O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 23 de setembro de 2017

Sport Lisboa e Benfica - Paços de Ferreira

Avatar
 ●  112 comentários  ● 
Os sócios e adeptos são o clube. Quem não os respeita não merece vestir o Manto Sagrado.
Lista de convocados:

Guarda-redes: Júlio César, Varela;

Defesas: A.Almeida, Luisão, Rúben Dias, Jardel, Grimaldo;

Médios: Fejsa, Samaris, F. Augusto, Pizzi, Krovinovic, Diogo Gonçalves, Cervi, Zivkovic;

Avançados: Rafa, Gabriel, Raúl, Seferovic e Jonas.

------------------------------

Rui Vitória mostrará o que vale com o 11 que escolher. Não terá como fugir ao julgamento da sua fibra ou falta dela.

O que já ficou claro com esta convocatória de Filipe Augusto é que o respeito a Jorge Mendes é maior do que aos sócios e adeptos. 

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Quem vier atrás que recupere o futebol...

Avatar
 ●  56 comentários  ● 
Dei por mim hoje a pensar que depois da missiva hipócrita de Fernando Gomes, os clubes grandes iam ter a vergonha na cara de ficar calados, na medida em que se por um lado é verdade o que ele refere... não é menos verdade que Fernando Gomes, e mais ainda Pedro Proença, têm sido verdadeiros alinhados com o que agora o presidente da FPF se queixa...

Mas reparei que sou tão ingénuo quanto Fernando Gomes é hipócrita, quanto Francisco J Marques é mentiroso ou quanto Minion Saraiva é incendiário e mal educado...

Rapidamente os ditos pontas de lança da estratégia destruidora do futebol português saltaram para criticar, não Fernando Gomes... mas o Benfica. 

Impressionante! Estes anormais e respeitos líderes dos seus clubes que os orquestram feitos marionetas, conseguem que qualquer coisa vá parar a uma qualquer culpa ou responsabilidade do SLBenfica.

Eu já aqui disse e repito, a estratégia desta gente é destruir o futebol, afastar os patrocinadores de grande dimensão e escala, de modo a que o SLBenfica perca acesso a este tipo de receitas e assim estrangule a operação.

PARA QUEM NÃO SABE, O CHICO ESPERTO E O MINION - BEM COMO OS RESPETIVOS EMISSÁRIOS - TENTARAM AFINCADAMENTE QUE MINAR A RELAÇÃO DA EMIRATES COM O SLBENFICA PARA FORÇAR UMA RESCISÃO UNILATERAL...
Este futebol está podre! Ninguém quer saber o que vai acontecer no futuro ao futebol e aos clubes. Quem lá está só pretende uma coisa: Resultados imediatos porque o povão não é dos clubes... o povão é dos títulos.

O povão não quer saber da redução da divida, quer saber do aumento dos golos! Se tivermos que endividar mais ainda para ganhar um título, a resposta é óbvia: Venha o dinheiro.

Isto faz lembrar bem a recente crise financeira que arrastou o BES, CGD e MBCP para resultados negativos e profundas necessidades de cortar de forma brutal. Curiosamente, as semelhanças estão todas lá: O verde rebentou e está a saque; o azul está intervencionado e dificilmente de lá sairá e o rosa/vermelho agiu primeiro que os outros, caiu e parecia secundário face aos outros dois, mas agora é sem dúvida o único com capacidade para ter futuro...

ESTE FUTEBOL VAI MORRER... MAS ESTES CHULOS PELO MENOS FICAM RICOS!

Aproveitem enquanto têm clube, os acéfalos que apoiam isto!

Fernando Gomes: o cúmulo da hipocrisia.

Avatar
 ●  27 comentários  ● 


A publicidade paga que Fernando Gomes plantou hoje nos jornais desportivos é um dos maiores exercícios de hipocrisia dos últimos anos em Portugal.

Da parte do NGB, foram inúmeras as vezes que perguntamos porque o líder do futebol em Portugal não se pronunciava sobre o clima de terror e ódio que se instalou no futebol português.

Fernando Gomes diz-se preocupado com os árbitros. Eu pergunto onde andou quando Artur Soares Dias foi ameaçado por elementos dos Super Dragões. 

O que fez Fernando Gomes quando os árbitros até à paulada foram atacados?

Como explica Fernando Gomes o apoio financeiro e logístico a Fernando Madureira sob a égide de liderar e criar uma "claque de Portugal"?

Como reagiu Fernando Gomes aos ataques numa área de serviço da A1 a adeptos do SLB por parte dos autocarros dos Super Dragões?

São muitos os textos que produzimos, como ESTE, sobre tudo o que Fernando Gomes e o seu braço direito, Tiago "Cachecol do Porto" Craveiro têm vindo a preparar.

Fernando Gomes pode até pintar-se de vermelho, vestir-se de ovelha ou mascarar-se tipo Woodstock.

Só é enganado quem quer. Fernando Gomes flutua na pujança financeira da FPF devido aos milhões vindos da UEFA e da FIFA.

O director financeiro do FC Porto durante todo o período do Apito Dourado não merece qualquer crédito ou consideração. 

Universo Porto - da Bancada

Avatar
 ●  72 comentários  ● 


Consta que no "Universo Porto" a passagem dos dias não está a ajudar a manter o espírito do grupo unido. Os relatos de vencimentos e prémios em atraso sucedem-se e nem todos estarão com a mesma paciência para aceitar pagamentos "em prestações". Será que as contas da electricidade estão em dia ou o próximo jogo da Champions no Dragão poderá ser à luz de velas? 

Afinal parece que o caso Aboubakar foi mesmo...um caso. Parece que André André terá ido ao encontro do colega descontente com a visita de Aboubakar ao balneário do Besiktas. O problema é que o jogador camaronês não apreciou o atrevimento e a coisa terá acabado com André André "atropelado" e com Sérgio Conceição metido na confusão também, como ele gosta.

O problema é que o FCP precisa de Aboubakar mais do que o africano precisa do FCP. A não ser que Soares comece a marcar e muito...se assim for veremos Aboubakar no banco.

Quanto a Fernando Gomes e ao seu artigo de hoje...fica para outro post. Há tanto para dizer...começando logo pela coincidência de só agora, que o seu amigo Madureira se safou de uma espera, Fernando Gomes demonstrar preocupação pelo clima de ódio e intimidação. Não o vi preocupado quando Soares Dias teve uma espera dos Super Dragões. 

Mais tarde "falaremos melhor".

Há melhor exemplo do desastre desta política desportiva?

Avatar
 ●  92 comentários  ● 
Como o Shadows disse e bem na sua análise ao jogo da última Terça-Feira, MAIS uma vez o Benfica não ganhou a luta do meio campo. É absolutamente inacreditável como qualquer equipa mais ou menos organizada, com jogadores mais ou menos banais, tem momentos em que parte um Tetra-Campeão por completo e domina o jogo como quer.

O problema principal deste Benfica é o meio-campo mas, como alguém disse esta semana, o GRAVE problema que o Benfica tem neste momento é a existência de problemas em TODOS os setores da equipa.

Na baliza não é preciso falar, na defesa também não, no ataque a venda de Mitroglou já mais do que mostrou que de momento o Benfica só sabe jogar nos subúrbios da área adversária e não tem presença lá dentro mas... no meio campo, ó meus amigos, mas há quantos anos é que andamos a falar disto?!

Porra, e se nós, trauliteiros da bola, a dar umas larachas aqui e ali mas sem perceber muito da poda, vemos há tanto tempo as evidências, é desculpável que lá dentro do clube, onde estão os génios e os gestores e os treinadores profissionais ninguém dê conta da coisa?

Repare-se:

O que é que aconteceu há dois anos atrás no primeiro ano de Rui Vitória?

O Benfica começou a época com Fejsa e Pizzi no miolo e a perder o meio campo (e pontos) em quase todos os jogos. Como é que Rui Vitória resolveu o problema? Com Renato Sanches, que trouxe ao meio campo do Benfica a agressividade, o pulmão, a irreverência, a capacidade de levar jogo para a frente que o Benfica não tinha.

Acabada a época Renato Sanches sai aos 18 anos porque o Benfica não podia estragar-lhe a vida ao fim da miséria de 20 jogos, e o que é que os Benfiquistas esperaram que se fizesse, no mínimo?

Que se contratasse o substituto do Renato Sanches! O tempo passou e nada do substituto de Renato Sanches, até chegar ao Benfica um tal da Danilo, emprestado pelo Mendes, que ninguém sabia se era 6 ou 8, mas de quem os leigos adeptos do Benfica desconfiaram logo, até porque imediatamente ficou fora da lista da Liga dos Campeões!

E a época ainda assim fez-se. Pior do que a anterior, com muito menos qualidade mas ainda deu para ganhar o campeonato, estando o Benfica 100% dependente do Pizzi (a peça da cristaleira que não podia partir – o que já diz muito da qualidade do meio campo encarnado), e Fejsa que teve um ano "bom" em termos de lesões, perdendo APENAS 14 jogos.

A título de curiosidade, Fejsa este ano já perdeu 5 jogos, o ano passado perdeu 14, na anterior perdeu 10 e na outra antes perdeu 38! Em três épocas e três meses, o nosso abono de família Fejsa já perdeu 67 jogos por lesão! Como se vê, um part timer de luxo e, pior que isso, um part timer em quem o Benfica se dá ao luxo de depender como pão para a boca sem se preocupar em ter um substituto à altura! Fonte: transfermarkt

Ainda assim, o Benfica com o seu meio campo debilitado e sem o tal reforço para a posição 8 por quem os Benfiquistas suspiram (todos menos o Presidente, que na entrevista televisiva que deu lá disse com o seu ar fanfarrão que os Benfiquistas que não se preocupassem que a estrutura sabia o que estava a fazer), lá teve de ir ao mercado em Janeiro, mais uma vez ao mercado do Mendes, de onde chegou mais um remendo de primeiríssima linha de nome Filipe Augusto.

E assim foi de Janeiro até Junho, tempo mais do que suficiente para confirmar aquilo que já se sabia: Que Renato Sanches continuava sem substituto, que Fejsa só faz meia época e que quando está fora a equipa joga partida, que Pizzi fez uma grande época sem se poder dar ao luxo de ficar um jogo que fosse de fora, que Samaris por muita alma que tenha nunca será uma solução para a titularidade, e que os reforços do Mendes Danilo e Augusto nem no Braga seriam titulares.

Mas... Deu para ser campeão... Espremido mas deu.

Mais um defeso e que esperam os Benfiquistas? Evidentemente que se resolva este problema de vez MAS... 

...Mais um defeso a gastar pouquinho, um tal de Chrien, um Krovinovic que ninguém conhecia muito bem, e foi tudo!

Ah, e pelo meio, as páginas nos jornais ao longo do Verão: “Newcastle doido por Samaris”, “Newcastle dá 20 milhões por Samaris”, “LFV pede 25 milhões por Samaris.”

Oh meus amigos, tudo tretas! Por 20 milhões o Samaris ia já amanhã, com laço e tudo, e LFV ia lá levá-lo pessoalmente de comboio! E com 20 milhões ia-se contratar 2 reforços de jeito para resolver aquele problema do meio campo de vez! 

Ou seja, o historial é este, e é assim que entramos na época presente!

Com os Benfiquistas animados e a pensar que a Super Estrutura está a colocar as necessidades da equipa no topo da sua lista de prioridades?! Não, mas com um tal de Chrien e um Krovinovic para ainda iludir a malta por... alguns dias. O tempo suficiente para se perceber que quer um quer outro, nem na Liga dos Campeões foram inscritos, logo, naquele meio campo de 7 para dois lugares (!!) devem ser os últimos da hierarquia. Ah, e um tal de João Carvalho lá pelo meio!

E a época começa, os desaires acontecem, e continua a mesma lenga lenga de sempre: Fejsa no estaleiro, Pizzi em esforço a tentar disfarçar insuficiências e com demasiada responsabilidade para os seus ombros, e com Augusto e Samaris a confirmarem aquilo que se sabe e já há muito se sabia: Que não servem como figuras de primeira linha! 3 anos sem resolver a porcaria do problema!

Há melhor exemplo do desastre desta política desportiva? Se isto não é incompetência, qual é o nome que sugerem?!

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Uma equipa de campeões começa a época.

Avatar
 ●  16 comentários  ● 

Afinal em que 11 você apostaria para vencer a crise exibicional?

Avatar
 ●  127 comentários  ● 
A vénia aos adeptos. Como sempre deve acontecer.
 As vedetas de hoje aguentariam o Terceiro Anel?

Guarda-redes: Júlio César, Paulo Lopes, Bruno Varela, Mile Svilar

Defesas: André Almeida, Douglas, Luisão, Lisandro, Jardel, Kalaica, Ruben Dias, Eliseu e Grimaldo.

Meio Campo: Zivkovic, Cervi, Krovinovic, Samaris, Diogo Gonçalves, Fejsa, Chrien, João Carvalho, Pizzi, Filipe Augusto, Rafa e Salvio.

Avançados: Raul, Jonas, Seferovic, Gabriel e Willock.

Face ao que temos visto esta temporada, nos últimos jogos e até ontem, que 11 escolheriam para sábado?

Mudam o esquema de jogo?

Repito a minha escolha:
Júlio César ou Varela
André Almeida, Ruben, Jardel e Grimaldo
Fejsa, Samaris Krovinovic
Pizzi, Zivkovic
Raul

Vamos lá dar o nosso contributo(e coragem) a Rui Vitória para tomar decisões que ele bem precisa.

O caso Samaris.

Avatar
 ●  107 comentários  ● 

Desde o primeiro minuto de jogo que Samaris foi constantemente acossado, empurrado, até agredido, com e sem bola.

Em certo período do jogo, Samaris sofreu sucessivamente falta atrás de falta, tudo com o beneplácito do árbitro do jogo.

O Braga levava a táctica bem estudada, inclusive a de desgastar Samaris e apostar no seu jogo mais viril e por vezes violento para sacar-lhe a expulsão. Tiveram azar porque o grego não só lutou em campo para cobrir a sua posição como aguentou sem dar margem para vermelhos as agressões de que foi alvo. 

Quem o critica não ou viu na TV ou nem viu o jogo.

Este sim merece ser defendido.

Ninguém está acima do Benfica!! NINGUÉM

 ●  88 comentários  ● 
DE TODOS UM!!


Havia muito para dizer, e haverá certamente. Já quando as coisas correm sobre rodas, a paixão que sentimos pelo Benfica leva-nos a ter sempre assunto, quanto mais quando as coisas demonstram estar fora dos eixos. Mas de ontem, há uma coisa que não me sai da cabeça, e que me magoa e continuará a magoar sempre: São demonstrações de alguém que julga estar acima dos interesses do clube, ou seja, o mesmo é dizer que acima do Benfica!

Ontem, Felipe Augusto, para mim, assinou a sua sentença no clube, e tem de ser IMEDIATAMENTE afastado da equipa. Não só pela atitude que teve, mas sobretudo para mostrar que o Benfica ainda é dos sócios e adeptos (e não do LFVieira, como muitos confundem hoje). A falta de respeito que o brasileiro demonstrou para com todos os que estavam no estádio foi de uma tacanhez de espírito de grupo e sacrifício em prol do coletivo. Então a equipa está empatada, o relógio a correr contra nós, para além de uma arbitragem (chamar-lhe isto é um insulto) VERGONHOSA, e o “minino” pára em pleno meio campo a dar voltinhas sobre si próprio a aplaudir ironicamente o público??? Em vez de correr para a linha lateral (como fez Rafa, com outra exibição miserável) para ajudar a equipa a não perder tempo??

Meu amigo, para não te chamar outra coisa que muito me apetece, se estás magoado com as críticas tens bom remédio: AGUENTA!!! OUVE E CALA, E TRABALHA EM CAMPO PARA AS CALAR!!! Tão simples quanto isto! E mais, és jogador do SPORT LISBOA E BENFICA, o maior clube do MUNDO!!!  Com uma história e multidão de adeptos ímpar por esse mundo inteiro. Há Milhares de jogadores que queriam estar no teu lugar, e que dariam um tomate ou mesmo os dois para lá estarem! És um dos poucos com a estrelinha da sorte que conseguiram lá chegar, e tens de te sentir GRATO para com o clube que tudo te dá! E o clube somos nós, que vamos ao estádio, aos cafés do bairro, que ouvimos os relatos enquanto estamos a trabalhar, que lemos as notícias assim que acabam os jogos. O Benfica são as pessoas que têm todo o direito de te assobiar, e tu faltaste-nos ao respeito. E faltaste ao respeito aos teus colegas, a quem fizeste perder tempo e ritmo para lutar pela vitória.

E não posso deixar de referir a outra desilusão/ confirmação de caráter de outra personagem: Luisão. Ainda ouvi dizer muitos: ahhh… grande capitão, que foi buscar o colega e o abraçou demonstrando carinho e união. Grande capitão?? Capitão?? Para mim, era já sem braçadeira daqui para a frente!! Porquê? Um VERDADEIRO CAPITÃO, não põe os colegas acima do clube ou sequer do grupo. O capitão une e não faz individualidades. O que Luisão deveria ter feito, ao ver o que se estava a passar, era ir a correr para a linha e chamar Filipe Augusto, gritar para acabar com o espetáculo e ser substituído quanto antes. Mostrar que o que interessava era virar o resultado e não mostrar a prima dona que havia em FA. Depois podia dar-lhe os abraços que quisesse fora das 4 linhas, e pedir respeito pelo colega. ISTO SIM, ERA DE CAPITÃO!


O resto já sabe, CARREGA BENFICA, SINTAM A MÍSTICA!!

Avisos sérios para Rui Vitória...e para quem manda no futebol do SLB.

Avatar
 ●  216 comentários  ● 
Ponto prévio: FILIPE AUGUSTO depois do que fez deve ir jogar na B ou ficar fora da convocatória até "Oitembro". Se este jogador medíocre sequer entrar na próxima convocatória, algo terá que acontecer.

Jogo: Parecia até ir ser diferente mas quando se tem no banco um treinador medroso e sem ideias a situação fica complicada.

Quando é que Rui Vitória entende, ou lhe fazem entender, que NÃO DÁ para jogar com 2 gajos no meio campo?!

O Benfica perde as batalhas do meio campo com toda a gente. Seja o Cascalheira, o Braga ou outro qualquer o Benfica está sempre em inferioridade numérica.

Que dizer de um treinador que mantém em campo Rafa? Que pensar de um treinador que não vê o óbvio? O que faz Filipe Augusto em campo senão enterrar a equipa?

Os resultados mandam. E é altura de Rui Vitória mudar. Ou assumir que não consegue. Não faz sentido pedir a cabeça de Rui Vitória mas também não fará sentido manter alguém incapaz de fazer diferente.

Ninguém compreenderá que no sábado não tenhamos no 11 inicial: Varela ou JC, André Almeida, Grimaldo, Ruben, Jardel, Fejsa, Samaris, Pizzi, Krovinovic, Zivkovic e Raul.

Chega de vedetas, de lugares cativos e de forçar jogadores que não correspondem.

Gostei de Gabriel. Krovinovic tem lugar neste 11 de caras. Ruben é claramente um central forte, frio e com noção da responsabilidade.

E já agora...porque um clube que passa a vida a falar na formação está a excluir das opções o João Carvalho ou o Diogo Gonçalves?

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

SL Benfica - SC Braga.

Avatar
 ●  83 comentários  ● 


Lista de convocados:
Guarda-redes: Júlio César, Bruno Varela;

Defesas: André Almeida, Luisão, Jardel, Rúben Dias, Grimaldo e Eliseu;

Médios: Fejsa, Samaris, Filipe Augusto, Krovinovic, Pizzi, Cervi, Rafa e Zivkovic;

Avançados: Jonas, Seferovic, Raúl e Gabriel.

-----------------------

Quando a necessidade de uma boa exibição e de uma vitória clara imperam, não se pode ter outra expectativa que ter isso mesmo.

Quem foi o "Luís de Matos" da Travessa da Queimada?

Avatar
 ●  17 comentários  ● 


Esta foi a capa do jornal "Record" de ontem. O grande destaque foi o texto de Rui Gomes da Silva no NGB. Foi o tema do dia de segunda e manteve-se na terça no que diz respeito à atualidade desportiva.

Até Rui Santos, cuja simpatia por Rui Gomes da Silva não é famosa, não se furtou a analisar o texto de RGS.

A capa de "A Bola" foi:


Nem uma referência ao assunto do dia de segunda. A grande curiosidade prende-se com o facto de a notícia no "online" d'A Bola ter sido obliterada à noite. De grande destaque ao "missing in action" foi um segundo. Pensei ter sido..."um lapso".

A pergunta que deixo é: Quem foi o "Luís de Matos" que fez "desaparecer" uma capa de jornal pronta para impressão na noite de segunda-feira e fez aparecer a aqui reproduzida?

Curtas.

Avatar
 ●  49 comentários  ● 

1) "O diretor de comunicação e informação do FC Porto, Francisco J. Marques, vai ser alvo de uma queixa-crime a apresentar em breve pela APAF. A associação de árbitros de futebol entende ter chegado o momento de marcar uma posição judicial sobre o atual clima em redor da arbitragem nacional, disse ontem, a Record, o seu presidente, Luciano Gonçalves.

"Estamos a fazer as diligências necessárias para processar o senhor Francisco J. Marques, mas não só. Também vamos apresentar queixas contra vários comentadores desportivos", afirmou o líder da APAF, vincando que a decisão está longe de se prender somente com o conhecido caso dos emails e tem por base várias intervenções feitas publicamente: "Quando se levantam suspeições, para bem do futebol, elas têm de ser provadas. Os árbitros merecem proteção." - Record.

Não se pode dizer que esta reacção foi rápida mas finalmente aconteceu. No entanto fica a faltar a mais importante de todas: a condenação deste clime de intimidação por parte do presidente da FPF, Fernando Gomes.

2) A postura de Bernardo Silva tem sido inatacável, mesmo quando era humilhado pelo antigo treinador do SLB com bocas de que nunca teria nível nem tamanho para jogar ao mais alto nível. Bernardo Silva regressa frequentemente à Luz como adepto, não tendo problemas em até conviver com os restantes benfiquistas na zona do Alto dos Moínhos. Impera que esta situação seja esclarecida e arrumada. Nem Luis Filipe Vieira terá qualquer interesse em que isto possa ser encarado como verdadeiro, por várias razões.

3) O filho do advogado de Pinto da Costa foi detido pela PJ por "lavagem de dinheiro". Que notícia surpreendente! E eu nem moro no Porto...

4) O Benfica e a Nos já chegaram a acordo para a renegociação do seu contrato relativo aos direitos televisivos. Em entrevista ao Negócios, a publicar na edição de amanhã, Domingos Soares de Oliveira confirma que o dossier "foi aberto e foi fechado", com sucesso. 
"Não foi feito um alargamento do prazo, não mexemos no contrato que temos neste momento de direitos televisivos, os valores são os que publicámos", afirmou o administrador da SAD do Benfica. "Existe um conjunto de melhorias na nossa relação comercial com a NOS que nos permite neste momento estar satisfeitos com a negociação que foi feita, a NOS também", acrescentou. 

O responsável escusou-se a revelar os pormenores, mas, não passando pela renegociação do prazo ou do valor específicamente sobre os direitos televisivos, terá havido um aumento da abrangência do contrato em termos de áreas." - Jornal de Negócios.

Ou seja, provavelmente a NOS passou também a gerir os direitos de exploração da publicidade na Luz. A parte "suculenta" que faltava à NOS para ainda lucrar mais com este acordo. Aliás é o próprio DSO na entrevista ao JN apela a uma adesão "maciça" à NOS. É a NOS que lhe paga o vencimento?

Pena é que DSO tenha perdido a oportunidade de esclarecer os benfiquistas que pagam a BTV para onde está a ir o valor da assinatura mensal. 

5) A sério que José Manuel Antunes, antigo vice-presidente de Vale e Azevedo tornou a mostrar na BTV a imagem da suposta lista? Mas ninguém ainda o colocou fora da BTV? 

terça-feira, 19 de setembro de 2017

O "furacão" causado por Rui Gomes da Silva.

Avatar
 ●  97 comentários  ● 

Os ecos do texto de Rui Gomes da Silva no NGB continuam a fazer-se ouvir um pouco por todo lado.

Não deixo de me surpreender com algumas coisas, apesar de saber bem o que alguns pretendem ao defender "isto" ou "aquilo".

Daí que não me supreendeu que o texto de RGS tenha tido mais reacções desde ontem vindas do interior do SL Benfica que os ataques do FCP ou SCP sobre os emails ou os vouchers.
Mas mesmo nisto as fragilidades que todos detectamos no SLB são demonstradas sem qualquer dúvida.

Quem reage? Silvio Cervan, um vice-presidente(suplente) e sem qualquer peso ou prestígio. Um grande benfiquista, não haja qualquer dúvida, mas que vale tanto lá dentro como a estátua do Eusébio. Bem, talvez a estátua tenha mais influência...

Depois temos os ataques que o BbyGB já referiu a defenderem Rui Costa. E acaba por ser a segunda vez em poucos dias que alguém fala em nome de Rui Costa. Porque foge Rui Costa das perguntas? Será tão incómodo para uma figura como Rui Costa assumir que está acomodado e que não tem qualquer papel relevante na estrutura e do futebol do SL Benfica? Rui Costa tem medo que saibam disso?

Os comentários de que RGS quer é candidatar-se e está a atacar o SLB no seu momento mais fraco são também reacções de um sistema instalado. Mas apontar erros não é criticar de forma construtiva? Não foi RGS concreto e claro no que disse? Querer o melhor para o SLB é atacar?

O que têm feito FCP e SCP desde a temporada passada? Onde têm andado estas mesmas vozes incomodadas com a ausência de defesa do SL Benfica? 

Um dos pontos tocados por RGS prende-se com o tipo de figura que aparece na BTV. 
Ele falou do caso de José Manuel Antunes e isso é um caso clássico da falta de respeito que na BTV e no SL Benfica quem decide tem pelos benfiquistas e por quem fez tanto mal ao clube.

José Manuel Antunes foi vice-presidente de João Vale e Azevedo e recandidatou-se na mesma posição nas eleições em que o antigo-preso foi derrotado por Manuel Vilarinho.

Aliás, José Manuel Antunes afirmava a 25/08/2000 o seguinte ao jornal Record:

"JOSÉ Manuel Antunes dá como praticamente certa a recandidatura de Vale e Azevedo à presidência do Benfica. O actual responsável pelas amadoras admite existirem conversações visando a formação de uma lista para as próximas eleições, que terão lugar em Outubro.

”Já houve conversas nesse sentido. Muito provavelmente, o dr. Vale e Azevedo vai recandidatar-se”, referiu o ”vice” dos encarnados, que se mostra disponível para fazer parte da lista.”Se for convidado pelo dr. Vale e Azevedo, terei todo o interesse em acabar o trabalho iniciado há três anos.”"


Ou seja, José Manuel Antunes tinha todo o interesse em acabar de rebentar com o clube, segundo o próprio Luis Filipe Vieira.

Portanto, o que eu pergunto é o que é que esta figura faz na BTV? O que faz um vice repetente de Vale e Azevedo na BTV?

Outra reacção foi a de Pedro Guerra no programa "Prolongamento" da TVI. Vi em fast-forward parando apenas nas alturas em que Pedro Guerra falava para perceber qual seria a sua postura face ao tema do dia. E não me desiludiu.

Quando alguém como Pedro Guerra, um ser execrável, que só se fez sócio quando veio trabalhar para o SL Benfica e que antes nunca tinha sido visto a ver jogos na Luz, tenta dar lições de benfiquismo a alguém que é sócio desde que nasceu e é de um benfiquismo inatacável, sabemos que a falta de vergonha atingiu um novo máximo.

Um inútil que não conseguiu defender-se nem defender o SL Benfica aquando dos casos dos emails ou dos vouchers, um pau-mandado que hostilizou inúmeras pessoas dentro do SLB só porque não se deixavam intimidar pela sua cartilha miserável e um ser tão execrável que até faz o Pina ou o Serrão parecerem uns tipos simpáticos. 

O que ele faz é defender o SL Benfica? Nunca. Quem não se lembra dos enxovalhos que deu na CMTV a quem colocava Jorge Jesus em causa. Assim que JJ saiu, tenho poucas dúvidas que não tenha partido dele a campanha mediática de hostilização ao nosso antigo treinador. E eu estou à vontade para falar nisto pois quem lê o NGB sabe que não gostava de JJ como treinador.

Rui Gomes da Silva teve o condão de mexer com esta gente toda e isso deixa-os desconfortáveis. 
A estrutura do SL Benfica ficou surpresa com o destaque e as reacções favoráveis às palavras de RGS. Não esperavam essa "ingratidão". 

Querem união em torno do clube? Então não percam tempo com videozinhos para crianças ou com textos de motivação ridículos. 

Ganhem jogos e combatam os inimigos em campo!

O milagre das contas. São tudo recordes...mas não dá para contratar um único titular.

Avatar
 ●  177 comentários  ● 

Avança o Record que o passivo do SLB desceu 17,2 milhões de euros.

"O exercício de 2016/17 permitiu ao Benfica fazer quase 123 milhões de euros com venda de jogadores. No entanto, o resultado com direitos de jogadores é menos de metade desse valor.

Como se pode ler na quarta e última página do relatório enviado à CMVM, o Benfica registou um total de 122,995 milhões de euros em rendimentos transações de direitos de atletas, um aumento de 41 milhões em relação à época anterior.

No entanto, mais de metade desse valor 'perdeu-se' em dois itens: amortizações e perdas de imparidade de direitos de atletas do plantel atual (43,728 M€) e gastos com transações (20,333 M€), que são constituídos sobretudo por comissões. Contas feitas, o resultado com transferências de jogadores foi de 58,934 milhões de euros, ainda assim quase o dobro do registado no ano anterior (30,113 M€).

Em 2016/17, o Benfica transferiu, entre outros, Gonçalo Guedes, Hélder Costa, Ederson e Lindelöf (as vendas de Nélson Semedo e de Mitroglou não estão incluídas neste exercício)." - Record.


Quanto mais poderia ter descido ou quantos reforços de qualidade poderíamos ter ido contratar se:

- Não tivessemos pago 22 milhões de euros por um suplente que continua suplente e só custou 9 milhões ao Atlético de Madrid

- Não tivessemos pago quase 19 milhões por um jogador que nem no clube onde estava jogaria hoje

- Não tivessemos abdicado de 20 milhões de euros de Ederson, de um relatório para o outro

- Não tivessemos abdicado de receber a pronto mais 15 milhões por Mitroglou já que o seu passe foi valorizado em 30 milhões.

Somando só estes valores chegamos ao número mágico de 76 milhões de euros. É um exemplo. Que clube é que em 4 operações financeiras abdica de 76 milhões de euros?

Quem lucrou? O SL Benfica não. O passivo...só diminui 17 milhões.

Quem anda a enganar quem?

Nada será como dantes... e ainda bem!

Avatar
 ●  57 comentários  ● 
Rui Gomes da Silva já conseguiu algo... já fez saltar da toca alguns dos "taxis!". Podem não gostar do estilo, mesmo eu que tenho feito um esforço para defender uma estratégia na qual me revejo... não posso discordar do que Rui Gomes da Silva ontem escreveu.

Curiosamente, tal como muito do que ontem vi nas criticas do RGS, hoje vemos a asneira a repetir-se. Ninguém quis perceber os elementos fundamentais e hoje é ver o José Marinho a defender o Rui Costa e a atacar o RGS... é ver vices a chantagearem os sócios e dizer que isto é prejudicial para a estabilidade...

CAMABADA DE PRIMADONAS!

Eu já tinha dito sobre os jogadores, mas a resposta ao texto do Rui Gomes da Silva parece que alarga o conceito à estrutura:

O SLBENFICA ABURGUESOU-SE NAS VITÓRIAS CONQUISTADAS! Isto nada tem que ver com a percepção de ter que contratar ou investir... nada disso! O que me refiro é que hoje, da estrutura aos jogadores, passando pela equipa técnica, todos se sentem seres superiores, vencedores por decreto e que se sobrepõem naturalmente a qualquer outro mortal.

A equipa e treinador entram em campo a acreditar que são tão bons que não precisam de correr mais que os outros...
A Direção arranca para as epocas a pensar que são tão bons que até com suplentes são superiores aos outros...
E a estrutura ampara tudo isto, cientes que os jogadores não vencem por azar e a Direção não reforçou porque sabe mais do que os outros e eles é que vão ter razão como tiveram no passado.

Não confundir isto, com a lenga lenga de que precisamos é de reforços!

Mal vai o nosso Benfica quando para vencer o Boavista, Chaves, Portimonense, etc precisamos de apelar a reforços...

Podem não gostar da comparação, mas há pouco tempo boa parte da equipa do FCPorto jogava no Guimarães (Soares, Marega, Ricardo Pereira, André André, Hernani, Octávio...), meus caros... Guimarães!!!! Contratações, ZERO!

Nada será como dantes.

Avatar
 ●  51 comentários  ● 



segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Exclusivo: "O Poder vem do campo", por Rui Gomes da Silva

Avatar
 ●  226 comentários  ● 


UMA SEMANA MUITO MÁ ... "O PODER VEM DO CAMPO"

Como costuma dizer um amigo - com quem falei longamente, no sábado, depois da derrota no Bessa - "o poder, no futebol, vem do campo".

Uma versão "nacional" de outra afirmação, tão simples quão verdadeira, atribuída a José Mourinho, de que "o resultado é que faz o espectáculo". Vem isto a propósito do que vou escrever, a seguir.

Poupo, assim, tempo aos invejosos, aos detractores e aos menos inteligentes (que, normalmente, acumulam essas características). Ainda mais no futebol, porque, como disse na segunda-feira passada na SIC (repetindo o que sempre tenho dito), ... é o espaço onde o princípio maquiavélico de que "os fins justificam os meios" mais tem aplicação.

Apesar de o facto de muitos não saberem "o quê" e "quem" eu estava a citar ... só vir comprovar que no futebol, mesmo em áreas de eleição, o melhor, mesmo, é seguir o velho princípio de cavalaria: primeiro acção e, só depois, pensamento!

EU SAÍ ... PORQUE QUIS
Sejamos, então, diretos: eu sai da Direção do Benfica, porque quis.

Não mandei recados pelos jornais, não ameacei concorrer a eleições, nem dei entrevistas a dizer que acho que, um dia, serei Presidente do Benfica.
Aliás, se um dia o for, isso será porque os sócios quiseram e não porque eu quis.
Porque votaram num projecto e não porque eu sonhei, quando era pequenino, que um dia seria Presidente.

Disse o que tinha a dizer em reunião de Direcção e saí porque - quem de direito - não aceitou (muito legitimamente, diga-se) as minhas condições para continuar.

E porque achei que, face ao que previa poder vir a acontecer (continuo a achar tudo o que me levou a pensar assim), só valeria a pena ser o que disse que queria ser. Como não quiseram, saí.

Se bem, se mal, logo se verá mas não sou de estar por estar, só para dar a ideia que estou.
Tão simples quanto isso!

Mas - como sempre disse - tal como não tinha dito mal para entrar, nunca disse mal por ter saído (apesar de quem, então, entrou, ter posto a correr que tinha havido uma "limpeza" - minha e de João Gabriel ... a quem elogio sempre que posso ... porque aliava e alia ... benfiquismo, competência e coragem)!

Apesar de ter saído, dei a cara por quem ficou (sou assim, eu ...) e - como, mais do que ninguém, o Presidente do Benfica sabe - fiz tudo o que pude para que Benfica fosse (como é) tetra campeão!
Como farei tudo o que for legítimo para que o Benfica seja penta campeão!

Por isso, por ter saído porque quis, estou à vontade para discorrer sobre o que não concordo, ... para só falar do que aconteceu nestes últimos dias.

O BOATO SOBRE A SAÍDA DE RUI COSTA
Ao ler a notícia de sábado, num dos jornais desportivos, de que Rui Costa ponderava "bater com a porta" no Benfica, por discordar de opções tomadas, escrevi, no meu Facebook, que, antes do jogo do Bessa (onde os "outros" acreditavam que poderíamos perder pontos ... como, infelizmente, aconteceu), ... ia valer tudo.

Mas - pensei - que não sendo verdade (Rui Costa nunca sairá da zona de conforto onde se encontra porque, independentemente do que faça ou não faça - e eu, depois de lá ter passado, sei o que vale a sua presença naquele lugar - pode dar sempre a ideia de que tudo o que há de bom tem o seu dedo e tudo o que há de mau foi feito sem ter em conta a sua opinião), a única reação admissível era o designado Diretor Desportivo do Benfica vir dar a cara e demonstrar-se solidário com tudo.

Ora, o que assistimos foi o Diretor de Comunicação do Benfica vir dar uma ... não notícia.

Luís Bernardo pode ter muitos defeitos, ... pode não perceber nada de futebol (até parece que percebe ... e muito) mas sabe, de outros tempos, que se um jornal dá a notícia de saída de um Ministro, só há uma maneira de estancar o boato: por o Ministro a dizer, de viva voz, que a notícia é falsa.

Não sei se houve troca de mensagens do visado da notícia para com os seus pares, mas ... em política ... (e, a notícia tinha a ver com a política ... do Benfica), para citar o Dr. Oliveira Salazar, ... o que parece, é!

Tanto mais quanto, desde que foi castigado em Arouca (num processo iniciado em simultâneo com o que a Liga teve o cuidado de me mimosear ... por eu estar todas as segundas na SIC), a única vez que ouvi falar de Rui Costa foi quando deu uma entrevista onde reafirmava a sua ideia de um dia ser Presidente do Benfica e considerava Jorge Mendes uma mais valia para o Benfica.

Não sei se conseguirá atingir o seu sonho, mas, se nessa altura, continuar a pensar o mesmo de Jorge Mendes, teremos, pelo menos, uma coisa em que discordaremos ... totalmente.

LISTA DE CLUBES CORRUPTOS
O problema do silêncio de Rui Costa poderia não ter sido tão relevante se, antes, o universo benfiquista não se debatesse - entre si - com a campanha (que não vai ser facilmente ultrapassável) da publicitação de uma pretensa lista dos clubes europeus ... mais corruptos.

Como se a corrupção fosse mensurável ... como se o nível dessa praga social fosse quantitativa e não qualitativa.

Não há mais nem menos corruptos: há corruptos e há sérios! Eu sei que a liberdade de imprensa é um bem sagrado!

Sei eu, como sabe o Ricardo Palacin, de quem tenho - devo acrescentar - a melhor opinião como profissional (para além de uma simpatia inexcedível). Só que ... tem de haver limites ... até para a forma como arranjamos guerras!

Uma coisa é o "dente por dente, olho por olho", que defendo ... outra é entrar por caminhos de onde vão querer que não saíamos!

A Benfica TV tem de estar acima destas polémicas ... para sermos diferentes do que criticamos!

OS COMENTÁRIOS À ELEIÇÃO DE DOMINGOS SOARES DE OLIVEIRA
Até poderíamos aguentar a notícia das dúvidas de Rui Costa, bem como da lista de clubes corruptos, se - no princípio da semana - o País não se tivesse deleitado com a opinião de comparar a eleição de Domingos Soares de Oliveira para um dos lugares de vogal da Associação Europeia de Clubes (ECA) com as escolhas de ... Durão Barroso para Presidente da Comissão Europeia ou de Guterres para Secretário Geral da ONU ...

Confesso que - do que conheço - até o próprio Domingos Soares de Oliveira se deve ter incomodado pelo ridículo da situação!

MIL HOMENS V. NUNO GOMES
Mas poderíamos ter força para "chutar para canto" ... as dúvidas de Rui Costa, a questão da lista de clubes corruptos, a comparação da eleição de um administrador da SAD para um cargo na Europa do futebol, se não tivéssemos com presença contínua na comunicação social, a questão da liderança do projeto de formação do Benfica.

Eu tenho a minha ideia formada sobre o processo em questão (e não escondo a minha enorme admiração sobre o caráter e a personalidade de Nuno Gomes).

Disse, aliás, que discordava da ideia de alguém responsável por uma auditoria poder substituir quem auditava.

Como sou completamente contra que sócios de outros clubes venham para a estrutura profissional do Benfica (o que lá vai, lá vai), mas não percebo como se deixou arrastar este assunto na praça pública como vimos!

Já não falo nas mudanças das estruturas de formação dos outros clubes (o próprio Pedro Mil Homens saiu de onde estava sem ninguém o saber ... como ninguém sabia onde estava ... porque não estava no Benfica).

Reconheço obviamente que compete a Direção escolher quem quiser para onde quiser!
Com as necessárias e inevitáveis reações.

O que não percebo é o deixar arrastar na comunicação a discussão sobre um boato relativo à possível entrada nessa estrutura de formação de alguém que é tão de outro clube ... como eu sou do Benfica!
Se era falso, porque não se matou a notícia ao nascer? Ou seria verdade e só a reação pública levou ao abandono da ideia?

OS VICE PRESIDENTES MAIS CALADOS DO MUNDO
E como se tudo isto não bastasse, ... até poderia ser que ainda aguentássemos a notícia das dúvidas de Rui Costa, a da lista de clubes corruptos, a comparação da eleição de um alto funcionário do clube para um cargo na Europa do futebol, a discussão sobre a direção da formação do Benfica, ... se não fosse o silêncio ensurdecedor de toda a estrutura eleita que acompanha o Presidente do Benfica.

Já o disse e repito: se não for para falar e defender o Benfica, quando o clube está a ser atacado como nunca foi, em toda a sua História, para que servem os Vice Presidentes da Direcção?

Diz-se, no Direito Constitucional - em oposição aos defensores do bicameralismo - que a existência de uma Câmara Alta é uma pura desnecessidade. Quando concorda, porque é uma inutilidade; quando discorda, porque é uma fonte de conflitos. Pois, hoje por hoje, esse é a sensação que o Presidente deve ter dos seus Vice Presidentes.

Enquanto por lá andei, nunca me recusei a dar a cara, ... nos momentos menos bons (porque nos bons aparecem os que gostam de estar - com a pose "acaciana", que Eça de Queiroz tão bem definiu - no palco da glória, como se a vitória tivesse "mãozinha" deles)!

O que estranho é que ninguém dê a cara, a não ser o Diretor de Comunicação (por dever de função) em temas tão importantes como os "mails" (já agora, a culpa da "permeabilidade" da estrutura informática morre solteira sem que ninguém dentro do Benfica seja tecnicamente responsável por ela?), sobre as relações com a Liga, sobre todos os temas e sobre os sucessivos ataques que temos sofrido!

Ou seja, são como os táxis: nunca aparecem quando são precisos. Ou será que, sendo precisos, não querem aparecer?

EQUIPA
Eu sei que, pelo meio disto tudo, há uma equipa a jogar menos bem! Sei de tudo o que escrevem!
E de tudo o que se diz! Como já escrevi, antes, tenho a minha opinião sobre isso!

E - por força do que aqui escrevo e do que, em cada segunda feira, digo na SIC - todos sabem o que defendo e o que ... me custa defender!

Não percebo muita coisa, mas - já o transmiti a quem de direito - nunca, como este ano, quis ganhar um campeonato.

Não é só a História que se pode fazer! É o efeito que isso terá sobre os nossos adversários mais diretos.

Não adianta discutir a equipa!

Num dos grupos da "blogosfera" de que faço parte ouvi tudo e o seu contrário. Porque o Benfica é um clube democrático, todos os lugares e todos os jogadores tem quem os idolatre e quem ache que deveriam sair.

Para logo a seguir (porque nisto não há memória nem ninguém conta nada a ninguém) voltarem a defender o contrário.

Mas isso é o Benfica e é com eles que temos de ganhar.

RUI VITÓRIA ... RUMO AO PENTA
Com eles e com Rui Vitória!

Não acho que ninguém tem lugar eterno no Benfica!

Nem Bella Gutmann!

Como sei que a dimensão que a História apresentará de cada um dos que serviram, servem e servirão o Benfica terá a ver, sempre, com o que ganharam e como souberam sair!

Rui Vitória pode ter muitos defeitos, como o terá - por certo - Luís Filipe Vieira - mas discutir agora tudo isso ... é um tiro no pé!

Eu não sou um "yes man"! Estou - até - pelo que escrevi, cada vez mais longe das soluções encontradas sobre muita coisa!

Como, por exemplo, quando fico triste ao ver os elogios, na comunicação social, ao facto de sermos os mais vendedores. Haverá um momento em que milhões (de vendas) não mais rimarão com campeões!

E, ai, perceberemos que já não teremos a ajuda ... de quem nos ajudou a vender!
Mas isso serão outras contas!

Até lá, temos um treinador com um caráter e um nível raros no futebol ... que conseguiu ... nunca perder um campeonato no Benfica. E que, espero, poderá continuar a afirmar o mesmo no fim desta época!

Perder no Bessa é um desastre? Claro que é! Irrecuperável?Claro que não!

Apesar - e cito outra vez uma conversa com um amigo meu - do "enorme endeusamento de gente mediana, que, quando elogiada, julga ser verdade esse aplauso e aburguesa-se com o risco de perder o que antes ganhava", ... eu acredito que poderemos ser penta Campeões!

E já o disse ao Presidente do meu clube que farei tudo o que for legítimo para o conseguir. Ajudando no que puder.

Dando a cara por um projecto do qual não tenho nenhuma responsabilidade (e, até, de que discordo em algumas coisas), mas ... pelo Benfica. Sem cedências aos "eternos defensores de convicções alheias" que só querem estar por estar!

Porque sei e percebo o que sofre cada um dos que, partilhando comigo a paixão pelo Benfica, me voltaram a ver como um deles ... porque sai da Direção!
Esse é o limite do meu empenhamento: não o apoio ou o ódio a este ou aquele, ... mas o Benfica!

Sou com quem lá está como gostaria que fossem comigo, se eu lá estivesse (ou, se um dia, regressar)!
Para voltar a ganhar!

Tudo!

Até na Europa!

Porque, se tiver equipa para tentar ganhar lá fora, ganharei sempre cá dentro!

Viva o Benfica!

--------------------------------------

(Rui Gomes da Silva escreve no NGB à segunda-feira)

domingo, 17 de setembro de 2017

A Baliza do Benfica... Uma duvida

Avatar
 ●  53 comentários  ● 
Era o Miguel Silva e o André Moreira (suplentes do Guimarães e Braga, e já agora suplentes do Varela na Seleção) que andavam aqui a ser pedidos para substituir o Ederson?

... O Pedro Martins e o Abel não percebem nada disto!

Ah não... Era o Joel Pereira, que ia explodir no Manchester mas continua a terceiro guarda-redes...

Falar é tão fácil...

Rápidos a queimar os nossos, lentos a defender-nos dos outros!

Avatar
 ●  132 comentários  ● 

INCRÍVEL! Ao cabo de um empate e uma derrota para a Liga e de uma derrota para a Champions, o clube enfrenta duras críticas por parte dos adeptos e associados.

Basta ver esse antro de cobardia que são as redes sociais (e os blogues) para ver serem pedidas as cabeças do Rui Vitória, Luis Filipe Vieira e de grande parte da estrutura do SLBenfica.

Os dois últimos titulos viraram obra do acaso em apenas três maus resultados... e muitos são já os que voltaram há dois anos atrás para reclamar que isto com Jesus é que era bom. Sim, Jesus... aquele que ganha 7M€ por ano para ficar em segundo e em terceiro... precisamente atrás daquele que tem tido sorte, o Rui Vitória.

A forma como os benfiquistas estão a grelhar o Bruno Varela é absolutamente VERGONHOSA! Um guarda redes que teve um lance menos infeliz que a mania das fintas do Ederson que valeu um empate com o Sporting no ano passado ou um empate na Luz com o Boavista... Mas o Ederson é um Deus e o Varela um inutil.

Pelo caminho o clube é DIARIAMENTE atacado por uma aliança que nem se preocupa em ser oculta, como há pouco apontava o Rui Gomes da Silva quando questionava porque os jogadores emprestados pelo Sporting e FCPorto não jogavam contra essas duas equipas... no mínimo estranho.

O Benfica anda em ritmo quase diário a ser colocado em causa nos jornais alinhado com esta dupla que mata o futebol nacional, as queixas à Liga e FPF sobre o Benfica são a um ritmo semanal, fechando os olhos às vergonhas que esses dois clubes inflingem...

Este ano aquele grupo pode estar mais fraco... Luis Filipe Vieira, que todos elegeram de forma inequívoca (nas eleições nem se chegam à frente nem votam em branco como eu já fiz), parece ter decidido que o SLBenfica tem que ter planteis menos onerosos porque o serviço da dívida para aqui chegar foi muito pesado... os benfiquistas discordam.

Se ganhamos Tetra é inaceitável se cairmos antes de um histórico Penta que, a acontecer, deixará o Hexa numa posição que será inaceitável não conquistar porque será fazer história em Portugal... e por aí em diante.

No dia em que o SLBenfica não ganhar o campeoanto cairão o Carmo e a Trindade e os motivos estão à vista, Luis Filipe Vieira não sabe fazer história. Foi Tetra, será o Penta, o Hexa... Dexa, e por aí fora. O presidente só tem que escolher quando quer ser incompetente, incapaz e, portanto, escolher o momento em que tudo o que fez até aqui será esquecido.

Muito do que o Presidente fez eu discordo em absoluto e muitas dessas coisas foram precisamente o que agora muitos reclamam: Fazer vontades a treinadores que querem jogadores que depois descartam como se entreteve Jesus em seis anos a custos que agora muitos ignoram que têm que ser pagos.

Jorge Jesus em todos os clubes por onde passou deixou um rasto de destruição financeira a cobro dos seus caprichos de fazer as equipas jogar o dobro... títulos é que nem por isso viram o dobro, caindo aos pés de treinadores que nem na China ou na Arábia se fazem.

Muitos dos que reclamam pensam que o Caixa Futebol Campus é um viveiro natural que faz jogadores do mesmo nível a um ritmo anual. A máxima é óbvia: 

Se depois do Oblak veio do Ederson... porque raio agora tem que vir o Varela e não um melhor ainda que o Ederson?

Se depois do Maxi veio o Semedo, não se percebe porque tem que jogar o Almeidinhos e não encontrámos um lateral de qualidade...

E por aí fora... todos ignoram um futebol mundial tremendamente inflacionado onde jogadores com tudo por provar custam agora, no mínimo 6, 7, 10M€... para depois chegarem à Luz e vermos jogadores de grande qualidade a sentirem de forma brutal o peso da camisola, como Rafa. Quem o viu e quem o vê....

Portanto, a solução é óbvia... vamos criar pressão sobre o Vieira, o Vitória, o Varela, o Rafa... todos os que aparecerem à frente! Vamos na prática descarregar frustrações sempre com uma certeza:

NUNCA SEREMOS JULGADOS PELAS NOSSAS OPINIÕES! Porque ser benfiquista é isto... podemos dizer o que quisermos porque como gostamos do clube temos direito a ter memória curta, a querer ganhar sempre e só não o faremos quando o Presidente for incompetente.

Longe vão os tempos onde o 3º anel se estava nas tintas para o Presidente e não tolerava que uma equipa perdesse com o Boavista, nem que estivesse a jogar com a equipa das reservas. Mas agora os tempos são outros... a culpa de andarem a passo a perder é... do Presidente.

Sim, a culpa é do Presidente porque se tivesse investido 30M€ num central, num lateral direito e num substituto do Fejsa e num guarda-redes (portanto 4 jogadores a 7,5M cada um), isto não estava assim...

... se estivesse seria igualmente cómodo para todos nós, porque ficava claro que se comprava sem critério e se era para isto mais valia dar oportunidades aos miudos do Seixal que saem sem ter oportunidades.

Ainda me lembro das duvidas sobre o Bernardo Silva! Então e sai quem para ele jogar? O Enzo? Não... perguntem ao Guardiola que ele diz-vos...

Querem saber onde está o "cancro"? Aqui vai!

Avatar
 ●  100 comentários  ● 
Sinceramente, não quero dispersar as minhas criticas daquilo que sempre foi o foco das minhas análises: A política desportiva.

Sobre o resto, deixo para os outros. Deixo apenas duas notas breves daquilo que constato:

1. A primeira é que se o Benfica tem um estádio novo, uma academia nova, um museu novo e uma TV do clube a funcionar, curiosamente os outros dois Grandes Portugueses também têm. O Benfica não fez aí nada que os outros também não fossem capazes de fazer.

2. A segunda é que na hora em que o Benfica tinha de provar a sua grandeza de forma inquestionável, ou seja, na hora de renegociar o seu contrato televisivo, ficou-se por números parecidíssimos com os dos rivais. Com uma diferença: Que o Benfica foi o único a apresentar o seu contrato no relvado na Luz, com pompa e circunstância e fogo de artifício!

Nunca os rivais seriam capazes de fazer sequer parecido, foi o que se disse na altura! Passaram duas semanas, e pumba! Fizeram igual ou melhor, e o Benfica foi a correr chorar e ANUNCIAR que a renegociação seria no Janeiro seguinte. Passaram-se 20 meses até à data e... NADA! Ou melhor, NADA não! O Benfica perdeu os direitos, deu-os a terceiros, mas os bons samaritanos dos Benfiquistas continuam a ter de pagar pelo PREVILÉGIO de assistir aos seus jogos EM CASA na estação do clube! O benfiquista é rico, isso já se sabia.

Mas voltemos ao plano desportivo:

Essa ideia de que a desvalorização do plantel do Benfica começou a ser feita no pós Jorge Jesus é mentira! É importante lembrar o que era o 11 do Benfica no último ano de Jorge Jesus:

1.    Júlio Cèsar
2.    Maxi
3.    Eliseu
4.    Luisão
5.    Jardel
6.    Fejsa
7.    Salvio
8.    Enzo (vendido em Janeiro, depois ficou Pizzi)
9.    Lima
10. Gaitan
11. Jonas

Quatro anos depois e... deste 11, se disponíveis, há 8 que fazem parte do 11 de Rui Vitória! OITO!

Já nesse ano 2014/2015 (ainda com Jorge Jesus), o lote de “reforços” que chegou à Luz foi:

Samaris, Cristante, Talisca, Bebé, Benito, César, Derley, Luis Felipe, Jonathan Rodriguez, Djavan, Eliseu, Muhktar, Candeias, Júlio César e Jonas. Destes, apenas os custos zero tiveram presença assídua no 11: Eliseu, Júlio e Jonas. Samaris custou 10 milhões! Nesse ano gastaram-se 38 milhões de euros em gente mediana!

Nesse ano 2014/2015, sabem quanto se vendeu em mercadoria da boa? 105 milhões de euros! O Benfica já estava à venda. E Jorge Jesus já sabia o que viria a seguir! CADA VEZ MAIS RESPONSABILIDADE, CADA VEZ MENOS CONDIÇÕES PARA ATINGIR OS FINS!

A saída de Jorge Jesus e a entrada de Rui Vitória, troca com a qual discordei mas que entendi, visto o Benfica ter assumido que era imperativo mudar de política, acabar com contratações de 8 milhões e apostar no Seixal, deu daí para cá as seguintes curiosidades:

As contratações de 8 milhões acabaram? Mentira. Daí para cá, Jimenez já custou 22 milhões de euros, Rafa já custou 16! E o custo zero Carrilho custou outros 7 ou 8!

O investimento diminuiu? MENTIRA! Em 2015/2016 o Benfica investiu 29 milhões de euros! Em 2016/2017 investiu 42 milhões mais o custo ZERO Carrilho de 7 milhões. Em 2017/2018 mais 9 milhões de euros. TOTAL: 87 milhões de euros!

No mesmo período, eis quanto gastaram os nossos rivais, tendo como base o site da transfermakt:

1º Porto 99 milhões de euros
2º Benfica 87 milhões de euros
3º Sporting 70 milhões de euros

E pimba! Cai por terra portanto o argumento de que o Benfica deixou de investir, que a política mudou e que a contenção é o único caminho para a viabilidade do clube.

O Benfica, depois de 87 milhões de euros gastos continua a ter no seu 11 ideal 8 jogadores que já cá estavam há 4 anos atrás! E quem são os outros 3, podem perguntar. Alguns craques? Cof, cof, são pois os craques André Almeida, o Zivkovic OU o Cervi, e o Seferovic (outro custo “Zero”). Quem quiser que junte a esta lista o custo zero Grimaldo que passa a vida na enfermaria.

O que falta agora para se perceber onde está o “cancro”? Falta apenas recordar onde foram então gastos estes 87 milhões de euros, para se perceber dos porquês da atual situação:

Aqui vai:

Em 2015/2016: Jimenez, Carcela, Grimaldo, Mitroglou, Murillo, Ederson, Diego Lopes, Taarabt, Marçal, Pelé.

Em 2016/2017: Rafa, Cervi, Benitez, Hermes, Pedro Pereira, Celis, Augusto, Pedro Nuno, André Horta, Carrillho, Zivkovic, Danilo.

Em 2017/2018: Krovinovic, Svilar, Gabriel, Chrien, Mato Milos, Rebocho, varela, Patrick, Seferovic, Douglas, Salvador Agra.

E é isto meus amigos, cada um que tire as suas conclusões:

Nos últimos 3 anos, gastaram-se 87 milhões de euros!

Quantos titulares de caras? 2 (DOIS), Mitroglou e Ederson!

Curiosamente, as grandes figuras dos últimos anos já cá estavam todas: Renato, Lindelof, Nélson Semedo.

Quanto se valorizaram os BIG NAMES nas mãos de Rui Vitória? ZERO (Cervi, Zivkovic, Carrilho, Jimenez e Rafa)

E é isto, acho que não é preciso ir mais longe para perceber que a culpa disto tudo é a DESASTROSA política desportiva dos últimos anos!

Responsável? Entendam-se porque minha não é seguramente. Ou é a Direção que só compra “entulho”, ou o treinador que dos diamantes que recebe não tira sumo nenhum!



Os próximos capítulos...

Avatar
 ●  58 comentários  ● 

Será que na estrutura dos "profissionais competentes" ninguém percebeu que não se vencem campeonatos quando um terço do plantel passa a temporada lesionado?

Aliás, quem é que assume a responsabilidade de manter no plantel jogadores sem condição física para quase 50% dos jogos?

Será que não percebem que se não se tiver jogadores de qualidade as coisas não acontecem só porque sim?

Será que um clube que faz mais de 100 milhões em vendas não tinha 25 desses milhões para contratar qualidade?

Há quanto tempo não se contratam...titulares de caras? 

Lembram-se quando foi a última vez que se contratou um central de qualidade, por exemplo?

E será que teremos nos próximos dias o passar das responsabilidades totais para o treinador? O RV tem as suas responsabilidades, mas quem contrata e decide tem muito mais. 

Até porque já sabemos que a estrutura não chuta na bola, não sobe ao relvado, etc,etc.

No SL Benfica quando se ganha é a estrutura, o presidente...quando se perde vamos descobrir este ano que é o sacana do roupeiro que não passa os equipamentos a ferro.

Não percam a brisa que vai soprar por aí...

Mais a frio... As mesmas duvidas

Avatar
 ●  39 comentários  ● 
Ja deu para arrefecer... Mas continuo com as mesmas questões, talvez de grandeza:

- A equipa que temos pode não chegar para sermos campeões, segundo alguns, mas quem mais é que precisariamos para vencer sem contestação o Boavista, o Chaves, o CSKA...?

- Muito se fala da estrutura e do Vieira... Mas será que ao intervalo foi essa estrutura que foi ao balneário dizer aos burgueses que o jogo estava ganho e que podiam entrar a dormir na 2a parte?

- Terá sido também a estrutura que falhou lances clamorosos de ataque?

- Foi o Vieira que ordenou que os jogadores andassem a passo a perder 2-1? Pois eu via o Vitória a mandar jogar e eles... Nada

Esta mania de aliviar responsabilidades continua a fazer-me confusão.

Podem continuar a discutir se o plantel não tem vindo a ficar mais pobre de ano para ano desde que Jesus saiu e, se calhar, Vieira agora tem um treinador que aceita as contingências só invés de exigir mais como fazia Jesus (mal e em exagero). Isso até discuto... Agora pedir contratações e o raio que vos parta para ganhar ao Boavista???

ranking