A página “Benfica Amor da Minha Vida” publicou há uns dias uma boa reflexão sobre o ambiente no Estádio da Luz.
O silêncio “assustador” durante parte dos jogos, a “perda de mística e fervor” e a mudança de perfil do adepto para alguém “mais comercial” podem explicar alguma coisa.
É certo que não temos sido brindados com o “melhor” futebol do mundo e a frustração dos resultados tem sempre o seu impacto.
No entanto, temos um número de Redpass (lugares cativos) bastante elevado e por vezes, quando se dá “algo” por garantido, a valorização desse “algo” fica para segundo plano.
Não se entende que se assobie a equipa quando a mesma “pede” apoio. Ou quando estamos a ganhar. Há uns anos atrás, quando a equipa marcava, o canto “Ninguém pára o Benfica!” ecoava no Estádio e era como que um tónico para a equipa ir atrás de marcar mais um golo.
Olhamos para os jogos em Inglaterra e não importa a classificação das equipas, os adeptos estão lá para ver o jogo e puxar pela sua equipa. Como se nota isso? Estão de pé. Têm o mesmo conforto que os outros estádios da Europa. Mas preferem estar de pé. Estão focados no campo.
O adepto dos grandes clubes ibéricos, que são os que conheço melhor, passam metade do jogo no telemóvel ou calados. O foco não é o jogo mas sim o “hype” de estar ali.
Na Luz, o “Redpass garantido” abriu a porta a que muitos nem vão regularmente ao Estádio e são eles que “decidem quem vai” e quando vai. Usam o seu Redpass como uma fonte de rendimento ou como uma espécie de prenda rotativa para amigos.
Daí que defendo uma reforma no regime dos Redpass, com excepção dos detentores dos Títulos Fundador.
No final desta temporada, todos os Redpass não seriam renovados.
Novos Redpass com renovação máxima por 1 temporada.
Criação de processo de compra transparente de Redpass, com prioridade a quem não tenha tido Redpass nas últimas 2 temporadas.
Detentores de Redpass na época anterior que não tivessem conseguido a renovação do mesmo pelas novas regras teriam desconto de 30% no preço dos bilhetes, exclusivamente para o sócio ex-detentor.
Os grupos de adeptos tipo NN ou DV teriam uma zona do estádio para si com um número de lugares previamente definido, mas teriam as mesmas regras de acesso que os outros.
Não faz sentido termos uma massa adepta gigante, termos uma dinâmica ímpar demonstrada nos últimos actos eleitorais, e apenas os mesmos 45 mil benfiquistas terem uma espécie de privilégio permanente de ver o SL Benfica ao vivo no Estádio da Luz.
Talvez assim todos apreciem mais ir ao futebol e puxem mais durante os jogos.




os red pass deveriam ser leiloados, ou seja, os estúpidos que paguem mais.
ResponderEliminarOlha, um post com ideias honestas, corretas e com o qual concordo...mas que é claramente uma perda de tempo porque o Rui Costa não vai mudar nada, como tu bem sabes, e como tal é para ficares bem na fotografia! Se quisesses mesmo mudanças nisso não tinhas apoiado o Rui Costa, nem tinhas feito a campanha contra o Noronha!
ResponderEliminarQueres mesmo falar no Noronha neste tema? Ele que defendia uma espécie de "cartão de pontos" por idas ao estádio e outras coisas?
EliminarSempre era melhor do que isto que temos...estamos naquela situação que qualquer mudança era melhor! Tudo isto cheira a bafio, a máfia, a interesses instalados! O Noronha até podia cometer erros, mas aprenderia com eles. Agora como é evidente ao fim de 17 anos o Rui Costa não aprende com nada e está no bolso de muita gente!
EliminarAcho que para o Shadows devia ser um cartão de censura. Porque é o que ele faz a toda a hora quando não tem argumentos.
EliminarE esse cartão por pontos era injusto em quê, diz lá? Se um sócio tem RedPass e assiste a todos ou quase todos os jogos, porque carga de água há-de ser penalizado?
EliminarTive lugar cativo no outro estádio, e neste um Título Fundador durante 17 anos, ou seja até ao Covid.
Nestes anos, devo ter faltado a um máximo de 10 jogos no total. Só faltei por motivos de casamentos, baptizados e funerais. E mais, cheguei a ir ver um jogo com um ombro partido e só depois fui ao hospital! E achas que o cartão por pontos ou assiduidade é injusto?
Mas o Rei Costa não era único e insubstituível?! O Noronha Lopes é que não sabia nada.
EliminarAgora quem vir com sugestões para o maior presidente do mundo e arredores. Ninguém dá lições de benfiquismo e de gestão ao Rei Costa. Rei Costa sabe tudo e está em todo o lado. Tem tido muito azar. Agora que já aprendeu, tem toda a credibilidade para ser presidente ate´... chegar o casa pia.....
Caro Shadows, é natural que o ambiente não seja o melhor porque o futebol praticado não entusiasma ninguém. Sou detentor de RedPass e entro no estádio com uma esperança sem fundamento de que desta vez vamos assistir a um jogo bem conseguido e acabo de duas formas, ou irritadíssimo ou sem reação como aconteceu com o desastre do Casa Pia. Vamos só aqui enumerar os jogos que fizemos este ano em casa:
ResponderEliminarBenfica 2 - 0 Nice;
Benfica 1 - 0 Fenerbache;
Benfica 1 - 1 Rio Ave;
Benfica 3 - 0 Tondela;
Benfica 2 - 3 Qarabag;
Benfica 1 - 1 Santa Clara
Benfica 2 - 1 Gil Vicente
Benfica 5 - 0 Arouca
Benfica 3 - 0 Tondela (TL)
Benfica 2 - 2 Casa Pia
Tiramos daqui que sem brilhantismo passámos bem as pré-eliminatórias da CL. A primeira parte com o FENER foi razoavelmente boa. Entrando na fase de grupos somos derrotados de forma anedótica pelo colosso QARABAG, e bem.
No campeonato a cada 2 jogos empatamos 1. Os que ganhamos são sofríveis (excluindo o Arouca). Esta época não fizemos um jogo de jeito de principio ao fim. Querem que as pessoas vão como? A exigência que se exige deste clube não se compadece com o futebol praticado, e pelos erros ridículos/anedóticos que cometemos com uma recorrência elevadíssima. Otamendi no golo do Santa Clara, Rios, no 2º golo do Casa Pia, T. Araújo no 1º golo do Casa Pia, Aurnes no golo do Rio Ave, Lukebakio que falhou 3 na cara do redes do Leverkusen, só para citar alguns. Isto é um clube grande, não é uma agremiação de aldeia.
Não votaram?
ResponderEliminarNão normalizaram a derrota?
Não banalizaram o deixa andar?
Então, um estádio amorfo é um estádio Costa.
Então, os Redpass deviam ser divididos em...
- Classe manutenção: Não Costa, participar.
- Classe múmia: Não Costa, ser enterrado.
- Classe Proença: Não Costa, abraçar o rival.
- Classe sem classe: Não Costa ser Costa.
100% contigo. Nas imagens do ultimo jogo é bem visível o problema. Uma assobiadela monstruosa para um jogador nosso. Para o árbitro que veio roubar-nos, na nossa casa, no tal "inferno", nem metade dos décibeis. Que saudades de quando a Luz era de facto um inferno, sim, mas para as equipas visitantes. Alguma vez um árbitro se atrevia a fazer metade do que nos têm feito. É que é na nossa casa. Na nossa cara. E nós deixamos. Com o discurso da "exigência". Continuem com essa lenga lenga.
ResponderEliminarA maioria não apoia, ou quando o faz é por breves instantes. Mas quero corrigir a sua afirmação: «Para o árbitro que veio roubar-nos, na nossa casa, no tal "inferno", nem metade dos décibeis do maior assobiadela foi no erro do árbitro.»
EliminarEu estive lá, e nesse momento, a assobiadela foi de quase todo o estádio e de forma prolongada.
Tem toda a razão deve se reformar aquilo que não está bem e isto dos red pass é claramente uma situação dessas os red pass devem ser vendidos a quem quer ir ao estádio para apoiar a equipa e não àqueles que assobiam e se manifestam contra a equipa o treinador e os dirigentes, um jogo é uma luta e para quem assiste o principal papel é puxar por quem defende a nossa camisola até ao ultimo segundo.
ResponderEliminarOs outros que fiquem em casa ou onde quiserem não faz sentido irem ao campo desmoralizar quem está a lutar por nós. Cabe à Direcção estudar e criar uma solução justa para os interesses únicos do BENFICA.
A ver se entendo, a ideia e' prejudicar os adeptos mais fieis que vao sempre? Genial
ResponderEliminarSugestões para o Benfica melhorar o ambiente no estádio:
ResponderEliminar- esta história dos redpass está a criar uma cultura de que ver o Benfica é um dado adquirido, é como comprar um bilhete para ir ao cinema ou à ópera. Ainda por cima, se bem entendo, é para sempre, ou seja, quem tem só se desistir é que perde a prioridade em relação a quem quer.
- façam uma assembleia geral para decidir se se acaba com isso. Um sócio/adepto não é um espetador! tem de haver alguma ligação à equipa, se não fica em casa a ver muito mais confortavelmente. Não precisa de ir para lá andar à porrada nem atirar fumos ou coisa do género, mas também não pode ficar sentado como se estivesse a observar pássaros. Tem de se criar ambiente favorável. Temos de galvanizar os nossos jogadores. Grande parte do bloqueio deles deve-se, julgo eu, claro, à sensação de que não estão a ser empurrados para a vitória, como acontece nos jogos fora - estão a ser julgados por não estarem a golear aos 30 minutos.
- criem um sistema de bilhética como o da Flixbus, com preços variáveis conforme a antecipação, o interesse demonstrado, o nível do adversário, etc.
- se ver o Benfica não for um dado adquirido para 80 % do estádio, de certeza que vai ser mais apreciada a oportunidade de realmente puxar pela equipa. É assim nos jogos fora, porque será?
- ah e já agora, se é para ter DJ, convém que a sequência não passe como uma cassete...
- convém que os adeptos se possam ouvir a festejar os golos
- convém que o gajo dos trailers da guerra das estrelas não tenha uma voz de menino Toneca
Acordaram agora para os red pass? Há anos que digo que o número é exagerando, senão comparem com o antigo estádio da luz, ainda sem o fecho do 3 anel.
ResponderEliminarLevava 75 mil pessoas, mas como não havia cadeiras em jogos grandes era de 80 mil para cima, mas para dizer que o estádio era maior e levava mais gente e os únicos cativos, lugares equiparados aos actuais red pass, limitavam-se ao primeiro e segundo aneis na parte central do estádio do lado do 3 anel.
Não é admissível as pessoas terem permanentemente imensas dificuldades para irem ver um jogo por causa de réd pass.
Solução é reduzir substancialmente o número de red pass, não mais que 5 a 10 mil, para mim 5 mil é mais que suficientee o restante venda aberta.
Benfica é clube do povo não de elites, mas foi nisto que transformaram o clube porque muita gente são uma cambada de vaidosos, e começa logo pelo presidente, mas há mais.
Devolvam o clube a quem fez dele glorioso, não a elites, além de que os preços são elevadíssimos e a maioria não tem essa verba para disponibilizar mesmo pagando em 3 vezes, assunto em que mais uma vez o presidente mentiu no último debate, um de muitos nesse debate
A única vez em que desisti de sócio tinha quotas pagas e carnet, que era o correspondente ao actual red pass, e porquê? Porque o Damásio disse que quem tinha carnet tinha prioridade na compra de bilhetes para a final trágica de 1996, não concordei, não gostei e desisti, regressei depois no tempo do Vale e Azevedo pagando todas as quotas em atraso para manter o meu número, mas nunca mais faço isso, quando não concordar como foi no tempo do Vieira simplesmente não vou ponto.
Dificuldades ? Ainda agora ficaram 10 mil lugares por preencher tretas esta época ainda não enchemos o estádio por isso a culpa deve ser de quem tem REDPASS :)
EliminarDuarte Gomes e Luciano Gonçalves pertencem ao manto verde que cobre a arbitragem : projeto Proença.
ResponderEliminarO Senhor é a pessoa indicada para liderar uma manifestação contra a arbitragem , contra o CD , contra APAF , etc.
ResponderEliminarEstamos à espera de quê?
Já que os órgãos sociais não podem ou não querem é necessário tomarmos medidas sérias contra esta imundice que reina no futebol. Porque não se pedem investigações às obras faraónicas na fpf e na liga.
Agora os palhaços ( sem ofensas aos mesmos) querem pôr mordaças nos jogadores e esses artistinhas ainda se manifestam apesar de transporte de 1a, hotel com muitas estrelas, fatinhos, bom vencimento e estão cheios de razão e quando fazem merda esperam ir até à Arábia, Grécia. Enfim ainda tenho que levar com os 2 entendidos na TV.
Ah e que tal um boicote aos comentadores e TVs antibenfiquistas.
SPORT LISBOA E BENFICA, Sempre
Sócio n. 9104
O ambiente na Luz é de cemitério porque as equipas do teu dono que faz de presidente, não motivam ninguém. È este o Benfiquinha em que o teu dono transformou o Glorioso SLB. Daqui a 8 anos (mais 2 mandatos disto) tentaremos lutar pelo 39.
ResponderEliminarO ESTADIO ESTA EM SILNECIO? OS JOGADORES TEM QUE PUXAR POR QUEM LHES PAga o salario milionario. Agora o povo paga quotas e ainda tem que puxar pelos meninos? haja dó.... conversa de exigência zero. estou farto de dizer não endeusem quem não faz nada pelo SLB
ResponderEliminarHá anos que digo que há benfiquistas a ir ao estádio só para videos e selfies. Se alguém grita com o árbitro quando ele está mal até parece que quem lá está olha de lado como se tivesse a dizer um completo disparate. O estádio antigo isto não acontecia, a equipa bem ou mal o adepto puxavam todos para o mesmo lado.
ResponderEliminarOuvir dizer que há assobiadelas aos nossos jogadores quase a cada jogo em jogos em casa, e logo eles que levam com dualidades de critério todos os jogos, ainda reforçados na luz pelos metralhas do apito é só mais uma das razões para que agora raríssimas vezes vou ao estádio, há gente lá que me aborrece profundamente...
A ideia do redpass desse maneira é bastante boa, fora com o ''turismo'' de estádio!, que não vêm 3/4 do jogo e só se ouvem para assobios aos nossos. Uma pseudo elite criada dentro do clube que nunca se regeu por valores elitistas, um clube do povo que dava condições para o povo ir ao estádio e não existiam estes preços aberrantes ou redpasses a ocupar demasiada parte do estádio não dando a possibilidade a quem quer ir lá mesmo vibrar e apoiar a equipa.
É verdade que os jogadores ganham muito, mas também não deixa de ser verdade que o real apoio de 60 e tal mil adeptos a apoiar sempre e a apupar o adversário sempre que tem a bola faz toda a diferença.