResponderEliminar
  5. Xiiii, que o homem está bravo!!! E cheio de razão.

    Mas, fora destas analises, trocas e baldrocas, a questão prende-se com: se LFV tem investido como deve ser (e não era preciso muito dinheiro), em 2 ou 3 jogadores flucrais, tínhamos sido Campeões, com uma perna atrás das costas.

    ResponderEliminar
  6. Enviesados andam as pessoas quando pensam que só existe um treinador para o Benfica.

    Os valores dos planteis para mim valem zero, esses valores são todos voláteis, os jogadores valem aquilo que pagam por eles, e muitos vezes esses valores estão completamente inflacionados como por exemplo o João Félix que nem metade valia, mas nem ele nem nenhum jogador vale aquele dinheiro, chame-se ele como se chamar

    Depois dizer e se quiseres eu mostro-te os factos que o JJ está longe de ser dos melhores treinadores da historia do Benfica em termos de resultados, tem vários treinadores melhores que ele e com menos tempo de Benfica, e agarra nas taças da liga e coloca isso a servir de cinzeiro no museu, essas e as supertaças, portanto o JJ em 6 anos de Benfica ganhou 4 títulos, 3 campeonatos e uma taça, em 12 ganhou 3, nada de especial e então se olharmos para os jogadores que teve, mas isso é outros 500

    Daqueles que treinaram o Benfica alguns anos, estes vi, olha Eriksson 5, Toni 4 anos divididos em 3 vezes, Mortimore 5 anos, Jimmy Hagan 3 anos, estes vi, ainda que Hagan no ultimo ano e não tenho memoria.

    Eriksson, ganhou 4, Toni ganhou 4, Mortimore ganhou 4, Jimmy Hagan ganhou 4 ou seja todos eles ganharam o que JJ ganhou em menos tempo, depois se quiseres meter ao barulho, Otto Gloria, Bella Guttman, Ted Smith, Janos Biri a coisa ainda fica pior

    ResponderEliminar
  7. Isso de valorizar planteis é muito subjetivo. Por exemplo tens o Jonas que foi provavelmente o jogador mais valioso do Benfica nas últimas épocas e o seu valor de mercado era próximo do zero.
    Outro assunto, não é o treinador que vende jogadores. É o clube e o agente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E isso é argumento?! O facto de Jonas ser o teu exemplo não abona ainda mais a favor de JJ? Que fez mais com menos? Que Jonas ou Jardel por exemplo não foram contrataçoes milionárias?

      Quanto ao quem vende é o agente, como se no tempo de Jesus se tivesse estado a vender gato ppr lebre, nem vou comentar!

      Gato por lebre está se a vender nos últimos anos, basta estar atento.

      Eliminar
    2. João Mário, Adrien ou slimani. Qual deles o maior flop?? Continua a viver na tua realidade virtual.

      Eliminar
  8. Jonas Thern10/7/20 17:28

    (Com todo o respeito pelo Scaramanga)
    Até porque as percentagens apresentadas de vitórias nas eras JJ e pós-JJ estão mal calculadas (como eu já comentei no post dele mas o comentário não aparece publicado, não sei porquê)

    ResponderEliminar
  9. E do pré-JJ no Benfica ninguém fala? Ora bem, Jesus entrou no Benfica tinhamos UM campeonato ganho em 15 anos (QUINZE!!!). Depois de JJ temos SEIS em ONZE.
    A influência de JJ estendeu-se muito além dos seus anos sentado no banco da Luz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais!

      Benfiquista Primário

      Eliminar
    2. E com um Presidente à Benfica, teríamos 8 em 11. Infelizmente temos um presidente que não sente o Benfica nem honra a sua Gloriosa História......

      Eliminar
  10. Concordando com tudo o que dizes, na realidade o valor de um plantel "vale o que vale".
    Quanto valia o Jonas no mercado quando veio ?
    Sem saber, arrisco que valia menos, por exemplo , que Pizzi. Isso reflecte o seu real valor desportivo? Nem pouco mais ou menos.
    Outros exemplos podemos seguir, como Oblak, Nelson Semedo, ou até mesmo João Félix ( num caso oposto).
    A valorização de um Plantel é um sinal de real investimento ? Sim, pode ser...
    Mas, também pode não ser, quando espetamos clausulas de 70M em jogadores que não valem metade, só porque são agenciados por um Jorge Mendes desta vida, ou porque passam a jogar num clube "vendedor" como o Benfica.
    Eu também sei que a clausula pode não corresponder ao verdadeiro valor de mercado,mas é um indicador.
    Ora vejamos o caso do Vinicius. De um momento para o outro passou de valer 3m para valer 7M e mesmo sem jogar foi comprado por 18M e deve ter uma clausula a rondar os 70 ou 80M.
    Isso reflecte o real valor de uma equipa? E valor Desportivo ?

    Portanto e finalizando, concordo com tudo o que disseste, mas este estudo menos "inviesado", se calhar, é tão relativo como anterior.

    O que para mim, é óbvio, é que o real investimento qualitativo e desportivo, morreu com uma ideia mercantilista do Seixal. E, tal como disseste, não se fazem omeletas sem ovos.

    R3D VOLCANO

    ResponderEliminar
  11. Os últimos posts têm sido de NÍVEL MUITO ELEVADO em termos de factos e proporcionam fact checking e interpretaç
    ao lógica que pode ser diferente do autor, MUITO BOM, ESTE É O MEU BENFICA, ENORME ABRAÇO AO Red e ao Scaramanga.

    ResponderEliminar
  12. ATENÇÃO que podemos ter planteis mais valiosos mas mesmo assim desiquilibrados.

    ResponderEliminar
  13. Nos anos em que Jesus foi campeão, tens de somar o valor de cada padre, e sabes bem que não há dinheiro que pague uma missa bem rezada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mensageiro da Luz10/7/20 21:14

      Que eu saiba, o apito dourado ainda não enferrujou, pois é limpo e polido todos os dias.
      Pelos vistos sofres de um Alzheimer selecivo, e criativo!

      Eliminar
    2. Eram nesses tempos que Vieira festejava as vitórias do Porto contra o Benfica!!
      Que saudades do Apito Dourado!!!

      Eliminar
  14. Judas é passado e um passado triste... alegre só para alguns, se forem eles essencialmente andrades:
    . Cometeu a proeza de mamar 5 (grande exibição do David Luiz a lateral esquerdo e do Roberto... quem apostou neste enorgúmeno, como se pode considerar treinador de futebol??)
    . Em casa para a taça de Portugal conseguiu cometer a proeza, depois de vencer 2-0 no dragom, levar 1-3 em casa e ser eliminado... não é para todos... só mesmo um génio da táctica
    . Conseguiu levar na boca do Estoril em casa (Jefferson de livre) e depois foi ajoelhar-se no dragom... lembrou-se de meter o Roderick, para recuar linhas e este não conseguiu matar o início da jogada no golo do Kelvin... mais uma grande substituição do mestre da porcalhota...
    . Conseguiu oferecer o título aos corruptos, na nossa casa, mais uma tremenda humilhação...
    . Já para não falar nas grandes campanhas da Champions, só conseguiu passar a fase de grupos uma única vez... grande proeza, do iluminado...
    . Cada vez que inventava, levava sempre na boca, quem não se lembra, em Anfield, D. Luiz a defesa esquerdo e o Sidnei a entrar para central (cometeu a proeza de "matar" 2 posições...

    Só um pequeno resumo do "loser" que é o Judas!! Não tem valor, nem HONRA para voltar ao NOSSO CLUBE!!
    Continua por muitos e bons anos na Favela e leva o ORELHAS para junto de ti!!

    ACORDA BENFICA!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu duvido muito da sua chegada. O benfica não está numa posição financeira estável para remodelar o plantel, pelo menos por agora. Vai ser um longo processo feito aos poucos, peça por peça. Não estou convencido que o JJ aceite vir treinar uma cambada de mancos mimados e putos do xeixal.

      Eliminar
    2. Plenamente de acordo!
      Mais: acho que, se necessário for, não nos devemos poupar a esforços para manter esse javardo bem longe da nossa casa!
      Que apodreça, esquecido e escorraçado, numa qualquer favela bafienta e mal-cheirosa, preferencialmente depois de ser enxovalhado pelo rival Fluminense...
      (Zé do Telhado, o original)

      Eliminar
  15. Excelente post! Parabèns!
    A vinda de JJ para o Benfica é especulação da boa CS que JJ tem!
    Vieira já tem treinador e não é JJ!

    ResponderEliminar
  16. Alguém que diz a verdade como realmente ela é!! Os outros querem continuar com palas e a falar das equipas de milhões do JJ e a ver o Porto a festejar à custa da super estrutura do Benfica!!! Tragam o homem e rápido senão breve o Porto endireita se e lá andamos nós mais uns anos a ver o hóquei em patins!!

    ResponderEliminar
  17. Nos ultimos dias teem sido publicados aqui no NGB uma serie de posts, reflexoes, analises sobre os tempos de JJ, performances, resultados, qualidade do futebol jogado, valores dos planteis, valorizacao dos jogadores, etc.
    Todos bastante interessantes e uteis. Boas ajudas para reflectir. Provavelmente todos estes posts conteem argumentos validos. Todos tambem e naturalmente reflectiam os sentimentos e opinioes dos autores em relacao a JJ e a sua atitude e comportamento enquanto estve e depois de sair do SLB.

    Eu sou dos que nao desvaloriza o que de bom JJ fez enquanto treinador do SLB. Deu-nos alegrias e tambem grandes desilusoes.
    Mas tambem nao esqueco nem desvalorizo o seu comportamento depois de ter saido.
    Acredito que os principios sao mais importantes que as personalidades. Tambem penso que os meios nao justificam os fins.
    Apetece-me perguntar: o que faria Cosme Damiao em relacao a JJ? Nao tenho duvidas. Nao voltaria ao SLB. Comigo tambem nao.

    O argumento que acho mais valido e favoravel ao regresso de JJ e o de por LFV no sitio e mante-lo sob controle. Mas nao e essa a funcao do treinador. Impedir ou minimizar o impacto negativo do presidente na area do futebol? Surreal.

    Por isso o que eu verdeiramente gostaria?
    Um treinador jovem, estrangeiro e com experiencia e carisma. Com espirito ganhador e capacidade de se fazer respeitar e exigir aos jogadores. Com uma carreira de jogador que serviria de role model para os jogadores.
    Steven Gerrard seria a minha escolha. Esta ainda em principio de carreira e se calhar ficaria honrado com um convite do SLB.
    Mas com outro presidente.
    Que nao precisasse de ser "controlado" para nao fazer merda.

    ResponderEliminar
  18. Não tirando o mérito a esta análise, mas não podemos dizer que o plantel dos Pizzis e Andrés Almeidas é superior ao nenhum do JJ.. não sei como se tiram os valores do orçamento, (pelos valor dos passes? Das cláusulas? Não sei.) mas actualmente temos 3 ou 4 jogadores bons, na altura tínhamos 3 ou 4 jogadores maus..

    ResponderEliminar
  19. Ainda não percebeste que os teus colegas não passam de propagandistas. Eles não querem Jesus no Benfica porque Jesus é a garantia de manutenção de ventoinha no poder. Eles já o não queriam quando ele era bicampeão. Há uns anos ainda pensava que RGS queria correr com Jesus por ressabiamento, mas já há muito, desde que se apresentou como candidato, que para mim é claro que a principal razão é Jesus ser o principal obstáculo à sua ascensão à presidência. A maneira mais correcta de ver os plantéis é pelo custo.Este deve ser o mais caro da história do Benfica. Hoje em dia até compreendo que se não queira Jesus no Benfica, eu próprio estou dividido, pois ele é a garantia do pulha se manter no poder.

    ResponderEliminar
  20. REDMOON
    Eu sei que tu sabes o apreço que tenho por ti.

    Li com a devida atenção o teu Salmo mas o que gostei mais de ler foi isto:

    ""2. Aqueles que não gostam de Jorge Jesus (e no seu direito, evidentemente), descansem. Jorge Jesus não voltará ao Benfica nesta altura. Aliás, se LFV tivesse um pingo de vergonha na cara, depois de tudo o que disse e colocou a dizer do homem, nunca pensaria em ir buscá-lo novamente! ""

    Volta sempre. A tua caneta vale ouro!!!

    ResponderEliminar
  21. Este post faria sentido falando-se, por exemplo, de empresas de tecnologias.

    Estamos a falar de futebol.

    Pior, estamos a falar de um clube gerido por um homem que o dirige de acordo com os seus dois parceiros, da banca e de agenciamento.



    Este post está ferido de morte a partir do momento que assume que no futebol, especialmente neste Benfica, um jogador que ganha mais é melhor que um jogador que ganha menos.

    Está ferido de morte, a partir do momento que assume que um jogador com maior valor de mercado, é melhor com um jogador com menor valor de mercado.



    Os jogadores de futebol são largamente, maioritariamente, avaliados pela sua vendabilidade e o que alguém decidiu pagar por ele.



    Tens vários exemplos disso, no Benfica, porque, o Benfica não contrata para o 11, o Benfica contrata jogadores vendaveis.





    Honestamente, achar que o Benfica de JJ não teve sempre melhor plantel que o Porto é uma falha crassa de avaliação de jogadores.



    De qualquer das formas, não preciso de justificar muito, aponto apenas para as informações dadas neste post. A maior discrepância de valores entre planteis, segundo este post, é precisamente este ano e no entanto um porto falido, intervencionado, com sergio conceição como treinador, vai ser campeão pela segunda vez em 3 anos.



    Ir buscar valor de jogadores para definir capacidade de um plantel é um erro elementar. Faz zero sentido no mundo de futebol, se não, nunca o maior clube de cada liga perderia qualquer ponto.

    ResponderEliminar
  22. JJ já tem acordo para 4+1 anos de contrato. Chegará no final da próxima semana.

    Miguel M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero sinceramente que não!
      Se fosse assim, iria passar o tempo todo a vomitar...

      Eliminar
    2. Fernando Lopes11/7/20 03:01

      Foi por isso que garantiu hoje que não sai do Brasil?

      Eliminar
    3. Espero que tenhas razão! Vem Jesus, tenho 30 anos e só gostei do SLBenfica no tempo do mesmo, e, contra factos não há argumentos! Tenho uma sugestão para algum de vocês: rennie.
      Viva ao Benfica!

      Eliminar
    4. É mentira! JJ fica no Flamengo.

      Eliminar
  23. Boa tarde.
    Aplaudido e conforme outro consocio referiu e bem, convém não esquecer o pré Jesus, que era o deserto que se sabe.
    Se me e permitido apenas uma nota, sobre o futebol que se jogou com JJ, o único que verdadeiramente empolgou a massa adepta do Glorioso, nos tempos mais recentes.

    ResponderEliminar
  24. Eu quero é ver daqui a uns meses quando o Benfica de JJ cair no playoff da Champions. E eleições à porta ... vai ser fantástico!

    ResponderEliminar
  25. Redmoon, não sejas trongo como o Scaramongo. Então depois das análises financeiras que dão o FCP em falência, achas que é a gastar mais nesse caminho? Eu já só pedia que o dinheiro fosse gasto por quem percebesse de bola, e não por parcerias estratégicas.

    ResponderEliminar
  26. "Brasil" escreve-se com s.

    anti-antis

    ResponderEliminar
  27. O Mendes já quer lá o Emery fdx

    ResponderEliminar
  28. Levantas bons pontos, mas o principal viés da análise comparativa que o Scaramanga fez nem é esse. Uma análise comparativa estatística só é legítima se as condições de baseline forem as mesmas, ou equivalentes. Ora, o Benfica que JJ recebeu em 2009 não podia ser mais diferente do Benfica que ele deixou, em 2015. O Benfica que ele recebeu tinha um campeonato nos 15 (!) anos anteriores, era um clube habituado a perder que muitas vezes nem em segundo ficava...o Benfica que ele deixou era bicampeão em título, um clube já habituado a ganhar ou lutar até ao fim! Os dois contextos de baseline dos dois períodos comparados são tão parecidos como a obra prima do mestre e a prima do mestre de obras! Por isso a comparação, que ignorou liminarmente essas diferenças de baseline monstruosas, não é válida estatisticamente. Quem chegou depois de JJ encontrou condições em que era muito mais provável ganhar!

    A comparação legítima, como alguém já sugeriu, era os seis anos anteriores a JJ vs o período JJ. Porque aí as condições de baseline eram equivalentes: clube desabituado de ganhar, a ficar mais em 3o e 4o do que sequer em 2o, quanto mais lutar pelo título,...

    PS. Antecipando já a objecção dos planteis, Quique Flores tinha só Luisão, David Luiz, Pablo Aimar, Angel Di Maria, David Suazo, Reyes, Oscar Takuara Cardozo,...e foi JJ que fez a qualidade que muitos dos que chegaram adquiriram com ele: Coentrão defesa esquerdo, Matic a 6 e não 8, Enzo Perez a 8 e não extremo, Markovic, ...Di Maria e Cardozo só se tornaram monstros míticos depois de trabalhar com JJ, já estavam no clube há dois anos mas não rendiam...Rodrigo, Javi Garcia, Lima - quem dava alguma coisa por eles quando chegaram? Etc etc etc

    Benfiquista Primário

    ResponderEliminar
  29. Outro facto indesmentível :
    Quatro anos antes de JJ, três segundos lugares e um quarto lugar, sempre com orçamento superior ao Sporting.
    E já com os Aimares...

    ResponderEliminar
  30. O Lage recebeu 2 pontas de lança no valor de 40M€! O Lage não soube gerir a equipa e rebentou com ela. Mas eu pedi a cabeça do Lage logo que perdeu em casa com os porcos, jogo muito mal preparado pelo estagiário que deu uma amostra do que podia vir...
    O bom nisto tudo é o facto do Vieira poder cair nas eleições, a ver vamos.

    ResponderEliminar
  31. Jorge Jesus ganhou apesar de Vieira. O ideal disto era o Vieira ir buscar o JJ e acabar por levar na mesma um chuto nas eleições. Gostaria de ver JJ com uma direção a sério.
    19 anos da mesma história de novos ciclos não chegam?
    Ah... o Benfica congratula-se com a reeleição de Fernando Gomes...

    CR37

    ResponderEliminar
  32. O JJ melhorou e fez progredir imensos jogadores. O que seria de um Javi, Rodrigo, Enzo, Matic, Lima, Coentrão, Di Maria, David Luiz, etc se tivessem sido treinados por um RV ou um BL?
    Basta ver o que era o Cardozo, Aimar, di MAria, Coentrão, David Luiz, etc com o Quique e no que se tornaram com o JJ. O Cardozo era suplente pelo amor de Deus!!
    Imaginem o que o JJ poderia fazer do Cervi, Gabriel, Grimaldo, Vinicius, Ruben Dias, Nuno Tavares ou Jota!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cervi, Gabriel, Grimaldo, Vinicius, Ruben Dias, Nuno Tavares ou Jota!?! Poe ai também o embalo.
      JJ ainda vai a tempo disso td.

      Eliminar
    2. o que é que ele fez com o cortez e outros tantos até parece que ele valoriza tudo o que mexe.
      portanto por o quique ser um treinador mau faz do outro o melhor do mundo, ou o único treinador possível.
      o que é que ele fez do lindelof do bernardo do cancelo, pela tua lógica o mestre da porcalhota é uma merda.

      Eliminar
    3. E no Sporting o Carillo era uma vedetta com JJ o Bas Dost fartava-se de marcar pir exemplo e desde que forao treinados por otro treinador desaparecerao. E mais em que lugar estava o Glorioso no ranking da Uefa antes de JJ ? Durante JJ ? E depois de JJ

      Eliminar
    4. E no nosso rival Sporting, quantos foram os jogadores que ele "potenciou"? Lembrem-se, praticamente com a exceção do Renato sanches e dos mais antigos, quem eram os destaques da seleção no europeu de 2016. Vejam o que ele "fez" com o Bruno Fernandes, um jogador com alguma "habilidade" para se tornar hoje em dia um jogador de topo, quem o foi buscar a Itália onde andava como "aguadeiro" e o potenciou?
      Vejam também no Flamengo. Jogadores como Pablo Marin, Rodrigo Caio (uma espécie de Ferro lá do sítio e no que ele se tornou), Arão, Gerson (em declínio em Itália), Gabriel Barbosa (o Gabigol que com Rui Vitória era colocado a ala!!), Bruno Henriques, o miúdo Reinier (hoje no Real Madrid)e sem falar de jogadores já em fim de carreira (Filipe Luís, Rafinha, Diego) e outros ainda como o guarda redes. Portanto, tenham juizo e sejam racionais: o homem sabe de futebol, conhece o que é um jogador da "bola" e um jogador de futebol, lida perfeitamente com os meandros e o "bas-fond" pecaminoso do pontapé na bola, sabe como ninguém para o bem e para o mal como lidar com a comunicação social e, sobretudo, põe em sentido o "chicoespertismos" dos dirigentes.
      Em 2009 quando veio para o SLB perante o plantel que esteve às ordens de Quique Flores, JJ foi perentório: comigo estes jogadores vão jogar o dobro, e viu-se. A partir daí o SLB adquiriu a vertigem de jogo e a dimensão de clube que se tinha perdido desde 1994. Isso foi visível em todas as dimensões - já aqui foi abordado nos post o valor dos planteis e os valores das "vendas" dos jogadores, resta alguma dúvida? Mesmo não ganhando alguns troféus que estavam mesmo "à mão" , e isso, reconheço, deveu-se algumas teimosias do JJ, nomeadamente uma substituição que ele não podia ter feito (Roderik) no jogo com o Porto que deu origem ao golo e consequente perda do campeonato; o jogo com o Sevilha também foi um jogo em que errou nas substituições e no posicionamento de alguns jogadores, nomeadamente na entrada do André Almeida e na entrada tardia do Ivan Cavaleiro... mas o futebol que o SLB apresentava era um futebol que cativava, atrevo-me a dizer que mesmo a perder dava gosto ver aquela equipa a jogar, pode parecer estranho, mas é a realidade. Portanto, se o JJ não vier, serão mais anos de declínio independentemente de quem assumir a gestão do clube.
      CARREGA BENFICA.
      Dc

      Eliminar
    5. Concordo cntg Richardus.
      Sai um rennie para o João Carlos

      Eliminar
    6. e para si sai o quê mesmo um quiropratico.

      Eliminar
  33. GRANDE POST!!! Isto sim! JJ é para quando!? Farto de treinadores de playstation...

    ResponderEliminar
  34. A qualidade de um plantel e oseu valor muita das vezes não é uma relação directa. JJ teve planteis mais equilivrados, jogadores de qualidade mas com alguma idade sendo o seu valor no tranfermarket baixo.
    Esta relação foi-se alterando. Estes tipos de comparações estatísticas são isso mesmo estatísticas, para um estudo correto teriam que se introduzir outras variáveis.

    ResponderEliminar
  35. Hoje os indicadores qualitativos são valirizados pelas organizações internacionais. Falemos de qualidade de futebol: JJ dá baile.

    ResponderEliminar
  36. e depois os outros é que fazem analises enviesadas.

    primeiro valor de um plantel não demonstra a qualidade total de um plantel, por exemplo neste momento o jardel é muito melhor que o ferro mas o valor do ferro deve ser dez vezes maior do que o do jardel por estar em fim de carreira.
    e é logo mentira descarada pois quando não se concorda com o que os outros dizem é mentira descarada.

    e esses 525M do mestre da porcalhota foram em quantos anos mesmo? se fosse só no nosso clube, e nem deve ser, se dividires por 6 anos dá menos de 100M ano e até o lage fez melhor.

    e pelos vistos não percebe, ou não quer perceber, que as criticas e as comparações não são fitas ás conquistas porque essas o rui tem muito mais e até o lage para o tempo que cá estiveram tem a ver com a qualidade do futebol jogado.
    e sim o mestre da porcalhota teve muito melhores planteis e milionários comparados com os que teve o rui e o lage.
    as comparações sempre foram feitas entre planteis do nosso clube e não em comparação com os adversários, mas lá esta para a sua narrativa dá jeito.

    ResponderEliminar
  37. mais valia pagar a clausula do ruben amorim e busca-lo o quanto antes ao sporting 3 4 3 que tatica fabulosa a minha tatica preferida no footabball manager o sporting joga um futebol fluido e a toda a largura do terreno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez, mas atenção que apesar de Rúben Amorim estar a ter bons resultados, até ver tem pior palmarés que Rui Vitória tinha quando veio (regressou) ao Benfica, ou que Bruno Lage no início desta época, veja-se de que ângulo se queira ver.

      Há depois outro dado que poderá prejudicar o trabalho de Rúben Amorim no Benfica, também ele foi um subordinado de Vieira, e da primeira opção mais questionada pelos adeptos até ao "título" de pau-mandado de Vieira vai um pequeno passo.

      E para concluir, também nós esta época tivemos um treinador que bateu todos os recordes, e onde é que anda agora?

      Eliminar
  38. Fernando Lopes11/7/20 03:00

    Este artigo parte de uma premissa absolutamente falaciosa. A de que o valor calculado dos planteis tem uma relação directa e correcta sobre o valor real dos mesmos. Os valores de mercado dos planteis é uma treta. Ainda mais da fonte que apresentas. Tirando o ano Vilals Boas e o 1º de VP, o plantel do Benfica era claramente superior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai sim? E em que te baseias para fundamentar tal afirmação? Em intuição?

      Eliminar
  39. Doa a quem doer e conforme foi dito por um user noutro post JJ é neste momento top 10 a nível mundial, se não for top 5.
    O Benfica clube está cada vez mais longe do top 10 mundial, se contarmos títulos internacionais.
    O Benfica equipa é nesta altura top 50 ou nem isso.
    João Simões

    ResponderEliminar
  40. OS PLANTEIS DO PORTO FORAM AVALIADOS POR BAIXO. Nao contabilizaste os melhores ativos: OS DE PRETO os do Xistrema

    ResponderEliminar
  41. De vergonha em vergonha.
    Ontem na sporcostv, a análise ao lance de Cervi, numa primeira abordagem disseram "não houve nada, talvez simulação"... passado algum tempo, depois de alguém os ter alertado da regie... "o cartão amarelo mostrado afinal terá sido excessivo"... Este Sousa, que um amigo meu que jogou com ele futsal, mas já árbitro, lhe ouviu um dia dizer nos balneários, entre risotas, que o que mais adorava era f***r benfiquistas..., teima em dar razão ao nosso companheiro da influência arbitral, de facto, o score benfiquista com este e o pasteleiro, é deveras super negativo. E onde estão os reparos da Direcção a este estado de "calamidade"? Ainda lhes lambem os entrefolhos na BTV.

    ResponderEliminar
  42. O Campeonato português é único, onde 30% é ganho pela CS, 40% pela arbitragem e apenas 30% em campo! Com JJ a CS ficará em sentido, assim como o JMarkes será colocado no seu devido lugar! Portanto tirando a CS que respeita Jesus, fica 60% para futebol em campo e 40% para arbitragem, pois esta com a continuidade daquela gatunagem toda (Fontelas, Costa, etc) dá todas as garantias de competitividade a um Porto falido e que até pode jogar só com pernetas. Basta ver o lance contra o Boavista (corte clarissimo com o braço na área) e este último penalti ridículo com o Marega contra o Tondela, que com aquele corpanzil cai ao chão como se tivesse sido atropelado por um comboio, quando apenas foi um contacto normal pela disputa da bola e posição.

    ResponderEliminar
  43. Sinto-me traído por estes jogadores sem genica, sem garra, sem nervo, sem alma, sem vontade de ganhar. Foram maus profissionais. Não foram dignos de vestir a camisola berrante. Traíram-nos! Não são merecedores das condições que têm à disposição e muito menos do apoio e dos mimos que lhes demos. Noutro clube seriam ameaçados por rufias da claque e entravam nos eixos, oh, se entravam!
    Alguns não merecem jogar no Benfica e deveriam ser despachados no final da época (não quero citar nomes, mas todos vimos como não corriam, como não metiam o pé, como não pressionavam, como não saltavam, como não eram solidários, como se desconcentravam...). Não queremos no nosso clube quem não quer trabalhar, quem não sabe ser profissional, quem não deixa tudo em campo, quem não «dá o litro».
    Não deveremos esquecer, também, os equívocos e as insuficiências de Bruno Lage - fraco comandante... Nem as ajudas que o clube das quengas teve da arbitragem, designadamente dos senhores árbitros da Associação do Porto, designados por atacado pelo especialista do futebol de praia, um verdadeiro artista e um apaixonado pelo azul.
    Guardei para o final o principal culpado pelos insucessos que estamos a sofrer, o culpado por termos um plantel insuficiente e desequilibrado na qualidade. Luís Filipe Vieira deu razão aos benfiquistas que o acusam de acorrer, qual bombeiro, às grandes aflições do amigo Pinto da Costa. Teimou em apostar nos meninos do Seixal, teimou nos negócios, teimou nas contratações que só ele entende, teimou no desprezo pelos adeptos e sócios. LFV provou, uma vez mais, que o seu tempo no Benfica se esgotou, faz tempo. Já não é solução, é problema. Precisamos de outro presidente e de outra direção para o nosso Sport Lisboa e Benfica.
    responder a comentário

    ResponderEliminar
  44. Helder Silva11/7/20 14:08

    Resumindo:
    - JJ tinha razão. O cérebro era ele. A "estrutura" era uma falácia. Tanto é assim que o único plano do "querido lider" é trazer o homem de volta
    - Não é necessário apresentar números. O futebol praticado pelo Benfica no tempo de JJ era mais atractivo.
    - em contraponto considero JJ um treinador sobrevalorizado. Só uma vez conseguiu passar a fase de grupos da Champions.
    - Mesmo que JJ fosse melhor treinador do mundo, foi ele que fechou a porta a um possível regresso pelas posições assumidas naquela altura. Só o facto do "querido lider" pensar no assunto deixa-me arrepiado. Mas como o homem é lagarto, está a cagar e andar
    - Discutir o próximo treinador é uma conversa estéril. O verdadeiro problema do Benfica é LFV. O futebol é paixão. Para LFV o futebol é um negócio. Para ele a época foi um sucesso com as transacções já realizadas. Quando digo transacções, refiro-me ao negócio de compra e venda de jogadores desde que estes estejam ligados a um certo empresário pois geram comissões.
    - Não vejo LFV a perder as eleições. O esquema já está montado. Digo mais. LFV vai ganhar as próximas eleições com cerca de 80 por cento dos votos

    ResponderEliminar
  45. Como já disseram noutros comentários, há alguma falácia em comparar valores de planteis porque não tem em linha de conta por exemplo a inflação, a valorização dos jogadores no mercado, etc.

    Isto é, a indústria do futebol não é uma coisa estática e tem variáveis.

    A situação desportiva e económica no próprio clube é uma variável. Isto é, o plantel do clube valoriza-se se o clube tem maiores potencialidades económicas intrínsecas, ou se tem maior força desportiva. O mesmo se pode dizer em relação ao próprio valor económico das ligas (mais competitivo é o campeonato mais se valorizam os plantéis dessa liga, época após época, porque o dinheiro fica nas próprias ligas, ou nas 5 maiores ligas, por exemplo).

    Relembro que na última década os gastos em transferências no futebol mais do que triplicou. Falamos em inflação de transferências na ordem dos 180%.

    Nunca o mercado de transferências cresceu tanto, lá está, por causa de variáveis múltiplas (idade do jogador, pagamento de sponsors, tv's, aumento de capacidade de exportação das marcas, do nº de espectadores televisivos, etc., etc.). Quanto mais valer a marca, mais valoriza o plantel em termos gerais.

    Em suma, não é porque o plantel do Benfica em 2010 valer x (~200 milhões, por ex.) que significa que o plantel do Benfica valer y em 2020 (~500 milhões, por ex.) é muito melhor do que o de 2010. Ou vice-versa. Não faz sentido essa leitura. Os valores de mercado nem tão pouco são iguais ou comparáveis.

    O mesmo se pode dizer em relação ao $$$ dos jogadores... o João Félix "não vale" 120 milhões. O que vale é aquilo que o mercado valoriza num momento específico. Não foi "apenas" a qualidade do jogador que estabeleceu esse valor, ainda que também seja uma alínea, obviamente.
    João Félix foi vendido por causa desse momento específico, nada mais, nada menos. O negócio foi bom? Hum... Não me parece que tenha contribuído muito para o futuro "desportivo" do Sport Lisboa e Benfica.

    ResponderEliminar
  46. A peincipal diferença no comum adepto de com JJ ou pós JJ é esta:
    - Comm JJ, quando iamos jogar contra pequenos, a pergunta era: "Por quantos é que vamos ganhar?". Agora é: "Será que vanos ganhar?".
    -Contra clubes de topo europeu, havia sempre aquele sentimento que o Benfica tinha capacidade para ganhar. Agora é: "Por quantos é que vamos perder?".
    E a qualidade de futebol? Qual é o adepto que não tem saudades daqueles lances de contra-ataque que partiam do nosso GR e em 3 ou 4 passes (meros segundos) e estávamos lá na frente a marcar golo. Aqueles jogos que há meia-hora de jogo já goleávamos.
    O homem pôs jogadores banalíssimos a jogar à bola, Carlos Martins, César Peixoto, Ruben Amorim, que antes de chegarem ao Benfica andavam de empréstimo para empréstimo. Até o Quim, que foi o GR menos batido.
    Respeito que não qier JJ no Benfica, mas a esses eu pergunto: Quem é que indicam como melhor que ele, mas que seja uma hipótese realista? Nada de treinadores de Marcos Silvas nem Leonardos Jardins, nem estrangeiros de 15 milhões por época, se faz favor.

    ResponderEliminar
  47. É tudo a contorcer-se para enxovalhar o mais titulado treinador da história do SLB. Mas a história não mente.

    De sonho perceber o carácter desta gente... Arrancam a foto do homem e agora querem-no de volta. Mais um episódio decalcado do FCP, com a sua Carolina salgado arrancada da foto com os papas...

    Eu estou sentado no sofá a comer pipocas... Chomp chomp chomp...

    ResponderEliminar
  48. «O Sport Lisboa e Benfica congratula-se com a reeleição de Fernando Gomes para novo mandato até 2024 como presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

    Sempre a congratular-se com corrupção e escumalha. Eis o actual SLB.

    ResponderEliminar
  49. O SLB claudicou face ao FCP.

    Como é possível tão ruinosa gestão desportiva num clube que encaixou nos últimos 3 anos mais de 400 milhões de euros em vendas, com investimento total inferior a 100 milhões de euros no mesmo período?!...

    ResponderEliminar
  50. Benfiquista a sério11/7/20 18:53

    Parece confirmar-se que o gang do Pizzi fizeram a caminha ao Lage.
    Só agora te queixas, seu banana (lage).
    Com tantos sinais evidentes do gang do Pizzi ( Pizzi, rafa, Almeida, Luisao) que fizeram a cama ao Rui vitória e agora ao lage, no Benfica ninguém topa isso. Ou é muita incompetência ou sabotagem.

    Rua Lfv
    Rua Pizzi, rafa, Almeida, Jardel, e todos os outros que fazem a cama a treinadores
    Rua Luisao
    Rua Tiago pinto
    Rua Rui Costa

    Eu que aprovava a vinda de J.J., perante esta confirmação do que eu desconfiava a muito, da demora de j.j, e do balurdio que quer ganhar, o Benfica tem de por um fim a esta novela JJ que é usada pela cmtv para desestabilizar o Benfica.

    Não a J Jesus
    Venha um sargentao para correr com estes putos mimados e sabotadores do Benfica. Acho que o Gallardo é o homem certo

    ResponderEliminar
  51. O Futre ligou ao Pochettino, o LFV pagou um jantar ao JJ, só falta o Rui Costa envolver-se com o Klopp...

    ResponderEliminar
  52. Imaginem e depois vejam se é verdade12/7/20 18:13

    Imagina o Vieira a ir buscar o Jesus e a gastar o dinheiro que não tem, a aumentar a folha salarial do clube sem receitas ordinárias para fazer face aos encargos, imagina que numa época faz gastos entre compras e ordenados de 150 a 200 milhões de euros, imagina. Imagina o que vaia acontecer ao clube e sad, abraços.

    ResponderEliminar
  53. Valores de plantel ?!? É melhor comparar orçamentos reais do que isso ...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking