O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 30 de abril de 2019

Polígrafo SIC: "uma linha, torta, em nome dos factos"

. 40 comentários

A rubrica do Jornal da Noite da SIC, "Polígrafo SIC" anunciava ontem ir esclarecer a pergunta:
"Quem nasceu primeiro: FC Porto ou SL Benfica?"

Fiquei curioso e assisti à peça jornalística esperando que pudesse esclarecer finalmente quem não está por dentro deste tema.

Infelizmente, a peça foi quase uma brincadeira de mau gosto. 

Análise superficial, não recorrendo à imensa documentação disponível e a quem já estudou o tema a fundo como por exemplo o grande Alberto Miguéns, cuja isenção é inquestionável.

SL BENFICA:


Como mencionei anteriormente, existem imensos documentos que comprovam como surgiu o Sport Lisboa e Benfica, as suas origens e como foi o processo de decisão que juntou o Sport Lisboa e o Sport Club de Benfica.

Essa decisão aparece detalhada no post "1904 não é 1908" do blogue Em Defesa do Benfica.

Se o Polígrafo SIC tivesse a intenção de analisar com seriedade o tema, teria ali mais que matéria para analisar.


Em 1929, o jornal desportivo "Os Sports" dava destaque aos festejos do 25º aniversário do Sport Lisboa e Benfica. Ou seja, a data de fundação era 1904.


A decisão dos sócios e dirigentes dos 2 clubes que se juntaram em 1908 decidiram que a história do mais antigo teria de ser respeitada e acarinhada. Não era um novo clube que surgia mas sim uma junção de um grupo de atletas fantásticos com um grupo de bons dirigentes e com boas instalações.

O equipamento continuou a ser o do Sport Lisboa, por exemplo.

Não há qualquer hipótese de revisionismo quanto à data considerada como fundadora do que é hoje o Sport Lisboa e Benfica: 1904. 

Nem sequer está aberta a outras lógicas. Poderá não agradar a todos, mas toda a documentação que poderão consultar na análise profunda de Alberto Miguéns é clara quanto a isto.


FC Porto:

A falta de vontade do "Polígrafo SIC" em aprofundar este tema foi evidente quando se referiam à fundação do FC Porto.

Mais uma vez, a análise COM FACTOS por parte de Alberto Miguéns não deixa dúvidas a ninguém como por exemplo no post "Que intrujice...à FC Porto" ou no post "Em Defesa do FC Porto".

Anunciar que o fundador do FC Porto foi António Nicolau de Almeida é uma farsa tão grande quanto a peça jornalística de "fact-checks" não apresentar as várias evidências do contrário.

O PRIMEIRO DE JANEIRO, 2 DE AGOSTO DE 1926
O suposto fundador do FC Porto, António Nicolau de Almeida, viveu até 1948.

Durante todos esses anos desde 1906, NUNCA foi visto a frequentar as instalações do FC Porto, não tem registo de sócio, de fundador ou sequer de FALAR do FC Porto.




Alguém que "funda" o FC Porto assiste 42 anos CALADO às várias efemérides que assinalam a fundação em 1906 e por Monteiro da Costa?

Onde está o nome de Nicolau de Almeida na lista oficial dos primeiros 100 sócios do FC Porto?


António Nicolau de Almeida era sim sócio do Velo Club do Porto. 

O único vestígio de "fundação" a que se agarra o FC Porto tem a ver com uma notícia de um jornal..de Lisboa... em 1893!


A notícia saiu num jornal de Lisboa (e em nenhum do Porto) por que os sócios do VCP, interessados em jogar futebol – arranjando um nome simples que os identificasse Futebol, Club e Porto – queriam divulgar em Lisboa que havia futebolistas na cidade do Porto e que estes tinham interesse (e iriam ter capacidade) para defrontar os de Lisboa. Os sócios do VCP nem queriam mais ninguém, a não ser eles, se não divulgavam o clube nos jornais do Porto para atrair mais jogadores. Não necessitavam de divulgação pública, pois encontravam-se regularmente, porque eram sócios, no VCP.

Dia da fundação como dia do jornal! Quando em 1988, se decidiu ultrajar a história do FCP, alterando a fundação, não havendo documentos, nem NADA, a não ser uma data de saída de uma notícia num jornal, o FCP deixava de ter data exacta (2 de Agosto de 1906) de fundação para um qualquer dia de 1893. 

Não havendo datas, restava uma data, a do dia da saída da notícia num jornal de Lisboa. Isto é ridículo. Isto devia envergonhar os portistas. A data de fundação do seu clube é a data de um jornal chamado “Diario Illustrado”! Que nada diz acerca de ser esse dia o da fundação do pretenso Football-Club do Porto! Uma aberração! 

Em concreto, 28 de Setembro de 1893 é a data de saída de uma notícia. Não é a data de fundação desse Football-Club do Porto. Esta ninguém sabe qual é. Podia ser antes ou depois. Ou não passar de uma tentativa, por que ao escrever-se “Fundou-se” estava-se já a afirmar o clube perante os futebolistas de Lisboa. Mesmo assim ninguém lhes ligou. Olhem se ainda fossem escrever: “Vai fundar-se…” ou “Vai tentar fundar-se…”.

Além disto, o tal jogo que o FC Porto apresenta como o "seu primeiro" é mais uma farsa rapidamente desmontada.

O jogo não foi com o FC Porto mas chamou-se "Football Championship das Cidades de Portugal", conforme está inclusive inscrito na Taça da ocasião. Era um jogo entre selecções das cidades.

Vencedor: Cidade de Lisboa
Nenhum dos jogadores da Cidade do Porto vinham de nenhum pretenso clube chamado Football Club do Porto.


A gratidão portista no túmulo do fundador também não abre qualquer espaço a revisionismos provincianos.

CONCLUSÃO:

A decisão dos dirigentes em 1908, de reportar a fundação do Sport Lisboa e Benfica a 1904 é totalmente legítima e suportada no nascimento do Sport Lisboa e com decisões registadas em acta.

Sim, a base do clube reportava a 1904 e os dirigentes assumiram com orgulho essa data. Aliás, os vários documentos a assinalar a fundação do Sport Lisboa e Benfica e com comentários dos fundadores são inequívocos.

A decisão de reportar a fundação do FC Porto a 1893 é baseada...numa notícia de jornal! Mais nada! Nem sequer o suposto primeiro jogo do FC Porto é real! Já agora, o FC Porto fundado em 1893 não tem actividade desportiva em 1893..1894..1895...1896...1897...1898...1899..1900...1901...1902...1903...1904...1905..1906 (até 2 de Agosto..)

O FC Porto foi fundado por José Monteiro da Costa em 1906.

Portanto, o que esperamos é que o Polígrafo SIC, na próxima segunda-feira, reponha a verdade e detalhe todos os documentos disponíveis. Só assim conseguirão manter a capa de seriedade para outras análises futuras sobre o que é ou não falso.

A SIC tem ao seu dispor o blogue "Em Defesa do Benfica" com as labels: 

- Fundação SLB (link)

- Fundação FCP (link)

Como benfiquista, quero lá saber qual é o clube mais recente ou antigo. Isso vale ZERO.

O que tenho muito orgulho é que o Sport Lisboa e Benfica tem uma história GLORIOSA e que desde 1904, pela mão dos seus 24 fundadores, honra o país e os seus adeptos e sócios.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

40 comentários

  1. Na sic a azia que o fds gerou só passa lá para quinta ou sexta.

    Nem a uefa futsal cup os compensou. Afinal, no momento de festejo junto dos seus adeptos, muitos dos cânticos foram.....a insultar o Benfica.

    A sic que siga o caminho do sporting e porto, a falência é já ali. Só se perdem as que caem no chão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é meu, seguiu como anónimo por lapso:

      Na sic a azia que o fds gerou só passa lá para quinta ou sexta.

      Nem a uefa futsal cup os compensou. Afinal, no momento de festejo junto dos seus adeptos, muitos dos cânticos foram.....a insultar o Benfica.

      A sic que siga o caminho do sporting e porto, a falência é já ali. Só se perdem as que caem no chão.

      Eliminar
    2. Anónimo1/5/19 13:05

      A SIC que salvou o Benfica com quase 1 milhão de contos no tempo do Vele e Acevedo? A SIC que pagou a dívida que o Benfica tinhs ao Man Utd pelo Poborsky?

      Eliminar
    3. Anónimo1/5/19 13:13

      Muitos parabéns a melhor formação do Dubai, voltou a fazer história ao levar quatro em Alvalade. Uma goleada histórica por dois golos de diferença. Podemos dizer que o Benfica é a sexta melhor formação do país? Mas ao mesmo tempo é melhor do mundo.
      Saco

      Eliminar
    4. Anónimo1/5/19 20:01

      A melhor formação do Dubai jogou no CashBall com 6 juniores de 1º ano, 5 com 18 anos e um com 17.
      Falhou um pênalti logo aos 4 minutos, o 2º golo do cahsball foi de ressalto, o 4º golo devia ter sido anulado quando houve uma agressão ao tendão de aquiles do Vukovic que o obrigou a sair lesionado.

      O equipa B do Páteo das Cantigas não jogou nada, teve a sorte do jogo contra uma equipa muito mais jovem, que podia ter empatado, e não tem um único jogador que teria lugar na equipa D do Benfica.

      Eliminar
    5. Anónimo2/5/19 01:39

      Acho que estão na mesma competição do José Gomes (ex-futuro Eusébio), portanto, não me parece que seja o Benfica D. A não se que queiras insultar o Zé Gomes

      Eliminar
  2. Oh Shadows who cares quando foi fundado o fcporko esse malvado clube nunca devia era ter nascido,quanto ao Benfica e a sua fundaçao eles julgam que somos aldraboes como eles o Benfica foi fundado em 1904 e nada mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ferreira como Benfiquistas acho que todos os clubes sao muito bem vindos, até o f c Porto, mas os CANALHAS TERRORISTAS CORRUPTOS LADROES VIGARISTAS E MUITO MAIS, esses sim de tao malvados que sao espalham ÓDIO para atingir os fins que sao todo que esta ligados o que de mau tem o futebol em Portugal, o APITO DOURADO é a ponta do a icebergue, o resto esta espalhado pelas instituições que tem o poder de decisão como temos visto essas decisões feitas por Meirin e seus CANALHAS.
      NOTA: esses canalhas de tanto espalharem o ÓDIO contra o GLORIOSO S L BENFICA já me esta a contagiar,tenho ódio a gente pequena que para ser grande mete o nome do do GRANDE que o BENFICA.

      Eliminar
  3. A Sic sabe tanto do quando foi o nascimento do Benfica ,como sabe a data do meu aniversário. Tristes aziados.

    ResponderEliminar
  4. Como benfiquista, quero lá saber qual é o clube mais recente ou antigo. Isso vale ZERO.

    Pois sombras, mas depois fazes posts destes.

    Está certo. Afeta-me tanto os corruptos e os invisuais como a água que passa debaixo da ponte. O que não tolero é a corrupção de uns e a falta de noção/humildade de outros. Esses são os meus verdadeiros problemas: corrupção e norte, falta de humildade a sul. Fora isso, caga na SIC.

    Pp

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este senhor não tem credibilidade. É um andrade aziado, da família Ferrão conhecida da cidade do Porto, ferrenho da regionalização e do FCP, mas que se mudou para Lisboa para ganhar a vida e espalhar a doutrina e a propaganda andrade. Fez o mesmo que muitos andrades fazem. Sei quem é o seu pai médico. Boa pessoa.

      Eliminar
    2. Qual senhor?

      Pp

      Eliminar
  5. A SIC é cada vez mais uma piada jornalística no que diz respeito a desporto. Será que podemos ter melhor ideia deles nas outras áreas?

    ResponderEliminar
  6. Então são dois portistas. Fernando Esteves, director do Polígrafo, também o é.

    ResponderEliminar
  7. A SIC até devia ter vergonha de falar do fcp... ou esqueceram-se que nos anos 90 estavam proibidos de frequentar as antas e muito portista nem a tinha sintonizada por ordem presidencial?
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  8. A Sic já bateu no fundo faz tempo

    A cada dia que passa se declaram membros efetivos da associação criminosa do calor da noite

    Estão na falência

    Desesperados e refens das avenças de dinheiro sujo...

    Escolheram um lado...o lado errado...

    Pensavam que o hacker e o crime organizado de Palermo do Norte os trazia para cima de novo

    ERRADO

    em vez da verdade escolheram o caminho fácil o caminho do crime

    Que definhem na própria merda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo2/5/19 11:27

      Pagou dívidas do Benfica e do Golpadasor é normal não ter dinheiro...

      Eliminar
  9. Ponham os olhos é no Ajax e deixem-se destes filmes de baixa qualidade à portuguesa

    Polhsm is olhos na postura deles, olhem o que diz o Van Der Sar, é a noite e o dia ele é o Rui Costa

    Só temos é mania coma formação, mas não ganhamos nada, estamos a nós luz do Ajax

    Redmoon vem aí com a tua retórica do que é que o Ajax fez nos últimos 10 anos, se calhar vão fazer aquilo que não fazemos à 30 anos e olha que eu estive lá

    Disto é que devíamos falar, e o que deveria ser importante era a competição europeia e não fazer como nós, que só a merda deste campeonato é que é importante, mas não vale nada, pela vossa retórica e do rei sol, chegaremos sós 50 campeonatos e ficaremos alguns 70 anos sem ganhar nada a nível internacional, se tivessem ganho a youth league, que vale o que vale, o GB já tinha escritos uns 10 posts a dizer que valia 300 milhões, era tudo crWues e foras de serie

    Só gostava que o Ajax fosse campeão da Europa, falando do Benfica era do gente a engir elefantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/5/19 10:55

      A DIFERENÇA ESTA KE O AJAX JOGA SEM MEDO DOS TUBAROES DA EUROPA E O BENFICA JA ENTRA DERROTADO A TENTAR PERDER POR MENOS POSSIVEL.ESSA É A DIFERENÇA!!!!!

      Eliminar
    2. Anónimo é exactamente essa a diferença, atitude e mentalidade, mas a mês a mentalidade tem a maioria dos adeptos, por isso estamos à mais de 50 anos se ganhar uma competição eeuropeia

      Eliminar
  10. Só é pena que não reconheçam que o primeiro foi o Sporting, mas pronto, fiquem aí os dois entretidos. Porto e Benfica recusam-se a reconhecer que o Sporting foi fundado primeiro, tal como Benfica se recusa a reconhecer os campeonatos que foram retirados ao Sporting. Caso esse reconhecimento Acontecesse, o Benfica ficaria na mesma, não ficaria com menos campeonatos, mas o que interessa é ser anti sportinguista primário, algo que se cultiva bastante na caixa de comentários deste blogue. Fiquem frescos

    Já que falam tanto de adversários, também era bom Ver por aqui elogios às conquistas europeias dos adversários. Tendo em conta que o presidente Vieira está sempre a falar do estatuto europeu do Benfica, seria de bom tom que falassem aqui sobre as tais conquistas pela Europa fora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anti-sportinguista primário é uma coisa que não existe. Vocês não têm assim tanta importância.
      Em relação às conquistas europeias parabéns por, até nesses momentos, se lembrarem do Glorioso. O vosso complexo de inferioridade é utópico. Beijinhos!

      Eliminar
    2. O Sporting foi fundado em 1905/06 e o Campeonato de Portugal teve continuação na taça de Portugal. Se não sabes, pesquisa e informa-te.....

      Eliminar
    3. Anónimo1/5/19 00:23

      Lembraram-se tanto como num Benfica-Maritimo de 1994 que vi há RTP memória. Até aí já cantavam contra o sporting, seus ingratos .
      É por não termos importância que está caixa de comentários deste blogue parece a tasca do cherba

      Eliminar
    4. Anónimo1/5/19 11:57

      Os lagartos começaram como Belas Football Clube em 1902. Em 1906 mudam de nome para Campo Grande Sporting Clube. Em 1920 voltam a mudar de nome e de data de fundação para Sporting Clube de Portugal.
      Por isso, a sua data de fundação é em 1920.

      Eliminar
    5. Anónimo1/5/19 13:06

      1920? Bem, se é para ires consultar documentos convém que saibas ler antes de dizeres parvoices. Mas se disseres parvoíce muitas vezes pode ser que esse barro atirado a parede acabe por colar

      Eliminar
    6. Anónimo1/5/19 13:14

      Foi fundado em 1920 mas chega bem para dar 4 em Alvalade à melhor formação do Dubai

      Eliminar
    7. Anónimo1/5/19 20:03

      A equipa B do Páteo das Cantigas deu 4-2 com muita sorte à equipa D do Benfica em casa? Estou impressionado!

      Eliminar
  11. mal ou bem no nosso caso foram aqueles que fizeram a fusão/junção que decidiram que se mantinha a data de fundação do clube mais antigo tornado o que aconteceu numa absorção.
    nunca existiu revisionismo histórico.

    no caso dos outros existiu um revisionismo histórico passados 80 anos ainda por cima baseadas em coisas anedóticas, mas é um problema deles os adeptos é que se deixaram gozar pelo corrupto mor.

    ResponderEliminar
  12. benfiquista a serio1/5/19 07:00

    o porto é tão antigo que o seu fundador foi o D. AFONSO HENRIQUES. Mas há quem diga que ainda é mais antigo que o CONDADO PORTUCALENSE e o D. Afonso Henriques intitulou-se como fundador desse clube para ganhar mais notoriedade e simpatia Papal para conseguir que PORTUGAL fosse considerado um estado independente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/5/19 11:59

      O Porto já vem do tempo dos trogloditas da Idade da Pedra, que era apenas uma simples rua ao longo do rio e se chamava Rua do Porto, e não mudaram nada desde então.

      Eliminar
    2. Anónimo1/5/19 15:03

      Fiel e orgulhosamente portista da cidade e do clube regionalização já... Basta do poder central controlar tudo e todos regionalização palavra que vos amedrontar..

      Eliminar
  13. ricardo a.1/5/19 09:53

    O Polígrafo é só mais uma porcaria resultante de uma comunicação social vendida e marxista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/5/19 12:21

      Marxista???

      Hoje é o dia do Trabalhador, não é dia das mentiras...

      Eliminar
    2. ricardo a.2/5/19 08:55

      Podes não concordar, mas é a minha visão da CS, dependente e socialista/marxista. E mais uma vez, como neste caso, consegue fazer um péssimo trabalho de investigação, superficial e básico, agora imagina quando tratam temas que não são do teu (ou meu) domínio?

      Eliminar
  14. Anónimo1/5/19 11:29

    Sábado, aquela multidão fervorosa que quer faça sol, chuva, vento ou neve, acompanha sempre o Sport Lisboa e Benfica na sua saga gloriosa voltará ao Estádio da Luz. Lá estarão mais de cinquenta mil a apoiar, a puxar, a vibrar, a exultar!

    O país Benfiquista e a sua diáspora, numa expectativa legítima, estará novamente suspenso durante mais noventa minutos. Ninguém melhor do que os jogadores e o seu técnico sabe que a vitória é o único caminho possível para a glória suprema.

    O adepto Benfiquista sabe também que este título é absolutamente decisivo, por tudo aquilo que tem acontecido. A sua conquista marcará a diferença, em definitivo, entre o Benfica, clube de dimensão mundial e a maior instituição nacional e um outro, circunscrito a uma pequena área armadilhada do norte do país e que continua a percorrer os tortuosos caminhos do crime, da chicana, da trapaça, da coacção, da chantagem, para obter os seus ganhos. Aí foi fundada há quase quarenta anos uma escola do crime, que tem actualmente como imagem de marca um perigoso símio pelado, stripper por frustação, vociferando raios e coriscos, dando murros no peito, urrando para o seu próprio exército, bolçando um ódio de morte ao Sport Lisboa e Benfica.

    A três jornadas do fim a corja corrupta azul e branca que invade a CS miserável que temos - em que o sensacionalismo, as fake news e os artigos de opinião incitando sub-repticiamente ao ódio, à violência, à confrontação, através de insinuações, suspeições, cumplicidades e compadrios é o seu quotidiano - está a tentar tudo para conseguir apear o Benfica da liderança do campeonato.

    Depois das desesperadas tentativas falhadas na Feira e em Braga, as alvíssaras continuam a girar a uma velocidade estonteante de norte a sul do país e o próximo sábado na Luz não irá fugir à regra – serão onze jogadores do Benfica contra onze cavalos de corrida.

    Até há quem desesperadamente, numa estação televisiva, neste caso a TV do correio da merda, apele ao brio e ao portismo do treinador do Portimonense para retirar pontos ao Benfica. É francamente triste observar e ouvir uma avantesma como o “amaral”, uma labrego mal-educado, em permanente arruaça e conflito com o representante do Benfica e de um calibre intelectual demasiadamente grosseiro para ser considerado pessoa idónea, a “pedir” que ao Benfica lhe seja feita a “folha”, numa clara alusão ao técnico dos algarvios.

    Por tudo isto, o meu desejo e a minha mensagem para os Bravos do Pelotão é que entrem em campo de “faca nos dentes”. Dêem tudo por tudo e resolvam a questão cedo para evitar algum percalço que surja.

    Carrega Benfica!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo1/5/19 11:52

    Todos estes documentos atiram ao chão o ódio ao slb. Outros documentos sobre verdade desportiva são também apresentados no blogue a “”militância da mentira”” PEÇO A TODOS BENFIQUISTAS QUE VÃO VER ESSES DOCUMENTOS NESSE BLOGUE: militância da mentira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/5/19 15:15

      O melhor é este, o fdp e porko do Conceição a instruir os jogadores do Guimarães antes de um jogo na Luz:

      Palestra de SC antes de um SLB-Guimarães:

      “Jà sabem, o vosso prémio é 280.000, eu tenho 70.000 para a minha equipa técnica, mas já combinámos que se isto correr bem, juntamos os 2 prémios e distribuiremos por todos… Basta tirarmos pontos ao Benfica, basta não perder… vão lá para dentro, enervem-nos, provoquem-nos, tentem expulsar os mais excitados, façam faltas, parem o jogo, pressionem o árbitro, obriguem o árbitro a marcar muitas faltas para o desgastarem… sejam espertos… Atenção, sempre que puderem percam tempo… parem o jogo para lhes quebrar o ritmo… Não esqueçam, basta tirar-lhes pontos…!"

      Eliminar
    2. Anónimo1/5/19 16:07

      Isso é milho para pardais para isso serve o gabinete de crise que o Golpadas Vieira criou.. Enquanto o povo sem 2 dedos de testa anda entretido ele é sua corja continua no lesa Benfica em prol dele e dos amigalhaços tipo o arguido que fazia as maroscas e ninguém sabia de nada agente de jogadores recente contratou o cromo ao Setúbal para emprestar ao Benfica B do norte...

      Eliminar
  16. O que eu gostava mesmo era que chama sem o insolvente ao Polígrafo para dizer quem lhe pagou para enxovalhar o bom nome do BENFICA isso sim seria bom.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking