O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vai um empurrãozinho ???

. 16 comentários
Sr. Presidente, bastava mais um esforço da sua parte e  começávamos a ter o CHULO/MAMAO de joelhos e a cravarmos pregos no caixão da máfia que nos oprime. É que aquele Império mérdia de quem o CHULECO é proprietário, está a desmoronar-se como é natural e não é só o dele, é de todos os outros merdias, onde escrevem os cangados junta-letras e canetas de aluguer mais os papagaios amestrados.
Relembro que este Império chuloso, foi comprado com o empréstimo que lhe fizeram a ZON (195,5) milhões e o BCP Millénium do seu amigo Vara, com a bagatela de 300 milhões. As últimas notícias que vieram a público, é que estes empréstimos nem sequer  começaram a pagar os juros, quanto mais para a abater à conta... quem tem amigos, não vai parar ao inferno... (VER AQUI)

Mas o que importava mesmo, era dar a "estocada de lagardere"  tirando a nossa suculenta mama àquele mamão chuloso. 

Vamos dissecar os números dos merdias deste Olibeiredo:

O Diário de Noticias que em 2.010 vendia em média 23.118 pasquins por dia, vendeu em 2.011 apenas 17.651... imaginem, o Diário de Notícias que foi uma ESCOLA de bom jornalismo, praticamente um Monumento Nacional, estar agora transformada num boteco, depois de ter passado para as mãos  daquele  ex-assador de frangos...

O Jornal de Notícias dos 80.247 desceu para 76.725... aqui o tombo não foi tão grande...penso eu de que...mas para lá caminha com a Graça de Deus.

O ONOJO dos 28.056 passou para  26.929.... este nojo faz duas capas por dia, uma no norte e outra para a mourama bermelha da bergonha. Se considerarmos que o recoreco vendeu uma média de 59.899 ( em 2.010 foram 67.085) vê-se claramente que este NOJO é regional. A BOLHA não dá os números para o Controlo de Tiragem e Circulação...talvez por vergonha....não deve andar muito longe dos números do NOJO, a avaliar por quem lá escreve......

Da TSF que foi outrora uma Escola de bom jornalismo radiofónico, não se conhecem os números mas, a avaliar pelo andamento da carruagem,  aquela que já foi uma excelente ESTAÇÃO de Rádio, não passa agora de uma simples passagem de nível sem guarda.

A única fabriqueta que está a laborar e a dar dinheiro GRANDE e GROSSO ao OLIBEIREDO, é a OLIBEDOSPORKOS com a SPORKA-TV, daí que, se lhe secarmos a TETA, este Império do mal definhará e morrerá  de fome e sede, para gáudio e deleite dos que querem um futebol tuga limpo e sem máfias. 
Era tão bom não era???

Mas, como o nosso Presidente e o Jaquim são amigos e, como os amigos são para as ocasiões...temo que vai ser um canudo do catano...e o fim de Fevereiro para onde o nosso Presidente nos direccionou  acerca daquela assinatura, ou não, acaba daqui a 1hora e 45 minutos... (1H45 já eram...são já 13H27 de 1 de Março e...nada à vista)


Caro Pedro Proença:

. 6 comentários

Dizem que és sócio do Glorioso.

Dizem que és mesmo doente pelo Glorioso.

Dizem que até compras kits de sócio e ofereces em palestras escolares aos miúdos.

Dizem que debaixo da tua máscara de árbitro, está um benfiquista muito zeloso.

Se queres que te diga, duvido. E explico porquê.
Bastava eu estar no teu lugar e aperceber-me que quando apito o Benfica, meto sempre a pata na poça e sempre contra o Glorioso, para achar que algo não estava bem e equacionar outra postura.

Eu não teria sido capaz de dormir em condições durante dias a fio se tivesse assinalado aquele penalty no Dragay sobre o Lisandro.

Eu não conseguiria ter estômago para beber um copo de água que fosse se soubesse que por minha causa o Glorioso tinha sido prejudicado.

Como tu não és assim, na sexta lá estarás na Luz para apitar o jogo da época. 

O que te exijo é o seguinte:

Não quero favores ao Benfica. Não quero penaltys inventados a favor do Glorioso. Não quero que marques falta contra o adversário se os jogadores do Benfica praticarem 'mergulho'. Não quero sequer que hesites se o Javi, o Luisão ou o Garay derem uma ceifadela nas canelas(merecida claro) ao boneco verde. É amarelo e falta, mesmo que seja na grande área.

Mas não te confundas: EXIJO O MESMO TRATAMENTO À EQUIPA CONTRÁRIA.

Terás quase 65000 observadores que te exigirão o mesmo que eu.
Tens aqui a oportunidade de continuares a tua carreira com outros valores como a imparcialidade, a isenção.

Se te recusares a isto, penso que os teus dias na arbitragem e em especial, como sócio do Benfica, terão chegado ao fim.

É oficial. A Corrupção e a batota são legais.

. 6 comentários

"O Boavista recebeu nesta terça-feira uma notificação do Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa considerando nula a reunião do Conselho de Justiça (CJ) da FPF que confirmou a sua despromoção à Liga de Honra, disse à Agência Lusa fonte da SAD axadrezada."
A Justiça em Portugal vai continuando o seu caminho para o abismo. 

Premiar Valentim Loureiro, João Loureiro, PC e respectiva canalha pelos factos PROVADOS publicamente é dar mais uma machadada grande na fé das pessoas na Justiça dos Tribunais.

É certo que é uma decisão de Primeira Instância, mas mete nojo. 

Já vimos provas do pagamento de viagens a árbitros ao Brasil. Nada aconteceu.
Já ouvimos provas audio da forma como se aliciavam árbitros, juízes, e outros intervenientes no fenómeno desportivo. Nada aconteceu.
Já vimos ser recebido na Assembleia da República como um herói um dirigente desportivo condenado por corrupção. Nada alterou isso.
Assistimos à actuação vergonhosa do presidente do Conselho de Justiça da FPF que tentou impedir que se julgassem os factos.

O que teremos de ver agora? O Boavista ter sido campeão da forma que foi, e ainda por cima milhões dos contribuintes serem-lhe atribuídos a título de indemnização?!

A impunidade é a pior coisa que se pode exibir. 


 

É uma vergonha sem fim!

. 19 comentários

Alerta Geral: Proença apanhado em flagrante!?

Não sei se é verdade o email que acabei de receber, mas perante a gravidade do episódio descrito e porque o leitor, (identificado) também enviou para os jornais a Bola, Record, DesportoJN e Expresso, decidi, pois, divulgá-lo.

Fw: Arbitro SLB-FCP Urgente!!
No domingo passado eu e a minha namorada fomos às compras no Shopping Dolce Vita. Faltavam poucos minutos para acabar o jogo, FCPorto-Feirense, e decidimos ir embora para não apanhar a confusão dos adeptos a saírem do estádio. Quando íamos em direcção ao meu carro, estacionado junto ao Dragão Caixa, vejo sair do estacionamento subterrâneo do estádio, um BMW, com o Sº Pedro Proença no banco de passageiro da frente. Estranhei esse facto por este arbitro não ser habitante da cidade do Porto, e até comentei que seria engraçado se ele fosse o nomeado para o jogo de sexta-feira.
Hoje fiquei sem reacção, quando soube pelo jornal a Bola que este tinha sido o escolhido. A sua aparição no Dragão pode até não ter nada a ver com as nomeações, mas é tudo muito estranho... cheira-me a algo de errado!  - Obrigado pela atenção.

adenda:
A verdade é que neste jogo, Pedro Proença prejudicou gravemente o Benfica!

O Benfica é dos sócios.

. 32 comentários
O discurso do Presidente do Benfica na Gala do Glorioso tem um ponto que quero destacar.

Luís Filipe Vieira diz que os tempos são «de mudança, de dificuldades e de grandes dúvidas em relação ao futuro», porém, também «um tempo de reafirmação e aposta naquela que é a força principal e a razão de ser do Sport Lisboa e Benfica: os seus sócios».

«Sempre disse e sempre defendi que o Sport Lisboa Benfica é dos seus sócios, essa é a nossa grandeza e a nossa força. Se algum dia os sócios do Benfica deixarem de ser os proprietários do clube, o Benfica passaria a ser uma realidade bem diferente. Mas tenho a certeza duma coisa: deixaria de ser o Benfica. Não contem comigo para tal, comigo o Benfica será sempre dos seus sócios», garantiu LFV.

Comungo desta visão. 

O Benfica não está na mão de uma associação de criminosos, como outro clube que conhecemos. 

O Benfica não está na mão de um conselho de iluminados que desfazem projectos e os sonhos de muita gente honesta, como certo clube que conhecemos também. 

O Benfica sempre foi dos seus sócios, a sua gente. Ricos, pobres, notáveis ou desconhecidos, os sócios sempre mostraram nas alturas mais críticas possuir a sabedoria necessária para apontar um rumo, para dizerem o que queriam para o seu amado clube.

A força do Benfica nunca esteve num mecenas ou num grupo de elite. Todos os grandes líderes que surgiram no Benfica fizeram da força da massa associativa do clube a sua força. E que força essa!!

Pede-se a LFV que honre as suas palavras e promessas. 
Que olhe para onde aponta a mão da massa benfiquista. E como líder eleito por larga maioria, personifique esse caminho e seja o primeiro a caminhar sobre ele.

Numa altura de grave crise financeira, os sócios(e adeptos) gastam o que têm e não têm em nome de um apego e amor a um clube ímpar.

Cumprir o que foi prometido, dar alegrias a essa massa adepta deve ser a sua principal preocupação.

Luis Filipe Vieira, defenda o Sport Lisboa e Benfica, defenda os seus sócios, defenda os seus adeptos, e terá consigo sempre a massa associativa mais leal que se conhece.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Num dia de lembrança da fundação, a partida de um campeão.

. 6 comentários
Jaime Graça - Em baixo, primeiro à esquerda

Numa equipa de campeões, um campeão que deixa saudade.

Até sempre, Jaime.

A freguesia manda...a gente dá !!!!!!!!

. 9 comentários
Estava a ver que no dia de aniversário do Glorioso, não ias dar os merecidos parabéns.

Mas claro que o tema das transmissões tinha de vir primeiro.

Acho que podia ter ficado para amanhã.

Hoje é dia de festa, o Benfica faz anos!!!
---------------------------
Comungo com os dizeres deste nosso Glorioso REDERX. Na realidade hoje é dia de aniversário e o que nós  tínhamos a fazer era  cantarmos HINOS, ODES e SALMOS em louvor do nosso GLORIOSO e encomendar uma MISSA por alma do Grande COSME DAMIÃO pelo facto de, pelo menos 6 milhões em Portugal e 14 na nossa diáspora, não serem agora ÓRFÃOS de clube.
Mas os Benfiquistas e não só, vêm a este blogue sempre à procura de polémicas e se as não escrevemos, é um ai Jesus!!!
Somos acusados de anti isto e pró-aquilo, mas na realidade, se não dermos os pratos favoritos que a nossa clientela quer, que  são os tais temas quentes e do reviralho, muitos deles a dividirem os Benfiquistas, o que é certo, é que pode haver artigos impregnados do mais puro Benfiquismo que, se não houver uma ponta de fratura, do contra, do pró e da polémica, a coisa não pega.
Querem um exemplo?
Ontem, este vosso criado com a preciosa ajuda do Master, passou a tarde a congeminar algo para o nosso aniversário e que tivesse alguma pompa. Decidimos copiar alguns SALMOS e ODES do livro O GLORIOSO e pensei, na minha santa ingenuidade que seria do agrado de todos.
Vejam só o resultado:
O poste "FELIZ ANIVERSÁRIO" que foi inserido às 00:01 de hoje, há hora em que escrevo este poste, (13:21) tinha 159 visualizações.
O poste inserido pelo Geração com o título "Até ao final do mês iremos decidir"  que versa sobre as tais transmissões que o MAMAO quer a preço da uva mijona, que foi inserido às 11:14, passados que foram 2H07 minutos, já obteve 223 visualizações.
MEOs
Este blogue quanto mais polémico melhor. As pessoas que cá vêm querem isso e não me venham com tretas a dizer que podíamos ser mais pró-isto e pró-aquilo e termos mais cuidado nas críticas dos jogos que já foram, porque podem ferir os que por aí vêm... que a coisa não pega.
É como nos jornais e TVs. Se uma pessoa caridosa, dá uma esmola de 1 milhão de euros a uma instituição de caridade se vierem quatro linhas no jornal, já é muito mas, se um cadastrado mata a namorada com requintes de malvadez, são páginas e páginas nos jornais e horas nos telejornais.
MEOs
Este blogue continuará a ser o que é, pugnará sempre pela critica construtiva e, seja quem for o visado não nos calaremos a apontar-lhe o caminho a seguir, até porque não há vacas sagradas no nosso Glorioso clube... e porque é disso que o nosso "pobão" gosta que façamos!!!
VIVA O BENFICA !!!!!!!!

Feliz Aniversário!

. 7 comentários
REVIVER MEMORIAS DO CLUBE DO CORAÇÃO
Um pequeno excerto do livro "O Glorioso" da autoria de Coriolano Passos Vieira, onde conta em verso os momentos mais marcantes da vida do maior clube do mundo.

Capitulo 1 
13/02/1903
Foi neste dia marcante,
Num convívio importante
No decorrer de um jantar,
Que nasceu a grande ideia,
Bem vista pela plateia
De um clube organizar.

Foi uma ideia Gloriosa,
Que gerou tamanha prosa
Acabando tudo em bem,
Surgia no Café Gonçalves
Que já não termina am Alves
Hoje é a "Nau de Belém"

28/02/1904
A vinte e oito de Fevereiro,
Duas dúzias de obreiros
Gente que pra traz não fica,
Foi em mil novecentos e quatro,
Quem em plena Farmácia Franco
Dariam vida ao Benfica

Assim nasce o Glorioso,
Para alegria do povo
Eram todos gente boa,
A malta não era rica,
Não foi chamado Benfica
Mas sim, Sport Lisboa.

Longe estavam de pensar,
Que acabavam de criar
Com sentimento profundo,
O clube mais popular,
O maior de Portugal
E hoje maior do Mundo

Se há vida além da morte
Como os cristãos dão o mote
E a natureza enigma encerra,
Estes vinte e quatro senhores
Orgulhosos estão das cores
Que criaram nesta terra.

Estes vinte e quatro heróis,
Amantes dos futebóis
Que ficaram para a história,
Seus nomes quero gravar,
Para que possa ficar
Nos registos e na gloria

OS 24 FUNDADORES
Abílio Meireles
Amadeu Rocha
António Rosa Rodrigues
António Severino
Cândido Rosa Rodrigues
Carlos França
Daniel de Brito
Eduardo Corga
Francisco Calisto
Francisco Reis
João Inácio Gomes
João Goulão
Joaquim Almeida
Joaquim Ribeiro
Jorge Augusto de Sousa
Jorge da Costa Afra
José Linhares
José Rosa Rodrigues
Manuel Gourlade
Manuel França
Raul Empis
Henrique Teixeira
Virgílio Cunha

E o esquecido na acta,
que ele próprio elaborou,
COSME DAMIÃO.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A psicologia de um verdadeiro líder.

. 75 comentários
Um verdadeiro líder é a primeira inspiração dos seus colaboradores. É no seu exemplo e na sua postura que eles procuram a primeira indicação para o que têm que fazer.

No futebol não basta ser um bom técnico a delinear treinos físicos e tácticos, não chega ser capaz de ler o jogo com alguma sabedoria. Antes de entrarem para o campo, eles têm que acreditar que, mesmo sendo os maiores toscos da zona, são capazes de tudo.

Nesse campo, o maior 'psicólogo' do mundo do futebol é Mourinho. Mesmo no saco de gatos que é o Real Madrid, onde os jogadores acham que aquilo é um part-time entre sessões fotográficas e apresentações de artigos de luxo, Mourinho já leva 10 pontos de vantagem sobre um Barcelona que tem dominado tudo onde tem entrado. E como sempre, Mourinho na maior parte das vezes está sozinho nas trincheiras contra jornalistas, equipas adversárias e inimigos internos. Ao contrário da maioria, o setubalense não permite sugestões para a equipa inicial, ingerências nas suas competências e vaidades de quem em nada contribui para o resultado final. Não deixa que lhe digam o que deve ou não dizer.

Daí, Mourinho é quase sempre um homem só, apenas acompanhado pelo seu fiel staff.

Quantos jogadores já falaram mal de Mourinho, mesmo depois de ele ter saído dos seus clubes? Talvez nenhum. O único de que Mourinho não conseguiu fazer nada foi Ballotelli, que tem tanto de bom jogador como de burro. 

Mas os jogadores de Mourinho sabem que SE DEREM O MÁXIMO nos treinos e nos jogos, terão sempre nele um muro de betão em sua defesa. Materazzi, um dos mauzões da Liga Italiana, teve a reacção que se viu quando Mourinho saiu do Inter.

Se olharmos para o FCP de Mourinho, quantos daqueles jogadores triunfaram lá fora? Muito poucos. E os que o fizeram, quase todos foram com...Mourinho. No Chelsea.

O maior forte de Mourinho nem é a táctica. É o fazer acreditar cada jogador que pode ser melhor que o adversário na sua posição. E assumir todas as derrotas do grupo como sua responsabilidade. E atacar sem hesitação quem BELISCA os seus interesses, que são SEMPRE os do grupo.

Jorge Jesus tem qualidades que se destacam de muitos treinadores nacionais. Foi por isso bem escolhido por LFV e com os resultados apresentados logo na primeira época.

Mas que dizer do percurso desde então? JJ tem mostrado não ter evoluído como treinador.

Perante as derrotas, intencionalmente ou não, individualiza quem pode ter falhado e não defende a prestação de cada elemento do seu grupo ou do todo. Não trata todos por igual.
Exemplos são os casos de Cardozo, Emerson e Gaitán. Jogadores que podem fazer péssimos jogos consecutivos, falhar penalties em barda, ser pouco solidários com o esforço colectivo, que acabam sempre por merecer a titularidade e a defesa em público.
Chamou Bruno Alves de bom rapaz, mesmo depois de esse mesmo animal poder ter lesionado gravemente Rodrigo. Depois das campanhas contra Javi, isso é defender o grupo?!

Isso quebra a solidariedade dentro de um grupo. E aquela crença fantástica que se deve ter num líder.
O acreditar que esse líder terá sempre uma opção para cada combate. Cada luta. E que ele estará sempre a dar o corpo às balas por eles.

JJ não deu o salto para o nível seguinte. Continua a lidar com as dificuldades como se estivesse no Felgueiras. Não é o grande motivador do plantel. Não é a primeira linha de defesa do grupo. 

Com Jorge Jesus, o mérito é seu nas vitórias. Nas derrotas, o problema são os jogadores que falharam golos, o azar, o terreno, o frio, a chuva, o meu avô que se não tivesse morrido ainda era vivo, etc.

Para sermos os melhores, temos que nos comparar com os melhores. Não chega sermos os melhores, a contar do segundo lugar. No Benfica, todos têm que se comparar com os melhores e tentar superá-los.

JJ se quer ser o melhor, deve comparar-se com o melhor: Mourinho. Ou Ferguson. Ou até Guardiola.

Penso que JJ tem nesta altura a derradeira oportunidade de demonstrar que tem condições para continuar a ser o treinador do Benfica por muito tempo. Tem um plantel com uma qualidade acima de qualquer um a nível nacional. Mesmo com as debilidades em algumas posições já várias vezes assinaladas.

Os objectivos são claramente:

- SER CAMPEÃO NACIONAL
- VENCER A TAÇA DA LIGA
- ATINGIR OS QUARTOS DE FINAL DA CHAMPIONS

Ao não atingir qualquer um destes, acho que o percurso dele chega ao fim. 

Para quem acha que sem JJ as coisas nunca poderão ser melhores, lembro a todos que o Cemitério dos Prazeres está cheio de insubstituíveis. E o mundo continuou, e as coisas evoluíram.

Nota: Nunca tive qualquer azia ou sebastianismo com Mourinho. Acho que saíu do Benfica quando teve que sair. Vilarinho nunca poderia ceder à chantagem, que foi o que Mourinho fez e já assumido pelo próprio. Quem o teve na mão e o deixou fugir foi a lagartada. Bem-feito.

És um palhaço com falta de memória.

. 1 comentário
"Falcão chocado com arbitragem no jogo com o Barcelona
   
No rescaldo da derrota de ontem com o Barcelona, no Calderón, o avançado Radamel Falcão, do Atlético Madrid, critica o árbitro Pérez Lasa por deixar passar uma mão de Sergio Busquets na grande área dos catalães.

«Penso que a única pessoa que ontem não viu a mão de Busquets foi o árbitro. Mmmmm.... será que não viu realmente?», escreveu o colombiano no Twitter.

Na altura do lance, o Barcelona vencia o Atlético Madrid por 2-1, no Calderón."


Notícia retirada do jornal 'O Serpa Vendido.'

"Jesus" comprado pelo inimigo?

. 28 comentários
Se não está "comprado" parece...ou então é tonto...jogar contra uma equipa da segunda metade da tabela nas seguintes condições:

- num estádio com as medidas correctas e onde por cada adepto da equipa da casa estavam 4 dos nossos;
- contra uma equipa do meio da tabela que fez o favor de vender os melhores jogadores na reabertura do mercado;
- pois então o Benfica jogou 45 minutos com 5 jogadores no meio campo...dois dos quais a fazerem de trinco...
- depois entrou o jovem avançado mas quando o golo parecia iminente toca a tirar o distribuidor de jogo...Aimar....e a partir dos 70 minutos o Benfica mudou de modalidade...ao invés de futebol, pontapé para o ar com os defesas contrários a jogarem de frente para a bola...
- e que dizer do inenarrável Emerson? Nem na Académica tinha lugar a titular...

Se calhar foi tudo para assegurar muito interesse para o jogo de próxima sexta-feira...encher o estádio...fazer o favor aos patrocinadores e ter um jogo televisionado que baterá os records de audiência do ano...deve ser isto...só pode...

Há quem não ande a dormir...

. 5 comentários
"Há que dizer que foi uma arbitragem vergonhosa. Se quiserem encomendar já faixas, podem fazê-lo. Se querem levar uma equipa ao colo que a levem" - Vitor Pereira

Esta foi a mensagem de Vítor Pereira depois da derrota com o Gil Vicente.

Comparem agora com as reacções do Benfica depois do que se passou em Guimarães e agora em Coimbra.

Vítor Pereira mandou o recado a quem de direito e o Benfica ao não reagir a estas afirmações, ao não reagir ao que se passou em Guimarães, ao não reagir ao que se passou em Coimbra, passou a mensagem de que nos podem "comer de cebolada" que nós não abrimos a boca para nada. Façam o que quiserem que nós comemos e calamos porque só quando os árbitros forem profissionais, quando as galinhas tiverem dentes, quando os corruptos forem novamente campeões ou quando forem as eleições é que a direcção do Benfica falará e dirá que este campeonato foi perdido porque fomos roubados pelos bois do apito e não pela incompetência da direcção ao andarem calados enquanto os jogadores, JJ e os adeptos eram gozados pelas arbitragens do bois do apito.

Enquanto todos os Benfiquistas alertaram para o que poderia acontecer, e estávamos cheios de razão, a direcção andou calada a assistir a tudo isto.

Podem dizer o que disserem, podem apresentar os argumentos que quiserem mas a verdade é só uma, em termos de defesa dos interesses do Benfica no que diz respeito á corrupção do futebol português, Vieira é uma nulidade autêntica!!! Fez um bom trabalho na estruturação do clube mas neste aspecto é uma nódoa autêntica, e nem tentem culpar JJ de não fazer barulho sobre as arbitragens porque ele tem ordens para o não fazer ou acham que JJ é homem para comer e calar?

Temos uma excelente equipa e um bom treinador, que não sendo perfeito é o segundo melhor treinador português a par de Manuel José e atrás Mourinho, muito atrás, mas sermos melhores no nosso campeonato não chega, temos de ter sempre uma direcção agressiva na defesa dos interesses do Benfica. Estes jogos antes do clássico eram cruciais e todos nós sabíamos que o "sistema" iria atacar forte e a nossa direcção não soube ou não quis proteger a equipa de futebol, deixando-a sozinha entregue aos bichos.

Dois dias depois do que se passou em Coimbra, continua o silêncio do Benfica...

É preciso defender o Benfica e o jogo de sexta-feira!

. 8 comentários
Ao chegarmos ao jogo chave deste campeonato, muito do que se passar durante a semana vai influenciar o ambiente dentro das 4 linhas na sexta-feira.

Ao olharmos para as arbitragens quer dos últimos jogos do Benfica, que dos últimos jogos do FCP, percebe-se que é preciso fazer algo publicamente. 

São necessárias intervenções públicas que defendam o Benfica perante a dualidade de critérios gritante que alguns árbitros demonstram. 

É preciso COLOCAR PRESSÃO NOS ÁRBITROS!! Para que sintam que não podem ser eles a decidir um campeão!

A quem cabe essa tarefa? Em primeiro lugar, a LFV. Mas nem tem que ser necessariamente ele. Pode ser o Carraça, pode ser o Rui Costa, pode ser o Gabriel. 

Todos menos JJ, que deve preocupar-se em armar a equipa e a estratégia para este jogo. Essa deve ser a sua principal e única preocupação!

LFV não pode dirigir-se aos adeptos a invocar erros de arbitragem para justificar perda de pontos, e não dizer ou mandar dizer uma palavra na CS. 

Os benfiquistas não podem aceitar que se venha prontamente chamar de 'amigos' a António Salvador, Joaquim Oliveira e a Bruno Alves, enquanto não se articula uma palavra para defender o Glorioso Sport Lisboa e Benfica!!

Espero que algo seja feito, que o Benfica demonstre nos seus corpos dirigentes força e CORAGEM para DENUNCIAR O QUE SE PASSOU E ACAUTELAR UMA POSSÍVEL ARBITRAGEM 'PROENÇADA'.

Como benfiquista, como sócio, como detentor de 2 lugares cativos, como financiador do clube através dos meus gastos, EXIJO que se DEFENDA O SPORT LISBOA E BENFICA!!

E sexta-feira, lá estarei, e estaremos todos nós a fazer a nossa parte: 

APOIAR OS NOSSOS ATLETAS, INJECTAR-LHES CONFIANÇA E ÂNIMO, MOSTRAR-LHES QUE TÊM TODOS A PUXAR POR ELES E FAZÊ-LOS SENTIR QUE CADA VEZ QUE TOCAM NA BOLA, CADA PASSE QUE FAZEM, CADA REMATE QUE EXECUTAM, ESTAMOS LÁ NÓS COM A NOSSA ALMA BENFIQUISTA PARA GUIAR A BOLA ATÉ AO FUNDO DAS REDES!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

O único responsavél pelo resultado de ontem

. 15 comentários
Continue mudo e calado em relação ao que se tem passado na arbitragem que dentro de pouquinhas semanas poderemos estar em renhida competição com o Braga pela luta do segundo lugar.

A minha única esperança é rezar que o jogadores acertem mais na baliza e que não fiquemos expostos aos apintadores.

Profissionalização? Isso deve resolver uma grande coisa. O problema não está na qualidade de arbitragem, o problema está na corrupção existente no futebol português e o silêncio do Benfica em relação aos apintadores só lhes dá azo a que façam o que bem entendem, juntamente a apoios cegos a gente apanhada nas escutas. Temos de fazer marcação cerrada a essas bestas.

Culpar os jogadores ou JJ pelo resultado de ontem é completamente absurdo!!! Tudo fizeram para vencerem, a bola não entrava e o apintador conseguiu transformar um penalti a favor do Benfica num falta contra o Benfica, sem falar na mão na bola logo no inicio do jogo. Neste futebol de trampa não podemos ser politicamente correctos, não podemos dar margem de manobras ás bestas do apito. Façam-lhes a vida negra!!! Os jogadores dão o litro, tudo fazem para vencer, a bola não entra, faz parte do futebol, são roubados em campo, roubados não, gozados pelo apintador e o presidente anda muda e calado com isto tudo!!! Que apoio sente uma equipa assim? Desculpem-me mas não aceito o silêncio ensurdecedor desta direcção!!!

Vem aí o mês de Março onde teremos dois jogos importantissimos com os corrutpos, duas vitórias darão um balão de oxigénio á equipa, devolverão a confiança perdida nestes últimos jogos e quem sabe, nos dê o empurrão definitivo para a conquista do titulo. Perder com os corruptos poderá deixar marcas devastadoras no equipa do Benfica  e se o Benfica não vence este campeonato, poderá haver gente que chegou ao fim de uma linha, e não me refiro só á equipa de futebol...

Ser ou não ser sério...eis a questão !!!!

. 18 comentários
Meos
Não há volta a dar. Enquanto nos degladiamos nos blogues e pasquins, uns do pró, outros do contra, outros do assim assim e ainda outros do mas porém e contudo... o xistrema/olarapioso lá vai cantando e rindo, com os azimutes e latitudes apontados aos títulos, prebendas e outras tantas mordomias.

Se bem que em Guimarães o XISTRA  pessoalmente, deu apenas um  cheirinho a Xistra quanto baste, para que lá ficassem os 3 pontos, também nós demos uma ajudinha jogando abaixo do que nos é habitual, se calhar ainda vínhamos a tiritar de frio lá das estepes, mas em Coimbra, já o xistroso Hugo Miguel cumpriu e bem, o caderno de encargos para a empreitada que lhe propuseram.

Aquela mãozinha marota de um Academista dentro da sua área que daria penalti e aquele empurrão ao Aimar que daria outro penalti, mais um fora de jogo tirado ao Aimar (inexistente) quando já ia embalado sozinho para a baliza, não foram vistos pelos seus belos olhos azuis, porque um atrevido mosquito lhe causou problemas de visão nesses preciosos momentos. Que pena!!!

Mas vá lá,  viu claramente duas bolas nas mão de dois Benfiquistas, apontando e bem as faltas, porque continuava a ver os jogo com os seus belos olhos azuis. só que sem mosquitos a estorvaram.  Só não lhe podemos apontar os muitos golos falhados e a extraordinária exibição (mais uma) do Paizê.

MEOs caros,
A coisa é muito simples de resolver. Os jogos do nosso GLORIOSO e os jogos daquele clube cujo Presidente  tem (ou tinha) uma bela casa Iluminada na Madalena, têm que ser arbitrados por árbitros estrangeiros para se acabar com esta pouca vergonha. Já houve um Presidente do Benfica que a isso se propôs,  mesmo pagando dos cofres do seu clube essas despesas, mas a isso, o xistrema mandou-o dar uma volta ao bilhar grande, como era mais que evidente.

O APINTO DOURADO não morreu. Continua vivinho da costa e recomenda-se. Os apintadores só precisam de olhar para os campanários das Igrejas, para verem o galo e de que lado sopra o vento.

Quem têm sido os presidentes das arbitragens? Homens de mão do namorado mais famoso do País e isso condiciona e de que maneira, os apitanços dos apintadores. A vida está pela hora da morte e o dinheirinho que ganham nas apintadelas, faz um jeito do caraças e por isso, os árbitros quase sem se darem conta - ou talvez não - estão a apintar a gosto de quem os nomeia, caso contrário não eram nomeados tantas vezes e os seus pecúlios mensais eram mais magros e começavam a ter  teias de aranhas no cu, por falta de uso.

Querem exemplos?
Vamos aos proventos de alguns apintadores em 2.010
RUI PATRICIO - ganhou nesse ano dos CTT  4500 anuais (375 euros mensais) mas  presentemente estará (?) desempregado. Como árbitro ganhou 13.800 euros.   Desempregado e ganhando uns belos cobres nas arbitragens, aqui está um homem que deve olhar e muito, para onde sopra o vento e para que lado está virado, o galo do campanário...

NUNO ALMEIDA - aliás Dr. Nuno Almeida já que é Advogado. Vejamos os seus ganhos em 2.010
Como Advogado ganhou 100 euros (CEM)...repito cem euros...não...não é erro...são mesmo cem (99+1) ou (98+2) euros.

 E como sabes que são provenientes dos seus serviços de Advogado, perguntam-me os leitores?

São, respondo-vos eu, porque esses 100 euros (CEM) foram-lhe pagos pelo Ministério da  Justiça (deve ser algum gratificado)
Mas o homem vira-se não olha a meios nem a esforços para conseguir mais uns cobres e ganhou nesse ano, a quantia de 1.200 euros (mil e duzentos) numa tal  TAVIR FOOD...huummm...cheira-me a entrega de pisas, a avaliar pelo nome da Multinacional.

Nas apintagens ganhou apenas 14.050 nada mau para quem andou (baixou) pela 2ª.categoria. Lembram-se de um célebre  jogo em que o Ferreira Torres do Marco de Canaveses andou aos coices nas cadeiras? Foi num jogo apintado por este artista.

Agora pergunto eu. este apintador com o que ganha como advogado e na tal FOOD, não será daqueles que também olha para o galo do campanário duas vezes, antes de apintar seja que falta ou fora de jogo for???

SOARES DIAS - aliás Dr. Soares Dias visto que também é Licenciado. Vejamos com a minha lupa desfocada os ganhos do artista em 2.010
33 mil euros como Director da TWW,

Sim senhor, parabéns, com este emprego e com estes 2.357,14 euros mensais (14 ordenados) tomaram muitos, senão a maioria dos Portugueses
47.600 euros nas lides dos Apintos.  Com estes quase 4 mil euros nas arbitragens, este nosso Licenciado olhará, para onde está virado o galo do campanário ???  Porque 4 mil euros por mês não se podem deitar pela borda fora... a juntar aos 2.357,14 euros , fará uma vida de rico...penso eu de que...

BRUNO PAIXAO - aliás Sr. Engº. BRUNO PAIXAO, é uma epidemia de licenciados nas arbitragens... vejamos este artistão, o que ganhou em 2.010
7.000 euros (sete mil) que lhe foram pagos pela Companhia de Seguros Lusitânia o que dá a bagatela de 583 euros mensais. Convenhamos que um licenciado a ganhar esta importância mensal pouco mais dá que para o supermercado.

Mas olha...olha...upa...upa...nas apintagens,.. porque os seus ganhos foram na ordem dos 50.700 euros. É obra. Bravo Sr. Engenheiro!!!
Agora digam-me lá vocês.  Há lá alguma comparação entre aqueles 583 euros do emprego fixo (recibos verdes?) e os 4.225 euros mensais do Sr. dos Apitos???
Este artista não olhará 3 ou 4  vezes, para o galo do campanário, sem antes verificar se está ou não está a prejudicar o clube dos amigos de quem o nomeia??????

JOÃO CAPELA - Aliás João Capela simplesmente, porque este tem o 12º. ano o que já não é mau. Vejamos o que ganhou em 2.010
15.200 euros anuais como chefe da fiscalização da EMEL, que a dividir por 14 dá 1.085,71 mensais. Pouco mais que a renda e supermercado dá.
Vejamos agora o que ganhou o artista nas apintagens;
Rufam os tambores, acendem-se as luzes e já está:   47.000 euros !!!! Praticamente 4 mil euros mensais !!!!

Ora digam-me lá e não me importo que me chamem chato, se este artista do apito, também não será daqueles que também olha para o galo do campanário???? Com 47 mil euros por ano até eu apito o que mandarem apintar...penso eu de que...

JORGE FERREIRA - aliás Jorge Ferreira porque também só tem o 12º. ano (  já não é pouco)  o raio x deste artista saiu hoje no Cabreiro Manhoso. Diz-nos o Manha que este,  é adepto do Benfica.....
mais outro pseudo Benfiquista para nos xistralhar -  vejamos os seus ganhos em 2.010

700 euros....sim,  (SETECENTOS) euros  anuais...sim... anuais... porra... será que eu escrevo chinês?.... Adiante...dizia eu, 700 euros anuais, mas não nos diz, se foi ou não, como Consultor da Segurança e Saúde no Trabalho, que é a sua profissão.

24.000 ( vinte e quatro mil euros) no nosso Senhor dos apitos, foram os seus ganhos.
Outro a pôr-se a jeito e a olhar para o galo do campanário porque, se não são os apintos,.. não são os 58,33 euros mensais que lhe enchem a barriga...como pode viver uma pessoa com 1,94  um euro e noventa e quatro centimos por dia ?
....este deve ser daqueles que olha para o galo do campanário, várias vezes ao dia...e não penso eu de que...
------------------------------------------------

Ainda rebusquei nos meus apontamentos, os ganhos de um COSME MACHADO que já  sairam no Cabreiro Manhoso. Não os encontro porém, mas que chatice, como houve aqui em casa e durante dois dias falta de papel higiénico, temo que tenham ido esses apontamentos para um certo sítio...

Desculpem lá se fui enfadonho e chato, mas hoje deu-me para isto. O que vos quero dizer é que o maganão do dinheiro faz girar tudo e todos e molda qualquer mente, por mais séria e honesta que seja. Quando a fome ataca, os lobos descem ao povoado !!!

O JOSÉ LEIRÓS quis ser sério, denunciou um ventosito que provinha do  campanário do BOM JESUS e foideu-se!!!!!!!!!!!!
O RUI MENDES queixou-se, a coisa descambou para o Apinto Dourado e para onde foi ele????

CARREGA BENFICA !!!!!!!!!!!!

-------------
Estes dados referente aos árbitros, foram retirados do Correio da Manhã,
São escritos pela pena do Querido Manha. 


A incompetência de um treinador e da estrutura do clube

. 37 comentários
Há 15 dias atrás estavamos numa posição fantástica, quer pontual quer anímica.
Bom futebol, boa atitude, bom envolvimento entre atletas e massa associativa. Muita crença e ânimo.
Mas nada disso disfarçava perante muitos benfiquistas a falha do Benfica no mercado de inverno, ao não acautelar as lacunas da EQUIPA TITULAR.

Estava a vista para todos que Emerson não tem qualidade para ser titular no Benfica. Que não temos alternativa a Maxi. Que se Javi ou Witsel não estiverem disponíveis, a tranca da nossa defesa fica aberta.
Dispensamos Ruben Amorim que faz com qualidade quer a defesa-direita, quer o meio campo. Dispensamos um jovem com grande potencial como o David Simão. E não contratamos ninguém para suprir qualquer dessas lacunas. Fomos buscar o Djaló, sem se perceber o que de novo traria desde já ao plantel.

E dessa forma partimos para o mês de Fevereiro, que JJ tanto odeia pois tem sido sempre a partir dessa altura que o 'seu' Benfica tem mostrado as maiores fragilidades. E se nas 2 últimas épocas essa fragilidade demonstrou-se através da falta de preparação física, nesta época JJ apenas revela ser um treinador de curtas-vistas, limitado na sua acção e nas suas opções pessoais para a equipa.

Animicamente, JJ é um zero. Quem tem dado mais ânimo à equipa têm sido os adeptos. Os sócios. Esses sim têm sido sempre mais um em campo.

Chegamos à série de 5 jogos decisiva para a nossa época e JJ incide nos erros que tanto mal fizeram ao clube, em especial na época passada.
Coloca em campo nomes, e não os em melhor forma, aposta nas suas teimosias pessoais, em vez de preparar a equipa especificamente para cada adversário. Um falhanço.

Quer queiram, quer não, já vamos em 60% desta série de 5 jogos vitais. Perdemos 2 e empatamos 1.
E o pior não foi o empate ontem. Uma noite em que por mais que se chute a bola teima em não entrar, acontece. 
A tragédia é o golpe na força anímica do plantel provocada pela forma como fomos derrotados em Guimarães e em S.Petersburgo.

Jorge Jesus falhou na abordagem dos 3 jogos já disputados. E de uma vantagem de 5 pontos que até permitia sermos derrotados na Luz e continuar em primeiro, desbaratou tudo.

Na época passada, por tanto ter inventado, permitiu ao FCP chegar ao jogo da Luz com possibilidade de ser campeão no nosso estádio.
Por ser arrogante e deixar-se limitar pelo seu narcisismo, desperdiçou em casa uma vantagem de 2 golos na Taça.

E agora, quando o jogo da Luz poderia ser o golpe fatal nas aspirações do medíocre Vítor Pereira, entregou-lhe nas mãos a possibilidade de sair da Luz líder. 

Já pensaram no que Koeman teria feito na Europa com este plantel? O que Trapattoni teria feito no nosso campeonato se tivesse estes jogadores e tivesse feito mais uma época?

JJ teve condições e jogadores como poucos. 

JJ demonstra a cada dia que passa que as suas capacidades não dão para mais. E o Benfica perde tempo, limitado por um treinador arrogante, narcisista e ao serviço dos seus próprios interesses.

Mas as culpas não se esgotam em JJ.
A estrutura do Benfica é incompetente. 

O clube é continuamente prejudicado pelas arbitragens, e o que faz o presidente? Nada. Ninguém vem a público defender o clube.

Vieira é muito pró-activo em discursos que atacam quem o ataca. Mas é um inútil a defender o Benfica dos ataques vis e mesquinhos de um sistema podre que governa o futebol português.

Apoiar Fernando Gomes e Mário Figueiredo, 2 elementos do staff de PC em momentos chave, não deveriam deixar dúvidas a ninguém sobre isso.

Não sermos campeões este ano será uma machadada enorme no benfiquismo. Será uma vitória do sistema. 
Será uma mensagem negra para o futuro das competições em Portugal. 

Será o fim da linha quer para Vieira quer para JJ.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Clube submisso de Coimbra - SPORT LISBOA E BENFICA

. 36 comentários
E lá está...Gaitán tem lugar cativo. Já o Nolito tem sempre garantido o banco.
Pelo menos desta vez o Witsel é titular.

Força Benfica!!! Esta vitória é fundamental!

A verdadeira crónica das Antas | Leonor Pinhão | 24-10-2002

. 3 comentários
Arsenal, Benfica e Real Madrid perderam os seus jogos no último fim-de-semana. Coisas que acontecem nas melhores famílias. 

Como os adeptos do Arsenal e do Real Madrid suportaram as derrotas dos seus clubes é coisa que não interessa nada. Sobre a reacção dos adeptos do Benfica orgulhamo-nos de vos apresentar um documento único. Nem mais nem menos que uma gravação áudio dos comentários dum grupo de prosélitos do maior clube português enquanto assistiam, através da RTP, à transmissão em directo do jogo das Antas. 

A gravação reporta-se ao espaço medido entre o primeiro e o derradeiro apito do árbitro do encontro, o senhor Paulo Costa, do Porto. A transcrição dos comentários é fidedigna e não foi alvo de censura. A vossa atenção, portanto! 

— Quem é este tipo?
— É o Paulo Costa.
— Mas não é do Porto?
— Do Porto ou do F. C. Porto?
— Do Porto?
— É mas isso agora não tem importância nenhuma. Os melhores árbitros para os melhores jogos, é o que deve ser.
— Quem é este rapaz?
— É o Éder.
— Que ideia do Jesualdo de meter o Éder, que nunca jogou num jogo destes.
— Estamos em cima deles.
— Se o Éder ao menos soubesse centrar...
Ouvem-se aplausos.
— ...Golo, golo, mas que grande centro do Éder. O Tiago só teve mesmo de pentear a bola.
— Pentear a bola?
— É uma expressão que se usa.
— Mas que grande ideia do Jesualdo de lançar o Éder num jogo destes. É assim mesmo!
— O Porto andou atrás do Tiago mas o Veiga trouxe-o para a gente.
— Grande Veiga!
— Olhem-me só esta entrada do Costinha sobre o Simão.
— Nem falta nem amarelo.
— Está bem assim. É o critério do árbitro. Vai deixar jogar à bola com o mínimo de interrupções.
— O Jesualdo percebe imenso disto.
— Ena, que grande pantufada do Jorge Costa no Fehér.
— Nem falta nem amarelo.
— É uma arbitragem como no estrangeiro, em que os árbitros nem se vêem nem se ouvem.
— Eh pá, até parece o Colina.
— Chiça, mas o que é que o Petit fez agora para levar cartão amarelo?!
— O Costinha há bocado fez muito pior e nem sequer foi falta.
— Os árbitros também erram.
— Ah pois.
— Coitado do Fehér, está farto de levar.
— O Ricardo Rocha é o máximo.
— Mas não é defesa-esquerdo.
— Está bem, mas não se lembram do Marco Caneira na época passada?
— Não, não, não deixem esse tipo centrar...
— Olha-me só o Éder... Foi mesmo ao ângulo. 1-1, que chatice.
— Mas que ideia do Jesualdo de meter este tipo.
— Olha outra falta do Jorge Costa.
— Agora vai mesmo levar amarelo.
Ouvem-se aplausos.
— Um a um no marcador e um a um em cartões amarelos.
— Ah Petit que ias marcando...
— Ah Fehér que ias marcando.
— Só não marcou porque está politraumatizado da pancada que tem levado.
— Já podíamos ter isto resolvido.
— Isto sem o Zahovic é outra louça.
— Vai Simão, vai!
— Com um árbitro a sério o Jorge Costa ia já para a rua.
— Olhem, e vai mesmo.
Ouvem-se aplausos.
— O Simão está deitado no chão e a levar pontapés.
O Paulo Costa não vê nada.
— Estamos desgraçados!
— O quê? Desgraçados a jogar com mais um?!
— Sim, desgraçados.
— Nunca estamos satisfeitos.
— Não sejam naïves, o árbitro agora enquanto não expulsar dois jogadores do Benfica não descansa.
— Isso é mania da perseguição.
— O que é naïves?
— É totós.
— Olha a tribuna presidencial tão bem composta.
— Olha o Bibi atrás do Pinto da Costa. E ao lado está o professor Paulo Barbosa.
— É professor de quê?
— Afinal quem é o Bibi?
— É aquele senhor que interrompeu um treino da nossa equipa de futebol para dar um recado ao Roger.
— Agora está zangado com o Vilarinho e com o Vieira...
— Por causa do Pedro Miguel?
— Que disparate! Por causa dos empresários.
— O que é que aconteceu ao Pedro Miguel?
— Foi despedido pelo filho do Bibi que é vice-presidente do Benfica.
— O Pedro Miguel é do Veiga ou do Paulo Barbosa?
— É do basquetebol.
— Porque é que estão a falar de basquetebol numa altura destas? Vais ser livre contra o Benfica e falta um minuto para o intervalo.
— Olha, foi à trave.
— De qualquer maneira, o Moreira estava lá.
— Tudo para as cabinas!
— Como é que acham que vamos jogar na segunda parte?
— Eu tirava o Éder, que deve estar abananado, e o Petit, que já tem um amarelo.
— E metias quem?
— Como é central metia o Hélder a defesa-direito e punha o Ednilson no meio.
— Isso é mariquice. Só temos um amarelo, o Benfica está a jogar bem e a controlar o jogo, temos um a mais. Eu só tirava o Drulovic e metia o Mantorras.
— O que é que está ali a fazer o Miguel?
— Qual Miguel?
— O nosso Miguel.
— Quem?
O Miguel, caramba!
— É porque defende bem. Contra o Moreirense entrou e defendeu muito bem.
— Mas vamos jogar à defesa?
— Vamos jogar em contenção a ver o que dá.
— Quem é que terá dado o apito ao Paulo Costa? O homem não pára de apitar.
— O Deco parece o João Pinto a atirar-se para o chão.
— Olha o Tiago a passar por eles todos...
Ouvem-se aplausos.
— ...como é que me falhou um golo destes?!
— O Porto não joga nada. Se não fosse o proteccionismo do árbitro...
— Disseste «proteccionismo»?
— Sim. Parece-te exagerado?
— Não sei o que me parece.
— Pronto, lá vai o Éder levar um amarelo.
— Agora é que era de o tirar e adaptar o Hélder a defesa-direito.
— Estamos com um a mais e parece que estamos com um a menos.
— Nós temos um a mais mas eles têm o Paulo Costa. As coisas até estão desequilibradas.
— Isso é facciosismo.
— Mas que grande defesa do Moreira.
— É como eu digo, não é por causa do guarda-redes que o Benfica não chegou aqui com 18 pontinhos.
— Mas que desarme limpinho do Petit!
— Limpinho na tua opinião, o Paulo Costa marcou falta contra o Benfica.
— Isto está a ser científico.
— Olha, o Deco tropeçou sozinho, está mesmo em má forma.
— Sozinho na tua opinião. Acaba de ser marcada a 79.ª falta contra o Benfica.
— Três cartões amarelos para jogadores do Benfica em dois minutos.
— Olha, lá se atirou o Deco outra vez para o chão.
— E lá vai o Éder para a rua!
— Pronto, o árbitro já pode descansar.
— Isso é o que tu julgas.
O Moreira está mal colocado.
— Um autogolo, uma frangalhada, um Paulo Costa, é de mais.
O Moreira não é guarda-redes para o Benfica.
— Mas com o Moreirense safou-nos.
— Sofremos o segundo golo duma falta que não existiu e ficámos sem um jogador.
— Eu sempre disse que esse Durão Barroso não mandava nada.
— A culpa é do Roger.
— Quando o Roger saiu estava 1-1.
— Agora foi o João Manuel Pinto que levou um amarelo.
— Não há amarelos para os jogadores do Porto?
— Só depois de mais um jogador do Benfica ser expulso.
O Miguel levou amarelo.
— Mas está a jogar?
— Não, está a falar.
— E agora levou vermelho.
— Eu não disse?
— Nem contra nove o Porto joga alguma coisa.
— Amarelo para o Simão.
— Isto não acaba?
— Pelas minhas contas o Paulo Costa vai dar um cartão amarelo a um jogador do Porto nos próximos dois minutos.
— Vamos todos contar em coro os segundos?
— 1, 2, 3, 4 ... 117, 118, 119, 120 segundos...
— ... e amarelo para o Costinha! Bestial!
Ouvem-se aplausos.
— Isto é mais do que científico! Só falta mesmo o fogo-de-artifício na Ribeira!
— O Mantorras devia ter entrado mais cedo.
— Se tivesse entrado mais cedo a esta hora já estava na rua.
— Antigamente podia-se vetar árbitros.
— Mas temos de viver do presente. E ainda hoje ganhámos por 11-0 em futsal a uma equipa de que não me consigo lembrar do nome.
Ouvem-se aplausos.
— A falta que faz o Zahovic!
— Lá se atirou outra vez o Deco para o chão.
— Mas agora o Paulo Costa não foi na fita. Ah, grande Colina!
— Também só faltam dois minutos para o fim do jogo.
— Quanto tempo de compensação é que acham que vai haver?
— Se o jogo estivesse empatado para aí uns 9 minutos, estando o Porto a ganhar para aí uns 3 minutos.
— Não, o Paulo Costa não tem lata de dar 3 minutos. Vai dar 5 minutos!
— Vai dar 4 minutos. Quatro minutos é que é fino!
— Quem é que vota em 4 minutos?
Ouvem-se muitas vozes: «Eu!», «eu!», «eu!»
— Lá está a placa com o tempo...
— Quatro minutos!
Ouvem-se aplausos.
— Acho uma grande injustiça se os jornais amanhã disserem que foi o Deco que levou o Porto ao colo.
— Acabou.
— Vamos mas é dar uma grande salva de palmas à nossa equipa de futsal e ao seu treinador, senhor Alípio Matos, que deu 11-0 hoje à tarde. E marcámos 7 golos em 11 minutos!
Ouvem-se aplausos e barulho de cadeiras a arrastar no chão.
Fim da gravação.

Leonor Pinhão in "A Bola" 24.10.2002 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Memórias de um benfiquista: Final de 1988 PSV-Benfica

. 12 comentários

Eu assisti à final de 25 de maio de 1988 com o PSV no recentemente demolido Cinema Europa, no melhor bairro do mundo, Campo de Ourique, em Lisboa.

Tinha assistido à gravação de um programa de televisão chamado ‘Par ou Ímpar’, apresentado pelo benfiquista Fialho Gouveia.

E qual não foi a surpresa quando ao início da tarde e das gravações, o Fialho Gouveia anuncia que iriam transmitir em écran gigante o jogo e que todos o poderíamos acompanhar. A excitação foi enorme. Um mini-estádio para acompanhar a final da Taça dos Campeões em que o Benfica estava presente!

Assistir às gravações de um programa de televisão naquela altura era um acontecimento. Só com cunhas ou conhecimentos se podiam arranjar entradas para as gravações. E por vezes entrava-se perto das 15h, e as gravações duravam até à 01h, 02h da madrugada. Mas o tempo passava num instante. E os apresentadores e os convidados ajudavam a que mesmo nos intervalos das gravações o público estivesse entretido. Carlos Cruz, Carlos Miguel, Carlos Cunha, Herman José, Fialho Gouveia, Raúl Solnado e tantos outros cantavam, contavam anedotas, brincavam com o público tornando quase 10h de gravações num quase convívio entre amigos.

Mas aquela tarde custava a passar. O relógio não andava. E o frio na barriga cada vez era maior. Ora bolas!! Era a primeira Final da Taça dos Campeões com o Benfica que eu assistia. A da Taça UEFA de 1983 não foi a mesma coisa. Afinal esta era o topo da competição!

Finalmente chegava a hora. O Cinema Europa estava quase cheio. Poucas pessoas não ficaram para ver o jogo em écran gigante. E de repente, lá vinham eles. Os jogadores do Benfica. Era uma excelente equipa. A perda do Diamantino era grande, mas tinha muita esperança nas explosões do Pacheco, na arte do Elzo, na solidez defensiva e no ataque de luxo com Mats Magnusson e Rui Águas.

Mas do outro lado estava uma equipa fortíssima. 6 ou 7 eram titulares da selecção holandesa que seria campeã da Europa semanas depois, incluindo o Koeman que mais tarde nos fez sonhar na Europa. E tinha um jogador que gostava imenso de ver jogar: o Lerby.

O jogo foi duro, renhido, e mesmo as botas que saltavam dos pés do Pacheco nunca me deixaram desanimar. A Taça seria nossa. Mas o tempo foi passando. Até que chegamos aos penalties. E aí, tudo correu bem. Até os defesas Mozer e Dito marcaram. Até chegar o Veloso. Confesso que sempre o achei um jogador competente, concentrado e focado, um líder.

Vi os olhos dele ao caminhar para a baliza. E depois vi o ar do Van Breukelen. O Veloso tinha um olhar, não temeroso, mas de quem sabia que aquilo não era a sua especialidade. E de pouca convicção de que poderia marcar. Por outro lado, o Van Breukelen tinha um ar de adrenalina, de motivação, tipo ‘eu consigo defender’...infelizmente, confirmou-se. Veloso chutou e perdemos essa final. A frustração foi enorme. Ao sair para a rua, eram dezenas as caras de desilusão nessa noite.

E no dia a seguir, na escola, foi só distribuir canelada no futebol e maus fígados para toda a gente. E nem me falassem no Veloso. Nesse ano, o PSV venceu o campeonato holandês, a taça da Holanda e a Taça dos Campeões, culminado pela vitória da selecção laranja no Europeu de 1988.

Passaram quase 24 anos, e ainda me dá azia falar nesse jogo.

A minha memória de Benfica faz-se por episódios gloriosos como este. O Benfica, mesmo com uma diferença abissal no orçamento, ombreava de igual para igual com os melhores. Sim, o Benfica estava entre os melhores. Era um deles.

Temos amanhã um jogo que estou convencido vai marcar pela positiva o resto da época.

Sonho em voltar a ver o Benfica numa final dos Campeões. Tenho muita confiança que vamos vencer a Liga e a Taça da Liga.

Mesmo discordando do nosso pastilhas, o JJ, deposito nele e nos jogadores uma fé enorme de que me vão fazer engolir as minhas críticas e dar-me grandes alegrias ainda esta temporada.
  

Entrevista a Marinho Neves - LEITURA OBRIGATÓRIA

. 2 comentários
O blogue Cabelo do Aimar fez uma excelente entrevista a Marinho Neves que, como é óbvio, dispensa apresentações.

Aconselho vivamente que dêem um pulinho ao blogue e leiam a entrevista.

ENTREVISTA A MARINHO NEVES NO BLOGUE CABELO DE AIMAR

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A verdade sobre os cânticos em Manchester

. Sem comentários

O City merece...

. 9 comentários
Os biscondes falidos e botafoguenses do Ceportém, acabam mesmo agora de passar à fase seguinte da Liga Europa.

O City, a quem uma vez mais agradecemos aquela cabazada de ontem, bem merece a benesse de, em 2 jogos/treinos em Alvalixo e em Manchester em que por certo presenteará  o FRANGUÍCIO  com uma catrefada de golos,  seguirá em frente na sua cavalgada, até à vitória final.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O album de Pinto da Costa

. 2 comentários

Basileia - essa equipa fraquinha e acessível

. 8 comentários
Aquando do Benfica 1  - Basileia 1:
"O Benfica deixou passar em claro grande oportunidade para se qualificar já para os oitavos da Liga dos Campeões. Os encarnados tiveram demasiado receio de um adversário acessível e não foram capazes de crescer depois do majestoso golo de Rodrigo. Sim, houve o tal penalty e o empate não compromete, mas a Luz merecia a festa. E, agora, segue-se Old Trafford." - in Maisfutebol

Os fraquinhos e acessíveis depois eliminaram o Man United.

Hoje venceram o Bayern Munique. Que equipa tão acessível. Realmente, os tubarões estão todos na Liga EUROPA. Esta CHAMPIONS  LEAGUE é só clubes de segunda.



4 batatas.

. 2 comentários
"Kun, Kun, Kun!"

Os adeptos do Porto devem ter gritado pelo Kun durante o jogo todo. Ou pelo o Kun ou pelo Hulk, que fez um belo de um pedaço de excremento de um jogo.

Uma palavra de apreço: não foi um resultado humilhante. Não posso deixar de elogiar a agremiação pela boa resposta que deram em Manchester. Foi uma boa partida, onde tiveram mais posse de bola e uma atitude mais ofensiva. Contudo, esqueceram-se que o árbitro era Alemão e não era adepto de mariscos nem fruta. Eles gostam mais de enchidos (fica aqui a dica para futura referência).

Um abraço especial ao jogador de andebol Rolando, por mais uma belíssima exibição.

Porto Canal na posição 4-0

. 13 comentários
Mais uma noite a reforçar esse grande prestígio de que os corruptos gozam lá fora.

Querem ver que não há marisqueiras em Manchester?

Ah!! O árbitro era alemão...esses tipos só gostam de salsichas! Fruta e marisco não é com eles.

Rolando, mais uma grande exibição desse central, tão correcto.

Será que hoje os adeptos também gritaram por Kun? Ele bem puxou por eles!!

Como eu jogaria

. 8 comentários
É nos erros que se aprende, ou deveríamos aprender!!!

Acontece é que JJ não aprende com os erros, aos poucos foi introduzindo o 4x4x2 ou 4x2x4 Kamikase do ano passado. A coisa até foi resultando em casa com equipas mais fracas e então o homem pensou, erradamente, que agora era sempre a abrir e que ninguém parava o Benfica, pelo menos por cá. ERRADO!!!! Este sistema já deu mostras que com equipas um pouquinho mais fortes simplesmente não funciona, ou seja, ou marcamos um golo nos primeiros 10 minutos e depois é sempre a abrir, ou se a outra equipa for matreira e bem organizada, tipo Guimarães, temos dissabores. Este táctica não funciona com equipas mais fortes!!! JJ teve várias más experiências disso mas bastam 3 ou 4 bons resultados com esta táctica e o homem fica louco e possuído e não vê mais ninguém á frente.

JJ que fazer do Benfica uma equipa demolidora e pensa que é por ter 5 jogadores de tendência atacante que o vai fazer, mas está errado. Basta olhar para o Barça e o Real que se fartam de golear e jogam sempre com três médios no meio campo e não é por isso que deixam de marcar tantos golos. Eu até acho que os actuais jogadores do Benfica daria para jogarmos como o Barça, temos uma equipa que sabe jogar ao primeiro toque e em tabelas como o Barça.

A equipa jogaria e seria esta:

 Sei que está um pouco confuso mas é assim que joga o Barça, mais ou menos.

Gaitan a fazer de Messi, ou seja, o chamado "vagabundo" em campo, pois nem precisa de defender muito porque tem nas suas costas Witsel, Javi e Máxi que desce em perda de bola.

Emerson seria o defesa que menos subia, mais posicional como faz Abidal, enquanto Máxi dava profundidade ao lado direito com as suas subidas.

Javi faria a função que faz agora com a diferença de não recuar para junto dos centrais, seria a âncora para Witsel e Aimar para quando necessitassem de fazer rodar a bola mais atrás.

Witsel e Aimar fariam as vezes de Xavi e Iniesta, dando apoio a Gaitan e fariam a bola rolar entre eles os dois e Gaitan.

Nolito fazia de Pedro, sempre mais encostado á linha mas com movimentos interiores e andava sempre no lado onde não tivesse Gaitan. 

Quando coloquei Aimar na meia esquerda não foi por acaso, foi porque ali estaria mais coberto nas costas por Emerson e Javi, assim como coloquei Witsel do lado de Máxi e Gaitan. Sabendo que Gaitan pouco ou nada defende, coloquei Witsel que recupera bem no terreno juntamente com Máxi.

Neste sistema o ideal seria jogar com Rodrigo na frente em vez de Cardozo porque o avançado aqui tem de ser mais móvel e tem de saber tabelar bem com os médios para criar roturas. Mas Cardozo é Cardozo e já mostrou que também pode ser capaz de fazer essas funções e porque mete as bolas lá dentro que também é importante.

Há mais movimentações mas penso que dá para ficarem com a ideia. 
  
O que acham?

Não confundam 'Apoiar a equipa' com 'Branquear erros'

. 6 comentários
A derrota em Guimarães foi um percalço no caminho da 'Estrada 33'.

Não há equipas invencíveis, nem o Barcelona que tem dominado o futebol europeu nos últimos anos o foi ou é.
Como tantos outros já mencionaram, é um bom sinal tanta insatisfação perante a primeira derrota no campeonato português. Mostra que algo que foi conseguido nos últimos anos foi a devolução da exigência de resultados ao povo benfiquista.

Não vejo da parte de ninguém qualquer vontade de poupar esforços no apoio ao Benfica no que resta da época. Pelo contrário, vejo muita crença nas capacidades e qualidades da equipa de futebol. 

Por isso, vejo com estranheza algumas intervenções na blogoesfera benfiquista defendendo os erros cometidos por JJ, erros esses em que reincide.

Uma das maiores virtudes de um líder é aprender rapidamente com os erros, conhecer os seus colaboradores e saber potenciar as suas capacidades, usando-as no interesse do conjunto e dando oportunidade de valorização individual.

JJ na esmagadora maioria das vezes mostrou ter essa capacidade. Mas por vezes, como o foi em Guimarães, não o faz. E sempre que não o fez, isso teve um custo elevado para o Benfica.

Na época 2009/2010 isso aconteceu em Liverpool. Perdemos aí uma oportunidade de ouro de vencer a Liga Europa.

Na época passada, sofremos a humilhação dos 5-0 no Dragay devido a mais um erro desses. 
Fomos no espaço de 15 dias enxovalhados em casa pela corrupção por JJ insistir num esquema que não resultava. 
Perdemos na meia final da Liga Europa por JJ não ter sido capaz de montar a equipa de forma adequada. E se ele conhecia bem a equipa adversária! Ninguém melhor que ele conhecia aqueles jogadores, muitos por si indicados!

Na época que agora decorre, inventou na Taça de Portugal e fomos eliminados.
E inventou no Zenit e em Guimarães, com mais 2 derrotas averbadas.

Para quem só tem idade para se lembrar do Benfica dos últimos 10 anos, achará que a prestação dos últimos 3 anos é fantástica. Para quem já vê Benfica e bola há mais uns aninhos, já não é assim. É apenas um regresso à normalidade que é lutar SEMPRE pela vitória.
Era eu um rapazinho quando vi o Benfica na final da UEFA em 1983. Era eu um teenager a caminho da maioridade quando vi o Benfica em 2 finais da Taça dos Campeões em 3 anos. Vi jogar Valdo, Mozer, Rui Costa, Jonas Thern, Elzo, Vítor Paneira, Magnusson, Shéu, Chalana, Rui Águas, Humberto Coelho, Diamantino, Stromberg, Nené entre outros.

Vi o Benfica entrar de igual para igual com o Milan de Van Basten, Gullit e Rijkaard.
Vi o Benfica jogar de igual para igual o PSV que tinha quase na totalidade a equipa base da selecção holandesa que se sagraria campeã europeia um mês e tal mais tarde.
Vi o Benfica jogar de igual para igual com o poderoso Anderlecht de Munaron, Morten Olsen, Vercauteren e Vandenbergh.

Vi um futebol em que os treinadores falavam de bola e não nos aborreciam com palavras como 'transições', 'pressão alta', 'zonas defensivas' e outros vocábulos chatos. 

Disse a certa altura o treinador da Laranja Mecânica de 1988, Rinus Michels, considerado o melhor treinador da história do futebol:
"It is an art in itself to compose a starting team, finding the balance between creative players and those with destructive powers, and between defence, construction and attack – never forgetting the quality of the opposition and the specific pressures of each match."

É isto que espero de JJ. Que em cada jogo olhe para ele como algo específico e não como mais um oportunidade para impor a sua vontade.

Continuarei SEMPRE a apoiar o SPORT LISBOA E BENFICA!

Não me peçam é para assobiar para o lado quando se dão tiros nos pés.

Isto sim ... é uma notícia a sério !!!

. 14 comentários

O futuro é português

"O Benfica pode ter um plantel só com portugueses daqui a uma década." A convicção é de Armando Jorge Carneiro, diretor-geral da formação encarnada, e reflete a estratégia planificada pelas águias "de há dois anos para cá", altura em que inverteram a política de recrutamento nas camadas jovens, passando a privilegiar o produto nacional. Num clube cuja equipa sénior entra quase sempre em campo com 11 estrangeiros, a mudança sente-se por baixo.

Hoje, o Benfica é o clube mais representado em praticamente todos os escalões jovens da Seleção: nas últimas convocatórias, só nos sub-16 as águias não tiveram a maioria. Nos sub-15 e sub-17, por exemplo, são nove os jogadores encarnados chamados. Dados que levam os responsáveis a considerar o Benfica a "equipa do futebol português com mais promessas" na sua formação. "Nas últimas duas épocas conseguimos ser a equipa com mais jogadores nas Seleções Nacionais pela primeira vez em 20 anos", salienta Armando Jorge Carneiro, lembrando que "11 jogadores do plantel de juniores já assinaram contrato profissional".
------------
retirado do O NOJO

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Não compreendo esta depressão profunda

. 24 comentários
Há pessoas que têm a capacidade de escrever em poucas frase tudo aquilo que sinto neste momento, como é o exemplo que se segue.

"Percebo algum desânimo, percebo a frustração, percebo a irritação. Percebo-as e partilho-as.
Não percebo o medo.

Quem tem medo, compra um cão… ou um árbitro. Lá para os lados da Madalena, vai dar ao mesmo."

 Texto de Anátema Device na Tertulia Benfiquista

Uma derrota depois de 22 jogos sem perder no campeonato, uma equipa que tem feito uma época muito boa com boas exibições, que vai em primeiro no campeonato e vemos os seus adeptos em puro pânico. Será que a confiança na equipa não era assim tanta? Vamos lá a ter calma porque não ganhamos, nem perdemos nada. Não me digam que o nível de exigência dos adeptos é de tal modo elevado que agora temos de ser campeões sem derrotas senão o treinador, jogadores e direcção não prestam?

Tenham lá calma porque as contas fazem-se em Maio e acredito que seremos campeões. Daqui a 15 dias voltará a normalidade e teremos novamente 5 pontos de vantagem. Desculpem mas uma equipa que faz o trajecto que está a fazer neste campeonato só me pode dar confiança no futuro, só me pode fazer pensar que foi um dia mau como qualquer equipa do Mundo tem.

ranking