O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 4 de dezembro de 2011

Lendo os jornais, lendo analistas ou os blogues como "vox populi" do SLB

. 6 comentários
Numa triste manhã de Domingo, enclausurado que estou no meu local de trabalho, passeei-me pelos jornais. De ontem e hoje... Leio algumas crónicas de opinião e análises, ligadas directa e indirectamente ao Sport Lisboa e Benfica e desde logo me saltam à vista pontos interessantes, que importa debater.
Os blogues são, cada vez mais, os porta-vozes da massa adepta do SLB. Se quisermos Departamentos de Comunicação sombra. Desde logo sublinho um ponto interessante no que toca à minha premissa: muitos são os "bloggers" que denunciam relações perigosas entre o futebol, o poder político e a finança. Relações prejudiciais ao clube! Outros focam-se no jogo sujo dos bastidores, de novo avesso aos interesses benfiquistas. E pergunto-me eu: estará o SLB a dormir perante tão graves actos como os denunciados? Porque não os denuncia o clube, na 1ª pessoa? Ou será que os "bloggers" são caluniadores e meros especuladores, escondidos atrás de um teclado? Ao vermos crónicas maldicentes em jornais, cabe só aos escribas denunciar que esses cronistas servem um patrão identificado? Ou deveria o clube ter um departamento que investigasse essas calúnias, desmontado o circuito do patronato que produziu tais "mentiras"? Creio que seria interessante pensar nisto!
Voltando aos jornais, analisando alguns cronistas. Neste momento, existe um valor emergente no que toca a ódio irracional ao SLB, escondido debaixo da capa de cronista/jornalista. Esqueçam MST, Miguel Guedes, Olímpio Bento, Vítor Serpa ou J. A. Saraiva. Duarte Moral do Correio da Manhã é um novo valor seguro do antibenfiquismo primário! Há uns tempos, a propósito das trocas de "mimos" entre Eusébio e o Sporting, este senhor apelidou o Pantera Negra de "King em matéria de estupidez". Na edição deste fim de semana, voltou à carga sobre o Benfica, chamando o clube de faustoso, com mania de grandezas e dos pioneirismos (a rede, o canal, etc) em tudo, como se isso fosse uma coisa terrível! Extraordinário, ein? Um cronista avesso ao pioneirismo e à modernidade! Já o havia dito numa bela prosápia, denominada "A Caixa que arde" a propósito da caixa de segurança.
Mas nem tudo é mau no que toca a análise do CM. André Pipa, olhando a frio à fricção Benfica/Sporting deixou uma opinião interessante. Em termos gerais é isto: Pinto da Costa subiu o seu FCP a custo de manter os dois rivais da 2ª Circular em conflito, mantendo inclusivé alianças ocasionais e alternadas, ora com um, ora com outro! Mas num momento em que as relações estavam num trilho de apaziguamento e até sã convivência, eis senão quando os dois clubes fizeram o trabalho de PC, desentendendo-se! E lá no Norte o presidente corrupto, ri-se de tudo isto. E concordo com André Pipa! É lógico que no campeonato das "desinteligências" a propósito do "derby" o Sporting ganhou largamente e com maioria absoluta, mas estará o Benfica totalmente inocentado? Não sei! O que sei é que conhecendo PC como todos o conhecemos, este deve ter rido a bom rir com tudo isto! E branqueado mais uma agressão a um jornalista e mais um mau jogo perante um surpreendentemente frágil Braga (ao invés dos jogos contra... precisamente os rivais de Lisboa. Curioso, ein? Volta tudo aqui.). Os clubes de Lisboa deveriam concentrar-se mais em "eliminar" o FCP do que gastar forças entre si! Sobretudo, o Sporting devia reflectir mais um pouco perante a sua actuação perante o SLB! E saber que não ganha nada em ter os dirigentes e pontas de lança da escrita contra o SLB.


Por último, pego no jornalista d'A Bola (não me lembro do nome) que ao ler a entrevista a Fernando Gomes, deixa no ar a pergunta: porque irá o "Facturas" para a FPF? Há um ano e picos prometeu mundos e fundos para a Liga. Chegou ao poleiro e nada de visível foi feito! E agora, com a mesma lábia, quer saltar para FPF! Porquê? E eu faço a mesma pergunta: porque quer o "Facturas" ir para a Federação? Na Liga nada fez, porque merece ele uma base de apoio para se candidatar? Mais interessante: porque apoia LFV tão inequivocamente o "Facturas"? Não é o Benfica que apoia, pois se "o Benfica são os sócios", basta consultar a blogosfera para se perceber não é o clube que o apoia, mas sim LFV! Pois se até o Departamento de Comunicação oficioso do gabinete do presidente na blogosfera levanta algumas reservas a esta medida, qual o interesse de LFV, tendo o Benfica nada de positivo a dizer sobre o "Facturas"?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

6 comentários

  1. "Não é o Benfica que apoia, pois se "o Benfica são os sócios", basta consultar a blogosfera para se perceber não é o clube que o apoia, mas sim LFV!"
    Aí é onde acho que erras profundamente!
    Se é verdade que o Benfica são os sócios e os milhões de simpatizantes, também é verdade que apenas uma minoria 'perde' tempo a fazer ou ler blogs!
    A blogosfera ao contrário do que muitos pensam, tem (ainda) um papel muito relativo na vida do clube, nada preocupa a direcção e quando muito serve de barómetro de opinião à pasquinada!
    Influi mais uma capa da bolha ou do rascord que toda a blogosfera junta!
    Uma boa participação na Champions e principalmente um campeonato ganho e acaba-se a prosápia na blogosfera...
    Hoje na blogosfera está tudo doente (eu também não me sinto nada bem)por causa da taça!
    Quarta feira com uma vitória ganha-se mais dinheiro que que em 10 taças juntas!
    Ok, mas o prestigio, os titulos etc...etc...
    Pois, também concordo, mas sem o dinheirinho da Champions não haverá prestigio que nos faça andar na alta roda...

    ResponderEliminar
  2. EduMarquez4/12/11 14:43

    Boas... o peço desculpa por o meu comentário não ser relativo ao post em questão, mas não poderia deixar passar isto:

    Então é o seguinte - deixo aqui o link dos golos do atlético de madrid no jogo de hoje de manhã... reparem nos comentários do comentador, passoa a redundancia, a quando da repetição do golo do Falcão! mais precisamente a partir do minuto 1:28...

    É caso para dizer que estes Ingleses só conhecem mesmo um clube em Portugal!!! o enorme SLB

    http://www.dailymotion.com/video/xmr6ep_atletico-madrid-3-0-rayo-vallecano_sport?start=122#from=embediframe

    ResponderEliminar
  3. Falta realmente no nosso clube um departamento com olhos de ÁGUIA, sobre o que dizem de nós os junta-letras, paineleiros, canetas de aluguer, papagaios amestrados e outros de espinha curva e responder à letra!!!

    E nem precisavam muito de andar a folhear todos os mérdias. Basta ler uma dúzia de blogues dos nossos para ficarem a saber tudo o que se passa, já que fazemos com prazer, todo esse trabalho de de pesquisa.

    ResponderEliminar
  4. JediVermelho4/12/11 16:19

    Mas Guachos, os sócios também estão na blogosfera! E infelizmente parecem-me mais bem informados que aqueles que não frequentam a web! Só assim se explica que os discursos do presidente tenham tanta adesão! A partilha de info na blogosfera é muito importante para percebermos o clube. Mas percebo o que dizes e é verdade. Se a blogosfera tivesse mais peso duvido que, por exemplo, o apoio ao Facturas passasse esta 2ª vez. Infelizmente, LFV sabe disto e serve-se da própria propaganda...

    ResponderEliminar
  5. Numa já foste!...

    Outras se seguirão...

    ResponderEliminar
  6. O Duarte Moral, conhecido lagarto, é desde os seus tempos de jornalista do DN um anti-benfiquista baixo pela forma com escreve,gordo e balofo condicente com a sua grotesca figura.
    Em 2005 foi convidado para ser o assessor de Imprensa do actual presidente da C.M.Lisboa auferindo à altura cerca de 3500 € mensais,razões mais do que suficientes para ter deixado de aparecer nos círculos próximos da C.Social.
    Como estamos em tempos de vacas magras, deve ter levado um chuto no gordo traseiro, daí o seu aparecimento no Correio Manhoso bolsando de novo os seus habituais ataques ao Glorioso

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking