O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Conversando com Jedi (e restantes “colegas”)

. 19 comentários
O Benfica deve ter um projeto que vise a neutralização da propaganda anti-Benfica disseminada pela comunicação social, contrapondo análises equilibradas das várias situações relevantes emergentes. Não é fácil, visto que os principais meios de CS estão “contaminados”, desde há muito, pelos nossos adversários, mas é possível. Por exemplo, através da adjudicação de contratos publicitários e o recurso a cronistas de reconhecida idoneidade, Benfiquistas ou não.

Porém, tal projeto só será eficaz, se for consubstanciado em projectos multidisciplinares para o Desporto. É necessário que o Benfica torne pública a sua visão para o desenvolvimento do Desporto em Portugal, identificando deficiências na Lei de Bases e na Regulamentação das modalidades, apresentando as suas propostas e atraindo aderentes, de todos os sectores.

Quanto ao FG e à FPF: Confirma-se hoje o que já sabíamos; os sucessivos adiamentos de aprovação dos novos estatutos tinham por objetivo dar tempo ao clube do regime para implementar e consolidar uma estratégia de tomada do poder na nova Direção da FPF. Resultou em cheio, com o contributo efectivo de Madail - outro lobo com pele de cordeiro -, ao definir a data de eleições. O passo seguinte consistirá na alteração dos novos Estatutos para devolver às Associações o poder que detinham.

Para avaliarmos melhor as intenções de FG, refiro as suas declarações na entrevista que deu ao CM, a propósito da arbitragem e corrupção:

Disse que Vitor Pereira lhe deu “indicações de seriedade, honestidade, competência e imparcialidade”, condições que considera essenciais para quem lidera a arbitragem. E acha que a arbitragem não está descredibilizada. Eu não acho, quer em virtude dos prejuízos de que o nosso clube tem sido vítima quer de nomeações que constituem em si mesmas, graves provocações aos Benfiquistas. Daqui estamos conversados.

Porém, qual é o projeto do Benfica para esta área? Defendo que, nem as Associações nem os clubes, nem a Associação dos Árbitros têm credibilidade para controlar o setor da arbitragem. Os factos falam por si. O recrutamento, a formação, a nomeação, a classificação e a progressão dos Árbitros deverão estar a cargo de um organismo público, por exemplo, o Instituto Nacional do Desporto. Só este poderá garantir isenção e competência, sujeitando-se ao escrutínio popular e julgamento eleitoral indireto.

Contudo, aleluia, o “modernizador do futebol Português” defende a utilização de meios tecnológicos como auxiliares da arbitragem, dispondo-se a alertar as autoridades para o seu uso! Grande “bacano”! O caso é que o Sr. Blatter, essa eminência parda do futebol, não concorda! Isto é que é um azar hem? Claro que os apostadores ilegais ficariam privados dos seus ganhos milionários o que, convenhamos, poderia ser altamente desconfortável.

A propósito do combate à corrupção refere;“ não deixarei de promover a adequação dos nossos regulamentos para serem mais incisivos no combate a essas práticas (também doping e jogos combinados) bem como a articulação de outras entidades”. E sem se deter; “como Presidente da Federação, se eu tiver conhecimento de alguma dessas questões, eu próprio denunciarei e farei tudo em articulação com as entidades judiciais para corrigir essas situações”. Nesse caso mudou muito; porque rejeitou Ricardo Costa, aceitou pacificamente o arquivamento do caso Kleber tal como a explicação dos apagões do Axa e, que eu saiba, ainda nem se pronunciou acerca do fogo-posto na Luz? Nós sabemos porquê!

Quanto ao “ se tiver conhecimento de algumas dessas questões”, ocorre-me a resposta que, alegadamente, Madail deu ao Tribunal durante o julgamento do Sousa quando lhe foi perguntado pelo Sr. Juiz, grosso modo, se “nunca tinha desconfiado de que poderia haver irregularidades na arbitragem dos jogos de futebol”. Respondeu Sua Excelência o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, grosso modo, “ que não, porque raramente via jogos de futebol”! É obra hem?

Preferia que o Benfica se mantivesse fora do processo afirmando publicamente as suas razões. A não ser que haja algo mais que possa conferir credibilidade ao projeto de FG, coisa em que, francamente, não acredito. É mais fácil acreditar no Pai Natal.

Um abraço a todos
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

19 comentários

  1. JediVermelho5/12/11 09:59

    No que toca aos candidatos, o Benfica dever-se-ia insurgir contra alguém que esteve ligado ao FCP tantos anos. É simples. Conseguem imaginar o FCP a apoiar, para a FPF alguém que tivesse sido dirigente do SLB? I don´t think so!
    Carlos Marta parece-me bem intencionado, mas dá para desconfiar! Creio que o Benfica deveria ter-se mantido longe deste processo todo, ao mesmo tempo que, publicamente, disparava ao coração do regime, com uma declaração de intenções! Mas não, LFV mais uma vez preferiu a posição cómoda de carneiro! E ao mesmo tempo que vai prosseguindo a "estalinização" (variante do post do Gen Viriato) do nosso clube, com éditos e bulas completamente inócuas de objectivos palpáveis! E assim se vão comendo os "tolos", com os bolos da propaganda e da falta de informação! E enquanto uns festejam a passagem aos quartos da Champions, "esquecendo-se" da eliminação da Taça, tudo vai bem para LFV!
    Em relação à CS, reitero o que disse num post meu ontem. Seremos nós meros caluniadores ou o Clube não tem coragem de reagir na 1ª pessoa em relação a tudo o que se passa à nossa volta? Pois se nós afirmamos aos 4 ventos que PC é corrupto, porque o clube calado sobre isto? Este é o ponto a debater! Infelizmente, a blogosfera não pensa nisto! Muitos até usam estas alegações para desculpar a incompetência interna! Mas n exigem que o clube se insurja contra isto!

    ResponderEliminar
  2. JediVermelho5/12/11 10:06

    No blogue magicoslb.blogspot.com/ leiam o post "Somos um Clube de futebol e não uma mercearia!!!!" Está excelente e traduz o que penso! Preocupa-me a descida do nível de exigência de uma grande franja de adeptos. Leiam! Faz-me confusão como é que muitos se dedicam a desculpar todo e qualquer fracasso, tapando-o com discursos de Estaline...

    ResponderEliminar
  3. "O Benfica deve ter um projecto que vise a neutralização da propaganda anti-Benfica disseminada pela comunicação social..."

    Concordo em absoluto!
    Aliás lembro-me das declarações de António Pedro Vasconcelos no final da época passada que, entre outras coisas, referia esse facto!

    Só lamento a "ingenuidade" que dentro do Benfica ainda não percebeu isso, assim como nada faz!

    O Benfica precisa de uma política estratégica para a comunicação social, que passe por muitas coisas incluindo os três comentadores dos programas televisivos. Não tenho nada contra as pessoas mas, meu Deus, por vezes a mansidão, o rodopio retórico e a falta de assertividade desses senhores tira-me do sério! A ver:

    Rodopio retórico: Fernando Seara. (perde muito tempo às voltas e diz muito pouco).
    Mansidão: Julio Machado Vaz. (é um homem inteligente mas manso de mais).
    Falta de assertividade: Rui Gomes da Silva. (perde-se em disparates e exageros paralelos ao assunto e cai no ridiculo sem se aperceber)

    E quanto a isto nada a fazer a não ser a minha irritação

    Almada-Zau

    ResponderEliminar
  4. ««“como Presidente da Federação, se eu tiver conhecimento de alguma dessas questões, eu próprio denunciarei e farei tudo em articulação com as entidades judiciais para corrigir essas situações”»»
    --------------
    Penso que ainda vai a tempo para denunciar a pouca vergonha das facturas de restaurantes que ele mandou arranjar ao Araujo e entregues à Dª.Manuela Cunha no 14º. andar.
    Bem...se calhar já prescreveu e dessa forma virou de novo homem probo, ímpio e honrado.
    --------------

    Tenho notícias de que essa eleição anda muito nos 50/50.

    ResponderEliminar
  5. O regresso ao poder das associações implica o regresso aos chitos e aos presidentes da afl que impedem os representantes do Benfica de acederem às AGs. Esse regresso é o projecto do Carlos Marta. Não digo que o FG seja melhor que o CM, mas pelo menos voltar ao que era a pouca vergonha da década de 80 é de certeza a pior das alternativas. Pessoalmente acho que o Benfica deveria ter tomado a posição de ser neutro face às candidaturas, mas FG é do tempo das SAD's, o CM é do tempo dos clubes e hoje em dia o futebol é um negócio que tem que ser gerido com profissionalismo, o que por vezes nem sempre acontece

    ResponderEliminar
  6. Red Sniper5/12/11 15:43

    ... " E ao mesmo tempo que vai prosseguindo a "estalinização" (variante do post do Gen Viriato) do nosso clube, com éditos e bulas completamente inócuas de objectivos palpáveis! E assim se vão comendo os "tolos", com os bolos da propaganda e da falta de informação!" ...

    ... " Faz-me confusão como é que muitos se dedicam a desculpar todo e qualquer fracasso, tapando-o com discursos de Estaline " ....

    Bastou uma derrota "et voilá" aí está de novo o Jedi Vermelho na sua saga prossecutória e obsessiva procurando motivos para atingir mais uma vez S.L.Benfica, utilizando o seu presidente como alvo preferencial!
    Como peca por falta de imaginação, resolveu socorrer-se dos tópicos rancorosos e biliosos de um benfiquista conhecido em Portugal e arredores,
    para dar a conhecer uma nova forma de marketing muito em uso na antiga URSS.
    Para alêm do pecado que só por si constitue misturar a política com desporto, ainda por cima fala de países e formas de governo que a maioria ouviu falar através da imprensa ligada ao antigo regime!
    Eu também gosto muito de música, mas depende bastante dos instrumentistas, mas papagaios já me chegam os que entram pela casa dentro através duma caixa chamada televisão !

    ResponderEliminar
  7. Boleia para Jedi, diz ele (lá para traz):
    Duarte Moral do Correio da Manhã é um novo valor seguro do antibenfiquismo primário! "

    Antes diria velho valor seguro. que falta de atenção a lagarto tão peçonhento.
    -----------------

    Sobre a FPF e o papel do Benfica: Tanta pretensão e nada de concreto ou de aproveitar.

    Obviamente tambem a direcção não tem cartas na manga. E se as tem faz muito bem em guardá-las.

    Não se trata de uma questão para discutir na "tasca" para dar descanso aos mais inquietos.

    ResponderEliminar
  8. Rodopio retórico: Fernando Seara. (perde muito tempo às voltas e diz muito pouco).3.000€ mês
    Mansidão: Julio Machado Vaz. (é um homem inteligente mas manso de mais).600€ por presença
    Falta de assertividade: Rui Gomes da Silva. (perde-se em disparates e exageros paralelos ao assunto e cai no ridiculo sem se aperceber)2.000€ mês.
    Com avenças destas até eu!!!! há sempre quem se venda.

    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  9. RED e Jedi caríssimos amigos.
    Estalinização? LOL
    Tirem-me desse filme. Não sou pai de tal criança...

    ResponderEliminar
  10. O MAMAO Olibeiredo está à beira da banca rota. Os bancos já não emprestam tanto e "sonhei" que o chupista até já estará (?) a vender património.

    A salvação para este chulo que suga a teta do nosso clube, é a eleição do seu empregado ou ex-empregado Fernando das Facturas, para que avance depois de estar sentado no seu cadeirão presidencial, com o tal negócio das transmissões na forma de BOLO a repartir por todos os clubes, ficando o Benfica a chuchar no dedo e sem espaço de manobra para zelar os seus interesses nesta matéria...penso eu de que...

    ResponderEliminar
  11. Talvez fosse bom que antes de exigirmos ao Benfica determinadas atitudes ou estratégias nos perguntássemos o que podemos fazer por ele! Exigimos que seja um farol e nos ilumine o caminho a seguir mas, basta vezes, seguimos o nosso caminho justificando-nos com a grandeza e cultura democrática do clube! A isso ainda juntamos a nossa isenção e capacidade de reconhecermos os nosso erros! Erros que não são nossos, são-no daqueles que tem os destinos do clube na mão!

    É por isso que não podia estar mais em desacordo com a teoria de se atingir certos fins por decreto! Isso nunca funcionou nem nunca funcionará no Benfica!

    Ninguém está satisfeito com as candidaturas à FPF e isso é compreensível, agora as criticas que se fazem a direcção do clube são demonstrativas da realidade que muitos vivem. Uma realidade de um qualquer buraco negro perdido no tempo da glória benfiquista - exigem, porque sim, porque somos os maiores e isto está decretado por um qualquer Deus que impede os outros de lá chegarem mesmo que para isso sejam capazes de tudo!!!

    Critica-se a direcção e não se discute o que leva dois símbolos do clube a fazerem parte das candidaturas concorrentes! Ou o porquê de Fernando Seara querer levar consigo gente da pior espécie no que se refere à arbitragem! Se LFV tivesse aceitado o que ele pretendia, talvez isso fosse sinónimo, para muitos, de uma grande jogada da parte dele. No fim quem ficaria a perder era o Benfica pois teria um "benfiquista" ilustre na presidência e gente do piro nos órgãos decisores do futebol!

    Que valeria a imprensa se os benfiquistas não tivessem SporTv, não comprassem jornais nem vissem esse lixo que passa às segundas e terças-feiras nos canais do cabo ou se mudassem todos para a MEO como retaliação ao facto da ZON não disponibilizar a Benfica TV!

    Fica mais fácil a todos (ou quase) desenvolver estratégias que passam exclusivamente pelo o que a cúpula dirigente do nosso clube pode e deve fazer e ainda se fala em estalinismo!!!

    Gostava de ver os que criticam e apontam o caminho a serem eles a fazê-lo! Queria ver como chegavam aos que nem entendem as diferenças entre a ZON e a MEO. Como se relacionavam com aqueles que têm tempo de antena para defenderem o Benfica e usam-no para demonstrar a sua independência e isenção tendo ao lado anti-benfiquistas que defendem sempre os respectivos clubes e atacam em concluo o Benfica por tudo e por nada! Ou, ainda, como reagiam aos benfiquistas que são, ou foram, referências do clube a apoiarem candidatos que concorrem contra a lista apoiada pelo clube!

    Há coisas mínimas que se podem fazer antes de se partir para a critica! Quem tem condições financeiras, tem de ser sócio e não comprar jornais nem assinar a SporTV e os que pululam nas televisões por serem benfiquistas deviam pensar mais no clube e não neles!

    Diz o ditado que "só não se sente quem não é filho de boa gente", e parece que a grande maioria de benfiquista se esqueceu disso! Preferem mostrar em exclusivo à direcção do clube que o são e sempre que podem lá apontam os defeitos e fazem as criticas continuando a exigir que seja a direcção a mudar tudo porque eles têm direitos adquiridos - são de um clube que te de lhes dar tudo, porque... sempre deu!!!

    Ainda bem que muitos não pensam assim!!!

    ResponderEliminar
  12. Deixem cá ver se percebi.. o clube que mais domina a CS em Portugal, controla a redacção do maior jornal desportivo em Portugal (cujos "actores") participam em reuniões do clube, queixa-se de ser alvo de campanha anti-benfica?

    É um facto que o SPorting controla alguns comentadores, mas é um controle vago e sem relevância. Já o Porto, nem o Sousa Tavares controla, e o Serrão se pudessem limpavam-lhe o sebo.

    @Viriato,
    O senhor parece saber tudo de todos, uma espécia de Kissinger da Bola. A diferença é que nao tem provas de nada. Só basofia viriata.

    ResponderEliminar
  13. Grande Viriato, o Jedi sabe que eu sei, que ele sabe a quem eu me estava a referir, porque apesar de ser eu o atirador,ele sabe bem onde foi buscar as munições e quem é o paioleiro :-)

    ResponderEliminar
  14. Red,nunca me escondi. E n surjo após as derrotas. N sou é cm outros,q passam p cima dos resultados,dedicando-se à bajulacão simples. Sou oposto a lfv,mas já o elogiei aqui. Mas n te vi por aqui a comentar. E sim,estalinização. Pl discurso e acçao. No plan6 desportivo,o blog magicoslb vês umas contas giras. Recomendo-te'

    ResponderEliminar
  15. Talvez fosse bom que antes de exigirmos ao Benfica determinadas atitudes ou estratégias nos perguntássemos o que podemos fazer por ele! Exigimos que seja um farol e nos ilumine o caminho a seguir mas, basta vezes, seguimos o nosso caminho justificando-nos com a grandeza e cultura democrática do clube! A isso ainda juntamos a nossa isenção e capacidade de reconhecermos os nosso erros! Erros que não são nossos, são-no daqueles que tem os destinos do clube na mão!

    É por isso que não podia estar mais em desacordo com a teoria de se atingir certos fins por decreto! Isso nunca funcionou nem nunca funcionará no Benfica!

    Ninguém está satisfeito com as candidaturas à FPF e isso é compreensível, agora as criticas que se fazem a direcção do clube são demonstrativas da realidade que muitos vivem. Uma realidade de um qualquer buraco negro perdido no tempo da glória benfiquista - exigem, porque sim, porque somos os maiores e isto está decretado por um qualquer Deus que impede os outros de lá chegarem mesmo que para isso sejam capazes de tudo!!!

    Critica-se a direcção e não se discute o que leva dois símbolos do clube a fazerem parte das candidaturas concorrentes! Ou o porquê de Fernando Seara querer levar consigo gente da pior espécie no que se refere à arbitragem! Se LFV tivesse aceitado o que ele pretendia, talvez isso fosse sinónimo, para muitos, de uma grande jogada da parte dele. No fim quem ficaria a perder era o Benfica pois teria um "benfiquista" ilustre na presidência e gente do piro nos órgãos decisores do futebol!

    Que valeria a imprensa se os benfiquistas não tivessem SporTv, não comprassem jornais nem vissem esse lixo que passa às segundas e terças-feiras nos canais do cabo ou se mudassem todos para a MEO como retaliação ao facto da ZON não disponibilizar a Benfica TV!

    Fica mais fácil a todos (ou quase) desenvolver estratégias que passam exclusivamente pelo o que a cúpula dirigente do nosso clube pode e deve fazer e ainda se fala em estalinismo!!!

    Gostava de ver os que criticam e apontam o caminho a serem eles a fazê-lo! Queria ver como chegavam aos que nem entendem as diferenças entre a ZON e a MEO. Como se relacionavam com aqueles que têm tempo de antena para defenderem o Benfica e usam-no para demonstrar a sua independência e isenção tendo ao lado anti-benfiquistas que defendem sempre os respectivos clubes e atacam em concluo o Benfica por tudo e por nada! Ou, ainda, como reagiam aos benfiquistas que são, ou foram, referências do clube a apoiarem candidatos que concorrem contra a lista apoiada pelo clube!

    Há coisas mínimas que se podem fazer antes de se partir para a critica! Quem tem condições financeiras, tem de ser sócio e não comprar jornais nem assinar a SporTV e os que pululam nas televisões por serem benfiquistas deviam pensar mais no clube e não neles!

    Diz o ditado que "só não se sente quem não é filho de boa gente", e parece que a grande maioria de benfiquista se esqueceu disso! Preferem mostrar em exclusivo à direcção do clube que o são e sempre que podem lá apontam os defeitos e fazem as criticas continuando a exigir que seja a direcção a mudar tudo porque eles têm direitos adquiridos - são de um clube que te de lhes dar tudo, porque... sempre deu!!!

    Ainda bem que muitos não pensam assim!!!

    ResponderEliminar
  16. Caro Jedi !

    Mas quem é que bajula quem ? - E a que propósito é que tinha que vir comentar uma derrota?

    Eu não tenho "avença!" daí que me caiba a mim e só a mim escolher se devo ou não comentar os artigos.

    Não discuto as tuas opiniões sobre o presidente, mas posso e devo criticar o "timing" das tuas criticas, e não só as tuas, como a de alguns que pensam exatamente da mesma maneira, e já agora " pay attention" estalinização e sovietização são conceitos diferentes vidé : "http://www.scribd.com/doc/61143900/39146285-Novas-Mentiras-Velhas-Anatoli-Golytsin "

    Quanto ao artigo postado no "mágicoslb" já o tinha lido, mas em contrapartida aposto que não leste :http://www.anti-benfica.com/artopiniao_no_aproveitar_e_que_esta_o_ganho.php !

    ResponderEliminar
  17. Apenas quero registar mais um post oportunissimo do António Barreto, que levanta uma série de interrogações que eu parcialmente já deixei respostas avulsas nos mais variados posts.

    O Benfica não tem estratégia para a FPF, cumprindo aquilo que os poderes que mandam no Benfica, estabelecem. Só quem acredita no Pai Natal pode também acreditar que com uma divida aos bancos superior a 240 milhões, o Benfica tem alguma liberdade para pensar e decidir o que quiser!

    Concordo que o Benfica devia ficar de fora e explicitar as suas razões, tal como na Liga, assumindo-se como clube fiscalizador do programa do candidato vencedor. Mas isso seria se no Benfica houvesse gente que estivesse a liderar o projecto do nosso clube. E não está!

    Como é possível um presidente continuar a elevar a fasquia da qualidade, da nota artistica, quando sabe da crise do "subprime" nos USA, há 2 anos, e continua a endividar o grupo empresarial, a pagar rescisões milionárias, para continuarmos a ser "roubados" por erros de arbitragem, uns mais subtis que outros? Qual é o principio de gestão que está associado a este crescente endividamento, sabendo que no futebol mesmo que não existisse o "sistema" que dá os titulos ao FCP, há sempre uma componente de incerteza elevada dependente se a bola bate na trave ou não, se o treinador está super acertado na escolha da equipa e se a equipa é super competente para ganhar todos os jogos, única hipótese de garantir a conquista do titulo de campeão, com as inerentes receitas extraordinárias associadas?

    A gestão tem sido na base de cenários racionalizados que não se aplicam a uma competição viciada e que só não vê quem é cego ou quem quer destruir o Benfica pela via dos empréstimos a Bancos ...

    ResponderEliminar
  18. Campus97,
    Não leu o meu comentário com olhos de ver.
    Eu disse que "sonhei" e também quando falo no mamão/chulo completo escrevendo..."penso eu de que"

    Caríssimo.
    Eu só sei que nada sei e isso, já é saber muito!!!

    ResponderEliminar
  19. JediVermelho5/12/11 21:52

    Caro Red,
    Quando me refiro a estalinização apenas aproveitei a deixa da sovietização! Também podia ter escrito a "hugochavezição" ou a "kim jong-ilização" do clube: o culto da personalidade, a propaganda ilusória e enganadora! O mesmo tipo discurso repetido "n" vezes Amigo (se me permites chamar-te assim, pois tenho apreciado o tom mais cordial, apesar das desavenças), explica-me o "projecto" de LFV. Explica aos adeptos como é que em 10 edições da Taça só ganhámos uma e em 10 só ganhámos 2 Ligas! Explica-me a aliança com FG e o "amigo" Oliveira. E por onde anda o Alverca? Podíamos continuar! Este presidente é um vendedor de ilusões! Nada mais!
    O bajulador a que me refiro não és tu, mas sim alguém que me tomou de ponta! A mim e a este blogue! Que só sabe glorificar o presidente e não debate o clube!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking