O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Finanças: Benfica elogiado pela KPMG (The European Champions Report 2015/2016)

. 41 comentários
Foi lançado hoje um estudo às finanças dos Campeões 2015/2016 das principais ligas europeias, realizado pela KPMG (Estudo The European Champions Report - Link)

Mais uma vez o NGB apresenta em 1ª mão, em Portugal, os principais elogios que a KPMG atribui ao Benfica:
- Aumento das receitas operacionais em 24% (5º Melhor clube dos "Campeões")
- Aumento dos lucros em 188% (Melhor clube dos "Campeões")
- Lucros superiores a 20M€ (3 º Melhor clube dos "Campeões")

No Estudo é também apresentada uma análise detalhada aos principais indicadores da Benfica SAD, realizada pela KPMG, avaliando a Benfica SAD em 285M€ (com referência à avaliação realizada em Janeiro de 2016).


A KPMG considera os prémios da UEFA (34M€) como "Broadcasting" (receitas de TV) sendo que a Deloitte no seu Estudo Anual tem classificado essas receitas como "Commercial & Others". Seja qual for a metodologia utilizada, a Benfica SAD no total superou os 126M€ em Rendimentos Operacionais (sem considerar a transacção de jogadores).

Considerando os Rendimentos Operacionais + Atletas + Financeiros a Benfica SAD alcançou os 211M€ de facturação em 2015/2016, como se pode analisar no R&C disponível na CMVM:
Link -> Finanças: Análise dos 3 Grandes (Época 2015/2016) (1 de Novembro de 2016)

É expectável que nos próximos meses o Ranking dos Clubes mais Valiosos (Enterprise Value) seja actualizado por parte da KPMG, e a avaliação da Benfica SAD possa aproximar-se ou mesmo superar os 300M€. 

Há 1 ano o Benfica foi avaliado em 285M€, o Porto foi avaliado em 188M€ e o Sporting nem sequer foi considerado no Ranking dos clubes mais valiosos da Europa: 


Além dos elogios da KPMG, não admira que este fim-de-semana Angelino Ferreira (Ex-Administrador Financeiro da Porto SAD) mais uma vez tenha afirmado que "a estratégia seguida pela SAD do Benfica está a ser mais acertada do que as que têm sido adoptadas pelos rivais, Porto e Sporting". (Entrevista à Antena 1 - Conversa Capital) 




Publicação Oficial do Benfica no Twitter (18 Janeiro 12h00):



Publicação Oficial do Benfica no Facebook (18 Janeiro 13h00):
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

41 comentários

  1. Benfica Eagle, acha que este posicionamento do SLB de investimento financeiro se enquadra numa possível candidatura a uma por vezes falada super liga europeia?
    Recordo que há uns anos falou-se desse assunto e a equipa portuguesa considerada seria o fcp.
    Tenho lido os posts sobre as finanças e parece-me que se o SLB quisesse poderia reduzir passivo. No entanto não o tem feito e tem tentado criar uma estrutura, investido, para tentar não perder o comboio dos grandes.
    Será qu o motivo também é o que questiono?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá vem outra vez a conversa de chacha do passivo. O que tem o passivo a ver com uma eventual Liga europeia?
      Há alguns anos seria o Porto, hoje é o Benfica, até porque o Porto irá estar cada vez mais fraco. Está a voltar ao lugar que sempre ocupou.

      Eliminar
    2. O João Tomaz escreveu salvo erro no DN ou JN que a "promoção" da Superliga pode estar relacionada com o estudo da UEFA, mas eu acho que é mais o fair-play financeiro e as restrições da Banca (a nível europeu) de investir no Futebol, daí terem adicionado a dívida líquida ao estudo regular que apresentam sobre os clubes, e que foi publicado na semana passada.

      A questão é que a dívida líquida não é a dívida total ou o passivo total.
      Só o Abramovich tem cerca de 1.000M€ de empréstimos/dívida no Chelsea!

      O Benfica pode ter um passivo de 450M€ com 300M€ de dívida financeira e 150M€ de outros passivos ou ter 450M€ com 200M€ de divida financeira e 250M€ de outros passivos.

      O Porto com 350M€ tem dívida financeira baixa (+-150M€), porque aposta noutro tipo de passivos (mais de 200M€).

      O Sporting já se sabe, esconde passivo e dívida na SGPS, Clube e VMOC's que estão na SAD ... para não aparecer no fair-play financeiro da UEFA. Se não tivesse feito isso já tinha sido excluído há muitos anos das competições europeias. Meteram o lixo debaixo do tapete.

      Eliminar
  2. Olha... parece que mamaram com um tchouriço de Tchabess

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que preferem o presunto que liga melhor com o melão.

      Eliminar
    2. Bem visto, e é capaz de ser menos indigesto, e assim poupa-se em medicamentos para a azia.

      Eliminar
  3. Quero ver se isto também aparece com pompa e circunstância nas notícias amanhã.

    ResponderEliminar
  4. Sempre na frente. Sem dúvida os posts que mais interesse despertam na minha pessoa.
    Continua na raça, Eagle!

    Nestes estudos, há uma coisa que me irrita e que perde qualquer tipo de credibilidade, que é o valor que atribuem aos jogadores através do site quando recorrem ao transfermarket. Avaliação feita, por uma cambada de putos espalhados pela Europa. É só ver o valor que atribuem aos jogadores da nossa Liga, para se perceber como a menosprezam. É irrealista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Jorge Nelson, muitos desses 'putos' até moram, vivem, são de Lisboa apesar do Site ser alemão...

      Quanto ao tema do Post, caro BE, é mais do mesmo. É claro, óbvio que a KPMG se baseia na análise dos R&C moldados à moda do freguês.
      Porque como bem sabemos, uma coisa são os R&C pomposos, bem estruturados, maquetados, formatados, preenchidos, esgalhados como mandam
      as técnicas e regras da Contabilidade. Outra coisa, bem diferente é a realidade do dia a dia, do mundo real, com as viagens a Londres,
      Manchester, Dubai, Pequim, Bogotá... a tentar fazer dinheiro vivo, palpável para fazer face às necessidades conjunturais.

      Já em 2016 venderam à pressa em Maio o Renato e o Gaitan abaixo do preço só para tapar buracos. Não há que enganar. E, pior, sabemos bem que
      muitas das transações são feitas entre Entrepostos do JM, onde nem sequer há dinheiro envolvido, mas sim 'encontro de contas', tipo deves-me 2,
      pago-te 3, fico-te a dever 5 !!!!

      Assim, que caro BE, Relatórios Financeiros bem elaborados e estruturados, são uma coisa. Viver o dia a dia, e ter de pagar as contas, as despesas,
      os salários, as dívidas, os empréstimos bancários, é outra. E isto é válido para todos, não só para o SLV, como FCP, SCP.. cada um pior que o outro.

      Outro exemplo concreto.. entre o que se diz e o que se vê na realidade, na prática:

      Benfica 60.000 nas bancadas. Mas a pagar bilhetes a sério, nem metade. Sporting 40.000 nas bancadas, mas depois vemos as cadeiras todas vazias!!!
      OU a treta da BTV ter dado lucro.. quando sempre acumulou prejuízos!!!

      Ou seja, é todo um mundo virtual de mentira, de make believe, de faz de conta, pois haverá sempre alguém que acredita, que engole !!!

      E no entanto, os Passivos Acumulados não deixam mentir. Estão todos, todos falidos: O País, os Bancos, os Clubes !!!

      Eliminar
    2. É tudo tao mal no Benfica que até o vosso Angelino Ferreira acha que o Benfica é o club Portugues que esta melhor preparado para o futuro!

      Eliminar
    3. E isso tudo amigo, o Benfica anda à rasca à 4 anos, tetracampeao, que anda à rasca muito tempo.O BEnfica comprou o Rafa, enquanto o Pintinho estava sentado à espera dele, com mendilhoes! Seixal não para de crescer, mas é com mendilhoes! O Scolari é um hibrido telecomando de carnide! Assim como o angelino!


      http://www.clinicadesaudementaldoporto.pt

      Eliminar
    4. Zingaro Aka Quid Aka Viper, etc

      Todos os clubes têm de vender!

      o Chelsea tem vendido imenso para equilibrar o orçamento devido ao fair-play financeiro.
      Ainda agora enviaram o Óscar para a China, e não só.

      A Juventus que aparece no Ranking dos Campeões vendeu o Higuain por 90M€ e mesmo assim o lucro foi de 5M€!

      O Benfica vendeu Renato Sanches + Gaitan + outros de menor importância e teve +- 80M€ de Rendimentos com Atletas e lucros a rondar os 20M€.

      Estamos ao nível dos restantes campeões europeus, no que diz respeito a lucros.

      Esta época, o Benfica terá de arranjar 60M€ em vendas que deverão acontecer até Junho, caso ninguém queira sair em Janeiro.
      Nelson Semedo, Lindelof, Raúl Jimenez e Samaris já tiveram propostas.


      Acho curioso referires a situação do Benfica quando é público que o Porto até 2020 terá de vender mais 600M€ em Atletas para ter lucro ZERO no somatório 2015-2020, e até Junho de 2017 tem de realizar cerca de 120M€ de Rendimentos Totais com a venda de Atletas (O Dobro do Benfica)

      quinta-feira, 3 de novembro de 2016
      Finanças: Porto precisa de vender 600M€ em Atletas até 2020!
      http://geracaobenfica.blogspot.pt/2016/11/bomba-porto-precisa-de-vender-600m-em.html


      Quanto às declarações do Angelino Ferreira?
      Nem uma palavra?

      Angelino Ferreira: SAD do Benfica é a que parece ter a estratégia mais acertada - Jornal de Negócios
      Angelino Ferreira: Sporting "está num caminho perigoso" e Porto tem de mudar de rumo - Jornal de Negócios

      Foi o vosso Responsável pelas finanças durante imensos anos! Bateu com a porta em 2014, e diferendo com a política desportiva e financeira seguida no Porto nos últimos anos!

      Eliminar
    5. Caro BE, pelos vistos um dos seus colegas apagou, censurou a minha resposta. Os cobardes e os hipócritas fazem assim, quando não lhe agrada, apagam!!!

      Mas sempre lhe posso resumir, assim de memória que na minha resposta falava da PT, da On Going, do BES, do GES, do BPN, SLN... dos prejuízos da BTV,
      da pressa em viajar para a China a tentar vender os monos.. e dos 650 MIlhões de Passivo Total Acumulado.

      O Dr Angelino é um ressabiado que para mim deixou de contar quando se soube agora da trapaça na GaiaAnima junto com o JVP 'carne seca'.

      Por fim, volto a dizer, que uma coisa são os R&C bem escrevinhados, elaborados, moldados... outra coisa é a vida real, onde só ainda se
      receberam 31 milhões da venda apressada do Renato em Abril, para assim dar positivo no R&C para vencer as eleições de Outubro.

      Sempre a considerá-lo..

      Eliminar
    6. A Venda do Renato foi de 35M€ + 45M€ em objectivos a alcançar. 31M€ foi a mais-valia.

      O Benfica tem menos de 500M€ de passivo total acumulado.
      Já lhe demonstrei que o que escreve é MENTIRA!

      Quanto às contas do Porto, quando acordar já será tarde.
      o Porto na época passada na SAD + clube individual foram 70M€ de prejuízos em apenas 1 época.

      Eliminar
    7. PS: Fui analisar a moderação e de facto o teu comentário anterior foi moderado por um colega, e eu concordo com a moderação.

      Se pretendes andar cá a insultar e a xingar outros comentadores, jogadores do Benfica e o próprio Benfica terás azar quanto à hipótese de comentar por cá.

      Fica feito o aviso!

      Eliminar
    8. Já disse o que tinha a dizer. Não insultei ninguém. Falei de factos, os cobardes é que não gostam de ouvir, ler as verdades.

      O Zeinal Bava também assinava R&C da PT muito bons. O Salgado (foi hoje constituído arguido) e era Presidente do melhor banco de Portugal.
      O Sócras até foi 1º Ministro.. falo apenas de exemplos. R&C bem esgalhados é uma coisa. A vida real é outra. A BTV sempre deu prejuízos.
      mas a quem ler os Relatórios é só milagres das rosas. O FCP se quiese tinha vendido 3/4 'activos' e também apresentava R&C positivos.

      O Renato foi dito em directo na Queluz TVI foi em CASH !!! Assim que não venha lá com termos técnicos de Imparidades, Cash Flows... blá, blá.

      O LFV andou a acorrer para Londres, Bogotá, China a tentar vender banha da cobra, monos, refugo. Ninguém os quis!!! O OLá John já mudou de
      Entreposto quantas vezes?!

      Sim, Entrepostos: Seixal, Corunha, Valência, Mónaco, Dubai, Wolverhampton, Ilha de Jersey, Bogotá... segue-se a China!!!

      Eliminar
    9. É giro, há uns meses a venda do Renato era uma fantochada até porque ele joga pouco... Agora já foi uma precipitação. Ok! Sempre a aprender.

      Eliminar
    10. Zingaro Aka Quid Aka Viper, etc

      Não vale a pena chorar com a moderação.
      O teu comentário foi moderado e ficou arquivado.
      Eu li o comentário.

      Tanto é que mudaste a tua postura que agora já chamas de "Renato" e não de "Rei Nato" entre outras pérolas que escreveste.

      Estás avisado quanto à falta de educação perante comentadores do blog, jogadores, ex-jogadores, dirigentes ou a própria instituição do Benfica.


      Quanto ao Porto, "se quisesse tinha vendido 3/4 activos" ... e ficava sem os poucos jogadores de jeito que ainda são propriedade do porto (Danilo, Herrera, André Silva). Já agora esses só valem 95M€ no final desta época, ou ainda és daqueles que acreditaste que existiram essas propostas no verão passado? ;)

      Na altura o André Silva tinha cláusula de 25M€!

      Eliminar
  5. Isto é tudo muito bonito, elogios da KPMG, da Deloitte, de todas as agências de rating e do FMI. O que fica aos olhos dos adeptos é que o passivo não pára de aumentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. só se for dos adeptos burros...

      Eliminar
    2. Como aqueles que só bebem vodka pensando que é água:
      http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2016/09/21/sad-do-benfica-fechou-2015-2016-com-resultado-positivo
      "Benfica fechou 2015/2016 com o maior lucro de sempre...mas o passivo consolidado da Benfica SAD aumentou seis por cento, para 455,5 milhões"
      Bebe água.

      Eliminar
  6. K quem? Epá deixem as finanças para quem sabe! A UEFA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Relaxa :)
      Em breve "sai" mais um estudo de uma entidade de nível mundial ;)

      Eliminar
  7. benfiquista de gaia18/1/17 10:29

    so uma curiosidade...voçes acreditam no que disse o angelino ferreira...sobre o SLB...bebam menos.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não acreditei, até porque não era ele a falar. Era outra pessoa, um ventríloquo! Estes jornalistas!!

      Eliminar
  8. Agora sobre o assunto em concreto, os elogios às Finanças do Benfica.

    Será que estamos assim tão bem quando o nosso Presidente volta e meia anda pelo estrangeiro a tentar vender jogadores da primeira equipa? E com que estado de espírito ficam os jogadores se as transferências não se concretizarem?

    ResponderEliminar
  9. Boa Eagle! Oportuno contraponto ao divulgado há dias de sinal contrário fruto do mau jornalismo e de 'palas nos olhos'.
    Cada vez mais se comprova que o Benfica, aparte as naturais dificuldades, segue a estratégia mais acertada face à 'herança de fim de século' e à recente conjuntura que se viveu e da qual ainda não saímos completamente.
    As finanças, perceba-se muito, pouco ou nada, devem ser observadas com serenidade e atenção e não com emoção porque 'a bola não bateu na trave' ou 'o árbitro não assinalou falta'.
    Entende-se que seja de forma constante objecto de distorções por parte dos nossos adversários, mas a linguagem fria dos números fala por si. Ignorar esta realidade não muda a verdade em si.
    Observo constante alarido sobre o Passivo do Benfica. É evidente que seria desejável que o mesmo fosse menor.
    Mas justificar o mesmo apenas e só com 'negociatas' é distorcer a realidade e, mais ainda, 'esquecendo' o Activo que também lá está e cresceu de igual modo. O que se pode discutir é se o Passivo é ou não sustentável? Já se verificou alguma situação de incumprimento? Já houve ou se falou de reestruturação da dívida no sentido 'pejorativo' do termo?
    Foram ou não desenvolvidas infraestruturas e criado património?
    Quando se ouve que as receitas deviam ser em grande parte canalizadas para abater o Passivo é, nas actuais circunstâncias, desvirtuar a forma como deve ser gerida uma empresa em que tem de se atender à conjuntura e às perspectivas de curto/médio prazo.
    A entrevista (oportuna) de Angelino Ferreira parece ter sido, na generalidade, interpretada na óptica clubística e, passe a 'distorção' jornalística, não foi de elogio ao Benfica. Constatou, apenas, a realidade aos olhos de um economista.
    Não foi por acaso que se demitiu das Finanças do FCP...
    António Guerra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "A entrevista (oportuna) de Angelino Ferreira parece ter sido, na generalidade, interpretada na óptica clubística e, passe a 'distorção' jornalística, não foi de elogio ao Benfica. Constatou, apenas, a realidade aos olhos de um economista.
      Não foi por acaso que se demitiu das Finanças do FCP..."

      Sem dúvida.

      Eliminar
  10. Eagle o pessoal gosta muito de relatórios que digam que somos muito bons e geniais e de comparações que mostrem os podres dos outros, é legitimo!
    Contraponho com um politica equilibradíssima e super agressiva no abate do passivo, é o mais avisado. A Direcção pode fazer o que bem entender tem o apoio inequívoco dos sócios. Vaticinei que o SCP cairia com estrondo, quando comecei a ver a forma como Bruno e Jesus estavam a lidar com o futebol do clube. O Benfica cairá com estrondo se não fizer o que tenho vindo a pedir, desculpa o comentário, é o que observo.

    abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica tem o objectivo de reduzir passivo e divida financeira, e é quase certo que isso acontecerá neste mandato.

      Quando sairem alguns jogadores no verão, tu e outros nem sequer reclamem.
      Será necessário para equilibrar o orçamento desta época e da próxima época.

      Eliminar
    2. Mas dessa forma o clube não vai ficar todos os anos privado dos melhores jogadores?
      As promessas que se afirmarem na equipa principal, não vão ser vendidas sem aquecer o lugar, em pacotes combinados com o JM?

      Eliminar
    3. José Ramalhete, as receitas dos clubes ingleses em 4 anos (2012/2013-2016/2017) passam de 3.000M€/Ano para quase 6.000M€/Ano.

      A única forma de competir com essa dimensão de receitas é através da venda de jogadores para complementar as nossas receitas operacionais.

      Eliminar
    4. Mas perdendo todos os anos os melhores jogadores, as revelações da formação, para competir em receitas, mas não em qualidade desportiva.

      Eliminar
  11. Benfica e Comunicação Social Portuguesa começou hoje a noticiar em Portugal o estudo que foi apresentado no NGB:

    SL Benfica entre os mais valiosos da Europa
    http://www.slbenfica.pt/30/news/info/mIz3f7V0RUeYt7cc68fdOw

    Campeões do lucro em 2015/16
    http://www.abola.pt/clubes/ver.aspx?t=3&id=651407

    Benfica lidera subida nos lucros operacionais em 2016
    http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/benfica/noticias/interior/benfica-lidera-subida-nos-lucros-operacionais-em-2016-5613029.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da CS não seria de esperar outra coisa que não fosse atrasar o mais possivel a divulgação dessa informação... mas do Benfica? Será que o clube não sabia (ainda antes de tu saberes) que este estudo ia ser libertado para a opinião publica? Pessoalmente, e tendo em conta o passado na semana anterior, esperaria uma maior atenção do Benfica sobre este tipo de noticia e que o clube fosse o primeiro a informar.

      Eliminar
    2. Até o Record Verde...

      :-)

      Tipo dar milho aos pombos, iscas às gaivotas. Só que a realidade da vida, do dia a dia é outra coisa.

      Eliminar
    3. o DN confundiu receitas operacionais com lucros ;)
      http://www.dn.pt/desporto/benfica/interior/benfica-no-podio-dos-campeoes-europeus-com-melhores-resultados-operacionais-5613250.html

      Oito países, oito campeões - nenhum deles cresceu tanto os lucros como o Benfica
      http://tribunaexpresso.pt/benfica/2017-01-18-Oito-paises-oito-campeoes---nenhum-deles-cresceu-tanto-os-lucros-como-o-Benfica

      Eliminar
    4. Benfica campeão também no aumento dos lucros
      http://www.sabado.pt/desporto/detalhe/benfica_campeao_tambem_no_aumento_dos_lucros.html

      Na Europa, não há campeão que cresça mais nos lucros do que o Benfica
      http://www.desportoaominuto.pt/na-europa-nao-ha-campeao-que-cresca-mais-nos-lucros-do-que-o-benfica/

      Eliminar
    5. E os lucros vão servir para quê? Pagar dívida? Reduzir passivo?
      Não é isso que se tem verificado!

      Eliminar
  12. http://www.record.pt/internacional/detalhe/benfica-volta-ao-top30-dos-clubes-com-mais-receitas.html

    Só falta este teu estudo. 150 milhões... Muito bem Benfica! Em 2 ou 3 anos, acredito nos 200 milhões, com negociação do patrocínio da camisola, venda do naming do estádio, e renegociação dos direitos televisivos. Por um Benfica ao nível dos maiores da Europa!

    ResponderEliminar
  13. O meu sonho é chegarmos, pelo menos, aos 20 primeiros desse estudo. Seria fantástico.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking