UMA SEMANA MUITO MÁ ... "O PODER VEM DO CAMPO"
Como costuma dizer um amigo - com quem falei longamente, no sábado, depois da derrota no Bessa - "
o poder, no futebol, vem do campo".
Uma versão "nacional" de outra afirmação, tão simples quão verdadeira, atribuída a José Mourinho, de que "o resultado é que faz o espectáculo". Vem isto a propósito do que vou escrever, a seguir.
Poupo, assim, tempo aos invejosos, aos detractores e aos menos inteligentes (que, normalmente, acumulam essas características). Ainda mais no futebol, porque, como disse na segunda-feira passada na SIC (repetindo o que sempre tenho dito), ... é o espaço onde o princípio maquiavélico de que "os fins justificam os meios" mais tem aplicação.
Apesar de o facto de muitos não saberem "o quê" e "quem" eu estava a citar ... só vir comprovar que no futebol, mesmo em áreas de eleição, o melhor, mesmo, é seguir o velho princípio de cavalaria: primeiro acção e, só depois, pensamento!
Sejamos, então, diretos: eu sai da Direção do Benfica, porque quis.
Não mandei recados pelos jornais, não ameacei concorrer a eleições, nem dei entrevistas a dizer que acho que, um dia, serei Presidente do Benfica.
Aliás, se um dia o for, isso será porque os sócios quiseram e não porque eu quis.
Porque votaram num projecto e não porque eu sonhei, quando era pequenino, que um dia seria Presidente.
Disse o que tinha a dizer em reunião de Direcção e saí porque - quem de direito - não aceitou (muito legitimamente, diga-se) as minhas condições para continuar.
E porque achei que, face ao que previa poder vir a acontecer (continuo a achar tudo o que me levou a pensar assim), só valeria a pena ser o que disse que queria ser. Como não quiseram, saí.
Se bem, se mal, logo se verá mas não sou de estar por estar, só para dar a ideia que estou.
Mas - como sempre disse - tal como não tinha dito mal para entrar, nunca disse mal por ter saído (apesar de quem, então, entrou, ter posto a correr que tinha havido uma "limpeza" - minha e de João Gabriel ... a quem elogio sempre que posso ... porque aliava e alia ... benfiquismo, competência e coragem)!
Apesar de ter saído, dei a cara por quem ficou (sou assim, eu ...) e - como, mais do que ninguém, o Presidente do Benfica sabe - fiz tudo o que pude para que Benfica fosse (como é) tetra campeão!
Como farei tudo o que for legítimo para que o Benfica seja penta campeão!
Por isso, por ter saído porque quis, estou à vontade para discorrer sobre o que não concordo, ... para só falar do que aconteceu nestes últimos dias.
O BOATO SOBRE A SAÍDA DE RUI COSTA
Ao ler a notícia de sábado, num dos jornais desportivos, de que Rui Costa ponderava "bater com a porta" no Benfica, por discordar de opções tomadas, escrevi, no meu Facebook, que, antes do jogo do Bessa (onde os "outros" acreditavam que poderíamos perder pontos ... como, infelizmente, aconteceu), ... ia valer tudo.
Mas - pensei - que não sendo verdade (Rui Costa nunca sairá da zona de conforto onde se encontra porque, independentemente do que faça ou não faça - e eu, depois de lá ter passado, sei o que vale a sua presença naquele lugar - pode dar sempre a ideia de que tudo o que há de bom tem o seu dedo e tudo o que há de mau foi feito sem ter em conta a sua opinião), a única reação admissível era o designado Diretor Desportivo do Benfica vir dar a cara e demonstrar-se solidário com tudo.
Ora, o que assistimos foi o Diretor de Comunicação do Benfica vir dar uma ... não notícia.
Luís Bernardo pode ter muitos defeitos, ... pode não perceber nada de futebol (até parece que percebe ... e muito) mas sabe, de outros tempos, que se um jornal dá a notícia de saída de um Ministro, só há uma maneira de estancar o boato: por o Ministro a dizer, de viva voz, que a notícia é falsa.
Não sei se houve troca de mensagens do visado da notícia para com os seus pares, mas ... em política ... (e, a notícia tinha a ver com a política ... do Benfica), para citar o Dr. Oliveira Salazar, ... o que parece, é!
Tanto mais quanto, desde que foi castigado em Arouca (num processo iniciado em simultâneo com o que a Liga teve o cuidado de me mimosear ... por eu estar todas as segundas na SIC), a única vez que ouvi falar de Rui Costa foi quando deu uma entrevista onde reafirmava a sua ideia de um dia ser Presidente do Benfica e considerava Jorge Mendes uma mais valia para o Benfica.
Não sei se conseguirá atingir o seu sonho, mas, se nessa altura, continuar a pensar o mesmo de Jorge Mendes, teremos, pelo menos, uma coisa em que discordaremos ... totalmente.
LISTA DE CLUBES CORRUPTOS
O problema do silêncio de Rui Costa poderia não ter sido tão relevante se, antes, o universo benfiquista não se debatesse - entre si - com a campanha (que não vai ser facilmente ultrapassável) da publicitação de uma pretensa lista dos clubes europeus ... mais corruptos.
Como se a corrupção fosse mensurável ... como se o nível dessa praga social fosse quantitativa e não qualitativa.
Não há mais nem menos corruptos: há corruptos e há sérios! Eu sei que a liberdade de imprensa é um bem sagrado!
Sei eu, como sabe o Ricardo Palacin, de quem tenho - devo acrescentar - a melhor opinião como profissional (para além de uma simpatia inexcedível). Só que ... tem de haver limites ... até para a forma como arranjamos guerras!
Uma coisa é o "dente por dente, olho por olho", que defendo ... outra é entrar por caminhos de onde vão querer que não saíamos!
A Benfica TV tem de estar acima destas polémicas ... para sermos diferentes do que criticamos!
OS COMENTÁRIOS À ELEIÇÃO DE DOMINGOS SOARES DE OLIVEIRA
Até poderíamos aguentar a notícia das dúvidas de Rui Costa, bem como da lista de clubes corruptos, se - no princípio da semana - o País não se tivesse deleitado com a opinião de comparar a eleição de Domingos Soares de Oliveira para um dos lugares de vogal da Associação Europeia de Clubes (ECA) com as escolhas de ... Durão Barroso para Presidente da Comissão Europeia ou de Guterres para Secretário Geral da ONU ...
Confesso que - do que conheço - até o próprio Domingos Soares de Oliveira se deve ter incomodado pelo ridículo da situação!
Mas poderíamos ter força para "chutar para canto" ... as dúvidas de Rui Costa, a questão da lista de clubes corruptos, a comparação da eleição de um administrador da SAD para um cargo na Europa do futebol, se não tivéssemos com presença contínua na comunicação social, a questão da liderança do projeto de formação do Benfica.
Eu tenho a minha ideia formada sobre o processo em questão (e não escondo a minha enorme admiração sobre o caráter e a personalidade de Nuno Gomes).
Disse, aliás, que discordava da ideia de alguém responsável por uma auditoria poder substituir quem auditava.
Como sou completamente contra que sócios de outros clubes venham para a estrutura profissional do Benfica (o que lá vai, lá vai), mas não percebo como se deixou arrastar este assunto na praça pública como vimos!
Já não falo nas mudanças das estruturas de formação dos outros clubes (o próprio Pedro Mil Homens saiu de onde estava sem ninguém o saber ... como ninguém sabia onde estava ... porque não estava no Benfica).
Reconheço obviamente que compete a Direção escolher quem quiser para onde quiser!
Com as necessárias e inevitáveis reações.
O que não percebo é o deixar arrastar na comunicação a discussão sobre um boato relativo à possível entrada nessa estrutura de formação de alguém que é tão de outro clube ... como eu sou do Benfica!
Se era falso, porque não se matou a notícia ao nascer? Ou seria verdade e só a reação pública levou ao abandono da ideia?
OS VICE PRESIDENTES MAIS CALADOS DO MUNDO
E como se tudo isto não bastasse, ... até poderia ser que ainda aguentássemos a notícia das dúvidas de Rui Costa, a da lista de clubes corruptos, a comparação da eleição de um alto funcionário do clube para um cargo na Europa do futebol, a discussão sobre a direção da formação do Benfica, ... se não fosse o silêncio ensurdecedor de toda a estrutura eleita que acompanha o Presidente do Benfica.
Já o disse e repito: se não for para falar e defender o Benfica, quando o clube está a ser atacado como nunca foi, em toda a sua História, para que servem os Vice Presidentes da Direcção?
Diz-se, no Direito Constitucional - em oposição aos defensores do bicameralismo - que a existência de uma Câmara Alta é uma pura desnecessidade. Quando concorda, porque é uma inutilidade; quando discorda, porque é uma fonte de conflitos. Pois, hoje por hoje, esse é a sensação que o Presidente deve ter dos seus Vice Presidentes.
Enquanto por lá andei, nunca me recusei a dar a cara, ... nos momentos menos bons (porque nos bons aparecem os que gostam de estar - com a pose "acaciana", que Eça de Queiroz tão bem definiu - no palco da glória, como se a vitória tivesse "mãozinha" deles)!
O que estranho é que ninguém dê a cara, a não ser o Diretor de Comunicação (por dever de função) em temas tão importantes como os "mails" (já agora, a culpa da "permeabilidade" da estrutura informática morre solteira sem que ninguém dentro do Benfica seja tecnicamente responsável por ela?), sobre as relações com a Liga, sobre todos os temas e sobre os sucessivos ataques que temos sofrido!
Ou seja, são como os táxis: nunca aparecem quando são precisos. Ou será que, sendo precisos, não querem aparecer?
Eu sei que, pelo meio disto tudo, há uma equipa a jogar menos bem! Sei de tudo o que escrevem!
E de tudo o que se diz! Como já escrevi, antes, tenho a minha opinião sobre isso!
E - por força do que aqui escrevo e do que, em cada segunda feira, digo na SIC - todos sabem o que defendo e o que ... me custa defender!
Não percebo muita coisa, mas - já o transmiti a quem de direito - nunca, como este ano, quis ganhar um campeonato.
Não é só a História que se pode fazer! É o efeito que isso terá sobre os nossos adversários mais diretos.
Não adianta discutir a equipa!
Num dos grupos da "blogosfera" de que faço parte ouvi tudo e o seu contrário. Porque o Benfica é um clube democrático, todos os lugares e todos os jogadores tem quem os idolatre e quem ache que deveriam sair.
Para logo a seguir (porque nisto não há memória nem ninguém conta nada a ninguém) voltarem a defender o contrário.
Mas isso é o Benfica e é com eles que temos de ganhar.
RUI VITÓRIA ... RUMO AO PENTA
Com eles e com Rui Vitória!
Não acho que ninguém tem lugar eterno no Benfica!
Como sei que a dimensão que a História apresentará de cada um dos que serviram, servem e servirão o Benfica terá a ver, sempre, com o que ganharam e como souberam sair!
Rui Vitória pode ter muitos defeitos, como o terá - por certo - Luís Filipe Vieira - mas discutir agora tudo isso ... é um tiro no pé!
Eu não sou um "yes man"! Estou - até - pelo que escrevi, cada vez mais longe das soluções encontradas sobre muita coisa!
Como, por exemplo, quando fico triste ao ver os elogios, na comunicação social, ao facto de sermos os mais vendedores. Haverá um momento em que milhões (de vendas) não mais rimarão com campeões!
E, ai, perceberemos que já não teremos a ajuda ... de quem nos ajudou a vender!
Mas isso serão outras contas!
Até lá, temos um treinador com um caráter e um nível raros no futebol ... que conseguiu ... nunca perder um campeonato no Benfica. E que, espero, poderá continuar a afirmar o mesmo no fim desta época!
Perder no Bessa é um desastre? Claro que é! Irrecuperável?Claro que não!
Apesar - e cito outra vez uma conversa com um amigo meu - do "enorme endeusamento de gente mediana, que, quando elogiada, julga ser verdade esse aplauso e aburguesa-se com o risco de perder o que antes ganhava", ... eu acredito que poderemos ser penta Campeões!
E já o disse ao Presidente do meu clube que farei tudo o que for legítimo para o conseguir. Ajudando no que puder.
Dando a cara por um projecto do qual não tenho nenhuma responsabilidade (e, até, de que discordo em algumas coisas), mas ... pelo Benfica. Sem cedências aos "eternos defensores de convicções alheias" que só querem estar por estar!
Porque sei e percebo o que sofre cada um dos que, partilhando comigo a paixão pelo Benfica, me voltaram a ver como um deles ... porque sai da Direção!
Esse é o limite do meu empenhamento: não o apoio ou o ódio a este ou aquele, ... mas o Benfica!
Sou com quem lá está como gostaria que fossem comigo, se eu lá estivesse (ou, se um dia, regressar)!
Porque, se tiver equipa para tentar ganhar lá fora, ganharei sempre cá dentro!
--------------------------------------
(Rui Gomes da Silva escreve no NGB à segunda-feira)