O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 4 de abril de 2023

A verdadeira dimensão do SL Benfica... em lugares no Estádio da Luz

. 59 comentários

 


A época muito positiva do SL Benfica tem feito relembrar, a quem pudesse estar esquecido, a sua grandeza em termos de massa adepta.

Sim, adeptos. Sim porque o clube não são só os sócios. São os mais de 14 milhões em todo o mundo que vivem, sofrem e vibram com o SL Benfica.

E isto leva-nos ao que se passa com a insuficiência de bilhetes disponíveis para os jogos do SL Benfica na Luz.

Temos 45 mil redpass vendidos e, em função dos restantes lugares disponíveis, cada jogo na Luz terá no máximo 10 mil bilhetes à venda, já descontados bilhetes para convidados, patrocinadores e grupos de adeptos como os vindos das Casas.

Ou seja, está longe de chegar. Muito longe.

E ao contrário do que alguns benfiquistas acham, o problema não está no sistema de venda no site. Nenhum site resiste a dezenas de milhares de ligações ao mesmo tempo. O único problema é a pouca quantidade disponível de bilhetes.

Fui crítico de a lotação da nova Luz ter ficado a pouco mais de metade do antigo estádio. Havia soluções técnica que permitiam que a lotação fosse ajustável mas que não castrasse a grandeza da massa adepta do SL Benfica.

Hoje isso está à vista.

Há uma solução que não sendo a ideal já é possível fazer tendo em conta o que já existe noutros países da União Europeia como a Alemanha ou a Holanda.

A criação da zona de “peão” no piso zero nas duas bancadas laterais daria imediatamente 10 mil novos lugares. Não sendo o ideal, seria a possibilidade de, com um custo reduzido, dar já mais 10 mil lugares aos benfiquistas.

No restante estádio, há indicação de que é possível ampliar um dos anéis, mas a um custo mais elevado e com obras prolongadas.

O que é insustentável é continuar com a atual lotação. Só a lista de espera para Redpass já caminha a passos largos para 10 mil sócios. É obrigação do SL Benfica criar soluções para ampliar o número de lugares no estádio.

Temos de ter um estádio à altura das expectativas dos benfiquistas. Temos de ter um estádio que permita aos benfiquistas ter a oportunidade de ver ao vivo o SL Benfica. A lotação tem que permitir termos mais lugares disponíveis para cada jogo e, ao mesmo tempo, permitir a venda de mais Redpass.

É preciso premiar a assiduidade de quem tenha Redpass e, ao mesmo tempo, penalizar com a NÃO RENOVAÇÃO todos os detentores de lugares anuais que não tenham o lugar preenchido na esmagadora maioria dos jogos. O SL Benfica criou a possibilidade de venda em mercado secundário beneficiando o sócio e o clube. Por isso, não há desculpas!

Vamos a isto SL Benfica?

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

59 comentários

  1. Rui Benfiquista4/4/23 12:16

    Shadows alguém me disse ou li que o Benfica tinha previsto no projeto inicial o aumento de 30/40 mil pessoas no estádio caso fosse necessário e que nao era Moroso, e que num defeso qualquer poderiam faze-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/4/23 16:19

      Sim é possível aumentar a lotação para 80.000 lugares, o Arquiteto deixou o estádio preparado para isso.
      https://www.zerozero.pt/news.php?id=301890
      https://bancada.pt/artigos/portugal/estadio-do-benfica-do-futuro-vai-ser-o-tesla-dos-estadios

      Eliminar
    2. Sim Rui, mas sinceramente nunca vi esse projecto de ampliação.

      Eliminar
  2. Anónimo4/4/23 12:17

    APLAUDO, chama-se vistas largas. Eu que o diga pois sou sócio há quase 50 anos e queria um redpass para o piso zero ou 1 por causa da minha falta de mobilidade e espero também já há 3 anos. Estou inscrito na posição 14 mas se calhar vou esperar sentado. Última vez no nosso estádio tive que estar na parte sul com a claque (e nada mal, muito atenciosos). E só mais um aparte sou do Norte mas ainda mais ao Norte dos ditos cujos.
    E já agora não vai haver reação aos lagartos, Cashball, VMOCS então eu pago todos os meses ao BCP e a Caixa a comissão de conta e perdoa-se milhões. Isto não chega só ganhar (essencial) mas também devemos massacrar.
    Saudações Benfiquistas Sr. Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está. É complicado acomodar as necessidades de tanta gente, mas o que a direcção tem que acautelar é que não exista a ideia de impossibilidade de acesso aos jogos. Não vá dar para todos, mas temos que ter mais lugares.

      Eliminar
  3. Anónimo4/4/23 13:01

    Não moro em Lisboa e sou sócio há mais de 30 anos. Por uma questão de distância e disponibilidade não tenho red pass, uma vez que não poderia ir à maior parte dos jogos. Ainda assim, gostaria sempre que oportuno ir ao estádio ver o Benfica. Gostava de levar os filhos, que também são sócios.

    No entanto, nunca consigo comprar bilhetes. Mesmo metendo na fila no site nunca consigo acesso aos mesmos. Isto não me parece razoável. Ao manter este tipo de situação vou começar a questionar a mais-valia de ser sócio do clube, porque simplesmente não existe nenhuma vantagem em sê-lo, para além da carolice de ser sócio.

    Os tempos mudaram e o futebol é um negócio, é compreensivel, mas os sócios não devem ser excluídos da vida do clube, sobretudo os que por força das distâncias menos acesso tem ao mesmo. E é isto que está a acontecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que dizes, mas morares longe e teres Redpass não é incompatível. Podes sempre ceder a algum amigo ou então colocares no mercado secundário nos jogos em que é possível. Vai compensar o teu investimento.

      Eliminar
  4. É realmente lamentável que o SLB tenha trocado um Estádio de 120.000 lugares (que por ter muitas bancadas sem lugares marcados podiam transformar-se em bastante mais) e que qd o SLB tinha jogos importantes ficava a abarrotar, por um Estádio de 63.000 lugares.
    Mais, qd me fiz sócio (em 1975) a grande motivação dos adeptos para se fazerem sócios era poderem ir ao Estádio ver os jogos.
    Portanto para alem do apoio que a equipa perde, das receitas que o SLB perde com a bilhética, o SLB tb deverá estar a perder muitos sócios que desistem de o ser por não conseguirem ir ao Estádio.
    A asneira está feita, uma solução a sério não sei qual. É de se remediar o que se conseguir.
    UM PORMENOR:
    O sector 13 (pelo menos esse) destinado a sócios com Red Pass Vitalício tem uma gestão por parte do SLB que considero absurda.
    Não deixa esses sócios colocar os seus lugares no mercado secundário nem trocar de lugar.
    Conclusão um sócio nessas condições não consegue ir ver um jogo acompanhado de familiares ou amigos.
    E por exemplo, no SLB x Bruges, em que a lotação estava esgotadíssima, eu tinha mais de 15 lugares livres à minha volta (lugares e filas adjacentes). A ocupação desse sector não deve ter sido superior a 70%. Nesse sector nunca são postos lugares à venda (tento sempre e NUNCA encontrei 1 único lugar). Haverá alguém que consiga fazer as "cabeças pensantes" do SLB alterar a gestão que fazem dos lugares desse sector?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muito a fazer, incluindo a situação que mencionas. A noção de "dia de jogo" foi desprezada pela direcção de Vieira ao longo dos anos. Depois acharam que é meter aquela música em altos berros na fan zone que atrai as pessoas quando na realidade só me afasta pois quero estar a falar com os meus amigos e com aquela chinfrineira é impossível.
      A questão do Redpass ser colocado em mercado secundário é mesmo para permitir que, se o dono do lugar não vai, outros possam adquirir esse lugar para o jogo em causa.

      Eliminar
  5. Nota: Em relação ao meu comentário anterior, como é lógico eu já estou farto de discutir com o Departamento de Sócios a questão da gestão dos lugares do Sector 13.

    ResponderEliminar
  6. Sem duvida alguma, seria uma optima ideia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguma coisa tem que ser feita, até porque sendo campeões como esperamos a procura para a próxima época vai aumentar.

      Eliminar
  7. Anónimo4/4/23 13:44

    Ja tinha comentao isso num outro local, o estadio esta estruturado para um aumento de cerca de 20 mil lugares com a opção de as claques ficarem de pe (afinal é o que ja fazem mesmo com cadeiras) chegariam facilmente as 90 mil lugares. Espero que isso se venha a concretizar nos proximos 5 anos. Depois quem cabe a nos recuperar o Inferno, o Rui que continue a investir que todos terão proveitos.
    Sam Tuga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo, mas não podemos pensar a 5 anos. A solução imediata do "peão" permitirá que na próxima temporada se possa melhor corresponder à procura de lugares, quer em Redpass quer em lugares avulsos.

      Eliminar
    2. Anónimo5/4/23 17:12

      Eu ja falo num processo que poderia levar num máximo 5 anos, numa primeira faze os lugares de pe como falas segunda faze aumento das bancadas, algo mais moroso para nao impedir a lotação quasr máxima do estadio e uma ultima fase estruturar os exteriores do estádio que tanto deixq a desejar. 5 anos teriamos uma Luz mais a nossa dimensão.

      Sam Tuga

      Eliminar
  8. Anónimo4/4/23 14:21

    Concordo que a lotação do estádio deve aumentar para sócios não cativos, mas com todo o respeito,
    Shadows e outros comentadores estão a fazer o erro do costume de achar que este estádio "fica a pouco mais de metade do antigo estádio", ou "trocar um estádio de 120 mil lugares.... por outro de 60 e tal mil"

    A verdade é que os 2 estádios não diferem assim tanto na capacidade. Já sei o que alguns benfiquistas me vão dizer, infiltrado e não sei quê, mas essa ideia dos 120 mil não é verdade, lamento. E eu andei por ambos.

    O antigo estádio quando foi destruído neste século, Shadows, tinha capacidade de bilhética para cerca de 80 mil espectadores. Todos os lugares eram sentados, sem numeração excepto nos cativos, em cadeiras de plástico de má qualidade que dava cabo das costas (preferia a pedra àquilo....). As duas últimas enchentes na Luz, para o campeonato e para a selecção, já só se falava em 80 mil. Já ninguém falava em 120 mil, na viragem do século.

    O antigo estádio só teve bilhética para 120 mil durante pouquíssimas épocas e só quando não tinha quase cadeiras nenhumas nem outras actualizações que sempre foram necessárias, e ao longo das cerca de 17 épocas a seguir ao fecho do 3º anel foi perdendo essa capacidade.

    Miguel Carvalho acima fala de um estádio que depois de 1996 simplesmente deixou de existir - por obrigação legal, todos os estádios em Portugal em campeonatos profissionais foram obrigados a ter cadeiras a toda a volta, e todos perderam muita lotação. Isto sem falar nas actualizações feitas na Luz em nome próprio, algumas das quais retiraram lotação oficial.

    É claro que muita gente costumava entrar na Luz antiga sem bilhete antes da "era das cadeiras a 100%", e nem sequer era possível controlar todas as entradas (uma das razões pelas quais o estádio não dava o lucro que se pretendia). Mas com as cadeiras essa situação foi perdendo força.

    Essa ideia que quando fecharam o estádio a lotação foi sempre até ao seu fim de 120 mil não passa de um mito. Esse número é sempre referido, mas não faz sentido.
    E mais, se o antigo estádio fosse remodelado, quase de certeza iria perder mais lotação porque seriam criados mais corredores de saída.

    O novo estádio deve fazer um peão, aceito, mas ao mesmo tempo aumentar a capacidade de lugares sentados para não cativos, e também aumentar a capacidade dos lugares para pessoas de mobilidade reduzida. É bem possível que o actual estádio chegue perto dos 80 mil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um comentário de alguém com a mínima noção. Esta nostalgia sem sentido dos anos 60 ou 70 é algo que o nosso clube não precisa mesmo. Neste momento o nosso Estádio e dos melhores estádios da Europa. Estamos no top25 dos estádios com maior capacidade da Europa e no top15 dos maiores estádios do top6 das Ligas Europeias. Se retirarmos os Estádios das Seleções nacionais o Estádio da Luz está no top10 dos maiores estádios de clubes da Europa. Uma equipa dum país periférico tem uma lotação similar a de um Atlético de Madrid ou de um Bayern de Munique. Anfield Road tem neste momento capacidade para menos de 54 mil pessoas. O Benfica teve no ano passado uma média de pouco mais de 31 mil no Estádio e querem aumentar para 100 mil? Haja paciência.

      Numa altura que temos uma melhoria significativa no nosso Estádio vêm criticar o Estádio.

      E o Varandas diz o que quer e vocês dizem zero sobre isso. Benfiquistas no seu melhor aqui do Geração.

      Eliminar
    2. Águia Preocupada4/4/23 16:03

      É verdade! Os 120 mil existiram mas quando o estádio não tinha cadeiras. Com as cadeiras deve ter passado para 80/90 mil lugares. Uma cadeira e respectivos intervalos ocupavam o lugar de 2/3 lugares.

      Eliminar
    3. Anónimo4/4/23 16:47

      eu ainda vi jogos no estádio antigo com uma lotação de 120M, só que depois se fizeram os camarotes de imprensa e posteriormente se colocaram as cadeiras e isso é que reduziu muito a capacidade.

      Do que tenho lido penso que há diversas formas de aumentar a capacidade e isso deve ser prioridade, em relação aos redpass deviam mudar os termos e condições para os sócios que não vão percam a prioridade na renovação. Se não vai tem de disponibilizar, isso hoje está à distancia de 1 click.

      Eliminar
    4. Águia Preocupada4/4/23 19:28

      Hoje, já existe a possibilidade de "vender" o lugar sempre que se verifique a impossibilidade de o ocupar em qualquer jogo. Quem o fizer até tem um bónus a ser deduzido em compras na loja e acho que também na compra do Redpass do ano seguinte. Pelos menos era assim até à pandemia... Julgo que ainda se manterá.
      Claro que a "venda" tem que ser sempre por intermédio do clube!

      Eliminar
    5. Aqui ninguém se lembra dos anos 90 em que o Estádio teve quase sempre às moscas. Gostava de saber quantas vezes tiveram mais de 90 mil pessoas no Estádio do Sport Lisboa e Benfica ao longo destas décadas todas que tanto falam. Quem lê parece que o Estádio tinha sempre 120 mil. No ano passado nem 32 mil de média tivemos e querem aumentar para 80 ou 100 mil. Uma época não são épocas e mesmo assim continuamos a não ter 100% da lotação ocupada nos jogos. Falta é mais proatividade dos sócios que têm lugar e que não vão.

      Eliminar
    6. Obrigado pelo extenso comentário, anónimo das 14h21m.
      Estás certo nas descrições que fazes, mas na realidade o que está em causa é a capacidade de mobilização do SL Benfica. Temos mais que massa humana para os 80 mil, no mínimo.
      Discordo de todos os que acham que temos é que pensar nos jogos em que só 30 mil vão ao estádio.
      Temos é que pensar em maximizar a experiência de dia de jogo, como tem sido feito, e acima de tudo aproveitar o bom futebol para ter mais lugares vendidos. Um mix de mais Redpasses vendidos mas também de termos mais bilhetes avulsos para vender.

      Eliminar
    7. Não é em pensar nos de 30 mil. É algo factual. A média da época passada no campeonato foi de 31mil e qualquer coisa. Se pensarmos que contra Porto, Sporting e Braga tivemos mais de 50 mil, imagina a média dos outros 14 jogos. A capacidade do Estádio não é o problema neste momento quando nunca está a 100%.

      Eliminar
  9. Shadows esta sua observação quanto aos lugares no nosso estàdio, o tal chico esperto que meteu o Benfica nas falàcias mal disentes do burgo, que felizmente o juiz Alexandre o meteu fora do Benfica esse dono do palheiro, que nunca foi Benfiquista, e continua socio espero que alguem tenha a coragem de o meter para o olho da rua, vigarista dos sete costados amigo do maior mafioso inimigo a 300Km com a complicidade de alguns lambe c.. destruiram aquele estàdio que nos enchia de orgulho e a bilhetica é verdadeiramente um caos eu que vivo em frança nao consigo arranjar bilhete para o jogo com o St Clara na Luz é mesmo urgente tentar encontrar uma solução.
    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até posso aceitar que era mais vantajoso a longo prazo construir um novo estádio, mas sempre acautelando a grandeza do SL Benfica, o que não foi feito.

      Eliminar
    2. Anónimo5/4/23 11:48

      A grandeza do Benfica??? Só tens esta massa humana porque está a ganhar e a jogar razoávelmente bem, já vi Benfica Boavista sábado às 20h00 com 20 mil se muito no antigo estádio...

      Eliminar
  10. A junção da lotação do estádio, a percentagem de lugares destinada a Redpass e o sistema de venda de bilhetes online estão a matar os Sócios do Benfica. O público do Estádio da Luz é hoje sempre o mesmo, isto é, algo a resvalar para uma elite da região de Lisboa. Uma elite da região de Lisboa é tudo aquilo que o Benfica não é. Para isso estão lá os outros do lado. É urgente tomar medidas sob pena de o número de sócios cair a pique. Sócio 12730

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/4/23 16:14

      Infelizmente é esta a realidade atual, ver um jogo na Luz é quase impossível para um não sócio.

      Eliminar
    2. Anónimo4/4/23 17:25

      os sócios tb não conseguem! Só Red Pass, cunhas e convidados é que conseguem ir ao estadio

      Eliminar
    3. Era isso mesmo que queria dizer. A maioria dos sócios não consegue ir ao Estádio. Assim sendo, muitos vão pensar duas vezes se vale a pena continuar...

      Eliminar
    4. Anónimo5/4/23 09:38

      Desculpem lá, mas o que tem ser sócio com ir ver os jogos. Se eu morar muito longe ou no estrangeiro, ir à Luz é uma situação que não se põe. A pessoa é sócia porque sim, quer fazer parte, ajudar o Clube. Se depois puder ir ver os jogos, tanto melhor.

      Eliminar
    5. Essa história da "elite" de Lisboa não corresponde à verdade. Tens muitos cativos vendidos a benfiquistas de todo o país. No entanto, o SLB está sediado em Lx e não noutro lado. É natural que mais gente daqui seja a grande maioria dos presentes habitualmente.

      Eliminar
    6. Ser sócio é isso mesmo, querer fazer parte. Mas esta questão dos bilhetes faz exactamente o contrário. Exclui aqueles que querem fazer parte de, e passo a redundância, uma parte daquilo que também é ser Benfica, isto é, ir ao Estádio ver um jogo. Fui cuidadoso nas palavras sobre a questão de quem mora mais perto do Estádio. Disse e repito "algo a resvalar para" exactamente para não ser injusto com aqueles que sei serem de longe e ainda assim terem RedPass. Fiz questão de assinar com o meu número de sócio para se perceber que não vou deixar de o ser apenas por não conseguir comprar bilhetes para este ou aquele jogo. Já levo mais de 30 anos de sócio e isso não vai mudar. Mas ignorar que uma grande fatia de sócios está neste momento impedida de ir ver jogos e achar que isso não tem consequências não me parece razoável. Enfim, é bom haver esta discussão e que dela surjam boas ideias. A questão do site parece-me super simples de resolver. Começar por aí já ajudava qualquer coisa...

      Eliminar
  11. Não sendo habitual, também não é a primeira vez: concordo com tudo o que escreveste neste texto. :)

    ResponderEliminar
  12. Anónimo4/4/23 14:50

    E eu que vi jogos com 120 mil aquilo era uma loucura quase que desmaiava de ver tanta gente junta, agora imagine-se actualmente são 63 mil pouco mais enche-se o estádio mas estes 63 mil num estádio com capacidade de 120 mil lugares da a sensação que está vazio também o custo de vida atual é muito pior que antigamente muitos não tem poder económico para irem ao estádio aos jogos de 15 em 15 dias porque ir a um jogo se gasta muito dinheiro em outras coisas,tenho a certeza que devido a situação económica do país o Benfica hoje não metia 120 mil num estádio com com a capacidade do antigo estádio mas 80 mil com um Benfica pujante como este ano o enchia e vocês não tem razão naquilo que escreveram mas nos 120 mil esqueçam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo. Apesar das questões económicas, facilmente enchias um estádio mesmo com 120 mil lugares. Basta olhar para que, por exemplo, tinhas cerca de 40 mil sócios a querer comprar bilhetes para Milão. Não podemos esquecer a quantidade de sócios que temos, fora os milhões de adeptos.

      Eliminar
    2. Estes comentários são tipo memes. "Facilmente enchias um estádio mesmo com 120 mil"... Nenhum estádio na Europa tem mais de 90 mil?

      Eliminar
  13. JPBenfica4/4/23 14:53

    Segundo o que veio a público o estádio quando foi construido o mestre Mario Dias contemplou já a hipótese de aumento de lotação e segundo li não é um processo longo nem moroso. Por isso está na hora de avançar com o projecto de ampliação. Já agora um bem-haja ao shadows, com quem muitas vezes não estou de acordo, por ter trazido este tema para cima da mesa. Espero que o mesmo não seja esquecido e volte a ser falado aqui e noutras plataformas benfiquistas e mais importante em futuras assembleias gerais do clube. Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já várias pessoas mencionaram essa possibilidade ampliação, mas na verdade nunca vi isso confirmado da parte do SL Benfica.
      Obrigado pelas tuas palavras!

      Eliminar
  14. Provavelmente, aquando da construção do estádio e para sacar os subsidios do euro não deve ter sido possível fazê-lo maior.
    Até porque havia e há alguns que não gostariam de aceitar a nossa grandeza.
    Mas deveria ter ficado de a possibilidade de ampliação que parece não ter acontecido e que se percebe olhando a quem "geria" o Clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/4/23 21:45

      Ou então foi a dimensão considerada certa… para a média de espetadores “normal”.

      Digo isto porque sou presença assídua na Luz, nos últimos 30 anos.
      Estive no antigo estádio, nas enchentes… e no deserto que foram os anos “de horror”, com menos de 10 mil pessoas… um cenário desolador.

      Em média, nos últimos anos (exceto pandemia, claro) colocamos 50 mil espetadores na Luz.
      Natural que, quando ganhamos, vem mais gente. Mas o estádio não pode estar dimensionado para… as últimas jornadas dos anos em que se ganha tudo.

      O tema só se tornou quente porque AGORA… toda a gente quer ir.

      Eliminar
    2. Se bem me lembro, as comparticipações tinham limites por isso o SL Benfica é que pagaria o "excesso" em caso de querer um estádio maior. Foi tudo uma questão de opção da direcção de então.

      Eliminar
  15. Águia preocupada4/4/23 15:02

    Também não achei nada razoável a substituição de uma Catedral por uma Capela! Houve falta de visão e de previsão do futuro! O Benfica precisa e merece um estádio com pelo menos 100.000 lugares! O lunático e visionário do mais melhor presidente de sempre achou por certo, que um dia seria dono do clube e que haveria uma deserção significativa de sócios e que 65.000 lugares bastariam... Precisaríamos de um Sebastião José e não de um analfabeto para este projecto de futuro.
    Bom, o mal está feito... Mas se a memória não me falha, foi dito na altura da construção que se fosse necessário, o estádio estaria preparado para aumentar 25.000 lugares. Para tal, bastaria nivelar o estádio, retirando as curvas.
    Ora, 25.000 com mais 10.000 de lugares peão, com certeza que resolveria em muito este problema!
    Mas isto começou logo mal com as cabeças pensadoras que não pensaram no futuro. Não sei o que teriam na cabeça!!??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/4/23 21:58

      Facto: O atual estádio tem 20 anos.
      Facto: ao longo da sua história, a média de espectadores, por jogo, ronda os 50 mil.

      Lá porque a obra foi feita no mandato do “lunático” e “analfabeto”, não quer dizer que tenha sido mal feita. Não me parece que tenha sido Vieira, sozinho, a decidir quantos lugares devia ter…

      SE tivesse sido construído com capacidade para 100 mil… em média, metade das bancadas estavam vazias!
      A capacidade é a correta. Um estádio deve ser dimensionado para estar sempre quase cheio.

      Eliminar
  16. Anónimo4/4/23 15:52

    Quase que aposto que se espera pela atribuição do mundial 2023 à candidatura ibérica para avançar com o projecto. Até porque, se não estou em erro, os estadios para inauguração e final tem de ter no minimo 80.000 espectadores e Portugal não tem nenhum!

    ResponderEliminar
  17. Este novo estádio devia ter sido construído com uma lotação próxima da do final do antigo, salvo erro perto de 85 mil. Obviamente que 30 mil num estádio de 85 mil dá um ar de vazio, mas se calhar por cada jogo em que tivemos 30 mil ou menos, terão havido uns 5 ou 6 jogos em que poderíamos ter tido de 75 mil para cima. Para encher o estádio "apenas" precisamos de não estar em crise económica (algo raro em Portugal nos últimos anos), e de estar a jogar bem (o que foi algo raro desde o COVID ou 2020).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mark, com os preços dos Redpass facilmente teríamos uma lotação média na casa dos 60 mil, já com os bilhetes avulso.

      Eliminar
  18. Anónimo4/4/23 19:37

    Não sou engenheiro nem arquiteto mas fica aqui a opinião de um leigo na matéria:
    - ainda há muito espaço entre o relvado e as bancadas, por isso, acho que dará para afundar o relvado e assim construir mais bancada. No estádio nova da juve e do bayern os adeptos ficam mais perto do relvado o que até torna os estádios mais bonitos e com melhor sonoridade.

    Benfiquista a sério

    ResponderEliminar
  19. De acordo com o transfermarkt as medias dos ultimos anos foram:

    15/16 - 50.328 (77%)
    16/17 - 55.949 (86%)
    17/18 - 53.209 (81%)
    18/19 - 53.824 (82%)
    19/20 - 52.479 (80%)
    20/21 - Pandemia
    21/22 - Pandemia
    22/23 - 56.094* (86%)
    *Epoca a decorrer

    Se ao que esta em cima forem adicionados oa 5% minimos atribuidos aos clubes adversarios, entao facilmente se nota que ha largos anos que o Benfica ultrapassa os 80% de media... acho que nao deixa duvidas a ninguem que a ampliacao que estava prevista aquando da construcao ja deveria estar em andamento!

    ResponderEliminar
  20. Isso mesmo Shadows viva o betão...

    Ampliação do estádio e a prometida cidade do Benfica é o que nos está a faltar.
    Só espero que os engenheiros sejam alemães...

    ResponderEliminar
  21. também acho que a lotação inicialmente concebida foi curta em dez mil lugares agora o que se verificou é que até agora tem sido mais do que suficiente.
    até porque o problema da falta lugares só acontece em épocas boas e nos jogos grandes.

    e sempre foi um problema mesmo quando se tinha os 120 mil nestes jogos se o estádio levasse 150 vendíamos 150 mas depois na maioria dos jogos o estadio nem metade estavam.

    para já existem soluções para aumentar a lotação apenas com uma muito maior eficácia na venda de bilhetes red pass que não forem e com pequenas obras com retirada das cadeiras em alguns sítios que talvez seja o suficiente para resolver o problema.
    dando assim tempo para analisar se a solução é o suficiente e ao mesmo tempo para estudar e ter preparada uma mudança mais estruturante se necessária.

    agora mesmo que exista uma remodelação nestas ocasiões o problema que acontece vai continuar a acontecer e com as mesmas reclamações.

    ResponderEliminar
  22. Filipe Silva5/4/23 04:23

    Concordo com o escrito menos a narrativa que sei que tem de ser sempre dita para ficar mas ninguém no seu prefeito juízo acredita na história dos 14 milhões de adeptos lol mas compreendo pq tem de ser dita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/4/23 14:23

      Provavelmente serão mais. Lembra-te que existe muito benfiquista nos Palops. Só Angola tem mais de 30 milhões de habitantes.

      Eliminar
    2. Angola e Moçambique têm os dois mais de 30 milhões de habitantes. Atenção que não é tudo benfiquista, mas a maior parte dos que se identificam com clubes portugueses são do Benfica, um pouco à semelhança do que se passa cá em Portugal.

      Quanto aos 14 milhões, não são número oficiais com certeza. Isso foi alguém que atirou esse número para o ar, alguns benfiquistas mais fanfarrões e menos rigorosos fizeram eco disso, e a conversa dragarta passou a ser de que o Benfica apregoa que tem 14 milhões de adeptos.

      Em todo o caso se partirmos do pressuposto de que os adeptos do Benfica são só portugueses ou residentes em Portugal, esse número dos 14 milhões é um perfeito disparate, porque entre residentes em Portugal e portugueses emigrados não chegamos aos 13 milhões... mas se incluirmos os tais PALOPs que acompanhem os clubes portugueses, alguns brasileiros que digam os clubes portugueses, descendente de portugueses que não tenham nacionalidade portuguesa, e mesmo estrangeiros que já não residam em Portugal e também digam clubes portugueses 14 milhões serão poucos, eu apostaria nuns 40 milhões.

      Eliminar
  23. Concordo plenamente!
    O estádio torna-se minúsculo quando a onda vermelha está lá no alto.
    Acho que o ideal seria ter uma capacidade entre os 75 e 80 mil lugares. Mais também acho que não pois nos jogos com menos afluência o estádio ficaria muito "despido".
    Quanto à retirada das cadeiras nas laterais, também concordo , mas não sei se em Portugal isso é permitido. Pessoalmente, acho que esteticamente não iria ficar tão bem como se tivesse cadeiras, mas... Em todo o caso, se não for permitido no nosso país, o Benfica deveria fazer ver às entidades competentes e mostrar os exemplos que já estão em prática na Alemanha e Holanda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada5/4/23 13:03

      "retirada das cadeiras nas laterais, também concordo"? Nos topos, está bem... Nas laterais???

      Eliminar
    2. O Meireles ve os jogos na central por isso os topos sao laterais... =)

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking