O Post sobre a BenficaTV.
O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


domingo, 23 de junho de 2013

O Post sobre a BenficaTV.

Avatar
 ●  + 6 comentários  ● 

Pela sua importância, conteúdo e valor para memória futura, voltamos a publicar um post do Geração Benfica sobre a BenficaTV e o seu futuro.



"Com o anúncio oficial no site do SLBenfica do início das transmissões da PremierLeague pela BenficaTV, estarão, à partida, eliminadas as dúvidas relativas aos impactos dos alegados acordos da PT e da ZON para exclusividade da Sporttv por este tipo de conteúdos.

Não havendo surpresas de última hora, trata-se da confirmação que iremos ter um novo paradigma na transmissão de conteúdos desportivos na televisão portuguesa. A isto juntam-se os conteúdos dos campeonatos brasileiro e argentino que já passam na BenficaTV...

Com isso, será necessária toda a revisão do projecto BenficaTV!

A começar pela liderança...

A BenficaTV precisa de uma liderança virada para o futuro. Já aqui defendi em diversos tópicos, que podem recuperar, que a BenficaTV deverá estar integrada no contexto da Comunicação do Clube e esta liderada por um Administrador da SAD, que seja igualmente vice-presidente do Clube, pois a comunicação não será exclusiva da SAD, mas também do Clube.

O nome do líder de todo o contexto de Comunicação e Media do SLBenfica tem que ser José Eduardo Moniz. Afastando todas as informações que dão conta de um pretenso regresso à TVI ou a permanência na Ongoing, José Eduardo Moniz deveria ser um Administrador remunerado e com o pelouro da Comunicação e Media, num momento em que passaremos a deter os direitos de transmissão e revenda de todos os nossos conteudos da marca Benfica.

A BenficaTV enquanto projecto televisivo diferenciador precisará então também de uma nova lideração, à semelhança do que fez o PortoCanal (mas não tem expressão para a ambição que tiveram) e com isso fazer chegar um nome... da televisão. Há muito tempo que aqui tenho defendido que para a Direcção Geral da BenficaTV deveria ser convidado Pedro Pinto ou Carlos Daniel. Contudo a minha primeira escolha é o jornalista pivot da TVI, que estive a investigar no site da TVI e tem elevadíssimas competências académicas e profissionais para assumir este cargo. Face às competências indicadas no site, parece-me claramente subaproveitado na TVI, pelo que talvez estivesse mais disponível caso fosse desafiado pelo seu outrora lider durante vários anos.

Na qualidade de benfiquistas com competência no enquadramento de televisão nacional, ligação ao desporto e ao futebol, seria interessante também o Carlos Daniel que sendo um "profissionalão", no seu perfil de formação académica e profissional parece-me inferior ao Pedro Pinto... e este último tem a enormíssima vantagem de ser um "produto de confiança de José Eduardo Moniz" que, como disse acima, deveria ser o líder natural de todo este contexto, na minha opinião. Face à exposição e canal onde está, poderia estar menos disponivel para uma função destas que Pedro Pinto, que indiquei como "opção A".

Numa perspectiva de concorrência, outro "produto de Moniz" foi Julio Magalhães, que ocupa agora o cargo de Director Geral do PortoCanal, numa tentativa de reconverter o canal detido em maioria pelo FCPorto num novo paradigma de canal desportivo de um clube. Seria interessantíssimo ver a "luta" entre Pedro Pinto e Julio Magalhães pela reconversão do paradigma em Portugal - sem esquecer outro ex-companheiro que está na informação na CMTV: José Carlos Castro.

Mudar o conceito de plataforma de TV.

Na linha do que é feito em Inglaterra (Espanha é um péssimo exemplo neste contexto) , temos que levar a BenficaTV por subscrição para fora da plataforma de TV. Ou seja, avançar para a capacidade de aceder à BenficaTV Online, através do site oficial e de apps para dispositivos moveis (smartphones e tablets).

O acesso a conteúdos exclusivos poderia ser por subscrição de "pay per view", potenciando a visibilidade de patrocinadores e anunciantes nos dispositivos móveis.

Outra oportunidade é a possibilidade de subscritores de determinadas plataformas de TV (Meo, por exemplo) terem acesso um user de acesso gratuito à BenficaTV online. Desta forma, ajudamos o operador a potenciar subscritores para a sua plataforma, ao mesmo tempo que alagarmos a capacidade de acesso aos interessados nos conteudos. Algum tido de conteudo, seria sempre em regime de "pay per view" como poder exemplo os jogos da equipa principal.

Isto permitiria, entre outras coisas, mesmo os que vão ao estádio, poderem ver as transmissões/repetições na bancada através do seu smartphone.

E, obviamente, transformar totalmente o conceito da grelha de programação.

Perdoem-me os que diariamente se empenham em dar o seu melhor pela BenficaTV, mas simplesmente não há paciência para os programas de "Calimero" que se fazem na BenficaTV com dinamizadores destas situações como Pedro Guerra, Pragal Colaço, etc.

A BenficaTV tem que sair daquele registo de procurar "destruir" o que faz a imprensa desportiva, apontar aos árbitros constantemente, menosprezar ou denegrir os adversários, etc. Mas atenção que não quero com isto dizer que deveremos eliminar estas situações, mas sim enquadra-las num contexto de informação aos espectadores, ao invés de termos programas para "bater no ceguinho" que mais parecem passar por uma perspectiva de lavagem cerebral.

Temos, com isso que apostar mais nos conteudos que marcam a diferença:

» Conteúdos Premium: Liga Inglesa e Jogos da equipa principal do SLBenfica na Luz.
Serão, claramente, as estrelas da companhia e para os comentar/relatar eu tenho um nome que gostaria de ver a liderar este segmento de acompanhamento jornalistico dos jogos da Liga Inglesa e jogos do SLBenfica: Pedro Ribeiro, director da RádioComercial. - Para Pedro Ribeiro, gostaria de o desafiar para outro projecto inovador que teria os relatos em directo de todos os jogos oficiais do SLBenfica, mas também todo um projecto complementar: A RadioBenfica.

Se Pedro Ribeiro teria que deixar de ser Director da RadioComercial, a nº1 no país? Não! Porque não integrar este projecto na Media Capital Radios ou mesmo ter a Media Capital como parceiro comercial do SLBenfica para Media e Multimedia???

» Conteúdos exclusivos: Treinos, Entrevistas com os jogadores, Recuperação de jogos e momentos clássicos
É verdade que há vários treinos à porta fechada e que isso limita, mas isso só é verdade nos directos. Não é verdade no que diz respeito ao acompanhamento dos treinos, não numa perspectiva técnica-tactica, mas sim no que mais interessa aos adeptos que é o acompanhamento dos jogadores. Imagens mais "especiais", entrevistas ou comentários no final, as brincadeiras entre jogadores, os lances mais espetaculares que não tenham integração em momentos de treino específico para o enquadramento táctico, etc.

Outra coisa que falta à BenficaTV é termos diariamente conteúdos com jogadores da equipa principal, equipa B e até juniores. Quantos só conhecem os jogadores pelas entrevistas dos jornais - cada vez mais limitadas infelizmente e outros nem sabem que certos jogadores são craques na equipa B ou nos juniores.

Temos que aproximar os adeptos dos jogadores. Se não o quiserem fazer pessoalmente (acho que seria importante também), que o façam via BenficaTV. Com programas, presenças dos jogadores em programas de estúdio, entrevistas individuais ou mesmo de grupo, destaques de percurso e perfil extra-futebol, etc.

Também a recuperação de jogos que marcaram o SLBenfica, como finais europeias, jogos de percursos europeus, clássicos, derbys, etc. Estes elementos, penso eu, farão parte do espólio da RTP, pelo que seria interessante adquirir o acesso a estes conteúdos.

E por fim, claro, as notícias que visem dar preferência à BenficaTV para anuncios oficiais e exclusivos, etc. Nesta nova realidade, as notícias terão que aparecer primeiro na BenficaTV... não em exclusivo, mas necessariamente primeiro.

» Lugar aos adeptos: Iniciativas nos jogos, Adeptos famosos, etc.
A BenficaTV também tem que ser para nós. Ter a televisão do clube a acompanhar os adeptos nos jogos na Luz, realizar depois programas com esses conteúdos, realizar outros programas com alguns adeptos a partilharem experiências e momentos de jogos, Realizar concursos e iniciativas de marketing durante os jogos para visar depois programas de entretenimento, etc.

Importante destacar também os adeptos e as iniciativas das modalidades. No contextos dos programas que referi acima, "premiar" ou destacar os adeptos que estão com o futebol, mas também com as modalidades. Trazer os adeptos das modalidades ao futebol... os do futebol às modalidades... todos aos jogos da formação, etc.

» Planteis desportivos: Programas com treinador, com jogadores. A Apologia de destaque aos nossos
Em linha do que falei acima, é preciso dar mais tempo de antena aos nossos treinadores e jogadores. Criar a cultura de sintonia com os nossos, não para que isso reduza as criticas quando se justificam, mas sim para que aumente a compreensão, tolerância e especialmente a união em torno da "realidade Benfica".

Ter programas onde temos os nossos treinadores, onde temos gente do straff, directores a partilharem momentos experiências, a chamar ou "convocar" os adeptos para jogos ou para algumas iniciativas especiais ou em momentos chave. Trazer os adeptos ao convívio dos jogadores de futebol e das modalidades.

» Complementos ao Desporto: Noticias, Cultura e porque não política...
Fora dos contextos mais longos e muitas vezes complexos dos programas da SICNoticias, TVI24 e outros mais generalistas, poder dar espaço às noticias, cultura, política e desporto em programas mais generalistas mas de menor complexidade e duração que os desses canais.


... E pronto, mais coisa menos coisa, aqui fica o meu contributo para uma "nova BenficaTV"."

6 comentários blogger

  1. O sporting neste momento está a festejar o título de futsal na luz onde andará Vieira o verdadeiro Chuck Norris sempre desaparecido em combate.
    Simplesmente miserável o abandono aos sócios e adeptos tem sido o costume.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já li em qualquer lado e a propósito do dossiê CARDOZO, que o nosso Presidente está fora toda a semana a tratar de negócios...se calhar os seus...e ninguém tem nada que obstar...só que...no meu fraco entender, precisávamos de um Presidente a tempo inteiro, quer dizer, dedicado apenas ao Benfica. Sempre defendi isso!!!

      Já basta a Assembleia da Républica em que os deputados têm os seus negócios cá fora, vão uns bocados ao Parlamento...e muitas vezes para, uma vez lá, tratem melhor dos seus negócios cá fora!!!
      Por isso estamos onde estamos. Na merda!!!

      Eliminar
    2. Águia Preocupada23 junho, 2013 20:23

      Na merda, dizes bem Viriato! O homem tem feito tudo para sa manter na cadeira de sonho, porquê? Não é por altruismo, não! Ele sabe bem que a cadeirinha é como um BPN... dá muito lucro a alguns... O Benfica? Que se lixe! Ele nem é benfiquista!
      Mas ainda há quem acredite no homem...

      Eliminar
    3. Quero fazer uma ressalva.

      Quando eu digo que estamos na MERDA, estou a referir-me ao País e não ao Benfica. Que isto fique claríssimo, até porque estou a falar na MERDA naquele assunto dos Deputados.

      O nosso GLORIOSO é a coisa mais limpa que tem este podre e mafioso País !!!

      Eliminar
  2. Quando a Benfica tv na zon?

    não irei passar para a meo por causa da Benfica TV.

    ResponderEliminar
  3. bem visto isto de se escolherem directores por visitas aos sites
    nunca vi tanta parvoíce junta

    ResponderEliminar

Atenção: O NGB mantém um registo completo de todos os comentários. Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado. Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no âmbito do NGB

ranking

recentes

Mensagens populares