O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 9 de junho de 2024

AGs do dia 15: Linhas Vermelhas

. 40 comentários

A minha posição sobre a AG dos Estatutos é mais que conhecida, um tema sobre o qual me debato desde 2009 e o qual ditou a minha ruptura integral com Luis Filipe Vieira desde então pela forma como considero que foi dado um "golpe" com os atuais estatutos. Quem quiser recuperar o que penso para o proximo dia 15, está em Aproxima-se a AG! A oportunidade de sermos Benfica, mas não um circo!

Dito isto, hoje venho falar-vos sobre a minhas LINHAS VERMELHAS! 

Como ponto prévio referir que prefiro a proposta nova da Direcção do que os estatutos actuais, pelo que qualquer acção que dificulte atingirem-se os 4/5 necessários para aprovar novos estatutos, eu estarei contra. Ou seja, entendo que não devem haver propostas integrais alternativas, mas sim aprovar a proposta base para assegurar que temos novos estatutos e depois aceitar propostas de alterações à proposta base.

Assim sendo, vou identificar aqui hoje quais são as minhas 3 linhas vermelhas da proposta de Estatutos e quais seriam as 3 linhas amarelas (propostas que se pudermos chegar a acordo, excelente, mas se não também não considero temas bloqueantes).

Linhas vermelhas:

- Remuneração Orgãos Sociais
Votarei sempre contra a remuneração dos orgão sociais. Até porque os mesmos apenas devem candidatar-se em situação de possibilidade de dedicação ao clube para efeitos de processo de decisão, mas as funções operacionais e de dedicação plena devem ser assumidas por elementos com contrato de trabalho com o clube usufruindo da respectiva remuneração.

De igual modo, nenhum elemento dos orgão sociais deverá ter função executiva em qualquer Sociedade Empresarial ou Desportiva. O Presidente e Vice Presidentes eleitos podem ter funções de Chairman e de Administrador não executivo.

A remuneração destes será apenas, como noutras sociedades, por via de tempo dedicado a reuniões recorrentes de Conselho de Administração das empresas a que esteja assignado como não-executivo.


- Votos por Sócio
a) Sócios com mais de um ano de filiação associativa e até cinco anos – 1 Voto;
b) Sócios com mais de cinco anos de filiação associativa e até dez anos – 10 Votos;
c) Sócios com mais de dez anos de filiação associativa e até vinte e cinco anos – 25 Votos;

Votos limitados a pessoas individuais. Casas e Filiais sem quaisquer direitos de voto.

Manter a diferenciação de direitos de voto do Socio Correspondente, mas passa a efectivo com RedPass ou frequência superior a 40% dos jogos no Estadio. Caso contrário é apenas uma forma de pagar menos quotas.

Sócios com RedPass e RedPass Modalidades estão obrigados a notificar o Clube da ausência / não ocupação do seu lugar. O não cumprimento acumula penalização de 10% do valor do bilhete a acumular ao custo de renovação do respectivo titulo no ano seguinte.


- Estados Gerais
Uma vez por ano, e penso que esta foi uma excelente sugestão no passado salvo erro do Noronha Lopes ou do Benitez, compromisso estatutário de organizar uns Estados Gerais, onde a Direcção faz o balanço da temporada, apresenta os resultados intercalares do plano estratégico do Grupo (incluindo o contributo das empresas SAD, detidas pelo Clube) e onde todos os sócios se podem inscrever para intervenções e consolidar entre sócios até 5 projectos / ideias à votação.


Linhas Amarelas:
- Orçamento Participativo
Ideia muito interessante apresentada na proposta do SoB: Consignação de 0,1% (consideraria até um orçamento ligeiramente superior) para um orçamento participativo aprovado em AG com propostas de sócios votadas em AG.

- Condições para AGEs:
A proposta da Direcção prevê um total de 20.000 votos, o que corresponde por exemplo a cerca de 1000 sócios com 20 votos (no modelo actual) ou 800 no modelo que proponho de distribuição de votos. Aceito que esta proposta possa passar como tal, como aceito flexibilizar também, porém se for para serem necessários menos sócios, então que haja limites ao numero de AGEs que possam ser solicitadas, senão trasnforma-se numa "arma de arremesso" 

- Listas separadas aos diferentes orgãos
Nao concordo com listas separadas a diferentes orgãos. Desde logo os exemplos onde isso é possivel mostram que não tem efeitos práticos. Não vale a pena criar confusão. Seja como for, também não me parece ser um tema fracturante (ou sequer relevante). Se para muitos for importante, pode perfeitamente ser viabilizado.

- Voto eletrónico presencial e à distância

Um clube com 300.000 sócios não pode ter uma eleição apenas com 12-15% dos sócios a votar.
Nos dia que correm, votação eletrónica deve ser a base do processo e depois assegurar mecanismos de controlo:
1. Presencialmente com votação fisica contada obrigatoricamente no dia da eleição
2. Sistema de votação digital auditado por entidade independente aceite por todos os candidatos à eleição.
3. No processo de votação à distância, cada sócio terá obrigatoriamente de passar por um processo de validação de identidade por video chamada para call center que confirma tratar-se da pessoa em causa, num ato idóneo, individual e secreto.

Por fim, acrescento dois temas que discordo integralmente que sejam levados aos estatutos, por motivos diferentes:

- Limitar / Condicionar os equipamentos, mais do que a respectiva cor. Este factor impõe diversos condicionalismos comerciais - num mercado limitado como o português - o que leva a impactos elevadíssimos nas condições comerciais e contratuais que se podem obter. O contrato do SLBenfica é dos mais rentáveis do Mundo para o clube, face ao nivel de vendas que proporciona face a outros clubes com contratos semelhantes e até algo mais elevados.

- Reprovação das contas leva à demissão da Direcção. Por mim, apenas ao fim de três vezes deve levar a obrigação de demissão da Direcção.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

40 comentários

  1. Anónimo9/6/24 21:01

    Numas eleições europeias em que como seria de esperar toda a direita subiu, de destacar a descida brutal do CHEGA em Portugal (comparando com a Legislativas). Associo isto ao castigo que os Benfiquistas lhes deram depois do palhaço do CHEGA ter feito o que fez na CML (atribuição de 24 campeonatos ao scp). Já que o SLB não tem árbitros nem conselhos de arbitragem, conselhos de disciplina nem federações, comunicação social, policias, procuradores e ministério público, juizes e políticos para o defender (nem queremos), mas sim só para o perseguir, atacar, roubar e prejudicar, que nunca nos falte para nos defender o poder popular, nomeadamente quando temos oportunidades como esta. O PALHAÇO DO CHEGA FEZ O QUE FEZ NA CML. OS ELEITORES DO SLB RESPONDERAM NAS URNAS!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens a certeza +???? É que o Vieira andou em maroscas durante 20 anos e os Benfiquistas votavam massivamente no gajo, nunca ninguém lhe mostrou cartão vermelho, foi preciso o juiz Alexandre correr com o aldrabão de lá, mas tá bem continua com a tua falácia....

      Eliminar
    2. Durante decadas era mais dificil encontrar alguem nao pago para deixar o Benfica roubar, simular, plantar do que o contrario

      Eliminar
    3. Looooooolll. Já ganhas-te 😝🤣🤣🤣🤣🤣

      Eliminar
    4. Tanto é assim que vai a julgamento com o Sapoide DSO, Miguel Moreira mais a Benfica sad e Benfica estádio mais 4 ou 6 marionetas nas mãos desses 3 corruptos ou comissionistas..

      Eliminar
  2. Numa associação democrática a cada sócio 1 voto.
    O sistema actual pode ser considerado não constitucional.

    ResponderEliminar
  3. Remunerações: Presidente (10000 limpos) e vice (6000 limpos).
    Votos 1 a 5 anos - 1 voto; 5 a 10 - 2 votos; 10 a 25 - 3 votos, mais de 25 - 5 votos
    2 mandatos de 4 anos, 3º possível após mais um ciclo eleitoral.
    Condições para a AG extraordinária se aprovada a minha proposta de nº de votos 2000. Máx 2 AG extra ano.
    Voto físico e electrónico. Possibilidade de voto electrónico á distância com controlo.
    O resto concordo.

    ResponderEliminar
  4. existe malta que vem falar de determinadas coisas sem no entanto fazer a mínima do que esta a falar.

    os estatutos num clube são como a constituição para um pais falam de linhas gerais e orientadoras não de coisas genéricas.
    o numero de votos por cada ano de sócio é uma linha orientado que deve e tem de estar nos estatutos, a penalização aos sócios por não irem a jogos e não comunicarem a sua ida a jogos depois de terem comprado bilhete é uma coisa genérica que deve ser alvo de analise num regulamento do clube mas nunca nuns estatutos.

    sendo o conselho fiscal e a MAG órgãos fiscalizadores e garantes de independência dentro do clube qual a independência destes quando são subordinados à direção.
    mais não só eles deveriam ser em listas à parte como a composição final dos órgãos deveria ser em percentagem dos votos que cada listas recebeu e não ser eleita a lista com mais votos.
    e não resultou em vez de andares a olhar para outros clubes que não são exemplo para ninguém estuda a nossa historia e vai lá ver se no passado resultou ou não resultou.

    ResponderEliminar
  5. Converseta converseta...
    QUERO PAVLIDIS
    QUERO REFORÇOS
    QUERO O CAMPEONATO E A HEGEMONIA PROMETIDA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma que o gb e a comandita vão falar com o presi e a tua vontade será feita, até vem o Guardiola e Haaland... O Mvape só no mercado de inverno....

      Eliminar
  6. Não percebo como é que o João Neves, que é um dos melhores jogadores do Benfica é o que tem mais risco de sair só tem um ordenado de 500 m? Ou nem isso. Estará a estrutura do Benfica a fazer tudo para que o jogador saia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São TACHOS senhor, são TACHOS...

      Eliminar
    2. tanto jogador bom e ninguém os quer? vendem banha da cobre mas já não enganam ninguém.

      Eliminar
  7. Boas, Benfica by GB. Uma vez que a questão do número de votos tem criado tanta celeuma, trocava o número de votos de acordo com os anos de sócio efectivo, por descontos em produtos e serviços do Benfica equivalentes ao número de anos de sócio efectivo. Não só incentivaria (ainda mais) as pessoas a serem sócias, como também tornaria o ser sócio relativamente mais barato ao longo do tempo, continuando a privilegiar-se a fidelidade. Seria complexo de implementar? Seria, sem dúvida , mas isso não é conversa para a década de 20 do Séc. XXI. Hoje em dia os sistemas informáticos e informativos estão mais que preparados para essa situação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quanto dinheiro gastas tu em merchandising por época?

      Eliminar
    2. Inclui os Red Passes, não é "só" o merchandising e as quotas. Nos Red Passes o rombo poderia ser considerável, mas lá está haveria um incentivo não só às pessoas fazerem-se sócias, como também a manterem-se sócias com quotas em dia. No limite fazia-se um aumento dos preços para compensar as perdas. Os governantes passam a vida fazer isso, aumentam o salário nominal mas o real baixa.

      Eliminar
  8. perguntas incómodas sobre o futebol?nada?

    ResponderEliminar
  9. Para evitar golpeadas os sócios só deveriam ter direito a voto na segunda eleição presidencial sequente á sua data de associação

    ResponderEliminar
  10. Apenas um aparte
    Votação electrónica significa que o voto deixa de ser secreto e é o melhor caminho para a existência de fraude nas eleições.

    ResponderEliminar
  11. Esta AG é determinante para o Futuro do Benfica
    Não podemos ser parcos e serenos, temos que ir com todo o espírito Benfiquista
    Temos que ir prontos a morder a glande aos gajos, temos que ir dispostos a dar o cú as balas e ficar hirtos contra as adversidades
    Temos que ser Benfica!
    É agora! É AGORA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Vieira, a Benfica sad mais 6 gajos vão a julgamento por causa do Uber Paixão, daquela empresa Questão Flexível que facturou 2.2 milhões de euros que depois o José Bernardes devolveu ao Miguel Moreira 1.6 milhões, cuidado que se a Benfica sad for condenada a descida de divisão fica mais próxima, a UEFA é a FIFA não gosta muito, para corruptos já basta eles....

      Eliminar
    2. Cala-te!
      Cala-te!
      CALA-TE! NÃO QUERO SABER DESSAS COISAS, FICA TU COM ELAS!
      EU SOU BENFIQUISTA, QUERO O BENFICA CAMPEAO! FACTOS E VERDADES POR AQUI NÃO!

      BEEENFIIIIICAAAAAA

      Eliminar
    3. Será assim tão dificil q os sócios vejam q o PODER, instalado à décadas no nosso Benfica, é Sujo e q defendem outros interesses q Ñ OS DO CLUBE??? Atentem nas negociatas q se fazem todas as épocas com o corropio de entradas e saidas de jogadores... Por falar em paixão, o q podemos achar e dizer do nosso atual Presidente, ele está mesmo à quantos anos no Benfica, e sem saber de nada-afinal quem é q mexe os cordelinhos por trás, M€$MO??? TEM PAI Q É CEGO...

      Eliminar
    4. Bem pelo menos o título ou títulos da segunda liga é nosso de certeza absoluta....... A menos que um Nacional ou Portimão faça das suas......

      Eliminar
  12. Se te queres meter com os sócios correspondentes vamos a contas:

    10 Euros mês;
    120€
    3/4 jogos por ano, viagem 800 km, 70€ portagens e 70€ gasóleo, fora desgaste carro;
    140*3=420€
    Bilhetes jogos;
    90€

    Queria ser sócio efetivo, morar em Lisboa e ir a todos os jogos e modalidade.

    Pp

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente como eu, caro Anónimo.
      Este caro Alhinho (em homenagem ao nosso jogador) do Benfica By GB não sabe o que é morar no Porto e ser benfiquista e pensa que em Lisboa são sócios de primeira e os correspondentes são sócios de segunda.
      Quem me dera ir a todos os jogos, mas não po$$o.
      Concordo com as limitações estatutárias ao nível de concorrer aos órgãos sociais, precisamente pela distância, agora distinção no número de votos?
      É por este artigo e mais 3 ou 4, juntamente com os devaneios dos Benficas By GBs desta vida que lá se vão mais umas centenas de euros para ir a estas AG

      Eliminar
  13. Precisamos é de ter um porta voz capaz e carismatico!
    Nao podemos ir todos para lá fazer barulhos e mandar cadeiras.
    O Benfiquismo nao se mede por estar agachado e bascular a pelvis e ver quem faz mais barulho a grunhir Benfica quando os testiculos alapam nos gluteos!
    Temos que ter alguem com classe, com carisma, com capacidade de dialogo. Que nao seja um completo mono brejesso ze povinho.
    E ai sim! E que é a luta

    ResponderEliminar
  14. Agora que se aproximam Assembleias Gerais importantíssimas no SLB é inacreditável a forma como a Comunicação Social e o Ministério Público (sempre que se aproxima uma ocasião importante ele ressurge com os casos que inventou contra o SLB e contra Benfiquistas. Ele é que tem que ser julgado pela perseguição que faz ao SLB e pela protecção que dá aos outros), estão a fazer tudo por tudo para incendiar os ânimos para que haja problemas nessas Assembleias. Os Benfiquistas não podem ir na conversa desses fdp. Se há divergências elas que sejam discutidas com urbanidade e sem oportunistas. Temos que sair dessas Assembleias mais unidos do que nunca para continuarmos a lutar contra tudo e contra todos. Apelo a todos os Benfiquistas que são mais conhecidos do que eu para que passem palavra.

    ResponderEliminar
  15. Aparentemente os vices estão a fazer ao Luís Mendes o que este fez ao DSO. Quando se junta muita gente ambiciosa e medíocre é o que dá.
    O Benfica devia antecipar as eleições e mudar de direção. Isso parece-me evidente.
    O problema é encontrar alternativas com indiscutível capacidade.
    Neste capítulo parece-me que estamos a perder de goleada com os rivais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os sócios e adeptos ñ andaram a achincalhar, ofender e a apequenar Rui Gomes da Silva??? Agora AGUENTA E Ñ CHORA... Mas, na minha opinião, com Rui Gomes da Silva talvez ainda se vá a tempo de ver um Benfica Á BENFICA... ASSIM OS SÓCIOS O QUEIRAM, MAS SERÁ Q O QUEREM MESMO??? Ou será q ainda Ñ CHEGA DE TACHARIA E OUTROS INTERESSES???

      Eliminar
  16. Há quantos anos se anda aqui a dizer que só saiu o pulha do palheiro mas a comandita ficou lá toda, começando no presidente?
    E se mais algum sair será o MP a arrancá-lo e não os sócios!
    Solução? um "tipo Villas-Boas" que não tenha medo da pulharia!
    O que torna difícil aparecer um é que o de lá de cima teve meio caminho feito porque a vaca já não tinha leite para dar e até a indústria já não queria o porco sujo.
    E o SLB ainda pode ser muito mais espremido sem que a indústria veja o lucro a baixar e diga basta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião, É SIMPLES e tem um nome: Rui Gomes da Silva, mas ñ sou o dono da VERDADE e muito menos da RAZÃO... Agora, podem vir para aqui ofender, espernear e tudo e + algum coisa, como fizeram anteriormente, porque tudo o q ele disse e diz é a PURA REALIDADE, QUER QUEIRAM QUER Ñ... PORTANTO ALBARDA-SE O BURRO À VONTADE DO DONO... AGORA, como será q os sócios querem ALBARDAR o ANIMAL???

      Eliminar
    2. Considerei RGS na eleição anterior mas passado o tempo e olhando às últimas aparições dele já não apoio a hipótese.
      Que terá que ser um candidato na mesma linha que RGS defendia, acho que sim.
      Falta é esse candidato!

      Eliminar
    3. Os adeptos do RGS que parece que abundam neste blog que expliquem por que é que o consideram com perfil adequado.
      No mundo benfiquista o RGS não convence mais de 5% dos sócios e já andou vários anos na direção sem que se lhe visse alguma obra. Por isso expliquem de onde vem tanta admiração. Quais são os méritos e onde é que ele os mostrou.
      Já agora espero que não censurem este post já que tem sido frequente quando faço apreciações menos positivas sobre ele.

      Eliminar
  17. "Crises de Ciumes no Benfica", operação Cartao Vernelho...Quo vadis Benfica ! é melhor nem ligar a BTV na próxima epoca. pqp

    ResponderEliminar
  18. Por falar em linhas VERMELHAS... Ainda ñ chegaram as da pré-época passada, q nesta pré-época continuam com as mesmas indecisões no q respeita a reforços, assim continuando a "COZINHAR" mais umas tr€ta$ e tanga$ nos TACHOS a q tanto estão agarrados??? PORQUE Q SERÁ q no nosso rival da 2ª circular, as coisas vão avançando "A TEMPO E HORAS" , enquanto nós continuamos a dormir agarrados À GRANDEZA do Benfica, como se, 1 qualquer MILAGRE, viesse resolver os problemas q devem ser resolvidos o + rápido possivel... SERÁ q se foi o pulha do palheiro, e entretanto conseguiram acabar com a "palha" q fazia andar a coisa, ou nos bolsos de tais "AGARRADOS" ainda à espaço para +??? Deixo apenas uma dica/pergunta: Dybala( rescisão nos 12 Milhõ€$) poderia resolver algum dos problemas atuais no Benfica??? Ou a comixão ñ é interessante o suficiente???

    ResponderEliminar
  19. Sobre a AG e, por falta de conhecimentos da vida interna do Clube vs instituições da indústria, apenas me pronuncio sobre os votos atribuídos aos Sócios.
    Tudo o que seja para aproximar a distribuição de 1 sócio, 1 voto, apoio!
    Que leve algum tempo para gradualmente lá se chegar, concordo!
    Que no primeiro ano de Sócio hajam algumas restrições, concordo!
    Se andamos a "encher a boca" com o facto de sermos o Clube democrático em tempos de ditadura, em tempos de democracia, que não hajam Sócios de 1a e de 2a.
    Retirar os 50 votos às Casas, obrigatório!
    Viva o SLB de Cosme Damião!
    Rua com o vieirismo!

    ResponderEliminar
  20. Falando de vieirismo e chamando o pintismo à conversa, alguém há dias confrontou o baía com mais ou menos a frase "vendeste-te ao pinto da costa"!
    Para não variar e porque isto anda tudo ao mesmo, alguém pode atirar ao RC que se vendeu ao pulha, e não andará longe da verdade!

    ResponderEliminar
  21. "Manter a diferenciação de direitos de voto do Socio Correspondente, mas passa a efectivo com RedPass ou frequência superior a 40% dos jogos no Estadio. Caso contrário é apenas uma forma de pagar menos quotas."
    Sobre este ponto não é verdade. Em primeiro lugar vivo no Porto, e sou sócio correspondente, por sou obrigado. Não é para pagar menos.Vivo a mais de 300 kms .Sou sócio há 24 anos, e já tive Red Pass Fundador.
    Esta diferenciação é a maior aberração que existe.
    Eu questiono. Quem não tiver disponibilidade pessoal e financeira para red pass e ir a menos de 40%
    dos jogos na Luz, merece ser descriminado dos seus direitos de votos só porque mora a muitos kms do estádio?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking