O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Liderar e defender o SL Benfica não é para todos

. 37 comentários



A jornada do fim de semana deixou a nu mais uma série de lances em que com os adversários é decidido a seu favor, com o SL Benfica é sempre decidido ao contrário.

Isto não será propriamente novidade, nem justifica as más exibições do SL Benfica no arranque da época ou o início de jogo catastrófico com o Santa Clara.

Mas o que exigimos desde sempre no SL Benfica é tratamento igual, mas com o cumprimento das leis de jogo, e não favorecimentos como os outros têm.

Não sei se a entrada de sangue novo na SAD dará ao SL Benfica outros argumentos e caras na luta pela verdade desportiva na Liga e na FPF.

Sabemos que ambas as instituições terão eleições em breve, e sabemos que as pessoas que se perfilam são perigosas para o futuro do futebol português e para a defesa dos interesses do SL Benfica.

Daí que apoiar Pedro Proença ou Artur Soares Dias deveria quase dar direito a expulsão de associado. (Ainda hoje não perdoo a Damásio o apoio a Pinto da Costa nos anos 90).

Mas há outra coisa que sei com base na experiência de muitos anos a acompanhar o futebol português por dentro: não será certamente quem depende da Liga de Clubes ou da FPF financeiramente que terá capacidade para combater seja o que for.

Muito menos será com gestores de cariz duvidoso e nebuloso como Jaime Antunes ou José Gandarez que a SL Benfica SAD ganhará credibilidade. Pelo contrário.

Precisamos de benfiquistas independentes, credíveis, com experiência de negociação ao mais alto nível, com visão de gestão e experiência da mesma, para liderarem o clube.

É preciso saber lidar com as Associações de Futebol, o Governo, instituições como a UEFA e a FIFA, empresários de futebol e não só, ter credibilidade como gestor para ter acesso a financiamento bancário e atrair outros gestores com dimensão internacional.

Esse “currículo” atrairá também gente do futebol que queira acreditar num projecto para o SL Benfica.

Gerir o SL Benfica não é gerir uma mercearia, uma associação de bairro ou achar ter uns camaradas e uma tertúlia em que todos estão de acordo é meio caminho andando para ter sucesso a liderar o SL Benfica.

Gerir o SL Benfica é ter nas mãos a maior instituição portuguesa, uma das maiores do mundo, ter uma marca que é conhecimento em cada canto do planeta, seguida por mais de 14 milhões de pessoas em todo o mundo.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

37 comentários

  1. "NÃO SEI se a entrada de sangue novo na SAD"...
    ???
    Gente que na primeira oportunidade foi gabada pelo pulha, em especial esse Stock, não sabes?
    Não achas que vai haver continuidade?
    "Gerir o SL Benfica é ter nas mãos a maior instituição portuguesa"
    Exactamente!
    E por isso é preciso gente que primeiro, NÃO PRECISE das mordomias e comissões para nada, tem que ser BENFIQUISTA e, tendo que viver num mundo pestilento e escuro saber lidar com ele, uma vez que em muitas situações é preciso gramar o cheiro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tantos textos e os escribas deste blog ainda não escreveram sobre várias questões: porque nunca falam dos milhoes pagos em comissões? o que faz o luisão? o que faz o rui braz? o que faz o jaime e seus acólitos? querem que continue? pq deixaram vender o neres? isto sim são tópicos para os escribas que incomodam ..... o vieira já se calou? esse sim embebeda-se com as asneiras do rui costa...

      Eliminar
  2. De volta os textos sobre os golpes palacianos e a ganancia cega de também comer das comissões...

    ResponderEliminar
  3. Olhos de Lince16/9/24 13:06

    Segundo o Manteigas na entrevista dada ao Público, o Benfica clube está a ir pelo ralo e nem sequer cumpre as obrigações com a Sad, portanto, é preciso aumentar as receitas do Benfica clube via aumento das cotas dos sócios.

    A Sad precisa de dar lucros para distribuir dividendos para o Benfica clube, contudo isso nunca irá acontecer pois a Sad tem dado prejuízo e para dar lucro vendem os melhores jogadores e ficam com uma equipa medíocre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A SAD não precisa de distribuir dividendos. O clube recebe à cabeça pelos direitos da marca Benfica, embora não seja muito. Pode jogar-se com esse montante de acordo com a disponibilidade da SAD, que neste momento não é nenhuma.

      Não sei se foi o clube ou a Benfica Estádio que ficou, penso eu, com uma dívida grande a 25 anos relativa ao estádio em 2019, acho que de 100M EUR.

      Eliminar
    2. Ricardinho16/9/24 16:01

      Como é que a disponibilidade da SAD não é nenhuma se o Benfica acabou de vender vários jogadores por mais de 100 milhões de euros no total e deixou de pagar ao Rafa e ao João Mário?

      Eliminar
    3. Em 24/24 não posso saber o que se vai passar. Em 23/24 o clube teve um resultado operacional medonho. O saldo das transações de jogadores até agora em 24/25 serve para tapar esse buraco.

      Eliminar
    4. O manteigas percebe tanto de gestão como Rui Costa e seguramente sabe menos de futebol e conhece menos o mundo do futebol especialmente lá fora , que o Rui Costa.
      É manteigas um líder? O que é q ume ele liderou na vida?
      Há algum quadro de mérito reconhecido nos meios profissionais que aceite ser liderado pelo manteigas? Mesmo na área dele que é a advocacia e em especial a área de contencioso desportivo é manteigas reconhecido como um líder com currículo acima da média?
      É manteigas bem conhecido entre os 200 mil sócios do Benfica?
      Julgo que a resposta a todas estas dúvidas é negativa.
      Boas intenções não chega.

      Eliminar
    5. O que é um líder, alguém que foi a uma escola de líderes? Os líderes antes de se afirmarem como tal lideraram alguma coisa? Ou será que se revelam naturalmente quando têm de assumir a liderança? Será Rui Costa um líder? Antes de herdar o cargo o que tinha liderado Rui Costa? Estará a revelar-se um bom líder? Julgo que a resposta a todas estas dúvidas é negativa.

      Um quadro de mérito reconhecido em que meios profissionais? Na gestão de empresas? Acha que uma empresa da dimensão do Benfica não é apelativa para um profissional da gestão? Os profissionais aceitam trabalhar para quem os nomeia para o cargo, no caso o representante dos accionistas da SAD que é a administração, sendo que o maior accionista é o clube constituído pelos sócios. O CA e a comissão executiva são coisas diferentes. Se o executivo não quer trabalhar numa empresa arranja-se outro, não se muda o dono nem a administração da empresa. Gestores há muitos.

      O Rui Costa percebe de pontapés na bola. Do resto percebe tanto que enquanto diretor desportivo fartou-se de rebentar dinheiro do clube a contratar entulho. Enquanto administrador não se lhe conhece trabalho. E enquanto presidente prima pelo desequilíbrio financeiro, pela navegação à vista, pelas decisões irracionais, pela ausência de pensamento quanto à centralização de direitos e aos quadros competitivos da Liga, e pela progressiva perda de influência na FPF.

      Manteigas é razoavelmente conhecido dos sócios. Foi comentador na BTV, participa na vida associativa do clube e nas AGs, além de ter presença em espaços de discussão como este. Para se dar ainda mais a conhecer apresenta uma candidatura com 1 ano de antecedência. Achar que um candidato se faz em 3 meses contra um incumbente que está no clube há décadas é um erro.

      Parece que o Anónimo das 9:18 e o Shadows entendem que liderar o Benfica não é para todos, só para quem eles acharem merecedor. A continuarem assim vão ficar eternamente à espera e levar com mais do mesmo.
      Têm razão quando dizem que boas intenções não chegam. Se chegassem podia ficar lá o Rui Costa...

      Eliminar
    6. Caro amigo : líder é alguém que as pessoas seguem naturalmente. Seja por carisma, seja pelo exemplo, seja pela inteligência, seja pela coragem, pela integridade etc…

      Eliminar
    7. Para o Anónimo das 15:32
      Um líder é alguém que tem seguidores

      Eliminar
    8. As definições de líder são fáceis de obter no dicionário. E muitas vezes essas pessoas carismáticas ou com muitos seguidores revelam-se líderes incapazes com resultados catastróficos. Há líderes tóxicos.

      Agora, quem é que sabe à priori quem é líder sem conhecer a pessoa? É pela cara? O post das 9:18 diz que Manteigas não é líder, e também diz que Manteigas não é conhecido. Ora então em que é que ficamos? Se não é conhecido como é que se sabe que não é líder?

      Nunca ter liderado nada não retira à pessoa capacidades de liderança. Muitos líderes revelam-se quando colocados nessa posição, ou seja, quando as circunstâncias os compelem a avançar ou a liderança lhes é imposta.

      À vossa definição clássica de líder natural contraponho com outra possível definição que me parece mais adequada ao momento do Benfica: líder é quem avança e dá a cara.
      Quem não faz nem uma coisa nem outra não é líder, por muitos seguidores, coragem ou inteligência que tenha.

      Mas o Benfica não precisa de homens providenciais. Precisa de alguém que seja sério, cujo único interesse seja o do Benfica, que tenha 2 dedos de testa e algum bom-senso, e sobretudo que tenha vontade de trabalhar em prol do clube. Isso chega-me, até porque o Rui Costa não me parece satisfazer nenhum desses requisitos.

      Eliminar
  4. VIRA O DISCO E TOCA O MESMO...
    Nem todos são sócios, nem todos os sócios andam de pestana aberta, tal como se comprova pelos presidentes q elegeram nas ultimas décadas...
    AGORA aguenta coração, até se conseguir eleger alguém q ponha os interesses do Benfica em 1º lugar, q defenda com UNHAS E DENTES todo e qualquer assunto no q diz respeito ao Benfica e q saiba como o fazer, e ainda q tenha a capacidade para guiar o Benfica para o sec. XXI, onde já devia estar à décadas...
    E isso Ñ É PARA QUALQUER 1...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mulher do César vai ter que aparecer, e aí é que vai ver.

      Eliminar
  5. Estes textos nunca vêm com nomes. E quando trazem nomes é para os desqualificar. Não serve o Noronha, não serve o Benitez, agora não há de servir o Manteigas. Gostava por uma vez que assumissem quem acham tem condições para presidir ao clube, se é que tal divindade existe.
    Será RGS o tal candidato independente, credível, com experiência de negociação ao mais alto nível?

    Fiquem à espera de um D. Sebastião qualquer que quando derem por ela têm lá outro mandatado do LFV. Isto se ainda houver SAD ou se não tiver sido vendida a um investidor estrangeiro testa-de-ferro de sabe-se bem que interesses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, eu não espero por nenhum D.Sebastião. Não sou obrigado é a apoiar caras que por detrás têm os mesmos grupos de interesse. Quando tivermos eleições, teremos candidatos e teremos então a oportunidade, de forma transparente, em analisar projectos e ideias. E equipas dirigentes. Não contes comigo para ignorar quem paga campanhas, quem tem amizades com gente do FCP ou quem vem para aprovar uma Centralização.

      Eliminar
    2. Caro Shadows. Parece que está mais informado do que eu, mas concretize. O seu discurso parece o do Octávio Machado.
      Quais são os grupos de interesse por detrás do Manteigas. Do que discorda quanto às suas posições (públicas e publicadas, que as privadas não conheço) sobre a centralização ou a reforma dos quadros competitivos?

      Quanto ao timing, acho ingénuo da sua parte pensar que uma candidatura que se apresente a 3 meses das eleições tem hipóteses contra uma direção há 20 anos em exercício, que tem o tempo de antena que quiser e que controla os orgãos de comunicação do clube.
      O Manteigas ainda não apresentou projecto e equipa porque seria prematuro. Era abrir demasiado o jogo a tanto tempo das eleições. Mesmo não sendo um desconhecido (é certamente mais conhecido do que eram Benitez ou Noronha) tem de ganhar notoriedade no universo dos sócios. Entretanto vai-se posicionando e dando a conhecer.

      Note que eu não sou "manteiguista", só acho é que a vossa postura é derrotista, fatalista e divisionista. Assim não vão a lado nenhum.
      A única maneira de tirar de lá o Rui Costa é haver apenas uma lista de oposição. As verdadeiras oposições terão de se juntar atrás da candidatura mais forte. Vocês estão tão ocupados a atacar quem aparece que se esquecem que primeiro têm de tirar de lá o Rui. A não ser que a vossa ideia seja mesmo essa, dividir para deixar reinar quem está. Vão aparecer umas "oposições autorizadas" e candidaturas de vaidade para dividir votos. Serão do vosso agrado? Estão à espera que o Stock da Cunha vos convide para a SAD?

      Eliminar
  6. Andamos à décadas nas mãos de um qualquer ZÉ dos FRANGOS... e depois se e quando o dizemos ou escrevemos, Ainda dizem q ñ somos do Benfica e q somos só BOTA ABAIXO e q queremos é o PODER no Benfica...
    As verdades Doiem e acreditem q nada me custa + do q constatar q o Benfica anda à décadas a reboque de outros interesses e rodeado de gente q apenas se quer servir do Benfica e ñ servi-lo...
    Portanto resta-me finalizar, com um ALBARDA-SE O BURRO À VONTADE DO DONO...
    Todos temos q assumir os erros, passados, presentes e futuros, de preferência unidos a uma só VOZ, pois assim SOMOS + FORTES...

    ResponderEliminar
  7. Saíu o Soares Oliveira & Família, mas continua muita gente sentada no BANQUETE permanente a expensas do Benfica...

    O Benfica não aguenta tudo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto não o mandaram embora não estavam felizes. Agora ninguém sabe o que fazer. Pode se construir uma boa lista se as pessoas estiverem disponíveis. D.s.o, p. Gonçalves, veiga, Boaventura

      Eliminar
    2. Aguenta, aguenta... trm que continuar a gerar fortunas, gente que para lá vai miserável sai de lá cheia de milhões.
      Como dizia a minha avó, quanto pior melhor.

      Eliminar
    3. DSO, Veiga, p Gonçalves e boaventura eram as muletas do Vieira.
      Os 3 últimos eram gente do Porto que conhecia os bastidores do futebol e que Pinto da Costa desprezou. O Vieira usou-os para meter areia na engrenagem do fcp. DSO era o homem da gestão que geria tudo menos o futebol.

      Eliminar
    4. O DSO saiu porque tinha melhor, senão ainda lá estava!
      O que o substituiu, talvez tenha percebido do buraco onde se meteu tal a rapidez com que foi embora!
      Só o silêncio dele e do bana dizem tudo!

      Eliminar
  8. Benfiquista16/9/24 18:00

    E no meio disto tudo ainda conseguem dizer que o benfica é que é sempre beneficiado e toda a CS amestrada vai na cantiga porque são todos adeptos/serviçais desses clubezecos...
    Isto é mesmo um incrível assassínio do desporto e cada vez mais vai afastando quem gosta de ver os jogos e sabe o que vê por si próprio, e não pelo que dizem redes sociais ou a corja de cumentadeiros da CS, pseudo benfiquistas lá representados incluídos...
    Por estas é que eu defendi o schmidt basicamente até ao fim. O treinador não tem culpa que cá as arbitragens tenham ordens específicas para salvar corruptos. E os jogadores, como o rafa, não têm culpa da porrada que tanto levaram em 7 ou 8 épocas muitas vezes apenas com amarelos mostrados, e que se ele abria a boca era logo amarelo para ele. Se este ambiente arbitral contribui para que os jogadores se animem? Alguma vez?....
    Por isso lá está....correr com o vierismo do clube, corte total nas próximas eleições (até mesmo se ganhássemos esta época!), por demasiado evidentes de rabos presos dentro do clube tal é a comunicação do mesmo em não exigir demissões. E mandar para outras paragens o comissionista mor do mafioso mendes que manda demais no clube. Vão lá nivelar por baixo o campeonato para o raio que os parta que estamos fartos de simulacros...

    ResponderEliminar
  9. Shadows avança que é teu!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que não avançam. Só deitam abaixo quem avança. Parece que estão a fazer o frete à direção.

      Eliminar
  10. Desses problemas todos nós sabemos, só faltam os nomes para resolver esses problemas.

    NOMES?

    Benfiquista a sério

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha quem voltou!!
      Benfiquista a sério (o verdadeiro)

      Eliminar
  11. gosto tanto deste post a serio agora é que perceberam que precisamos de pessoas credíveis, com experiência de negociação ao mais alto nível, visão de gestão e experiência da mesma.
    pena foi quando apareceu alguém com essas características denegriram o homem e assim ajudaram a eleger o dono do palheiro.

    ou ainda acham que o picareta falante tem essas qualidades todas, só se for numa dimensão paralela, a mesma que o roger via a equipa jogar bem.

    ResponderEliminar
  12. Caminha-se, a passos largos, para termos Artur Soares Dias a mandar na Liga e Pedro Proença a reinar na Federação.
    Quadro mais tenebroso e conjugação mais perversa e perigosa eram impossíveis de imaginar para o futuro do futebol português e para a defesa dos interesses do Benfica e, como se isso já não bastasse, por debochado cinismo ou aviltante hipocrisia, vamos ter o actual presidente do Benfica a apoiá-los candidadamente e sem quaisquer reservas, do tipo, se não podes vencê-los, junta-te a eles, táctica a que recorrem habitualmente os cobardes e os fracos.
    E como estas manobras maquiavélicas já andam a ser cozinhadas e alinhavadas há algum tempo nos bastidores da náusea e da ignomínia, não me admiraria nada que muito em breve Rui Costa e a sua entourage fossem convidados para a piscina do Póvoas.
    Acorda, Benfica!

    Namouche

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos mais perto disso que doutra coisa!
      O mundo Benfiquista não sabe um corno das caldeiradas que se fazem nos "bastidores da náusea e da ignomínia".
      E quando souber, está feito e não há volta a dar!
      E toda essa troupe do palheiro sairá de fininho, de bolso cheio ou tacho garantido e nunca mais ouvimos falar deles!
      Rui Costa incluído, e não será por ser a cabeça pensante do maquiavelismo mas sim por submissão dada a sua fraqueza como homem e benfiquista!

      Eliminar
  13. A falta do Otamendi na primeiro golo do Benfica dveria ter dado amarelo por simulação? É isso? O penalty que deu o empate no jogo anterior quando é o jogador do Benfica que pisa o adversário também foi decidod contra o Benfica? Tenham paciência...

    ResponderEliminar
  14. "Mas há outra coisa que sei com base na experiência de muitos anos a acompanhar o futebol português por dentro: não será certamente quem depende da Liga de Clubes ou da FPF financeiramente que terá capacidade para combater seja o que for."

    Cá está, nunca falha, mais um candidato para este blog triturar. Não há a coragem de o referir abertamente, nunca há, mas é um claro ataque a Manteigas. Não serve, aliás ninguém serve, ninguém presta, ninguém tem competência, credibilidade, nada, nunca, ninguém.

    Apenas os dirigentes actuais, herdeiros do vieirismo e outros que tais, por um qualquer direito divino, são merecedores de dirigir o SLB, e são mesmo bons, competentes e credíveis.

    Idiotas (in)úteis, enfim...Não acordem, não examinem e reflitam sobre o caminho, escolhas e gentes que nos conduziram a esta situação. Temos mesmo o clube que merecemos. Se não procurarmos mudar de rumo, temo pelo futuro, e sobretudo, pela identidade e valores que fizeram o Benfica. Não o defendem, não conhecem a sua história e valores, acham que é uma empresa como outra qualquer, e no entanto, paradoxalmente, vivem às custas dessa história e do passado glorioso de um clube que tanto procuram modificar e "refundar" não sei bem porquê.

    Como se costuma dizer daqueles jogadores que nada jogam, mas aplicando a ideia aos nossos dirigentes, e a alguns paineleiros e membros de redes sociais: até um pino faria melhor.

    Voltando ao início: ninguém serve, ninguém presta, ninguém tem competência, credibilidade, nada, nunca, ninguém. Deus e/ou a natureza protejam os membros desta direcção e amigos, e lhes concedam a graça da vida eterna, senão o SLB acaba, é o caos, o fim, a tragédia, o horror...Idiotas (in)úteis.

    JG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um ataque ao JD Manteigas? Lês isso lá ou és tu que concluis por ti próprio? Em contexto de eleições, o NGB nunca deixou de se pronunciar, mesmo quando 90% dos votos íam para o Vieira.

      Não queiram é já começar com vitimizações. O que escrevi é bastante claro.

      Eliminar
    2. O REI VAI NÚ... E Ñ É DE AGORA...
      Uma boa parte dos sócios e adeptos é q Ñ O QUER VER, porque ñ lhes interessa ou porque têm a necessidade de defender a SUA DAMA... e quando finalmente há quem abra a pestana e ñ têm problemas em o dizer ALTO E BOM SOM... AQUI DEL REY q é + 1 anti, q é contra o Benfica, q sem a atual matilha de RAPA-TACHOS o Benfica nunca mais será Benfica, q se quer é o PODER, e mais uma quantidade infindável de impropérios e delírios continuamente propalados aos 7 VENTOS...

      A CEPORTINGUIZAÇÃO do Benfica está + ATIVA do q nunca, cabe a nós BENFIQUISTAS PARAR de 1 vez por todas com este PESADELO ATUAL...

      QUO VADIS, BENFICA???

      Eliminar
    3. Claro como lama. Meta nomes e concretize claramente.

      Raramente um nome é tão acertado como o do Shadows. Porque, em vez da limpeza da guitarra de Hank Marvin, o que escreve parece sempre obscuro e parcialmente oculto nas sombras.

      Concordo que o post não ataca (só) o JD Manteigas. Aplica-se a todos os que apareçam menos ao candidato-sombra que serve ao Shadows.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking