O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

ANÁLISE: Descalabro financeiro do Sporting explicado pelo NGB

. 73 comentários
Desde 2014 que o NGB "Blog Geração Benfica" tem vindo a explicar, em primeira mão, o descalabro financeiro do Sporting de Bruno de Carvalho, resultando até em ataques por parte do blogue Mister do Café, o tal blogue que agora se sabe que tem andado a ser "pago" pelo anterior presidente Bruno de Carvalho, segundo afirmações públicas de Luis Paixão Martins (LPM).


Afinal, as finanças do Sporting não estavam excelentes??


Destaco as últimas 2 análises mais actuais às finanças do Sporting publicadas no NGB:



Neste momento as responsabilidades das SAD´s dos 3 Grandes em Passivo + VMOC's é a seguinte:
Benfica SAD: 398,3M€ (Passivo)
Porto SAD: 464,2M€ (Passivo)
Sporting SAD: 410,4M€ (Passivo + VMOC's)

A Benfica SAD é a única das 3 SAD's que tem neste momento responsabilidades inferiores a 400M€! 

Ao nível dos Resultados do Exercício a situação é ainda mais grave para a Porto SAD e para a Sporting SAD.

Desde 2010 os resultados acumulados dos Exercícios são os seguintes:
Benfica SAD: +77,1M€ de lucros
Porto SAD: -157,3M€ de prejuízos
Sporting SAD: -135,5M€ de prejuízos



A Gestão da Sporting SAD continua falida, não melhorou nada na era de Bruno de Carvalho, estando com um saldo negativo de -141,2M€ nos capitais próprios (sem o efeito dos VMOC's), tendo acumulado 135,5M€ de prejuízos, em 8 épocas (desde 2010). 





Na Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal, realizada a 28-06-2015, o ex-Presidente do Sporting (Bruno de Carvalho) apresentou a evolução do Passivo dos seus antecessores, considerando como Passivo Total o Passivo + VMOC's, de acordo com o Método de Consolidação Integral (MCI):


"Considerada Dívida de Financiamento o montante das VMOC's registadas contabilisticamente nos Capitais Próprios"
(Bruno de Carvalho, Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal, realizada a 28-06-2015)

Fonte 1: Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal (28-06-2015)
Fonte 2: Resumo da Assembleia Geral (28-06-2015) WikiSporting



Seguindo a mesma metodologia de Bruno de Carvalho, chegou o momento de comparar a evolução do "Passivo Total" (Passivo + VMOC's), até Junho de 2017, do Grupo Sporting em relação a entidades externas, seguindo também o Método de Consolidação Integral (MCI):



FALÊNCIA: Sporting com 537,6M€ de Passivo + VMOC's (MCI)


QUADRO RESUMO:



Se Bruno de Carvalho acrescentou os VMOC's, considerando-os como dívida financeira, na análise ao Passivo do SCP dos anteriores Presidentes do Sporting CP, apresentada na Assembleia Geral do Sporting de 28 de Junho de 2015, então para que a análise comparativa seja correcta entre todos os Presidentes, é necessário também acrescentar os VMOC's ao mandato de Bruno de Carvalho, para se perceber a evolução das Responsabilidades Totais do Sporting CP.

Para quem tiver dúvidas sobre a informação apresentada, pode visualizar o R&C Consolidado do SCP com os seus próprios olhos, elaborado de acordo com o Método de Consolidação Integral (Passivo - Pág 9 | Vmoc's - Pág. 35): Link do R&C no Site Oficial do SCP


Atendendo à análise de todos os Presidentes do Sporting CP, é possível apresentar 4 conclusões ao nível do Passivo Total (Passivo + VMOC's): 
- Filipe Soares Franco foi o ÚNICO Presidente do Sporting CP que conseguiu reduzir o Passivo Total, baixando de 383,7M€ para 331,3M€!
- Bruno de Carvalho é o pior presidente da História do Sporting CP, ao nível do Passivo Total, com responsabilidades de 537,6M€, superando pela primeira vez a barreira dos 500M€!
- O Sporting CP é de longe o clube com maior Passivo dos 3 Grandes, em Portugal.
- O Sporting CP está "falido", com um saldo negativo de 266,6M€!


Se considerarmos a análise do Método de Equivalência Patrimonial (Passivo + Perdas em Empresas Associadas + VMOC's) as Responsabilidades Totais do Sporting "Clube" em relação a Empresas do Grupo SCP e a Entidades Externas, são as seguintes:




A Situação do Sporting "Clube", em relação a todas as empresas do Sporting (SAD, SGPS, etc) e também em relação a todas as entidades externas ao Grupo Sporting, representa um total de 587,9M€ de Responsabilidades por pagar, com um saldo negativo de 348,2M€ entre o Activo e as Responsabilidades Totais por pagar.

Para quem tiver dúvidas sobre a informação fornecida, pode visualizar o R&C do SCP, segundo o Método de Equivalência Patrimonial , com os seus próprios olhos (Passivo - Pág 43 | Vmoc's - Pág 53 | Perdas em Empresas Associadas (parecer da PwC - Pág 90): Link do R&C no Site Oficial do SCP

Para finalizar,
- O Grupo Sporting (Clube + SAD + SGPS, etc) está "falido", com responsabilidades totais de 537,6M€ e um saldo negativo de 266,6M€, em relação a entidades externas!
- O Sporting "Clube", detido pelos sócios, está igualmente "falido", com responsabilidades totais de 587,9M€ e um saldo negativo de 348,2M€, em relação a empresas do Grupo Sporting e a entidades externas!
 
----------------------------------

Não admira que a actual direcção de Frederico Varandas ande a ter imensas dificuldades em promover o empréstimo obrigacionista, e nos últimos dias tenha lançado uma espécie de "Operação Coração" apesar de o Sporting já ter conseguido reverter as rescisões de Bas Dost, Bruno Fernandes, Battaglia, Rui Patricio, William Carvalho, e está prestes a resolver o caso Gelson Martins. 

Só nesses dossiers das rescisões o actual presidente do Sporting Frederico Varandas, e Sousa Cintra, conseguiram evitar perdas superiores a 100M€ para o Sporting, que foram provocadas pela anterior direcção de Bruno de Carvalho!

Se os adeptos do Sporting estão surpreendidos com as últimas notícias relativas às finanças do Sporting apenas têm de responsabilizar Bruno de Carvalho pelo facto de ter MENTIDO durante muitos anos, e de ter tentado atacar e perseguir quem apresentava a VERDADE!

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

73 comentários

  1. Quero lá saber do vizinho do lado!

    A sério que estão a escrever sobre o descalabro financeiro do sporting?!

    Problema deles.

    A. Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos que saber dos nossos adversários. Por uma razão:

      ESTÃO À NOSSA FRENTE!

      Porto, Sporting e Braga.

      Eliminar
    2. Acham mesmo que alguém tem paciência para ler este "missal", ainda por cima de outro clube?!

      Gabo-vos a paciência!

      A. Lopes

      Eliminar
    3. Vai te catar A. Lopes... Missal porquê? Isto tem de ser dito. Durante anos a fio ouvimos dizer que a SAD do Benfica era insolvente. E isto dito por gajos que não apanhavam bolotas num montado por não saberem o que são...

      Hoje estas noticias devem ser divulgadas porque exemplificam a parcialidade e a forma anti democrática com que temos sido classificados. Sem respeito, sem qualquer certeza e principalmente sem qualquer pingo de vergonha no que toca à avaliação tecnica do trabalho desempenhado ou pela m8litancia que os nossos adeptos têm.
      Acho que é chegado o momento de escolher um lado da barricada. A minha escolha está clara há muito tempo, a vossa não sei. Um dia destes debateremos a opinião de cada um, até lá só desejo morte aos porcos e extinção aos lagartos... Tenho dito.

      Eliminar
    4. Miúdo, cresce e aparece. Olha para dentro do teu clube e para as contas e insolvências do teu presidente. Depois lava a boca e fala de futebol. Não sabes mais? Paciência.

      Eliminar
  2. pouco me interessa o que se passa na casa dos outros, os problemas do Benfica é deviam ser aqui sempre debatidos não o diz que disse deles.

    Queremos um novo treinador e jogar um futebol vistosos e com os nossos meninos da formação a fazer parte disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se forem para jogar como aqueles tres jogaram pelos sub-23 contra a Polónia, bem podem ficar mais uns tempinhos no Seixal para crescerem um pouco mais, e sobretudo perdem aqueles tiques de vedetas de trazer por casa!

      Eliminar
    2. Quando as coisas apertam para os lagartos, com factos, aparecem sempre os "Salvadores" a dizerem que o que lhes interessa é discutir o que se passa na nossa casa, isso é, bater em quem dirige a equipa e o clube e não os outros. São sempre os mesmos. Eu gostava de saber, o que os move e motiva?

      Eliminar
    3. Francisco Rocha22/11/18 13:53

      Zé Diogo, presumo que os três de que está a falar sejam o Yuri Ribeiro (que só está no plantel porque o seu agente é o Jorge Mendes), o João Carvalho (que já foi vendido) e o Diogo Gonçalves (emprestado com cláusula de compra de 20 milhões de euros - até jogou fora de posição). O João Félix (super-mega-hiper craque) foi, a par do Diogo Jota, o melhor em campo, e o Gedson Fernandes não devia estar a jogar porque está claramente cansado depois de um início de época fulgurante, em que foi um dos melhores jogadores do Benfica.

      Eliminar
    4. Pois esse super mega crack não calça no Benfica nem vai ao Europeu n aos jogos olímpicos se ele é tão super o que será Mbape?? Tem mesma idade certo???

      Eliminar
    5. Francisco Rocha22/11/18 21:53

      Tiago, tendo em conta o tipo de (não-)treinador que o Rui Vitória é, o facto de pouco jogar no Benfica (e, quando joga, apesar de ter pouco tempo, já mostrou o que vale, ou não fosse ele um dos melhores marcadores da equipa esta época) é revelador da muita qualidade que tem. Que o diga o Zivkovic!

      Se pouco joga no Benfica, como espera que vá à Selecção, especialmente se apenas esta época subiu à equipa principal? Onde o João Félix tem jogado e muito bem é na Selecção U21, vá ver se não viu.

      Eliminar
  3. Rui Benfiquista22/11/18 09:47

    Excelente Post Eagle, e correm conversas nos corredores que já andam atrasados os ordenados das amadoras, e que se preparam para rescindir com vários jogadores das amadoras por causa dos ordenados astronómicos.
    Fala-se tbm que houve uma necessidade de nao haver muitas noticias do Cashball neste período de subscrição..embora me cheire que o Cash ball caíu..!
    O Bruninho enterrou o clube e nao tenho pena nenhuma, dos chamados ilustres só o Madeira Rodrigues manteve a coerencia, por isso ...mas já sabes que um dia destes há mais um perdão de divida ou umas vmoc´s reforçadas...e la vão sobrevivendo.

    ResponderEliminar
  4. Foi a grande razão do aparecimento da Sta Aliança, denegrir e manchar o nome do Benfica tentando nivelar o futebol por baixo.

    ResponderEliminar
  5. Helder Silva22/11/18 10:16

    O Bruno de Carvalho mentiu mas os socios engoliram. Aquilo eram contas de merceeiro. Recordo-me de muitos paineleiros dizer que quem aldrabava as contas era o Benfica. Só acredita em milagres quem quer. Como é possível apresentar lucros e não ter capacidade de liquidar o empréstimo obrigacionista? Faz lembrar o Lehman Brothers que uns dias após ter apresentado os resultados com lucros brutais foi à falência. Algo vai mal neste capitalismo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada22/11/18 14:46

      Foi só BC que mentiu? Espera... quando o deus Vieira se for, é que vamos todos ver o que lá vi ficar! E não será coisa boa, não! E não vale vir depois dizer que "não deixei os cofres vazios" quando a realidade mostrar precisamente o contrário!...

      Eliminar
    2. Helder Silva22/11/18 18:05

      Nem visto. Lol

      Eliminar
  6. Vamos la ver como nos vamos ficar e o que se tem escondido quando o deus vieira for embora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá vem o costumeiro habitual muito motivado para desviar as atenções dos FACTOS que afetam a lagartada.
      Lê os r&c do Benfica e ficas informado.

      Eliminar
  7. E mesmo assim estamos atrás deles, acorda Benfica

    ResponderEliminar
  8. eu quero é saber porque vamos gastar $$$$$$ em mais 16 campos, mais 1 hotel no seixal e numa escola, em vez de INVESTIRMOS na equipa principal, é o nosso core business.
    Benfica Eagle, peço a tua opinião em termos de custos e uma ideia possivel de proveitos e a probabilidade de estes projectos se tornarem elefantes brancos.
    Temos que olhar pelo que é Nosso!!! e antecipar o mais possivel cenários para não resvalarmos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nosso?! mas achas que alguém é atrasado o suficiente para acreditar que és do benfica!? Desespero de lagarto... com os 16 campos do seixal o slb tem mais de 500 milhões de mais valias... enquanto que vocês têm 500 milhões de passivo... continuem a marrar no vermelho!

      Eliminar
    2. Basta olhar para os elefantes brancos que povoam as seleções para perceber o descalabro que é o Seixal e a razão da cartilha lagarta, e o porquê do Varandas ao contrário de BdC perceber onde está o futuro e investir na formação

      Eliminar
    3. o meu avençado do dia, está sinalizado!!! 60 anos e SLB, chegam??? de liberdade de opinião, de sentido critico, incomodam sempre os bolsonaros da vida e seus avençados.
      Paulo Duarte é por isso mesmo que não entendo os mais 16 campos, percebes, vamos ter jogadores em quantidades industriais??? se sim faremos o quye com eles??? aqui não é desinvestir na formação, é NÃO HAVER MERCADO PARA MUITO MAIS, e não estou a falar do 20M para cima. quantidade em excesso baixa consideravelmente a Qualidade!

      Eliminar
    4. Acho que são precisos mais 50 campos, os que temos são poucos.

      Eliminar
  9. Benfica Eagle, desculpa, mas se puderes fazer a tua análise ao contrato da nos, seria excelente e o que implica a antecipação de receitas no sentido de o SLB ficar de mãos completamente atadas e em especial logo nesta fase de movimentações europeias.
    antecipadamente um GR Obrigado!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É totalmente o oposto. A antecipação de receitas para libertar dívida bancária significa exactamente aquilo que o LFV disse sobre o contrato da NOS: que seria dinheiro para abater no passivo. Ou seja, todos os anos que irão passar iremos observar uma diminuição grande do passivo do Benfica. Liberta o Benfica de encargos que eram elevados de divida bancária, baixando esse custo.

      Eliminar
    2. Já para não falar que os próximos pôs eleições 2019 serão novamente uma desgraça do ponto de vista económico na Europa

      Os bancos vão começar a cobrar mais e a pagar menos.

      Quem estiver dependente deles está com os dias contados

      Eliminar
  10. JOSE VIEIRA22/11/18 11:57

    O mais impressionante de tudo é saber como foi possível o Benfica perder na época passada para um porto falido e intervencionado pela UEFA, estar em risco de voltar a perder para o mesmo clube (que está ainda pior!) na presente época e conseguir estar atrás destes tristes do sporting este ano! É obra!
    E isto com dez anos de avanço e uma saúde financeira invejável ...!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá apareceu outro habitual no blogue, na missão que lhe foi dada para desviar as atenções do post que apenas se limita a apontar factos de um desastre anunciado.

      Eliminar
    2. JOSE VIEIRA22/11/18 13:34

      Caro Anónimo,

      Não tenho missões, uma missão tem você, eu constato só factos.
      Perante esta desgraça financeira alheia, como conseguimos perder para eles (em particular o porto) estando tão à frente?!!!
      É evidente que critico quem gere o Benfica e, já agora, também os profissionais da desinformação, como o senhor, que vêm aqui meter o bedelho por conta de quem lhes paga no meio do diálogo entre benfiquistas.

      Eliminar
    3. Francisco Rocha22/11/18 13:57

      Anónimo, quem está a tentar desviar atenções é o senhor. As questões do José Vieira são da maior pertinência para se perceber o quão má é a presidência do LFV.

      Eliminar
    4. Afinal não é apenas um, são os dois "frequent flyers" do blogue. Eu pergunto, o que têm as finanças a ver directamente com vitórias? Se fosse uma correlação directa e assim tão simples, os clubes mais ricos ganhavam sempre e nunca perdiam, RM, PSG, o MU que factura 5 vezes mais que o Benfica, que tem o mais maior bom como treinador, mas anda pelas ruas da amargura, na metade da tabela!
      Só se vê gente muito exigente que já sabemos que se sentissem na liderança do clube faziam muito melhor!

      Mas muito mais interessante do que isto tudo, é mesmo discutir o que está no post e não tentar desviar as atenções, sei lá a favor e a mando de quem.

      Eliminar
    5. "Afinal não é apenas um, são os dois "frequent flyers" do blogue. Eu pergunto, o que têm as finanças a ver directamente com vitórias? Se fosse uma correlação directa e assim tão simples, os clubes mais ricos ganhavam sempre e nunca perdiam..."

      Qual o clube com maior orçamento na Inglaterra? City, numa Liga mt competitiva, ganhou 2 campeonatos em 5, e caminha para o 3º.

      Qual o clube com maior orçamento em França? PSG, ganhou 4 campeonatos em 5.

      Qual o clube com maior orçamento em Itália? Juve, ganhou 5 campeonatos em 5.

      Qual o clube com maior na Alemanha? Bayern, ganhou 5 campeonatos em 5.

      Qual o clube com maior orçamento em Espanha? Real e Barça , e se o Real ganhou 4 champions nas 5 ultimas edições, o Barça ganhou 3 Ligas de Espanha nos ultimos 5 anos. Se um domina internamente, outro domina na Europa.

      E perante factos irrefutaveis, quem tem maiores orçamentos, tem também melhores jogadores, e naturalmente ganha mais vezes, é essa a regra e a tendencia natural em toda a Europa, mas afinal, quem é que quer mesmo desviar atenções, e manipular a verdade? Felizmente os Benfiquistas facilmente identificam os propagandistas da mentira e da falácia ...

      Rebocho

      Eliminar
    6. Qual o clube em Portugal com o maior orçamento? Porto.
      Quem ganhou 4 em 5 campeonatos nos últimos 5 anos? Benfica!!
      Quem ganhou 12 troféus nos últimos 5 anos? Benfica!
      Quem é o propagandistas da mentira e da falácia?

      Em Inglaterra o clube mais rico, com maior orçamento e aquele que factura mais e tem mais adeptos é o Manchester United.
      Quem é o propagandista da mentira e da falácia?

      Eliminar
    7. Rebochinho,nos últimos 5 anos quantos campeonatos venceu o SLB?Pois é,só QUATRO,nem com o King o tínhamos conseguido...agora podes debitar a merda que quiseres,pois tu e os outros têm que justificar os hambúrgueres...

      Eliminar
    8. Caro Jose Vieira,
      O estar em risco de perder oura vez parece-me optimista. Se o nosso "amigo" RV continuar a insistir no bombo acho que quando vier o Natal ja teremos uma resposta as nossas duvidas.
      E como diz. E mesmo obra este plano inclinado competitivo em que continuamos, enquanto os nossos inimigos se afundam financeiramente.
      Mas infelizmente nao e so incompetencia. Antes fosse.
      E minha conviccao que infelizmente se trata mesmo de falta de Benfiquismo.

      Eliminar
    9. Na verdade, o clube com o maior orçamento é... o FCP.
      https://www.google.pt/amp/s/www.jornaldenegocios.pt/empresas/desporto/amp/fc-porto-com-orcamento-superior-a-soma-de-15-equipas-da-liga

      O que este post explora é o desequilíbrio orçamental dos 3 grandes, nomeadamente a questão da dívida e passivo.

      Eliminar
    10. Previsão para 2014: o Benfica será campeão nacional!

      Nos campeonatos de futebol, quem paga mais, ganha mais.

      A regra de ouro é essa: quem mais gasta em despesa salarial (vencimentos e prémios), é normalmente campeão nacional.

      É assim em Espanha, em França, em Itália, na Alemanha, muitas vezes em Inglaterra e é assim também em Portugal.

      E quem é o clube que neste momento tem uma maior despesa salarial em Portugal?

      Acertaram, é o Benfica!

      Segundo os relatórios de contas dos três grandes, divulgados ontem na CMVM, a despesa salarial do primeiro trimestre (Julho, Agosto e Setembro) é a seguinte*:



      Benfica - cerca de 13 milhões de euros em salários de jogadores e treinadores

      FC Porto - cerca de 10 milhões de euros em salários de jogadores e treinadores

      Sporting - cerca de 7 milhões de euros em salários de jogadores e treinadores



      Se fizermos uma extrapolação destes valores para a despesa anual, veremos que o Benfica no final do ano deverá ter gasto em salários cerca de 52 milhões de euros (4 x 13), o FC Porto andará pelos 40 milhões (4 x 10) e o Sporting deverá ficar-se pelos 28 milhões de euros (4 x 7), o que sendo menos, não são tostões, como ontem disse com demagogia Inácio!

      Assim sendo, a minha previsão é clara: este ano o Benfica é o mais forte candidato ao título, e provavelmente será campeão, pois tem os melhores jogadores, os mais bem pagos e motivados para vencer.



      A despesa salarial é um bom indicador, não só da qualidade dos jogadores (se os jogadores são melhores isso reflete-se no seu salário); mas também da motivação dos jogadores (se são mais bem pagos têm maior incentivo para vencer).

      Por isso, se não houver nenhum facto extraordinário, o clube que melhor paga é normalmente campeão.

      Para quem não acredita, aqui fica uma prova importante: nos últimos 12 campeonatos em Portugal, essa regra verificou-se em 10 anos!

      Em 10 casos num total de 12, foi campeão o clube que tinha a despesa salarial mais elevada.

      Foi assim com o FC Porto, em 9 desses casos, nas épocas que terminaram em 2003 e 2004 (com Mourinho), na época de 2006 (com Co Adrianse), nas épocas de 2007, 2008 e 2009 (com Jesualdo); na época de 2011 (com Villas-Boas) e nas duas últimas épocas, 2012 e 2013 (com Vitor Pereira).

      Mas também foi assim com o Benfica em 2010, na primeira época de Jorge Jesus, em que o clube teve a despesa salarial mais elevada, e foi por isso campeão.



      Há excepções a esta regra?

      Sim, há. Em Portugal e nos últimos 12 anos, há duas excepções.

      Em 2002 e 2005, o FC Porto apesar de ser a equipa com maior despesa salarial, não foi campeão. Em 2002 foi o Sporting, e em 2005 foi o Benfica.

      E o que se passou nesses dois casos? Em ambos o FC Porto cometeu o erro de despedir o treinador a meio da época, e não foi campeão.

      Em 2002 despediu Octávio, e em 2005 despediu primeiro Del Neri e depois Fernandez, terminando com Couceiro.

      Ou seja, a instabilidade no banco do FC Porto prejudicou a equipa, e o clube não foi campeão.

      Assim, podemos dizer que se houver instabilidade no banco, é provável que a regra dos salários já não se verifique.

      O despedimento de um treinador causa sempre perda à equipa, e pode retirar-lhe a possibilidade de ser campeão.



      Portanto, e em resumo, as minhas previsões para a época 2013-2014 são as seguintes:

      - O Benfica é este ano o mais forte candidato ao título, e deverá ser campeão, a não ser que haja qualquer calamidade imprevisível.

      - O FC Porto deverá ser segundo, mas se despedir Paulo Fonseca pode arriscar-se a ficar em terceiro.

      - O Sporting deverá ser terceiro, a não ser que o FC Porto mude de treinador, caso em que o Sporting pode ser segundo.



      * Lendo os relatórios com atenção são estes os números da despesa salarial com jogadores e treinadores, diferentes e menores que a despesa salarial consolidada das SADs, que inclui outros items. No caso do Benfica, por exemplo, é necessário retirar as despesas salariais com outras empresas do clube, como a Benfica TV.

      Domingos Amaral (dezembro de 2013)

      Eliminar
    11. JOSE VIEIRA22/11/18 20:49

      Caro Fernando Lopes,
      Também estou de acordo, falta de Benfiquismo de quem manda no nosso Clube.
      Mas, por muito que gritemos e tragamos argumentos, a maioria dos nossos consócios não quer saber. Se, como tememos (por boas razões ...), perdermos este campeonato, serão 12 campeonatos perdidos em 18 de chefia do futebol por LFV ...
      A coisa custa mais a aceitar quando supostamente o equilíbrio financeiro é nosso e os outros estão pior ...

      Eliminar
  11. Caro Eagle, você já enviou este estudo/análise á direção do Benfica? Se for possivel, faça igualmente sobre o F. Corruptos do Porto, pois a situação deles não será muito melhor que à do seu aliado!
    Pode ser que a nossa direção decida, de uma vez por todas, de investir mais e melhor na equipa principal e contratar um treinador que nos leve á reconquista, afundando estes dois clubes parasitas e poluentes do futebol português! E que deixe de cometer sempre os mesmos erros!
    Parafraseando o Dr Rui Gomes da Silva: "Erros que permitiram que uma equipa com um presidente daqueles perdesse por culpa própria, na última jornada, a hipótese de ter ficado à nossa frente ...
    Erros que permitiram que uma equipa intervencionada pela UEFA, em grande crise financeira (como se continuou e continuará a ver), tenha sido campeã ..."
    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  12. Acaba por ser para mim uma surpresa as grandes dificuldades do Sporting em arranjar investidores para o EO. Parece-me que não deverão passar muito dos 15-20M€ de financiamento por essa via, coisa que está muito próximo do mínimo exigido para o EO ser permitido. Na verdade, este tipo de financiamento com juros tão altos em geral têm uma procura sempre 2 a 3 vezes acima da oferta. Neste caso está quase a metade da oferta máxima. O que é muito peculiar e uma novidade. Destaque também para o facto do Sporting precisar de 30M+juros+acerto para liquidar do anterior EO. Situação verdadeiramente complicada para o novo Presidente e que sinceramente não me parece estar à altura duma situação financeira como esta. O amigo Ricciardi deve andar a minar os apoios ao clube como nunca, visto que os bancos andavam a fazer frete ao Sporting há muito. Ou então houve mesmo o fechar de torneira.

    Só não concordo com a ideia de que se passa que equipas "intervencionadas" ou "falidas" são fáceis de vencer em campo.

    O Porto "intervencionado" era o clube com mais gasto em pessoal. E não comprando ninguém fez regressar muitos jogadores de qualidade que estavam emprestados. O onze base do Porto tinha excelentes executantes.

    O Sporting falido continuava a ter um onze base de qualidade e custos em pessoal muito semelhantes aos do Benfica.

    Houve e há uma forte concorrência desleal de mercado neste momento porque umas vivem acima das suas possibilidades e continuavam a ter forte ajuda da banca e outras cumpriam sem lhes darem as mesmas benesses. Veremos quando será e como será feita a recompra das VMOCs.

    Continuo a ver muita gente falar sobre o contrato da NOS ter sido uma ruína para o Benfica. Há que desmistificar essa ideia. Primeiro, contrato do Benfica em termos financeiros é o melhor dos 3 grandes. É um facto. Não há leitura diferente dos números. Uns venderam mais que outros e por mais tempo. O Benfica foi o que vendeu menos e por menos tempo e mesmo assim os números estavam muito próximos, estando a falar de valores para 10 (!!!) ou 12 (!!!) anos. Podemos falar e debater sobre se 10 anos é demasiado e sobre se daqui a 5 anos não estaremos a perder face ao mercado da altura. Eu acho que o que ganhamos agora a mais (porque acho que 40M€ nesta altura é demasiado face àquilo que o mercado português hoje em dia representa) e possivelmente perderemos nalguns anos para o final do contrato. Dizer que o Benfica tem o pior contrato de entre os 3.... é errado e mentiroso. Não há outra palavra.

    Já agora, seria interessante desmistificar a antecipação de receitas para abater no passivo bancário. A verdade é que o Benfica pagou a divida bancária mas o passivo mantém-se. Há que ter noção disso e porquê. Há que perceber que essa operação custará dinheiro mas certamente muito menos (não temos dados sobre) que os empréstimos bancários. E mais, a exposição à banca é bem mais perigosa do que financiamento pela via EO. Isto para não falar do facto da torneira da banca ter fechado quase abruptamente. Vamos ver quanto de juros o Sporting irá pagar aos bancos se precisar de empréstimo para pagar o EO anterior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só não concordo com a surpresa, ainda não pagaram o último que venceu. E parece que a probabilidade de este correr mal é enorme.

      Mas esta lenga lenga é futil, os adeptos, como não tem que pagar do bolso, entre um clube saudável e uma vitória ao domingo preferem a segunda

      Eliminar
    2. Realmente, a discussão interessante é a forte concorrência desleal pelo facto de andarem a ser ajudados há vários anos pela banca, e ainda não vimos tudo, já que se começa a falar em ajudas futuras.

      O facto que é uma realidade neste momento, eles estão com salários em atraso nas modalidades e serão obrigados de usar o dinheiro que foram pedir ao Wolves pelo Patrício para pagar o calote aos investidores das obrigações.
      Também se fala, as contas não mentem e são fáceis de fazer, que estão a pensar em dispensar ou despedir alguns dos atletas que ganham mais nas modalidades, já que estão com um défice operacional enorme como mostraram os resultados do 1º trimestre, porque no 2º trimestre não há contratos para renovar nem vendas de jogadores. E o dinheiro da NOS já foi.

      O cinto terá de ser apertado, não haverá dinheiro para novos investimentos, apesar das notícias de jogadores que vão saindo nos jornais plantadas pelas empresas de comunicação com quem trabalham, e terão de efectuar algumas vendas. Já se fala em emagrecerem o plantel principal em 25%.

      Eliminar
    3. A conversa de vender jogadores se o EO não for bem sucedido é absurda e só para vender jornais. Ng vende jogadores em Novembro. E se por alguma loucura o Sporting adiasse mais uma vez o pagamento do EO de Maio então nem valeria a pena colocar outro EO no mercado porque ninguém iria subscrever.

      Paulo, geralmente fazem os EO antes de pagar o anterior. A novidade aqui foi a CMVM não ter permitido um EO naquele clima em Maio. Fiquei surpreendido porque de facto nunca tinha sucedido haver tão pouca procura para um EO emitido por um clube.

      Eliminar
    4. "A conversa de vender jogadores se o EO não for bem sucedido é absurda e só para vender jornais. Ng vende jogadores em Novembro."

      Bem, se a ignorância pagasse imposto… Foi o próprio director financeiro do Sporting o tal Salgado Zenha, que o afirmou com todas as letras. E afirmou mais, que não haveria investimentos em novos jogadores e que teriam mesmo de vender jogadores.

      Podem vender jogadores em Novembro, basta chegar a acordo com algum clube que lhes adiante algum dinheiro, para a venda ser realizada em Janeiro. Como se fosse a 1ª vez.
      Mas é mesmo isso que irão fazer porque não atingiram os 30M que esperavam fazer.

      Além disso já têm nesta altura atrasos nos salários e o orçamento para este ano não poderá ser cumprido porque ao contrário do maluco que lá tinham, tentam ajustar as receitas aos custo brutais que possuem e foram criados pelo mesmo psicopata. Por isso, toca a apertar o cinto!!
      De outro modo fecham mesmo! Agora é que não há mesmo volta a dar!

      Se calhar é ele que quer vender jornais. Deve ser sócio de algum jornal.

      Eliminar
  13. Eagle, estes posts só me regozijam quando os ou um dos nossos rivais tiverem que fechar portas.
    E não me venham com Blá blás, a competitividade, o campeonato, o derby e os clássicos, eu quero é que eles se fodam mas muito bem fodidinhos.

    ResponderEliminar
  14. Venho sempre aqui ao blogue, mas raramente comento, por isso gostaria que me respondessem a duas simples perguntas, pode ser?

    Se o SCP e o FCP fossem uma empresa "normal" já nao tinham sido obrigados a fechar as portas? Se sim, porque é que continuam a funcionar?

    Nao é uma questao de SLB vs os outros, é mesmo uma questao de justica social! Deixem de pagar o empréstimo das vossas casas para ver o que acontece. Aos clubes até perdoam dívida... ah já sei, "sao grandes demais para cair"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fossem uma empresa "normal" já tinham sido obrigados a fechar, sim.

      Eliminar
    2. E entao como é continuam a funcionar e a investir em jogadores como se nada fosse?

      Eliminar
    3. Se o Artº 35º do C´digo da Sociedades Comerciais fosse levado à sério, mais de 70% das PME portuguesas estariam de portas fechadas ou em vias de.

      Eliminar
    4. São SADs. E têm muitos activos em forma de jogadores. Os bancos nunca deixarão cair os clubes... mas o cerco parece estar a apertar... a banca nos ultimos 2/3 anos parece realmente ter fechado a torneira.

      Eliminar
    5. Helder Silva22/11/18 18:11

      Ui. Era o inicio de uma guerra civil

      Eliminar
    6. Os bancos neste momento deixam mesmo cair os clubes porque essas são as ordens superiores!
      Embora na questão dos lagartos poderá haver sempre surpresas.
      O problema é que o tipo que os salvou junta da banca, o Ricciardi, agora é oposição aberta.

      Eliminar
  15. http://misterdocafe.blogspot.com/2017/04/obrigacoes-para-que-te-quero.html

    Eagle, costumas ser bom a violar o Mister do Café.
    Qd tiveres um tempo, tenta dar uma resposta à lá bomba, até para gente como eu, perceber melhor esta situação do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual situação do Benfica? O que há para perceber? É clara e límpida com água da nascente.

      O EO da lagartada deve ter recebido à última da hora uma injeção de 5M ou 6M do Sobrinho pelo que chegou aos 25M, mas lá terão de entrar com 5M dos próprios meios para pagar aos pobres dos investidores.

      Eliminar
    2. É engraçado ver essa teoria da bola de neve. Se se aumentasse os EO e não se baixasse passivo era preocupante. Se a ideia é aumentar divida através de EO e eliminar divida bancária.. apoio.

      Eliminar
    3. Jorgen80, a dívida liquida do Benfica já é inferior ao Sporting e o Passivo total (passivo + vmoc's) já é inferior ao do Sporting.

      Não há nada mais para comentar.

      Assunto encerrado.

      Eliminar
  16. Muito têm feito o Porto e até mesmo o Sporting para a menor dimensão que têm. O Porto por exemplo tem um desempenho geral maximizado. O nosso Benfica pelo contrário tem um desempenho muito abaixo do potencial que todos (incluindo os adversários) reconhecem. Isso é que nos lixa a cabeça e preocupa. Temos que fazer um Benfica à luz da grandeza histórica e social do clube!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual desempenho maximado? O Porto está ainda mais falido que a lagartada.
      Concorrência desleal, apesar das ajudas escandalosas do Estado e das autarquias.
      Jogam em 2 estádios emprestados que custaram milhões às autarquias circundantes.
      O Estádio foi subsidiado com ajudas estatais de 300M. Está na investigação do Tribunal de Contas.
      Posso publicar os números!

      Aumentaram o passivo para o dobro nos últimos 3-4 anos, perto de 500 Milhões de euros!
      Meio Bilião de Euros!!!
      Houve-se alguém a falar nisso? A CS fala nisso? Anda calada que nem ratos!!

      Tem um prejuízo acumulado de 125M em resultados líquidos nos últimos 3 anos. Tem um Capital Social nos 100M negativos. Querem mais falido do que isto?

      Se formos pelo orçamento que fizeram para este ano, não contam inverter a situação desastrosa em que se encontram. Entretanto continuam a sofrer sangrias dos melhores jogadores sem receberem nada em troca.

      Como a lagartada, já há jogadores das modalidades com salários em atraso.
      O basket ainda acaba despromovido.
      A formação do futebol está pelas ruas da amargura. Não têm sub-23, a equipa B está no último lugar.
      Não jogam peva!!! Os jogadores são todos medíocres. Não se aproveita um!

      Não estão a cumprir o fair play financeiro e passam pelos pingos da chuva porque a pessoa encarregada da fiscalização junto da UEFA é um fruteiro lá colocado pelo Tiago "cachecol do Porto".
      A corrupção da máfia fruteira chega À UEFA!!



      Eliminar
    2. Estas informações têm que ser mais divulgadas!

      Eliminar
  17. Entretanto eles só anteciparam 28M do contrato televisivo e o seu financeiro continua a dizer que herdou um clube financeiramente sustentável mas com publicidade negativa.
    Se comprarem as Vmoc por tuta e meia reduzem em quase 100 milhões o passivo.
    Mas isso não nos diz respeito. Preocupante é vender um avançado como Jovic com lucro de 6 milhões e investir 40 milhões em Castillo e Ferreyra.

    Bessa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mesmo Jovic que diziam ser negociata e um gasto vergonhoso da direcção?

      Eliminar
    2. Anteciparam apenas 28M? Isso é o valor deste ano. E dos outros? São quase 60M ao todo!!
      Não nos diz respeito? É dinheiro nosso, dos nossos impostos. Olhem-me este!!!

      Preocupante é vender um jogador com lucro quando ainda ficamos com 20% do passe?
      Olhem-me este!!

      Desde quanto investimos 40M em Castillo e Ferreyra?
      Foi isso que a cartilha te colocou nas mãos para escreveres?

      Eliminar
    3. Como é que os 28M são dinheiro dos nossos impostos se os negócios são com NOS e Banca, entidades privadas?

      Eliminar
  18. quinta-feira, 22 de novembro de 2018
    AS MISÉRIAS DE UMA JUSTIÇA DA INJUSTIÇA
    Ataque a Alcochete: PJ e PSP debaixo de fogo do MP
    O Ministério Público (MP) alega que a PJ atrasou a investigação e que a PSP apoiou a liderança de "Mustafá" defendendo que iria ser "pacificador" das claques, depois do juiz Carlos Alexandre o ter libertado em 2015. PSP já reagiu ao DN.
    A Polícia Judiciária (PJ) e a PSP estão debaixo de fogo do Ministério Público (MP) por causa da investigação ao ataque à Academia de Alcochete. Na acusação que deduziu contra os 44 arguidos, entre os quais Bruno de Carvalho e líder da Juve Leo, "Mustafá", a procuradora titular do inquérito, Cândida Vilar, responsabiliza a PJ por atrasos na investigação e a PSP por ter defendido o papel de "Mustafá" como "pacificador" da claque. A Direção da PSP já reagiu ao DN, a PJ promete reagir.
    Segundo esta magistrada do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, a investigação às agressões aos jogadores e elementos da equipa técnica do Sporting, em maio deste ano, "não está totalmente concluída" porque a PJ não facultou " qualquer informação sobre as interceções telefónicas ao alvo André Geraldes".
    Geraldes era na altura team-manager do Sporting e o DIAP tem registos da sua participação em reuniões onde Bruno Carvalho e Nuno Mendes, "Mustafá", terão começado a planear o ataque à Academia. André Geraldes foi detido poucos dias depois dos incidentes, mas por suspeita de estar envolvido num esquema de manipulação de resultados dos jogos de futebol e andebol - o Cashball.
    «O DIAP quis ter acesso às escutas e metadados que a PJ do Porto tinha no âmbito daquele inquérito para extrair as mensagens que acredita existirem e estarem relacionadas com o ataque, mas não conseguiu. "A PJ não transmitiu qualquer informação sobre o conteúdo dos telefonemas e mensagens, sendo certo que alguns deles poderão nem estar transcritos no processo de inquérito de que é titular o magistrado do MP. Acresce o facto de não ter sido possível extrair conteúdos supostamente apagados do telemóvel do arguido Bruno Jacinto, dado que, segundo informação do Sr. Coordenador da PJ, o programa não o permitiu», escreve Cândida Vilar.
    O MP diz estar convencido que "estando o telefone móvel intercetado poderão existir conversas e mensagens que seriam relevantes para a prova", até porque, é sublinhado, "o arguido Bruno Jacinto declarou que tinha avisado por mensagem André Geraldes, de que elementos da claque Juve Leo iam à Academia do SCP".
    No entanto, critica a Procuradora, "nada disto foi confirmado, porquanto a PJ não transmitiu qualquer informação sobre o conteúdo dos telefonemas e mensagens sendo certo que alguns deles poderão nem estar transcritos no processo de inquérito de que é titular o magistrado do MP".

    ResponderEliminar
  19. O DN pediu à PJ que esclarecesse estas situações, mas fonte oficial da Direção Nacional prometeu "para breve" uma reação.
    Carlos Alexandre libertou, PSP apoiou
    Em relação à PSP, a magistrada do DIAP responsável pela investigação de Alcochete descreve o papel desta força de segurança na libertação de "Mustafá" em 2015, quando foi detido pela prática de crimes de associação criminosa, roubo e sequestro.
    Na altura, o juiz de instrução Carlos Alexandre considerou que o arguido "estava arrependido dos crimes imputados e que existiam condições objetivas de segurança para o libertar". Segundo escreve a procuradora no despacho de acusação, essa posição foi "secundada pelo Núcleo de Informações Policiais da PSP, considerando-se aí, que o arguido Nuno Mendes, apesar de ter sido preso pelos crimes de associação criminosa, roubo e sequestro, era um elemento respeitado pela larga maioria de adeptos da Juve Leo, era um "fator pacificador no seio do Grupo Organizado de Adeptos (GOA) e contribuía para a diminuição drástica de utilização de artefactos pirotécnicos na bancada do Estádio José de Alvalade e em todas as bancadas onde estão adeptos do Sporting afetos à Juve Leo".
    Cândida Vilar diz que "aproveitando-se da situação de se encontrar em liberdade e de saber que a Unidade Metropolitana de Informações Desportivas (UMID) da PSP o considerava um elemento pacificador da claque, o arguido Nuno Mendes, bem como outros elementos que o apoiavam, apresentam-se numa lista única à liderança da Juve Leo, sendo o arguido eleito presidente em outubro de 2016".
    Mas, descreve a procuradora, "Mustafá" reuniu um "núcleo próximo" que integrava vários dos atuais arguidos do caso de Alcochete, "cumprindo as ordens que lhes eram transmitidas, designadamente, a prática de agressões dentro e fora do estádio, introduzir tochas e outros artefactos pirotécnicos no interior dos estádios e lançá-los, quando Nuno Mendes, através de diretivas, determinava à prática dessas acções, sendo que a PSP registou durante a época de 2017/18, 15 deflagrações ou posse de artefactos pirotécnicos e 17 processos crimes a elementos da Juventude Leonina".
    Vilar sublinha que, em vez de uma claque pacificada, "com a eleição de Nuno Mendes, a Juve Leo passou a ser o suporte institucional que o grupo mais radical de adeptos do SCP, entre os quais os arguidos, decidiram utilizar para viabilizar o prosseguimento das atividades criminosas a que se propunham e que se traduziam na prática de agressões e outras ações violentas, designadamente no lançamento de tochas durante os jogos, agressões a adeptos rivais e a elementos das forças de segurança".
    (Valentina Marcelino, DN, 21/11/2018)
    E pronto! Temos mais uma prova do que o POVO PORTUGUÊS já pressentia como uma realidade efectiva!
    É um sentimento latente no sentir comum do POVO, daquele POVO em que não entram os homens do poder económico, político, clubístico e aos quais se têm vindo a aproximar, agora sem a mínima pudicícia, as autoridades judiciárias, strito sensu, e as autoridades subsidiárias, as administrativas, da aplicação efectiva do Direito, fazendo Justiça que seja mesmo Justiça.
    Não há liberdade sem responsabilidade e supremacia do Direito sobre o crime. As autoridades judiciárias e administrativas foram incumbidas pelo POVO para, em nome dele, combaterem esse crime por todos os meios, fazendo prevalecer os valores éticos que a sociedade erigiu para que a liberdade e a democracia prevalecessem sobre a libertinagem e o crime.
    E estas autoridades subverteram esses valores da Justiça onde assenta a liberdade e a democracia, ou seja, o Estado de Direito.

    ResponderEliminar
  20. Sujeitando-nos ao meio desportivo em que a peça jornalística nos situa, em especial o reino futebolístico, essas autoridades, em especial num certo recanto do País que todos conhecem mas já com ramificações em todo o Portugal, e em favor de uma organização criminosa impune, com desmandos que já vêm de há mais de 30 anos, começaram por denegar a Justiça e consagraram na prática a sacralização essencial da sua negação.
    Falamos da impunidade dos criminosos confessos!
    Esta impunidade foi o fermento para toda a impunidade que levou à prática constante dos crimes, após uma organização dela reincidentemente beneficiada se sentir obviamente galvanizada para praticar o crime quando e da forma que mais lhe convém.
    O exemplo mais recente e elucidativo foi o roubo de correspondência privada e, mais do que isso, a permissão da sua divulgação pública – divulgação que, de per si, constitui um crime – truncada de maneira a cometer o cometimento de mais outro crime, perante autoridades judiciárias inactivas, com prova completa para uma cabal e rápida punição dos criminosos!
    Pior do que isso, tal o sentimento da comunidade!
    Estas autoridades judiciais e administrativas nunca, como agora, se mostraram tão descaradas em serviço, em serviço de favor aos criminosos! Galvanizadas pela impunidade que elas próprias consagraram, se sentem protegidas naturalmente pela mesma impunidade, conquanto de vez em quando, não se sabe se para disfarçar, haja uma condenaçãozinha simulada!
    Uma simulada aplicação de uma justiça blasfema da Justiça em que as autoridades judiciárias superiores dos simuladamente condenados continuam placidamente a dormir e os legítimos e inevitáveis, num Estado de Direito – julgava o POVO nuns resquícios da sua ingenuidade – processos disciplinares ficam nas gavetas da mesma impunidade!
    A Justiça e o Direito, no desporto português, foram espezinhados por quem detinha, em nome do POVO, o poder de aplicar a mesma Justiça e fazer triunfar o mesmo Direito.
    E nas autoridades judiciárias e administrativas vêem-se nichos, cada vez mais ramificados e engrossados, que actuam tão impunes quanto aqueles que tornaram impunes!
    E mais criminosos ainda quanto traidores de uma segurança e de uma certeza nas suas vidas, que só a aplicação da Justiça na consagração do Direito pode proporcionar e que era e é devida a um POVO em nome do qual foram incumbidos de salvaguardar esses valores supremos da vida humana!
    POVO que é espezinhado e, ainda por cima, sujeito a pagar com os seus impostos as mordomias de uma vergonhosa impunidade!
    Publicada por GIL VICENTE à(s) 12:18

    ResponderEliminar
  21. Preocupa me o descalabro do meu Clube. Os outros.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de concordar contigo. Tanto a lagartada como a frutaria estão mesmo nas lonas, nos mínimos!!

      Eliminar
  22. Tiraste curso de gestão?
    Investes na bolsa?

    Gosto bastante das tuas análises. Eu invisto na bolsa Americana. Gostava de um parceiro. Diz qualquer coisa por aqui que se for o caso falamos por E-Mail.

    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu invisto em Wall Street há quase 20 anos. Agora é esperar que o mercado bata no fundo para então se poder entrar em força.

      "Yesterday the NDX/NAZ made lower lows for their downtrends. While the SPX/DOW have not, we were not expecting that. This suggests their Intermediate wave A downtrends are continuing. Which also suggests the SPX/DOW may follow in an extended downtrend. Hard to pinpoint at the moment what lies immediately ahead. But we did notice that the NAZ, and only the NAZ, appears to have done five waves down from its bull market high. The other three indices are all in a-b-c mode. If this is the case it might help us identify the bear market low as it is unfolding.
      Short term support is at the 2632 and 2594 pivots, with resistance at the 2656 and 2731 pivots."

      Penso que o mercado irá abaixo dos 2500 (SPY) lá para fins de Janeiro. Terá de primeiro fazer 5 waves é o meu palpite antes de bater no fundo.
      Pacience is the name of the game.
      Good luck!!


      Eliminar
    2. Meu caro
      Na bolsa tens o bull market e o bear market, e tens de analisar os rácios fundamentais das empresas (em relação ao Balanço e D. Resultados), para verificar se o Market Value está ajustado.
      A má divulgação e a informação oculta em muitas empresas ajudam a esconder buracos (vide BES e GES, Sporting Clube e SAD e SGPS).
      É sempre um negócio de risco!

      Abraço

      Eliminar
    3. O comentário que fiz sobre os mercados é baseado nos indices. Deixei de investir em empresas há muito tempo.
      ETF´s dos índices, SPY, QQQ, DIA e IWM.
      O mercado neste momento está num downtrend, não é uma simples correção.
      Ainda estamos num bull market, mas provavelmente iremos entrar num bear market lá mais para o fim do ano, princípio do próximo.
      Depois é esperar para que bata no fundo.

      Neste momento, os fundamentos das empresas não têm qualquer influência nas quotações.
      Exemplo: a Apple (AAPL) já desvalorizou mais de 30% (entrou em bear market). Mas os fundamentos são os mesmos de há 1 ou 2 meses.
      E como a Apple também a Amazon, a Microsoft, a Google, etc.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking