O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Investidores externos chegam aos "grandes"! Via aberta para a hipocrisia!

. 15 comentários

Depois de ouvir hoje uma entrevista do Jose Boto num podcast, "dei de caras" com uma outra entrevista ao podcast da empresa do Nuno Farinha a... João Pinheiro, ex candidato a vice presidente do SLBenfica na lista de Benitez.

Pareceu-me mais um arranque de campanha eleitoral daquele que, na lista de Benitez e anteriormente entre os que "cederam" a Noronha, era o mais capacitado para comunicar e talvez o melhor preparado. Mas não é isso que interessa agora, mas sim o que continua a ser o que - na essência - me afasta do Movimento Servir o Benfica e que leva à "provocação" (que os seus membros levam demasiado a serio) do "Servir-se do Benfica":

- João Pinheiro defende os principios correctos, porém escolhe fazê-lo recorrendo a argumentos sem sentido e alguns tipicos até do velho Luis Filipe Vieira: O bicho papão da comunicação, a maquina de propaganda que condiciona os sócios e os leva a decisões que prejudicam o clube, etc.

Eu fui ouvir esta entrevista porque o tema dos Estatutos é uma preocupação que tenho desde sempre. Talvez a primeira "educação de base" que o meu Pai me transmitiu quando o comecei a acompanhar às AG.

Ora... infelizmente, João Pinheiro levou a entrevista para o acessório, para a critica fácil e populista... e centrou a maior parte das criticas nas limitações que antecipa a um susposto modelo de alienação do controlo da SAD... e depois termina com o tema dos direitos televisivos e com a "exigência" de não baixarmos receita, quando sabe perfeitamente que o Benfica directamente pouco pode fazer... lá vem o populismo.

Mas por partes então:

- No essencial, o importante relativamente aos estatutos - e mais ainda que tendo em conta que há tempo - é que os benfiquistas possam discutir diferentes propostas em vez de ter que votar exclusivamente uma proposta "alterada" que estão a querer levar a votos. 

Depois, se João Pinheiro e outros confiam tanto nos benfiquistas, então em vez de usar as AG para criticas veladas e andar a apontar o dedo a tudo o que mexe, preparem bem as propostas e as ideias e cativem os sócios em vez de andar a discutir lados e "tamanhos de pilinhas".

Acho interessante que se quer - nos Estatutos - que seja possível pedir AGs e AGEs "por da cá aquela palha", mas depois diz-se que a Direcção tem uma máquina de propaganda que condiciona os sócios e os leva às decisões que interessam à Direcção. Em que ficamos afinal?

Talvez todos ganhemos mais se quem tem boas ideias e militância, como o João Pinheiro, pensem antes em posicionar correctamente as ideias em vez de justificar a não aceitção com o "bicho papão".

- Um tema também essencial é o que querem afinal os benfiquistas para o modelo futuro, tendo em conta que cada vez mais clubes em Portugal e a própria Liga (ou melhor, o negócio da Liga: a transmissão e realização de jogos) interessam a investidores estrangeiros. O Benfica pode:

1. Resistir eternamente e ser capaz autonomamente de gerar receitas suficientes para competir. A exemplo dos "colossos" Real Madrid e Barcelona, coisa que me parece utópica.

2. Ceder às pressões como os clubes ingleses e ceder o controlo da SAD (o que anda convenientemente a ser confundido com vender o clube). Recordo que a SAD é apenas o negocio do futebol e neste caso o que os clubes ingleses facem é ceder a liderança do negócio futebol, mantendo a essência do Clube. Eu pessoalmente não me revejo nesta opção porque, tal como na anterior, parece que não ha em Portugal dimensão para algo assim.

3.Aceitar a entrada de um investidor minoritário, que aceite subjugar-se - como defende João Pinheiro - a que sejam os sócios a decidir as questões essenciais do Clube. Ora pelo lado oposto do ponto 1., este parece-me utópico também, pois ninguem investe vários milhões para depois as AGs andarem a tropediar decisões porque não gostam... Pois para isso, que não haja investidor. 

Os benfiquistas acham-se os mais inteligentes do Mundo: Por um lado que venha o dinheiro, mas quem decide sou eu... sim, claro... vai mesmo acontecer... nunca.

4. O modelo que me parece mais adequado é o que defendeu em tempos Luis Filipe Vieira, influenciado por Domingos Soares Oliveira - que é o modelo do Bayern Munique, que Francisco Benitez também defendeu em 2020... e que se liga ao que apresentei ontem: Uma Reflexão Sobre o Presente e o Futuro do SLBenfica

Uma estrutura acionista formada por Parceiros Estratégicos, onde os principais sponsors tomam parte no capital em posições estratégicas, porém minoritarias, o que leva a que os sponsors realizem investimentos de capital mais elevados.

Actualmente a SAD do SLBenfica tem 63.75% da SAD, mas os restantes 36,25% (Rei dos Frangos, Vieira e Valouro) são complemtamente irrelevantes para a estratégia futura. Assim a minha opinião é de o SLBenfica adquirir essa percentagem e alienar até 45% a três accionistas institucionais e estratégicos - que olhando à estrutura actual poderiam sera a Adidas, a Emirates e um novo parceiro - desejavelmente na area do digital como fez o Barcelona com a Spotify.

Esta estrutura obriga a que a SAD passe a ser 100% profissional (a começar pelo Presidente) e deixe de haver espaço para que seja o presidente do Clube rodeado dos seus amigos, para passarem a ser estruturas altamente profissionais, remuneradas em função de objectivos profissionais, empresariais mas essencialmente desportivos (com base de sustentabilidade financeira também). Estas equipas são essencialmente nomeadas recorrendo a processos de recrutamento de executivos e onde os accionistas (Clube / Orgãos Sociais, mas também o parceiros estratégicos aprovam os nomes em função da sua capacidade para defender os interesses do clube, que é como dizer, proteger os seus investimentos.

Desta forma, deixa de ser necessário o que o João Pinheiro de forma populista pede (a palavra permanente aos sócios), ficando isso apenas para temas estruturais e com impacto duradouro na realidade do clube.

Antecipo que em 2024 os investidores do Qatar vão reforçar mais ainda no SCBraga porque o Antero vai querer continuar a meter pressão no FCPorto. Invarialvelmente veremos o FCPorto a ter entrada de capital estrangeiro para evitar a falência (e esta é a grande esperança e porta de entrada de Antero Henriques) e o Sporting já anunciou que vai avançar para um investidor, onde o mais desejado é o CR7... 

É também o ano onde Figo possivelmente assumirá um papel chave no futebol português e onde CR7 já domina a Cofina (Record, Sabado e CM...) e pode interferir também num clube...

Não me parece que o SLBenfica necessite este tipo de modelos tão expostos como Sporting, Porto e Braga.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

15 comentários

  1. 1 - Começo por desejar um grande 2024 a todos os Benfiquistas.
    2 - Não tendo a veleidade de querer debitar opinião sobre um mundo (para mim obscuro, tenebroso) do grande capital, de quem se move dentro e de quem tudo faça para tirar uma migalha, diz-me a vida que o SLB irá na "enxurrada" para onde todos os grandes negócios, países incluídos, vão.
    E o povão, convencido que o seu voto muda alguma coisa, terá a sua jangada a que chamam democracia, para ir no mesmo sentido.
    A bola continuará a rodar, o povão terá a sua hora e meia de masoquismo (sofrimento e prazer), os campeonatos e taças serão partilhados conforme as necessidades de tesourarias, as "comissões" e outros benefícios menores continuarão a ser distribuídos.
    Quando as ganâncias e derrotas forem demasiadas e os que "votam" começarem a ficar irrequietos, lá virão os populistas prontinhos para tomar conta do bolo ou em caso de não o conseguirem, terem acesso a uma boa fatia.
    (Onde é que eu já vi isto?)
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo2/1/24 10:18

    Ainda garantes que o braga vai ganhar o campeonato?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo2/1/24 12:38

      Eu meti todas as minhas economias no Braga, se ganhar dou um bónus ao GB mas se perder vai levar umas arrochadas no lombo, oh oh....

      Eliminar
  3. Excelente post, que convida a reflectir sobre o futuro do Benfica, que convida a ver para além do óbvio, do discurso pela negativa, do comentario populista, a que fomos sempre permeáveis no Benfica, receio profundamente pelo futuro do nosso clube, pois tal como tu, nunca vi no Jogador/Presidente Rui Costa a capacidade para roturas e visão estratégica que o clube necessita, resta-me a consolaçao de que este presidente ao contrario do anterior é Benfiquista, mas fica curto para a dimensão dos desafios que estão pela frente.
    Saudações Benfiquistas, um bom 2024 para todos e de grandes conquistas desportivas, Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  4. Anónimo2/1/24 13:34

    Em Portugal o único caminho para os clubes onde entrem investidores estrangeiros é o ser entreposto independente de jogadores, associado normalmente a super-agentes, ou filial de um clube controlados pelo mesmo investidor numa liga mais importante (leia-se Inglaterra). Um investidor num clube (ou em todos), mesmo um grande do digital, não faz da Liga Portuguesa um produto mais apetecível que a Premier League. É impossível, porque o mercado do futebol está saturado. A exposição e a receita permanecem limitadas. Os jogadores continuam a querer sair.

    O Porto nos últimos 20 anos andou sempre na Liga dos Campeões, mas tem menos exposição internacional e recursos que um Newcastle da vida. A única opção é um campeonato europeu integrado. Os próprios Barcelona e Real Madrid já se aperceberam que é a única forma de permanecerem competitivos com os ingleses.

    A única coisa que se ganha é uma competitividade interna temporária (até todos terem investidores). No limite rebenta-se com as SADs como tem sucedido por esse país fora.
    Os clubes pequenos querem investidores porque querem pagar as contas, já que não tem receita. Porto, Sporting e Braga querem investidores para continuar a viver acima das receitas que geram e competir com o Benfica.
    Dado que o Benfica não dá prejuízo, para que queremos os investidores? Para competir na Europa não é relevante. Para ganhar campeonatos nacionais não é preciso.

    ResponderEliminar
  5. Boa discussão e argumentação de um assunto muito importante que definirá o futuro do Benfica. Concordo em larga medida com o posicionamento apresentado, e isso é o mais importante, contudo não resisto a referir que "recorrendo a argumentos sem sentido e alguns típicos até do velho Luis Filipe Vieira" foi o que tu mais fizeste nos últimos 6 anos, desde que comecei a ler este blog. O que sendo em parte hilariante para quem tem memória, também significa alguma evolução no pensamento e nos posicionamentos o que é positivo. Embora também não resistas ao "discutir lados e tamanhos de pilinhas" com qualquer oposição organizada que apareça (embora tu só gostes de talk the talk and not walk the walk). Enfim, um pouco de coerência e consistência textual e argumentativa talvez seja pedir demais...

    ResponderEliminar
  6. TemPaikécego2/1/24 14:22

    O Benfica deveria encontrar um parceiro de grande capacidade financeira na área do digital, a implantação da "marca" no universo lusófono e brutal. Talvez uma parceria estratégica com um clube no Brasil seja interessante - partilha de recursos na formação, troca de atletas seniores, mas algo visível.
    Mas este Benfica com ou sem Investidor tem de ser estupidamente rigoroso nos custos, gastar onde se deve gastar e cortar a direito onde não... só quem está lá é que sabe, mas duvido que não seja possível grosso modo cortar em 20% os custos globais num prazo de 2 anos.
    Os estatutos devem salvaguardar a inexistência de perpetuação de pessoas no clube e manter a força dos sócios nas tomadas de decisão. Um pequeno reparo, o número actual para requerer uma AG Extra é absolutamente razoável, é desnecessário mexer nesse item.

    ResponderEliminar
  7. Um cérebro funcional 🧠 para os sócios do Benfica é o meu pedido para 2024.

    Amanhã abre o mercado de Janeiro e no mínimo o Lateral Esquerdo já devia estar em Lisboa para começar a treinar e ser inscrito no primeiro dia do mercado de Inverno.

    Nada disso vai acontecer. Que surpresa!

    Pedir competência a esta direção de Vieira liderada por Rui Costa é como pedir que os Cães ganhem asas...

    A direção não deve ter tido tempo (4 meses ) para procurar e contratar um bom lateral esquerdo para emendar o colossal erro de planeamento da temporada onde chegaram ao Estádio
    da Luz mais uma palete de flops a preço de jogador craque Mundial.. O habitual na turma de Vieira. São 20 anos disto e aparentemente os Benfiquistas gostam.

    Viva a incompetência da turma Vierista agora liderada por Rui Costa.

    Incompetência que a maioria dos sócios gosta e merece.

    .........Mas se for para trazer mais uns flops a preço de craque Mundial realmente a turma de Vieira & Rui Costa mais vale tar quieta e não contratar ninguém neste mercado de Janeiro.

    Se for para trazer mais Meitês e companhia limitada mais vale tarem quietos.

    O Benfica precisa no mínimo de dois laterais.Um para o lado direito e outro para o Esquerdo para serem titulares de caras

    O ideal seria também um Ponta de Lança decente. Gastamos mais de 40 milhões nessa posição em dois anos e não temos um Ponta de Lança com qualidade suficiente para ser titular do Benfica.O que mostra bem a incompetência de Rui Costa e da sua turma Vierista.

    Faz falta na minha opinião mais um médio para a zona central e um jogador que crie desequilíbrios mas isso seria pedir muito a uma direção que nem os mínimos muitas vezes faz.

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  8. Anónimo2/1/24 15:43

    1,2,3 ORA DIGA LÁ OUTRA VEZ. Se calhar o melhor é continuarmos parados, paradinhos no séc. XX e vendo e recordando no canal MEMÓRIA o q outrora foi o GLORIOSO, sim porque nos tempos de hoje de GLORIOSO o Benfica ñ tem nada, portanto deixemo-nos de tretas e abracemos o Presente para q no Futuro não tenhamos q ver outros ultrapassar-nos pois passámos o tempo a OLHAR PARA O NOSSO UMBIGO e COM A MANIA DAS GRANDEZAS SEM NADA FAZER... VOTOS DE UM BOM 2024 com a consequente CONQUISTA DO 39º

    ResponderEliminar
  9. Anónimo2/1/24 15:51

    Ou eu entendi mal ou vens agora propor algo que LFV demonstrava querer fazer quando o "engavetaram", ou seja comprar as participações dele e do rei dos frangos e depois vendê-las a investidores selecionados ( Textor?). Afinal parece que o Homem junto com DSO tinham alguma razão e esse passo fazia sentido. Vá já agora podem começar a atacar mas cada vez mais se torna claro que a estratégia não era errada pois não?

    ResponderEliminar
  10. Anónimo2/1/24 23:36

    Este Marcos Leonardo do Santos vem?
    Alguém o conhece bem?

    Benfiquista a sério

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo3/1/24 09:48

      Se for pelos valores a circular na imprensa vai ficar caríssimo. Mas eu tb achei o Aursnes caro...

      O Benfica tem de deixar de andar sempre a cantar de galo sobre a saude financeira. Andar a dizer que se tem dinheiro nunca foi boa política. Os vendedores pedem 20M por qualquer boneco. Cabral, Jurasek, Aurnes, os 2 rapazinhos nórdicos, tudo comprado pelo dobro do que valiam. É muito risco.

      Parece que Henrique Araújo está definitivamente posto de parte. É pena porque não fazia pior do que estes e ficava barato.

      Eliminar
    2. Ponta de lança da seleção CANARINHA e futuro na principal, 18 milhões é caro????

      Eliminar
  11. Benfiquista de Famalicão3/1/24 00:44

    'mas os restantes 36,25% (Rei dos Frangos, Vieira e Valouro) '

    BENFICA by GB,

    Podes-me dizer qual o VALOR em MILHÕES de EUROS dessa % sff
    Ou quanto é que eles pretendem pelas acções?
    Obrigado e continuação do bom trabalho.
    Cumprimentos Benfiquistas

    ResponderEliminar
  12. depois ainda ficas muito incomodado quando dizem que és um contorcionista.
    chamas populista a quem diz que não podemos aceitar menos receita, do que a que temos atualmente, na centralização dos direitos televisivos, tudo muito bem não fosse o facto de tu dizeres o mesmo tu e os teu colega de blogue realmente que coerência.

    portanto dizes que o ponto tres não funciona e tens razão mas depois achas que o ponto quatro funciona quando o ponto tres e o ponto quatro são um único.
    ninguém investe em nada sem ter garantias que faz parte das decisões seja parceiro estratégico ou não.

    o que te afasta do movimento sob é uma dor de cotovelo enorme é que eles apesar de muitos erros que cometem tem duas virtudes que tu não tens apresentarem proposta com pés e cabeça, embora não concorde com muitas, e serem coerentes e não andarem a fazerem contorcionismo ao sabor das vagas.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking