O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 14 de março de 2017

Finanças: BENFICA paga à banca com obrigações

. 43 comentários
Novo empréstimo obrigacionista até 50 milhões de euros servirá para reduzir pressão da banca — e da tesouraria. É a “liquidação” anunciada por Vieira

O Benfica vai emitir um empréstimo obrigacionista entre 40 e 50 milhões de euros, sabe o Expresso. Trata-se de uma nova operação, a terceira, que serve para reduzir a exposição da SAD à banca: o Benfica está a dever cada vez menos aos bancos, através da redução da dívida total mas também da troca por empréstimos obrigacionistas.

No final do primeiro semestre deste ano, a SAD do Benfica acumulava uma dívida de 297 milhões de euros, decomposta entre 200 milhões aos bancos e quase 100 milhões em empréstimos obrigacionistas. Após a operação que está a ser preparada, a dívida bancária descerá para cerca de 150 milhões de euros, equilibrando-se com a dívida em obrigações.

O Benfica cumpre através desta operação três objetivos: responde à pressão dos bancos, que querem reduzir a sua exposição ao clube... e ao futebol; troca dívida de curto prazo (à banca) por dívida de longo prazo (obrigações), o que dá folga na gestão da tesouraria; e baixa os seus custos financeiros.

Tendo como referência as taxas de juro das últimas emissões obrigacionistas, o Benfica poupará com esta troca de dívida. É que, segundo o Relatório e Contas do primeiro semestre de 2016/17, publicado no domingo, o clube pagou de juros 9,4 milhões de euros em seis meses pela sua dívida. Anualizando este custo, está a pagar uma taxa média de 6,3% ao ano pelo endividamento. Se as novas obrigações alinharem com as anteriores (uma com taxa de juro de 4,25% e a outra de 4,75%), os custos financeiros descem.

Contactado, o Benfica não quis fazer comentários. Mas compreendem-se agora as declarações de Luís Filipe Vieira, que em entrevista à CMTV prometeu “liquidar a dívida” neste mandato, que termina em 2020.

“Há um objetivo que temos”, afirmou o presidente do clube. “O Benfica, nesta época e na próxima, quer recuperar os capitais próprios, o que significa que vamos liquidar boa parte da dívida do sistema financeiro. Queremos reduzir a dívida do Benfica, sem antecipar receita.” Os capitais próprios da SAD foram positivos no final do último semestre (€24,7 milhões), mas o Grupo Benfica como um todo fechou 2015/16 com capitais próprios negativos de 84 milhões de euros, como revelou o Expresso em outubro.

Baixar a dívida

Além da substituição da dívida bancária por obrigações, o Benfica vai tentar amortizar dívida ao sistema financeiro canalizando os seus próprios lucros, que são ampliados pela venda de jogadores. Na última época, o Grupo Benfica teve receitas de 236,6 milhões de euros, valor para o qual contribuíram as vendas de Renato Sanches ao Bayern Munique (€35 milhões) e de Gaitán ao At. Madrid (€25 milhões).

Para esta época, e tal como revelou na entrevista à CMTV no início do mês, Vieira prevê que os encarnados faturem cerca de 220 milhões de euros — menos do que na última época. Só nas contas do segundo semestre constarão as vendas concretizadas no mercado de janeiro: Gonçalo Guedes ao Paris SG (€30 milhões) e Hélder Costa ao Wolverhampton (€16,2 milhões), bem como outras possíveis transações, desde que oficializadas até 30 de junho.

Nos últimos seis meses, a dívida bancária da SAD do Benfica baixou de 310 milhões de euros para 297 milhões de euros (menos 4,1%). Esta tendência pronuncia-se há dois anos e meio: depois de a dívida ter passado de 278 milhões de euros no final da época 2012/13 para 317,5 milhões de euros em junho de 2014, o clube da Luz tem amortizado sucessivamente a dívida ao sistema bancário.

“O Grupo tem vindo a reduzir de forma faseada o saldo da rubrica de empréstimos obtidos, sendo a sua intenção continuar esta trajetória, sem criar desequilíbrio na sua atividade e na sua capacidade de investir”, pode ler-se no Relatório e Contas do primeiro semestre de 2016/17, em que o Benfica apresenta lucros de 2,6 milhões de euros, bem como um aumento de quase 4 milhões de euros em gastos com pessoal (para €30,4 milhões, tal como o Expresso já tinha avançado) e uma descida de 4,5% do passivo total, de 455,5 para 434,9 milhões de euros.

Lídia Paralta Gomes e Pedro Santos Guerreiro
Expresso de 11-03-2017



Análise

Concordo com esta opção de uma nova emissão de um empréstimo obrigacionista. A Benfica SAD deve ter 3 emissões anuais de empréstimos obrigacionistas, a rondar 50M€/cada, ficando com cerca de 150M€ de empréstimos obrigacionistas, além dos actuais 50M€ de empréstimos do Caixa Futebol Campus + Estádio.

É importante lembrar que os empréstimos obrigacionistas + financiamento das Infra-estruturas estão a pagar taxas de juro, em média, de 4% a 5%!
Os empréstimos bancários e papel comercial devem andar a pagar taxas de juros de 7% a 8%, para a média final total ficar nos tais 6,3%.

A Benfica SAD poderá ficar com a seguinte estrutura de financiamento:
- Emp. Obrigacionistas - cerca de 150M€ (renováveis nos próximos anos)
- Emp. Infra-estruturas - cerca de 50M€ (com redução de 5M€/anual)
- Emp. Bancários + Papel Comercial - cerca de 100M€ com tendência para reduzir.

Os 100M€ dos Empréstimos bancários tenderão a baixar nos próximos 2 anos e poderão reduzir-se para menos de metade no final da época 2017/2018, atendendo a algumas operações e negócios que poderão ocorrer nos próximos tempos.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

43 comentários

  1. Viva a inteligência, viva Um Benfica Sustentável e em crescendo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sabe o que é gerir uma instituição na situação que o Benfica se encontrava após a presidência de Vale e Azevedo (não estou apontar que ele foi culpado de toda a situação, mas era um facto), sabe que para se conseguir chegar ao patamar que o Benfica se encontra hoje em dia, inclusive desportivo; era necessário que se definisse um estratégia clara e com objectivos precisos em cada momento. Numa 1ª fase recuperando a credibilidade perdida no mercado financeiro e dos seus credores; numa 2ª fase fazer os investimentos necessários em infraestruturas e no plano desportivo para que no menor espaço de tempo possível, O Benfica pudesse recuperar a liderança desportiva em Portugal. Tal só poderia ser conseguido como acabou por ser, através de recurso ao financiamento externo, a tão famosa e propalada dívida bancária e outra. Mas fez-se mais e ai é que está um dos grandes méritos da gestão destes mandatos pós Vale e Azevedo, ou melhor de LFV. O Benfica cresceu de forma alcançar os objectivos propostos, mas igualmente de criar as condições necessárias para a sua dívida fosse sustentável numa 1ª fase, para posteriormente a começar abater de forma a recuperar os capitais próprios para os patamares desejáveis.

      3 º ANEL

      Eliminar
    2. Lol lol lol Credibilidade com um Presidente que nem se tem total certeza que cumpre os requisitos estatutários para se candidatar a Presidente do Benfica, que mentiu, mente e vai voltar a mentir aos Benfiquistas.É esta a credibilidade que falas?

      Credibilidade em fazer apoios incondicionais a pessoas ligadas ao apito dourado para que essa mesma pessoa continuasse com a alçada da Arbitragem.Saiu a correr da Presidência da Liga de Clubes nem acabando o seu mandato para onde a arbitragem ia.

      Credibilidade a fazer reuniões e acordos com Pinto da Costa para colocar Duque como Presidente da Liga de Clubes.

      Credibilidade tendo dito em Tribunal que era o homem de confiança de Pinto da Costa.

      Bela credibilidade de lfv lol lol lol lol lol lol

      O Benfica precisa de um Presidente que diga as verdades, competente e que leve o Benfica para outros patamares que lfv não consegue nem nunca vai conseguir.

      Estou cansado de ser humilhado em 80% dos jogos contra equipas do nosso nível.

      Nesses jogos perdemos quase sempre e ainda por cima jogamos à equipa pequenita.

      Quero mais e o Benfica merece mais

      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Nemo humilhado é ter como presidente, Pinto da Costa, o criminoso que corrompe agentes desportivos de forma activa e como seu braço direito um explorador sexual de mulheres e pertencer a um clube que se não tiver as muitas ajudas arbitrais dos árbitros corrompidos como tem tido ultimamente, nada ganha como acontece há três épocas.

      O Apito Dourado

      Eliminar
    4. Nemo, humilhação é ter como presidente um especialista abrir falências de empresas, que na vida fora do futebol nada fez se não isso e depois colocar os "seus" carneiros a votarem nele, para poder garantir o tacho que ele próprio fez questão em aumentar.

      Humilhação é jogar como nunca e PERDER como sempre e ganhar dois títulos e, 20 anos; já para não falar de terem dirigentes que colocam dinheiro em contas bancárias de arbitros. Isso simé a humilhação total

      Sobrinho de Angola (proprietário de parte do curral dos Carneiro de AZEVEDO de Carvalho)

      Eliminar
    5. Nemo das neves, desmascarado pelo seu cérebro de peixe.

      Eliminar
    6. Anónimo das 20:43

      Isso não é humilhante é uma situação vergonhosa que envergonha o futebol nacional e o próprio país.

      Um clube em que o seu Presidente de nome Pinto da Costa foi apanhado em escutas telefónicas que não deixam margens para dúvidas mas como estamos em Portugal esse mesmo clube como acontece noutros campeonatos não desceu de divisão.( Aqui a culpa é de todos os clubes sem excepção já que são eles que fazem os regulamentos da Liga de clubes) e que na justiça civil até nem se passou nada porque as escutas foram consideradas ilegais.

      Só que depois esqueces de um pormaior importante que é o seguinte: LFV no auge dessa situação pertencia ao rol de paus mandados de Pinto da Costa , o próprio LFV disse em Tribunal que era o homem de confiança de Pinto da Costa.Agora tu acreditas que tendo sido LFV o homem de confiança de Pinto da Costa não sabia de nada , nunca fez nenhum recadinho nem favor a Pinto da Costa para beneficiar o Futebol Clube do Porto?Se homens que nutriam menos confiança da parte de Pinto da Costa faziam servicinhos a mando dele o homem de confiança na altura ( LFV) não fazia nada, não sabia nada???

      Se isso a ti não te envergonha , ter um Presidente que mente constantemente aos Benfiquistas, que pertenceu à pandilha de Pinto da Costa durante anos, sendo até sócio desse clube por mais de 20 anos (faltou poucos meses para receber um Dragão de Ouro ) tens todo o direito a isso agora não me peças a mim como a outros Benfiquistas de dizer que isso nos envergonha e humilha a grandeza do Benfica.

      Tal como sinto humilhação ao ver um Benfica banalizado na Liga dos Campeões quando apanha equipas médias/boas como foi com o Dortmund ou quando tem jogado com Porto e Sporting onde somos quase sempre completamente dominados, jogando no pontapé para a frente e fé em Deus num futebol muito pobre e até sonolento.

      O Benfica é e merece muito mais que isso.

      A grandeza do Benfica merece muito melhor Presidente e muito melhor homem ( que tenha valores e princípios ).

      É a minha opinião.

      Eliminar
    7. Nemo, Neves perpétuas, ou lá como te chamas, não é a tua opinião porque o que tu queres não é o bem do Benfica mas apenas com um conjunto de mentiras armares-te em troll desmiolado e acéfalo porque estás frustrado com o teu clube que joga como nunca mas perde como sempre. Não é isso que é tramado?
      Lida com isso, idiota!

      Eliminar
    8. E já agora qual é a tua opinião acerca do abre falências do AZEVEDO de Carvalho e dos seus acólitos carneiros.

      João Rocha por um Sporting digno

      Eliminar
    9. Nemo = peixe.

      Peixe = carapau.

      Cara de pau = sportinguista.

      sportinguista = sapo/lagarto/carneiro/osga/bardamerda

      Se fumares mais uma ganza vais perceber que foi o LFV que fundou o clube do porco.


      Peyroteu

      Eliminar
    10. Anónimo das 20:50

      Presumo que seja Sportinguista e familiar de Bruno Carvalho.

      Para ter tanta preocupação com o Sporting e o seu actual Presidente só pode ter esse clube como equipa do coração.

      Na minha opinião tem muito mau gosto se for Sportinguista mas tem todo o direito a ser Sportinguista ou de qualquer outro clube.

      Se estiver errado peço desculpa.

      Benfiquista presumo que não é , porque nenhum Benfiquista se preocupa com o Sporting e muito menos com a vida pessoal do Presidente do Sporting.

      Tem atenuante se for filha ou ex mulher de Bruno Carvalho ou fosse accionista ou sócio ou até mesmo funcionário ou tenha tido um familiar que fosse funcionário de algumas das empresas desse Senhor que faliram.

      Se não for o caso é muito estranho a sua grande preocupação pelo Sporting e pelo Presidente dessa instituição.

      O que desejo ao Sporting é que perca todos os jogos , não ganhe nenhum campeonato e que o Presidente dessa instituição seja um flop.Acho que é o que todo o Benfiquista pensa do Sporting ou de outro qualquer clube que esteja numa competição onde o Benfica se encontre presente.O Senhor pensa de maneira diferente e tem todo o direito a isso.

      Como Benfiquista preocupo-me apenas e somente com os problemas do Benfica e infelizmente o Glorioso tem tantos problemas.

      Mentiras e inverdades ditas aos sócios e adeptos Benfiquistas, negócios estranhos, apoios a pessoas que estiveram ligados ao Apito Dourado, uma ditadura mascarada de democracia em que actualmente vive o clube , a perda de indentidade do clube ,a perda da mística , o Benfica literalmente transformado num entreposto de jogadores , alguns deles nem sabem onde fica o Estádio da Luz nem que o Benfica é um clube português já que são imediatamente emprestados , o péssimo futebol que a equipa profissional de futebol pratica , sem processos colectivos, sem fio de jogo, as péssimas prestações na Liga dos Campeões nos mandatos de LFV com algumas excepções, a decadência da secção de futsal, as Assembleias Gerais em que os sócios são ignorados por LFV que passa a vida a brincar ao telemóvel nas mesmas etc etc.

      Quanto a carneiros infelizmente com LFV a Presidente é o dia à dia do nosso Grandioso.

      Tem já aí um bom exemplo de carneiro no comentário do Jpac que espero que não seja o Senhor , já que habitualmente os Jpacs desta vida usam essa estratégia para parecerem muitos onde a escrita brejeira , ofensiva e inventiva são o prato forte.Argumentos zero mas ofensas e invenções muitas.

      Depois temos ainda "carneiros " com outro estatuto e responsabilidade como o Pedro Guerra que a mim como Benfiquista me envergonha a sua postura e que alegadamente até muda de nome para Fernando Santos para ligar para a BTV para ofender um telespectador que teve a ousadia de criticar LFV.

      Basta pesquisar no youtube e poderá ouvir.

      Infelizmente nesse aspecto do carneismo e dos amén o Benfica é lider destacado desde a chegada de LFV.

      O Benfica terá de melhorar muito e LFV já provou que não tem qualidades profissionais nem humanas para presidir a tão grande clube.

      Se o Benfica quer voltar a ter alguma preponderância na Liga dos Campeões e fazer todos os anos boas prestações nesta competição não é com LFV que o vai conseguir.

      Saudações Benfiquistas e desportistas

      Eliminar
    11. Neves (ou Nemo), um adepto dos carneiros ou dos fruteiros vir aqui comentar qualquer coisa ainda se entende. Agora, para um carneiro como tu, vir aqui fazer-se passar por Benfiquista, ainda por cima quando sabe que toda a gente já o topa ao longe, é preciso ser-se mesmo muito triste. Arranja uma vida, pá!

      Eliminar
    12. Anónimo das 20h50, quem foi o clube que ganhou 2 títulos em 20 anos? O Sporting não foi de certeza - ganhou 2 títulos em 34 anos (1982-2016)...lololol

      Eliminar
    13. Nemo ter crebilidade é chegár a um banco qualquer e ter crédito.
      É isso que LFV tem.
      Agora pessoas como tu tem zero.
      A diferença entre ti e LFV é essa.

      Eliminar
  2. Bom post Benfica Eagle, aliás, como é habitual.

    Benfica Eagle, portanto o Benfica ficará com uma divida a rondar os 300 molhões, quer à banca, quer em obrigações, mas diminuindo a sua exposição à banca.

    Os nossos rivais, os lagartos e porcos qual a divida total que apresentam? Quer dividas à banca, quer obrigações + VMOC's da Sporting SAD?

    Muito obrigado e tetra e 36 gloriosas saudações!!!

    Pedro Moreira (Lavradio-Barreiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já é inferior a 300M€ e tenderá a reduzir nos próximos 2 anos.
      Promessa do Presidente do SLB.

      E em termos de composição da dívida passaremos a depender pouco da Banca.
      Essa é a ideia.

      o Sporting esconde muita divida e passivo no clube e sgps. Segundo o MEP as responsabilidades totais do Sporting "clube" são superiores a 600M€ (passivo + perdas em associadas + vmoc's).

      o Porto na SAD tem mais de 230M€ em passivo que não é financeiro (outros credores, fornecedores, etc) já que tem tido dificuldades de obter financiamento no sistema bancário. (banca + emp. obrigacionistas ronda os 145M€ na SAD). É expectável que o passivo da Porto SAD supere os 400M€ até final da época.

      Eliminar
    2. Acrescentando ao que o Anonimo em cima disse, o Sporting nao tem obrigatoriadade de compra de nenhuma VMOC, dai não fazer sentido o colocar no passivo. Mas se quiseremos olhar para o que o Sporting realisticamente e de forma anunciada vai fazer(de forma a manter controlo da SAD), terá de pagar apenas parte das VMOC, até porque só tem opção de compra sobre a quantidade de VMOC que permitem manter o controlo. Isto são "promenores" que o Benfica Eagle sabe, mas teima em mencionar. Mete as VMOCs todas em conjunto com passivo, e diz que o Sporting deve aquilo tudo, mesmo sabendo que é impossivel o Sporting comprar as VMOCs todas(nao tem opcao de compra sobre grande parte).

      Mas fica bonito neste blog. fica logo tudo contente e a cascar em BdC. Infelizmente não existe um blog onde é possivel ver analises destas feitas de forma imparcial(tambem desconfio das que sao feitas nos blogs do Sporting). Cada um puxa a sua sardinha

      Eliminar
    3. O zmerdas não tem obrigatoriedade de comprar nada. Gastam à vontade e convertem em VMOCS. Se fosse o Benfica com ZERO de juros e a converter dívida em nomes esquisitos, enquanto pagava 8M a um treinador. O que as putas não gritariam? Quando o jejum ganhava 3M e ia a finais europeias, foram meses seguidos a ouvir os atrasadinhos do lumiar na sua choradeira habitual. Eu quero é que o torting se FODA mais as dívidas. Podem converter em vmocs e não pagar, mas há-de chegar um dia que essa merda acaba. Se o merding não tem nada a esconde4r, poqrque raio escondem o passivo do clube e sgps? Porque raio o atrasdo de parvalho fugiu da auditoria? Pois..querem fazer toda a gente de parvo mas o país inteiro sabe que essa merda não vale um cagalhão com pêlos.

      Jorge cristo

      Eliminar
    4. Sem provas dos passivos escondidos? Como são conhecidos, de facto só estão escondidos para quem quer negar a realidade... das contas estão escondidos que até a situação era ilegal...

      Eliminar
    5. Carlos o que não há dúvida nenhuma é que os VMOCS foram adquiridos e "renovados" por dois bancos que necessitaram de injecção de dinheiro por parte de todos NÓS contribuintes, ou seja, injectar dinheiro numa instituição como o Sporting é um acto de gestão danosa, pois a probabilidade de se reaver o investimento é abaixo de zero. Isso é que não há dúvida nenhuma.

      CASO BES

      Eliminar
  3. Importa agora saber qual a maturidade da maioria dos empréstimos bancários e qual a proporção de cada um.

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez os meus parabéns ao Benfica Eagle por mais este excelente tópico que ajuda em 1 º lugar informar e em 2 º lugar esclarecer quando possível a Benfiquistas, situação económica~financeira da Benfica SAD quer do Grupo Benfica.

    Já há muito que acompanho com atenção os seus Tópicos sobre esta temática; umas vezes (quase sempre) analisando os números e factos de forma concreta e concisa e menos habitual, diria mesmo mais raramente, acrescentando a sua opinião e visão pessoal sobre os mesmos (penso não estar errado na observação; até porque faz e bem, questão de destrinçar as diferentes análises). Tudo isto porquê? é que penso que nunca abordou um facto de grande importância que condicionou e muito a gestão do Benfica nos últimos 10 anos, ou seja a maior crise económica-financeira vivida a nível mundial nos últimos 60 anos. E mesmo assim alcanço-se o que se alcançou. Era engraçado enquadrar nessa negra realidade em tudo que foi conseguido e alcançado. Tenho a certeza que levaria a que muitos que tanto dizem mal, mas também muitos outros, conseguissem perceber definitivamente a dimensão e a qualidade do trabalho efectuado nestes últimos anos. E com isto não estou a dizer que não houve erros, pois como em tudo na vida... nem tudo é perfeito.

    Os meus cumprimentos e que continue com os seus excelentes tópicos :)))

    3 º ANEL

    P.S ; Li os seus comentários aos meus no seu anterior tópico sobre finanças e só não lhe respondi na altura por falta de tempo. Mas aproveito para lhe dizer que concordo com aquilo que escreveu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando apresento Análises apenas prefiro apresentar os factos. As análises de boa ou má gestão ficam para os leitores, e nem sequer tento pessoalizar na pessoa A ou B.
      Cada um que tire as suas conclusões.

      A minha visão pessoal, por vezes apresento, no entanto tento ser o mais objectivo possível nas Análises que elaboro.

      Abraço

      Eliminar
  5. Tens que explicar é isso ao Shadows, o homen destila ódio a LFV

    ResponderEliminar
  6. ""depois de a dívida ter passado de 278 milhões de euros no final da época 2012/13 para 317,5 milhões de euros em junho de 2014, o clube da Luz tem amortizado sucessivamente a dívida ao sistema bancário.""

    A divida financeira antes do Jorge entrar no clube era menos de 200 milhões, na penultima epoca dele chegou aos 317.5 milhoes. Mas foi o Jorge que ganhou sozinho!

    Os 70 milhoes das vendas de 2 jogadores valorizados no mundial e europeu, vão ser gastos todos numa epoca que acabou no Natal! Mas nisto o Jorge não tem nada a ver! A culpa é da Gazprom!


    O Bracalli já foi preso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma que o jorge já está a preparar a próxima época. Desta vez vai ter a ajuda de uma estrutura completamente nova. Um tal de brunho de parvalho e mais uns amigos.

      Pró ano é que é!!

      Ass: Cláudia Jardim.

      Eliminar
    2. É óbvio que JJ beneficiou de condições no Benfica que nenhum treinador anterior teve nos últimos largos anos de Benfica.

      Até diria mais, beneficiou de condições no Benfica que nenhum treinador tinha tido em Portugal ;)
      O nível de investimento nunca foi tão elevado, e agora tenderá a reduzir-se ligeiramente devido à tal aposta na formação, além da prospecção.

      Eliminar
  7. A redução de juros em virtude de uma menor exposição à banca é deveras positivo e muito importante na gestão corrente do clube.
    Quanto à dívida em si, é trocar a dívida A pela dívida B, Chame-lhe o que quiserem, mas não deixa de ser dívida e que tem que ser paga, pois nós não temos as benesses dos lagartos dadas pelo primo Bettencourt que têm dívida Vmoquenta mas não têm que a pagar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que dívida é dívida, mas é sempre melhor ter 250M a pagar 4% de juros do que 250M a pagar 6,5%. Poupam-se alguns milhões. Basta fazer as contas, como dizia o Guterres.

      Eliminar
    2. ter uma divida de 50M com uma taxa de juro de 7% não é bem o mesmo que ter 50M em divida com taxa de 4%.

      Eliminar
    3. Claro que tem a divida total terá de ser abatida aos poucos e espero que isso seja feito com a recomposição dos capitais próprios, como foi prometido por Luis Filipe Vieira na entrevista à CMtv.

      Eliminar
  8. O meu sonho é ver um Benfica com um projecto de 3 ou 4 anos em que se possa manter os maiores craques ofensivos. É o meu sonho. Se fizermos tudo pelo livro, acredito que um dia seja possível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, pois, e rezar a todos os santos e à Virgem que os gigantes europeus e chineses não ofereçam milhões e dêem a volta à cabeça dos miúdos. Isso não está nas nossas mãos, está nas mãos do mercado (oferta & procura). Impossível contrariar com livro ou sem livro, tirando alguma excepções.

      Eliminar
    2. O meu sonho era ver um Benfica a ter jogadores da craveira de Di Maria de David Luis de Gaitan de Sanches entre muitos outros mais que 1 ou 2 épocas.....mas isso é impossivel.....a "montra" da nossa liga é pequena e pouca atrativa, Gaitan de todos os que referi foi aquele que mais tempo aguentou após "ter nome" europeu, principalmente porque a sua irregularidade exibicional fazia os clubes torcerem um pouco o nariz a investir 40 milhões num jogador que se revelava um pouco inconstante.

      É isto que nós benfiquistas temos de perceber, não se trata de o Benfica ficar ou não com os jogadores, mas sim se será atrativo para os jogadores continuarem em Portugal.
      Voltando a Gaitan, era na sua ultima época de Benfica o jogador mais bem pago do plantel, entre prémios, bonus e ordenado deveria estar a roçar os 4,5 milhões época, já tinha sido campeão em Portugal por 3 vezes, tinha 2 Taças PT conquistadas e umas 4 Taças da Liga (se não me engano) Supertaças acho que umas 3, para não falar nas 2 finais da Liga Europa, que entusiasmo teria o jogador em se manter em Portugal a jogar contra Arouca Belenenses Estoril etc, se no fim de contas quando chegava a altura das convocatórias para seleção era considerado como um jogador de Ligas de 2º plano, lógico que o jogador se lhe oferecessem semelhantes condições às que auferia no Benfica ia de imediato a correr, e o LFV tendo isto em conta fez a promessa ao jogador que o deixava sair após o tri para o clube que o jogador quisesse, e foi o que aconteceu, Gaitan foi para o Atlético Madrid auferir valores pouco mais elevados que no Benfica apenas com a diferença de que ali tem maior visibilidade.
      Gaitan sabe que pesando as coisas na balança, um golo em Portugal para quem está na argentina é um golo marcado em Portugal, mas um golo marcado em Espanha é um Argentino marcou em Espanha....a visibilidade dada pela imprensa é 3 vezes maior e isso pesa na altura das decisões.



      MAs pelo caminho que se está a tomar acho que o Benfica começa a traçar metas a médio prazo, um jogador que surja hoje estará sempre no minimo 3 anos na equipa principal, excepto casos especiais como o Sanches, que não podemos olhar de outra forma, a questão era que o Benfica não tinha como recusar aquela proposta, porque de hoje para amanhã muita coisa muda, e hoje o jogador que vale 20 milhões amanha vale 3 ou vice versa, repara que até Aimar na 2ªépoca completa de Benfica teve ofertas de 15 milhões para voltar a Espanha um jogador que o Benfica pagou 6 milhões e que alguns diziam estar perdido para o futebol, no entanto temos tb o caso do Silvio que num ano que assina pelo Atlético Madrid valeu 7 milhões e muito por culpa das lesões acabou por sair a custo zero....

      Jorgen é por isto que eu digo, que se lixe quantos anos mantemos os jogadores, desde que tenhamos os jogadores certos para ser campeões e conseguir almejar algo nas competições europeias tudo o resto ....são peanners :)

      Eliminar
  9. Sou leigo na matéria, mas se os empréstimos obrigacionistas têm menor taxa de juro e são de longo prazo, com benefícios claros para o clube, porque motivo não se eliminam na totalidade os empréstimos bancários de uma vez, substituindo por obrigacionistas?

    Saudações
    JorgeGN

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eduardo Martins15/3/17 13:48

      Acho os valores (40 a 50 milhões) do próximo empréstimo obrigacionista baixo para as necessidades da sad.

      O melhor seria exactamente o dobro (entre 80 a 100 milhões) e isso também iria contribuir para secar o mercado.

      Eliminar
    2. Concordo, secava o mercado da mesma forma como foi secado o mercado televisivo.

      Eliminar
  10. Anónimo4/4/17 10:58

    Vi à pouco numa página do facebook que o FCP pagou mais 75% de juros no 1º semestre desta época, quando comparado com a época anterior. Passou de quase 7 para quase 12.
    Eagle, que achas?

    ResponderEliminar
  11. Empréstimo Oferta @ taxa de 2% !!!
    Nossa empresa é uma organização legal que foi criado para ajudar as pessoas que precisam de ajuda, como a ajuda financeira. Somos uma company.we baseados USA fornecer soluções financeiras de empréstimos legais para indivíduos e proprietários de negócios que estão em necessidade de dinheiro. Então, se você ou você está em dificuldades financeiras ou na bagunça financeira e você precisa de dinheiro para começar seu próprio negócio, ou precisa de um empréstimo para liquidar dívidas ou pagar contas, começar um bom negócio, ou dificuldade na obtenção de mais empréstimos de bancos locais, contacte-nos hoje Email: carlylefinancialsolutions@gmail.com

    ResponderEliminar
  12. Empréstimo Oferta @ taxa de 2% !!!
    Nossa empresa é uma organização legal que foi criado para ajudar as pessoas que precisam de ajuda, como a ajuda financeira. Somos uma company.we baseados USA fornecer soluções financeiras de empréstimos legais para indivíduos e proprietários de negócios que estão em necessidade de dinheiro. Então, se você ou você está em dificuldades financeiras ou na bagunça financeira e você precisa de dinheiro para começar seu próprio negócio, ou precisa de um empréstimo para liquidar dívidas ou pagar contas, começar um bom negócio, ou dificuldade na obtenção de mais empréstimos de bancos locais, contacte-nos hoje Email: carlylefinancialsolutions@gmail.com

    ResponderEliminar
  13. Dia bom,
    Meu nome é Laura Pablo. Quero testemunhar o bom credor de empréstimo que me mostrou luz depois de ter sido atropelado por 2 credores da Internet diferentes. Perdi meu dinheiro e foi um total de € 5.000 euros. Um dia eu estava navegando pela internet parecendo muito frustrado, então encontrei um testemunho de um homem que também foi enganado e, eventualmente, ligou-se a uma empresa de empréstimo legítima e confiável chamada Gina Morgan Loan Company (ginamorganloancompany@gmail.com) onde ele finalmente conseguiu seu empréstimo, então eu decidi entrar em contato com a mesma empresa de empréstimo e depois contei a minha história. Eles me disseram que não chorasse mais porque eu fiz a escolha certa entrando em contato com eles. Preenchi o formulário de pedido de empréstimo e procedi com tudo o que foi solicitado de mim e me foi concedido um montante de empréstimo de € 32,000.00 por esta grande empresa. Então, fiz um voto para mim mesmo, que vou continuar testemunhando na internet de como recebi meu empréstimo. Eu acredito que outras pessoas também estão testemunhando esse mesmo credor honesto. Você precisa de um empréstimo com urgência? Entre em contato gentil e rápido com a empresa por email: ginamorganloancompany@gmail.com

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking