O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Youth League e a memória curta de Pinto da Costa...

. 44 comentários
Antes de mais e porque penso que ainda não o fiz: Muitos parabéns aos jovens jogadores do FCPorto que conquistaram a Youth League. Apesar de eu não concordar com o modelo de formação do FCPorto, não deixa de ser uma fantástica conquista.

Contudo, não posso deixar de notar a dificuldade cognitiva que tem o Presidente que nunca falou de formação, não tem no plantel principal (a jogar) um unico jogador formado no FCPorto e o único português que tem... foi formado no SLBenfica.

Vem agora reclamar o Presidente do FCPorto que a sua formação seja equiparada à do SLBenfica quando, por exemplo, da equipa que jogou a Youth League o ano passado, estão no plantel principal quatro jogadores: Florentino, Felix, Gedson e Jota.

Já no caso do FCPorto, seis jogadores que conquistaram a taça este ano (em 18, portanto 1/3) estiveram na edição do ano passado, na qual perderam com o mesmo adversário nas meias finais.

O Presidente do FCPorto destaca a sua formação mas no 11 inicial joga a Youth League com dois jogadores de 20 anos como principais referencias (Diogo Queiroz e Diogo Leite) e um guarda-redes de 19 anos (Diogo Costa). Já o SLBenfica, disputou todas as edições com uma média de idades muito inferior e apostando muitas vezes em jogadores de 16, 17 e 18 anos - no FCPorto apenas o predestinado Fabio Silva tem esse privilégio.

Mais uma vez, não se pretende aqui diminuir nenhuma conquista dos jogadores do FCPorto, pelo contrário, porém é importante destacar que ao contrário do SLBenfica, cujo objetivo é a evolução dos jogadores, o FCPorto fez na Youth League o mesmo que o SportingCP fez no Uefa Fusal Cup: All in para vencer uma competição.

Depois todos sabemos as motivações, de ambos os clubes, para o fazer: Provar que fazem algo que o SLBenfica não fez (no caso do futsal, não fez... recentemente).


Isto para dizer que olhar para os feitos de jogadores de 19 e 20 anos (que já deveriam actuar na primeira equipa) e daí extrapolar uma estratégia de formação de longo prazo... é intelectualmente desonesto.

A titulo de exemplo, com a idade do Diogo Leite, o Ruben Dias já tinha 24 jogos na Liga Portuguesa, dois jogos na Champions e um jogo pela selecção A (amigável). Qualquer dos jovens da formação que estão no plantel principal e que jogaram na final da Youth League de há dois anos... ainda têm idade para ter disputado a edição deste ano... mas já estão num patamar totalmente diferente.

Entre os jogadores do Salzburg que defrontaram o SLBenfica, três ou quatro já disputaram jogos da Liga Europa este ano, dois já são internacionais A e nove jogaram com regularidade a Liga Austríaca este ano.

Por oposição, da equipa que há dois anos jogou a Youth League pelo FCPorto, adivinhem lá quem era o guarda-redes e o central? Diogo Costa e Diogo Queiroz, pois claro... Ainda continuam a jogar na Youth League passados dois anos. Dalot está no United depois de ter jogado apenas 408min la Liga Portuguesa e Bruno Costa (avançado) tem 12 minutos na Liga nacional.

Ou seja, isto para dizer que é incomparável a dimensão de formação do SLBenfica e do FCPorto, por muito que queiram agora fazer passar o contrário.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

44 comentários

  1. Anónimo1/5/19 13:40

    o teu post serve para?......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/5/19 15:47

      nao sei se é o que ele quis... mas podia ser para te mandar para o caralho!

      Eliminar
    2. 😂😂😂😂😂

      Eliminar
    3. Anónimo1/5/19 16:53

      Le o último parágrafo sua besta

      Eliminar
  2. Anónimo1/5/19 13:46

    bem vieira e p.c são farinha do mesmo saco .... formações... árbitros... corrupções ... apitos. mails... não haverá MAIS nadinha de interesse para se escrever? por exemplo SAMARIS....por exemplo pedro guerra o homem que sabe as palestras do Lage? .... extraordinário um reles comentador do meu clube saber o que se passa no balneário.... ? quem daquela reles Sad o desmintiu? era um bom assunto .portanto o guerra até sabe quem é titular .pk sabe o k Lage diz.... estou abismado ... razão tem o RGS ..OS RATOS SAEM TODOS NA HORA DA VITÓRIA MAS NA HORA DE IR PJ ESTAVAM DE FÉRIAS...Tenham vergonha....

    ResponderEliminar
  3. Anónimo1/5/19 13:47

    GB tudo dito.

    Pp

    ResponderEliminar
  4. Anónimo1/5/19 13:50

    Os deles ganham Champions. Os nossos campeonatos nacionais. Prefiro os nossos: Gedson, Florentino, Ferro, Félix, Jota e muitos outros na equipa B, aquela que terminou num clube por descer de divisão.

    Pp

    ResponderEliminar
  5. Desculpem-me o comentário, mas este post parece mostrar uma azia desnecessária, dar os parabéns mas depois diz, mas......, mais valia não escrever nada. Os miúdos, por o serem, merecem todos os aplausos, ainda são puros, e o futebol tem mais sabor quando assim é jogado. Quem gosta de futebol é aqui que ainda hà pouca contaminação que o prazer mais se intensifica. Quem não se record de Portugal ser campeão mundial de Júniores, com Rui Costa, Vieira Pinto e companhia com milhares no estádio da Luz? Vamos lá torcer pelo desportivismo, que nestas idades ainda tem purismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/5/19 17:44

      Azia? Os deles ganham Champions, os nossos campeonatos.Trata-te.

      Pp

      Eliminar
  6. Anónimo1/5/19 13:57

    Reconheço que tenho sido particularmente duro nas críticas dos teus posts mas neste dou te razão fizeste um post sem cartilha por isso meus parabéns... Que seja o primeiro de muitos e sou Portista dos 7 costados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/5/19 17:47

      Se és corrupto sabes muito de cartilha: Miguel Guedes, Rodolfo. Até um ex selecionador nacional se dá à vergonha. Corruptos medíocres.

      Pp

      Eliminar
  7. Anónimo1/5/19 14:01

    MUITO BEM ESCRITO.
    É óbvio que se o SLB fizesse dessa vitória
    o seu lema de vida teria ido à prova
    com jogadores mais maduros

    E depois também se ganha conforme
    o adversário que se encontra

    Se tivessem encontrado os cavalões do Salzburg
    que o SLB encontrou
    a conversa seria outra

    Mas de qualquer maneira
    merecem ser aplaudidos pela vitória

    ResponderEliminar
  8. Anónimo1/5/19 14:07

    Mas ainda se liga ao velho peidoso , ele está completamente choné já não diz coisa com coisa mas o facto deve-se ao viagra que toma pela aquela cornadura abaixo.
    Carrega Benfica

    ResponderEliminar
  9. Benfica Vence em Toda a Linha1/5/19 14:18

    Acerca de jovens e tal... já no próximo ano... André Ferreira (é a minha escolha para terceiro guarda-redes), Dias (?) ou Daniel Azevedo, Ferro, Kalaica, Nuno Tavares, Gedson, Florentino, Jota, Willock, Heri e Félix. 11 Jogadores, temos a salvaguarda que Kalaica e Willock já aqui chegaram mais tarde mas obviamente que o seu salto qualitativo tem muito a ver com a formação do clube.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo1/5/19 14:31

    Eu não posso dar os parabéns aos corruptos quando usam jogadores alegadamente com idade a mais. Algo que eles andam a fazer há vários anos. Falsificações é com eles.
    Os jogadores Mor Ndiaye e Romário Baró alegadamente não têm a idade que está no BI.
    Há antecedentes escandalosos, Chidozle, "nascido" a 01/01/97, Enoch Andoh, "nascido" a 01/01/93, Chancel Mbemba, Leandro Lima, etc. Engana-me que eu gosto!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo1/5/19 14:32

    Deixa que eles comparem, faz com que vivam 1 realidade paralela, tal como os lagartos.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo1/5/19 14:47

    Penso que aqui nem se devia gastar tempo e energia com os porcos corruptos
    Nesta altura a principal batalha e causa, deviam ser continuar a desmascarar a corrupção e compadrio entre o a máfia de contumil e a fpf e arbitragem e motivarmos e incentivarmos o Glorioso para as três finais que faltam.
    É só a minha opinião

    ResponderEliminar
  13. Helder Silva1/5/19 14:55

    Para mim importa saber é onde vão estar estes miùdos daqui a alguns anos. Estas guerras de egos não levam a lado nenhum. Eu já o disse aqui e não mudo de opinião. A formação verdadeiramente começa a partir do momento em que os miúdos entram nos escalões seniores. Há um histórico de predestinados a quem se augura um futuro brilhante e que depois têm carreiras sofrìveis e em muitos casos nem chegam a ter uma carreira. Por outro lado há jogadores que durante o percurso de formação são vulgares e que chegando aos séniores despontam como grandes valores

    ResponderEliminar
  14. Anónimo1/5/19 15:24

    Força Casillas

    ResponderEliminar
  15. ( GB, quer publiques ou não, o que eu escrevo, é-me completamente irrelevante, mas tinha de te dar a minha opinião sobre o teu "post"!) - Ciente de que cada um escreve o que quer, não deixa de ser curioso esta obcessão por tudo o que o fcp faz ou não faz...desta vez incluindo também o scp. Clubes, note-se, que se estão literalmente CAGANDO para os sucessos do Benfica . Diria mesmo, com absoluta convicção, que de tudo o que fazemos, só as derrotas do Benfica lhes causam orgasmos. Ao mesmo tempo, estas críticas sobre o modo como o fcp ganhou a Youth Cup e como o sporting ganhou o seu 1°troféu internacional em Futsal...porque meteram a "carne toda no assador…" , são descabidas , ou meio-invejosas. É conforme, e a isto chama-se meter a "foice em seara alheia". O que é que o Benfica ou outras equipas têm a ver com o modo como estes troféus foram conquistados ? No Futsal, o Benfica desinvestiu para investir no cimento; e na Youth Cup, a política tem sido de ignorar esta competição, com os nossos Treinadores/Formadores a permutarem constantemente os jovens pelos vários escalões...com Juvenis a passarem pela equipa B e Juniores lançados, tanto na na B, tanto na Liga Revelação. A Direção e os vários comentadores da BTV, ou do Jornal "o Benfica", na propaganda sobre a Formação do CFC-Seixal, salientam a quantidade de jovens com potencial para serem vendidos, omitindo de citar quem poderia conquistar a Youth Cup. É evidente que esta política ignora o que é conquistar troféus internacionais, contentando-se apenas com os Campeonatos Nacionais. A Direção do Benfica tomou esta linha de conduta, gozando da legitimidade que as eleições lhe conferiram. Goste-se ou não ! No ano passado, devido á sobranceria e arrogância de uns e á incompetência de outros, PERDEMOS O QUE SERIA UM INÉDITO PENTA , por não termos reforçado a equipa em Janeiro 2019...e este ano, se não tem acontecido o MILAGRE chamado Bruno Lage , onde estaríamos nós ???

    ResponderEliminar
  16. A formação deles não presta??? Campeões da segunda liga e Youth league agora imagina se visse tão boa como a nossa lol

    P.s sabes quantos jogadores jogaram este ano pelo o Benfica sub-23? Eu vou te ajudar foram 54 dito pelo Hélder Conduto ainda no último jogo, agora explicam uma coisa é com 54 jogadores que vamos ganhar algo??? Tu é o ventoinha é só encher chouriços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/5/19 17:01

      estava aqui a pensar num adjetivo suave e o unico que me ocorre é ESTUPIDO porque os demais sao todos mais agressivos, porem mais adequados.

      Mas desde quando o SLBenfica apostou nos Sub23 ou sequer está nessa liga e na B com o objetivo principal de ganhar??

      sera que nao entendeste um caralho do que foi escrito no post?

      Eliminar
    2. Stupido è quem te fez o cu o percebes essa tua conversa é de encher chouriços mais nada podes andar com azia isso mostra bem a tua santa ignorância.. Ao inicio desta época o Benfica B andava em primeiro toda gente a dar os parabéns e tal e agora é para formar pois o estúpido mas onde impede de ganhar?? Não gostavas ver o Benfica B campeão?? Não gostavas de ganhar a youth league?? O ser campeão europeu de Futsal??? Eu gostava e mais difícil torna quand'è se tem condições e nada certo?? É eu é que só estúpido opa cresce e aparece burro

      P.s Aves campeão o Benfica em 5 lol

      Eliminar
    3. Anónimo1/5/19 18:53

      Estúpido sim, porque os sub-23 são para aí a 3ª ou a 4ª equipa do Benfica, já que temos tantos jogadores com talento que precisam de competição mais forte de modo a poderem continuar a desenvolver-se. Sabes o que significa "formação"? Não deves saber a ajuizar pelos disparates e os insultos a benfiquistas que todos os dias debitas neste lugar.
      Qual é a vantagem de ver o Benfica B campeão? Para que serve? Será para afagar os egos de adeptos frustrados? Já parecem os lagartos sempre a colocarem-se em bicos de pés.

      Eliminar
    4. Lagarto eu??? Es mesmo burro pá até metes do sabes tu confundes ter muito é sinónimo de qualidade mas não é. Tu falas em matéria prima e depois vem desculpas destas lol só tu para me fazeres rir

      Eliminar
    5. ricardo a.1/5/19 21:44

      Como foi referido no post original ganhar estas competições consegue-se com "all-ins", não promovendo jogadores para escalões superiores, mas isso tem custos futuros... Nas modalidades a sustentabilidade é limitada nos miúdos o crescimento é retardado. Felix, Ferro ou Florentino entraram na equipa a este nível porque foram queimando etapas competitivas ao longo dos últimos anos sendo a principal a equipa B a jogar contra jogadores maduros.

      Eliminar
    6. Como foi referido no post original ganhar estas competições consegue-se com "all-ins", não promovendo jogadores para escalões superiores, mas isso tem custos futuros... Nas modalidades a sustentabilidade é limitada nos miúdos o crescimento é retardado. Felix, Ferro ou Florentino entraram na equipa a este nível porque foram queimando etapas competitivas ao longo dos últimos anos sendo a principal a equipa B a jogar contra jogadores maduros.

      Eliminar
  17. Ninguém comenta o facto de o Pedro Guerra ser informado do que se passa no balneário. Será incumbência atribuída pela direcção? Quando é que essa personagem nefasta deixa de representar o "modus operandi" desta direcção?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/5/19 18:55

      Qual é o problema de Pedro Guerra ser informado e tornar público informações sobre os esquemas e os crimes de corrupção que os nossos adversários cometem contra nós? Ficas incomodado com a verdade sobre a corrupção?

      Eliminar
    2. Anónimo1/5/19 22:24

      Seria interessante se ele nao fosse suspeito e abrangido pelos esquemas de arbitragem explícitos nos mails.
      QUE FALHA DE MEMÓRIA...

      Eliminar
    3. Anónimo2/5/19 11:53

      E quais são os esquemas de arbitragem que estão explicitos nos emails?

      Eliminar
  18. O único comentário possível a este post é:
    - A minha é maior que a tua...

    ResponderEliminar
  19. ricardo a.1/5/19 18:27

    É certo que aos jovens jogadores deve ser incutida desde cedo o espírito de vitória, mas não menos importante, a competitividade. Esse balanço é fundamental para que os jogadores cheguem a seniores e consigam responder à realidade de jogarem contra jogadores com mais de dez anos de experiência na mente e nas pernas. Este tópico foca esse aspecto muito bem, não deve o Benfica de abdicar de vencer sempre, mas não sacrificando os patamares evolutivos dos seus jogadores. O ano passado, com o campeonato sénior perdido, por exemplo rebaixou João Felix da B para os juniores de modo a vencer o campeonato de juniores e assegurar acesso à youthleague. Pontualmente faz sentido estas medidas, mas nunca a regra! De que vale ser campeão de juniores, juvenis, youth leagues, se depois os titulos que interessam não aparecem???

    ResponderEliminar
  20. Onde estão os jogadores que foram campeões da segunda liga? Veremos se vários destes juniores serão titulares daqui uns anos e depois logo se pode falar em sucesso da formação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ricardo a.1/5/19 21:33

      O André Silva está no Sevilha...

      Eliminar
    2. Anónimo2/5/19 11:54

      O André Silva está no gigante Sevilha, os outros estão na Gravilha!

      Eliminar
    3. Daqui a uns anos não, agora. Nós temos 6 jogadores da formação já hoje na equipa A eles têm um plantel inteiro magp velhos na equipa de formação e que provavelmente nunca calçarão dm nenhuma frisa de relevo da Liga. É a diferença!

      Eliminar
  21. Basicamente somos melhores mas quem ganha os títulos são os outros...bravo!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo1/5/19 22:16

    Curioso que eles, para além da Youth league, têm mais campeonatos (nos últimos 10 anos) ganhos que nós.
    ... ganhar? isso não é importante. Importante é a "formação" e os €.
    A Caminhar sem apelo para a Auxerrização.

    AJT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo2/5/19 10:11

      Os objectivos da formação vão muito para lá dos €€€, só não entende quem não quer entender.

      Eliminar
  23. Anónimo1/5/19 23:59

    Por mim, não acrescentava mais nada depois dos parabéns ao vencedor de uma competição onde o Benfica participou. Os adeptos portugueses têm que crescer e largar o vicio mesquinho de "medir" tudo. Eles ganharam, nós não chegámos lá. Para o ano há mais! O Benfica é menos por isso? O FCPorto é mais por isso?

    Sobre a visão de cada um dos clubes quanto ao tema da formação. São muito diferentes, e o teu post refere algumas das principais diferenças. Mas, o Benfica não está a apostar na formação para "ganhar um campeonato de quem é o melhor da formação", não, nada disso! O Benfica percebeu que tem que investir na formação de jovens futebolistas para cumprir a sua missão, para aumentar a qualidade dos jogadores portugueses (a vários níveis) e para tornar o seu modelo desportivo sustentável. É muito mais do que contabilizar campeonatos. É a diferença entre o Benfica continuar a ser relevante no futebol nacional ou correr o risco de poder vir a deixar de o ser.

    ResponderEliminar
  24. mas a verdade é que eles não falham foram a uma final e venceram.

    mas já fomos a duas e como nos seniores voltamos sempre de mãos a abanar.

    o objectivo da nossa formação é vender jogadores o mais possível e o mais cedo possível, mas pelos visto ainda não perceberam.

    já agora eles tem um jogador que passou pela nossa formação e não da nossa formação, ou agora o felix também é da formação dos corruptos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo2/5/19 10:10

      Joãozinho, que comentário mais triste!
      Fomos a duas finais, DUAS! Viste alguma das finais?
      "Mãos a abanar"? O Benfica é e será sempre o Benfica, ganhe ou perca jogos ou campeonatos.

      Eliminar
    2. @asnonimo
      permita que o trate assim já que pela familiaridade como me trata devo retribuir.
      já agora mais vale um comentário triste do que vir fazer figuras tristes como é o seu caso.
      meu caro eu preferia ter ido a uma e vir de lá com uma na mão do que a duas a voar e quem diz duas diz quatro ou cinco.

      mas ó fantoche acólito o clube é o que é pelos feitos que conquistou não pelos que não alcançou.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking