Caro Pedro Proença, Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional:
As regras aplicadas ao Vitória de Setúbal vão ser também cumpridas na Primeira Liga Portuguesa?
Se sim, quando essas decisões serão tomadas?
Se não, não fica Pedro Proença sem condições para continuar como Presidente da LPFP, e sem condições morais para ser candidato à Presidência da FPF?
Afinal, os regulamentos são para cumprir ou são para aplicar apenas aos clubes fora do eixo de influência das Associações de Futebol do Porto e Braga?
Pedro Proença tem insistido no tema da Centralização dos Direitos Televisivos como a grande solução para o Futebol Português.
Sabendo que o valor real dos Direitos Televisivos do nosso futebol não corresponde ao que tem sido anunciado pelo próprio Pedro Proença (bem inferior a 300M), e sabendo que o SL Benfica é de longe o “produto” mais valioso do nosso futebol, não lhe parece que a Centralização como a anunciou não tem condições para avançar?
Não lhe parece óbvio que retirar ao SL Benfica (mais) e ao Sporting (menos) para dar ao FC Porto, SC Braga e outros clubes de menor dimensão será apenas retirar capacidade de investimento aos clubes que mais audiências originam, e em consequência, amputar em parte a capacidade de lutar numa Europa do futebol cada vez mais competitiva?
Mais ainda: que sentido faz avançar com uma Centralização sem antes reformular os quadros competitivos dos nossos campeonatos?
Que Centralização e que futebol sobrevivem sem serem rentáveis por si só, antes de receitas extraordinárias?
Seguindo esse ponto de vista, qual é a sua opinião tendo em conta os factos conhecidos, e transmitidos, pelo Vilarinho relativamente às falsificações efetuadas pelo Benfica para poder participar no Campeonato da 1ª?
ResponderEliminarSerá que o Benfica, passado estes anos todos, também terá que sofrer consequencias, até pelo facto de ter retirado essa posibilidade (da participação no Campeonato da 1ª) a outro clube, ou como passou bastante tempo ficará apenas pelos apertos de mãos?
Grato pela atenção.
"os factos conhecidos, e transmitidos, pelo Vilarinho" - esqueceste de propósito a palavra provados que é só o mais importante, certo? O que tu queres sei eu...
EliminarDo que é que estás a falar?
EliminarA resposta à pergunta é: obviamente não. Porque não há retroatividade na lei.
EliminarO “assunto” que recorda - e que merecia muito mais detalhe - ocorreu há… 20 anos?! Mais? As leis que norteiam a participação nos campeonatos nacionais - usadas para destruir o Vitória de Setúbal - não existiam.
Agora, sim: existem.
Portanto, se as leis de agora existissem então…
Poderia haver algo a debater.
Não é o caso.
Já agora, um lembrete: também as leis sobre corrupção desportiva mudaram. Se as leis atuais se aplicassem de forma retroativa, o Porto não poderia ter tido o direito de não usar as escutas como meio de prova (o expediente usado para não serem condenados). Mas a lei funciona assim.
Isso...dar mais aos grandes, e retirar ou dar menos aos pequenos, vai sim senhora, tornar o nosso campeonato mais atrativo e sobretudo competitivo! Vais ter jogos de 15 - 0....e aí sim, fruto da "competitividade" interna...vais para a Europa brilhar!
ResponderEliminarDesde que os dinheiros distribuídos pelos mais "pequenos" em mão de gestores pouco confiáveis, não sejam aplicados na compra de quintas, terrenos ou Ferraris, tudo bem... temos visto como muito tuga usa e abusa de dinheiros que lhes confiaram. É só abrir uma tv ou um jornal, os tribunais estão cheios desses. O que não quer dizer que os "grandes" não façam a mesma coisa, mas estão sob um maior escrutínio.
Eliminar" vai sim senhora, tornar o nosso campeonato mais atrativo e sobretudo competitivo".
EliminarNão percebi se era a sério ou sarcasmo, mas não vai mesmo. Basta fazer algumas contas com base em esquemas de repartição semelhantes a outras ligas europeias, mesmo com expectativas totalmente irrealistas de aumento de receitas "a la Proença", para perceber que o fosso entre pequenos e grandes continuará enorme. Isto só para as receitas televisivas.
Para além disso há que ter em conta outras receitas e factores sociológicos.
Nas receitas, competições europeias, bilheteira, merchandising, patrocínios vários, publicidade, etc., são incomparavelmente superiores para os grandes.
Nos outros aspectos, a que chamei sociológicos, mas que poderia chamar de tradição, a capacidade de captação e atractividade dos grandes para os jogadores. Os jogadores vão continuar a preferir jogar nos grandes, por tradição, desejo de ganhar troféus, visibilidade, etc.
Os grandes continuarão a ser grandes e muito mais ricos a nível interno. Vão ser mais fracos a nível europeu. Continuará a haver jogos desiquilibrados.
Se querem melhorar a competitividade reduzam o campeonato a 12 equipas, com quatro voltas ou duas fases (apuramento campeão e descida) a duas voltas. Concentra os jogadores e receitas em menos clubes, e aumenta o número de jogos competitivos. Mesmo sem centralização de direitos as equipas "pequenas" são beneficiadas porque fazem mais jogos com os grandes, aumentando a receita da TV e da bilhética.
O resto é fumo, areia para os olhos, conversa para boi dormir.
Era sarcasmo, pois claro!
Eliminar"Os grandes continuarão a ser grandes e muito mais ricos a nível interno. Vão ser mais fracos a nível europeu. Continuará a haver jogos desiquilibrados." Obviamente! Mas há gente que só olha para a floresta...e não vê a árvore.
Ou só vê a árvore e não a floresta?
EliminarLutar numa Europa hehehe hehehe eu bem vi o que lutaste com 100 milhões, para não Falar dos 0 pontos e os 5 do Basel num grupo fraco, faz te falta o parceiro Setúbal??? Deixa lá tens o Estoril o Santa clara o nacional dos 10, e aqui ninguém tira a ninguém para dar ao Porto, porque não desceste de divisão por o Vilarinho falsificar a declaração, e ainda as ações de lixo que a Ferreira Leite converteu em milhões, o que vale a que ninguém te ouve tens que berrar mais alto ou então ir para a rua como fizeste na rotunda contra Vieira...
ResponderEliminarDe que é que estás a falar pá?
EliminarDa tua tia pah...
EliminarABELHAS SEM COMIDA, COLMEIA PERDIDA... Gostava era de ver o q os IR-responsáveis do Benfica têm a responder à questão: Quem é q o Benfica vai apresentar para as Eleições e para dirigir a fpf e a liga??? OU será q vai continuar a SER + DO MESMO tal como nos ultimos vastos anos??? ACORDA BENFICA...
ResponderEliminarOra aqui estão 3 comentários de grandes visitantes " benfiquistas" .
ResponderEliminarDos muitos que pontual e assiduamente se afadigam a insultar o presidente, o treinador, os jogadores, quem sempre os topou, etc.
Tem pai que é cego, como se diz lá pelo Brasil.
Já divertem. Mas ao mesmo tempo entristece ver gente desta sempre vomitando ódio, e pior, baseado em mentiras. São os viúvos e as viúvas do e-nada. Nunca recuperaram do choque, traumatizados para sempre.
Eliminaraqui estao 2 garotinhos sem exigencia.... pró ano é que é........
EliminarOh tanoco, fugiste da pocilga?
EliminarPor falar em: Tem pai q é cego, O PIOR CEGO É AQUELE Q Ñ QUER VER... mas ñ se pode obrigar ninguém a ir à consulta da Multióticas, principalmente os IR-responsáveis do Benfica, q preferem TACHOS e + alguns UTENSILIOS, já eu prefiro q o Benfica PONTUE em todas as provas em q esteja inserido...
ResponderEliminarNão percebo por que é que oiço todos dias o interesse do Benfica em contratar avançados e extremos quando o grande ponto fraco da equipa está nos defesas e laterais e… na minha opinião no GR.?
ResponderEliminarEsqueces o treinador.
EliminarE já agora, o prez.
Nah. O ponto fraco da equipa e mesmo o Lawrence. Uma pena não o podermos despachar.
Eliminarse fosse por isso nunca ele teria era condições para se ter candidatado sequer à liga pela primeira vez sequer.
ResponderEliminarnem muito menos o atual presidente da fpf teria tido condições para se candidatar, mas teve e teve o apoio do nosso clube como agora o proença vai ter o apoio do atual presidente.
culpa de quem votou no rui, e não é vir agora vir dizer que o desdentado não tem condições que alivia a culpa de quem votou no rui.
pois a centralização é começar a casa pelo telhado, como sempre, quando muito antes disso se deviam rever os quadros competitivos mas qual a opinião sobre o assunto, e que medidas tomou para chamar o assunto à baila, desta e da anterior direção do nosso clube, zero.
podes repetir quantas vezes quiseres que o clube corrupto vai ser beneficiado pela centralização que não é por isso que passa a ser verdade.
eles não vão beneficiar podem até perder menos que os outros da segunda circular, mas nem sequer isso é liquido, mas não vão receber mais do que aquilo que já hoje recebem.
nem sequer o braga, pelos poucos estudos que existem com alguma sustentação, será sequer um dos beneficiário muito provavelmente ficara na mesma.
mas isso é um falso argumento, alias um argumento parvo, a centralização dos direitos televisivos não nos interessa porque nos é prejudicial não porque outros vão beneficiar deles.
Os pequenos nem vão beneficiar nada. Os grandes é que vão passar a subsidiar as equipas que metem 500 pessoas num estádio, para poderem passar a contratar jogadores sul-americanos de 3ª categoria em vez dos actuais de 4ª categoria.
EliminarO benefício para um 10º classificado é provavelmente menor do que fazer um campeonato a 12, em que jogassem com os "grandes" quatro vezes.
O Porto e o Sporting até podem sair "beneficiados" por perderem menos relativamente ao Benfica. Mas em termos absolutos também perdem.
Gostava era de ver a Liga e Sindicato de Jogadores a pedir uma revisão do número de clubes na 1ª Liga e um salário mínimo decente para todos os jogadores profissionais. Depois podiam falar de pôr o Benfica a subsidiar o futebol nacional.
mas não acho que para os grandes exista interesse em ter campeonato a quatro voltas.
Eliminare isso ainda dava mais jogos do que os que existem atualmente e um dos problemas não é só existirem equipas a mais mas também jogos a mais.
sem duvida e já o disse varias vezes o beneficio dos outros dois é única e exclusivamente nós perdemos muito mais do que eles porque na realidade eles os dois vão perder, e bastante, em relação ao que tem hoje.
e ao contrario do que o autor do post pensa até muito provavelmente o clube corrupto tem mais a perder do que os outros da segunda circular.
eu já vi este filme varias vezes, primeiro foi o dinheiro do totobola, depois o da rtp rtc devido à publicidade nas transmissões, depois foi a sport tv e agora é a centralização.
no entanto o que nunca mudou foram os dirigente que cujo único objetivo é viverem á custa dos clubes seja por motivos políticos, de sacar comissões ou outra coisa qualquer e todo e qualquer dinheiro que se meta nos clubes nunca é investido mas desbaratado.
Tinha de acabar com a Taça da Liga. E o número de jogos também se resolve com uma segunda fase mais pequena, com 6 a jogar para apurar o campeão e 6 para a descida. Claro que aí meia época dos de baixo vai à vida. Nesse caso a centralização era importante para redistribuir.
EliminarExplique só porque o Porto perde mais, se não se importa. Oliveirinhas?
mas nesse modelo de dividir a segunda fase em dois grupos a única coisa que faz duplicar é os jogos entre grandes, sinceramente tenho muitas duvidas se isso a longo prazo não vai banalizar os jogos entre os grandes e por essa via o que é banal vale menos.
Eliminarsempre existiu um problema os clubes que vão ás competições europeias tem excesso de jogos os que não vão precisam de ter mais competição, sempre foi minha ideia que a taça da liga teria sido uma excelente ideia para dar competição a quem não ia à europa.
e das duas uma ou era uma competição sem os clubes que iam ás competições europeia dando por exemplo um prémio de qualificação para a europa na época seguinte.
ou não excluindo os grandes estes só faziam quartos, meias e final, num máximo de tres jogos.
eu não disse que os corruptos perdiam mais, disse provavelmente, porque não tenho os dados todos.
primeiro seja pelos oliveredos, ou não, a realidade é que eles tem recebido muito mais que os outros da segunda circular.
depois porque o clube corrupto ao contrario do que alguns acham não é apenas um clube da área metropolitana do porto e tem por exemplo uma implementação nas comunidades imigrantes, que já são dez por cento da nossa população, muito maior que os outros da segunda circular sobretudo na comunidade africana.
e porque no estrangeiro eles vale mesmo muito, mas mesmo muito, mais do que os outros da segunda circular.
Repare que seja a quatro voltas ou com duas fases o número de clássicos é sempre 8 para cada equipa. Acresce que substitui uns clássicos para a Taça Proença por outros para o campeonato. Se eliminar as duas mãos na meia-final da Taça ainda corta mais um.
EliminarNão sei se havia esse risco de banalização. Penso que nos países onde há duas fases (Bélgica, Dinamarca, Escócia) o problema não se põe. O problema maior desse modelo de competição é que há muitos jogos decisivos na fase final da época, que coincide com a fase a eliminar das competições europeias.
Quanto aos imigrantes entendo o que quer dizer. O mesmo se passa nas ilhas, por exemplo.
E quanto à projeção internacional também é verdade, mas acho que daí não vem uma receita substancial. Existe uma saturação de futebol na TV. Ninguém segue 3 ou 4 competições, e se seguir escolhe outras competições (Premier League, LaLiga, Champions, campeonato local, etc.). O campeonato português só interessa no mercado nacional, na diáspora e nos PALOP. Um Benfica-Porto não atrai quem não siga o campeonato regularmente, como atraíria um Real-Barcelona, por exemplo.
E o futebol é a coisa mais conservadora do mundo. Não precisamos ser conservadores quanto ao modelo das competições. Experimenta-se, e se não resultar altera-se ou reverte-se.
EliminarAgora, enquanto a Liga for governada pelos clubes da maneira que é isto não vai a lado nenhum. Nenhum presidente da Liga conseguirá fazê-lo, nem que fosse alguém apoiado pelos 3 grandes especificamente com esse caderno de encargos.
mas a minha questão em relação à banalização dos jogos grandes é igual seja ela a quatro voltas completas ou com divisão nas duas ultimas.
Eliminarmas mesmo cortando a taça da liga e as meias da taça o aumento é de 50 por cento em relação ao que existe no atual modelo.
eu preferia uma mudança para catorze clubes nos modelos atuais ver como corria antes de reduzir mais e entrar num modelo que tenha muitas duvidas que seja adequado para o nível dos clubes grandes portugueses.
o risco da banalização existe até pelo que dizes cada vez existem mais jogos e quantos mais existirem mais as pessoas se fartam.
se depois esse risco se converte em realidade isso já é outra coisa.
mas é uma opinião minha.
por isso é que eu falei que não tenho os dados todos, não sei a percentagem atual da venda dos direitos para o estrangeiro nem muito menos o peso na potencial venda dos direitos centralizados.
agora uma coisa é certa para o exterior vende muito mais um jogo nosso com os corruptos que um nosso contra os outros da segunda circular quando internamente o segundo gera muito mais receita.
Pedro Proença é como aquela stripper da dança do varão: de tanto se insinuar e roçar que já ninguém a quer comprar, por muito brilhantina que aplique no cabelo.
ResponderEliminarDe antigo árbitro do sistema a oportunista de condição, depressa engendrou e alcançou os apoios necessários para chegar a presidente da Liga corrupta de Futebol, infelizmente e lamentavelmente também com o alto patrocínio do Benfica.
Pedro Proença, ainda utilizando a sua táctica de prostituta vadia, não quer ficar por aqui na sua ascensão, pois agora pretende habilitar-se ao lugar de presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que entretanto em breve estará vago.
Mas a questão que se coloca é o de saber se o seu trabalho desenvolvido na Liga seja assim tão meritório que justifique mais esta promoção? Bem, como diz o outro, em terra de cegos até a racionalidade é vesga...
Estará o futebol português mais competitivo? Obviamente que não. Temos mais público nos estádios? Decididamente que não. A calendarização dos jogos é a mais adequada? Objectivamente que não. Os clubes portugueses financeiramente estão melhor? Comprovadamente que não. É a estafada centralização dos direitos televisivos a solução milagrosa que vai curar todas as maleitas da falta de receitas dos clubes? Para alguns, seguramente que sim, para o Benfica, evidentemente que não.
Com o desaparecimento do estado palestiano de Pinto da Costa e com a eliminação da guarda pretoriana dos superdragões do Hamas, a vida ficou mais complicada para Pedro Proença ou, pelo menos, os seus intuitos e ambições, poderão sofrer um duro golpe ou revés, mas para que isso acontecesse com mais clareza e assertividade, era fundamental que o Benfica tivesse na sua direcção um presidente destemido e determinado, predicados que genuinamente Rui Costa não tem, pois pelo que se viu até hoje, alia o medo à cobardia, a conivência à promiscuidade, senhas e contra-senhas incapazes de juntar e incentivar as suas tropas para batalhas mais duras e disruptivas. E amanhã já pode ser tarde...
Acorda, Benfica!
Namouche
em relação aos direitos televisivos....ainda me lembro de o boavista receber mais ue o SLB ...e o DR..VALE DE AZEVEDO cortoucom sportv....e os benfiquistas (alguns trutas) meteram-no na prisao...
EliminarQ pena q apenas uma minoria esteja minimamente esclarecida e q ENXERGUE O ÓBVIO... EM TERRA DE CEGO QUEM TEM OLHO É REI...
EliminarPorra, é somente isto!!!! É tão claro que cega. O que faz Pedro Pinto no Benfica??
Eliminaro pedro pinto? o luisao? o braz? e depois dizem quem um gajo vomita ódio? não pensei que houvesse gente tão agarotada e sem sentido de empresa no SLB.
EliminarSão esses que interessam.
EliminarOlha se fosse para lá alguém com um bocado de personalidade e de espinha rígida!
não se fala do SLB agora? pergunta para os acomodados: não ha mais mancos para vender? so tem o silva e o neves? o resto não presta? coitados....
ResponderEliminarEra preferível banir esta gentalha. O que querem é óbvio.
EliminarNa verdade, o proencinha já não tem lugar na liga desde o primeiro dia que para lá foi, porque até pelo passado de árbitro não lhe devia conferir possibilidades de concorrer para o cargo por claro conflito de interesses. Como teve apoio do próprio benfica antes, quando foi tão criticado como árbitro nos nossos jogos, é das tais coisas que não se entende nas direcções do benfica desde há muitos anos...
ResponderEliminarComo dirigente da liga, acumulou vários casos mal tratados e quase todos a envolver as osgas e os corruptos. Espionagem industrial dos corruptos ao benfica, que daria pena duríssima mas aqui está tudo bem... um caso palhinha, aos 780000 euros na conta do estoril no jogo com o intervalo mais largo da história a cortar todos os regulamentos, aos vários episódios de violência nos jogos entre estes clubezecos que dariam sumaríssimos mas esses parece que não existem mais vá-se lá perceber porquê, a questões de concorrência desleal de scp, para no fim só o rio ave é que apanha na boca à conta de não poder inscrever jogadores; anos e anos de transferências e empréstimos entre portomonense e os corruptos; a novo caso palhinha, desta vez da parte do paulinho; às falcatruas entre vitória guimarães e fcp em transferencias de jovens jogadores, que também aconteceu entre fcp e scp; à mais recente história do que foram os árbitros do scp esta época que foram quase sempre os mesmos semana sim, semana não, mas ninguém chamou à atenção dessa marosca....
São tantas, e estas são só algumas. Num país normal, como o fcp passou regulamentos para jogar frente ao estoril com meia equipa diferente, com 780000 na conta do adversário, e passado muito mais tempo do que o regulamento o permite, daria azo a que os presidentes da fpf e liga se demitissem, mas não, acumularam tanta patifaria que até riem quando um deles até foi caçado no apito dourado a perguntar de faturas de prostitutas e chegou a presidente da fpf.....para este cúmulo, porque diabo não iria uma pseudo-prostituta do fut tuga como o proençinha não iria querer chegar a dirigente da fpf? Onde está o controlo e capacidade racional de quem gere o ministério do desporto para regularizar isto?....
Só agora, já se falou em salários em atraso nos corruptos, mas quem se lixa é o vitória de setubal (e estes também diga-se, com razão que se lixam de tão mal geridos que foram). Irá o proencinha aplicar as regras? Pffff.....
No futebol parece que as coisas seguem cada vez pior, e cada vez mais sem serem sequer dissimuladas. Já nem se esconde corrupção porque se sabe que se passa sempre impune.
POIS, VIRA O DISCO E TOCA O MESMO... Por essas e outras é q os IR-responsáveis do Benfica apoiam esta gente, assim é + fácil manter os TACHOS E AFINS q vão tendo à LARGOS anos, se o Benfica fosse um RESTAURANTE já tinhamos ganho, no minimo, a 10ª estrela Michelin, e Ñ SABEMOS NÓS DA MISSA NEM A METADE...
EliminarO Proença é aquilo que a indústria quer que seja.
ResponderEliminarUm tipo com bom aspecto, engravatado e, tal como quando tinha um assobio na boca, disposto a fazer o que lhe mandam.
Não esquecer que o SLB pela mão de quem o (des)governa faz parte da "big picture" e aceita o que lhe põem no prato.
Acho tempo perdido andar a atirar merda a quem nem isso merece e deixar para o esquecimento quem, na nossa casa, devemos pedir contas.
O que me custou mais nas últimas semanas foi saber que equipa do Porto que deu 5 no Benfica tinha salários em atraso. Quem viu o jogo diria que quem tinha salários em atraso eram os jogadores do Benfica.
ResponderEliminarPor que é que isto acontece com tanta frequência? Alguém fez o diagnóstico do que vai mal no reino da Dinamarca.
O pulha, para além de lhes dar campeonatos também lhes deve ter dado a mística.
EliminarNa Luz não está e o afilhado ainda não a foi buscar!
UM FRACO REI, FAZ FRACA A FORTE GENTE! Junte-se a isso o MAIOR interesse em TACHOS e outros UTENSILIOS à anos sem fim, e tem a resposta...
EliminarQue interessa se PP vai ou não para a FPF, com ou sem apoio do Benfica, se, conforme se pode ver no site do Record, se Fernando Seara, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, propôs o nome de F. Gomes para batizar um pavilhão desportivo, coisa que o próprio FG declinou? Não há hipótese.
ResponderEliminarO que é q os sócios do Benfica estão á espera para correr com o seara e outros”donos do clube”? Afinal ele não era um dos amigos do Pinto da Costa? Não foi ele um dos principais elementos responsáveis pela criação da liga de clubes que retirou a comissão da arbitragem da tutela da federação e a levou para o Porto iniciando o longo período de hegemonia do fcp?
EliminarO Porto , que tudo indica estar falido, parece estar ativo no mercado e tem agora um treinador em jeito de poeta e parece que contratou um adjunto doutorado em doping (epo) . O que virá aí?
ResponderEliminarA implosão.
EliminarO estado de saúde do clube é muito mais terrível do que aquilo que se vai sabendo.
O esquema engendrado para repor os Capitais Próprios tirou todo o pouco oxigénio que havia. As receitas estão cativadas. Há incontável despesa contratada.
Vai ter de haver uma contração incrível - vendas de tudo o que possa gerar mais valia, redução drástica de custos.
Difícil entender como há tanto silêncio na CS sobre o assunto. Basta ver o R&C, somar o que foi tornado público por AVB e concluir.
Pinto da Costa destruiu o futuro a curto e médio prazo do clube.
A única tábua de salvação que vejo é a entrada de investidor externo. Com o Porto com as calças na mão, à sua mercê.
Na perspetiva desportiva, é uma incógnita. Perante o contexto, há 2 cenários: Porto a fazer pela vida com a formação e compras em saldos (pode funcionar, mas tem muito risco)… ou double or nothing no “jogar à Porto” (agressividade à margem da lei, mergulhos, mentira), na influência sobre FPF e Liga e na pressão sobre árbitros.