O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Ruben Amorim e o Síndroma Calimero

. 15 comentários
Já tenho lido vários comentários à divulgação da suspensão do Ruben Amorim e ao "caso" Enzo Perez que está a forçar a barra para sair.

O Ruben Amorim é talvez o mais benfiquista dos profissionais do SLBenfica, daqueles que sente e que tem um número de sócio daqueles de fazer inveja. É curioso que para esta situação rapidamente encontraram culpados e todos são fora do SLBenfica.

Carlos Queiroz (!!), Jorge Mendes, o Génova, o Ruben Amorim, etc... Mas curiosamente a generalidade dos benfiquistas opta por se esquecer do SLBenfica.

Pois eu assumo a minha opinião, e começo por dizer que o maior problema do Ruben é ser português e benfiquista, o que é meio caminho andado para não ter qualquer tipo de espaço para ter amor-próprio. Ao ser tuga e benfiquista deve estar grato por jogar no Benfica... algo que o Cardozo não precisa quando faz as suas birras, ou mesmo o Luisão.

Ao mesmo tempo, é engraçado ver as tentativas de ilibar a estrutura do SLBenfica quando na realidade este caso, como muitos outros, são fruto de uma errada política de gestão de activos. Casos como Miguel Victor (que foi sempre opção face a Jardel e quando chegou a hora foi preterido), Capdevila (que é gritantemente superior a Emerson), Nolito (que é relegado ao banco com frequência), David Simão (que não tem oportunidades sequer para convocatórias), etc. são casos que a qualquer momento podem "rebentar".

Opções todos tomam. A realidade é que a grande diferença entre os lideres e os mediocres está na forma como as as tomam e como essas opções se podem converter em factores de motivação ao invés de motivos de desagrado e discórdia.

O Ruben Amorim desde que chegou à Luz é possivelmente o jogador que nunca teve oportunidade de jogar na sua posição, mesmo tendo o pedido várias vezes, sempre respeitando o treinador e o Clube. Viu passar algumas opções por ele, invariavelmente com qualidade inferior à dele (ainda se lembram do Airton? Sim é jogador do SLBenfica).

Ao mesmo tempo viu outros reclamarem e terem melhores contratos e terem lugares cativos na equipa, mesmo apresentando níveis de entrega e dedicação, já para não falar na qualidade, muito inferiores às do Ruben Amorim.

Obviamente que o jogador falhou se, em frente ao grupo, faltou ao respeito ao treinador por MAIS UMA atitude do Jesus que falhou na gestão da expectativa do jogador. Obviamente que nesse caso o jogador deve ser chamado a atenção e castigado por isso. Mas deverá ser o único?

Deveremos continuar nesta senda dos Calimeros que apontamos mais uma vez os culpados fora e vamos permitir que se continuem a destruir situações perfeitamente evitáveis, ao abrigo de "imunidades" de certas pessoas à critica, considerando-os Deuses de uma Verdade Suprema?

Não confundam isto com ilibar o Ruben Amorim de um comportamento que, ainda que lhe reconheça atenuantes, acho desnecessário o que ele fez. Mas não considero aceitável que aceitemos de animo leve que estas situações continuem a acontecer no SLBenfica, com uma estrutura que começa no Presidente, tem um Administrador para o Futebol, tem um Director Geral, um Consultor de Inteligência Competitiva, um Treinador, enfim... não se aceita.

... E muito menos se aceita que se procurem bodes expiatórios fora do SLBenfica, quando isto é um caso interno que nem sequer devia estar nos jornais e que poderia perfeitamente ser evitado se não houve esta mania de que o jogador português tem menos valor, ou que há donos de verdades absolutas no SLBenfica.

Desculpem estar sempre a insistir nesta questão da EXIGÊNCIA, mas eu acho que é o nosso maior problema actualmente, ao estarmos submersos neste "Síndroma Calimero", é permitir que aconteçam algumas coisas que nos fragilizam... e depois comodamente atirar as culpas para fora do Clube.

PS- Primeiro apareceu o Correio da Manhã a dizer que o Presidente não queria recandidatar-se por causa da familia e dos negócios. Agora vem o DN dizer que até contra a familia e os negócios o Presidente quer avançar. Eu acho que o Presidente se deve recandidatar, na forma e conteudo que já vos dei conhecimento antes, mas será mesmo preciso esta "novela" toda... este "agarrem-me senão vou-me embora"? Lá está... é a porra do Síndroma Calimero.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

15 comentários

  1. não é necessário fazer grandes filmes em relação a esta situação ou a outras como a de enzo perez e, muito menos é necessário arranjar teorias da conspiração sobre a grande culpa de JJ e da direção nos casos: os jogadores(todos sem exceção) foram contratados para treinar e jogar se o treinador assim entender. Repito jogar se o treinador assim o entender. Há 27 nestas condições no plantel. Quem é ruben amorim para achar que deve jogar mais que os outros? suspenso e muito bem: não há aqui que atribuir razão a ninguem.

    ResponderEliminar
  2. Sobre o Amorim concordo com o que disse. É realmente pena que um jogador tão bom esteja queimado.

    ResponderEliminar
  3. Grande post!
    Concordo com a generalidade do que dizes!


    "Pois eu assumo a minha opinião, e começo por dizer que o maior problema do Ruben é ser português e benfiquista, o que é meio caminho andado para não ter qualquer tipo de espaço para ter amor-próprio. Ao ser tuga e benfiquista deve estar grato por jogar no Benfica... algo que o Cardozo não precisa quando faz as suas birras, ou mesmo o Luisão.


    Ao mesmo tempo, é engraçado ver as tentativas de ilibar a estrutura do SLBenfica quando na realidade este caso, como muitos outros, são fruto de uma errada política de gestão de activos. Casos como Miguel Victor (que foi sempre opção face a Jardel e quando chegou a hora foi preterido), Capdevila (que é gritantemente superior a Emerson), Nolito (que é relegado ao banco com frequência), David Simão (que não tem oportunidades sequer para convocatórias), etc. são casos que a qualquer momento podem "rebentar"."



    Então este pequeno excerto diz tudo sobre o real estado do benfiquismo que existe hoje no Benfica! Negócios meus amigos, negócios... mais 3 jogadores jovens a "custo zero" para o Benfica mais português de sempre!...

    ResponderEliminar
  4. Não esqueçam de assinar os comentários anónimos. Não custa nada!
    Sugerimos que usem a opção: "Nome/URL"...
    nem precisam de escrever o URL, basta o nome.

    ResponderEliminar
  5. Caro Geração, gosto muito da sua maneira de defender o Benfica mas nesta situação concordo com o processo disciplinar. Cardozo e Luisão birram mas dentro de campo sempre corresponderam com profissionalismo, gostava do Amorim mas desde as declarações na selecção veio a desilusão.

    Enzo devia vir e ficar encostado toda a época, Mancester United nestas questões não brinca e quero ver os interesses do meu clube bem defendidos como fazem no United.

    Benfica está acima de tudo, mesmo de qualquer jogador, treinador ou presidente.


    Sami

    ResponderEliminar
  6. Isso. Vamos sentar o Aimar, o Javi, o Witsel, o Gaitan ou o Maxi, para jogar o Ruben só porque é um grande benfiquista.
    Mandou fod** o treinador? Que importância tem? O que importa é falar mal do Jesus...

    ResponderEliminar
  7. Qui-GonJinn28/12/11 14:27

    Concordo com a generalidade do post. O autor demonstra bem as versões do acontecimento! Amorim terá de ser castigado, mas o SLB deve rever a sua postura! É compreensível que o jogador se sinta desconfortável, pois o facto de não jogar na sua posição preferida prejudica-o! Porém, o jogador tem que expor a sua frustração ao técnico ou ao presidente (em privado, fora do grupo). Mas também é verdade que a Cardozo muito se perdoou... E a Saviola também, no ano passado.
    Não vamos "sentar" ninguém para o Amorim jogar! As pessoas têm de perceber que a temporada é longa e o nº5 é jogador para o Benfica. Não sendo o titular natural, no meio (no lugar de Witsel), tem capacidade para o substituir quando o belga precisa de descansar! E ele precisa mesmo!

    ResponderEliminar
  8. Qui-GonJinn28/12/11 14:29

    Adenda:
    Acho pertinente é uma pergunta, com Rui Costa, Carraça e LFV entregues ao futebol, como é que casos destes "transpiram" para o exterior?

    ResponderEliminar
  9. O GLORIOSO28/12/11 14:40

    Este caso dá para lembrar num treinador chamado Alex Fergunson (não sei se conhecem) que há 25 anos treina o United.
    Sabe Geração Benfica lembra-se de nomes como Paul Ince, Steve Bruce, Mark Hughes, David Beckham, Van Nistelrooy sabe o que têm em comum. Todos mas todos sairam do clube por causa de Fergunson, todos com problemas disciplinares. Execpto Van Nistelrooy todos sairam das escolas do United. Vejam bem esses incompetentes dos dirigentes do Manchester e do casmurro e mal educado do Fergunson (chegou a tentar agredir Beckham) que não respeitaram as raizes do United lixando os jogadores que de lá sairam. É vergonhoso e os resultados estão á vista pois o United com Fergunson como se sabe não tem ganho nada.
    Proponho uma medida futura para o Benfica: qualquer jogador vindo da formação tem direito a ser titular pelo menos metade da epoca independentemente do valor, pode sobrepor-se ao treinador pois tem o estatuto de ser Benfiquista e vindo da formação. Assim sim o Benfica ganhava todos os titulos possiveis.

    ResponderEliminar
  10. Perfeito! É mesmo isso que eu penso.

    ResponderEliminar
  11. Eu gostava de ter visto uma equipa com Capdevilla em vez de Emerson, Amorim em vez de Javi ou Witsel, David Simão em vez de Aimar, Nelson Oliveira em vez de Cardozo. Sabes o que acontecia? Nao estavamos em primeiro nem tinhamos passado na champions. Mas se calhar não havia problema porque para alguns jogavam os que deviam jogar e se perdiamos era porque o treinador não prestava.

    Jardel quando jogou fez mal o seu papel? Porque deveria ser Miguel Vitor se Jardel é melhor?

    Emerson é mau? Vai ver quantos golos sofremos pelo seu lado e quantos sofremos pelo lado de Maxi Pereira. E já agora vai ver os jogos de Capdevilla.

    Cardozo faz birras? E também não faz golos?

    Luisão faz birras? E também não é o jogador que melhor simbolizou a mistica do Benfica nos últimos anos? Não foi o jogador que melhor desempenhou o seu papel nas ultimas épocas?

    Ruben Amorim é trinco para estarem a dizer que ele foi preterido por Airton? Amorim é médio de transição. Esteve tapado por Ramires. A época passada tinhamos Salvio e ele praticamente esteve o ano todo lesionado, caso contrário tinha estado nos 11 jogadores com mais minutos. Esta época temos Witsel. O que é que ele quer? Dão-lhe oportunidade de jogar mesmo que seja a lateral e sua excelência não gosta. Jogou com Manchester e Braga e não deu uma para a caixa no meio campo e a culpa disso é de quem? Na selecção sente-se melhor porque é preterido mas por jogadores de grande calibre como o Miguel Veloso ou o Ruben Micael.

    Sinceramente é com este tipo de mentalidades que ficamos anos sem ganhar nada. Foram épocas e mais épocas a idolatrar jogadores que não tinham qualidade suficiente para jogar no Benfica. E com esses pouco ou nada ganhávamos.

    ResponderEliminar
  12. E um exercício giro: Tentar, para variar, comentar sem parvoíce e com um bocadinho de inteligencia??? Experimentem lá a ver o que acontece?

    Alguém aqui escreveu que o Ruben deve jogar EM VEZ do Javi ou do Witsel? Ou o David EM VEZ do Aimar, etc?

    Qual foi a parte de O RUBEN DEVE SER PENALIZADO é que não perceberam?

    O que é impensável é que, para o Jesus só contem o Witsel, Javi e Aimar, rodando entre eles. Obviamente que o Ruben pode e deve ser alternativa ao Witsel em vez de o Jesus andar a fazer corte e costura com o Aimar e o Matic. Da mesma forma que o Cap é muito superior ao Emerson e o David Simão, em determinados jogos, poderia ser alternativa ao Aimar para ter minutos de jogo entre os melhores. Etc etc. etc

    Custará assim tanto comentar as coisas usando aquela massa cinzenta que não usam para dizer asneiras?

    Discordar, podem discordar... mas pelo menos comentem o que está escrito no tópico e não o que alguns ACHAM que está escrito.

    ResponderEliminar
  13. A verdade e que e pela falta de exigencia e de desculpas parolas que andamos ha ja 20 ou 30 anos a nadar em seco.

    ResponderEliminar
  14. Ninguém está acima do BENFICA.
    De qualquer modo, acho que o tratamento que o Jesus tem com o plantel,ou com alguns do plantel, deve ser assim a modos que um elefante dentro da Pastelaria SUIÇA.

    Por mais que o Manuel Sérgio o "limpe", cada um é como cada qual e cada qual, teve o berço que teve.
    A não ser a entidade patronal do treinador, este nunca deve ser posto em causa perante nenhum elemento do plantel.

    ResponderEliminar
  15. - Jardel quando foi chamado à equipa cumpriu e muito bem a sua função.

    - Que eu saiba ser português, da formação ou benfiquista não é condição para jogar numa equipa profissional.

    - Capdevilla é gritantemente superior a Emerson, porém os golos que sofremos pelo lado de Emerson ou por culpa dele são praticamente nulos.

    - Parece que para a malta aqui do blog, o "nome" e currículi de um jogador dá garantia de titularidade e não o que mostram nos treinos.

    - Nolito vai para o banco, como vai o bruno césar e outros que lá andam, não há lugares reservados. É que só jogam 11, e ter um Nolito no banco é sinal que o plantel tem qualidade.

    - O David Simão só tem é de dar o melhor nos treinos e esperar por uma oportunidade. Esta pancada com os putos da formação já enjoa.

    - O Ruben Amorim, como os outros todos são pagos para jogar. O treinador decide onde eles jogam. Por acaso vês o Fábio Coentrão queixar-se de não jogar a lateral-esquerdo? Pois...

    -Eu gostava do Ruben Amorim, mas desde que após uma convocatória da selecção veio dizer que "ainda bem que o Paulo Bento pensa diferente do Jorge Jesus" "morreu" para mim. Ainda por cima é tão estúpido que na selecção fez 180 minutos no banco!!!

    - Por mim, o Ruben Amorim pode ir. Alguém que pague o que o Benfica quer por ele e que se ponha a andar. Benfiquistas destes não fazem falta. O Ruben não joga mais porque os outros são melhores. Ele que vá para o Génova que não volta a envergar a camisola de outro clube superior, sequer, ao Génova.

    - Para mim Benfiquista é o Pablo Aimar. Esse sim nunca faltou ao respeito ao Benfica.

    - Mas claro que a culpa disto é da direcção. É a direcção que diz que o Bento pensa diferente do Jesus.

    - Pedes exigência, mas depois dizes que o Amorim e os putos devem jogar porque são benfiquistas ou porque vêm da formação. Ganha juízo. Mete os putos a titulares e vens por aí abaixo na tabela.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking