O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 10 de julho de 2010

BenficaTV @ GB (experimental)

 ●  3 comentários  ● 
O Blog GeraçãoBenfica iniciou hoje a transmissão experimental permanente da BenficaTV no Blog, acompanhem a emissão na barra lateral

Trasmissão EM DIRECTO no GB - 1º jogo PréTemporada

 ●  2 comentários  ● 
STREAM Encerrado: Benfica vence 0-3
0-1, Felipe Menezes (26 g.p.); 0-2, Weldon (42); 0-3, Saviola (86)

Elogiar (O Benfica) e Humilhar (O GB)

 ●  5 comentários  ● 
Chegamos a um dos tópicos que muitos esperam... a oportunidade de "malhar" em algo que o GB escreve! O GB é anti isto e mais não sei o quê, vendido aquele e ao outro, mas a verdade é que é dos poucos que nunca deixa a culpa morrer solteira, nem mesmo a culpa que o próprio tem em alguns temas. Assim, escrevo-vos hoje para elogiar o SLBenfica e para dar início à humilhação pública (com muito gosto) do GB.

Há muito, muito tempo (era eu uma criança) escrevi dois tópicos:

e

Quem os quiser revisitar pode deixar esse pedido no email ou nos comentários, dado que estão no "baú" do GB e poderei enviar por email.

Na altura, há mais de um ano, eu escrevi algo do género: Este é o modelo que acredito que nos ajudará a ganhar o respeito dos media, obrigando-os a juntar-se a nós para falar de nós e com isso, aceito bem, poderem ganhar dinheiro à nossa custa. Aceito bem que enriqueçam à nossa custa e até entendo que os deveremos ajudar, mas não enquanto isso significar prejudicarem-nos. O Benfica deverá, dentro das medidas acima impostas, saber flexibilizar comportamentos quando identificar que orgãos de comunicação pretendem continuar a ter sucessos comerciais, mas sem lesar o Sport Lisboa e Benfica. A Bola é um caso que todos sabemos que é assim. Nesses casos, deverão manter-se SEMPRE as regras, mas garantir em "off" o acesso a informação que defenda os interesses do Clube e definir, à partida, as regras de utilização das mesmas.

De há um tempo para cá, desde a entrada do Nuno Farinha, especialmente, temos assistido a uma aproximação do Record ao Benfica (ou do Benfica ao Record). Não vou entrar outra vez no tema da Comunicação, nem dar a minha visão do que pode estar a passar-se (e com o qual concordo, diga-se), pois o que me traz hoje é elogiar a campanha O Benfica procura um Treinador de Bancada, hoje divulgada no Record. Mais informação sobre o tema no topo da barra lateral do GB.

A campanha está absolutamente excelente. Já é falada por todos, mesmo os que não são benfiquistas. Queria deixar aqui os meus parabéns aos Departamentos de Marketing, Comercial e de Comunicação do SLBenfica por esta iniciativa fantástica e inovadora. Estes departamentos não poucas vezes foram aqui no GB criticados por falta de arrojo... hoje mostraram uma faceta totalmente oposta. Os meus parabéns! Agora há que continuar.

******************
Mas este tópico não fica por aqui, falta o início (espero que seja só o início) da humilhação do GB face ao tema... Roberto Jimenez, o novo guarda-redes do SLBenfica.

As notícias que me chegam da Suiça (e já tinham chegado do Seixal) é que tem demonstrado qualidades de um excelente, mesmo excelente, guarda-redes. Até aqui... estou a falar pelo que me contam e que tenho como válido e honesto, mas que ainda assim não quis deixar de dar visibilidade, apesar de saber que se trata de quatro ou cinco treinos e que os jogos "são outra conversa".

O que está mesmo, mesmo em causa para mim não é isso, mas sim a entrevista deste mesmo guarda-redes, imagine-se, ao Record (coincidências, como se viu acima)...

Quando questionado sobre a vontade de saltar no futuro para outro campeonato e/ou Clube de (ainda) maior dimensão, o espanhol respondeu "apenas" isto: "O Benfica não é o trampolim, é a piscina. O Benfica é o Clube onde qualquer jogador sonha estar". Já antes tinha falado sobre o "peso" do valor da transferência dizendo algo do tipo "eu não tenho que me preocupar com o valor que custou a transferência, estou cá para trabalhar e tenho que me sujeitar à exigência dos sócios, pois o clube é deles e têm o direito de exigir".

Perante isto revelo em primeira mão o que pensei quando li: "Embrulha, GB!"

Nem vou escrever mais sobre isto, porque o que espero agora é que sejam capazes de vir aqui o máximo número de benfiquistas começar os respectivos comentários com "eu avisei".

Texto Enviado ao GB - Publicação relevante

 ●  6 comentários  ● 
Caros leitores do GB,

Sou mais um Benfiquista anónimo com a felicidade de ter a BenficaTV em casa.
Fiquei muito impressionado com o sucesso da campanha de mudança da cor de fundo da TMN, que mostrou a força que nós sócios ainda temos.

Inspirado por esta vitória, resolvi enviar o email abaixo transcrito para a BenficaTV, que o GB simpaticamente me convidou a publicar.

--
Cara BenficaTV,

Sou sócio do Benfica, cliente MEO e vejo avidamente a BenficaTV há cerca de 6 meses.

Escrevo este email no âmbito daquela que é uma das minhas grandes preocupações da actualidade do SLB: os jogadores oriundos das camadas jovens e a sua (não) integração na equipa sénior.

É um tema que muito me alarma, pois sinto que há uma enorme falta de oportunidades sérias e consistentes para os jovens das nossas escolas, em favor de jovens da cantera de outros. Este ano, por exemplo, veremos quantos jovens talentos do Real Madrid receberemos, oferecendo a Nélson Oliveira, Yartey, Leandro Pimenta e tantos outros zero oportunidades de ficar.

Estando estes jogadores emprestados, sinto que não são devidamente acompanhados pelo clube. É aqui que (não) entra a BenficaTV, e o meu email vai no sentido de vos sugerir um glorioso programa semanal em que apresentam um relatório dos jogadores que temos a rodar em Portugal e estrangeiro. Resumos de jogos, comentários, etc. Compreendo que isto representará algum custo, mas vejo claras vantagens:
* Os sócios não perdem o contacto: se e quando os jogadores voltarem haverá uma enorme empatia;
* Os jogadores sentir-se-ão acompanhados nos clubes de empréstimo. Continuam a fazer parte da família Benfiquista;
* Mesmo em termos de mercado, sinto que pode haver uma valorização com esta exposição;
* O programa será uma ferramenta para o nosso dept. de futebol fazer o tal acompanhamento.
--

Saudações Benfiquistas!
Diogo

Novidade: Sobem dois dos juniores ao Plantel Principal

 ●  16 comentários  ● 
... dois juniores, mas do Real Madrid! Os do SLBenfica vão ter que continuar a esperar que alguém decida de uma vez parar de "comprar formação".

Sobre Alípio diz estar contratado e, ainda em idade junior, que "irá rodar" num clube nacional. Já no que diz respeito a Rodrigo, o Presidente disse: «Rodrigo é internacional sub-19 por Espanha, e todos sabemos o que é o futebol espanhol. Informem-se sobre este jogador».

O GB é bom aluno e fez o trabalho de casa! Em Espanha há uma fantástica iniciativa que se chama Fútbol Draft 2010, que visa premiar e reconhecer os melhores jogadores da formação em Espanha, entre os 16 e os 20 anos. Se o Merdaíl quer fazer alguma coisa útil, pode COPIAR esta iniciativa...

E como "todos sabemos o que é o futebol espanhol", resolvi ir procurar os nomes do Rodrigo e do Alípio no Fútbol Draft 2010. Ooooops! Não aparecem nos melhores da sua posição (Rodri aparece apenas nomeado e... a médio)

Mais uma vez, apesar das muitas dúvidas que este tema me levanta, no qual não tenho absolutamente duvidas nenhumas que está ligado ao negócio DiMaria, peço aos benfiquistas que esperem para ver e para fazer juizos de valor. Neste momento, mais do que o valor dos atletas, a minha principal questão é "para quê?".

Todos sabemos o que é o futebol espanhol, mas também sabemos que Nélson Oliveira, Leandro Pimenta, David Simão, Miguel Rosa, Yartey, João Pereira ou Mário Rui também aparceriam nesse draft, mesmo que em Espanha. Mesmo que fosse ibérico.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

O Perigo das saídas de DiMaria (e David Luiz?)

 ●  6 comentários  ● 
Estou a olhar para a campanha que o SLBenfica fez no ano passado e tenho para mim, como já escrevi no passado, a mesma equipa com o mesmo treinador e com um ou outro reforço cirúrgico, possivelmente atingia as meias finais da Champions - pelo menos.

Mas não vai ser possível. Quim e DiMaria já foram... e o assédio a Luisão, Coentrão, Ramires, Cardozo ou mesmo Amorim e, veremos, a Maxi Pereira estão aí ao virar da esquina, dispostos a acenar aos jogadores com condições e notoriedade de campeonatos que os deixarão na tentação.

Veja-se o exemplo de Luisão: um "capitão" durante sete anos, uma postura totalmente recta durante todo o percurso... e quando "clubes de segunda linha" acenaram com um forte incremento do vencimento e a transição para campeonatos de maior visibilidade, não hesitou em demonstrar interesse. O Fábio também já disse justificar os 30M€, ainda que admita que não será ele a oferecer-se. Ramires diz que não sabe o dia de amanhã e Cardozo foi o que se viu, num momento em que também David Luiz diz "logo se verá". Nada disto deve ser encarado de forma negativa. Tirando Cardozo, nenhum estará a fazer pressão para sair de forma ingrata e mesmo Cardozo tenta agora emendar a mão.

Na realidade são tudo jogadores que ainda não estão no limite da sua valorização, talvez apenas Luisão e... Cardozo. Mas são jogadores que aprenderam a "sonhar" depois da época que viveram no SLBenfica, pelo que é perfeitamente aceitável que ao "fenómeno Mourinho" suceda o "fenómeno Jesus".

E o que é esse "fenómeno"? Precisamente o que Jorge Jesus tem referido a este propósito: A valorização dos jogadores, associada a um enquadramento muito favorável e um treino de muita qualidade que fazem evidenciar as suas capacidades, mesmo perante os mais difíceis adversários. Essa valorização cria nos jogadores a ilusão/sonho que, quando vêem sair um colega numa grande transferência, também eles podem ter essa oportunidade e que gostariam de a viver.

Lembram-se do que aconteceu "aos que ficaram" quando Mourinho levou Carvalho, Paulo Ferreira, etc? Acabaram por "forçar" uma saída para um clube rico de Moscovo, precipitando um ponto final nas carreiras de sucesso.

Não acredito que o mesmo se possa passar com os nossos jogadores, mas acredito que possam olhar de forma menos positiva para o facto de se manterem mais um ano no SLBenfica quando outro(s) colega(s) saem para viver o sonho de uma vida: os grandes campeonatos e os grandes ordenados.

Por outro lado, a "geração Mourinho" não teve a possibilidade de ter no ano seguinte... Mourinho! Já os nossos jogadores continuarão a ser potenciados - se a cabeça deles o permitir - por Jorge Jesus.

Assim, há um efectivo perigo de uma eventual grande transferência de David Luiz, seguida à de DiMaria, possa alimentar a ilusão a outros jogadores de que o Clube poderia aceder também no caso deles a negociar os respectivos passes.

Invariavelmente, não que seja a melhor solução, essa questão poderá ter que ser ultrapassada com a revisão/renovação dos vinculos de jogadores como Coentrão ou Luisão. Ramires não incluo porque "está em condições especiais" e Cardozo também não porque admito que gostaria que fosse negociado.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

38M€! E tu resistias?

 ●  32 comentários  ● 
Têm a palavra os "gestores de computador" que há em cada um de nós. Resistiam a uma oferta de 38M€ pelo David Luiz?

Em caso afirmativo, o que fazer com o "desejo" de saída do Luisão?

Haverá alguma ligação a este processo com a integração de Leandro Pimenta e, especialmente, Abel Pereira no estágio?

David Luiz - Golden Boy ou... Golden Share

 ●  11 comentários  ● 
Era uma vez um menino que chegou um dia à Luz como aposta directa do Presidente e do então Director Desportivo do SLBenfica, em parceria com o empresário do jogador, Giuliano Bertolluci.

A história daí para a frente já todos conhecem, desde a forma como conquistou o seu espaço até como criou uma relação, que arrisco chamar de única, com os adeptos do SLBenfica. Daí a expressão que lhe atribuo de "Golden Boy".

Contudo, houve alguém (novamente de elogiar) teve a coragem de rever as condições do jogador e lhe colocar uma fasquia única de valorização com uma clausula de 50M€ que permite ao SLBenfica ter liberdade para negociar o jogador na dimensão da sua qualidade. Pelo exemplo do David Luiz e da intransigência negocial do Presidente, cada vez mais me convenço que a transferência de DiMaria para o Real Madrid estava "prometida" ou "apalavrada", como queiram - tendo limitado totalmente ao SLBenfica a capacidade negocial ou de intervenção de concorrentes que pudessem fazer aumentar o preço de compra.

Portanto, além de "Golden Boy", o David tornou-se uma "Golden Share" que, felizmente, pelo facto de o mercado estar em baixa poderemos ter a felicidade de o ver continuar com o "manto sagrado" em 2010/11. Sabem todos que, na minha opinião, apesar de recear outro cenário, só Cardozo deveria ser aceite ser negociado, desde que por verbas acima dos 25M€.

Falando entrão de Golden Share, tivemos hoje a confirmação da "não-novidade" de a golden share utilizada pelo Governo para vetar a proposta da Telefónica pela parte da PT na Vivo.

Ou seja, poderá estar por meses a entrada de aproximadamente 7,1 mil milhões de euros. Sinceramente, acredito pouco que a PT, para avançar para um investimento na ordem dos 30 ou 40M€ pudesse precisar do retorno da venda da Vivo, mas gostava de explorar esse exercício apesar de, reforço, ser uma situação que não acredito que possa acontecer.

Ou seja, no tópico Vender os dedos, os anéis e ainda dar o "sim senhor" disse que na minha opinião os direitos televisivos deveriam ser negociados mais adiante no tempo e, inquestionavelmente, em regime de concorrência aberta. A minha sugestão, todos sabem, é a realização de um concurso público - possivelmente no final da época de 2010/11 ou mesmo na época seguinte. Contudo, penso que poderia igualmente passar por um "roadshow" entre potenciais interessados nacionais (PT, Ongoing...) ou internacionais (Mediapro, entre outros).

A questão do concurso público ou convite direccionado antes de 2014 implicaria sempre uma antecipação do contrato, de forma unilateral, o que poderia (ou não) incorrer em custos de rescisão com a Controlinveste. É aqui que volto a recordar o que, em tempos, foi explorado por Vale e Azevedo (aparentemente com razão) sobre a ilegalidade dos actuais contratos que vão contra uma norma legal inclusivamente comunitária - a imposição de exclusividade.

Apesar das tentativas de colar o cepticismo do GB neste tema, a um apoio a Joaquim Oliveira está perceptível que esse cepticismo apenas existe porque discordo em total do regime actual de negociação do SLBenfica com o Joaquim Oliveira.

O SLBenfica deveria, na minha opinião, assumir uma total ruptura com actual parceiro de quem os sócios do SLBenfica só têm razões de queixa. Por ruptura entenda-se não garantir qualquer regime de preferência a esse parceiro e manter intransigência em, por exemplo, retirar algumas vertentes do actual contrato, como sejam o site oficial, a linha de apoio a sócios, por exemplo.

Assim, já todos percebemos que 99% dos Clubes não tem qualquer interesse que o SLBenfica assuma esta postura. O Joaquim Oliveira e a Controlinveste iriam perder cerca de 70% das suas receitas, enfraquecendo o maior braço do Polvo que sustenta grande parte desses Clubes e lhes garante a recompensa sobre os "serviços prestados" na viabilização de medidas na Liga ou "comprando" o seu silêncio para que Joaquim Oliveira e Giorgio possam "gerir" a seu bel-prazer o futebol português.

E é exactamente pelo motivo que expliquei no parágrafo anterior que não acredito num cenário de investimento de uma entidade como a PT no "conteúdo futebol", por exemplo, investir nos direitos dos três grandes. O FCPorto nunca aceitaria isso, mesmo lucrando bastante mais financeiramente, pois tem todo o interesse no domínio de Joaquim Oliveira. O Sporting acabou de renovar agora, demonstrando exactamente essa mesma postura e alinhamento.

Mais uma vez, se queremos que algo aconteça ou mude no futebol nacional vamos ter que assumir uma postura de ruptura, de ruptura total. Caso o SLBenfica não crie condições para que entidades concorrentes à Controlinveste tenham retorno com o investimento na parceria com o SLBenfica, arrisco dizer que nenhuma entidade alguma vez irá ousar desafiar o império de Joaquim Oliveira (fecha o ciclo com empresas nas diferentes áreas, garantindo o total domínio do processo). Só o SLBenfica poderá garantir a uma entidade a "protecção" e retorno financeiro que valha o risco de avançar.

E porque falo em risco? Porque Joaquim Oliveira tem "ferramentas" de exposição social como a ZON, TSF, DN, JN ou Sporttv que são autênticos meios de ataque a qualquer entidade que queira entrar no seu "quintal". Se o SLBenfica espera que alguém invista 30 ou mais Milhões de euros e ainda tenham que suportar sozinhos os riscos de desafiar um império instalado à mais de 30 anos e com os contornos sujos que todos conhecemos... desenganem-se!

É por isto que entendo que o SLBenfica deverá assumir efectivamente uma postura definida neste processo, como aliás penso que o está a fazer - mas nunca caminho que preferia que não fosse esse. Ou assume a ligação, como todos, ao Joaquim Oliveira e nesse caso perdemos possivelmente capacidade para chegar aos ditos 30M€ ou mais - e penso que é este o caminho escolhido. Ou assume uma postura de ruptura, de vontade de procurar novos parceiros, capazes de criar valor, inovar no produto e aportar mais valias financeiras superiores. Inclusivamente, poderemos assumir a renovação da parceria... se a Controlinveste for capaz de acompanhar eventuais concorrentes.

Meus caros, isto não é uma tarefa fácil - aguentar a venda de David Luiz por números record em Portugal também não é - mas seria um processo muitíssimo importante para o futuro do SLBenfica se fosse possível desafiar os poderes instalados.

Dado que isso implica tempo, muito muito trabalho e dedicação, assim como coragem e envolvimento, reforço novamente a necessidade sustentarmos a nossa gestão financeira na possibilidade de não ser crítico avançar já nesta época ou na próxima para o incremento dos valores, "forçando" a renovação com o mesmo parceiro. É possível? Não faço ideia... não conheço as contas nem a possibilidade de continuar a passar sem este incremente de valores.

PS- Reparem e atentem que - como sempre - trata-se de uma OPINIÃO PESSOAL que é limitada, como tudo o que aqui escrevo, ao conhecimento que disponho do tema e respectivas variáveis.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

A Importância de Ser Sócio

 ●  15 comentários  ● 
É frequente entre os portugueses fazerem pouco mas opinarem muito. Todos se consideram gestores, políticos, treinadores, jogadores, etc. Mas depois quando perguntamos quantos votaram, quantos pagaram bilhete, quantos são sócios, quantos apresentaram soluções... o silêncio é sepulcral. É um fenómeno social... é fácil opinar sobre tudo, porque em boa verdade não contribuem para rigorosamente nada!

Por educação do meu pai, só fui sócio do SLBenfica quando quis ser sócio e desde cedo fui habituado a não reclamar com questões socio-políticas enquanto não tivesse legalmente legitimado para poder contribuir para influenciar essas circunstâncias com o meu voto.

Desde que me conheço que me habituei aos fins-de-semana na Luz, muitas vezes em autênticas romarias familiares, que começavam às 14.30 e terminavam já perto das 19.00 / 20.00.

Certo dia, por volta dos meus seis anos de idade disse ao meu pai que também queria um cartão de sócio, isento portanto, algo que o meu pai cumpriu rápida e religiosamente... era ver-me a exibir o meu cartão de sócio com o orgulho de quem tinha algo diferente de todos os outros meninos da minha idade, sim... "eu sou sócio do Benfica e vocês não são".

Mais tarde, novamente por regra de educação, aos 18 anos o meu pai informou-me que doravante seria eu a pagar as quotas. Ainda ocorreram alguns atrasos, mas encontrei uma forma boa, passei a pagar todos os meses e assim "doía menos".

Infelizmente, ainda hoje não me arrependo, interrompi a colaboração financeira por momentos do Presidente Vale e Azevedo quando começava a lidar com as inúmeras trafulhices e frustrações das épocas. Das primeiras coisas que fiz quando celebrei o meu contributo para a eleição de Manuel Vilarinho foi voltar a fazer-me sócio, pois nunca fui muito abastado e infelizmente não tive possibilidade de recuperar o tempo perdido... algo que ainda não perdi a esperança de fazer.

Lembro-me do dia que tive de novo o cartão de sócio! Disse para a minha mulher e para o meu pai "pronto, já sou sócio outra vez" como se estivesse a falhar como cidadão até então. Acto contínuo comprei o cativo na velha e original "Catedral" e o meu pai comprou o dele também, na central do lado oposto ao banco dos suplentes. Desde então até cá, nunca mais deixámos, eu e o meu pai, de pagar religiosamente as nossas responsabilidades e de renovar ano após ano o cativo, agora RedPass, acto que estendi ao meu filho também ele sócio e com cativo no Estádio da Luz.

Quando decidi escrever este tópico para sensibilizar os benfiquistas lembrei-me de muita coisa para escrever... tantas coisas que entram num turbilhão na minha cabeça que só sai numa frase única: "Porque devem ser sócios? Não se explica... Porque sim, porque é o Benfica".

É verdade amigos, estou a fazer um esforço para vos tentar explicar mas... não consigo! E não consigo porque sou sócio porque SINTO vontade de o ser. Não sou porque os bilhetes para os jogos são mais baratos, porque posso comprar o RedPass, sou sócio porque sinto que só assim o meu "estatuto" de Benfiquista, de homem, até de Pai, fica completo.

Eu diria que não haverá hoje em dia grande possibilidade para justificar "não ser sócio", senão vejamos:

- "Não sou sócio porque não vou aos jogos". E então? Mas tem a consciência de contribuir activamente, são 12€ por mês, para uma maior dimensão do SLBenfica.
- "Não sou sócio porque não tiro partido". Não? Não tem carro? Não põe gasolina? Não compra bens de consumo? Não paga seguros? O Cartão de Sócio oferece mensalmente benefícios superiores aos 12€.
- "Não sou sócio porque não preciso". Mas é giro continuar a opinar? Não precisa colaborar, mas precisa de ser treinador de bancada? Gestor de sofá? É tão fácil criticar a aquisição quando não se contribuiu para que pudesse ser outra, não é?
- "Não sou sócio porque é caro". Caro? Vejamos... 12€/mês são 3 maços de tabaco por mês, quantos não o fumam por dia ou por semana? São menos 24 cafés... um por dia. Pode ser pago mensalmente (12€ nem se sentem), pode ser por débito bancário (nem se nota), pode ser anual, semestral, trimestral... enfim.

Caros amigos, ser sócio do Benfica não se faz por necessidade, por conforto ou por interesse. É-se sócio do SLBenfica por convicção... por vontade, por paixão! Não há uma razão para ser sócio do Benfica... há todas!

Falar sobre ser sócio do SLBenfica não é falar de algo mensurável, palpável ou quantificável... falar sobre este cartão maravilhoso que trago na carteira comigo todos os dias é falar de... um sentimento.

Os que não são sócios, possivelmente nunca compreenderão este tópico até ao dia que experimentarem a sensação de apresentar o cartão a um amigo, de o mostrar em substituição de um documento de identificação para entrar num edifício, numa empresa e orgulhosamente mostrar a sua convicção clubística.... UM ORGULHO!

Os outros, nunca irão perceber... pode falar, podem opinar, podem ser gestores ou até treinadores de bancada, de sofá ou de blog, mas nunca saberão o que é ser sócio do SLBenfica - ninguém devia morrer se sentir isto!

PS- Não quis deixar no esquecimento os tópicos Só mesmo o Benfica!; Paulo Fernandes Apresentado no Futsal e LFV com "eles no sítio" mas não quis quebrar a promessa sobre o tópico com este tema.

Só mesmo o Benfica!

 ●  2 comentários  ● 

Paulo Fernandes Apresentado no Futsal

 ●  3 comentários  ● 
Foi hoje apresentado Paulo Fernandes para o comando técnico do futsal do SLBenfica. Valerá a pena recordar o tópico Ele quer ser respeitado! E nós vamos respeitar!?

Este tema foi inicialmente abordado pelo GB em a 8 de Maio, após a conquista da UEFA Futsal Cup no tópico FUTSAL: Oh Sport Lisboa e Benfica, o Campeão!

Da apresentação de Paulo Fernandes, retenho duas frases que me deixam muito feliz e que concordo em absoluto:

"Acho que a equipa, ao contrário daquilo que possam pensar, ainda tem muito sumo para dar"

“Apesar de me terem pedido o título de campeão nacional, um dos meus objectivos é atingir a final four da UEFA Futsal Cup e, estando na final four, é para ganhar. Acho que temos condições para isso.”


Penso, inclusivamente, que do ponto de vista de comunicação o André Lima foi devidamente protegido, em forma de agradecimento pela sua disponibilidade para avançar quando foi preciso, sempre consciente das suas capacidades e limitações. Como disse antes, gostaria e teria preferido que permanecesse, mas entendo perfeitamente a saída e a opção encontrada.

LFV com "eles no sítio"

 ●  25 comentários  ● 
Quantos são os que recusariam 38M€ por um defesa central?
Como tenho dito, rédea curta aos "desvios" na gestão... mas elogios sempre que é merecido.

Venham de lá esses comentários sobre quem aceitava ou não os 38M€ pelo David Luiz - o nosso menino com coração de ouro!? Face ao Clube comprador, acho muito bem a atitude de manter irredutível nos 50M€, sendo que assumo que a partir de 40M€ é preciso "tê-los" ainda maiores para recusar. Lá se vão as noticias que diziam que acima dos 35M€ o Benfica negociava.

PS- Já que houve quem abrisse (e muito bem) as hostilidades sobre o RedPass, para os mais esquecidos recordo que o prazo de renovação era até dia 5 de Julho. Isso tráz-me a ideia de mais logo fazer-vos um tópico com os motivos pelos quais acho fundamental (além do apoio financeiro) serem sócios do SLBenfica e terem um RedPass.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Vender os dedos, os anéis e ainda dar o "sim senhor"

 ●  14 comentários  ● 
O Zbording apresenta hoje a renovação, ou melhor, a extensão dos direitos televisivos até 2018 por 108M€ no total. Diz o comunicado que o acordo é valido para o que faltava e para mais cinco anos.

Ou seja, além dos três anos que faltavam, juntam mais cinco, num acordo total a 8 anos e 108M€ que incluem ainda a cedência dos direitos para o Canal Sporting caso haja parecer positivo do estudo de viabilidade financeira.

Vamos a contas: 108 / 8 = 13,5M€/ano incluindo portanto a transmissão dos 15 jogos, a publicidade estática e os conteúdos multimédia como o site, linhas de atendimento ao sócio, etc. e ainda a cedência dos direitos de exploração (da publicidade) do Canal Sporting - esta parte deve valor uns 10€/ano, não??? eheheh.

Assumindo que qualquer pessoa inteligente percebe que o Canal Sporting não tem qualquer viabilidade, estamos a falar de um total de 13,5M€/ano durante oito anos, o que depois da venda do Moutinho ao FCPorto, a contratação do Costinha e do Maniche e o lugar na direcção da Liga com o ex-funcionário do Oliveira... é OFICIAL: O Sporting caminha a passos largos para se tornar no futuro Beleneneses no limitar inferior das classificações da Liga ZON Sagres, ao vender-se totalmente ao eixo do Sistema FCP/Controlinveste.


Quanto ao SLBenfica, penso que nos cabe agora uma postura de contenção! O FCPorto, ou muito me engano, ou apesar de precisar de receitas antecipadas, está a tentar esperar para ver o que o SLBenfica consegue para tentar colar-se a depois em valores próximos dos que acordarmos.

O que se pede, nesta fase, é contenção verbal por parte dos dirigentes e estagnação das negociações (caso seja financeiramente viável) para obrigar o FCPorto a avançar primeiro para um acordo que, nessas condições, será no máximo na ordem dos 15/16M€.

Como eu afirmei no tópico Direitos Televisivos: O que nos afasta do Euromilhões? ainda vamos a tempo de inverter a estratégia de colagem à amizade e gratidão com o Joaquim Oliveira.

Como também tive oportunidade de referir nesse tópico, se isolarmos o Joaquim Oliveira poderemos forçar as negociações. Penso que deverá ser possível (reforço: depois do FCPorto renovar) anunciar na comunicação social o interesse de outras entidades, apresentar e dar visibilidade de reuniões com as mesmas para ouvir os seus argumentos, explorar a eventual ilegalidade do contrato em vigor, etc. etc. etc.

Neste processo, pela dimensão que o SLBenfica se prepara para atingir de ano para ano, o tempo joga a favor do SLBenfica. Novamente, se for uma espera "financeiramente viável", ou seja, se não estivermos dependente dessa renegociação do contrato para dar continuidade à estratégia de curto prazo.

Caso o SLBenfica seja novamente campeão este ano, como estou absolutamente convicto que o será, a marca Benfica voltará a crescer, a visibilidade, a valorização, a capacidade de investimento... e atrasar a negociação só beneficiará o SLBenfica que, aparentemente, não tem as dificuldades e necessidades financeiras de clubes de bairro da burguesia como o SportingCP ou o FCPorto.

Mais uma vez, até admito a hipótese de ser novamente com o Joaquim Oliveira... mas não admito e já o escrevi mais uma vez, que seja em regime de preferência ou sequer de gratidão. O SLBenfica só teria a ganhar caso outra entidade estivesse envolvida. A Ongoing, é público, tem interesse nesse produto. A PT pode ter (tenho mais dificuldades em acreditar). Mas entidades internacionais terão seguramente, entidades que vejam interesse neste produto e no publico português, alto consumidor deste produto "futebol", a Mediapro por exemplo.

Seja com quem for, o contrato não deverá ir além de 2015/16 (no máximo) e o valor justo seriam efectivamente os falados 40M€ - e com a exclusão da gestão website oficial e linha-sócio. Para tal é preciso inverter a estratégia de negociação, pois caso contrário, não acredito em valores superiores a 20/22M€ - oxalá esteja enganado!

Bayern e Marselha sem dinheiro? E então?

 ●  8 comentários  ● 
Parece que o Bayern quer mesmo o Fábio Coentrão...
Parece que o Marselha queria mesmo o Ramires...

Ambos terão recebido a mesma resposta do SLBenfica: "30M€ para começar a falar".

Não têm? E????? O Benfica se quisesse contratar o Nyang ou o Robben vendiam-no por 1M€? Então vão lá procurar jogadores por menos que estes... e deixem a qualidade onde está!

Quando algo é bem feito, só tem que ser elogiado! Quando se negoceia sem as amarras das "amizades" ou "promessas", a lei do mais forte impera... e o mais forte é o SLBenfica!!! Postura para manter, Presidente.

Bora lá sacudir a água do capote

 ●  5 comentários  ● 
Numa performance digna de um qualquer Mohammed Saïd al-Sahaf, o tal para quem estava tudo bem mesmo quando as bombas lhe rebentavam aos ouvidos, houve comentários e emails de quem não quisesse ou soubesse ler o tópico anterior (BenficaTV prepara transmissões em directo dos Jogos da Liga 2010/11).

Bem sei que foi escrito em jeito de brincadeira quando recebi o video por email e bem sei que deixei a frase Vá lá... aprendam a rir! Os benfiquistas andam muito nervosos com a pré-epoca! Descontraiam e bebam uma "jola" para o fim... mas será preciso ter assim tanta dificuldade em interpretar esse tópico como um momento de humor para "aliviar a tensão" das conversas sobre a compra deste, a venda daquele, os direitos para cima, as contas para baixo???

Lamento muito que haja benfiquistas (não tenho memória curta, são benfiquistas, para mim) que passam a vida a mostrar-se tão preocupados com o clube e quando algo acontece em contrário à sua linha de pensamento, metem o "rabinho" entre as pernas e esquecem-se que tinham apregoado a necessidade obrigatória de seguir determinados rumos...

O GB, contrariamente ao que possa convir, não é politicamente correcto. Nunca o será! Estou-me nas tintas para os rankings do Alexa ou sequer se há quem leia o que escrevo. O tempo está cá para me dar razão ou não... e sempre que opinar sobre algo menos bom, que não me dê razão.

O GB não está sequer ao serviço do SLBenfica, quanto mais ao serviço de Presidentes, Directores ou Administradores do Clube ou da SAD. O GB é e continuará a ser unicamente um hobby de alguém que deve ter pouco fazer a julgar pelo número de textos que escreve...

Quem tem contas a prestar ou pretende fazer boa figura que continue com o seu trabalho... e sempre que faltar coragem para criticar medidas que não concorde e dessa forma perder a oportunidade de ajudar a engrandecer o Clube que sempre foi democrático e plural, pode continuar a apontar ao GB... tenho costas largas e até um lado de psicólogo para ajudar nessas questões.

Eu não sacudo a água do capote e para ter uma ideia até já tenho preparado o tópico para a primeira grande exibição do Roberto, cujos 8,5M tanto tenho questionado. Vai chamar-se: "8,5M de sapos para o GB". Estou ansioso por o escrever... só espero ter oportunidade.

BenficaTV prepara transmissões em directo dos Jogos da Liga 2010/11

 ●  6 comentários  ● 
Em mais um exclusivo do GB, soube que a BenficaTV está já a trabalhar no modelo futuro de transmissão dos jogos, considerando para os próximos dias a rescisão unilateral dos contratos de Direitos Televisivos do SLBenfica com a Olivedesportos. A BenficaTV arrancará já com os jogos do campeonato já na época 2010/11.

Considerando o desagrado pela forma como temos sido tratados na Sporttv pelo "amigo do Presidente", na BenficaTV têm sido recolhidos dados de vários tipos de transmissão de jogos. Sabe o GB que o modelo Norte Coreano é o que recolhe mais interesse por parte de Luis Filipe Vieira e Ricardo Palacin:



Vá lá... aprendam a rir! Os benfiquistas andam muito nervosos com a pré-epoca! Descontraiam e bebam uma "jola".

GB WISH: A boa noticia do dia...

 ●  4 comentários  ● 
O meu desejo de "boa noticia do dia" deveria ser a saída a título definitivo dos jogadores das fotos. O Benfica investiu mais de 10M€ nestes jogadores (entre salários e valores de transferências) sem ter tido qualquer tipo de proveito desportivo. O menos mau que poderemos conseguir será a desvinculação integral de Jorge Ribeiro, Luis Filipe e Balboa sem custos e a venda de Makukula por 3M€ (ou o mais perto possível disso).

PS- O "tema Halliche" deveria ser altamente ponderado pela SAD em caso de venda do David Luiz.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Recordar... Sonhar... Gostam deste? Também acaba em "inho"

 ●  21 comentários  ● 
Recordar é viver... Sonhar comanda a vida!
O GB só inventa, dass... Mas não esqueçam que importante, importante não são as recordações e sonhos, mas sim que O Nandinho (Gomes) já começou o "servicinho" (parte II)

O Nandinho (Gomes) já começou o "servicinho" (parte II)

 ●  3 comentários  ● 
A Liga Sagres vai agora passar a incluir também o nome da ZON, onde Joaquim Oliveira (ex-patrão de Fernando Gomes) é accionista de referência e através da qual mantém o controlo da Sporttv. Para os próximos quatro anos será a Liga ZON Sagres.

Que podridão... resta-nos a certeza das palavras de quem o apoiou, que disse "saber o que estava a fazer". Os 40M€ estão a caminho... oh se estão!

A Crise... que o futebol afasta

 ●  11 comentários  ● 
O SLBenfica tem em alta na Europa do futebol David Luiz, Ramires e Coentrão, com Luisão à espreita de uma novidade para lhe encher a carteira. (ainda não sei como ninguém se lembrou do Javi Garcia, mas shiiiiiu, não digam a ninguém)

Quanto tudo fazia querer que o mercado deste ano ia ser meio parado, com a chegada do mês de Julho e o final do Mundial as movimentações estão a agitar-se entre os jogadores mais cotados e... os mais velhos.

O FCPorto para variar arrancou com 5M para o James, 11M para o meia leca, e parecem não ficar por aqui com novidades a chegarem do Brasil e Argentina, enfim. O ManUtd prepara-se para "roubar" Fabiano por 36M. Touré e David Silva já rumaram ao City. O Barça quer Mascherano e já garantiu Villa por 40M€ enquanto o Real Madrid quer Maicon por 35M e já investiu 25M no DiMaria...

Sim, os mais velhos, porque com o Europeu Sub19 a acontecer nas próximas semanas, ou muito me engano ou novos valores vão saltar a vista dos clubes mais atentos. Sabe o GB que estará uma equipa de olheiros do SLBenfica a acompanhar o evento, assim como alguns valores já identificados.

Portanto, desenganem-se os que acham que "se não saiu, já não deve sair" ou que estará um ou dois para entrar já identificados... Nada disso! O mercado vai agitar e o plantel estará longe de estar fechado, na minha perspectiva, o que não é necessariamente uma má noticia. Veremos!!!

Antevejo, pelo menos uma ou até duas grandes entradas - três se sair Luisão - assim como acredito que chegarão jovens do Europeu de Sub19, pois isso tem tudo a ver com o mais recente ADN do SLBenfica e até de Jorge Jesus. Vamos aguardar, pois o Caixa Futebol Campus ainda vai registar muitas novidades, estou em querer.

Entretanto, com os planteis a começar a trabalhar, é fundamental finalizar as dispensas, pois os primeiros são colocados em boas condições, os últimos têm que ser oferecidos. O Porto e Sporting, principalmente, estão a proliferar putos nas equipas da primeira e segunda liga. A saber:

Dispensas por resolver: Filipe Menezes (o único do meio campo do Benfica a quem o meia leca Moutinho tirava lugar), Jorge Ribeiro, Luis Filipe, Balboa, Makukula, Yebda, Halliche, Mantorras, Shaffer, Patric, Leandro, Zoro, Adu e Marcel.

Empréstimos por solucionar: Leandro Pimenta, Yartey, Nelson Oliveira, Roderick(?), Miguel Victor (?), Fábio Faria (?), Ruben Lima, Romeu Ribeiro, Ivanir Rodrigues e Helio Vaz.

Já "despachados": Urreta, Eder Luiz, Bynia (definitivo), Fillipe Bastos, David Simão, André Soares... e a tropa para Fátima Miguel Rosa, João Pereira, André Carvalhas, Abel Pereira, Rafael Costa, Lassana Camará, Mário Rui, Evandro Brandão e José Coelho.

Há aqui alguém Burro! Ou eu, ou eles!

 ●  12 comentários  ● 
Ou eu sou mesmo muito burro (há uma elevada possibilidade de ser verdade, segundo alguns estudos científicos) ou os dirigentes do SLBenfica são burros... Ou então ninguém é burro aqui, mas os dirigentes acham que sim.

Olhando para a colagem de capas de jornal acima e tendo em conta o tópico Manobras de diversão eu vejo o quê? Há dois dias o Jornal Record anunciava que o Arsenal estava na pista de Eduardo, disponiveis a pagar os 4M€ do acordo de rescisão do jogador.

Hoje, o Jogo vem dizer que o Arsenal quer dar 12M€ pelo tal guarda-redes dos 28 jogos em 5 anos.

Das duas uma, ou eu sou o único esperto aqui que percebeu que a SAD do SLBenfica está a usar a imprensa (recordo que em mais parte nenhuma do planeta terra se fala em interessados no Roberto Jimenez) para valorizar o jogador do Benfica, evitando que entre em campo com o peso dos 8,5M€ por parte dos sócios, à semelhança do que aconteceu com o Moretto por causa do episódio do aeroporto.

Ou então sou o único que não percebe que um jogador que andou cinco anos na sombra de guarda-redes que nem no Braga tinham lugar, afinal em pouco mais de 40 jogos em cinco anos provou ser um jogador de top Mundial ao ponto de, passo a citar "O Jogo": "Os ingleses já acenaram inclusive com 12 milhões de euros à SAD encarnada e parecem dispostos a subir ainda mais a parada, tal a vontade de garantir os serviços do guardião espanhol".

Estranho, no mínimo! Seja como for, a confirmar-se a primeira tese em que nos andam a querer fazer de burros, reitero tudo o que disse no tópico anterior. A "jogada" até é inteligente e demonstra uma intervenção inteligente na comunicação social... só é pena é que seja no mesmo sentido que fazem os corruptos: ENGANAR OS BENFIQUISTAS.

Caso se confirme a tese de que o burro sou eu por não compreender a enorme valorização e qualidade do jogador, nesse caso só espero que os dirigentes do SLBenfica VENDAM o jogador e vão buscar o Eduardo... de borla. 8,5M - 12M€ (e dizem que ainda sobe a parada) = 3,5M, que é aproximadamente o valor de custo do jogador português e com um salário inferior ao de Roberto.

domingo, 4 de julho de 2010

Lembram-se desta?

 ●  17 comentários  ● 
Lembram-se do tópico Ronaldinho Gaúcho no Benfica??? Um site brasileiro noticia a mais que esperada saída do Ronaldinho do Milan, falando-se no Olympiacos ou no LA Galaxy. Just a reminder!

Manobras de diversão

 ●  13 comentários  ● 
Tenho ligo algumas vezes no GB alguns comentários que apontam à minha falta de gratidão. Eu sou ingrato com o Presidente que nos últimos 10 anos nos deu dois títulos. Eu sou ingrato com os jogadores que recebendo milhões desempenharam bem o seu papel. Eu sou ingrato com o Director Desportivo que é um grande benfiquista e um figura do SLBenfica.

Enfim, eu nunca estou satisfeito e pareço ser "do contra" para alguns que visitam o GB. Curiosamente, esses são cada vez menos, pois o tempo tem-se encarregado de me dar razão em diversos temas, o que faz com muitos voltem aos comentários para dizer que fazem sentido algumas questões aqui escritas.

Eu lamento se os mais sensíveis benfiquistas ficam tristes com o facto de eu não embarcar em determinados carnavais e já cá andar à uns tempos para perceber o oportunismo de algumas decisões e, especialmente, notícias da imprensa. Exemplos?

Benfica anuncia DiMaria por 25M + 5M objectivos individuais + 6M objectivos colectivos
Reacção imediata - Desagrado generalizado entre os benfiquistas
Noticias do dia seguinte - Os 5M afinal são pela... inscrição na Liga e a transferência já vale 30M
Mais noticias dos dias seguintes - Benfica prepara-se para esticar a corda com Oliveira aos 40M
Mais noticias dos dias seguintes - James Rodriguez (há um mês que vem noticiado para o Benfica) afinal vai para... o FCPorto.
Mais noticias dos dias seguintes - Roberto que chegou por 8,5M tem proposta de 12M para uns e de 14M para outro.
Voltando à transferência de DiMaria, dizem então as notócias que afinal dos 5M são por 20 jogos na Liga (50% quase) e os 6M são pela qualificação para a Champions...

Em pouco menos de uma semana, e com alguma palha pelo caminho, a transferência de DiMaria virou uma razoavelmente boa transferência, ainda que muito se tenha escrito de diferente do que o SLBenfica comunicou à CMVM.

Em pouco menos de uma semana, e com alguma palha pelo caminho, já ninguém fala no Rodriguez...

Outro exemplo paradigmático é o de Eduardo, sim Eduardo. O guardião português esteve muito bem ao mais alto nível e as suas qualidades corre mundo. Com uma clausula de rescisão de menos de 50% do custo que Roberto teve para o SLBenfica e possivelmente com a mesma proporção no que diz respeito aos salários.

Com o final do Mundial, não houve quem se esquecesse que Eduardo vale pontos... e valeu, e demonstrou-o. Roberto começou a parecer, sem jogar, um quase erro de casting pelos valores envolvidos e foi necessário inverter esse quadro aparecendo com as notícias dos milhões pela aquisição.

Eu sei que o Roberto só fez 28 jogos nos últimos 5 anos e que isso limitou muito as possibilidades de observação do jogador, mas não acham que os clubes ingleses têm o hábito de ser um bocadinho mais inteligentes do que esperar que um jogador "em baixa" saia "em alta" para depois pagar ainda mais por ele???

Ou seja, parece-me clara a manobra de comunicação para valorizar o Roberto e mostrar uma fantasia de que não foi só o Benfica que colocou no topo das prioridades, disposto a investir no jogador. E para os mais nacionalistas e sensíveis, lá aparece (n'A Bola, pois claro) o nome de Eduardo como segunda escolha se Roberto saísse - que não sai.


Estamos, então, a falar de comunicação! Mas também a falar do que mais irrita o GB: Ver o SLBenfica a correr atrás do prejuízo, ou seja, depois dos erros cometidos ou depois de decisões mal preparadas... vem-se tentar emendar a mão. Sabem que o GB odeia ser enganado. Ou melhor, até posso ser enganado, mas pelo menos façam-no bem feito e de forma a que eu não perceba que estou a ser enganado.

Novamente, esta necessidade de andar constantemente a correr atrás dos jornais para "plantar" as noticias que são necessárias para "acalmar as hostes" depois de medidas pouco inteligentes ou mal preparadas, é algo que ao cabo de quase 10 anos de liderança eu considero inaceitável.

O que reclamo neste tópico não são as decisões que são tomadas. Sobre isso já falei noutros tópicos e todos sabem que nos considero um clube estrategicamente desorganizado. O que reclamo neste tópico é que, mesmo as decisões menos aceites ou mais polémicas, sejam bem preparadas ANTES e não DEPOIS.

ranking