O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

A conversa "em família" com Rui Costa

. 26 comentários

Em termos gerais gostei da forma como o presidente do SL Benfica abordou os vários temas que precisavam de respostas.

Não fiquei satisfeito com tudo o que ouvi, mas penso que globalmente Rui Costa esteve bem pois correspondeu ao que os benfiquistas (eu incluído) reclamávamos, que era dar a cara pela situação e fornecer algumas explicações.

No que diz respeito à postura do Enzo Fernandez, Rui Costa apenas confirmou o que já sabíamos. Desde o final do Mundial que o seu empresário negociava com o Chelsea, sem a autorização do SL Benfica.

Foi assim que Enzo mudou a sua postura e por isso a situação seria difícil de gerir.

Fico preocupado com os sinais que uma rebelião destas pode passar para o balneário, embora ache que quer Roger Schmidt quer a estrutura, internamente, acabaram por proteger o ambiente de trabalho.

A imagem que passa cá para fora é que não é positiva, pois coloca em aberto a possibilidade de “amanhã” outro jogador tentar fazer o mesmo. Veremos.

Os números do negócio são o que são. Já falei deles num post anterior. São demasiados elevados e envolvem uma valorização muito rápida. Seria difícil não tentar chegar a um entendimento para viabilizar a saída, com a postura miserável de Chelsea, do empresário e do jogador.

O que não me agrada mesmo nada é o envolvimento de Jorge Mendes.

Mais ainda: um sinal anterior deixou à vista que o empresário do carrossel voltava a ter influência no SL Benfica ao colocar cá o Gonçalo Guedes, poucos meses depois de o Wolves ter pago mais de 30 milhões para o ter em Inglaterra. Claro que sabemos que foram “mendilhões”, ou seja, 30 milhões entre 2 clubes do carrossel como são o Wolves e o Valência é apenas dinheiro de “livros de contabilista”.

Parece-me que o SL Benfica “fiou-se na virgem e não correu” ao não ter acautelado um reforço, pelo menos, para o meio campo.

Resumindo, gosto desta postura aberta e de alguma transparência, mas ainda há um caminho longo a percorrer na limpeza do cheiro bafiento do vieirismo no clube.

Os valores do negócio são excelentes, ninguém pode colocar em causa.

Espero que desportivamente possamos atingir os objectivos com o que temos no plantel.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

26 comentários

  1. Anónimo3/2/23 11:08

    Viva,

    Tambem fico agradado com esta tua postura de reconhecer que afinal Rui Costa esteve bem, já á muito mas mesmo tempo que não perdes oportunidade de dizer mal, alias os post recentes mostram isso claramente, no fundo e em certo sentido sai-te o tiro pela colatra.

    O Vierismo vai começando a ser passado, como aconteceu com Vale e Azevedos e Manuel Damasios e por ai fora, agora há coisas que ficam em relação a Vieira por muito que tentes mostrar o contrário, vou deixar alguns factos e interpreta como queiras

    Único presidente na história do clube que foi Tetra Campeão
    Ligado á construção de um Centro de Estágios moderno (quantos post fizeste para dizer que é caro, mas as vendas que depois realizamos....)
    Na sua gestão paga um estádio novo
    Deixa o clube com capitais próprios, permitindo ao atual presidente fazer uma gestão muito mais "facilitada" do que a situação que encontrou.

    Quanto a Rui Costa a meu ver está a fazer um grande trabalho, contratação de uma equipa técnica competente (preparador físico incluído), conseguimos o primeiro grande objetivo da época que era ir à Champions, fizemos uma boa participação na prova e ainda com ambições de seguir em frente e repetir o que se fez no ano passado. Reforços que de facto vieram acrescentar algo ao plantel principal, sendo que até já se fez um negócio sensacional a todos os níveis., limpeza de balneário em apenas duas janelas de marcado exemplar, renovação de contratos com jovens valores como António Silva, Morato, Florentino, Henrique Araujo.
    Não ganhamos nada, embora estejamos a praticar um futebol muito diferente para melhor em relação a épocas mais recentes, mas muito satisfeito com o trabalho realizado até ao momento, estamos no bom caminho e a trabalhar bem, mais cedo ou mais tarde seremos recompensados.

    Fiacha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Benfiquista3/2/23 11:35

      Fiacha nao diria melhor, e nao defendendo o Vieira o certo é o que ex ministro Azeredo Lopes
      foi acusado de 500 crimes vou repetir 500 crimes, foi pedido sua cabeça na assembleia da república , foi achincalhado durante meses nas tv´s e correios da merda, na Hora H, só 5 acusações passaram nenhuma para ele, e a que o indiciava foi um documento adulterado pelo ministério publico ( gravissimo) , ou seja afinal era tudo tanga no dizia respeito a ele.
      o Juiz Carlos Alexandre na acusação ao Vieira ( mais uma vez nao o estou a defender ) diz na parte final que o MP deve se munir de mais provas pk as que existem a altura da acusação são pífias ( Esta parte da acusação passou ao de leve na tv), ou seja no que respeita ao Vieira versus Bruno Macedo o que o MP diz que o BM era o intermediário que recebias as comissões e depois pagava ao Vieira percentagens via OFFSHORE, ( não digo que seja mentira ), mas quem percebe o fenómeno OFFHSORE sabe que de offhsore para Banco nunca se sabe quem pagou ...por isso ser uma offhsore, de offhsore para offshore então é que nada se sabe, estou curioso para perceber como vão provar isto tudo.
      Quanto ao Rc ESTEVE MUITO BEM, o Jorge Mendes aparece no meio via Chelsea e vai dividir a comissão com o empresário do enzo, enzo esse não merece ser mais falado por Benfiquistas.


      Eliminar
  2. Anónimo3/2/23 11:25

    "em termos gerais gostei" do texto acima descrito. Um texto inteligente, calmo, sereno e sem jactância pois neste momento temos de estar precavidos, é contra a "selva" que nos rodeia. Carrega BENFICA

    ResponderEliminar
  3. João Ratão3/2/23 11:32

    Excelente postura do Presidente! Não fugiu a nenhuma questão e o ponto-chave da novela Enzo é quando ele diz que no momento em que se apercebe que o jogador não quer mesmo ficar (não perdendo um tusto e rumando a Inglaterra no verão) é quando toma a decisão de «agora sou eu que não quero este jogador, só quero jogadores comprometidos com o Benfica». Não era este presidente benfiquista que andavam por aqui a chorar? Aí está ele!

    O título do teu post é infeliz mas não inocente. Conversas em família eram com o outro, antes do 25 de Abril...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo.

      Eliminar
    2. Anónimo3/2/23 15:11

      Ora ai está :
      post infeliz mas não inocente.
      Os inimigos do Benfica andam por aqui...
      Bravo Presidente, gostei do que ouvi.
      JC10609

      Eliminar
  4. Anónimo3/2/23 11:36

    penso que Rui Costa nem tinha necessidade de vir a publico dar explicações. Foi eleito para tomar decisões, boas ou más , os sócios avaliarão nas próximas eleições. Quanto á venda do jogador , penso q nenhum clube a poderia recusar... acho no entanto q o que sobra deste negócio é bem menos do que se fala. O empresário do jogador ( q não o Jorge Mendes ) e o próprio jogador quando deixaram o River Plate concerteza que acautelaram uma venda neste mercado. Talvez por causa desses valores ( que nós não sabemos) a serem pagos numa venda eles tenham aceite assinar pelo Benfica. talvez por causa dessas «supostas» cláusulas o Benfica não o queria vender agora...

    ResponderEliminar
  5. A entrevista de ontem feita em casa vale o que vale visto o "contraditório" ser amigo... gostava de ver este tipo de esclarecimento em locais menos amigos e com perguntas mais incisivas. E relativamente a isso e usando parte do teu texto, gostaria de perceber como é que se acaba este defeso sem se apresentar uma queixa formal contra o Chelsea por aliciamento ilegal do atleta?

    Outra coisa que não gostei foi a brincadeira com as palavras no que toca a "cláusula". Ora, serve para ser utilizada em full se para evitar que o FCP ou SCP tentem contratar o atleta mas se para outro clube ja só e uma marca a ser batida e não interessa a forma de pagamento. Cláusula é cláusula, e se o Chelsea queria mesmo o atleta só tinha de fazer o que City (com Rodri) e Barca (com Griezman) fizeram... depositar o dinheiro na Liga e não negociar nada. Ficando também eles com o ónus de pagar as comissoes presentes no contrato do atleta bem como o pagamento solidário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luis, se calhar o Braga também tem razões de queixa do Benfica em relação ao Ricardo Horta. A diferença é que o Horta comportou-se como um homem e respeitou a decisão do seu clube.

      Relativamente à cláusula e às comissões dos empresários , o Presidente não podia ter sido mais claro e só não percebe quem não quer ou quem desconhecer por completo o atual mundo do futebol. Ficou evidente que o jogador, com o comportamento que teve, jamais poderia voltar a vestir a camisola do SLB, ponto. Caso encerrado, enzo é passado, siga prá frente com os que estão e concentração máxima e apoio total para ganhar a próxima final com o Casa Pia!

      Eliminar
    2. Anónimo4/2/23 13:25

      Se o Chelsea aplicasse a clausula teria de dispensar 180M em vez de 120 pois teria de pagar os impostos ao enzo.

      Eliminar
  6. anonimo das 1108 podias acrecentar au teu Vieirismo o facto de este estàr na origem da sssportinguisação do nosso Benfica e de o ter arrastado para um benfiquismo nauseabundo pelo qual eu e muitos Benfiqquistas nunca se reconheceram, os exemplos são tantos que duas paginas de comentàrios seriam necessàrias,entre outras lembrar que este Vieira do palheiro foi là metido não pelo seu benfiquismo mas por interesses bancàrios e quando assim é não podemos esquecer as vergonhas que este calhau nos fêz passar entre os apoios inequivocos, o compeinharismo com o maior inimigo do Benfica PDC que este labrego nunca denunciou mesmo quando levou com um calhau no carro em que seguia a falta de respeito aos Benfiquistas que esse cobardolas nem representava o Benfica naas tribunas um verdadeiro exemplo de anti-Benfiquismo que o diabo o leve para bem longe e espero que um dia os Benfiqquistaas ponham este intruso a andar expulsà-lo das agendaas do nosso glorioso Benfica.
    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
  7. OLHAR PARA DENTRO

    Depois da venda de ENZO, inevitável pelos valores envolvidos e pela vontade do jogador, com um lucro astronómico em 6 meses, o ideal teria sido a venda para JUNHO, mas existem muitos interesses envolvidos que não o permitiram: vontade do jogador, interesses do empresário, interesse do RIVER PLATE, seu clube de coração que encaixou um valor que nunca sonhou, enfim mais que as palavras de A, B, ou C, é investigarmos melhor todas essas variáveis, para concluirmos que foi feito o que tinha que ser feito no momento, vender, tirar partido dessa parte financeira e esperar que desportivamente, tudo corra pelo melhor. O Benfica tem um bom plantel, um bom treinador, gestor exímio de recursos humanos, um
    Presidente Benfiquista, um Departamento de futebol bem estruturado, mas a perfeição não existe é uma utopia, existem sempre algo exterior que não controlamos, pelo que mesmo com a máquina oleada podem existir falhas, ou até por vezes determinadas situações podem ser o gatilho para a superação e oportunidades, esperemos que assim seja.
    Como Benfiquista existe um jogador da equipa B no meio campo que considero com muito potencial, CHER NDOUR, neste momento existe um problema, acaba contrato em JUNHO, existem clubes interessados, a renovação creio não estar fácil, mas sendo um jogador com potencial, pode ser uma oportunidade para ele e para o BENFICA, investir no jogador, ex: um premio assinatura 1 milhão , contrato sete anos por mais um milhão ano, com prémios caso seja titular (equipa A) no certo número de jogos , etc, existem no GLORIOSO peritos nessa área negocial que o farão com eficácia um contrato nesse sentido.
    É um olhar pra dentro, o que esta fora, parece sempre melhor, mas por vezes a solução pode estar mais próxima, gosto como leigo na matéria deste jogador, podem haver outros nas equipas SUB 23 e B, mas deixo isso para o scouting , treinadores, dirigentes, como treinador de bancada, mandei um palpite.
    Jogadores como o ENZO, se durante 4 ou 5 anos seguidos, tivessemos um negócio destes, devidamente
    acautelada a parte desportiva, ficariamos com uma liquidez financeira, que bem gerida nos permitiria um plantel de luxo para competirmos em todas as frentes nacionais e internacionais.

    Jose



    ResponderEliminar
  8. A diferença é enorme , da noite para o dia , entre o Rui Costa e o 'Vieirismo ' só por má fé ou por desconhecimento , podemos se quer comparar.
    O Benfica , nao fosse o péssimo comportamento do Chelsea ,e tinha um mercado como nunca antes visto, dispensou tudo que havia para dispensar e focou-se em melhorar o plantel , o alinhamento é total , quanto ao Enzo , entendi tudo que ele disse ,inclusive é preciso ser muito KRITINO (Sergio Kritinas) e outros CMTEVENSES, para achar que o Rui Costa agiu mal neste processo, achei surreal como se tentou sujar a imagem do Rui Costa , como se o homem tivesse culpa!
    Ele explicou tudo , inclusive a questão do não reforço do plantel de forma perfeita , explicou a questão da Clausula (que eu já sabia) e acima de tudo do empresário que ainda obrigou a baixar a comissao normal do mundo do futebol . Em tantos de Vieirismo nunca vi tanta humildade e transaparencia , o Benfica respira Benfica, e o Mendes claro que o Mendes está por detrás de tudo , mas o Benfica nao pode fazer nada , pelo contrario , o Benfica ainda baixou a comissao dele, para o Benfica assegurar os 5m.
    Provavelmente os 8m iam para o outro empresario do Enzo , mas quem faz o negocio é o Mendes e provavelmente os tais 8m que se fala o Mendes depois divide com o empresario do Enzo.
    Quanto a isso o Benfica nem o Rui Costa podem fazer nada.
    A Verdade é que o Rui Costa agiu muito bem em todo o processo , tentou salvaguardar o Benfica e jamais iria contratar outro medio com Enzo no plantel sem saber se iria sair , o Enzo que eu adorava é que mostrou todo o seu caracter mesmo após saber que o Benfica já nao ia a tempo de arranjar um substituto a altura e alias , iam pedir mundos e fundos por esse jogador , eu sei que o Benfica tentou ainda o empréstimo do Renato Sanches.

    Ass: SLB LIVE

    PS_: Sou so eu que nao consigo ver comentarios do blog pelo Android?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao teu PS... vira o telemovel de lado e os comentarios devem ficar disponiveis. Tive o mesmo problema no iPhone

      Eliminar
    2. Anónimo3/2/23 20:06

      " vira o telemovel de lado e os comentarios devem ficar disponiveis "

      Mas essa de "virar" o smartphone de lado é alguma moda nova ?

      Nos settings/preferências do agregador de conteúdos/feeds não encontro esse truque :)

      Eliminar
  9. Vejo que a maioria gosta mesmo de comer palha e nisso o nosso departamento de comunicação é o número um a distribuir palha aos Benfiquistas.

    Foi assim que o dono do palheiro era endeusado por quase todos os Benfiquistas é assim e vai ser assim que todos batem palminhas ao afilhado de vieira o rui costa.

    Entretanto o nome do Benfica anda a chafurdar na lama.

    Temos mais visitas da Pj ao Estádio da Luz nos últimos anos que campeonatos.

    O Dragay já tem tantos títulos como o Benfica e um palmarés internacional muito melhor que o nosso.

    Nem nos sonhos mais molhados do Pintinho dos Peidos ele pensou que conseguia apanhar o Benfica em número de títulos.

    Continuem a bater palminhas.

    A estocada final ao Benfica será dada nas próximas negociações dos direitos televisivos.

    Já agora o Azzedine Ounahi manda cumprimentos de Marselha por 8 milhões de Euros , mas como sempre a incompetência é Rainha neste SLB Avierado e aparentemente a maioria que se diz Benfiquista gosta e bate palminhas.

    Continuem a comer palha e depois a culpa é dos árbitros e do xaimite se não ganharmos nadinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo3/2/23 13:08

      O mesmo que depois do Mundial não punha um pé à frente do outro até se mudar para o Marselha? Fogos de palha é o que não falta em todos os mundiais.

      Eliminar
    2. Ounahi é craque mas mesmo craque , mas para ele vir era preciso ter uma direção competente e quem diz ele diz outro de qualidade idêntica. E ao preço que foi vendido é como se fosse dado.

      Em Portugal só mesmo o Rui Costa não sabia que o Enzo podia sair do Benfica a qualquer momento.

      Não acautelar a sua saída diz bem da incompetência que gere o Benfica.

      Não é por acaso que não ganhamos nada à três anos e meio e o Porto já vai em quatro títulos seguidos ganhos.

      e Já nem falo nas mil e uma tretas que temos em Tribunal que espero serem todas mentiras , mas com o senhor do palheiro metido ao barulho não meto as mãos no fogo.

      Eliminar
    3. Anónimo3/2/23 22:32

      o enzo manda-te cumprimentos depois do jogo de hoje vs Fulham! Gostei!!!!

      Eliminar
    4. Anónimo4/2/23 13:32

      O fcp tem os mesmos trofeus que o Benfica mas não os mesmos títulos. As supertaças são apenas trofeus. Quanto aos títulos internacionais é indiscutível que têm mais e mais trofeus também mas não devemos desprezar o prestigio internacional do Benfica que na década de 60 foi o club mais forte da europa. nessa década ninguém tem mais títulos nem presenças em finais que o Benfica ( e teve de disputar muitas finais no pais do adversário e não em campo neutro). è muito diferente ganhar num ano e depois desaparecer por décadas e estar presente em 5 finais numa década . Quem é que se lembra do dinamo de bucareste ou do estrela vermelha?

      Eliminar
  10. José Pires3/2/23 12:58

    Eu não fiquei agradado.O Chelsea e jorge mendes estão por detrás de pelo menos duas não renovações na formação.O Chelsea devia levar com queixa,mas o graveto falou mais alto.

    ResponderEliminar
  11. Depois de ter visto a entrevista a ser verdade o que foi dito, confesso que nos meus 60 anos de idade nunca vi na minha vida alguém com responsabilidades ( Rui Costa ) ser como se diz aqui no norte " tão coninhas " com tanta ingenuidade, tanta estupidez e tanta vontade de cair no ridículo. Andou um mês neste circo vierista.

    Não queria vender e vai a Londres. Não queria vender e é o Benfica que assume o pagamento aos empresários. Não queria vender e não faz uma queixa à Uefa do Chelsea. kkkk . Não queria vender e dá permissão para o Chelsea falar com o " Jogador "

    Depois acreditava que o Enzo queria ficar kkkk. Quando ele no primeiro dia que chegou a Portugal disse ao que vinha. O Benfica era um trampolim para um clube melhor e maior.

    Esta direção de propósito ou por incompetência comete erros e mais erros básicos todos os anos.

    Todos os anos assistimos a circos vergonhosos.

    O Rui Costa ( santa ingenuidade ) devia ser o único português que gosta de futebol que não sabia que o Enzo podia sair a qualquer momento e com esta situação não se negoceia alternativas para reforçar a equipa se o Enzo saísse.

    Até o Varandas dá 10 a zero a Rui Costa nesses aspetos. Saiu Porro passado meia hora estava anunciado o Bellerin e o Sporting ta com a corda na garganta a nível financeiro e o Benfica que se gaba de estar muita forte financeiramente não tem nenhuma alternativa preparada para a saída de Enzo. Podem dar as voltas que quiserem mas a isto chamasse incompetência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Benfiquista3/2/23 17:52

      Pelos os vistos nao percebeste mesmo nada da Entrevista!!

      Eliminar
    2. Então não foi tudo isto que disse o Bruno que se pode concluir da entrevista do ingénuo Rui Costa?
      Expliquem-me lá tim-tim por tim-tim em que é que o Enzo foi o culpado deste desenlace?
      Cláusula batida, desejo do jogador manifestado ainda antes de ingressar no Benfica, escrito no contrato com o River Plate, sinais evidentes após o Mundial, sinais dados na ida à revelia das regras disciplinares do Benfica ao fim-de-ano na Argentina e vem o ingénuo do Rui Costa que não estava à espera?
      Mas quem é que gosta de comer gelados com a testa desta forma?

      Eliminar
    3. João Ratão3/2/23 19:22

      Rui, estes são os nicks dragartos que por aqui aparecem quando nós assustamos. Não ligues...

      Eliminar
  12. como disse anteriormente por muito que não quiséssemos a venda estipulamos as condições para a mesma e se os mesmo foram cumpridos na integra, resta saber o modo de pagamento, não podemos criticar.

    como disse a critica foi a não nos termos precavido antecipadamente para a possível, saída que era muito provável, e precaver não implicava contratar um jogador para ser titular ou para para o lugar do enzo bastava ter contratado uma alternativa ao florentino coisa que não existe no plantel desde o inicio da época e continua a não existir.
    e bastava isso e alguma adaptações estilo remendo para não estarmos nesta posição e isso é um erro que o presidente cai ter de assumir isso e o erro cometido na baliza.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking