O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Sondagem: Quem deve ocupar o lugar deixado vago por Domingos Soares de Oliveira?

. 93 comentários

 


Os jornais e os "sinais" vindos do SL Benfica apontam para que Luís Mendes, nome ainda algo desconhecido para a grande maioria dos benfiquistas, seja o escolhido para esse papel tão importante que é gerir o dia a dia da SAD e tomar as rédeas das grandes negociações e estratégia.

Mas:

1) Será o nome adequado? 

2) Tem o perfil necessário para conduzir um orçamento de centenas de milhões de euros? 

3) Tem capacidade para negociar no mundo do futebol? 

4) Tem peso institucional a nível nacional que faça com que a sua voz seja escutada e respeitada fora do SL Benfica? 

5) Tem experiência internacional que permita NÃO SER um peixe fora de água quando representar a SAD/Clube?

Além disso, outra situação se coloca, como perguntou o BenficabyGB na semana passada: o lugar de CEO (ou Co-CEO) na SAD é remunerado pois trata-se de uma posição de dedicação a tempo inteiro e em exclusivo. 

Ora, sendo vice-presidente do SL Benfica, Luis Mendes não pode ser remunerado. 

Se não pode ser remunerado, vive de quê? Que tempo dedica à gestão do SL Benfica? Não tem dedicação exclusiva? 

Faz sentido que a gestão da SAD do SL Benfica seja feita de forma NÃO PROFISSIONAL? Voltamos aos tempos de gestão amadora?

O nome de Luís Mendes levanta muitas dúvidas, que deixei no ar nas 5 perguntas que indiquei. Na minha opinião, dificilmente preenche os requisitos necessários. O único que realmente preenche sem margem para dúvidas é o de ser um grande benfiquista.

O SL Benfica, na ausência de um nome óbvio e forte, deveria ter realizado um processo de "head hunting" para preencher tal posição fundamental.

Não o fez e quase que parece que está a deixar assentar o nome de Luís Mendes entre os pingos da chuva. Não me parece ser assim que se gere uma empresa, e o SL Benfica tem a maioria da SAD para a gerir como uma empresa, com o adicional de lá colocar uma pitada grande de amor ao SL Benfica.

Para que não fiquem dúvidas, eu defendo um nome com provas na gestão de orçamentos de milhões, na gestão de Recursos Humanos e com capacidade de liderança e estratégia.

Há no mercado nacional "benfiquista" muitos nomes capazes. Na pior das hipóteses, teríamos que procurar lá fora alguém com ambição, do mundo do futebol ou ligado a ele, e que esteja confortável em viver com as atuais capacidades financeiras do SL Benfica.

E você? O que ou quem defende para o lugar que era ocupado por Domingos Soares de Oliveira?


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

93 comentários

  1. Os benfiquistas verdadeiros queriam o DSO fora do SLB, e agora não sabem quem será o grande benfiquista que o pode substituir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estamos a falar de uma mercearia...

      Eliminar
    2. O RESSABIADO do Diogo Luís(lista do Benitez)da CNN, já esta c/ a CRIKA aos saltos...

      Eliminar
  2. Ninguém diz nada.
    Tristeza

    ResponderEliminar
  3. Para uma instituição como o Benfica e, em particular, para a responsabilidade que é gerir um negócio como é SAD do clube, tem de ser através de um recrutamento externo através de uma head hunter devidamente qualificada. Coloquem apenas que é eliminatório o facto de não ser benfiquista, no caso de ser português.

    António S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um caminho que defendo para uma instituição que gere milhões.

      Eliminar
  4. Não tem que ter clube ou ser Benfiquista, pode ser alguém competente.... Trata se de gestão números, talvez o Benfica by GB, afinal como ele só à outro, está na faculdade de medicina num boião para ser estudado..

    ResponderEliminar
  5. Benfiquista dos 7 costados23/10/23 14:13

    O homem ainda agora chegou. Nem tempo teve para aquecer a cadeira e já lhe estão a tentar fazer a folha? Os benfiquistas são mesmo os piores inimigos. Deixem o homem trabalhar e depois avaliem o seu trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu desempenho é fundamental, mas bolas... não há uma avaliação prévia? Ou serve qualquer um?

      Eliminar
    2. BENFIQUISTA DOS 7 COSTADOS23/10/23 15:20

      Acredito que essa avaliação foi feita. Ademais, o Luís Mendes não foi, passo a expressão, lançado às feras. Ele tem estado a preparar-se para assumir esta pasta há bastante tempo. É uma opinião bastante refletida, mas puramente pessoal: estou muito satisfeito por ter o Luís Mendes naquele cargo. Apaixonado por este clube, tal como nós. Estou convencidíssimo que irá ser uma grande mais-valia para o Benfica.

      Eliminar
    3. Concordo e não entendo porque se questiona a decisão, como se tivesse sido irracional e não ponderada…

      Não entendo porque o título do post é “sondagem”. Sondagem ao quê? Podemos votar?

      Recordo aqui neste blog a quantidade industrial de vezes que se criticou DSO, não só por ter assumido não ser benfiquista desde pequenito, mas também o seu percurso empresarial anterior. Mesmo com resultados excelentes (no seu pelouro), foi sistematicamente atacado.

      Sei lá se Luís Mendes vai ser um bom CFO. Aguardarei e farei o meu juízo perante factos.
      Da mesma forma que não conhecia Lourenço Coelho, mas regozijo-me pelo trabalho que fez no passado e voltou agora a fazer, no futebol profissional.

      Agradeço termos finalmente largado DSO - não pelo cômputo do seu trabalho, mas pela ligação a Vieira e pelo facto de ter sido conivente com a redução acelerada da nossa dívida bancária, que não nos beneficiou.

      Há apenas um nome que eu gostaria de ter visto a assumir o papel: João Noronha Lopes.

      Eliminar
    4. Anónimo das 22:13: eu falo por mim. Sempre defendi que DSO não tinha condições para se manter no cargo depois do escândalo do casamento da filha facturado ao SL Benfica.

      Depois, não ser benfiquista fazia com que nunca decidisse com o tempero de paixão. Para ele era tudo uma questão de números, mesmo que desportivamente fosse mau.

      Eu critiquei DSO porque me informei sobre a sua saída da Cap Gemini e sei que os relatórios e os motivos da sua dispensa foram devido a uma gestão despesista.

      Além disso, DSO foi sempre conivente com as decisões de LFV e por isso também não tinha condições para continuar.

      Eliminar
  6. Quem ocupar o lugar, tem que pensar muito bem nos investimentos errados que se fazem no Benfica. Não só no futebol como em muitas modalidades em que os resultados não têm justificado tais investimentos.

    Investir e como nalgumas modalidades em que resultados como estes e estou só a referir do fim-de-semana são como estes?


    https://www.abola.pt/modalidades/noticias/voleibol-feminino-fc-porto-segue-imbativel-apos-vitoria-contra-benfica-2023102310130751801
    https://www.abola.pt/modalidades/noticias/benfica-volta-a-tropecar-no-campeonato-2023102117520419775
    https://www.abola.pt/modalidades/noticias/hoquei-em-patins-sporting-vence-derbi-renhido-e-segue-na-lideranca-da-liga-2023102019410281923
    https://www.record.pt/modalidades/basquetebol/detalhe/fcporto-benfica79-62-um-classico-a-moda-do-dragao?ref=Basquetebol_DestaquesPrincipais
    https://www.record.pt/futebol/futsal/detalhe/benfica-sporting-1-4-taynada-servida-de-bandeja?ref=Futsal_DestaquesPrincipais
    https://www.abola.pt/modalidades/noticias/belenenses-derrota-benfica-2023102121121243904

    Isto passou a ser banal. Ou se investe para ganhar ou para andar a marcar presença nem vale a pena.

    Sou a favor das modalidades, mas prefiro apostar em 3 ou 4 com resultados de acordo com os pergaminhos do Clube ou então mais vale arranjar amadores, se é para perder, ao menos não se gastam milhões com esta pobreza franciscana de resultados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Banal?!?! Exceptuando o andebol, quem são os campeões nacionais?

      Não vale tudo.

      Sócio do SLB rumo ao 39

      Eliminar
    2. Enquanto o Tavares estiver nas modalidades, com muita pena, vou rejeitar.

      Eliminar
    3. O único problema aqui é que a malta não sabe o que diz.

      O cargo que Luís Mendes vai ocupar é da SAD do Benfica para o futebol. Nada que ver com amadoras.

      Eliminar
  7. sócio de quatro dígitos23/10/23 14:21

    Queriam o DSO fora do Benfica. O DSO saiu. Agora querem o seu sucessor fora do Benfica, sem lhe darem tempo para apresentar serviço. Assim torna-se complicado. O Luís Mendes, tem, da minha parte, toda a confiança. Irei avaliá-lo pelo seu desempenho e não pelo CV.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, que é isso de avaliar previamente alguém pelo CV? Qualquer um serve!

      Eliminar
    2. Sim, podíamos ter escolhido o roupeiro. O que é que é isso de CV!!!?? Modernices!

      Antonio S

      Eliminar
  8. Glorioso SLB23/10/23 14:26

    O Luís Mendes é benfiquista. Sente o clube como qualquer um de nós. Se tem o perfil necessário para conduzir um orçamento de centenas de milhões de euros e capacidade para negociar no mundo do futebol, o tempo o dirá. Esperemos que sim. A experiência internacional virá com o tempo. Acredito que foi uma boa escolha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quero acreditar que ele se saia bem, mas isto não é uma mercearia para se navegar à vista.

      Eliminar
    2. GLORIOSO SLB

      Eliminar
    3. GLORIOSO SLB23/10/23 15:23

      Vai sair bem, amigo Shadows. Dá-lhe, tal como eu, um voto de confiança. Espero que todos os benfiquistas façam o mesmo. Todos queremos o melhor para o clube. Eu, tu Shadows, o Luís Mendes, e todos os restantes milhões. Vamos confiar no que está a ser feito.

      Eliminar
    4. Shadows, mas porque acha que “é uma mercearia”?
      Conhece Luís Mendes?

      Eliminar
    5. Eu espero que qualquer um que entre no SL Benfica tenha o maior sucesso do mundo. Isso não tem discussão.

      Já a forma como ele aparece e as questões que estão no ar, e que mencionei no texto, não me deixam achar que isto seja forma de proceder numa empresa de milhões.

      Eliminar
  9. Impressionante. Quando o DSO estava nesse cargo não descansaram enquanto não o tiraram de lá, agora foi para la este homem que do que se conhece apenas se sabe que é grande benfiquista e sócio há muitos anos, e já lhe estão a fazer a cama. Por amor de Deus deixem-se disso! Já chega

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente, não respondes a nenhuma das questões.

      Eliminar
  10. campeãonacional23/10/23 14:30

    Ó Shadows, tu também apenas dizes que "dificilmente preenche os requisitos necessários", mas não concretizas. Não preenche porquê? O DSO também nunca tinha trabalhado no mundo do futebol...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O DSO, por muito que não gostasse dele, vinha de um cargo de administração de uma multinacional. O Luis Mendes vem de uma empresa de contabilidade. Queres comparar?

      Eliminar
  11. Nem deixam o homem aquecer a cadeira e já estão a cair-lhe em cima. Vocês nem para o Benfica são bons. Qual é a necessidade deste texto? Qual é a finalidade? Sou seguidor deste blogue e muitas vezes são assertivos, mas isto foi um completo tiro ao lado. Não queriam o Domingos, agora também não querem este. Pior, afinal o Domingos já era bom. Mas que raio, serei apenas eu a ver que para alguns nunca nada está bem no nosso clube!!? Tenham juízo e deixem o homem mostrar o seu valor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não disse que não o queria. O que disse e repito é que para ele poder fazer o seu trabalho, primeiro temos que ter respostas às questões que coloquei.

      Eliminar
  12. Como benfiquista e sócio emigrante e leitor corrente deste blogue, tenho a dizer que este tipo de textos tiram-me do sério!!! Não descansaram enquanto não correram com o outro homem e nem sei se este já assumiu a 100% o papel e já estão a fazer-lhe a folha. Caramba deixem o homem mostrar o seu valor e depois falem!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leste o texto ou só vieste cá para discordar sem nexo?

      Eliminar
  13. Trabalho na franca há muitos anos sou taxista com muito orgulho e gosro muito deste blog mas não posso concordar com este post. Não sei quem escreveu mas foi um tiro ao lado. Como é alqueire posto o homem precisa de tempo e de mostrar o seu valor. Quiseram mandar embora o anterior por isso agora é tempo de estarmos UNIDOS e apoiar esta escolha do nosso presidente RUI COSTA. Se este senhor é a escolha dele, então é a MINHA também. Não o conheço nem preciso de conhecer. O grande trabalho que fizer será conhecido por todos!!!! Deixem-se destas parvoíces. Ganhare mas é o próximo jogo na ligue des champions

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel, como bom fogareiro sabes que um taxista que não conheça as ruas demora muito mais tempo a fazer a viagem que outro que as conheça.

      O mesmo é na gestão. Quem nunca geriu orçamentos destes e vem de uma simples empresa de contabilidade não pode ter as mesmas skills que alguém com experiência em gestão.

      Além de que o mundo do futebol é algo à parte. Portanto, levanto as questões que levantei.

      Eliminar
  14. Qual o nome que indicavam? Vítor Gaspar, ex ministro das Finanças?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém tem de indicar nome nenhum. O processo de seleção, para uma função destas, num clube com o orçamento do Benfica, é que tem de ser profissional e não do tipo “vamos ver se dá”!

      António S

      Eliminar
    2. Faço minhas as palavras do António.

      Eliminar
  15. Há por aqui alguém a confundir agricultura com belas-artes. Leram com atenção o que Shadows escreveu?

    ResponderEliminar
  16. Sempre que há algo que tem de ser feito no Benfica cria celeuma para os antis e, até, para alguns benfiquista. Não conheço a pessoa que vai ocupar o lugar de CEO mas como o clube está a ser dirigido por um BENFIQUISTA creio que será a pessoa certa para a função. Vamos aguardar com calma e serenidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheces... por isso o teu comentário está esclarecido.

      Eliminar
  17. Esta crónica foi ao lado. Ninguém conhece o Luís Mendes, não sabem se é competente ou se não é. A única coisa que se sabe é que é um grande benfiquista e foi aposta do presidente. Vamos todos ter calma e aguardar pelo desenrolar do seu trabalho, não vamos já acender a fogueira. O Benfica precisa de estabilidade e temos de ajudar nesse sentido. Cronicas como esta nesta altura não ajudam em nada. Sei que vocês são benfiquistas como eu mas há momentos para tudo. Este texto não teve qualquer sentido porque não sabem nada tal como eu também não sei. Vamos dar tempo ao tempo e apoiar este Luís Mendes. Abraço de um benfiquista que está longe mas tenta estar perto e não levem a mal este comentário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que sabemos é a sua preparação ou não para o cargo, e o seu CV deixa muito a desejar. Além disso, passamos de um profissional a receber 400K/ano para um em regime pro bono? Desculpa mas isto tem que ser tudo bem explicado.

      Eliminar
  18. Catarina Fernandes23/10/23 15:10

    Apesar de muitos acharem o contrário a SAD do slb e qualquer outra SAD se lhe cortarem o dinheiro dos patrocínios e uma ou outra venda para não falar em não ir a champions 1/2 vezes fica à beira de fechar as portas
    Só não vê quem não quer
    Agora vem o balão das receitas televisivas depois pouco mais resta que “vender “ parte da SAD
    que comecem os ataques dos arautos da economia que defendem o indefensável
    Já agora desde que foi constituída pagou um “quilhao” de dividendos lol nem nunca os vai pagar nem o SLB nem os outros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Catarina fala de finanças, sem saber nada de finanças. Mas já deixou claro não aceita que quem sabe de finanças diga que está enganada.

      “Distribuir dividendos”? Mas alguma vez a SAD do Benfica tem como objetivo distribuir dividendos? Que confusão nessa cabeça.

      Que “balão das receitas televisivas” é esse que refere? Leu o Relatório e Contas? Está lá tudo.
      Não leu ou não sabe ler um R&C? Então porque apregoa que precisamos de um “balão de oxigénio”, quando é notório que não precisamos? Porque raio teríamos que vender a SAD, quando temos equilibro no Balanço?

      Não somos o Porto, não temos 170M de CPs negativos. Esses sim, talvez tenham que ceder parte da SAD a um investidor, para sobreviver.
      Não somos o Sporting, que camuflou 150 Milhões de euros de dívida como VMOCs, cedendo a sua maioria do capital à banca… que optou por perdoar esse valor.

      A SAD do Benfica tem 113 Milhões de Capitais Próprios, com Ativos na ordem dos 558 Milhões e um Passivo de 445 Milhões.

      A equipa principal de futebol está avaliada em 360 Milhões, pelo transfermarkt.
      A Academia do Seixal é considerada uma das mais valiosas do mundo, capaz de gerar novos talentos todos os anos.

      Se o Benfica ficar sem patrocínios, se não for à champions 2 vezes e não vender ninguém… sim, ficaria com dificuldades.
      Só que esse cenário é só pateta… se a Apple decidisse não vender telemóveis durante 2 anos, também ficava em maus lençóis.

      Não é segredo que o Benfica precisa de, todos os anos, vender atletas para ter um resultado equilibrado.
      E que, se não for à Champions, tem que vender mais e investir menos.

      Eliminar
  19. João Malcata23/10/23 15:15

    As dúvidas levantadas são compreensíveis, mas não subestimemos o potencial de Luís Mendes. Falamos de alguém extremamente competente e com capacidade para tomar decisões estratégicas.Muitas figuras respeitadas e influentes no mundo do futebol começaram com um perfil discreto. Tenho a convicção que dentro de uns anos estaremos todos a pedir a sua continuidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não subestimo de forma alguma, mas primeiro estes pontos têm que ser esclarecidos.

      Eliminar
  20. o mais conhecido cá da aldeia23/10/23 16:10

    Criticam a comunicação do clube por não ser mais beligerante (felizmente não é! Há muito que clamava por um tipo de comunicação como a que temos atualmente, a falar pontualmente, mas sem espalhafatos e conferencias que só nos envergonhavam), mas ao mesmo tempo criticam o Porto e o seu diretor de comunicação precisamente por ser um pirómano, um instigador de ódio. Ou seja, criticam o Benfica por não fazer como o Porto, que tanto (e bem) criticam. Também criticavam o DSO por não ser benfiquista e o diabo a 4. Agora temos um Benfiquista, mas aqui Del Rei que nunca provou ser competente. Não provou? Então deixei-no provar, caramba!

    Nós, sócios e adeptos, somos a força motriz do clube. Porém, simultaneamente, somos os seu maior obstáculo. Quando tudo está bem, ou a melhorar, arranjamos motivos para nos deprimir.

    Shadows, somos campeões nacionais. Vencemos 10 supertaças em 10 (ou terão sido 10 em 11). Vamos remar todos para o mesmo lado. Só assim poderemos almejar a mais conquistas, de forma consistente. Criticar sim, mas quando houver motivos reais para o fazer. Não me parece ser este o caso, com o devido respeito. O post é assente em conjecturas. O Luís Mendes não tem CV? Pois parece-me que tem. Não tem experiência? Ok, aceito que não. Mas como se ganha experiência, não é com o tempo? Pois então, que se dê esse tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-te que tem CV? Explica lá onde ou como sff.

      Eliminar
  21. Eu, para a minha empresa, quero os melhores e aqueles a quem possa pagar.
    Se neste curto leque de opções , houver um ou mais que são Benfiquistas , melhor ainda.
    No fundo, o que se pretende é EXTREMA COMPETÊNCIA E DEDICAÇÃO , PROFISSIONALISMO E LEALDADE!
    Alguém deste calibre , tem de ser muito bem pago , e, passado algum tempo, esperar pelos resultados.

    Neste específico campo, o que se exige é que seja alguém com vasta experiência no campo, capaz de implementar medidas e tomar decisões de forma profissional e atingir resultados.
    Ser Benfiquista ou não, não deverá ser motivo de exclusão à partida!
    O Benfica é uma empresa! Uma Multi-nacional não se rege por gostos pessoais, quando contrata quadros para a sua gestão.

    O clube Benfica , é uma coisa!
    A Benfica SAD, é outra!

    Reduzir as hipóteses de contratar alguém , porque o seu gosto clubistico não é igual ao nosso, isso sim, é gestão de mercearia!

    Pague-se muito bem e exija-se em conformidade!

    Fellini

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem!
      Respondeste de acordo com o que escrevi!
      Ser um plus, não uma exigência !

      Fellini

      Eliminar
  22. Quem deve ocupar o lugar deixado vago por Domingos Soares de Oliveira?Ora deixa cá pensar... hm.... já sei! O Luís Mendes!!!

    ResponderEliminar
  23. Benficando23/10/23 16:30

    Coitado do Luís Mendes, onde é que ele se foi meter. Qualquer um entre naquela casa passa a ter um alvo nas costas. E colocado por adeptos do próprio Clube. Assumiu a pasta há 1 mês, se tanto. Já se questiona a sua capacidade, ainda antes dele ter tido a oportunidade de mostrar a sua capacidade. Isto só visto mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só visto onde? Onde é que viste escolher-se um gestor profissional para uma empresa com o nosso orçamento, sem concurso e sem ter experiência quer como gestor quer no futebol?

      Eliminar
  24. No final, só o tempo dirá se Luís Mendes é a escolha certa. Vamos dar-lhe a chance de provar sua competência antes de tirarmos conclusões precipitadas

    ResponderEliminar
  25. Diabo Vermelho23/10/23 16:50

    1) Será o nome adequado?
    Creio que sim. Para além das habilitações literárias e competências profissionais que tem, o amor pelo clube não é uma qualidade que deva ser subestimada. Pode ser uma fonte de motivação extra para o Luís Mendes.

    2) Tem o perfil necessário para conduzir um orçamento de centenas de milhões de euros?
    O tempo o dirá. Contudo, o Rui Costa não o escolheria apenas porque sim. Com certeza que lhe reconhece perfil para o fazer. O próprio também não assumiria o cargo se não se sentisse preparado para o fazer.

    3) Tem capacidade para negociar no mundo do futebol?
    Todos os gestores do mundo do futebol tiveram de começar um dia.

    4) Tem peso institucional a nível nacional que faça com que a sua voz seja escutada e respeitada fora do SL Benfica?
    Terá de o ganhar com o tempo. Todavia, tem ao seu redor uma estrutura forte e um presidente com imenso prestigio internacional.

    5) Tem experiência internacional que permita NÃO SER um peixe fora de água quando representar a SAD/Clube?
    A resposta à pergunta anterior também serve para esta pergunta.


    Isto posto, carrega Benfica, carrega Rui Costa, carrega Mendes! Rumo ao 39!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser benfiquista é um bom prenúncio, mas não chega. Que competências profissionais vês nele?

      Eliminar
  26. Do que sei, é um grande benfiquista e foi a escolha de Rui Costa. Nunca ninguém vai agradar a todos, por isso acho que deveríamos esperar para avaliar e tecer opiniões. A partir de agora é o nosso homem das finanças e precisa do nosso apoio e força. Desejo o maior dos sucessos e certamente que provará a sua competência ao longo do tempo. Carrega Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O benfiquista é importante pra o futebol e modalidades mas para dirigir o Benfica-empresa não é relevante. São actividades que funcionam em diferentes comprimentos de onda. O que se precisa é de um gestor de topo de nível internacional e com mundo.

      Eliminar
  27. Shadows, coloco-te eu a questão: quem achas que deve ocupar o lugar do DSO?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que tal processo deveria surgir através de uma empresa de head hunting, caso não se encontrasse no mercado nacional um gestor com experiência e com benfiquismo.

      Eliminar
  28. benfiquista sou eu e mais 1023/10/23 20:32

    Epá, tenham dó. O homem acabou de assumir a pasta. Deixem-no trabalhar!

    ResponderEliminar
  29. Águia do Norte23/10/23 20:38

    Cheira-me que será uma agradável surpresa para muita gente...
    Para mim não, que conheço o Luís Mendes e tenho plena consciência da sua enormíssima competência. Que fique muitos anos no Benfica e nos projete para um patamar ainda mais elevado, de excelência.

    ResponderEliminar
  30. Shadows, muitas vezes discordamos, mas desejo-te paciência e força para lidares com tanta falta de critério, de ambição, de noção, de exigência e de coragem. É uma luta perdida à partida, o benfiquismo dentro e fora do clube tornou-se de capoeira e os resultados estão à vista. Um clube com 10 finais europeias e ficamos satisfeitos com um titulo nacional nos últimos 4 anos, o presidente já é o maior e pode escolher o rato Mickey para CEO da SAD, se vier vestido com a camisola do Benfica, que o carneirismo militante vai aplaudir e perseguir quem quer mais. Siga para bingo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui está a expressão máxima do tudo ou nada.

      Mas porque acha o Alberto que oS Benfiquistas estão contentes com tudo e não criticam nada?!
      E porque acha o Alberto que a única alternativa é estar contente com nada e criticar tudo?!

      A direção atual entrou em funções com o clube a sofrer um período difícil, em função da caída em desgraça do nosso ex Presidente - nota: devido à sua ação como empresário, fora do clube. A que se somou um ataque despudorado por parte de adversários que nos consideram inimigos, que tudo fizeram para denegrir a imagem do Benfica, recorrendo à mentira e difamação (conforme já provado em Tribunal).

      Desde então, venceu um campeonato e uma Supertaça e recompôs o plantel profissional, libertando inúmeros jogadores sem qualidade para o manto ou já no ocaso da sua carreira.

      Fizeram-no apresentando resultados financeiros positivos.

      Em simultâneo, apostaram numa estratégia de comunicação branda e contida, que eu considero fraca e ineficaz.

      Nem tudo está bem. Nem tudo está mal.

      Eliminar
    2. Alberto, já sabes que eu tenho mesmo muita resiliência... ;)

      Eliminar
    3. Anónimo, isso é conversa para boi dormir...em lado nenhum escrevi que é para criticar tudo e ficar contente com nada. Mas já agora estou curioso de saber o que irás tu pensar, e muitos outros, quando formos eliminados das competições europeias e mais ainda se entretanto ficarmos a 4 pontos do Sporting no campeonato a jogar este futebol miserável...rapidamente o apoio cego vira contestação cega como sempre tem sido. O que o Shadows, e eu também ao longo de vários anos, exige é competência e exigência a todos os níveis, escolhendo os melhores para os lugares, desde CEO até aos jogadores do plantel. É isso que tem de ser exigido a um clube como o Benfica, até para se evitar mais uma vez fazer 0 pontos na Champions, embora esse seja apenas um pormenor em muitos pormaiores.

      Eliminar
  31. Segundo se diz, por onde passou deixou marca muito positiva. No finibanco, por exemplo, fez um trabalho fabuloso. Acho que temos aqui um belo CFO. Estou bastante agradado com a decisão do presidente. Seria fácil ir buscar algum gestor de nomeada, especialmente um estrangeiro. Mas Rui Costa mostrou liderança. Confia em Luís Mendes, é com ele que prosseguimos.

    Creio que foi a melhor decisão. Acredito que o Luís Mendes é o homem certo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Finibanco...Angola? Estás no gozo não é? Sabes como funciona a banca em Angola? Vê-se que não sabes.

      Eliminar
  32. O lugar deixado vago com a saída do DSO? Qual lugar? O DSO saiu e o Mendes assumiu logo automaticamente. É o homem certo no lidar certo. Excelente decisão do presidente.

    ResponderEliminar
  33. considerando os administradores da sad ele é o que tem o melhor perfil para o cargo.

    não sei se tem o perfil indicado porque não o conheço em profundidade, mas se tivesse um perfil melhor vinham logo dizer que trabalhar em grandes empresas, multinacionais por exemplo, não servia porque se autogerem.

    não sei se tem que não lhe conheço as capacidades de negociação mas também não eram essas as funções do dso, ele vem para gerir a sad não é obrigatório que seja ele a negociar podem existir outros que o façam se tiverem melhores capacidades nesse campo.

    ainda não tem, mas pode ter pelo que já lhe ouvi, mas mais uma vez neste capitulo é o presidente que tem que ter esse peso e não ele.

    claramente não tem peso internacional mas nem ele nem ninguém que viesse para o seu lugar que tivesse ligações ao clube.

    como já disse administradores da sad com funções executivas tem der ser renumerados sejam eles dirigentes do clube ou não, e tem de ser uma coisa rapidamente alterada mas que a maioria não deve querer alterar.

    acho muita piada à historia de ir buscar um profissional, tínhamos um profissional e tudo lhe caia em cima porque não era do clube agora que em principio vai ser um dirigente do clube não presta e um profissional é que era bom.
    como disse fosse alguém com um curriculum excecional de alguma multinacional internacional e que viesse ganhar dinheiro, que até existem, e não servia porque bom era alguém com amor ao clube e que não viesse para o tacho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um profisisonal do universo de adeptos do SL Benfica. Existem e muitos. Ele não pode ser remunerado à luz dos atuais estatutos. Por isso, vive de quê? Isto leva-me às questões todas que levantei.

      Eliminar
    2. pois existem e muitos, até melhores que ele, mas estão interessados em ir para a sad, pois.

      do que ele vai viver não sei que não lhe conheço o património, mas pode conseguir viver que nem todos são chapa ganha chapa gasta como a maioria.
      mas o problema de ele não ser renumerado não é o como é que ele vai viver, porque se aceitou o cargo é porque tem meios para se suster, é sempre as tentações que existem de quem movimenta muitos milhões e não ter a devida compensação e isso é independente de ter meio para se suster ou não, se tiver a questão também se coloca.

      desculpa mas o ter capacidade para viver sem receber da sad é uma questão que não influencia nas outras, não será por ter capacidade de se suster, ou não, que passa a ser melhor ou pior gestor, que passa a ter mais experiencia ou deixa de a ter.

      Eliminar
  34. A minha resposta à pergunta do Shadows é a seguinte:
    - quem foi eleito pelos sócios do Benfica, foi o Rui Costa, é ele que tem o dever e obrigação de escolher a sua equipa de governação do Benfica. se a escolha dele é Luis Mendes para ocupar tamanho cargo no Benfica, é ele que tem de arrecadar as suas escolhas e ser avaliado e julgado nas próximas eleições se fez ou não um bom trabalho na liderança do Benfica.
    quem foi eleito pelos sócios do Benfica foi Rui Costa, é ele que tem de ser avaliado e não os subalternos dele por ele escolhidos.

    benfiquista a serio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Todos têm que ser avaliados e pelos sócios, em todos os momentos.

      Eliminar
  35. RUI COSTA foi quem foi eleito pelos sócios do Benfica, por isso, é ele que terá de responder pelas suas escolhas e decisões.
    os socios do BENFICA NÃO VOTARAM em DSO OU EM LUIS MENDES, votaram em RUI COSTA, por isso, quem tem de ser avaliado e julgado é o RUI COSTA e não o Luis Mendes nem o DSO.

    benfiquista a serio

    ResponderEliminar
  36. Da minha parte vai ter apoio incondicional até prova em contrário. O mal de alguns é queimarem logo as pessoas sem estas poderem provar o seu valor. Parece que é moda presumir que é logo culpado e ninguém tem direito à presunção da inocência. Tenham tino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Presunção de inocência? Mas ele foi condenado por algum crime...?

      Eliminar
  37. Thierry Silva24/10/23 03:26

    Porquê esta ânsia de suspeitar de tudo e todos? Vamos dar tempo ao senhor para mostrar as suas capacidades, yes? Pode vir a revelar-se uma excelente aquisição para o nosso clube, é preciso dar tempo. SB

    ResponderEliminar
  38. Isso não importa... O que importa são os jogos com o Porto.

    ResponderEliminar
  39. Obviamente, Mário Centeno. Está na hora do homem ser promovido ao mais alto cargo.

    ResponderEliminar
  40. 1. DSO foi recrutado por um head hunter
    Faz sentido fazer da mesma forma se não houver ninguém qualificado internamente
    Não esquecer que apesar do excelente trabalho de DSO. O grande responsável pela recuperação económica e financeira do clube e até profissionalismo da SAD
    Este foi sempre alvo de críticas de alguns Benfiquistas (poucos felizmente)

    2. Qualificação em Recursos humanos????
    Se percebessem de gestão e estratégia empresarial saberiam que em momento algum um gestor de recursos humanos não tem qualquer capacidade ou conhecimento para gerir os tais milhões
    Alguem com experiencia em gestão empresarial e financeira sim e de preferência em mercados internacionais

    3. Luís Mendes apesar de desconhecido no Benfica ou para os Benfiquistas tem experiência na alta finança, investimentos e internacional
    Tendo aprendido o necessário para gerir uma SAD de futebol (algo muito particular) com DSO faz dele a pessoa certa para o lugar de CFO
    O CEO será Rui Costa que já é

    5. As perguntas são boas mas o post revela pouco conhecimento de gestão estratégia e os devidos skills nesta área
    E tb pouco conhecimento de Governance em empresas
    Nada de novo tendo em conta os fracos posts quando este tema ou discussões do R&C vem ao de cima
    Com excepção do Benfica Eagle (esse sim percebe)

    Saudações Benfiquistas
    José Morais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dso não foi recrutado por nenhum head hunter. DSO foi um de 3 nomes indicados por Ricardo Salgado a LF Vieira.

      O Luis Mendes tem essa experiência toda que mencionas de onde? Da contabilidade?

      Então o bom governance é indicar gente sem experiência para os lugares de topo. É isso?

      Eliminar
    2. Caro Shadows

      Quanto a DSO, a contratação por headhunters foi noticiado vezes sem conta e confirmada por várias pessoas do Benfica. Mas se tens tanta certeza quanto ao DDT não vou alimentar a discussão
      O importante é que ele fez um excelente trabalho e só não fez mais por causa do Vieira.

      Quanto a Luís Mendes tenho eu a certeza. Um vice-presidente de uma instituição financeira internacional não é um contabilista
      Ele tem a experiência em gestão executiva e financeira
      Repito ele assumirá as funções de CFO
      O CEO é RuiCosta

      Concordo contigo que um contabilista não serve tal como um gestor de recursos humanos de nada serve para CEO ou qualquer função executiva

      José Morais

      Eliminar
  41. Filipe Carmo24/10/23 18:11

    Afinal, quem garante que a escolha de Rui Costa não foi bem pensada? Estou disposto a criticar, se necessário, no futuro. Por agora, Luís Mendes tem a minha confiança.

    ResponderEliminar
  42. José Afonso24/10/23 18:20

    Compreendo a resistência do Shadows e de outros benfiquistas. Inicialmente, também acreditei que o presidente fosse optar por um CFO estrangeiro (vinha sem ideias pré-concebidas), mas para ser sincero tenho gostado das intervenções do Luís Mendes. Sim, como já foi amplamente dito por outros benfiquitas aqui nos comentários, é benfiquista insuspeito. E sim, isso apenas não chega. No entanto, alto lá, o homem, não obstante não ter um currículo muito vasto, não é propriamente o contabilista da mercearia da esquina. Vamos ter calma e dar-lhe tempo para mostrar as suas competências. O facto de nunca ter estado no futebol e de não ter experiência internacional, não me parece relevante. Todos os que têm experiência (seja no que for), um dia já foram inexperientes.

    ResponderEliminar
  43. Cláudia S.24/10/23 18:37

    Questionar, entendo perfeitamente, pois também o faço. Contudo, transformar suposições em verdades absolutas deixa-me abesbílica. O Luís Mendes pode ser tudo o que mencionas, assim como o seu oposto. Na minha perspetiva, ele não se encaixa exatamente como sugeres, nem tão pouco como alguns prevêem aqui. Concordo plenamente com uma ideia que encontrei nesta página: dar tempo. Deixemos o Luís Mendes demonstrar se está à altura das expectativas. O resto é apenas o que nós, benfiquistas, muitas vezes fazemos de forma proficiente: criar agitação e falar sem parar.

    Saudações encarnadas

    ResponderEliminar
  44. Questionar, entendo perfeitamente, pois também o faço. Contudo, transformar suposições em verdades absolutas deixa-me abesbílica. O Luís Mendes pode ser tudo o que mencionas, assim como o seu oposto. Na minha perspetiva, ele não se encaixa exatamente como sugeres, nem tão pouco como alguns prevêem aqui. Concordo plenamente com uma ideia que encontrei nesta página: dar tempo. Deixemos o Luís Mendes demonstrar se está à altura das expectativas. O resto é apenas o que nós, benfiquistas, muitas vezes fazemos de forma proficiente: criar agitação e falar sem parar.

    Saudações encarnadas

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking