O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Esclarecimento importante sobre o caso de Famalicão

. 24 comentários

A Autoridade para o Combate à Violência no Desporto esclareceu, sem margem para dúvidas, o episódio passado em Famalicão com um jovem adepto do SL Benfica.


Deixa claro, sem margem para dúvidas, que:

1) Ninguém pode ser impedido de entrar num estádio de futebol pela roupa que veste

2) Os adeptos visitantes usufruem dos mesmos direitos que os adeptos locais

3) Cabe aos promotores dos espectáculos desportivos proteger os indivíduos que sejam alvo de ameaças, bem como os bens e pertences destes

4) Devem coordenar com as forças de segurança a protecção de tais indivíduos

5) Quem ameaçar a segurança de outro é que deve ser removido, adepto do visitado ou não

6) Realçam a importância de uma abordagem ao espectáculo orientada para o adepto

7) Em última instância, caso o clube visitado ou os ARD’s não cumpram esse dever de protecção, devem as autoridades tomar a iniciativa e agir sobre os que estiverem a perturbar a ordem nas bancadas e não sobre os ameaçados.

Que não reste qualquer dúvida sobre a ilegalidade a todos os níveis sobre as instruções dadas pelo Famalicão aos ARD’s.

Que também não reste qualquer dúvida de que a inacção da PSP/GNR presente no local poderá ser alvo de processo por parte dos afectados, pois não cumpriram o seu dever.

Que a partir de hoje mais ninguém se sujeite a isto em nenhum estádio do país, chamando de imediato as autoridades caso algum outro clube queira repetir a gracinha.

Quem quiser ler o comunicado na totalidade: LINK.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. Confusão gerada por...falta de bom senso, cada vez mais raro nestes tempos algo estranhos que vivemos.
    Que tumultos poderia provocar uma criança, ainda que no meio de adeptos do clube visitado ?
    É por estas e por outras que o futebol entrou em agonia e afasta cada vez mais as pessoas dos estádios.
    Aquilo que poderia ser uma ocasião de entretenimento, passou a ser uma ocasião de risco considerável e por isso mesmo a evitar.

    Quanto à inação das autoridades, já se tornou banal.
    Preferem assobiar para o lado e fingir que não vêem.

    ResponderEliminar
  2. ainda se fosse um magote de adeptos do Benfica a "invadirem" o sector destinado aos adeptos do clube visitado, ainda se poderia admitir a hipótese de risco considerável......
    agora uma criança!!!!!!!!!!!
    ainda por cima, obriga-la a despir a camisola e assistir ao jogo em tronco nu!!!!!!!
    por amor da santa, mas em que país estamos nós ??????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A culpa é de quem à 40 anos anda a semear ódio pelo país inteiro,nomeadamente entre Norte e Sul

      Eliminar
  3. As autoridades em Portugal são fortes com os fracos e fracos com os fortes.
    Se fosse a claque do Porto comandada pelo macaco, tinham-se borrado todos e nem se opunham.

    ResponderEliminar
  4. Falso. São recomendações dessa autoridade e não leis. O Famalicão, como qualquer outro clube pode ter zonas reservadas apenas para os seus sócios e simpatizantes em que não são permitidos adereços de outro clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo deixa os contar a narrativa que mais jeito lhes dá, ou seja querem estar acima das leis, ganhar por decreto, mandar nos estádios visitados, e os clubes ditos pequenos têm que ser submissos ao grande Benfica, se não apanham, vejam onde está o Setúbal ou o Aves e o Belenenses e até o Varzim...

      Eliminar
    2. O ódio ao BENFICA atrofiou-vos o cérebro, se é que algum dia o tiveram.

      Eliminar
    3. Essa do Setúbal tem uma piada, clube submisso dos corruptos do norte.

      Eliminar
    4. Águia Preocupada14/9/22 18:31

      E já agora, anónimo das 17:14, esses que mencionas estão onde e como estão por obra e graça de quem? Esqueceste o Portimonense que passou as passas do Algarve às mãos do bufas de cabeça partida que cobardemente faltou à audiência que visava apreciar uma queixa feita pelo próprio...
      Estás enganado e confundido anónimo quando metes o Benfica nessas desordens de arruaceiros e criminosos como são os afectos ao teu clube! Não branqueies porque nós não deixaremos!

      Eliminar
    5. Setubal, Belenenses e Varzim , e falas do Benfica como culpado, só pode ser para rir !

      Eliminar
    6. Acima das leis está e sempre esteve o Contumilense.

      Eliminar
    7. anónimo das 17:14, a mim não me enganas tu1 Conheço o terreno que pisas tão bem ou melhor do que tu! esqueceste-te de mencionar o GRANDE 52! Gatinho felino com rabinho de fora e figurinha triste, como sempre! ("vejam onde está o VFC no lugar do portomonense"); O Belenenses, Dragão de Ouro, usurpa o nome do Grande Belenenses ,mas isso é areia de mais para a tua camioneta! No Aves não sei como vão as "visitas" da praxe! Estavas tão bem caladinho, rapaz!

      Eliminar
    8. Foi preciso ser a mulher e filhos do treinador dos corruptos ser apedrejada para sair um comunicado a condenar esses apedrejamentos, quem semeia ventos colhe tempestades.

      Eliminar
  5. Quantas e quantas vezes no piso 1 do Estádio da Luz aonde tenho lugar, assisti a jogos lado a lado com pessoas usando cachecóis e/ou camisolas do Porto, Sporting, Braga e tantos outros adversários e nunca houve absolutamente nada.
    O meu sobrinho que é portista, quando o FCP vem à Luz jogar, assiste ao jogo ao meu lado, todo equipado à Porto e nunca sequer houve bocas.
    Enfim, pode haver outras coisas que não foram tornadas públicas e que justificam atitude tão esquisita, para não dizer mesmo palerma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada14/9/22 18:36

      Eu já aqui mencionei isso. Durante 40 e tal anos, vi jogos na mesma bancada onde sempre houve adeptos bem identificados de outros clubes incluindo porquistas e sportinguistas. E nunca vi arruaça, nem ouvi bocas. Isso apenas acontece no reino de contumil, onde tudo é permitido a uns criminosos que ainda ontem, mesmo com os seus, não se contiveram e entraram na arruaça e na violência!

      Eliminar
    2. No último Benfica vs Dínamo Kiev, estavam na fila imediatamente à minha frente, 4 ucranianos. Ninguém os mandou sair nem nós os provocamos. O Benfica não é um clube de bairro. Nós sabemos ver e estar no futebol. Viva o Benfica.

      Eliminar
  6. Se o jogo tivesse sido jogado debaixo de um vendaval de chuva, vento e frio, também obrigavam o miúdo a despir a camisola e a assistir ao jogo em tronco nu ?

    ResponderEliminar
  7. Águia Preocupada14/9/22 18:15

    Ora, para que não restem dúvidas, são bem claros os esclarecimentos de todos os pontos com especial relevância para os:

    1 - Ninguém pode ser impedido de entrar num estádio de futebol pela roupa que veste

    2 - Os adeptos visitantes usufruem dos mesmos direitos que os adeptos locais

    5 - Quem ameaçar a segurança de outro é que deve ser removido, adepto do visitado ou não

    7 - Em última instância, caso o clube visitado ou os ARD’s não cumpram esse dever de protecção, devem as autoridades tomar a iniciativa e agir sobre os que estiverem a perturbar a ordem nas bancadas e não sobre os ameaçados.

    E para que não sobrem dúvidas ou interpretações avulso ou convenientes:

    "Que não reste qualquer dúvida sobre a ilegalidade a todos os níveis sobre as instruções dadas pelo Famalicão aos ARD’s."

    Que os branqueadores de serviço tomem devida nota e apontem armas para os prevaricadores e não para os que pretendem apenas e só, usar e viver a liberdade e direitos comuns a todos os que respeitam esses bens cívicos e inalienáveis.








    ResponderEliminar

  8. Isso é o governo a mandar umas "bocas" e sempre com propósitos eleitoralistas.

    Podem enfiar pelo cu acima esse comunicado.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada14/9/22 21:12

      Tu é que enfiaste, bem enfiadinhos, 4 pelo cu acima de um clube da terceira divisão europeia!
      Até te souberam a pato, não foi? Hum! Que bom! Que saboroso! Melhor que tripas à vossa moda mas cheias de m@rda!!!

      Eliminar
  9. Os Clubes de futebol, são respeitadores pela sua grandeza. O Famalicão é um Clube pequeno da cidade em que os seus dirigentes estão ao seu nível!!! Pelo menos em Alvalade e no Estádio da Luz, é frequente ver camisolas e cochecóis de outros clubes.

    ResponderEliminar
  10. Isto é a nova treta.. implementada por alguns dos clubes pequenos.. que de um momento para o outro lembraram-se disto. Nenhum dos clubes grandes impede estas situações... o que não falta são casais ou amigos lado a lado nesses jogos ... em clássicos ou dérbis.. a ver o jogo lado a lado vestidos de forma diferente.

    Estes clubes pequenos.. pedem balúrdios pelos bilhetes, e depois ainda retiram direitos aos adeptos de forma ilegal!! Isto não é novo.. já tem anos e anos, e já existiu situações ainda mais gritantes... mas lembraram-se agora de finalmente fazer barulho com isto. Ao tempo que isto estava a vista de todos.. mas a LIGA, federação, Estado.. etc.. continuaram sempre assobiar para o lado.

    Já era tempo de começarem a punir fortemente estes clubes, que tratam os adeptos desta forma.

    ResponderEliminar
  11. O que é estranho nisto tudo é que não há qualquer rivalidade ou inimizade entre o Benfica e esses clubes. Trata-se da importação das dores de outros por parte de dirigentes que têm amores clubísticos
    diferentes do clube que servem ou que deveriam servir mas não o fazem. Esses são as verdadeiras toupeiras que minam o ambiente desportivo nacional.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking