O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Exclusivo: André Lima responde ao NGB

. 44 comentários

 André Lima é um nome incontornável na história do nosso clube.

Fez história no futsal como jogador e mais tarde como treinador. 

Foi graças a jogadores como ele que o futsal ganhou tanta popularidade. Mas esqueçam se pensam que a entrevista a André Lima é fofinha...não é.

Obrigado André Lima pela disponibilidade!

-----------------------------------------

1. Vamos começar pelas modalidades e pelo futsal. O André saiu no final da época de 2010 como vencedor da UEFA Futsal Cup e depois de um Tri (de 2006 a 2009, o último já consigo). Porque saiu do SLBenfica?

No final de 2010 mostrei ao diretor da secção e vice-presidente na altura o caminho que a secção devia seguir em relação a contratações, dispensas e formação no futsal. 

O feedback foi negativo. Provavelmente já tinham outras ideias para a secção. Perguntei o que queriam para o futuro da modalidade e o que ouvi foi completamente ao contrário do que eu pensava. Depois de uma conversa com o presidente decidi sair. 

Olhando para trás acho que foi um ciclo de 10 anos fantásticos que se fechou. Faz parte, todos os ciclos têm um fim. Posso garantir que a minha saída do Benfica foi feita com grande dignidade a pensar no melhor para mim e para o clube. Passado 11 anos da minha saída penso que tomei a melhor opção para mim e para a minha carreira.

2. Depois do Adil e do André Lima, foram dois anos e um titulo de campeão com o Paulo Fernandes, com o João Pinto onde não ganhamos nada e depois vários anos com o Joel Rocha onde só somos campeões 2 vezes. Ou seja, ganhámos três títulos em 11 anos contra 5 nos 7 anos anteriores. Que justificação encontra para este declínio?

Primeiro deixa-me fazer justiça em relação aos treinadores anteriores a mim. A temporada 2007\08 foi dividida pelo Adil e Beto Aranha que fez os últimos 6 meses.

A justificação do declínio do futsal não tenho, porque como sabes fui para China logo a seguir, mas se leres o que escrevi na primeira pergunta acho que o problema foi o caminho e a estratégia, uma equipa que é campeão da Europa e referência mundial não pode mudar metodologias de treino e da ideia de jogo de forma tão brusca. Era uma equipa de futsal que jogava de olhos fechados. 

Arrisco dizer que foi nos dois anos em que fui treinador que melhor jogamos na história do futsal do Benfica e do futsal nacional. Não era por eu ser o melhor treinador do mundo, mas sim porque conhecia a casa, os defeitos, virtudes dos jogadores e a exigência de um clube como o Benfica. Foi pena porque a equipa tinha condições para dar muito mais. Os pormenores desse declínio só quem fez parte pode explicar.

3. O Rui Pedro Braz foi secretário técnico nos seus tempos no SL Benfica. Porém para muitos benfiquistas é apenas um ex-comentador da TVI. O que tem a dizer aos benfiquistas sobre a sua experiência com o Rui Pedro Braz e sobre a adequação dele (ou não) para ser Director Geral do futebol?

Trabalhei com Rui Pedro Braz já há muitos anos quando ele passou pela secção de futsal e como benfiquista e profissional tenho as melhores impressões dele. 

Em relação a adequação, vai depender do sucesso da equipa. A falta de experiência no cargo é compensada pelo trabalho árduo, conhecimentos que adquiriu durante estes anos e paixão pelo clube. Eu sou daqueles que gosto sempre de fazer as reflexões no final das temporadas. Pessoais e coletivas.

4. O que faz agora o André Lima? Segundo as minhas pesquisas desde 2015 que não treina é assim? Porque não voltou a treinar em Portugal?

Errado. Até 2015 treinei equipas futsal sénior e daí para cá treino na formação, trabalhar na formação foi uma opção entre várias que tinha em carteira no verão de 2015. Nunca parei de treinar nem nunca me faltou trabalho graças a Deus. 

Não voltei a Portugal porque não quis, inclusive tive um convite em Janeiro passado para voltar a treinar na nossa liga principal de futsal. Um convite que me honrou muito principalmente porque veio de um diretor que foi meu jogador no Benfica mas por pena minha tive que rejeitar. 

Mas é normal a tua pergunta, falou-se muito sobre a minha saída do Benfica porque o sucesso estrondoso que tive como jovem treinador deixou muita gentinha que passou desinformação e ainda passa muito desconfortável. Normal nesta nossa vida. 

Foram 6 anos no Miramar futsal, 10 anos no Benfica, 1 ano em Espanha onde fui campeão, estou há 10 anos na China e ainda podemos juntar 10 na seleção nacional. Para quem começou a jogar futsal com 24 anos tenho que estar muito feliz com o percurso até aqui. Mas acredito que o melhor ainda está para vir.

5. Qual a sua avaliação da actual situação das modalidades no SLBenfica? (Apenas o Volei parece ter um projecto sólido, líder e capaz de se impor aos adversários, mas que parece mais ser um projecto do Marcelo Matz do que do SLBenfica).

Para avaliar o momento das modalidades tinha que ter mais conhecimento dos projetos de cada modalidade, os critérios de contratações e dispensas de treinadores e jogadores. 

Do projeto de formação que acho que é algo que devia dar mais fruto se olharmos às condições que existem no Benfica. Penso que acima de tudo passa por ter projetos bem definidos e sustentados para não deixar dúvidas a ninguém. 

Por último não deixar nunca perder a mentalidade vencedora e ao mesmo tempo não deixar ninguém acomodar-se. Num clube como Benfica palavras como acomodado, empate ou derrota tem que ser palavras que só podem aparecer esporadicamente em acidentes de percurso. 

Em relação ao Voleibol não podemos cair no erro de no sucesso é mérito do treinador e no insucesso é problema do Benfica. Não é justo. Marcelo Matz está a ter sucesso porque além de todas as suas competências como treinador, o Benfica tem e dá todas condições para ele ter o sucesso que está a ter. 

Se outras modalidades não têm o mesmo sucesso é preciso saber rapidamente onde está os problemas e resolver esses problemas. O Volei tem que servir de exemplo e não de arma de arremesso. Porque se ganha um ganham todos. Quando perde um perdem todos. Somos todos Benfica. Era esta mentalidade que se vivia nas modalidades no meu tempo de jogador e treinador.

6. Como adepto, falta um homem forte no dia a dia das modalidades do SL Benfica? Bem sabemos que o Fernando Tavares é o Vice Presidente, mas falta um Director Geral das Modalidades, um profissional? Ou na sua opinião cada modalidade deveria ter um "pensador estratégico" ou manager?

Não sou a favor de diretor geral de modalidades. 

Penso que o diretor geral tinha de ter conhecimentos de todas as modalidades. 

Gosto do pensador estratégico ou manager em cada modalidade, esse manager além de ser alguém que esteja por dentro da modalidade tem que ser o responsável juntamente com o vice-presidente de começar a criar a estratégia para cada modalidade. A principal decisão tem que passar pelo treinador que escolhem, porque vai ser com o treinador que se vai definir a curto e médio prazo o caminho a seguir. Não se pode falhar no treinador.

7. O André não sei coíbe de apoiar nas redes sociais a Direcção do SL Benfica. Já o vimos muitas vezes ser acusado de apoiar Luis Filipe Vieira e mais recentemente esteve numa acção de campanha de Rui Costa. Olhando para trás, arrepende-se de ter defendido Luis Filipe Vieira?

Desde 2003 sempre apoiei Filipe Vieira porque acreditei sempre que era o melhor para o Benfica. E na minha opinião teve anos muito positivos no crescimento da marca Benfica. Nem tudo foi mau. 

Admito que tive dúvidas nos últimos anos por tudo que estava à volta do presidente em relação aos processos que ele tinha na vida pessoal. 

Em relação ao que se diz sobre ele ter prejudicado o Benfica financeiramente, vou esperar pelas provas porque não gosto de condenar ninguém sem provas. Se ele prejudicou o clube tem que pagar por isso. 

Na minha opinião se o Luís Filipe Vieira continuou na presidência deve-se também por não ter sido apresentada uma candidatura que convencesse a maioria dos benfiquistas que bem ou mal votaram no Luis Filipe Vieira. 

Aproveito para esclarecer que aceito críticas sobre o meu apoio, o que não aceito é o insulto gratuito e baixo nível na crítica. Venho de uma família numerosa e humildade mas com pais que me ensinaram a respeitar o próximo. 

Em relação ao Rui Costa, respeito opiniões contrárias, conheço pessoalmente e a opinião que tinha antes de ele ser presidente é a mesma que tenho agora. Tem carácter, honesto, amor pelo clube e muito conhecimento do que é o futebol. Se precisa de melhorar? Com certeza que sim até porque ainda está no início e pegou no clube numa altura difícil. Tem uma missão espinhosa pela frente mas isto é o Benfica. Espero que ele coloque o Benfica no caminho certo e dê muitas vitórias e títulos porque é disso que o clube vive.

8. Faz sentido sequer pensar na ideia de que Luis Filipe Vieira poderá algum dia regressar ao SLBenfica depois de tudo o que se passou? É ou não hora de encerrar essa página e andar em frente?

Penso que está na hora de fechar a página e seguir em frente. Não faz sentido nenhum falar num regresso. Quem fala do regresso do ex presidente só quer criar mais confusão no clube.

9. Rui Costa é, inquestionavelmente, um adepto das modalidades. Porém parece "ter olho" para os jogos importantes que correm bem. O André Lima, que o conhece bem, que três conselhos daria a Rui Costa para as modalidades?

Desde que cheguei ao Benfica habituei-me a ver o pai do Rui Costa e os filhos sempre que estavam em Portugal a ver os jogos de futsal. Quando o Rui Costa regressou ao Benfica habituei-me a vê-lo nos jogos das modalidades, ele o pai e os filhos.

Quando passou para direção continuei a vê-lo nos pavilhões em muitos jogos. É Presidente há poucos meses e agora acusado de só ver jogos que tem a certeza que corre bem? Não tem lógica nenhuma, o que ele precisa é de acertar na estratégia para o futebol e para todas a modalidades. Não assistir um jogo ou outro é um não assunto.

Quanto às sugestões, não penso que seja correcto dar sugestões de fora sem conhecer o que se passa. O Rui Costa tem que saber primeiro o que quer para as modalidades.

10. Muitos têm defendido que era importante voltar a apostar em treinadores de creditos firmados e "devolver" os processos de decisão a gente que conheça melhor as modalidades e acima de tudo sejam benfiquistas. Concorda com esta perspectiva?

Concordo que aposta deve ser feita em treinadores e gente que no mínimo conheçam o campeonato português e tudo que envolve o futebol e as modalidades. 

Quanto ao ser benfiquistas será sempre melhor mas acredito mais na competência acima de tudo, basta olhar para Rúben Amorim um grande benfiquista com muito sucesso no rival Sporting. Antes do clubismo tem o carácter e a competência.

11. Não acha que a proximidade que os jogadores e treinadores das modalidades dão um exemplo de muito maior proximidade com os adeptos do que os jogadores de futebol profissional e que o SL Benfica teria a ganhar com essa mudança de mentalidade?

Sempre tive a opinião que havia de existir mais aproximação entre os jogadores de futebol e os adeptos.

Penso com essa aproximação principalmente na hora de uma derrota haveria uma maior compreensão e comunicação entre os adeptos e a equipa. Mas reconheço que é algo difícil porque as reações dos adeptos são todas diferentes e imprevisíveis.

12. O André, como jogador e como treinador, conheceu muitos balneários e muitos jogadores do SL Benfica. Como vê estas noticias que dão conta de grupos de jogadores que têm "feito a cama" a treinadores?

Como nunca vivi nenhuma situação dessas, não consigo dar uma resposta concreta. 

Penso que se isso acontecer é muito mau e não deve acontecer em circunstância alguma. Se há pessoas egoístas no balneário são os jogadores, pensam muito no seu umbigo fui jogador e sei do que falo, felizmente nunca vivi uma situação dessas. 

A situação mais delicada que vivemos foi com Beto Aranha mas ninguém fez a cama ao treinador até porque fomos campeões nesse ano. A saída dele foi por outras razões.

13. Se lhe fosse dada a oportunidade de entrar no balneário do SLBenfica e dar uma palestra aqueles jogadores, quais seriam a três ideias-chave que gostaria de lhes transmitir?

a) Ninguém está acima do clube, nem o presidente

b) Se não tivermos sucesso é mau para todos e não só para alguns, algo que muitos esquecem!

c) Podem jogar melhor do que nós, porque não há invencíveis, mas ninguém pode lutar mais do que nós.

14. Gostava de voltar ao SL Benfica? Nas modalidades? No futsal em particular? Acha que a sua experiência e benfiquismo poderiam ser uteis noutra área? O futebol profissional seria atrativo para André Lima?

Essa pergunta é para alimentar a narrativa á procura de tacho no twitter ?? 😄

Deixei o clube em 2010 como campeão da Europa. Sou um homem realizado com uma vida estável graças a Deus. 

Para responder a essa pergunta muito honestamente, sinto que um dia vou regressar, não sei quando nem a fazer o quê. Mas tenho uma certeza absoluta, quando ou se regressar não é para ser mais um. Tem de ser para fazer diferente e vencer. Só assim se pode estar no Benfica e no desporto. De outra maneira não faz sentido regressar. Até porque estou bem como estou.

15. O André é um elemento muito activo no twitter. Como classifica a presença e relação do Benfica com as redes sociais? Pode o clube fazer bem melhor nesse campo?

As redes sociais são uma boa ferramenta quando bem usadas e podem ser muito importantes no sucesso do clube. Sinceramente penso que o Benfica pode fazer mais e melhor.

16. O André é "um homem do Norte", do Porto, porém um benfiquista de peito aberto. Hoje em dia assistimos a uma postura de garra e determinação "anti-Benfica" por parte dos rivais, que no seu tempo se respondia em campo... mas hoje seja no futsal ou no futebol, parece que entramos sempre a tremer e a garra está do outro lado. Concorda com esta perspectiva? O que falta para ser diferente?

Não me parece que estejamos a tremer. Temos jogadores com muita qualidade. Penso que falta alguma estabilidade ao clube, estabilidade emocional. O clube tem passado por tempos muito tumultuosos. 

Precisamos de estabilizar, unir o clube, agregar aqueles sócios que estão insatisfeitos com o rumo do clube e também ouvir esses sócios. Precisamos de mais comunicação por parte da direção e entre todos no sentido de dar essa estabilidade necessária para um clube como o Benfica ter sucesso. 

Neste momento o Benfica está instável quando ganha e quando perde. Temos que encontrar o equilíbrio rapidamente, porque se continuar este clima de guerrilha o clube pode entrar numa dinâmica de derrota que será difícil de sair como aconteceu nos anos 90.

17. Terminamos com um tema um bocadinho polémico, talvez pela ausência de gente das modalidades a sério, o SL Benfica parece ter "perdido o comboio" nos bastidores das modalidades. Assistimos com frequência a arbitragens que prejudicam gritantemente o SL Benfica, em especial nas modalidades de aposta do FC Porto (Hoquei, Andebol e Basquete) mas também onde o Sporting demonstra ter muito impacto como o Futsal. O que se passa realmente aqui? Ou é mesmo o SL Benfica que não sabe estar à altura?

Acima de tudo se tivermos grandes equipas, se estivermos fortes mentalmente diria que até para os árbitros fica difícil nos prejudicar. Quando não estamos bem é nessa altura que nos metemos a jeito para nos prejudicarem.

Isto que eu penso não impede que estejamos atentos quando somos prejudicados e sair em defesa dos interesses do clube ferozmente. As pessoas têm que ser firmes na defesa dos interesses clube a todos os níveis.

18. Há gente que deveria estar a ajudar o SLBenfica "dentro de casa" e está actualmente a dedicar-se a outros projectos. Quem o André resgataria para voltar ao SLBenfica ou para entrar pela primeira vez?

Gostava de ver o regresso do Nuno Gomes e do Toni.

19. Sabe o que fazem o Alípio Matos e o Gonçalo Alves no futsal do SLBenfica? Estão ambos ligados a estes últimos 10 anos de poucos títulos na modalidade, mas parecem imunes à responsabilização por maus resultados. Qual a sua opinião?

Que eu saiba o Alípio Matos já não está no Benfica. De qualquer forma são duas pessoas que respeito, por isso tudo que tivesse que dizer dizia pessoalmente.

20. Uma mensagem final para os benfiquistas:

Que nunca se deixem o clube ficar refém do controlo de ninguém. Que o clube tem que seguir democrático, livre e mais comunicativo com os sócios. Por último, apesar das diferenças de opinião que nunca os adeptos deixem de apoiar as equipas de todas a modalidades porque para mim vocês são os melhores adeptos do mundo e de quem tenho grandes memórias de momentos gloriosos que vivemos juntos no futsal. Viva o Benfica!

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

44 comentários

  1. Com o devido respeito, apreço e admiração pelo André Lima por tudo o que conquistou para o nosso Benfica e pelo seu Benfiquismo, não posso deixar de notar a contradição entre o seu apelo à defesa da democracia dentro do Benfica e o sistemático apoio à mais anti-democrática Direção da história do Benfica. Apesar disso, parece-me uma boa entrevista, com ideias e reflexões importantes. Parabéns ao André e aos autores do blogue.
    Quanto ao tema do balneário querer queimar treinadores, volto a insistir no seguinte: a narrativa atual, que muitos benfiquistas têm seguido acriticamente, é a de que o "gangue" do balneário queimou Rui Vitória, Bruno Lage e agora JJ. Não nego que deverão existir problemas vários no balneário do futebol do Benfica e talvez fosse interessante debatê-los com seriedade; também não nego que há imensos exemplos na história de treinadores "despedidos" pelos jogadores, inclusivamente no nosso Clube. Contudo, seria bom que os Benfiquistas percebessem que esta narrativa é aquela que interessa a grande parte da Comunicação Social, que sempre defendeu JJ, e ao próprio ex-treinador do Benfica para justificar o seu enorme insucesso. Convém ter memória e alguma coerência - não se pode dizer que Rui Vitória (que esteve quase 4 épocas no clube) perdeu o penta, porque foi vitima do enorme desinvestimento feito no futebol por parte da Direção, tendo a qualidade do plantel apenas sido melhorada com a entrada de João Félix na época seguinte (que nunca foi uma aposta constante de Rui Vitória), e depois dizer que foram os jogadores a fazer-lhe a cama. E o mesmo se aplica a Bruno Lage. Para mim Bruno Lage perdeu a equipa com as escolhas absurdas para a Liga dos Campeões e foi "queimado" com a entrada de Weigl. Os jogadores, independentemente da sua potencial influência negativa, não foram os responsáveis principais e nem são quem decide vendas e compras que só têm enfraquecido o plantel. Os Benfiquistas, incluindo alguns dos autores dos posts deste blogue, deveriam ter mais espírito critico e ser capazes de não embarcar em narrativas promovidas pela CS para defesa de determinados interesses instalados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O absurdo é não entender que as ditas "escolhas" do Lage para a liga dos campeões foram, imposições!

      Para se perceber bem o estado daquele balneário, uma das maiores cobras que por lá passou nos últimos anos era o ídolo Jonas. Esse mesmo, o tal com assinalável "jogo de cintura".
      As restantes hienas ainda lá permanecem,comandadas pelo "atleta de cristo" principal bufo do "Presi" como curiosamente trata o Orelhas. Já como defesa central sempre se elogiou a sua capacidade de "leitura e posicionamento", que compensava a falta de velocidade...

      Quanto à contradição entre o apelo de democracia/ apoio à anti-democracia, concordo em absoluto! Concordo eu e 15% de consócios, certamente. Quanto aos restantes, os ilustres 85% agora é tarde para lamentações!!!!

      Abraço


      Eliminar
    2. Caro Anónimo,
      Nada no meu comentário contraria o que escreveu. Aliás, concordo com tudo - também penso que as escolhas do Lage foram imposições, mas ele é que era o treinador, quer se queira quer não e, como tal, seria sempre ele a sofrer as consequências. Por outro lado, também penso que a presença de Luisão como "homem de mão" de Vieira no balneário tem um impacto muito mais negativo do que positivo. Finalmente, Jonas era um excelente jogador, mas de facto tinha uma personalidade "especial".
      Abraço!

      Eliminar
    3. Certíssimo, respeito a sua posição.
      Força, abraço

      Eliminar
    4. Concordo com a parte das escolhas absurdas do lage para a champs, ele perdeu a equipa e perdeu o meu respeito que seja feliz longe

      Eliminar
  2. Perante perguntas ao nível das CMtv deste mundo foi dada uma lição de benfiquismo a todo este blog e muitos dos seus seguidores. Se todos pensassem e agissem como o André Lima seria tão mais fácil termos o Benfica verdadeiramente Glorioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Luis
      A entrevista que é proposta aos entrevistados (foi assim com o Mauro, foi assim com o Andre e será assim com os proximos que iremos publicar brevemente) é que seja uma "entrevista incómoda" na perspectiva de que se pergunte tudo o que essas pessoas são acusadas ou lhes é apontado para que possam definir de uma vez esses assuntos.

      Missao cumprida

      Eliminar
    2. Se benfiquismo é apoiar sempre quem está, porque criticar é sinónimo de desunião e provoca fissuras, então dispenso. A cultura do unanimismo é ela própria a antítese da democracia. Nunca apoiei Vieira, porque sempre vi na sua conduta, como dirigente do Benfica e enquanto cidadão, práticas altamente censuráveis que não enriquecem em nada a qualidade da nossa sociedade. Mesmo quando o Benfica ganhou e festejei com muita alegria as vitórias, nunca alterei a minha visão sobre LFV.

      Eliminar
    3. Tudo certo. De notar que a resposta foi, e repito, tudo aquilo que o verdadeiro Benfiquismo deveria ser. E que infelizmente não se vê. Aqui, nas redes sociais,....... Parece que fica bem dizer sempre mal. Está sempre tudo mal. Quem assume decisões nunca acerta.
      Eu pessoalmente não vejo o Benfiquismo dessa forma. Sermos críticos é uma coisa. Malhar em tudo o que mexe e no fundo fazer o trabalho dos rivais que tanto nos odeiam é que não me parece o mais acertado. Pode ser que um dia o Benfica tenha os adeptos que realmente merece por tudo aquilo que foi, é e será.

      Eliminar
    4. Caro luís Caseiro,
      E que adeptos são esses? Os que votaram cegamente em Vieira ao longo dos anos? É que se por um lado é verdade que o Benfica ganhou vários títulos com LFV, incluindo um inédito tetra, por outro não é menos verdade que LFV é uma pessoa com comportamentos socialmente censuráveis que penalizam fortemente todos aqueles que, como eu e muitos outros cidadãos, pagam enormidades em impostos que são depois parcialmente destinados a pagar os buracos da banca criados por ele e gente como ele. E no Benfica também já todos percebemos - mesmo os mais cegos, creio - quais eram os interesses que LFV realmente defendia.

      Eliminar
    5. Em português, caloteiro, e ladrão, roubou o Benfica e o banco, entrou no Benfica tinha 5 milhões de património saiu com 150 milhões...

      Eliminar
    6. Parabéns pelo comentário, Luís Caseiro. Mas aqui não te safas, este é um sítio de escárnio e mal-dizer...

      Eliminar
  3. O Volei tem mais sucesso nao é pela qualidade da equipa, do treinador ou da estratégia, é porque os árbitros têm menos influências nos resultados, um ou outro erro pode dar um set,mas não o jogo. Nas outras modalodadrs, como vimos no Basket, é frequente no Hoquei, no Andebol e no Futesal sobretudo em jogos decisivos. E as Federações dessas modalidades são outros cancros que se devem extirpar.
    A estrategia passa por contratar um sniper e começar a expurgar o ambiente dessa poluição.

    ResponderEliminar
  4. Apesar do apoio reiterado ao crápula, gostei do que li e fiquei agradado pela manifestação de benfiquismo. Demonstra estar atento e com posições firmes nos mais variados aspetos da vida do clube.
    Não esqueço aquela tarde num pavilhão Atlântico pintado de vermelho. Foi lindo épico grande conquista. Mas é passado!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque será quem em 2 entrevistados ambos mostraram o apoio ao Vieira?? Tanto o Mauro como agora o Lima, estranho.

      Eliminar
  5. Cavungi197510/1/22 12:54

    O que se passa nas modalidades ao nível de Benfica é risível. Acredito que a influencia das arbitragens seja muito real, mas nesse caso a Direção tem que apresentar esses dados viciados em todas as jornadas E denunciar em conferência de imprensa SEMANAIS, mas de forma profissional e ISENTA. Após um certo tempo pedir reunião com todos os clubes da competição e a associação de arbitragem dessa modalidade e questionar que soluções são apresentadas, em última análise temos que abandonar a modalidade se for claro que será impossível vencer as competições. TEMOS QUE SER MUITO OBJETIVOS - E TOMAR DECISÕES.
    A Direção tem que ser lúcida, inteligente e consequente, não podemos andar a mandar milhões e milhões de euros para o lixo quando poderiam ajudar em outras áreas que tenham reais possibilidades de se vencer as provas.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Como eu gostei das respostas à entrevista - deveriam ser muito bem lidas por Rui Costa. É André Lima. Fiquei a saber que anda pela China. Do que é que estão à espera para contratar este benfiquista competente, Rui?

    ResponderEliminar
  7. O GAJO DAS CALDAS10/1/22 13:16

    Faltou o seguinte :
    - Foi convidado, alguma vez a voltar ao Benfica, ou para suceder a Joel Rocha ? Se não, porque acha que após as vitórias conseguidas, e o descalabro que tem sido o nosso Futsal ter sido votado ao esquecimento ?

    - Estaria disponível para assumir um papel semelhante ao que o Prof. Jardim tem no Volei ?

    - Qual a sua opinião sobre a razão do Benfica se ter deixado ultrapassar largamente pelo principal rival na conquista de títulos nacionais e internacionais ? É mesmo só por terem melhor Equipa ?

    - Acha que o Futsal hoje em dia é muito mais físico e intenso do que o que se praticava no "seu tempo" de jogador ? O Benfica não tem uma Equipa demasiado "Peso Pluma" ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peso pluma, mas atingem as 10 faltas quase sempre mais rápido qie os adversários, porque será?

      Eliminar
    2. Caro GAJO DAS CALDAS
      as perguntas não têm que ser escritas por si para terem la as respostas a todos esses temas. preocupe-se la em ler bem a entrevista e verá como está la tudo

      Eliminar
    3. O GAJO DAS CALDAS10/1/22 22:32

      Caríssimo Benfica By GB,

      Numa entrevista, as respostas, assim como as perguntas, não são para se lerem nas entrelinhas, têm de ser claras e não deixar duvidas no ar. E não, não estão lá as perguntas que gostaria que tivesse feito ao André.
      Agradeço a chamada de atenção, e o tempo despendido em me responder, mas em termos de jornalismo não tenho nada a aprender consigo.
      Não saber que Alípio Matos já não faz parte dos quadros do Benfica, e mais importante ainda é mostrar ignorância sobre o que faz atualmente André Lima...
      Preocupe-se em preparar-se para fazer uma entrevista como deve ser...não leve a mal, é só uma chamada de atenção. Eu estou por dentro das perguntas que aqui deixei. Sei as respostas que o André daria...por escrito.

      Eliminar
  8. Grande entrevista, grandes respostas, muito Benfiquismo.
    Tanta gente que poderia aprender com o André...

    E a frase lapidar: "Na minha opinião se o Luís Filipe Vieira continuou na presidência deve-se também por não ter sido apresentada uma candidatura que convencesse a maioria dos benfiquistas".

    Chapeau!

    ResponderEliminar
  9. TuMats Magnusson10/1/22 15:25

    "o sucesso estrondoso que tive como jovem treinador deixou muita gentinha que passou desinformação e ainda passa muito desconfortável"
    Ui! Que grande bicada em certos e determinados blogs e páginas de facebook. :D

    "Quem fala do regresso do ex presidente só quer criar mais confusão no clube."
    Ai! Que não se fala assim da grande maioria de quem comenta aqui! :D

    Grande André Lima!
    Carrega, Benfica!

    ResponderEliminar
  10. Mais uma derrota com os Andrades, desta vez com os B, para mim foi o árbitro o var ou a relva faz aí um post a rasgar esses bandidos Shadows ou gb, isto não é assim.. Não ganhamos uma nem no futebol, nem no hóquei nem basquetebol, ganhamos no voleibol porque os gajos não participam, porra tou cheinho de perder contra esses Andrades man..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada10/1/22 20:10

      E a receita repetiu-se com a segunda liga. Empatados até ao cair do pano e os andrades já para lá da hora marcam o golito da vitória. Parece que é Karma...

      Eliminar
  11. É mais do mesmo mais uma derrota contra os porcos, isto está bonito temos o Benfica de caca enfim é o que a nada fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que ia vendo, disse a quem estava comigo que os porcos ainda ganhavam.
      Já há práli uns vaidosos dos toquesinhos à João Felix que não lhe chegam aos calcanhares!
      O filho do Toni que se faça fino e que faça o mesmo aos pipis!

      Eliminar
    2. Tinha que jogar o Gil Dias o teu preferido, muito forte no um para um...

      Eliminar
    3. Tu só podes ser gay anonimo

      Eu não sei ao certo qual é teu problema deves ser burro e com prazer e gosto mas enfim quem não tem vida é assim. Mas um dia a sorte vai bater a tua porta e depois vou-me rir.

      Eliminar
    4. E português nada???

      Eliminar
    5. A família da tua mulher está feliz compadre ganhou 2 vezes agora na B Portistas ferrenhos que são..

      Eliminar
  12. Mais um clássico perdido. Pior que a derrota, só mesmo o branqueamento do Hélder Conduto, que ser execrável sem espinha dorsal.
    Cheira me que rebentamos com a equipa A e com a B nesta decisão da maravilhosa estrutura. O Toni (Junior) começa por justificar da pior maneira a cunha do papá.

    (Próxima derrota: Sporting basquetebol)

    Vieira SAD 2003. É apoiar chalupas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo quase na totalidade. Mas de referir que o António Conceição esteve bem nas declarações pós-jogo. Rebateu essas desculpas todas e não se desculpou por isto e aquilo, foi digno vencido gostei da postura do gajo.
      Aceita uma dica: - Experimenta tirar o som nas transmissões BTV. Ganhas anos de vida..
      PS: Jogo basquetebol com os lagartos foi adiado

      Eliminar
    2. Os favores,o benfiquinha 03 é sempre a enfardar,não tem final!!!Sempre a comer!!!

      Eliminar
  13. Águia Preocupada10/1/22 18:06

    Um Senhor! Dentro da quadra e fora dela. Vi muitos jogos de Futsal com ele jogador e com ele treinador. E sempre, sempre mostrou um respeito incomensurável pelo Clube e deu o máximo das suas capacidades.
    Homens como ele, sim, deveriam estar no clube para liderar ou coadjuvar e ensinar o benfiquismo a todos que entrem no Benfica. Só assim o Benfica poderá regenerar-se e voltar a ser o Clube comque todos sonhamos.
    Gostei da entrevista. Por isso comecei por escrever "Um senhor". Mostrou ideias válidas mas sempre, com o Benfica no topo da pirâmide.
    Obrigado André por tudo que deste ao Benfica e espero ansiosamente pelo regresso!

    ResponderEliminar
  14. Eu so queria comentar que apostei na vitoria da formação do benfica no placard e o porco ganhou. Obrigado. Pareço o Vieira a deitar dinheiro fora. Fdx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que estavas a espera foram buscar um treinador por ser filho de quem é, nao pelo seu trabalho,logo os resultados vao ser estes,a partir daqui é sempre descer!
      Agora somos o clube da cunha para treinadores no futebol e modalidades!!!

      Eliminar
  15. Mais um vitória do Porco frente ao Benfiquinha de 2003. Com direito ao Banana na bancada... e eu que achava que o homem andava doente após aquele abraço com o corrupto-mor.

    ResponderEliminar
  16. André Lima que, ao contrário de jogadores que como tal foram excepcionais e depois como treinadores foram banais, manteve a bitola.
    Claro que pelo facto de ser Benfiquista, não interessava à estrutura!
    Em off-topic, estou a assistir ao United - Aston Villa e este MU é uma cópia fiel do Benfica actual.
    Fio de jogo, jogadas ensaiadas, deserto!

    ResponderEliminar
  17. O "presidente" vai falar aos sócios na 4a feira... na btv!

    Isto faz lembrar qualquer coisa ou é impressão minha?

    ResponderEliminar
  18. O GAJO DAS CALDAS10/1/22 22:41

    Incompreensível como existem adeptos a bater logo no novo treinador da Equipa "B" após uma semana de trabalho e com a equipa reduzida a menos de metade devido ao COVID...Ou sabem só os resultados sem saber os jogadores que habitualmente jogam, ou é mesmo só porque são sempre do contra.
    E sim, falta maturidade a certos jogadores. Quando não se consegue ganhar um jogo, pelo menos tenta-se não o perder. Foram com muita sede á fonte...lixaram-se. Continuamos em primeiro e vamos melhorar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Incompreensível como existem adeptos a bater logo no novo treinador da Equipa "B" após uma semana de trabalho e com a equipa reduzida a menos de metade devido ao COVID..."

      Até parece que levar na tromba dos porcos é uma situação que começou agora...

      Eliminar
  19. Sobre mais um roubo ao Benfica no processo Marcelo Hermes, vai haver post já a seguir?

    Ou vamos continuar a desculpar os criminosos que se encontram a "gerir" o Clube?

    ResponderEliminar
  20. Excelente entrevista. Aguardo com curiosidade os nomes que se seguem. E a opinião daqueles que não são apoiantes da actual direcção.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking