O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 31 de março de 2010

Vieira, Fernando Gomes e a Liga de Clubes

. 6 comentários
Como tinha manifestado ontem, fiquei com uma enorme apreensão na entrevista de Luis Filipe Vieira a propósito do (não falado) tema das eleições para a Liga de Clubes. A forma respeitosa e quase elogiosa com que falou de Fernando Gomes, enaltecendo a sua honestidade, apesar de referir que têm uma desavença pessoal, deixou-me... apreensivo. Que fique aqui bem claro, se alguém do Benfica lê (e eu sei que lê) o Blog GeracãoBenfica:

A pretensa desavença que esteve na origem da saída de Fernando Gomes da SAD do FCPorto não passa de um golpe de teatro com um objectivo bem identificado: Reunir os apoios dos clubes e Presidentes que não pretendem alinhar-se com uma facção FCPorto.

O GB sabe, de fonte segura, que as relações de Fernando Gomes com Pinto da Costa estão bem e recomendam-se e que todo este processo da saída de Fernando Gomes da SAD e posicionamento para a Liga, num momento em que Rogério Alves se preparava para querer ser a candidatura do Sistema, foi tudo um esquema muito bem pensado e montado.

O esquema é simples e assenta nos mesmos princípios que colocaram Manuel Damásio na Liga apoiado por Pinto da Costa e que colocaram Artur Jorge no Benfica pela mão do mesmo Presidente.

O Sistema procura que o Benfica baixe a guarda, através de relações de confiança com algumas pessoas que procuram passar uma imagem de idóneas, mas que estão constantemente a fazer "jogo duplo" com os patrões do Sistema (Valentim, Oliveira e Pinto) em prol da garantia de protecção aos clubes alinhados.

Com Fernando Gomes na Liga, não tenho duvidas que assistiremos a um meteórico regresso do Boavista à 1a Liga, das descidas para as divisões não profissionais de clubes das Associações de Futebol abaixo de Coimbra, que serão reestruturados os regulamentos da Liga para repor algumas das ilegalidades que Ricardo Costa tentou corrigir, mas foi vetado pelos Clubes, etc.

Melhor que apoiar Fernando Gomes para a Liga, só mesmo apoiar o próprio Guilherme Aguiar.

O SLBenfica precisa fazer avançar para a Liga de Clubes um nome forte. Alguém de Lisboa, com capacidade para se dedicar a tempo inteiro à Liga. Nomes por mim sugeridos: João Rodrigues (ex Presidente da FPF); Seara Cardoso (ex dirigente do SLBenfica); Carlos Moia (ex dirigente SLBenfica e Presidente Fundação SLBenfica). Mas há outras opções... e nem todas ligadas necessaria e directamente ao Benfica.

Que fique claro que caso Luis Filipe Vieira opte por apoiar Fernando Gomes, o Blog GeraçãoBenfica liderará a recolha de assinaturas para realização de uma AG do Clube sobre esse tema.

PS- Hermínio foi taxativo hoje ao DESMENTIR Pinto da Costa sobre as alegadas itenções de Herminio Loureiro na demissão de Ricardo Costa. Aguardo com expectativa o destaque dado amanhã pelos media a este facto muitíssimo relevante.

Day After das entrevistas

. 4 comentários
Passei de relance os olhos nas análises dos "paineleiros" sobre as entrevistas. Mais uma vez, confesso-vos o meu total desprezo pelo factor Pinto da Costa, simplesmente porque me recuso a dar atenção a alguém que tenta explicar o inexplicável: É CORRUPTO!

Foquemo-nos então no essencial: As entrevistas de Luis Filipe Vieira e de Ricardo Costa, curiosamente, ambas através dos canais de Carnaxide - SIC e SICNotícias.

Para "arrumar" já com o tema do Ricardo Costa, gostaria de vos dar visibilidade sobre a opinião de António Boronha, que subscrevo integralmente, através do tópico take 2: ricardo costa. E sobre isto não vou perder mais tempo. Portugal, e concretamente o futebol, não sabem viver com pessoas com tomates para enfrentar o Sistema. Curiosamente, quando isso acontece, aparecem logo os habituais a dizer que a pessoa em causa é corrupta ou que está lá apenas para defender os interesses do... Benfica.

Pois o GB dá-vos uma informação em primeira mão: A única "ponte" que Ricardo Costa pode ter para o Benfica, prende-se com a relação pessoal que tem com Paulo Gonçalves. Curiosamente, essa personagem do Benfica é, talvez, o único profissional do Benfica que acumula insucessos e rotundos falhanços no que diz respeito às suas funções... mesmo naquelas que dizem respeito à Liga.


Passemos, então, adiante para o que realmente interessa: As reacções à entrevista de Luis Filipe Vieira. A análise do GB está disponível no tópico abaixo: LFV esteve... Brilhante.

Contudo, para os "paineleiros do costume", Luis Filipe Vieira esteve bem apenas porque... Miguel Sousa Tavares esteve mal. Há até quem use a expressão, sobre MST, forte com os fracos, fraco com os fortes...

Em rigor, dizem que MST permitiu a elevação de LFV para ajudar Pinto da Costa na missão de despedir Jesualdo Ferreira e promover uma reestruturação no clube corrupto. Bom... acho que nunca vi argumentos tão rebuscados!

Prefere a maioria dos jornais destacar que Vieira afirmou que Jesus foi "resgatado" quando estava a caminho do FCPorto, com que estava comprometido, porque Rui Costa não quisera (dois anos antes) ter Jesus.

Há até quem tenha chegado ao ridículo de distorcer as palavras do Presidente quando este foi questionado sobre o jogador que mais admirava. A resposta de LFV sobre quem era o melhor jogador do Benfica foi "É A EQUIPA", mas o jogador que mais admiro, pela capacidade de liderança é o Luisão"... o que é bem diferente do que vem na capa do CM em que refere que o Presidente afirmara que Luisão é o melhor jogador do Benfica. TRISTE!!!

Ou seja, querem os jornais (e neste caso não é mentira) passar como ideia fundamental da entrevista que Vieira é o "Salvador da Pátria" e Rui Costa é que foi o bandido que não deixou que toda esta onda crescesse mais cedo. Sejamos sinceros: NÃO É MENTIRA... mas considerar esta a ideia fundamental da entrevista de Vieira é absolutamente redutor e evidencia uma total intenção de criar polémica e desestabilização no Benfica.

Rui Costa parece saber conviver com o papel a que foi relegado depois de ter sido "utilizado" por Vieira num ano complicado (pós Fernando Santos) e em que era fundamental capitalizar a relação com os sócios. Todos no meio jornalístico sabem disso há séculos... o Presidente, agora que a equipa está em alta, assume-o sem pudores. Só não entendo porque querem agora os jornais fazer disso assunto!

O balneário de Jesus está fechado a essas situações e, em vésperas de jogo com o Liverpool, não há qualquer hipótese de o grupo ser desestabilizado. Todos no Benfica sabem o papel de Rui Costa. Desde os roupeiros... aos jogadores, todos sabem o papel de Jesus e a "linha directa" com o Presidente.

Não há qualquer polémica, novidade ou motivo de destaque.

A questão que coloco é:

- Porque não preferem destacar que o Presidente reforçou que lideramos em Portugal em matéria de inovação e novas fontes de receita?
- Porque não preferem destacar que o Presidente afirma que sendo campeões e passando a fase de grupos da Champions, o clube é perfeitamente sustentável sem estar dependente de vendas de jogadores?
- Porque não preferem destacar que o Presidente tem os "grupos organizados de sócios" bem acompanhados (à sua maneira, é certo) e não se tem visto esses grupos de benfiquistas a provocar distúrbios ou a proferir insultos e impropérios durante os jogos, como fazem as legalizadas claques adversárias... mas ainda assim somos os mais penalizados financeiramente pela Liga?

... Entre muitas outras coisas. Inclusivamente, se quiserem ser incómodos, porque não questionar o tema (ou ausência dele) das eleições para a Liga de Clubes?

Enfim... é o Day After das entrevistas e o jornalismo sensacionalista que temos, mas que o povão vai comendo.


terça-feira, 30 de março de 2010

LFV esteve... Brilhante!

. 9 comentários


Para começar, deixem-me dizer-vos que sou sócio do SLBenfica. Logo, tal como LFV tanto referiu ao longo da entrevista com o Plagiador Tavares, só me interessa o Benfica. Por isso mesmo não perdi tempo a ouvir o Pinto da Costa lamentar-se, inventar desculpas e histórias na entrevista à portista Judite de Sousa - deve ter sido um hino à parvoice.

Sobre a entrevista de LFV, resumo-a numa palavra: BRILHANTE!

Antes de haver que venha destilar veneno porque o estou a elogiar, quando são conhecidas algumas diferenças de opinião, deixem-me explicar-vos uma coisa importante:

Há uns dias, um Amigo perguntava-me "mas afinal tu és contra ou a favor da direcção? umas vezes apoias algumas coisas, outras criticas...". O GB respondeu algo simples: "Eu sou pelo Benfica. Não sou apoiante de ninguém..."

E é assim mesmo... o facto de viver acima de tudo apaixonado pelo SLBenfica, faz com que seja capaz de me distanciar das pessoas para lhes elogiar o melhor e criticar o menos bom.

Hoje, considero que LFV esteve absolutamente brilhante. Só procurando muito consigo encontrar algo a apontar - e confesso que seria apenas por preciosismo. Hoje, quando a entrevista terminou, comentei para quem me acompanhava: O Presidente esteve muitíssimo bem, brilhante mesmo.

Mas vamos aos pilares fundamentais e começando exactamente por aquele que pode custar a alguns benfiquistas ver por este prisma, mas que é a verdade dos factos: RUI COSTA! Há uns meses atrás, o GB afirmava que Rui Costa, contrariamente ao que LFV anunciara (e permitira) inicialmente, não era o mentor do futebol do SLBenfica.

Choveram, na altura, raios e coriscos sobre o GB. Uma heresia criticar Rui Costa... blá blá blá! Bem atiravam ao lado, pois o GB apenas constatava um facto com o qual até... concordava. É fácil procurar tópicos de 2009 e até 2008 em que o GB defendia que a Rui Costa deveria caber um papel mais resguardado e blindado às pressões externas e dos resultados.

Mas não... todos gostavam da ideia de acreditar que Rui Costa é que pensava e idealizava todo o futebol do SLBenfica (assim foi, mas apenas um ano e, infelizmente, para LFV capitalizar a simpatia dos sócios num momento especialmente adverso para ele).

Hoje LFV foi claríssimo (e eu concordo em absoluto com a sua decisão): Rui Costa está em aculturação e formação, em crescimento e aprendizagem. As decisões e estratégia cabem, principalmente, a Luis Filipe Vieira (e Jorge Jesus). Rui Costa faz parte da equipa de gestão, dará a sua opinião e posição, mas não é (de todo) o pilar de decisão.

Facto negativo? DE TODO! Penso que Luis Filipe Vieira está correctíssimo, que tal é o melhor para Luis Filipe Vieira, para Jesus, para Rui Costa... mas acima de tudo para o SLBenfica.

Rui Costa poderá ser, num futuro mais longínquo, um futuro Presidente do SLBenfica. Mas será um longínquo que terá mais uns 6 anos, talvez, a julgar também pela expressão do Presidente que afirmou hoje que se os sócios quiserem, ele estará no clube por muitos anos. Saberá Rui Costa esperar? Veremos...! Saberá Rui Costa aprender? Veremos...!

Ainda no futebol, ficou clara a comunhão entre Luis Filipe Vieira e Jorge Jesus, amigos de longa data, ex-vizinhos, e que (pelos resultados, que são o melhor barómetro) está a funcionar muito bem, com méritos óbvios para Jorge Jesus, pelo seu imenso conhecimento.

Em matéria de jogadores, Luis Filipe Vieira quis passar a mensagem que poderá resistir às vendas de jogadores. Eu diria que apenas um projecto de lutar pela Champions já no próximo ano, um reforço muito significativo da massa salarial da maioria dos jogadores (e treinador), assim como um acordo com o BES/ESAF o poderá permitir.

Em circunstâncias normais, ainda que o Presidente diga o contrário (por motivos óbvios - e já falarmos adiante de "vender o sonho aos benfiquistas"), eu estimo que sairão três, no limite, quatro jogadores da elite do plantel - DiMaria e David Luiz, Ramires será um acordo do passado e Cardozo poderá sair igualmente. Oxalá esteja enganado...


Luis Filipe Vieira esteve igualmente muito bem a "dominar" o dócil e mal preparado Plagiador Tavares. O entrevistador falhou em diversos temas... coitado o homem até se esqueceu de desligar o telemóvel.

Falou no tema Hulk. Bem informado, pecou apenas por escasso. Penso que para calar esses "paineileiros" e "comentadeiros" destes futebol, o Benfica poderia até sugerir à Liga a reposição dos miseráveis dois pontos que o FCPorto perdeu na ausência do Hulk nestes 12 jogos. Assim acaba-se o choradinho... Estão a 11 pontos, ficavam a 9! Contentes, corruptos?

Financeiramente sustentou todos os seus argumentos e deixou claro que o plano de crescimento desportivo do SLBenfica prevê um Benfica presente todos os anos na Champions League (portanto, Campeão Nacional) e a ultrapassar, pelo menos, a fase de grupos.

Explicou que a prioridade do SLBenfica é o campeonato nacional e as provas nacionais, em termos de conquista de títulos, o que mais uma vez faz todo o sentido.

No que diz respeito ao Apito Dourado foi taxativo ao considerar que o FCPorto conquistou inúmeros campeonatos e taças nos últimos anos à custa de favorecimentos e corrupção. Foi possível perceber que o Plagiador Tavares não valoriza o conteúdo das escutas evidentemente demonstrativas da corrupção praticada por Pinto da Costa, mas sim as decisões dos tribunais ao anularem as mesmas. Típico de adepto de clube corrupto...

Luis Filipe Vieira defendeu os adeptos do SLBenfica, ao reforçar que não temos claques, logo não há qualquer tipo de ilegalidade entre os sócios do SLBenfica. Contudo foi taxativo: mais do que repressão, estes adeptos precisam de diálogo... mas que isso não signifique ser complacente com atitudes de violência ou algo semelhante, pois serão reprovadas. RESULTADO: Os adeptos e sócios do SLBenfica, têm sido dos mais brilhantes e nada (zero) violentos.

Como não poderia deixar de ser, Luis Filipe Vieira falou dos direitos televisivos. Tem uma expectativa (penso que moderadamente realista) de os direitos poderem chegar aos 20M€. Negocialmente, com a Olivedesportos, não falta muito - faltam negociar 5M€ ;).

Este é um ponto que, como sabem, tenho uma opinião diametralmente oposta à de Luis Filipe Vieira e não consigo, de todo, olhar para Joaquim Oliveira como "amigo" e muito menos considerar que o SLBenfica tem uma dívida de gratidão com esse personagem que muito e muito nos prejudica e quando não o faz é SEMPRE em proveito próprio.

Ficou, neste tema, claro que as receitas com este segmento terão que subir - LFV considera 15M€ um valor baixo... e é - mas que não irão subir até ao sonho imaginário de Domingos Soares Oliveira: 40 a 55M€/ano.

Outro tema falado por Luis Filipe Vieira e aqui muito explorado no ano passado pelo Blog GeraçãoBenfica tem a ver com que o Vieira chamou hoje de... "vender o sonho". Desde os 300.000 sócios, até ao melhor clube da Europa, passando pela espinha dorsal da selecção, etc... Vieira prometeu muita coisa que jamais poderia ser efectiva. Mas como ele disse, e bem, nunca por falta de vontade dele.

Contudo, é certo que era fundamental catalizar! O Benfica precisava, como Luis Filipe Vieira disse, que vendessem o sonho aos adeptos. O GB aqui há uns meses disse que é preciso saber ler nas entrelinhas aquilo que o Presidente diz e não vir assinar por baixo perante toda a palha. Pois bem, mais uma vez o GB teve razão.

Bem sei que há muitos que não gostam que me vanglorie pelas vezes que tenho razão no que escrevo, para esses uma palavra: AZAR!

O que é facto é que Luis Filipe Vieira conduziu hoje a entrevista com um à vontade poucas vezes visto. Assumiu alguns erros (também já apontados no passado pelo GB); assumiu com frontalidade alguns factos (também já apontados/analisados no passado pelo GB); etc. etc. etc.

Perante estes dados, não há porque vir à procura de pontas soltas ou criticas gratuitas. O Presidente do SLBenfica esteve muitíssimo bem. Ficou apenas a faltar das Eleições para a Liga de Clubes, e já que o entrevistador não foi incisivo no tema, deveria ter sido o Presidente a focar bem este tema.

Fiquei ali com algum receio de um apoio do SLBenfica à candidatura de Fernando Gomes... mas pode ser apenas um receio infundado pelo que não me alongarei no tema, até porque o Presidente quis fugir a essa questão.

Por tudo o que acima apresentei, resta-me dizer que com uma postura assim, franca e honesta, e sem as manobras que caracterizaram o momento eleitoral, Luis Filipe Vieira teria tido novamente (porque já teve antes) o meu voto, ao invés de eu ter votado em branco.

Gostei. Parabéns Presidente!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Mais calmo...

. 7 comentários
Agora que já me passou a euforia da excelente vitória sobre o Braga, já com os pés na terra posso dizer-vos que o sentimento é de contentamento.
Obviamente que NADA GANHÁMOS (sim porque uma equipa e o treinador já tinhamos ganho há muito), mas estamos perto... muito perto de celebrar.

Mais à noitinha prometo-vos um tópico mais completo, pois os afazeres profissionais nao me permitem mais nesta fase.

CARREGA BENFICA! Mas é absolutamente vital nao esquecer os tópicos abaixo sobre a Liga de Clubes

sábado, 27 de março de 2010

CAMPEOOOOOOOOES

. 5 comentários
Mesmo que queiram... Este já ninguém nos tira!!!!!!!!!!!

TRAGAM AS FAIXAS E LIBERTEM O MARQUÊS DE POMBAL

sexta-feira, 26 de março de 2010

Em véspera de Benfica x Braga...

. 19 comentários
Confesso-vos a minha estupefacção com a forma infantil como o Benfica está a lidar com tudo o que se está a passar no futebol português. O filme repete-se, os actores também... e o resultado será sempre o mesmo enquanto, ao contrário do que apregoam, os interesses pessoais estiverem à frente dos interesses corporativos.

Eu não tenho que ser politicamente correcto. Nunca fui, nem quero ser. Não sou dos que acreditam que o Benfica para ter sucesso devemos todos estar calados e não criticar o que está mal...

E os factos dão-me razão: Os melhores momentos desportivos do SLBenfica na última década, foi quando houve necessidade que "cerrar fileiras" e ser mais forte (ou no caso mais esperto) que outros, com o objectivo de manter um rumo que o actual Presidente acredita ser o correcto.

Exactamente por esse facto, ignoro totalmente o facto de ser véspera do jogo com o Braga para assumir a minha posição de total descontentamento com a atitude infantil dos dirigentes do SLBenfica e com a incompetência do nosso quadro jurídico, liderado pelo pseudo-profissional REMUNERADO, Paulo Gonçalves. No "reinado" de Luis Filipe Vieira NUNCA o Benfica logrou vencer na secretaria qualquer processo em que esteve directa ou indirectamente envolvido. NUNCA!

Poderão dizer-me, e é verdade, que o FCPorto tem a "estrutura montada" de modo a influenciar os processos de decisão. Mas também vos posso dizer que o SLBenfica conhece, em detalhe, todos esses factos, pessoas, fragilidades e pontos fortes. Se não os ataca é porque ou não quer, ou não tem interesse ou... são incompetentes.

Há, pelo menos, três vectores que não compreendo (absolutamente) com é possível o Benfica não ter uma voz e uma acção efectiva sobre esses temas:

1. Apoio e Suporte à actual Direcção da Liga de Clubes
2. Eleições para a Liga de Clubes
3. Intervenção sobre a FPF

Vamos abordá-los em conjunto, pois como sabem, no Sistema nada funciona isoladamente.

A componente da arbitragem e da disciplina são dois pilares importantes de sustentabilidade do modelo de corrupção. Em primeira análise porque permite garantir a protecção e evolução de carreira dos "árbitros amigos" e em segundo porque garante o controlo das decisões regulamentares inerentes ao comportamento dos jogadores das equipas "alinhadas" e, especialmente, dos adversários.

No actual Regime Jurídico das Federações, quem domina e controla (55% do poder de voto) são as Associações. Entre estas, quem domina os votos é o eixo AFPorto/AFBraga/AFAveiro.

É deste "cozinhado" que saem as nomeações (não são eleitos) para os orgãos de jurisdição da FPF, entre os quais o Conselho de Justiça. Ora, já está bom de ver que se Porto, Braga e Aveiro controlam todas as acções, a AFPorto é a mais importante de todas (o rateio de voto é feito em função do número de clubes dessas associações nas competições profissionais), é óbvio que são sempre nomeados amigos, ex-dirigentes, ex-atletas, etc. etc. etc.

Estes orgãos são, também, a última etapa de decisão dos processos regulamentares. Ou seja, a Liga pode decidir o que quiser (FPF e Liga não se regem pelo mesmo regulamento), porque depois a FPF pode sempre anular, reconverter, incrementar, etc.

Porque se há-de preocupar o FCPorto com o Ricardo Costa e a CD da Liga, se tem sempre forma (sem levantar ondas, por ser um orgão com pouca visibilidade) de reverter todas as decisões?!?!?

Então porque o FCPorto está sempre a "atacar" o Ricardo Costa? Simples... para o descredibilizar e dessa forma garantir que quando o CJ da FPF intervém em contrário não é colocado em causa.

Simples, não é!?! Mas agora juntem lá a isso a possibilidade de ter também o Presidente da Liga na mão, sim... a pessoa que nomeia o Presidente da Comissão de Disciplina da Liga. Tudo se tornará mais fácil, não?

Talvez por isso seja tão importante para o FCPorto andar a trabalhar na descredibilização de Herminio Loureiro e Ricardo Costa há mais de um ano antes das eleições na Liga, para assim facilitar a entrada de um elemento "controlado" pelo FCPorto.

Mas vai mais longe... o apoio de Laurentino Dias (PS) é fundamental para tornar a vida de Herminio Loureiro (PSD) num inferno, fazendo desta situação uma arma política, ao apenas intervir favoravelmente em temas do interesse da... FPF e deixando sempre a Liga entregue a si mesma sem qualquer apoio do Governo.

Ora, coloquem-se no lugar do Herminio Loureiro. Tem contra ele o FCPorto, a AFPorto, AFBraga e AFAveiro (quem mais peso tem na Liga), tem contra ele até o Sporting porque estupidamente mantêm-se alinhados com o FCPorto à mingua das migalhinhas que o Pinto da Costa deixa cair...

... O que poderá fazer manter o Herminio Loureiro no lugar e simplesmente não renunciar à recandidatura!??! O Benfica, pois claro!

Herminio Loureiro quis deixar obra feita na Liga e ficar associado à revelação do maior combate à corrupção da história do futebol. O Benfica saiu a terreiro a iniciar e contribuir para o processo, mas... Estupidamente abandonaram o processo a meio, rendendo-se às contrariedades que envolveram o processo Apito Final quando foi alvo de recurso para o CJ da FPF.

Ora, se não interessa a ninguém dos "clubes alinhados" combater a corrupção sob prejuízo de perderem as contribuições e malas de notas que usufruem como compensação pelos serviços prestados ao Sistema, se as Associações incentivam a isto (os clubes pequenos foram os primeiros a apoiar... Fernando "FCP" Gomes para a Liga)... e se o Benfica está adormecido nestes temas, o que faz lá Herminio Loureiro além de se tornar uma presa fácil e um alvo a abater????

Pois é! Infelizmente o Benfica apanhou-se a ganhar e rapidamente se esqueceu que o Sistema abate o Benfica em três tempos, como tem vindo a fazer nos últimos anos, quando tem o domínio de todas as variáveis da equação.

O caminho que aparentava estar a ser trilhado era o mais correcto. Uma atitude dominadora e prevenida dentro de campo (imune a pressões e outras "jogadas" do estilo) e ao mesmo tempo estar "escudado" por uma Liga de Clubes suficientemente imparcial para, pelo menos, não pactuar com as situações mais evidentes.

Depois, era paulatinamente ganhar terreno na Liga, FPF, etc... até irradiar totalmente as "ervas daninhas" lá plantadas pelo FCPorto... pelo Sistema Corrupto.

Mas infelizmente nada disto sem confirmou e o Benfica deslumbrou-se com a primeira parte - as vitórias. Os dirigentes do SLBenfica revelaram-se deslumbrados com o ambiente de vitória, com a possibilidade de serem reconhecidos como fortes, como melhores que os demais... NÃO SOUBEMOS SER GRANDES... SER LÍDERES.

... ao mesmo tempo, o FCPorto dá de borla este campeonato a troco do silêncio com que prepara o novo "assalto ao poder", assegurando o atraso (o mais possível) da revisão dos estatutos (e consequentes eleições) na FPF- com o apoio do Governo, assegurando a manutenção dos seus "fieis escudeiros" nos orgãos de jurisdição da FPF e, machadada final, elegendo o novo Presidente da Liga de Clubes.

Com este "plano maquiavélico" em marcha, escusado será dizer que a facilidade de depois gerir o tema "ARBITROS" e, especialmente, OBSERVADORES e DELEGADOS... é brutalmente simples.

Com isto o regresso da adulteração das Classificações de árbitros e observadores será canja para os "patrões do costume".

A pergunta que coloco é: ESTAREI A VER MAL O FILME? OU ESTARÁ O BENFICA MESMO A DORMIR?

quinta-feira, 25 de março de 2010

Sabem que fica a liderar a Liga?

. 10 comentários
... Andreia Couto! Irmã do ex-jogador do FCPorto, Fernando Couto.

Será ainda ninguém entendeu no Benfica, que tudo o que acontece nas instituições com ligações directas ou indirectas ao poder desportivo (e especialmente ao futebol) em Portugal vai ter... ao FCPorto?

Com este Carnaval todo de que agora aparentemente o FCPorto agora é vítima já ninguém se lembra:

» Da camuflada "tomada de poder" que a Liga vai ser alvo pelo FCPorto (via Fernando Gomes, ou mesmo outro que possa estrategicamente ser ainda escolhido)

» Das agressões do Burro Alves na Final da Taça da Liga. Por menos o Javi Garcia foi suspenso dois jogos

» Das inequívocas derrotas do FCPorto com Sporting (3-1), Arsenal (5-0) e Benfica (3-0)

» Da vergonha que é o FCPorto dominar o CJ da FPF e mais uma vez sair beneficiado INDEVIDAMENTE por este orgão, como já acontecera há dois anos no processo na UEFA e no Apito Final.

» Do castigo a Vandinho que foi MANTIDO em três meses (por muito menos que as bárbaras agressões de Hulk, Sapunaru, Helton, Rodriguez e Fucile na Luz), tudo porque o Braga está a colocar o FCPorto fora da Champions e estes já viram que o Benfica será campeão no campo.

» Dos motivos que levaram o CJ a despenalizar os jogadores, ao considerarem os stewards (ou polícias, ou bombeiros, etc.) no mesmo patamar que... um adepto. UMA VERGONHA, especialmente quando no passado um bombeiro foi considerado parte integrante do jogo num caso que envolveu o FCPorto.


ESTE PAÍS DE MERDA METE NOJO!!!!!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Futebol Português de Luto - ETERNO

. 9 comentários
Nem sequer vou cometer a ousadia de me alongar sobre o tema dos castigos. É um exemplo, apenas, do país em que estamos. Vou apenas apontar o "estado da arte" no futebol:

» A Federação RECUSA-SE (impunemente) a implementar o Regime Jurídico LEGISLADO pelo Governo;

» Os Dirigentes do FCPorto foram apanhados em escutas que COMPROVAM actos de corrupção e as escutas foram anuladas e os dirigentes absolvidos.

» O FCPorto foi COMPROVADAMENTE beneficiado para ir à Champions e a FPF, através do CJ (sim, o mesmo que "libertou" hoje os agressores), montou o esquema necessário para os ilibar, com o conluio da UEFA na protecção de um dos G14 - FCPorto.

» Os jogadores do Porto viram castigos da Liga de 4 meses serem reduzidos no CJ da FPF para... 3 jogos! Não... eu não me enganei, não são três meses... é mesmo de 4 meses para 3 jogos! E NÃO! Não são regulamentos diferentes aqueles pelos quais se regem a FPF e a Liga.

» Há árbitros que frequentam a casa de dirigentes e recebem, comprovadamente, dinheiro, viagens, favores para a familia, etc... O que acontece aos árbitros e dirigentes? NADA! Tudo arquivado.

» Como expliquei no tópico anterior, os menos maus dirigentes da Liga de Clubes estão agora a cair (Herminio demitiu-se, mas está a caminho do fim de mandato. As explicações foram: "Sem prejuízo de considerar que a justiça desportiva está a funcionar nos órgãos próprios, entendo que o facto de o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol ter hoje dado, em parte, provimento aos recursos dos jogadores da FC Porto, Futebol SAD, Hulk e Sapunaru, tem implicações que ultrapassam a justiça desportiva".) para dar lugar a ex-dirigentes do FCPorto.

Não vou tecer mais comentários, e penso que o fumo branco da nova imagem do Blog GeraçãoBenfica é bem demonstrativo do que penso.

PS- O FCPorto pede agora compensação desportiva pela ausência do Hulk e do jogador que emprestaram para a Roménia. Eu diria que a compensação desportiva foi mesmo a ausência... mas como estamos em Portugal, fala-se na impugnação de um campeonato em que o Benfica, desportivamente, passeia classe e qualidade. Inqualificável.

PS 2 - Herminio Loureiro fez o que tinha que ser feito e está, mais uma vez, de parabéns! Laurentino Dias, se nada fizer, demonstra mais uma vez que o seu passado ligado à Casa do FCPorto de Fafe ainda fala mais alto.

GB corrige... o GB!

. 4 comentários
Caros, a 15 de Março deixei-vos a minha visão de como o FCPorto prepara 2010/11... Fora do Campo. Mas impõe-se uma correcção. Cada vez mais estou certo que o FCPorto está a preparar um ciclo de mais três ou quatro anos.

Este ano tem mais força a frase de LFV, um dia dita de forma desbocada e perigosa “É mais importante ter pessoas na Liga do que contratar bons jogadores.” Só que LFV pensou o que nunca deveria ter dito e... nunca efectivamente o fez ou beneficiou disso (e ainda bem, pois não somos campeões ou burlões de secreataria)... Mas o FCPorto fez no passado e está a preparar o futuro.

Fernando Gomes está a caminho afirmando ter um «projeto extremamente interessante e atraente para um novo ciclo».

Todos sabemos que este será o regresso do eixo de poder, corrupção e jogo sujo à Liga (que ainda não está limpa - longe disso - mas está bem melhor com Herminio e Ricardo Costa).

O FCPorto pode não estar a jogar a ponta dum corno dentro de campo, mas fora de campo está a jogar e muito. Já abafou a pretensa candidatura do Rogério Alves (SCP) e lançou nomes a terreiro para criar confusão e evitar candidaturas (José Couceiro), apostando forte no pilar de sustentação "Fernando Gomes" que não tenho duvida nenhuma que será apoiado com mestria corrupta por Guilherme Aguiar - o obreiro dos regulamentos furados e cheios de criatividade engenhosa da Liga. Se este nome falhar em alguma medida de consenso, as reservas estão feitas e identificadas, pelo que seja por que caminho for, eles sim consideram e aplicam que “É mais importante ter pessoas na Liga do que contratar bons jogadores.

Como a 15 de Março, pergunto novamente: O QUE ESTÁ O BENFICA A FAZER CONTRA ISTO??!?! Ou será que queremos mais um ciclo infernal de investimentos em jogadores e treinadores a serem deitados à rua por um Sistema Corrupto e 100% orientado ao sucesso do FCPorto, custe o que custar????

Com a imensa qualidade e potencial que temos... QUERO MAIS, MUITO MAIS do que estamos a fazer de brilhante este ano. Mas para isso temos que fazer mais, também fora de campo!!!

INTERESSANTE (recebido por email)

. 3 comentários
(Autor desconhecido, recebi como um daqueles "Chain Emails", que aproveito para agradecer ao Amigo que enviou).

O Benfica venceu o Porto por 3-0. Teve sorte.
Aliás, se há coisa que o Benfica tem tido este ano é sorte. Eliminou o Marselha por sorte, goleou o Everton em duas mãos (7-0) por sorte, e imagine-se, teve a sorte do seu lado nos quatro golos marcados em Alvalade.
Talvez a sorte de vender João Pereira.
Teve sorte nas contratações de Javi Garcia e Ramires.
Teve sorte com Saviola e com Airton.
Di Maria cresceu. Por sorte claro.E Coentrao faz Queiroz parecer ridículo.
O Benfica tem também a sorte de ter dois Maxis. Um joga a primeira a parte, o outro joga na segunda.
É impossível que o mesmo jogador possa correr aquilo tudo.
Muito se tem falado de túneis. E este campeonato é sem duvida o campeonato dos túneis.
Perguntem a Tonel, Yobo, Rolando ou Diawara.
O Benfica tem tido mesmo muita sorte.Enche estádios de Norte a Sul do País Sorte, marca muitos golos e tem a sorte, imagine-se, de sofrer muito poucos.
Sorte essa que fez de David Luiz muito provavelmente o melhor defesa central da Europa.
Sorte também com Luisao, e com o tamanho dos seus bolsos.Cabem lá metade dos avançados da Europa.
E para quem por atrevimento quiser ficar de fora, as luvas de Quim têm quilómetros. Os mesmos quilómetros que os Super dragões ontem fizeram para terem três novos motivos para odiar o Benfica. Um motivo aos 9 minutos, um aos 45 e outro aos 92.
Tivemos também muita sorte com Jesus.
Desde os primórdios da humanidade se percebeu que com o divino do nosso lado fica mais fácil.
Tivemos sorte com os adversários também. Everton, Marselha, Porto, Sporting, Guimarães, Hertha, Nacional, Marítimo, Paços de Ferreira.... Muita sorte.
O Benfica teve sorte com Carlos Martins, com Ruben Amorim, que já marca golos e com Nuno Gomes que é um líder, e que ama o Benfica como um adepto.
E talvez seja essa a maior sorte. Os adeptos.
O Benfica só por sorte pode ter adeptos como os que ontem vi no Algarve. Alegres e aos milhares.
Noventa minutos a gritarem.
O Benfica goleou por sorte, lidera o campeonato por sorte, e só por sorte está nos quartos de final da Liga Europa.Tem a sorte de ter o melhor marcador do campeonato, o jogador mais assistências, o melhor ataque e a melhor defesa.
Hoje está um dia bonito. E eu sinto-me com sorte.

Sorte a minha de ter nascido lampião.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Eucaristia Dominical: O Benfica segundo Jesus

. 6 comentários
Efectivamente as semelhanças são muitas. A religião e o Benfica confundem-se. Pelos fieis que arrastam, pela convicção que envolve, pela paixão, dedicação, comunhão de sentimentos, enfim... o Benfica é efectivamente uma religião. Mas o que me traz hoje não é falar da dimensão do Benfiquismo. Vencido o primeiro de três troféus que estou em querer que vamos trazer para a Luz em 2009/10, é momento para olhar para o que mudou.

Sim, o que mudou do Benfica apático, encolhido, desorganizado, atabalhoado e sobressaltado... para o Benfica imponente, seguro, embalado, insatisfeito!

A explicação, na minha perspectiva, é apenas uma: JORGE JESUS!

Bons jogadores? Sempre tivemos... uns melhores que outros... mas sempre tivemos. Pela Luz passaram nomes como Simão Sabrosa, Reyes, Suazo, Katsouranis, Karagounis, Petit, Miccoli, entre muitos outros que não deixam créditos por mãos alheias e mereciam o sucesso.

Bons dirigentes? A opinião pode ser discutivel, podem haver diferenças óbvias nas opiniões e conceitos de gestão (e como as há), etc. Mas é seguramente indesmentível que em termos de gestão empresarial, Luis Filipe Vieira (especialmente) e a sua equipa (menos) têm sido um bem valioso para o Benfica. Poderiam fazer muita coisa melhor (na minha opinião) ou apenas diferente? Claro que sim... Mas isso não faz dele mau, apenas discutível.

Boas infra-estruturas? Não são de hoje, pelo que também não é explicação... e o mérito vai todo para Luis Filipe Vieira, novamente.

Boa estrutura profissional? Aqui definitivamente que não! Continua a ser bastante questionável a atitude e utilidade de alguns profissionais como Paulo Gonçalves. A sua rede de conhecimentos (aka amizade e/ou relações pessoais e profissionais) não é suficiente para justificar o acumular de erros de acção. SIM! Sou bastante crítico em relação a este senhor, tal como também era em relação a João Gabriel, mas reconheço evidentes melhorias nos últimos tempos.

O que sobra então? O treinador, pois claro!

Quero então eu dizer que Quique Flores, Fernando Santos, Camacho, Koeman ou Trapattoni (entre outros) são maus treinadores? Claro que não... O Benfica não é um clube qualquer, nem é apenas um Clube Grande e por isso é que não precisa "apenas" de um treinador... mas sim de um manager.

Quando falo num Manager, não falo em Rui Costa! Não! De todo... Rui Costa está a ter o que o GB aqui pediu várias vezes: tempo de aculturação e aprendizagem. Ser Administrador da SAD não é andar constantemente nas primeiras paginas dos jornais ou ser mais figura que a equipa... é estar sempre nos "bastidores" apenas a garantir que o caminho para as verdadeiras figuras está... desimpedido. Com o tempo, maturidade e experiência vai-se tornando um valor cada vez mais eficaz e valoroso...

O que me refiro é a alguém com uma visão global do futebol. Alguém que saiba, é certo, planear o trabalho de campo como ninguém - e para isso JJ tem uma estrutura de trabalho composta pelos seus valiossíssimos adjuntos. Mas igualmente alguém que saiba entender os jogadores, os adeptos, que conheça o futebol como um todo.

Jorge Jesus não deixa nenhum detalhe ao acaso: Desde a "obrigação" dos jogadores fazerem a comunhão com os adeptos, até à forma como são conduzidas as rotinas dos jogadores.

A união e desejo de superação não é algo ocasional. É trabalhada nos estágios, nos treinos, nas refeições, nas rotinas, nas "estratégias" da equipa técnica na relação com os jogadores.

JJ tão depressa é um como eles... são vulgares os "torneios de cartas" e a linguagem expressiva; Como rapidamente se destaca a um nível superior subjugando os jogadores à necessidade de superação.

Ainda hoje o Professor Manuel Sérgio dizia que JJ possivelmente faria melhor no Real Madrid do que José Mourinho e eu não tenho a mais pálida dúvida. JJ, melhor do que Mourinho, sabe transportar a dimensão planetária dos clubes para a necessidade de demonstrar em campo essa dimensão. JJ, melhor do que Mourinho, é capaz de fazer os jogadores sentirem-se galácticos pelo que fazem e não por estatuto.

Luis Filipe Vieira terá feito, possivelmente, uma das melhores medidas de gestão desportiva: Entregou-a a Jorge Jesus! Do Presidente e do Administrador Rui Costa, Jorge Jesus espera compreensão e absorção dos conceitos, de modo a que os seus "desejos" sejam realizados e que lhe proporcionem as condições necessárias para implementar essas medidas/desejos.

Confesso que aguardo com expectativa para perceber como JJ preparou (porque já o fez e está a fazer) a época de 2010/11... A caminhada na Champions, a revalidação do título, a Supertaça Europeia (sonhar não paga imposto, ainda)...

Uma coisa é certa: Para consolidar uma organização, estrutura e mentalidade ganhadoras... em suma ter de volta a Mística do Benfica, é absolutamente crucial manter Jorge Jesus.

Estou absolutamente certo que as ambições dele passam por conquistar a Champions, o Campeonato do Mundo de Clubes e... um dia chegar à Selecção. Pois bem: As ambições do Benfica também passam por isso - voltar a vencer as melhores competições da Europa e do Mundo... e entregar à FPF o futuro treinador campeão do Mundo e da Europa com Portugal.

Se um dia quisemos dar 10M€ por ano a José Mourinho, poderemos perfeitamente ir melhorando o acordo com Jorge Jesus em função das suas conquistas. O estrangeiro tem que ser algo perfeitamente dispensável no projecto desportivo de JJ e isso apenas se consegue garantindo-lhe as melhores condições constantemente e o melhor projecto desportivo.

Não haverá Sistema, Árbitros ou favorecimentos a adversários que impeçam a caminhada do Benfica para lugar que lhe pertence: O TOPO! Mas isso não faz com que seja dispensável que a nossa estrutura de gestão garanta um correcto acompanhamento do fenómeno desportivo fora de campo, a começar já pelas Eleições para a Liga de Clubes.

Em resumo, todas as mudanças de ADN que vemos no SLBenfica 2009/10, atribuo-as em grande medida à concepção de gestão desportiva de Jorge Jesus e à forma adequada como Rui Costa e acima de tudo Luis Filipe Vieira pactuaram com essa visão do nosso treinador.

O desafio é continuar a crescer. Para isso é preciso melhorar cada vez mais os processos internos e de relação com o exterior, assim como liderar todos os factores da actualidade desportiva em Portugal.

Taça... Carlsberg? Não! Carlsmartins

. 3 comentários
Créditos do título para: Blog BnR
AÍ VAI ELA... GOOOOOOOOOOOOOOOLO!

VIVA A FESTA

. Sem comentários


domingo, 21 de março de 2010

A TAÇA É NOSSA!

. 4 comentários
Ambiente fantástico no Algarve, excelente comunhão dos jogadores com os adeptos.

David Luiz, Carlos Martins, Airton e Ruben Amorim... SUPER Amorim, estiveram excelentes. Segue-se uma viagem para a Lisboa com o carro cheio e a festejar!

Por motivos de segurança, vamos abastecer no Algarve e só paramos em Lisboa!

A TAÇA É NOSSA! Amanhã falamos, amigos.

sábado, 20 de março de 2010

PARA AMANHÃ: Importante não esquecer... Braga e Olhão

. 3 comentários
Isso mesmo! É fundamental não esquecer os dois jogos, fora da Luz, em que o Sistema actuou contra o Benfica, fora da magia do futebol.

Que o Sistema nos costuma brindar com arbitragens como a de Jorge Sousa amanhã, já todos sabemos. O que muitas vezes nos esquecemos são as "jogadas de bastidores":

As atitudes pré-combinadas de claques e dirigentes; as constantes tentativas de provocar os nossos dirigentes, técnicos e profissionais; etc.

O FCPorto amanhã, mais do que jogar a Taça da Liga, vai querer tirar-nos o campeonato. Vão "esticar a corda", sob a permissividade de Jorge Sousa, e procurar que o Benfica responda na mesma moeda para com isso sairmos prejudicados para os jogos seguintes para o campeonato.

Por peço a todos os nossos intervenientes: SEJAM INTELIGENTES e ASTUTOS!

A minha equipa para amanhã

. 7 comentários
Todos sabem que esta é a minha terceira prioridade da época (e só não é quarta porque já não estamos na Taça de Portugal). Ainda assim, como ainda ontem uns bravos adeptos demonstraram no Algarve quando foram receber os heróis do Velodrome, AS FINAIS SÃO PARA GANHAR!

E assim sendo, amigo JJ, se me permites alguma pretensão a treinador de bancada, deixo-te os meus eleitos para o jogo de amanhã:

Defesa com Moreira (talvez o último jogo pelo Benfica, pelo que merece um título); Miguel Victor; Sidnei; Luisão e Cesar Peixoto.
No meio campo Airton, Coentrão, Menezes e Ruben Amorim.
Na frente Kardec (prémio pelo golo) e... Pedro Mantorras (pelos mesmos motivos do Moreira).

Bem sei que a Taça da Liga tem algumas regras pouco inteligentes que nos obrigam a por alguns titulares dos últimos jogos, esta minha equipa conta com Airton, Luisão, Coentrão e Amorim entre os que foram titulares no Benfica num dos últimos dois jogos.

Se usarmos as regras do FCPorto... Kardec e Peixoto também contam (foi suplente utilizado).

E para que não restem duvidas, com esta equipa o meu prognóstico para o jogo é 2-1 para o Benfica. E Mantorras marca.....

sexta-feira, 19 de março de 2010

quinta-feira, 18 de março de 2010

JJ e a importância da "cartada" Kardec

. 6 comentários
Directamente do Aeroporto Marseille, chego-vos com muito contentamento! A atmosfera é fabulosa... não foi possível evitar ao jantar o "E esta merda é toda nossa ohe ohe"!!!!

NÃO! Não transformarei o Kardec, desde já, no futuro colosso do nosso ataque às balizas adversárias. Bem sei que muitos gostariam de me ver deixar aqui elogios ao Alan e poderem com isso dizer que engoli um sapo quando antecipei que não era nesta "dimensão" que precisavamos de substituir o Cardozo. Lamento que muitos aguardem estes momentos para vir dizer que o jogador é o maior e pedir, por um golo, que outros venham afirmar que se trata de um grande jogador, um grande potencial. Para se mais tarde não se confirmar... o trucidarem...!

Eu até ver continuo com reservas... e o jogador, no mínimo, vai precisar de muito tempo e... Jorge Jesus. Se ele se tornar um craque, ficarei feliz por ter pouca capacidade de avaliação. Sapos desses, se algum dia os engolir, farei com gosto!.

Antes de mais delongas também quero dizer que o golo 100 assenta bem ao Kardec para o motivar a trabalhar para crescer muito e premeia-o por um golo importantíssimo para o Benfica.

O que gostaria hoje de referir é que Jorge Jesus, com a entrada de Kardec, simplesmente ganhou o jogo... e não falo do golo! O que falo é da demonstração que JJ deu à equipa, ao retirar um médio (com o jogo em 1-1) e meter MAIS UM avançado.

Com esta atitude, Jorge Jesus demonstrou à equipa que estava ali para ganhar, que acreditava nas capacidades dos jogadores, que confiava na defesa para segurar os contra-ataques, que queria FOGO!

Eu diria que "o mestre da táctica" foi efectivamente digno dessa designação hoje. O golo, aquele golo, poderia ter sido marcado por Kardec, Saviola, Cardozo, Luisão, David Luiz, qualquer um dos nossos bravos jogadores.

O golo é pleno de oportunidade (pelo posicionamento) e determinação (pela colocação e potencia do remate). Não é um jogador banal que procura aquele espaço, não é um jogador banal que bate aquela bola... mas um jogador banal não joga no Benfica! O Kardec terá qualidade, o que defendo é que poderá não ter tanta como precisamos para jogar em 2011 a Champions e... disputá-la! Mas adiante... isso agora pouco (ou nada) interessa e o que mais desejo é que o Kardec embale para se revelar um excelente jogador e eu um péssimo opinador técnico.


Adiante, porque as condições de escrita não são as melhores, fica uma chamada de atenção para as exibições do Maxi Pereira (que golo tão merecido), Fábio Coentrão, Carlos Martins e... David Luiz! Este puto está absolutamente notável na confiança, garra, determinação, empenho, enfim.

O nosso DiMagia, sozinho nas oportunidades que teve, poderia ter goleado o Marselha, mas em termos de concretização não estava nos seus dias, o que não quer dizer que tenha jogado mal. De todo. Também Aimar voltou às grandes exibições, tendo entrado muitíssimo bem.

Não tenho pontos negativos à apontar e termino com uma enorme representação de orgulho pela massa adepta do SLBenfica. Entre emigrantes (nem todos do Benfica, mas a puxarem pelo Benfica) e adeptos que viajaram de Portugal, o ambiente de apoio (muito bem recompensado e agradecido pelos jogadores, técnicos, RUI COSTA, etc.). Estou muito orgulhoso.

Até amanhã... estou de barriga cheia e não é apenas de comida, mas sim no meu orgulho Benfiquista. É nesta altura que não há diferenças que sejam dignas de ser assinaladas... há BENFICA!

PS- Domingo, a aposta deve ser na VITÓRIA INEQUÍVOCA mas sem esquecer que o jogo relevante é no fim-de-semana seguinta, na Luz, com o Braga.

GB no Velodrome

. 4 comentários
- Dois penaltys por marcar (sobre Ramires e mão na área do defesa do Marselha)
- Uma bola no poste de Cardozo

Vamos vencer...

PS- De Lisboa chegam-me noticias da violência em AlvaLIDL contra os espanhóis. Parabéns Salema Parvalhão! Conseguiste!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Uma "não-decisão" by Laurentino

. 4 comentários
Propositadamente esperei algumas horas para comentar a pseudo-suspensão do estatuto de utilidade pública da FPF por parte do Governo, na pessoa do ex dirigente desportivo Laurentino Dias.

O passado deste "não-decisor" todos conhecemos, assim como as suas ligações ao Sistema e aos patrões do futebol e... o seu ódio ao SLBenfica.

Este tipo sabe como ninguém que o novo RJFD é um passo importante para retirar o poder e a impunidade com o que o desporto em geral, mas em particular o futebol, é controlado por alguns "patrões" que enriquecem à conta das modalidades, incutindo um conjunto de esquemas, jogos de interesses e movimentos de corrupção provada.

Num país apenas com o nível de desenvolvimento do Zimbabuwe, após a aprovação do novo RJFD e findo o prazo dado às Federações para implementarem o novo regime jurídico, teriam aparecido imediatamente as sanções previstas na lei, com as Federações a perderem o seu estatuto e todas as competições por elas organizadas a serem dramaticamente afectadas:

- Paravam todos os campeonatos não profissionais
- Paravam todas as competições de formação
- Paravam todas as competições de futsal, futebol feminino, etc.
- A selecção nacional ficava impedida de ir ao Mundial
- Eram cancelados todos os acordos de tacho (ops! patrocínio) da FPF
- etc. etc. etc.

Isto para o caso da Federação de Futebol, dado nas demais deveria aplicar-se o mesmo modelo.

Basicamente, estaríamos a falar de algo tão simples quanto... cumprir-se a lei. Bem sei que esta definição em Portugal é algo um tanto subjectivo, mas há coisas que a partir de um determinado ponto se tornam alvo de chacota por pessoas com mais que 5 de QI.

O que aconteceu então. Findos muitíssimos meses sobre o prazo dado às Federações para dificultarem a vida aos "patrões" que dominam os respectivos desportos, o Sec. de Estado mais incompetente que me lembro de ter visto, aparece com pompa e circunstância a enganar o "Zé Povinho":

Será suspensa a Utilidade Pública da FPF mas...... "não existe qualquer reflexo nas competições nacionais de futebol".

Ou seja, há leis e para quem não as cumpre à multas, coimas, penalizações, condenações, medidas de coação, penas, etc... Agora imaginem que o criminoso era condenado, mas que lhe diziam que não tinha que cumprir a pena... Ahhhh mas era condenado!

A pergunta que qualquer criança com mais de 3 anos faria é: Mas é condenado a quê, então?

EXACTAMENTE! A rigorosamente NADA! Ou seja, à boa moda do Governo faz-se um grande alarido, mandam-se umas paragonas porque o "zé tuga" só ouve metade das coisas (grande parte nem as percebe) e no final fica tudo na mesma.

Foi precisamente isto que aconteceu... o Sr. Dr. Laurentino Dias, para mim o mais incompetente de todos os membros de Governo desde que me lembro, limitou-se a fazer "show off" para não cair no ridículo de estar deliberadamente a proteger os seus amigos que têm tachos no futebol: Madaíl, Oliveira, Pinto da Costa, Jorge Mendes, Armando Vara... etc.


Pouco sobra nesta podridão que não faz um jornal desportivo ou generalista tocar no tema, uma televisão, rádio... NADA! Continua tudo cantando e rindo como se estivesse tudo bem e nos fins de semana lá estarão para continuar a sustentar isto com o dinheiro que custa a ganhar todos os meses.

terça-feira, 16 de março de 2010

A Carta de Vieira (Outra ou "A" perspectiva!?)

. 1 comentário
Não posso deixar de chamar a atenção para análise do Mister D, no Blog Ndrangheta, sobre a Carta de Luis Filipe Vieira ao seu amigo Joaquim Oliveira. Link AQUI.

Não é algo que não tenha pensado e que desejo que não seja a verdade dos factos, mas as incongruências identificadas pelo Mister D - e para as quais não tinha dado a devida atenção - merecem algum cuidado de análise.

Seja como for, o lado positivo é que o Dpt. de Comunicação se está a mexer. Esperemos que não se verifique o lado negativo que olha para isto como um "fait diver".

Administrador ou... Perfeito ANORMAL?

. 4 comentários



Sim! Este ANORMAL era Administrador da PT (já vimos como)...

Como será que começava a carta do SLBenfica??? "Exmo. Atrasado Mental Debilóide..."?

Parabéns Presidente (ou lá quem foi que teve a ideia) II

. 5 comentários
Vieira ameaça retirar jogos do Benfica à Sport TV

Benfica quer melhorar os contratos relativos às transmissões televisivas dos jogos de futebol.

O Benfica não está satisfeito com a cobertura da Sport TV. Numa carta ao empresário Joaquim Oliveira, Vieira diz que a insatisfação será tida em conta quando for a altura de renegociar os contratos de transmissão.

Os relatos e a realização na Sport TV dos jogos do Benfica ante Nacional, FC Porto, Olhanense e Belenenses foram a gota de água. Luís Filipe Vieira, presidente dos encarnados, escreveu a Joaquim Oliveira, presidente do conselho de administração da Sportinvest, em protesto quanto à tendência da emissão. Na carta, enviada nos primeiros dias de Janeiro, o dirigente benfiquista iliba Joaquim Oliveira de qualquer responsabilidade, mas não deixa de alertar para relatos que, segundo Vieira, estão longe de ser isentos. Envolvido em reuniões, Joaquim Oliveira não esteve disponível para comentar este assunto e na Sport TV não há conhecimento acerca da existência deste documento e, da parte do Benfica, não houve qualquer comentário.

O aviso chega no final da carta. A partir de agora, a atitude do canal desportivo será alvo de atenção redobrada e, como Vieira frisa no final, será tido em conta quando chegar o momento de renegociar os contratos dos direitos televisivos. Melhor que ninguém, Vieira e Joaquim Oliveira sabem que a actual ligação entre Benfica e o canal temático termina na temporada de 2012/13.

O número de repetições, o angulo das câmaras, as opções dos realizadores e os comentários feitos no decorrer da partida são analisados pelo presidente benfiquista.
PECA POR TARDIA E POR BRANDA...

Temo que seja não mais que um elemento de pressão em torno da renegociação que eu gostaria que não existisse e o Benfica partisse para um novo parceiro neste domínio. E há soluções, meus caros. Não as haverá, na dimensão do sonho de DSO (40 ou 50M€/ano), mas há soluções... e muito interessantes.

Em jeito de nota de rodapé, fica o aviso do GB para a eventualidade de isto poder ser apenas um "fait diver" para mostrar aos sócios que o "amigo" Oliveira é efectivamente pressionado e blá blá blá. Em abono da verdade, esta carta tem "a cara" de LFV, pelo que acredito que tenha sido verdade.

segunda-feira, 15 de março de 2010

FCP prepara 2010/11... Fora do Campo

. 3 comentários
Há umas semanas - dia 27 de Fevereiro - o GB lembrava que era Importante estar atento ao cheiro a esturro! Falavamos, a propósito, que o Clube dos Corruptos se preparava para apoiar uma candidatura de fachada, com Rogério Alves como testa de ferro de Guilherme Alguidar.

Recordo a todos que este homem é um dos piores cancros da Liga de Clubes e da FPF, estando intimamente relacionado com todas as constituições regulamentares, revisões de regulamentos, etc. Este homem conhece os meandros dos regulamentos, as formas de fuga e onde deverão ser colocados os "amigos" estratégicos do Sistema, que farão passar as decisões, recursos e afins.

O que não estava no programa era a humilhação sofrida pelos Corruptos em AlvaLIDL, que levou Giorgio a virar a norte de novo para, em conjunto com o seu fiel cão de fila Salvador de Braguilha, José Couceiro.

Recordemos o percurso de mais este "filho do sistema":

» Começou a sua carreira no Alverca, onde começou por ser administrador da SAD quando Luis Filipe Vieira deixou o Clube para o SLBenfica e depois treinador da equipa principal de futebol.

» Saiu do Alverca para o Vitória de Setúbal em 2004 e foi na mesma época para o FC Porto e não conseguiu alcançar o título nacional (SLBENFICA CAMPEÃO). Ganhou ainda assim o prémio de melhor treinador português.

» Em 2005 foi para o Belenenses, onde não conseguiu escapar à zona de despromoção.

» De seguida, foi treinar a selecção nacional portuguesa de sub-21, em simultâneo com a selecção nacional de sub-20.


Então vejamos o que aconteceu com a saída de Luis Filipe Vieira do Alverca, passou de reles roupeiro a dirigente e treinador num clube alinhado então com o FCPorto... passou para o Setúbal (recordo que é o clube em que os sócios assume que os resultados com o FCPorto são favorecidos a troco de ajudas); depois para o centro da corja onde acumulou fracassos, mas não o impediram de mais um tacho no outro clube que favorece sempre o FCPorto (e há dois anos que ganha com isso na secretaria evitando a descida de divisão), o Belenenses. A cereja, de já tão queimado em clubes foi... a FPF de Merdaíl.

O percurso deste tipo foi conduzido, qual marioneta, pelo nosso conhecido corrupto Giorgio di Bufa, que agora o retira de novo do campo para mais um tacho, desta feita na sede da Liga de Clubes, como presidente e fiel defensor da Corrupção no Futebol Nacional.

Com José Couceiro (com Guilherme Alguidar na sombra) na Liga e com Merdaíl na FPF, estarão reunidas as condições para recuperar a tradição de processos como aquele que ilibou o FCP na UEFA por corrupção, com a preciosa colaboração da FPF e do CJ da FPF liderado então pelo Mugabe Português e ex-atleta e dirigente do FCPorto.

Depois de termos Liedson e Deco a afirmarem que não são portugueses, mas sim brasileiros (ainda que vão em Maio passar férias à Africa do Sul pagas pela FPF)... só faltava mesmo ver a Liga ser de novo toma de assalto pelo poder corrupto.

O honesto Ricardo Costa pode começar a fazer as malas, porque com este Couceiro na Liga, não haverá lugar para gente honesta e impoluta... "Jobs for the Boys".

Termino com uma dúvida: A Blogosfera começa a movimentar-se, o GB como sempre sai no grupo dos primeiros a denunciar esta situação. O que está o Benfica a fazer para evitar estas movimentações e apoiar um lista que combata esta situação e lute pela permanência na Liga de uma estrutura directiva que pugne pela Justiça e Verdade Desportiva?

ESTÁ A NASCER, DEBAIXO DO NOSSO NARIZ, UMA MANOBRA COM VISTA A UM NOVO JEJUM DESTA ONDA VERMELHA IMPARÁVEL DENTRO DE CAMPO... e não vejo nada a ser feito contra... e o que for feito, já vem tarde.

Não se fazer petições, mas se soubesse era esta

. 7 comentários
Deco: "Não sou português"

“Sou brasileiro. E não consigo ver a minha vida sem Portugal”, disse Deco em entrevista à Globo. “Amo Portugal por tudo o que me deu. Mas não sou português”, afirmou.

DECO expulso da selecção nacional JÁ!

domingo, 14 de março de 2010

3 jogos, 3 vitórias... dois títulos e um sonho!

. 10 comentários
Sim! Estou totalmente de acordo com JJ: Este jogo era importantíssimo no rumo para o título e deixa-nos numa situação muito clara:

Vitória 1
Ao vencermos o Braga, como estou plenamente convicto, ficaremos com 6 pontos de avanço sobre o segundo classificado e (pelo menos) 11 pontos sobre o terceiro... a 5 jogos do fim.

Em 23 jogos o Benfica apenas por uma vez cedeu os três pontos (Braga) e por quatro vezes cedeu dois pontos, num total de onze pontos perdidos em 23 jogos.

É, por isso, totalmente improvável que em cinco jornadas possamos perder mais do que dois/três pontos (no máximo). Assim, a vitória no próximo jogo do campeonato será, possivelmente, o grande rumo para o título que acredito que celebraremos em casa, antes da deslocação ao Dragão ou, se tudo correr bem, festejaremos MESMO no Dragão.

Vitória 2
Em Marselha! O jogo da Luz sofreu uma pequena "vingança do minuto 90", mas estou totalmente convicto que tal não nos desviará dos quartos de final da Liga Europa. Contudo, estou seguro que para passarmos em Marselha, vamos ter que nos superarmos e marcar pelo menos dois golos no Velodrome!

Vitória 3
Ainda antes do Braga, o Benfica vai ao Algarve defrontar os Corruptos para a Taça da Liga. Naquele que pode ser o primeiro título da época e a revalidação do título da época passada, esta é para mim a vitória menos importante das três e aquela em que espero que o JJ opte por jogadores mais frescos, dando o merecido descanso aos mais utilizados antes da viagem a Marselha.

Por outro lado, ver a nossa segunda linha a vencer os Corruptos sedentos de um títulozinho (por menor que seja), será um prazer.


Em resumo... as três vitórias, nos três próximos jogos deixar-nos-á com um primeiro título no Museu da Luz, lançados para o nosso grande objectivo da época e... à beira de uma linda caminhada na Liga Europa.

sábado, 13 de março de 2010

Sumaríssimos?!?

. 3 comentários
Mais tarde conto ter as imagens do Burro Alves a insultar em campo os adversários em atitude provocatória (que desencadeou uns quantos amarelos depois) e o Raul Maisreles a agredir o Sougou na vista propositadamente.

Sumarríssimos? Nah! Só se vestissem de vermelho!

O Código do Machadês!

. 1 comentário
Diz o allien: «É melhor jogar aqui do que na Luz, até porque aqui não há túnel, nem ninguém espeta o dedo na cara do Rúben Micael (que já cá não está), nem dá palmadas nos braços do Cléber ou tem quaisquer actos menos elegantes.»

Queria ele dizer: «É melhor jogar aqui do que na Luz, porque lá levamos um baile descomunal em campo e ainda tentámos - a pedido do Ruizinho e o amigo Giorgio - inventar umas escaramuças no túnel. Inventámos umas mentiras, mas não pegaram, mas pelo menos deu para promover o Micael par os Corruptos, onde chegou e se deslumbrou - até o Fabregas criticou - e acabou agora e reduzir-se à insignificância da equipa onde joga.»

Assim se fala, em bom Machadês!

quinta-feira, 11 de março de 2010

20 anos depois... o minuto 90'

. 3 comentários
E a história repetiu-se, mas ao contrário! Ao minuto 90' não acabaram com a presença do Benfica na Liga Europa (longe disso), mas foi dada uma machadada cruel numa 1a mão que tinha tudo para um resultado muito positivo que nos permitia olhar o jogo de Marselha com tranquilidade.

Não vai ser fácil, mas sinceramente estou plenamente convicto que vamos ter uma vitória inequívoca em França.

Grande JJ... "Resultado ideal? 5-0!" ahahahah!

. 2 comentários

terça-feira, 9 de março de 2010

Ahahaha... Lembram-se do "adjunto" dos 5-1???

. 11 comentários
5ão 5empre a me5ma vergonha!

Lembram-se desta pérola do adjunto do Fêcepê??? Quero ver se agora também brinca...

O Fecepê passou a FIVEcepÊ

segunda-feira, 8 de março de 2010

JJ sem papas na lingua

. 14 comentários
Assim mesmo é que se faz: por o dedo na ferida, mas com respeito e superioridade. Grande JJ.

ranking