O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 20 de março de 2010

PARA AMANHÃ: Importante não esquecer... Braga e Olhão

 ●  3 comentários  ● 
Isso mesmo! É fundamental não esquecer os dois jogos, fora da Luz, em que o Sistema actuou contra o Benfica, fora da magia do futebol.

Que o Sistema nos costuma brindar com arbitragens como a de Jorge Sousa amanhã, já todos sabemos. O que muitas vezes nos esquecemos são as "jogadas de bastidores":

As atitudes pré-combinadas de claques e dirigentes; as constantes tentativas de provocar os nossos dirigentes, técnicos e profissionais; etc.

O FCPorto amanhã, mais do que jogar a Taça da Liga, vai querer tirar-nos o campeonato. Vão "esticar a corda", sob a permissividade de Jorge Sousa, e procurar que o Benfica responda na mesma moeda para com isso sairmos prejudicados para os jogos seguintes para o campeonato.

Por peço a todos os nossos intervenientes: SEJAM INTELIGENTES e ASTUTOS!

A minha equipa para amanhã

 ●  7 comentários  ● 
Todos sabem que esta é a minha terceira prioridade da época (e só não é quarta porque já não estamos na Taça de Portugal). Ainda assim, como ainda ontem uns bravos adeptos demonstraram no Algarve quando foram receber os heróis do Velodrome, AS FINAIS SÃO PARA GANHAR!

E assim sendo, amigo JJ, se me permites alguma pretensão a treinador de bancada, deixo-te os meus eleitos para o jogo de amanhã:

Defesa com Moreira (talvez o último jogo pelo Benfica, pelo que merece um título); Miguel Victor; Sidnei; Luisão e Cesar Peixoto.
No meio campo Airton, Coentrão, Menezes e Ruben Amorim.
Na frente Kardec (prémio pelo golo) e... Pedro Mantorras (pelos mesmos motivos do Moreira).

Bem sei que a Taça da Liga tem algumas regras pouco inteligentes que nos obrigam a por alguns titulares dos últimos jogos, esta minha equipa conta com Airton, Luisão, Coentrão e Amorim entre os que foram titulares no Benfica num dos últimos dois jogos.

Se usarmos as regras do FCPorto... Kardec e Peixoto também contam (foi suplente utilizado).

E para que não restem duvidas, com esta equipa o meu prognóstico para o jogo é 2-1 para o Benfica. E Mantorras marca.....

sexta-feira, 19 de março de 2010

Liga Europa: O próximo a "cair" (novamente) é...

 ●  1 comentário  ● 

E segue-se depois o vencedor do jogo: Atletico Madrid x Valência

Foto Épica. Titulo? "A ENTREGA TOTAL"

 ●  1 comentário  ● 

quinta-feira, 18 de março de 2010

JJ e a importância da "cartada" Kardec

 ●  6 comentários  ● 
Directamente do Aeroporto Marseille, chego-vos com muito contentamento! A atmosfera é fabulosa... não foi possível evitar ao jantar o "E esta merda é toda nossa ohe ohe"!!!!

NÃO! Não transformarei o Kardec, desde já, no futuro colosso do nosso ataque às balizas adversárias. Bem sei que muitos gostariam de me ver deixar aqui elogios ao Alan e poderem com isso dizer que engoli um sapo quando antecipei que não era nesta "dimensão" que precisavamos de substituir o Cardozo. Lamento que muitos aguardem estes momentos para vir dizer que o jogador é o maior e pedir, por um golo, que outros venham afirmar que se trata de um grande jogador, um grande potencial. Para se mais tarde não se confirmar... o trucidarem...!

Eu até ver continuo com reservas... e o jogador, no mínimo, vai precisar de muito tempo e... Jorge Jesus. Se ele se tornar um craque, ficarei feliz por ter pouca capacidade de avaliação. Sapos desses, se algum dia os engolir, farei com gosto!.

Antes de mais delongas também quero dizer que o golo 100 assenta bem ao Kardec para o motivar a trabalhar para crescer muito e premeia-o por um golo importantíssimo para o Benfica.

O que gostaria hoje de referir é que Jorge Jesus, com a entrada de Kardec, simplesmente ganhou o jogo... e não falo do golo! O que falo é da demonstração que JJ deu à equipa, ao retirar um médio (com o jogo em 1-1) e meter MAIS UM avançado.

Com esta atitude, Jorge Jesus demonstrou à equipa que estava ali para ganhar, que acreditava nas capacidades dos jogadores, que confiava na defesa para segurar os contra-ataques, que queria FOGO!

Eu diria que "o mestre da táctica" foi efectivamente digno dessa designação hoje. O golo, aquele golo, poderia ter sido marcado por Kardec, Saviola, Cardozo, Luisão, David Luiz, qualquer um dos nossos bravos jogadores.

O golo é pleno de oportunidade (pelo posicionamento) e determinação (pela colocação e potencia do remate). Não é um jogador banal que procura aquele espaço, não é um jogador banal que bate aquela bola... mas um jogador banal não joga no Benfica! O Kardec terá qualidade, o que defendo é que poderá não ter tanta como precisamos para jogar em 2011 a Champions e... disputá-la! Mas adiante... isso agora pouco (ou nada) interessa e o que mais desejo é que o Kardec embale para se revelar um excelente jogador e eu um péssimo opinador técnico.


Adiante, porque as condições de escrita não são as melhores, fica uma chamada de atenção para as exibições do Maxi Pereira (que golo tão merecido), Fábio Coentrão, Carlos Martins e... David Luiz! Este puto está absolutamente notável na confiança, garra, determinação, empenho, enfim.

O nosso DiMagia, sozinho nas oportunidades que teve, poderia ter goleado o Marselha, mas em termos de concretização não estava nos seus dias, o que não quer dizer que tenha jogado mal. De todo. Também Aimar voltou às grandes exibições, tendo entrado muitíssimo bem.

Não tenho pontos negativos à apontar e termino com uma enorme representação de orgulho pela massa adepta do SLBenfica. Entre emigrantes (nem todos do Benfica, mas a puxarem pelo Benfica) e adeptos que viajaram de Portugal, o ambiente de apoio (muito bem recompensado e agradecido pelos jogadores, técnicos, RUI COSTA, etc.). Estou muito orgulhoso.

Até amanhã... estou de barriga cheia e não é apenas de comida, mas sim no meu orgulho Benfiquista. É nesta altura que não há diferenças que sejam dignas de ser assinaladas... há BENFICA!

PS- Domingo, a aposta deve ser na VITÓRIA INEQUÍVOCA mas sem esquecer que o jogo relevante é no fim-de-semana seguinta, na Luz, com o Braga.

GB no Velodrome

 ●  4 comentários  ● 
- Dois penaltys por marcar (sobre Ramires e mão na área do defesa do Marselha)
- Uma bola no poste de Cardozo

Vamos vencer...

PS- De Lisboa chegam-me noticias da violência em AlvaLIDL contra os espanhóis. Parabéns Salema Parvalhão! Conseguiste!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Uma "não-decisão" by Laurentino

 ●  4 comentários  ● 
Propositadamente esperei algumas horas para comentar a pseudo-suspensão do estatuto de utilidade pública da FPF por parte do Governo, na pessoa do ex dirigente desportivo Laurentino Dias.

O passado deste "não-decisor" todos conhecemos, assim como as suas ligações ao Sistema e aos patrões do futebol e... o seu ódio ao SLBenfica.

Este tipo sabe como ninguém que o novo RJFD é um passo importante para retirar o poder e a impunidade com o que o desporto em geral, mas em particular o futebol, é controlado por alguns "patrões" que enriquecem à conta das modalidades, incutindo um conjunto de esquemas, jogos de interesses e movimentos de corrupção provada.

Num país apenas com o nível de desenvolvimento do Zimbabuwe, após a aprovação do novo RJFD e findo o prazo dado às Federações para implementarem o novo regime jurídico, teriam aparecido imediatamente as sanções previstas na lei, com as Federações a perderem o seu estatuto e todas as competições por elas organizadas a serem dramaticamente afectadas:

- Paravam todos os campeonatos não profissionais
- Paravam todas as competições de formação
- Paravam todas as competições de futsal, futebol feminino, etc.
- A selecção nacional ficava impedida de ir ao Mundial
- Eram cancelados todos os acordos de tacho (ops! patrocínio) da FPF
- etc. etc. etc.

Isto para o caso da Federação de Futebol, dado nas demais deveria aplicar-se o mesmo modelo.

Basicamente, estaríamos a falar de algo tão simples quanto... cumprir-se a lei. Bem sei que esta definição em Portugal é algo um tanto subjectivo, mas há coisas que a partir de um determinado ponto se tornam alvo de chacota por pessoas com mais que 5 de QI.

O que aconteceu então. Findos muitíssimos meses sobre o prazo dado às Federações para dificultarem a vida aos "patrões" que dominam os respectivos desportos, o Sec. de Estado mais incompetente que me lembro de ter visto, aparece com pompa e circunstância a enganar o "Zé Povinho":

Será suspensa a Utilidade Pública da FPF mas...... "não existe qualquer reflexo nas competições nacionais de futebol".

Ou seja, há leis e para quem não as cumpre à multas, coimas, penalizações, condenações, medidas de coação, penas, etc... Agora imaginem que o criminoso era condenado, mas que lhe diziam que não tinha que cumprir a pena... Ahhhh mas era condenado!

A pergunta que qualquer criança com mais de 3 anos faria é: Mas é condenado a quê, então?

EXACTAMENTE! A rigorosamente NADA! Ou seja, à boa moda do Governo faz-se um grande alarido, mandam-se umas paragonas porque o "zé tuga" só ouve metade das coisas (grande parte nem as percebe) e no final fica tudo na mesma.

Foi precisamente isto que aconteceu... o Sr. Dr. Laurentino Dias, para mim o mais incompetente de todos os membros de Governo desde que me lembro, limitou-se a fazer "show off" para não cair no ridículo de estar deliberadamente a proteger os seus amigos que têm tachos no futebol: Madaíl, Oliveira, Pinto da Costa, Jorge Mendes, Armando Vara... etc.


Pouco sobra nesta podridão que não faz um jornal desportivo ou generalista tocar no tema, uma televisão, rádio... NADA! Continua tudo cantando e rindo como se estivesse tudo bem e nos fins de semana lá estarão para continuar a sustentar isto com o dinheiro que custa a ganhar todos os meses.

terça-feira, 16 de março de 2010

A Carta de Vieira (Outra ou "A" perspectiva!?)

 ●  1 comentário  ● 
Não posso deixar de chamar a atenção para análise do Mister D, no Blog Ndrangheta, sobre a Carta de Luis Filipe Vieira ao seu amigo Joaquim Oliveira. Link AQUI.

Não é algo que não tenha pensado e que desejo que não seja a verdade dos factos, mas as incongruências identificadas pelo Mister D - e para as quais não tinha dado a devida atenção - merecem algum cuidado de análise.

Seja como for, o lado positivo é que o Dpt. de Comunicação se está a mexer. Esperemos que não se verifique o lado negativo que olha para isto como um "fait diver".

Administrador ou... Perfeito ANORMAL?

 ●  4 comentários  ● 



Sim! Este ANORMAL era Administrador da PT (já vimos como)...

Como será que começava a carta do SLBenfica??? "Exmo. Atrasado Mental Debilóide..."?

Parabéns Presidente (ou lá quem foi que teve a ideia) II

 ●  5 comentários  ● 
Vieira ameaça retirar jogos do Benfica à Sport TV

Benfica quer melhorar os contratos relativos às transmissões televisivas dos jogos de futebol.

O Benfica não está satisfeito com a cobertura da Sport TV. Numa carta ao empresário Joaquim Oliveira, Vieira diz que a insatisfação será tida em conta quando for a altura de renegociar os contratos de transmissão.

Os relatos e a realização na Sport TV dos jogos do Benfica ante Nacional, FC Porto, Olhanense e Belenenses foram a gota de água. Luís Filipe Vieira, presidente dos encarnados, escreveu a Joaquim Oliveira, presidente do conselho de administração da Sportinvest, em protesto quanto à tendência da emissão. Na carta, enviada nos primeiros dias de Janeiro, o dirigente benfiquista iliba Joaquim Oliveira de qualquer responsabilidade, mas não deixa de alertar para relatos que, segundo Vieira, estão longe de ser isentos. Envolvido em reuniões, Joaquim Oliveira não esteve disponível para comentar este assunto e na Sport TV não há conhecimento acerca da existência deste documento e, da parte do Benfica, não houve qualquer comentário.

O aviso chega no final da carta. A partir de agora, a atitude do canal desportivo será alvo de atenção redobrada e, como Vieira frisa no final, será tido em conta quando chegar o momento de renegociar os contratos dos direitos televisivos. Melhor que ninguém, Vieira e Joaquim Oliveira sabem que a actual ligação entre Benfica e o canal temático termina na temporada de 2012/13.

O número de repetições, o angulo das câmaras, as opções dos realizadores e os comentários feitos no decorrer da partida são analisados pelo presidente benfiquista.
PECA POR TARDIA E POR BRANDA...

Temo que seja não mais que um elemento de pressão em torno da renegociação que eu gostaria que não existisse e o Benfica partisse para um novo parceiro neste domínio. E há soluções, meus caros. Não as haverá, na dimensão do sonho de DSO (40 ou 50M€/ano), mas há soluções... e muito interessantes.

Em jeito de nota de rodapé, fica o aviso do GB para a eventualidade de isto poder ser apenas um "fait diver" para mostrar aos sócios que o "amigo" Oliveira é efectivamente pressionado e blá blá blá. Em abono da verdade, esta carta tem "a cara" de LFV, pelo que acredito que tenha sido verdade.

segunda-feira, 15 de março de 2010

FCP prepara 2010/11... Fora do Campo

 ●  3 comentários  ● 
Há umas semanas - dia 27 de Fevereiro - o GB lembrava que era Importante estar atento ao cheiro a esturro! Falavamos, a propósito, que o Clube dos Corruptos se preparava para apoiar uma candidatura de fachada, com Rogério Alves como testa de ferro de Guilherme Alguidar.

Recordo a todos que este homem é um dos piores cancros da Liga de Clubes e da FPF, estando intimamente relacionado com todas as constituições regulamentares, revisões de regulamentos, etc. Este homem conhece os meandros dos regulamentos, as formas de fuga e onde deverão ser colocados os "amigos" estratégicos do Sistema, que farão passar as decisões, recursos e afins.

O que não estava no programa era a humilhação sofrida pelos Corruptos em AlvaLIDL, que levou Giorgio a virar a norte de novo para, em conjunto com o seu fiel cão de fila Salvador de Braguilha, José Couceiro.

Recordemos o percurso de mais este "filho do sistema":

» Começou a sua carreira no Alverca, onde começou por ser administrador da SAD quando Luis Filipe Vieira deixou o Clube para o SLBenfica e depois treinador da equipa principal de futebol.

» Saiu do Alverca para o Vitória de Setúbal em 2004 e foi na mesma época para o FC Porto e não conseguiu alcançar o título nacional (SLBENFICA CAMPEÃO). Ganhou ainda assim o prémio de melhor treinador português.

» Em 2005 foi para o Belenenses, onde não conseguiu escapar à zona de despromoção.

» De seguida, foi treinar a selecção nacional portuguesa de sub-21, em simultâneo com a selecção nacional de sub-20.


Então vejamos o que aconteceu com a saída de Luis Filipe Vieira do Alverca, passou de reles roupeiro a dirigente e treinador num clube alinhado então com o FCPorto... passou para o Setúbal (recordo que é o clube em que os sócios assume que os resultados com o FCPorto são favorecidos a troco de ajudas); depois para o centro da corja onde acumulou fracassos, mas não o impediram de mais um tacho no outro clube que favorece sempre o FCPorto (e há dois anos que ganha com isso na secretaria evitando a descida de divisão), o Belenenses. A cereja, de já tão queimado em clubes foi... a FPF de Merdaíl.

O percurso deste tipo foi conduzido, qual marioneta, pelo nosso conhecido corrupto Giorgio di Bufa, que agora o retira de novo do campo para mais um tacho, desta feita na sede da Liga de Clubes, como presidente e fiel defensor da Corrupção no Futebol Nacional.

Com José Couceiro (com Guilherme Alguidar na sombra) na Liga e com Merdaíl na FPF, estarão reunidas as condições para recuperar a tradição de processos como aquele que ilibou o FCP na UEFA por corrupção, com a preciosa colaboração da FPF e do CJ da FPF liderado então pelo Mugabe Português e ex-atleta e dirigente do FCPorto.

Depois de termos Liedson e Deco a afirmarem que não são portugueses, mas sim brasileiros (ainda que vão em Maio passar férias à Africa do Sul pagas pela FPF)... só faltava mesmo ver a Liga ser de novo toma de assalto pelo poder corrupto.

O honesto Ricardo Costa pode começar a fazer as malas, porque com este Couceiro na Liga, não haverá lugar para gente honesta e impoluta... "Jobs for the Boys".

Termino com uma dúvida: A Blogosfera começa a movimentar-se, o GB como sempre sai no grupo dos primeiros a denunciar esta situação. O que está o Benfica a fazer para evitar estas movimentações e apoiar um lista que combata esta situação e lute pela permanência na Liga de uma estrutura directiva que pugne pela Justiça e Verdade Desportiva?

ESTÁ A NASCER, DEBAIXO DO NOSSO NARIZ, UMA MANOBRA COM VISTA A UM NOVO JEJUM DESTA ONDA VERMELHA IMPARÁVEL DENTRO DE CAMPO... e não vejo nada a ser feito contra... e o que for feito, já vem tarde.

Não se fazer petições, mas se soubesse era esta

 ●  7 comentários  ● 
Deco: "Não sou português"

“Sou brasileiro. E não consigo ver a minha vida sem Portugal”, disse Deco em entrevista à Globo. “Amo Portugal por tudo o que me deu. Mas não sou português”, afirmou.

DECO expulso da selecção nacional JÁ!

domingo, 14 de março de 2010

3 jogos, 3 vitórias... dois títulos e um sonho!

 ●  10 comentários  ● 
Sim! Estou totalmente de acordo com JJ: Este jogo era importantíssimo no rumo para o título e deixa-nos numa situação muito clara:

Vitória 1
Ao vencermos o Braga, como estou plenamente convicto, ficaremos com 6 pontos de avanço sobre o segundo classificado e (pelo menos) 11 pontos sobre o terceiro... a 5 jogos do fim.

Em 23 jogos o Benfica apenas por uma vez cedeu os três pontos (Braga) e por quatro vezes cedeu dois pontos, num total de onze pontos perdidos em 23 jogos.

É, por isso, totalmente improvável que em cinco jornadas possamos perder mais do que dois/três pontos (no máximo). Assim, a vitória no próximo jogo do campeonato será, possivelmente, o grande rumo para o título que acredito que celebraremos em casa, antes da deslocação ao Dragão ou, se tudo correr bem, festejaremos MESMO no Dragão.

Vitória 2
Em Marselha! O jogo da Luz sofreu uma pequena "vingança do minuto 90", mas estou totalmente convicto que tal não nos desviará dos quartos de final da Liga Europa. Contudo, estou seguro que para passarmos em Marselha, vamos ter que nos superarmos e marcar pelo menos dois golos no Velodrome!

Vitória 3
Ainda antes do Braga, o Benfica vai ao Algarve defrontar os Corruptos para a Taça da Liga. Naquele que pode ser o primeiro título da época e a revalidação do título da época passada, esta é para mim a vitória menos importante das três e aquela em que espero que o JJ opte por jogadores mais frescos, dando o merecido descanso aos mais utilizados antes da viagem a Marselha.

Por outro lado, ver a nossa segunda linha a vencer os Corruptos sedentos de um títulozinho (por menor que seja), será um prazer.


Em resumo... as três vitórias, nos três próximos jogos deixar-nos-á com um primeiro título no Museu da Luz, lançados para o nosso grande objectivo da época e... à beira de uma linda caminhada na Liga Europa.

ranking