O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 30 de dezembro de 2023

Uma Reflexão Sobre o Presente e o Futuro do SLBenfica

. 21 comentários


Os ultimos dois anos deram aos benfiquistas tudo que pediram... 

- Um MP fraco e manietado, aproveitou um Luis Filipe Vieira penalizado pelas derrotas e pela derrocada do BES/NB para o levar à justiça por factos que se sabiam há muitos anos (foram aqui publicados no blog em 2014EXCLUSIVO: A "ligação" entre o BES, o Grupo Promovalor e o Benfica e aqui As relações Vieira/Bes/Promovalor: Algumas das questões que se colocam). Infelizmente e apesar de isto ser tudo publico há quase uma decada.. o MP, tal como os benfiquistas, só foram capazes de afastar o ex-presidente do SLBenfica quando o mesmo estava num momento de fragilidade e sem apoios que o defendessem.

- Um Rui Costa interessado em proteger o seu prestigio, afastou Miguel Moreira e Domingos Soares Oliveira, porque isso ia dar a mensagem aos sócios do rompimento com Luis Filipe Vieira... numa direcção que tem Fernando Seara, Pitta e Cunha, João do Paço, Jaime Antunes, Domingos d'Almeida Lima, Silvio Cervan, Manuel de Brito, etc... isto sem falar no Nuno Costa, chefe de gabinete de Vieira reconduzido, no próprio motorista do Vieira também ele reconduzido e com acesso a informação privilegiada, e - claro - a vergonha atroz de manter João Salgado, o tal que nas eleições foi tratar Vieira como honras de estado e o acompanhou ao carro.

Saiu o Vieira... mas nunca saiu na verdade, porque não houve coragem para cortar, porque nunca houve confiança suficiente para começar de novo... sempre houve receio de não serem capazes sem os que tinham "trazido o barco" até aqui.

Desde 2011 que defendi a saida de Vieira. Desde o processo eleitoral de Outubro de 2012 que Vieira deixou de contar com o meu voto, como Rui Costa também não contou com o meu voto. Foram várias as eleições desde o que foi para mim o "Golpe Mortal dos Estatutos em 2011/12" que estou nas filas para votar... em branco, porque infelizmente também nunca se apresentaram alterantivas que eu considerasse válidas e continuo a não aceitar "cheques em branco" por protesto... isso é o que tem feito, por exemplo as extremas direitas chegar ao poder um pouco por todo o mundo.

Chegamos então a 2024 com um Presidente que nunca esteve preparado para ser um lider... vencendo apenas porque nenhum benfiquista com capacidade de liderança quis atacar o "fenómeno do Jogador-Presidente" que - como se viu - era imbatível nas urnas.

A minha leitura das perspectivas futuras não me transmitem qualquer confiança relativamente a esta equipa de gestão:
- A construção do plantel este ano foi um bom exemplo disso...
- A transição de Domingos Soares Oliveira que acabou "não substituido" e cujas funções foram assumidas por um "gestor" interino... 
- A confusão, instabilidade e queda das modalidades...
- O desnorte na comunicação...

Etc...

Rui Costa temo confirmado que não tem perfil para assumir a liderança de um clube que há muito deixou de ser um clube para ser uma empresa, uma das maiores empresas portuguesas.

Para 2024, a minha recomendação seria que Rui Costa recuasse como Presidente e CEO da SAD e assumisse apenas a liderança do Clube, nomeando um gestor profissional de créditos firmados (desejavelmente) benfiquista que assuma a SAD e saiba montar uma equipa de profissionais experientes no futebol. Uma equipa jovem (45-50 anos) capaz de dotar o clube de uma visão estratégica e empresarial, aposta pela inovação e desenvolvimento empresarial tendo como prioridade o sucesso desportivo como motor dessa alavanca.

Penso que o modelo adequado para o futuro é claramente o que é seguido pelo Manchester City, onde tem um presidente que é o máximo representante do Clube, mas depois tem GESTORES EMPRESARIAIS e GESTORES DESPORTIVOS que são profissionais jovens, porém experientes, bem pagos e em função do rendimento desportivo.

Não defendo este modelo hoje... já o tinha proposto antes, inclusivamente em 2020 quando disse que as candidaturas opostas a Vieira se deveriam unir e centrar num modelo assim.

Preconizo uma SAD onde o Presidente do Clube tem função de Chairman e não tem funções executivas. Uma SAD cujo CA é composto por nove elementos executivos e as decisções deixam de ser tomadas em função dos interesses totalitaristas e passam a ser tomadas em função de um modelo empresarial.

Uma equipa de PROFISSIONAIS, desejavelmente benfiquistas mas onde isso não constitui uma obcessão. São uma equipa de profissionais contratados e remunerados em função do atingimento de objectivos definidos pela CA e pelo principal accionista, representado pelo Chairman.

Num esboço de muito alto nivel (e feito em 2minutos) seria algo deste género:



Na minha leitura, dificilmente alguem da actual equipa de gestão da SAD poderá encaixar neste modelo que proponho ao Rui Costa reconsiderar para uma reestruturção... se quiser manter-se como presidente para o futuro.

O SLBenfica deixou de ser gerido como uma empresa - o que em muitas situações chegou a situações lamentáveis e que não condiziam com os valores do clube - para ser agora gerido como um "clube de futebol dos anos 90"... o problema é que já não somos um clube de futebol, nem estamos nos anos 90, nos gloriosos anos do actual presidente.

Um processo recrutamento liderado por uma consultora estratégica de recrutamento de executivos e um processo de transformação / reestruturação gradual no tempo (mas nunca em mais de dois anos). Pode até dar-se o caso de estas direcções e até Administradores poderem ser encontrados dentro do clube... talvez, mas desde que sujeitos ao mesmo processo de recrutamento que os externos ao clube.

Como dise, a condição de benfiquista seria altamente valorizada, nas num modelo assim não seria um factor de decisão principal, porque estes profissionais seriam acima de tudo avaliados em função de objectivos estratégicos. Teriam os seus mandatos e, como em qualquer empresa, poderiam ser substituidos por outros em função de renovações necessárias ou baixa performance na avaliação dos seus superiores e das suas equipas.

Ter a humildade de reconhecer não ter as competências necessárias para liderar todo o projecto não é vergonha nenhuma, porém Rui Costa é o Presidente eleito do Clube, algo que fará todo o sentido a que continue a dedicar-se, como representante maior do Sócios e como "patrão" / principal accionista que controla a empresa liderada pelo CEO da SAD que proponho que tivesse.

Não peço titulos nem golos... porque o que peço, estou certo que nos asseguraria muito sucesso por muitos anos.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

21 comentários

  1. «Desde 2011 que defendi a saida de Vieira. Desde o processo eleitoral de Outubro de 2012 que Vieira deixou de contar com o meu voto» o tinto ao jantar fez-te mentir. Tivemos aqui um debate, depois disso, que prova o contrário. Aliás, eras dos que defendia que quem criticasse Vieira, nada percebia de futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benfica by GB31/12/23 16:35

      Eheheh vá lá não te lembraste de dizer q eu achava o Jesus um mestre … já q estavas numa de inventar essa tb era uma boa

      Eliminar
  2. acho muito giro esta conversa que não existiu capacidade para cortar com o vieira vindo da pessoa que enquanto o vieira lá esteve andou anos e anos a dar lustro ao homem.
    de facto um numero de contorcionismo do mais alto quilate muito próprio da época em que o circo esta em alta.

    já agora realmente parece que jovem tem um significado novo no dicionário, qualidade, coisa que nunca existiu.
    o que é preciso é gente de qualidade, seja gestores, trinadores, jogadores, independentemente da idade.
    e nem jovem, e sinonimo de qualidade nem velho da falta dela, e conheço tanto jovem com mentalidade de velho.

    só que mais uma vez falas do que não sabes no atual modelo societário das empresas portuguesas as decisões das administrações são tomadas por maioria logo o clube para poder ter a certeza que a sua vontade é seguida tem de ter a maioria dos administradores vinculados à vontade do clube e não à vontade independente deles que seria o caso de administradores contratados.

    ResponderEliminar
  3. Este gb é um trapezista um catavento lunático ainda assim bom ano, cuidado com o tinto, o teu parceiro de escrita até se engasgou a comer os torresmos e coiratos com o teu post..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benfica by GB31/12/23 16:34

      Agora q a piadola de tasca está feita, tens alguma útil para comentar?

      Eliminar
    2. Tenho és, sempre foste e serás um vierista dos sete costados, o tal Charmaine que comentas fizeste um post quase idêntico onde querias o Master Vieira de chairman,
      é só ires aos arquivos sacar o post ou posts, a dar louas ao homem, agora vai lá, bom ano...

      Eliminar
  4. Comparar o Benfica com o City não faz qualquer sentido. O City tem uma fonte de dinheiro extra futebol que muda tudo. Com recursos ilimitados podem ter os melhores jogadores, treinadores e administradores do mundo. O nosso maior recurso é a base de recrutamento gigante entre gente que alia competência extrema à paixão ao clube. Tem que ser essa a solução porque se assim não for arriscamos a ter uma Sofia Oliveira desta vida como Chief Digital Officer do clube...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sera Chief FUFINHA Officer da CUmonicação????

      Eliminar
    2. Alexandre Santos1/1/24 12:19

      Já para não falar da conversa dos gestores que não dependem de resultados como no city. Como se no city esses gestores não dependem de resultados. Se nunca saíram foi porque os tiveram, a Champions nunca foi obsessão para aqueles lados e eles têm dominado a Premier. Para além disso achar que num clube de sócios é possível aplicar uma lógica de clube de proprietários só mesmo num exercício de desonestidade intelectual. Vê lá se no real madrid alguma vez é possível, o Florentino que fique muito tempo sem ganhar que vais ver, já no city se os Emirados quiserem eles vai até jogar nas divisões inferiores que ninguém os tira de lá. Utopias de blogs são muito lindas, mas não passam disso.

      Eliminar
  5. Falas de um modelo tipo City, como se o City não fosse detido por um bilionário árabe... já para não falar de que defendeste o Vieira durante anos, e agora vens fingir que contra ele estiveste durante uma década. Calado eras poeta, falando és mentiroso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a Benfica SAD também tem um dono, o Sport Lisboa e Benfica

      Eliminar
  6. é por gente como esta que vem aqui comentar que o Benfica está como se vê a criticar quando outros tem ideias estes anónimos passam atos eleitorais a eleger criminosos que tanto roubaram o SLB tiveram duas oportunidades de mudar a história do SLB na primeira desprezaram um senhor Luiz Tadeu para elegerem o VA na segunda desprezaram outro grande senhor RGS para elegerem o LFV que conduziram o SLB á Ruína e o lançaram na lama deixem de criticar e apresentem soluções gente capaz de levar o Benfica ao sucesso ou então calem-se deixem de vir para aqui comentar e dizer mal dos outros tenham coragem de eleger gente séria e não V Azevedos e LF Vieiras e aceitem as ideias e opiniões dos outros unam-se em torno do SLB deixem de criticar que é muito feio!!

    ResponderEliminar
  7. Meus caros, no seguimento do que diz esta "prosa" do "Benfica by GB", tomei a liberdade de propor um modelo de gestão para o que pode ser o nosso SLB "Glorioso" para a próxima década. Na verdade, concordo com o o que diz o "Benfica by GB" quanto ao que é hoje a gestão/atuação/visão de quem gere o SLB, através do Rui Costa, e cito "para ser agora gerido como um "clube de futebol dos anos 90"... o problema é que já não somos um clube de futebol, nem estamos nos anos 90, nos gloriosos anos do actual presidente" - concordo plenamente.
    Assim proponho:
    Um moderno clube de futebol deve ser baseado no modelo de gestão dos grandes clubes ingleses, geralmente adotam uma abordagem profissional e orientada para o sucesso a longo prazo. Aqui estão alguns elementos-chave que poderiam compor esse modelo:
    1. Estrutura Profissional de Gestão:

    Diretoria Executiva: Responsável por decisões estratégicas e financeiras.
    Departamento de Futebol: Encabeçado por um Diretor de Futebol, responsável por contratações, negociações e estratégias de equipa.
    Departamento de Performance: Inclui análise de desempenho, ciência desportiva e medicina desportiva.
    Departamento Comercial e Marketing: Encarregado de parcerias, patrocínios e ações de marketing.

    2. Academia de Futebol:

    Investimento significativo na formação de jovens talentos.
    Desenvolvimento holístico de jogadores, abrangendo competências técnicas, físicas e mentais.
    Integração eficaz entre a academia e a equipa principal.

    3. Inovação e Tecnologia:

    Utilização de análise de dados para tomada de decisões, recrutamento e treino.
    Tecnologias avançadas de treino e reabilitação.
    Foco na implementação de estratégias táticas inovadoras. (a equipa B é lastimável a sua orientação)

    4. Sustentabilidade Financeira:

    Gestão prudente das finanças para evitar endividamento excessivo.
    Diversificação de fontes de receita, incluindo acordos de patrocínio, merchandising e receitas de transmissão. (jamais aceitar um modelo de repartição de receitas que a liga quer propor)

    5. Envolvimento da Comunidade:

    Programas sociais e comunitários para envolver os sócios/adeptos e a comunidade local/nacional e diáspora.
    Eventos e iniciativas de responsabilidade social corporativa.

    6. Infraestruturas Modernas:

    Estádio de qualidade, com capacidade adequada e instalações modernas.Temos que urgentemente planear um aumento da lotação do estádio.
    Centros de treino de última geração.
    Investimento em tecnologia de ponta para melhorar a experiência dos adeptos no estádio e em casa. Já foram realizados alguns avanços nesse sentido, mas é possível fazer melhor, muito melhor.

    7. Gestão de Marca e Imagem:

    Manutenção de uma marca forte e identidade visual coesa.
    Presença ativa nas redes sociais e outras plataformas de ‘media’.
    Estratégias de marketing para expandir a base de sócios e adeptos globalmente.

    8. Abordagem de Longo Prazo:

    Planeamento estratégico para o desenvolvimento contínuo do clube.
    Foco na estabilidade e consistência, evitando decisões impulsivas. vejam-se as contratações, é preciso maior critério e rigor nas aquisições.
    Desenvolvimento de uma filosofia de jogo e cultura que perdurem ao longo do tempo.

    9. Relacionamento com Sócios e adeptos:

    Programas de fidelidade e benefícios para os todos.
    Participação ativa em eventos e interação direta com os sócios e adeptos.
    Transparência nas comunicações e decisões.

    10. Gestão de Crises:

    Planos de contingência para situações adversas.
    Resposta proativa a crises para proteger a reputação do clube.
    Estratégias de gestão de crises bem definidas.

    Adotar esses princípios pode criar um ambiente sustentável e de sucesso para um clube de futebol moderno, inspirado nos modelos de gestão eficazes dos grandes clubes ingleses.
    Tenho dito.
    CARREGA BENFICA, VIVA O GLORIOSO.
    Um sócio com muitas críticas ao atual modelo de gestão e à "mesmice" dos mesmos.

    ResponderEliminar
  8. Apontaste uma solucao sem falar no problema que pretendes resolver. O Benfica nao e um clube para experiencias.

    ResponderEliminar
  9. Olha outro com a conversa das "extremas-direitas...

    Deixa-te lá desse discurso político bacoco e demagogo.

    Limita-te ao futebol.

    Queres saber o que é "extrema-direita?

    Vai viajar para a Ásia Central, por exemplo, e Coreia do Norte.

    Queres fascismo?... Já vives nele. E bem!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora surgiu o proletário de tasca, vai curar essa depressão, tu sabes lá do que falas.

      Eliminar
  10. Independentemente do modelo, o Benfica deve RACIONALIZAR A TODO O MOMENTO os custos EM TODAS AS ÁREAS. E deve ser super rigoroso com a aquisição de atletas integrar perfeitamente todos os que cheguem ao clube. Cada jogador deve estar sempre consciente do que o clube tem para lhe oferecer e qual o caminho que tem de percorrer.
    Para podermos crescer temos que ser "auto sustentáveis".
    Acredito que com inteligência estúpida podemos lutar com os colossos.

    ResponderEliminar
  11. Manter o SLB como Entreposto de compra e venda de jogadores é ir adiando o inevitável declínio do Clube!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo1/1/24 14:52

    O q sei e está à vista de todos, é q o Benfica precisa de se reinventar e de se modernizar tendo como exemplo os grandes clubes fora de Portugal, Ex.: Bayern, antes q seja tarde...
    Mas SEMPRE com a condição do clube continuar a pertencer aos sócios na sua maioria, e arranjando um parceiro estratégico...
    Agora q Rui Costa é + do mesmo desde q tivemos o ultimo GRANDE Presidente, está Á VISTA DE TODOS, mas PORQUE SERÁ, q manteve 80/90% da direção anterior, quando o aconselhável era demarcar-se dela???
    Ahhh e depois continuamos a dar tiros nos pés deixando continuar os mesmos de sempre no poder e ENXOVALHANDO um sócio com conhecimentos em áreas q muito úteis poderiam e deveriam ser aproveitados, SIM refiro-me a RGS...
    AGORA VIRA O DISCO E TOCA O MESMO Q O TACHO É BOM DEMAIS...

    Ñ SEI ONDE É Q JÁ VI ISTO, E SEM QUERER VEM-ME Á IDÉIA o 25 de Abril, e o q os mesmos de sempre=ps+psd têem feito com o povo=carneirinhos a BATER PALMAS e À ESPERA DA MUDANÇA Q TANTO É NECESSÁRIA...

    ResponderEliminar
  13. Anónimo2/1/24 10:10

    O Benfica tem cerca de 300 mil sócios. O que é preciso é que esses sócios, que são os donos do clube, invistam no clube. Se num universo tão grande não há ninguém com capacidade nem vontade para investir então não há futuro possível diferente do que é hoje. … a não ser que o Benfica queira ser possuído por não benfiquista que ao contrário dos sócios queira investir. Mas nesse caso não auguro nada de bom

    ResponderEliminar
  14. Anónimo2/1/24 13:09

    Não percebo nada de negócios nem de finanças. Pelo lado emocional gosto dos clubes "de sócios", mais do que do futebol-negócio. Quanto à estrutura societária não me pronuncio, porque não me sinto capacitado para o fazer, mas parece-me que isoladamente é irrelevante para o regresso do clube à elite da Europa. Ainda dá para uns brilharetes de vez em quando, mas por muito boa que seja a gestão desportiva o fosso entre ligas já é demasiado grande para um sucesso continuado.

    A razão para isso é que o mercado para os jogos de futebol do Benfica não estica. Nem aqui, nem na China. Existe um máximo de futebol que pode ser "consumido" pelo público. Tirando os profissionais da área, ninguém consegue ver mais do que 2-3 jogos por dia, nem segue mais que 2-3 competições. Na Europa vê-se o campeonato do coração (que é uma relíquia do séc. XX onde não havia outra coisa), a competição europeia e, porque a competição europeia não se joga ao fim de semana, um ou outro campeonato nacional de topo. Nos países com tradição e campeonatos de topo não se vê muitos jogos de ligas estrangeiras. Nos países sem tradição só se vê o melhor futebol.

    As lógicas do desporto profissional são as de qualquer negócio: tendência para a concentração e maximização do lucro. Isso conduz a uma só competição e todos os jogos serem "dos que interessam". Enquanto isso não acontecer e houver várias ligas, a tendência é para a audiência, o dinheiro e os jogadores se concentrarem num único campeonato. O resto serão minor leagues com filiais das equipas principais. Podem ser muito bem geridas e ganhar dinheiro, mas terão vedado o acesso ao topo.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking