“Acho que estamos no mesmo nível da época passada.”, disse Roger Schmidt na antevisão deste jogo e, apesar de não estar de acordo com esta afirmação, a verdade é que a sua equipa tem vindo a melhorar e está mais perto de atingir esse nível. Seja com os habituais titulares ou até mesmo com algumas mexidas no onze, como foi o caso. As ausências de Otamendi, Di María e Tengstedt levaram o treinador alemão a lançar Tomás Araújo, Tiago Gouveia e Arthur Cabral, porém as novidades não alteraram o estilo deste Benfica e a equipa apresentou-se novamente com um bloco subido, uma forte aposta na pressão e eficácia na recuperação.
Resultado: uma primeira parte onde nitidamente deu mais Benfica e com a boa exibição a ser coroada com o golo de Arthur Cabral. O herói de Salzburgo, que nesse dia foi o responsável por fechar as contas, ontem não quis ficar para último e abriu o marcador ao minuto 31. Nota positiva para o jogador brasileiro que voltou a estar bem no jogo e solto no ataque do Benfica. Com este golo ao Famalicão Arthur Cabral estreou-se a marcar na Liga e já conta com golos em todas as competições em que o Benfica participou esta época.
Depois do intervalo o Famalicão organizou-se, subiu no terreno, oferecendo ainda mais espaço ao Benfica, sobretudo nas laterais, mas também teve os seus momentos altos no jogo e deu trabalho à defesa encarnada. E aqui foi notória a dificuldade que jogadores de Schmidt tiveram para evitar sofrer. Valeu, mais uma vez, o guardião Trubin, com uma postura segura e a mostrar confiança, para manter a baliza a zeros. E, enquanto o guarda-redes ucraniano cumpria o seu papel, lá na frente os homens do ataque despertaram e a cinco minutos dos 90 voltaram as agitar as redes da baliza de Luiz Júnior. Rafa, que já tinha assistido Arthur no primeiro golo, recebeu dos pés de Musa para fazer o 2-0 e quatro minutos depois, em jeito de retribuição, voltou a assumir o papel do que assiste para ver Musa fazer o 3-0 final.
Os homens da noite
Roger Schmidt: Nada a apontar ao treinador do SL Benfica. Não surpreendeu na escolha dos titulares fazendo uma boa aposta. Como disse inicialmente a equipa tem vindo a melhorar e a aproximar-se do nível que apresentou na temporada passada e isso deve-se também ao treinador. E se tantas vezes critiquei as subscrições tardias e pouco certeiras hoje faço precisamente o contrário: mexeu e bem quando o jogo assim o pedia.
João Neves: Não há jogo em que não se elogie o pequeno genial. Voltou a encher o campo e somou mais uma brilhante exibição. Muita eficácia no passe e nas recuperações de bola. Para mim o seu grande momento no jogo foi ainda na primeira parte quando, na direita, tirou um adversário da jogada e abriu caminho para o primeiro golo do Benfica.
Rafa: Deram-lhe espaço e ele esteve imparável acabando por criar perigo na frente por diversas vezes. Não lhe faltou velocidade nem arte para estar presente nos três golos do Benfica: primeiro assistiu Arthur Cabral, depois marcou e terminou a noite a assistir Musa para fechar o marcador.
P.S.: Sendo esta a minha última publicação do ano no NGB aproveito para agradecer a todos os que, durante este ano, foram acompanhando o meu trabalho por aqui e desejar um excelente ano novo. Conto continuar a ver-vos por cá em 2024!
Bom texto. Um bom ano para ti também!
ResponderEliminarGostei muito do jogo apesar de algum sofrimento, que já é habitual.
ResponderEliminarNota-se que a equipa está mais solta e confiante, espero que vá em crescendo até ao fim do campeonato.
Lamento que o Rafa saia no final da época, como tudo indica. Embora muitos não gostem dele, é um jogador magnífico e muito difícil de substituir.
Bom Ano para todos os benfiquistas, em especial para a Filipa Claro que gosto muito de ler.
o rafa é um puto que mentalmente tem 2 anos...........só acefalos nao vem isso
EliminarGrande Benfiquista Filipa,
ResponderEliminarSABOROSA e GLORIOSA VITÓRIA...
mais uma vez com o dedo de MASTER SCHMIDT...
temos a ESTRELINHA de CAMPEÃO...
temos tudo para ser FELIZES em MAIO...
mas não posso calar a minha revolta...
o Porto devia estar a MEIO da tabela...
da CLASSIFICAÇÃO no CAMPEONATO...
ontem mais um ROUBO descarado!
não vi o jogo pois estava na Luz...
depois fui jantar com o meu amor ...
mas na BICA do SAPATO não estava a dar o jogo...
mas depois vi o penalti escandaloso...
e NÃO ACREDITO no que dizem ...
na expulsão do Ruben Ribeiro...
porque a TÁCTICA de SEMPRE deles...
arranjam um PSEUDO PREJUÍZO pra eles...
para colmatar/DISFARÇAR...
SEMPRE os seus BENEFÍCIOS!
conheço-os de GINGEIRA...
a mim NÃO me ENGANAM...
ontem mandaram.nos para o VAR...
o SUPER DRAGÃO MELO...
eu não sei o que digo e já o digo há muitos anos...
Não tivesses tu rejeitado o scouting do Shaktar hehehe, falta a indocrassia africana. Heheh
Eliminarmas rafa com espaço tem tudo para fazer isto, o que é estranho é por vezes com espaço ele não aproveitar por decidir mal e finalizar mal.
ResponderEliminarsó que na vasta maioria dos nossos jogos não temos espaço e rafa deixa de ter a sua mais valia e fica só com os defeitos.
o treinador continua a viver numa realidade paralela e pelos vistos não é só ele alguns adeptos também, só assim se percebe que alguns achem que o roger tardou as alterações por não ter desta vez opções no banco quando isto até é norma nele ou que joão mario esta a subir de forma.
coisas dos especialistas da bola.
as substituições foram as pedidas e em grande numero para terem impacto em vez das escassas habituais que nenhum impacto tem, poderiam e deveriam ter sido mais cedo quando eles começaram a criar perigo.
mas não podemos esquecer os vários passes errados no inicio da segunda parte por parte do neves que só não comprometeram, como contra o avs, porque eles não souberam aproveitar.
mas a culpa não é dele mas de quem acha que ele é trinco ou que coloca a seu lado um jogador que não faz compensações ou recupera bolas sequer.
mais uma vez a equipa a sofrer escusadamente porque quando domina é pouco objetiva e depois com o resultado demasiado tempo em aberto não tem jogadores que recuperem bolas e que travem contra ataques.
Bom ano Filipa gosto do que escreve. Para 2024 peço um plantel equilibrado e que o Roger tenha soluções suficientes para não ser necessário "inventar".
ResponderEliminarMuitas conquistas para o Benfica.
depois do bajulamento lê isto que escrevo: o rafa só joga bem em contra ataque. ou seja, em 4/5 jogos por epoca fora os da europa onde somos sempre pequenos.... achas que serve?
EliminarRafa é importantíssimo pela rapidez e pelo que agita sempre no jogo. Falha imenso, toma imensas más decisões. Só espero que não seja um segundo grimaldo em termos de fazer falta à dinâmica da equipa. Aparentemente a velocidade dele é muito mais relevante que todos os seus pontos fracos, digo-te espero estar enganado. Irrita-me e muito todas as más decisões e falhanços, mas... mas...
Eliminar