O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Porque votar em Rangel?

. 13 comentários
Depois de reflectir sobre o meu voto decidi (provavelmente sem surpresa nenhuma para os nossos leitores) votar em Rui Rangel.
Os motivos porque vou votar em Rangel e não em branco são vários, mas podem ser divididos em duas categorias: as qualidades demonstradas por si e pelos membros integrantes da sua lista, e a falência moral, técnica e desportiva do Benfica de Vieira.

Começando pelas razões porque Rangel me fez votar nele:

- O empreendedorismo e a vontade de mudança demonstrada pelo candidato.

Uma característica congénita dos portugueses em geral é o bota-abaixismo aliada ao conformismo. No Benfica nos últimos anos o conformismo instalou-se e institucionalizou-se. Muitos benfiquistas, no fundo,  estão conformados com a situação do Benfica. Se antigamente os benfiquistas sonhavam alto e queriam ver o seu clube entre os melhores do mundo, hoje muitos benfiquistas têm medo de sonhar e estão conformados com o estado do Benfica. E ano após ano, mandato após mandato o Benfica teve uma estirpe de "notáveis" que como bons portugueses só sabiam deitar abaixo quem tentava fazer algo pelo clube mas sem apresentar alternativas, o género de oposição tóxica que instabiliza o clube e que nada trás de novo.
No entanto, este ano viu-se algo de novo: Rui Rangel (e os membros da sua lista) decidiram apresentar uma alternativa aos benfiquistas em vez de se cingirem á crítica fácil á Direcção. Passaram do típico português bota-abaixo e conformado para alguém que quer empreender a mudança no clube e dar razões para sonhar aos benfiquistas. Algo que Vieira, após 12 anos como dirigente já não consegue dar.

É fácil criticar uma lista alternativa quando aparece, levantar fantasmas de figuras menos queridas ou afirmar que se vai votar em branco porque esta não era a lista de oposição com as figuras que queriam. Num mundo ideal, a minha lista teria outras pessoas, mas num mundo ideal era eu que jogava no Real Madrid, tinha mais de 300 golos marcados, tinha inúmeros carros topo de gama na minha garagem e estava a afinfar na Irina. Nós não vivemos no mundo ideal, mas sim no mundo real, e para uma candidatura realista a candidatura de Rui Rangel é bastante promissora.

- Um candidato que não segue pela crítica fácil e pelo espalhar do medo. Apesar de a tentação estar lá, Rui Rangel não fez uma campanha populista. Soube admitir o trabalho positivo de Vieira no seu primeiro mandaro, soube estender a mão a Rui Costa por exemplo. As críticas que dirigiu a Vieira são todas baseadas em factos como o facto de Vieira ter sido sócio de Porto e Sporting, de Moniz só se ter interessado pelo Benfica desde á três anos, etc. Claro que como em qualquer campanha eleitoral se dizem meias verdades e se fazem propostas foram ligeiramente vagas.

- Uma candidatura bem gerida é meio caminho andado para se demonstrar que a gestão do clube está bem entregue. Tendo em conta as condicionantes na Comunicação Social, a falta de cobertura pela Benfica TV e as casas que são o braço armado de Vieira, a candidatura de Rui Rangel foi bastante bem gerida e soube lidar bem com estas condicionantes. O candidato conseguiu passar a mensagem aos benfiquistas interagindo directamente com os blogues, pelo Facebook, etc. Soube passar o seu programa e fica bem responder directamente aos sócios. Uma postura totalmente diferente da de Vieira e da sua lista com muitos segredos a que só alguns privilegiados convidados pelo Presidente puderam ver as suas dúvidas respondidas.

- Apresentação de um programa geral desde o primeiro momento. A candidatura de Rui Rangel apresentou um programa logo que apresentou a candidatura, disponibilizando uma versão mais detalhada do programa na Internet logo a seguir. Surgiram críticas de que o programa era pouco específico. No entanto, a criação de um programa ultra-detalhado e enumerando dezenas de medidas concretas e ultra-específicas é uma péssima ideia. Perguntem a qualquer pessoa que fundou ou gira uma empresa de sucesso porquê. Essas pessoas não se regem religiosamente por um plano de negócios/programa. Adaptam-se ás circunstâncias e adaptam o seu plano de negócios. Não ficam á espera que o mundo se adapte ao seu programa/plano de negócios. Rangel, ao apresentar um programa com linhas orientadoras definidas mas deixando espaço para adaptação apenas me dá mais uma indicação de que será um bom gestor.

- A equipa credível apresentada por Rangel. Não existem nesta lista indivíduos que tenham ficado até ao fim do lado de Vale e Azevedo, e acima de tudo quem está na lista é benfiquista desde á muitos anos. Não estão por ali figuras da televisão que entram na estrutura para assegurar os milhões a um Oliveira. Estão benfiquistas e nomes sólidos.

- A própria pessoa Rangel. Rangel tem uma longa carreira como juiz, sendo alguém que não precisa do Benfica para ganhar protagonismo e subir na vida. Decidiu agora dedicar-se ao Benfica. Uma postura totalmente oposta á de Vieira que não era ninguém antes de ser Presidente do Benfica, e que quando sair de lá, sairá como um dos 100 homens mais ricos de Portugal.



Para terminar (e de forma mais curta porque todas estas razões estão mais que esmiuçadas) as razões porque Vieira não ganha o meu voto:

- O futebol do Benfica está á deriva. Um plantel completamente desiquilibrado. Dezenas e dezenas de jogadores contratados, mas as principais lacunas do plantel por preencher (lateral esquerdo e meio campo). Subaproveitamento dos jovens portugueses. Etc, etc.

- Apoio a corruptos para posições de alta influência no futebol português dando-lhes todas as armas para prejudicar o Benfica.

- Amizade com Joaquim Oliveira.

- Preenchimento das estruturas do clube e SAD com não benfiquistas como Domingos Soares Oliveira, Jorge Gomes, etc.

- Saída de João Coutinho da sua lista. O responsável pelo grande sucesso nas modalidades não continua??

- Medo da democracia no Benfica. As alterações deploráveis aos estatutos do clube (que muito provavelmente lhe vão garantir a vitória). As tentativas constantes de impedir a formação de uma lista concorrente.

- Falência técnica da SAD e do clube.

- Falhanço em reconquistar a hegemonia do futebol português após doze anos no clube.

- Campanha pela negativa: comparar Rangel a Vale e Azevedo, insinuar que a lista alternativa não tinha um programa, recusar debates com o adversário.

- Lista candidata em desagregação. Como é que Rui Gomes da Silva e Moniz se vão entender depois de ambos terem discordado publicamente entre si? Ainda nem sequer começaram a trabalhar juntos e já andam ás cabeçadas? 

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. Aguia do Norte24/10/12 14:05

    Sinceramente não entendo o receio de alguns benfiquistas em tirar de lá o actual presidente e dar oportunidade a outro. Ah e tal pode ser outro Vale e Azevedo... Simples, se o Dr. Rangel não se mostrar capaz de gerir o Benfica, recolhem-se assinaturas, convoca-se uma AG e eleições antecipadas. O Benfica é dos sócios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. justiceiro24/10/12 14:23

      Sim sim e andamos todos a brincar aos benficas

      Eliminar
    2. a brincar aos Benficas andamos há 10 anos! Deixem-se de merdas! Vieira faz parte do problema (sistema), e não da solução! E é por isso que o sistema (em peso e descaradamente), apoia Vieira! Só por isto, é inacreditável que algum benfiquista tenha a coragem de votar Vieira.

      Eliminar
    3. justiceiro24/10/12 15:24

      só vão ser 80% inacreditável...

      Eliminar
  2. José Martins24/10/12 14:33

    Tens toda a razão, sem surpresa mesmo.
    Dá vontade de rir " depois de refletir ".
    É só mais um dia e acaba este folclore.
    Pelo menos podiam ter arranjado outro candidato que não fosse não mauzinho. É só mentiras. Passo a enumerar algumas:
    - 11 jogadores do Alverca para a Luz. Quais? Só se o Mantorras valer por 11.
    - 95 jogadores com contrato. Quais? E mesmo que fosse verdade, é sabido que o Benfica não paga salários de jogadores emprestados.
    - Relativamente aos estatutos. Não refere que um dos elementos que fez parte da comissão de alteração foi o Dr.º Ribeiro e Castro.
    - Diz que não se serve das pessoas, mas utiliza sempre o nome do Rui Costa e Nuno Gomes, quando publicamente já demonstraram apoiar a outra lista.
    - Se quizesse também tinha uma Comissão de Honra com pessoas conhecidas. Quais? Se todos ou quase todos os benfiquistas conhecidos socialmente já disseram com quem estavam.
    - Recorrentemente diz que o Benfica não está em primeiro. Está aonde então?
    - Direitos televisivos. 60 a 70 milhões? É só para rir. Quem paga?
    - A questão da Benfica TV e do jornal. Já em 2009 a Benfica TV não interferiu no ato eleitoral. Mas poderia ser diferente? Abriam os noticiários com que candidato? O jornal fazia manchete com que candidato? E os profissionais que ali trabalham? Seria facil para eles manter equidistância? Não será bem melhor assim?
    - Tem parceiros. Quais? Só diz depois das eleições.(Aonde é que eu já ouvi isto? Talvez em 1997).
    Resumindo, são tantas questões hilariantes que pelo menos as entrevistas têm contribuído para a boa disposição. Então a questão do passivo e a comparação das acções do Benfica com o mercado alemão, é de cair para o lado.

    OBS: Também com estes entrevistadores(Paulo Garcia e José Manuel Freitas)...
    Por fim quero dizer que a oposição no Benfica resume-se a uma claque(No Name Boys), que por lei devia estar legalizada, á semelhança das outras claques dos outros clubes, mas como não querem(vá-se lá saber porquê), o LFV retirou apoios(nomedamente a cedência de espaço no estádio), daí esta guerrilha que têm feito, como por exemplo os escritos nos muros e a armadilha da assembleia geral.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. justiceiro24/10/12 15:28

      nessa OBS está a verdade toda sobre a verdadeira oposição do benfica.

      Eliminar
    2. - O Benfica não paga o salário de jogadores emprestados? Mas tu tens acesso aos contratos por acaso?
      E os jogadores da Equipa B vivem do ar?
      - Indicar que está aberto a integrar pessoas da actual estrutura é condenável? Rui Costa e Nuno Gomes são benfiquistas tal como Rangel, porque não os pode convidar? Vieira também não convidou o mau benfiquista Moniz?
      - Comissões de Honra com Pachecos, sportinguistas e afins não obrigado.
      - Com o goal-average o Benfica está em segundo.
      - Quanto á Benfica TV podemos discutir a noite toda. É controverso, mas se existe um canal do Benfica não falar das eleições parece-me retardado. Então a RTP não cobre as eleições do País?

      Eliminar
    3. Águia Preocupada24/10/12 20:42

      Olha Martins, Tenho 62 anos e não pertenço nem nunca pertenci a nenhuma claque! E apoio Rui Rangel e nunca, nunca, nunca apoiei ou apoiaria Vieira!
      Portanto, fala do que sabes, mas não mistures o que te convém! Não sejas mentiroso, como é o teu amo e senhor!

      Eliminar
  3. CAro José Martins, apenas uma correcção sobre as claques e a sua legalização. Estão todas ilegais. Todos os anos têm de dar a listagem dos seus membros actualizada e nenhum deles o faz, porque todos nós sabemos que nem todos os membros constam das listas.

    Pode confirmar o que digo aqui http://www.idesporto.pt/DATA/DOCS/LEGISLACAO/Doc05_001.pdf

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde a todos

    O meu nome é Gonçalo Nunes e sou o socio(11448).

    Acho que a grande questão entre as duas listas será o que cada uma pode fazer pelo Benfica.
    LFV nos seus dois mandatos fez o estadio, o centro de estagios e o museu, alem de que ganhou 2 campeonatos e mais umas taças(coisas boas).No entanto tambem fez coisas muito más, em 10 anos so ganhamos 2 campeonatos, apoiou o Fernando Gomes para a Liga e para a FPP, apoiou o Vitor Pereira para os arbitros, fala-se que vai renegociar com a Oliverdesportos por mais 3 anos.
    Então o que vai mudar a proxima candidatura de LFV, vamos continuar a ser um entreposto de jogadores, vamos continuar a apoiar e a ser amigos de todos os corruptos do futebol portugues?
    Rangel a mim não me diz nada vou votar nele como votaria em qualquer outra lista que fizesse concorrencia a LFV, porque o Benfica precisa de mudanças e não é com o LFV que vamos ter essas mudanças.
    Gostaria que as pessoas que apoiam LFV respondessem e me dissessem qual as vantagens em ter LFV a frente do SLB neste mandato e eu responderei com argumentos o porque dele ir embora do Benfica.

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O LFV NÃO FEZ O ESTÁDIO!!!!!!!!
      Foi o Vilarinho. O LFV foi eleito DEPOIS do estádio estar construído!
      Para se lembrarem do Vale e Azevedo lembram-se bem. Para se lembrarem de quem construiu o estádio enganam-se todos caramba.

      Eliminar
  5. Sport Luis Benfica

    Para alguns parece que o nome Bieira vale mais que a marca Benfica.
    Que é o Benfica se aproveita do Bieira e não o contrário.

    Numa casa do Benfica perguntei em quem ai votar e o presidente desta casa respondeu-me:

    ele - Tem que ser no bieira
    Eu - tem que ser porquê???
    ele - o outro é mais um Vale e Azevedo

    Conclusão que tiro é que o programa do bieira é só este:
    "Eu (bieira) sou insubsituivel e quem vier é outro Vale e Azevedo"

    E não é que alguns Benfiquistas se deixam levar por esta lavagem celebral!!!

    ResponderEliminar
  6. José Martins24/10/12 21:56

    Mais uma mentira desmascarada:

    Rui Rangel- Sabemos que LFV está a negociar com a Olivedesportos.

    LFV - Fim do contrato com a Olivedesportos.

    Palavras para quê?

    Agora esta dos funcionários não lembrava a ninguém.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking