O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 4 de setembro de 2018

"Aquela bela chapada"

. 102 comentários

O artigo seguinte é da autoria de um benfiquista e que habitualmente partilha as suas ideias através de comentários nos vários posts. Obrigado por teres aceite o desafio, GG.


"Na época 2015/16, Rui Vitória entra no Benfica com uma herança pesada. 

Jorge Jesus tinha acabado de ser bicampeão nacional, tendo mais um campeonato, várias taças e duas finais europeias... sempre com investimentos fortes nos plantéis. 

Se alguém acha, que é mais fácil entrar numa equipa ganhadora, do que numa equipa perdedora, está redondamente enganado, ainda para mais, quando é pedido a Rui Vitória uma mudança de paradigma desportivo no clube. Havia que começar a apostar na formação e justificar o investimento forte no projecto Seixal

Mas atenção! Continuar a ganhar, desinvestindo. 
Paradigma de Rui Vitória ao chegar a uma equipa bicampeã... 

Impor o seu modelo, sistema táctico e ideias, ou absorver o que de bom herdava, ajustando com ideias próprias? 

A sua época de estreia foi complicadíssima na qual valeu quase tudo. 

Era uma época, em que o alvo mais frágil era ele próprio... pois o clube, os jogadores e a estrutura, eram ganhadores. O nojo verde sabendo disso, aparece na máxima força, coordenado e dirigido pela pessoa mais asquerosa da história do futebol português. 

O nosso treinador inicia a época com um discurso construtivo, respeitoso e cordial, sendo alvo de gozo permanentemente e repugnante, por parte do treinador que defendia as nossas cores no ano anterior. (Nunca nenhum benfiquista se poderá esquecer dos protagonistas) 
A imprensa essa, deliciava-se... 

Resultado! Rui Vitória ganhou! Ganhámos! 

Continuou a ganhar o campeonato nacional no ano seguinte, fazendo também uma tremenda liga dos campeões. Recebendo mesmo, rasgados elogios de um dos melhores treinadores do mundo. 

Para alguns artistas e para a imprensa, a valorização dos créditos do campeão Rui Vitória nesses dois anos, foram quase todos atribuídos ao antigo treinador. Tentaram mesmo, incutir-nos a ideia, de que é realmente possível isso acontecer... 

Para essa gente, afinal, Jorge Jesus não perdeu no Sporting. Treinando o Sporting, foi bicampeão no Benfica! Bravo! 

No plano desportivo, os planteis de Rui Vitória foram anualmente perdendo valor. 

Sem os investimentos de outrora, soube sempre encontrar soluções internas, lançando jogadores jovens, nunca levantando ondas para o exterior, mas dizendo sempre o que pensa internamente... onde realmente interessa discutir! 

Após ser bicampeão com Rui Vitória, as apostas no Benfica, são as mesmas soluções internas das épocas anteriores. 

Mas quem anda nisto há algum tempo, percebe e sabe, que nem sempre resulta. É impossível resultar sempre! 

A conclusão, foi uma época completamente falhada! 
Mas não é, por nem sempre resultar, que o projecto pode ou deve ser colocado em causa quando realmente se acredita nele

Acho piada ao facto de muitos acharem, que é fácil lançar jovens depois de os verem impor-se em campo. 

Os riscos são grandes, mas a coragem imensa de quem os lidera. 

Afinal de contas falamos do Benfica, onde se exige vitórias, exibições e acima de tudo títulos. 

Desde que Rui Vitória é treinador, vários foram os jovens que tiveram a porta aberta no plantel principal. Jogadores como, João Teixeira, Nuno Santos, Luka Jovic, Clésio, Ederson, Lindelof, Nelson Semedo, Yuri, Pedro Pereira, Kalaica, André Horta, Gonçalo Guedes, Zé Gomes, Varela, João Carvalho, Keaton Parks, Chrien, Diogo Gonçalves, Ruben Dias, João Felix, Gedson Fernandes, provam que vale a pena acreditar e trabalhar diariamente, sabendo que afinal, não é necessário nascer 10x para ter uma oportunidade, pois sabem que na equipa sénior existe alguém que olha para eles. 

Época 2018/19, o Benfica teve finalmente investimento visível no plantel de Rui Vitória. 

Mas com jogos complicadíssimos na fase inicial, o nosso treinador inteligentemente, opta por não mexer muito. Tenta manter um "11" que se conheça bem, pois sabe que numa fase inicial, é mais importante rotinas de equipa, do que propriamente a qualidade individual de quem integra o plantel. 

O começo de época era muito exigente e complicado mas foi muito bem conseguido e executado, sem abébias e facilitismos de calendários que só existem para alguns. 

Ganhámos e empatamos sendo que, fomos sempre superiores a todas as equipas que defrontamos. Praticamos bom futebol, com o nosso treinador a mexer bem, mudando jogos com substituições e alterações tácticas. 

Ainda assim, Rui Vitória, é alvo de críticas por adeptos, adversários e jornalistas, por não rodar a equipa e por mais um par de botas... Palmas para todos! 

Os mesmos demagogos que o criticam, ficaram espantados por Rui Vitória chegar à conferência de imprensa na Grécia, sério, sisudo e sem sorrir, enviar alguns recados. 

Tão espantados ficaram, que o criticaram logo de seguida pela postura... 

Não foi só na Grécia meus caros. Desde o inicio da época, que vejo um Rui Vitória diferente no discurso... e bem! 

O nosso treinador percebeu finalmente que o seu low profile, faz com que seja alvo fácil nas derrotas e nunca co-autor nas vitórias. 

Tem que puxar dos galões para si. 

Se assim não for, poucos são os que lhe darão valor num mundo jornalístico que gosta é de Sérgios, Jesus e Mourinhos lda. 

Gostam muito de todos os que de alguma forma, fazem capas com frases sacadas de discursos arrogantes, polémicos e pouco cordiais para com colegas de profissão, agentes, dirigentes e 
entidades... esses sim, são grandes técnicos.



Exemplos claros dessa imprensa, são os Malheiros das tv´s... 

Sempre que podem, aparecem apontando a Rui Vitória, a falta de qualidade nos processos por jogos menos conseguidos. Já nas vitórias, é o individualismo dos jogadores que faz a diferença. Uau! 

Já quando lhes é pedido análise a Sergio Conceição, Jorge Jesus, Peseiro, Abel, Luís Castro, Paulo Fonseca, Folha, Marco Silva e tantos mais, percebe-se a isenção, com treinadores que só falta a estátua. 

Opiniões de pessoas pagas para comentar, nunca para decidir, bravo! 

O que são processos e deficiência nos processos? 
Qual é a equipa, que não faz um "jogo menos conseguido", que não falhe nos processos? 

O FCP de Sérgio Conceição ontem ganhou. Que jogão fez, no que diz respeito a processos do seu treinador? 

E no jogo anterior com o Guimarães? E com o Belenenses? 
Nem uma palavra crítica dos experts ouvimos, nem ouviremos... Estranho? Não! 

Respeito todos os treinadores. 

Percebo que não é fácil incutir e executar ideias durante 90m. Percebo que existem vicissitudes... que existem momentos... que existem rotinas que se alteram com jogadores que saem... e um sem número de pormenores que levam equipas, a ter momentos diferentes ao longo de um jogo e de uma época... 

Já esta gente "expert", que é paga para comentar o trabalho dos outros, infelizmente é movida por interesses e opiniões parciais, desgastando imagens de uns e abrilhantando as de outros. 

Rui Vitória pode não ser o melhor treinador do mundo, mas é o nosso e merece respeito por todo o trabalho que tem feito. 

Respeito esse, que deve começar por nós benfiquistas e exigido por nós benfiquistas. 

Sei que vivemos um momento conturbado extra futebol, e de desconfiança de tudo e todos justificada... mas chegarmos ao cúmulo, de que quem defende ideias próprias, o clube, o treinador e aplaude a equipa em momentos menos bons, ser apelidado de avençado, benfiquista pimba ou pseudobenfiquista e ao invés quem crítica, ser isento nas ideias e benfiquista de coração... 

É só ridículo, pensem nisso! 
Se não nos unirmos à volta do que nos une, oportunidades não faltam, para embarcar no que nos separa. 

Rui Vitória enviou a toda esta gente, a primeira grande chapada de luva branca da época. 
Torço por outras que se seguirão... 

Saudações benfiquistas"
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

102 comentários

  1. https://youtu.be/oidC1tY-GcU o que é feito deste senhor??

    ResponderEliminar
  2. Uma chapada de luvas bem negras e com cheiro a trampa dá LFV e esta direção todos os dias aos Benfiquistas.

    Estamos em Setembro, já passaram 4 dias depois da inscrição de Bueno pelo Porto e LFV afilhado de Pinto Peido voltou a hibernar não fosse chatear o seu padrinho futebolístico D.Pinto Corleone e ele se desbocasse dos " podres " do afilhado quando LFV era o seu moço de recados e andavam a festejar golos do Porto contra o Benfica.

    #Vergonha de ter um Presidente quase Dragão de Ouro e que muitos dizem nem se puder candidatar, já que não cumpre os requisitos estatutários do clube e permitiu que o nome do Benfica virasse merda a nível mundial.

    #QueroumBenficagrande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente esta direção e os seus boys de fuzilamento de Benfiquistas todos se escondem quando é para defender o SLB, mas quando surge um Benfiquista a colocar algo em causa saiem todos da toca a ofenderam de tudo esse Benfiquista.Aí aparecem todos.

      O Benfiquista é visto como uma doença , e começa a estar em vias-de-extinção dentro do SLB.

      Eliminar
    2. Jorge II4/9/18 18:23

      Só agora reparei que temos o mesmo nick.

      Para não existir confusões vou começar a utilizar Jorge II

      Fika bem

      Eliminar
    3. Caro Jorge,

      Não percebeu nada do Post (excelente diga-se de passagem|) pois o que lhe interessa é criticar LFV!
      O Benfica não é, não pode, nem deve ser aqui lo que imagina - uma estrutura que anda ao sabor do vento com um presidente a falar por tudo e por nada! Esse Sr que está na sua mente é a Bruno de Carvalho e não alguém decente.
      A história de LFV não ser benfiquista cheira mal!

      Eliminar
    4. Não vale a pena o 1 e 2..são os jorges desta vida que tofos conhecemos...Ditos Benquistas...pagos para este trabalho? Fica a dúvida...
      Quanto ao texto do GG, muito bem.Eu não faria melhor.

      Eliminar
    5. Obrigado Pedro e caríssimo Sócio SLB ;)

      Eliminar
  3. Está bem argumentado e concordo com grande parte.

    Mas a tudo isto é preciso equilibrar com vários outros factos e factores, nomeadamente: a escandalosa estatística de falta de vitórias contra o Porto e Sporting (já sei que são 2 jogos ao ano com cada uma e que interessa é ser campeão e ganhar aos pequenos. Mas são nestes jogos que mais se evidenciam as virtudes e as lacunas de um treinador.)
    Outro: a escandalosa prestação na LC no ano passado.
    Outra: se é verdade que é de louvar a aposta nos jovens, há vezes que parece que vai mais na fezada do que outra coisa: (Clésio, Kalaica, Keaton Parks, Chrien e Diogo Gonçalves - este que jogou, jogou, jogou quando não justificava e no final sai emprestado).
    Outro: a insistência em fazer jogar vários jogadores em clara falta de forma em detrimento de outros.
    Por fim, é incontornável uma questão: o futebol praticado é muito fraco em termos exibicionais. Acima de tudo interessa os três pontos mas, verdade seja dita, dele não vem nada artístico nem nenhuma alteração no jogo que se reconheça de estratega que viu o que nenhum de nós viu e deu certo. Se é verdade que nos primeiros anos tinha melhor equipa e praticou melhor futebol, e é inegável que aproveitou, e bem e inteligentemente, a herança que vinha de trás, quando impôs a sua ideia - 4-3-3 -, o futebol praticado desceu vertiginosamente face ao praticado quando cá chegou.

    No fundo, respeito-o, serei sempre agradecido pelo que nos deu e não suporto quando não benfiquistas o atacam mas não o reconheço como sendo um grande treinador como o Benfica merece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se depois do terceiro golo em Salónica nada de artístico vem do futebol do Benfica, está tudo dito.

      Eliminar
    2. Obrigado João.
      O treinador é que trabalha com eles diariamente e embora, eu ou tu achemos que A, B ou C é que deveria jogar, quem os treina, tem uma percepção mais correcta do momento e da dedicação de cada jogador.
      Diogo Gonçalves nunca poderá dizer que não teve oportunidades, e se as teve de forma mais regular, é porque trabalhava bem e Rui Vitória acreditava nele. Mas chega um momento que o treinador não pode perpetuar titularidades, só como o acreditar e pelos treinos. O jogador tem que provar nos jogos a aposta. Infelizmente o Diogo não conseguiu.

      Todos nós queremos ganhar os jogos todos. Se for contra os ditos grandes ainda mais, faz parte do sentimento comum do adepto.
      Nem sempre é possível, e se é verdade que Rui Vitória tem uma % baixa de vitórias, também é verdade que a % de jogos grandes que não perde é bastante aceitável.
      Acho que este ano o mesmo 433 tem-nos dado jogos de elevada qualidade, espero que se mantenha até ao final da época.

      Eliminar
    3. GG,se no seu entender, Rui Vitória tem uma "percentagem alta de jogos grandes que NÃO PERDE" então significa que tem também uma percentagem alta de jogos grandes que PERDE, já que as derrotas e os empates se equivalem...fraco com os fortes é o treinador do Benfica.
      Saudações Benfiquistas.

      Eliminar
  4. GG , muitos parabens por este post , podia ter sido eu a escrever , nao mudava uma virgula , reconhecimento e gratidão é muito bonito.
    O problema do RV , é ser gordo e ter cara de transmontano , a verdade é esta , se fosse o mesmo treinador com fisionomia de Marco Silva, Paulo Fonseca ,Mourinho etc, era diferente.
    GG so apontava que o RV bateu o numero de pontos , numero de vitorias , numero de golos marcados e foi a equipa com menos golos sofridos.
    E nunca andou na Liga Europa , duas vezes na Champions a cair com os melhores e um ano desastroso a nivel de champions , ja o mago JJ com planteis com Witsels ,Saviolas , Aimares , e muitos outros , por 1vez passou a fase de grupo da champions e levou 5 no dragao , perdeu a taça de portugal para este mesmo treinador ,e perdeu o campeonato para Vitor Pereira e uma final para o Braga ,já Rui Vitoria fez aquilo que mais ninguem fez , ganhar ao AT Madrid em casa deles. Auch

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Bruno.
      Sim, tens razão que poderia aprofundar mais em termos de resultados e estatísticas, mas o post já ia longo e muita coisa ficou por dizer.

      Rui Vitória já esteve mais gordo e coxeia menos, pode ser que olhem para ele de outra forma este ano ;)

      Eliminar
  5. Benfica Sempre4/9/18 18:13

    Excelente post GG!
    Fico à espera de mais!
    Abraço e Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  6. Muito bem GG. Poucos foram os não pediram a cabeça de Vitória antes mesmo da época começar. Fui contra, porque achava (e acho) que, dada a avalanche de jogos e de jogadores novos, seria suicídio mudar também de treinador. E Vitória foi inteligente, não mudou quase nada em relação à equipa da época passada. E apostou num jovem que não precisou de nascer 10 vezes. Jovem, Gedson, que tem sido de determinante. Como bem dizes, "na fase inicial, o nosso treinador inteligentemente, opta por não mexer muito. Tenta manter um "11" que se conheça bem, pois sabe que numa fase inicial, é mais importante rotinas de equipa".
    Rui Vitória é o treinador certo no tempo certo para o Benfica.
    E a azia é muita, em muita gente. Nos malheiros desta vida.
    E agora rumo à...reconquista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado F.L.
      O Malheiro tem uma cruzada contra Rui Vitória, mas não é o único. Talvez um dia se perceba o porquê!
      Também concordo contigo. Rui Vitória é o homem certo para o momento e política actual. Mas está no Benfica, não basta isso... tem que apresentar resultados.
      Tenho enorme confiança nesta época.

      Eliminar
  7. Post muito lucido na minha opiniao. Boa leitura GG.

    ResponderEliminar
  8. Premissa que não lembra o Diabo: é mais difícil entrar numa equipa bicampeã, com processo de jogo bem consolidado, e mecanismos defensivos ultra trabalhados, do que numa equipa onde nada disto acontecia. Depois a falácia do costume: os anos de vitória foram anos de desinvestimento. Mentira, redonda mentira. O último ano de Jesus sim, foi um ano que se pode considerar de desinvestimento, só me lembro da chegada do Talisca, como jogador relevante, e ainda perdeu o melhor jogador em Janeiro. O primeiro ano de vitória não foi ano de desinvestimento, até porque vieira queria mostrar que continuava a ganhar mesmo sem Jesus. Por isso, não saiu nenhum jogador importante, ou se saiu foi o Lima, mas chegaram: Mitroglu, que foi decisivo para o título, e era para ir para o Sporting, e Jiménez, jogador mais caro da história do Benfica. No segundo ano de vitória chegaram: Rafa, segundo jogador mais caro da história do Benfica e Cervi. Só o terceiro ano é que foi de desinvestimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaquim Rato,

      Não concordo consigo sobre o ser mais fácil pegar numa equipa campeã.
      É tão fácil que muitas vezes o treinador acaba despedido. Veja-se o que aconteceu no Manchester United pós Ferguson, no Inter pós-Mourinho ou no PSG pós Blanc!
      Claro que construir uma equipa vencedora também é muito difícil, e nesse particular dou mérito a JJ.
      O último ano de JJ o Benfica garantiu Jonas, Talisca, Tristante, Samaris, Bebé ( pedido de JJ), Pizzi ( regressado); Júlio César; Loris Benito, Derley, Eliseu ... mais de 38M€, enquanto este ano gastou menos de 30M€.

      Eliminar
    2. Ai não? O Belá Guttmann na sua segunda passagem pelo Benfica, borrou a cueca nas últimas jornadas e nem um título ganhou com uma super equipa. Isto depois de um Tri. Acontece a todos...

      Eliminar
    3. Joaquim e Pedro,
      Não disse que era mais difícil, disse "quem pensa que é mais fácil".
      Isto tem tudo a ver com gestão de expectativas.
      Se entras numa equipa bicampeã, o que os teus adeptos e direção te pedem é no mínimo o mesmo. Ao invés, se entras num Sporting da vida, e lutas até ao fim do campeonato mas não ganhas... levam-te num andor embora não toquem no prato há 16 anos.

      A tolerância e tranquilidade para trabalhar, é completamente diferente diferente.

      Eliminar
    4. Sim Joaquim, tivemos essas contratações esporádicas de Rafa e Gimenez que talvez nivelem no total em comparação com os seu antecessor.

      Mas na época passada que o Benfica não ganha, investimos 10M€ em compras e vendemos 130M€.
      Para encontrarmos uma época similar em compras temos que recuar até 2006/2007.

      Eliminar
  9. Jorge II4/9/18 18:32

    Podemos dourar a pilula mas a realidade é que a equipa de futebol do Benfica a kada ano que paxa ta menos competitiva e komexa a fikar no pelotão das equipas europeias de 6categoria.

    Já nem kom equipas médias europeias conseguimos ser competitivos.

    O Benfica ta transformado num clube pequenito , aparentemente refém dos interesses de Jorge Mendes.

    Coneçamos a ser o refugo da Europa.O ano passado fomos mesmo o lixo.Batemos os records todos negativos da competição Champions.

    Lfv é um dos maiores flops do futebol tuga safa-se graças ao pelotão de fuzilamento de Benfiquistas que montou para ter boa imprensa.

    Enquanto isso o nome do Benfica anda como anda e o Benfica na Champions é a Académica da competições tugas.Um clube simpático mas que desportivamente é desastroso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Detesto quem em vez de contrariar um argumento aponta erros de português tentando relevar para segundo plano a discussão e manter-se numa suposta superioridade argumentativa sem ter argumentos para isso, mas porra, dá para escrever na mesma língua?

      Eliminar
    2. Agora em Português, por favor...

      Eliminar
  10. Primeiro que nada saudar a isenção e sentido de liberdade deste blog, onde todos têm direito à sua opinião.

    Depois dizer que assino por baixo. Admiro Rui Vitória enquanto pessoa e enquanto treinador. E acredito que, ainda que muitos que por aqui o criticam sejam apenas dragartos aziados ou avençados, também temos certamente muitos benfiquistas. Cada um tem direito à sua opinião, mas, no mínimo, respeitem o homem. É que ele dá-se ao respeito, ao contrário do antecessor por exemplo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais Gus.
      Também eu assino todo o teu post.

      Eliminar
  11. JOSE VIEIRA4/9/18 19:02

    Acho normal a controvérsia sobre o Rui Vitória. Do lado positivo, os dois primeiros títulos - o primeiro dos quais particularmente saboroso, por tudo o que rodeou essa época -, os dois apuramentos da fase de grupos da Liga dos Campeões, um dos quais com disputa dos quartos de final (um luxo no Benfica contemporâneo) e o lançamento de vários jogadores jovens (Nelson Semedo, Rúben Dias, Gedson, Ederson, etc.), infelizmente quase todos vendidos na voragem comercial de LFV.
    Do lado negativo, um futebol quase sempre bisonho (no 4,4,2 e no 4,3,3), com poucas soluções de jogo e jogadas trabalhadas, muito dependente da inspiração momentânea dos melhores jogadores (o que curiosamente parece estar a ser superado neste início de época), um discurso para adormecer elefantes, de tão enfadonho, a subserviência quase cega ao modelo presidencial, de que a colocação em jogo do Svilar na Liga dos Campeões com o MU constitui exemplo elucidativo (e bem negativo). A perda do penta foi obra de LFV e não cometo a injustiça de a imputar a Rui Vitória.
    Gostava de ver no Benfica um treinador com outro currículo, capaz de simultaneamente impor uma inflexão da política interna do LFV, de vender sempre os melhores jogadores (quando pode ...), dado que os sócios do Benfica não o fazem, e de lançar finalmente o nosso Clube na reconquista europeia do seu prestígio e posição como um dos grandes da Europa, infelizmente perdida no início da década de noventa com Damásio e Artur Jorge, de tão má memória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que dizer de um plantel de 31 jogadores?
      Há mais algum treinador a trabalhar assim?
      E disse recentemente que considerava o plantel equilibrado...

      Eliminar
    2. Caro José,

      Respeito a sua opinião, mas não é a minha.
      Os discursos e a subserviência é a tal teoria que a imprensa pretende passar. Eles preferem outro tipo de ambientes onde vale quase tudo...
      O qualidade futebolística nem sempre foi a ideal, mas este ano ainda não vi nenhuma equipa a praticar melhor futebol que este Benfica.
      As poucas soluções, jogadas pouco trabalhadas e viver da inspiração individual choca com a realidade mas é o tal discurso que aponto aos tais Malheiros. Tanto insistem, tanto insistem, que um dia parecem ter razão.

      Eliminar
    3. Já agora, pelo que percebi do seu discurso, o LFV que perdeu o Penta, deverá ter sucedido a outro presidente qualquer que ganhou o Tetra.

      Eliminar
    4. JOSE VIEIRA4/9/18 20:59

      Caro GG,
      Termos opiniões diferentes é a normalidade da vida e quando exprimidas de forma correcta e educada é salutar. Peço-lhe apenas que não me confunda com qualquer outra pessoa, pois, tenho a minha visão das coisas. Admito sem dificuldade que este ano a qualidade de jogo aumentou, mas lembro-me bem do futebol de área a área com o Renato Sanches e do pontapé para a frente do Ederson na época seguinte (a segunda do RV). Mas respeito naturalmente a sua opinião.
      Sou um grande crítico do LFV e como estive no passado nos órgãos sociais do Benfica tive oportunidade de apreciar um estilo que não aprecio de todo. LFV ganhou o Tetra, mas no espaço de tempo em que chefia o futebol do Benfica (desde 2001, com Vilarinho) compare com os títulos nacionais do FCP e já agora faça a média de títulos nacionais (campeonatos) e compare com os de LFV. E nenhum Presidente do nosso SLB teve o liderança por tanto tempo seguido (nem sequer de modo aproximado).
      Estou absolutamente convencido de que os sócios acabarão por perceber que LFV está esgotado no Benfica, permanece lá por razões pessoais e, neste momento, é mais pernicioso que benéfico para o Clube. Tenho, porém, a consciência clara que a maioria do benfiquismo ainda pensa de modo diverso (desgraçadamente). Trata-se, porém, de discussão para outro tópico.

      Eliminar
    5. As boas conversas, educadas e cordiais devem ser mantidas em todo o lado, independentemente dos seus intervenientes. Contará comigo sempre para tal...

      Temos uma visão diferente certamente, e não será por isso que eu, ou o José esteja certo. O que eu acho, é que muitos erros foram cometidos na época passada, mas só os vemos como tal, porque não ganhámos. E não estivemos assim tão longe...
      Se é verdade toda a estatística com títulos do FCP, também é verdade que LFV retirou o Benfica da maior crise de sempre (títulos e finanças).

      Não acho que o projecto esteja esgotado, aliás, acho mesmo que o Benfica tem evoluído muitíssimo na sua visão de futuro.
      Outra discussão já poderemos ter em relação à credibilidade actual, que atribuímos aos intervenientes do projecto. Aí talvez estejamos de acordo, com todos os processos jurídicos que envolvem o nome do Benfica.

      Eliminar
    6. Sr Jose Vieira, o que veio desenterrar... caramba, então o Sr LFV está no Benfica desde 2001??? veja lá bem estes senhores que só se querem lembrar dos últimos 8 anos... Os outros 9 anos apagam-se com uma borracha e deixam de fazer parte do histórico do presidente. É a ideia do copo sempre cheio... esquecemos os anos negativos e relevamos apenas os vitoriosos. Pois o problema é que a maioria dos adeptos Benfiquistas se esquecem que este presidente está no Benfica há 17 anos.

      Eliminar
  12. O Vieira que comece a pensar é colocara o lugar à disposição se for verdade as últimas que acabam de sair. Estou farto de ver o nome do nosso clube achincalhado. Não fosse estes escândalos, e já tinha vendido metade do plantel. Só se engana quem quer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José L.4/9/18 20:14

      Rapidamente os lacaios dele vêm aqui dizer que é tudo uma cabala, que a justiça está feita contra o Benfica, etc. Eu até admito que exista gente que não é séria lá pela pj e mp, mas caramba, é o Paulo Gonçalves e o Vieira que são mais credíveis? Obviamente que o Paulo Gonçalves espiava em favor da nossa sad.

      Eliminar
  13. Anónimo4/9/18 19:05

    tudo o que disse está +/- correcto. mas faltam aí os erros de palmatória, tais como:

    - aposta abusiva e auto-mutiladora em filipe augusto quando tina samaris, andre horta, gedson, etc, etc
    - dispensa de mitroglou, jimenez e talisca
    - aposta em svilar, varela, gabigol, douglas, luisão- todos jogadores sem categoria para o Benfica
    - insistencia de pizzi a 8 num 4-4-2 que valeu 0 pontos na champions.
    - pouca audacia e muitos resultados negativos nos duelos com porto e sporting
    - etc, etc, etc,

    não é por agora enfiar 4 ao paok (equipa muito inferior por ex. ao v. guimaraes) que o rui vitoria é o maior.
    ganhar a paoks, a nacionais, a moreirenses é importante mas é fundamental tb ganhar a porto, a sporting, a ajax, a basileias, a cska, a juventus, a real madrid, etc, etc

    benfiquista a serio

    ResponderEliminar
  14. Excelente Post,

    Rui Vitória é de facto um treinador que é excelente profissional, que sabe criar dinâmicas de grupo, que é coerente e que não considera importante ser mal educado para ser aceite pela microcefalia e acefalia dominante.
    Alguém que sabe o que faz e acredita no seu valor não precisa de se vangloriar a si próprio!

    Já o clube dos sábios conhece sempre as melhores soluções e vê sempre negro em todo o lado:
    - é a equipa que não tem fio de jogo ( se alguém lhes perguntar o que fio de jogo normalmente não sabem explicar!)
    - é o treinador que não arrisca . Aliás alguém que durante dois anos e meio jogou com 2 avançados e um médio criativo ( Pizzi)não arrisca mesmo nada!
    - são os jogadores que não se sabem posicionar no terreno:
    - é o treino que é mal feito e por isso há muitas lesões ( lembram-se disso aqui no blog?);
    - é o Game Pass para Piszzis, Sálvio, Jonas, Jardeis ....;
    - é a falta de aposta na formação e ao mesmo tempo a aposta a mais;
    - são so problemas de balneário provocados pelo treinador;
    - é a ideia e os princípios de jogo que não se adequam!
    e claro;
    - os processo de jogo que são fracos!
    Será que 10% desses sábios sabe o que são processos de jogo? consegue distinguir a diferença entre tática e estratégia, percebe o que são movimentos coletivos!
    Enfim criticar é fácil!
    Insultar mostra carácter!
    Agora apresentar resultados é só para alguns e Rui Vitória é um desses treinadores.

    ResponderEliminar
  15. Aplaudo e também torço pelas próximas que se seguirão.

    O Jesus depois de 3 épocas sem ganhar no Sporting continua a ocupar um espaço mediático muito bem "comprado" - não há almoços grátis.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais Chakra.
      Jorge Jesus é um grande treinador, mas com muitos defeitos disfarçados pela boa imprensa que sempre teve. Já Rui Vitória, é o que sabemos...

      Eliminar
  16. Anónimo4/9/18 19:21

    OK, como benfiquistas, devemos proteger e aplaudir o que é nosso.
    É válido para uns, nem tanto para outros. Como em tudo na vida.

    Quanto a Rui Vitória, sempre considerei não ter o mesmo unhas para uma "guitarra" chamada Benfica.
    Tem alguns predicados, sim senhor, mas tecnicamente e em termos de conhecimento do jogo, é muito limitado. E o curioso é que ele tem a perfeita noção disso.

    O tom crispado com que se apresenta nas conferências de imprensa desde há sensivelmente um ano, é mais que sintomático.
    RV tem a consciência de que chegou ao fim da linha e que a margem de tolerância é ZERO.

    Discurso incongruente, crispado e uma alergia inexplicável em falar de futebol...
    Tudo o que diz são lugares comuns, banalidades e frases de auto ajuda.

    Quanto chegou ao Benfica e perante o tão elevado nº de jogos, disse sempre que se sentia melhor a jogar do que a ficar a ver os outros (referia-se certamente ao rival Sporting) jogar.

    Hoje o que diz ? Passa a vida a lamentar-se, a dizer que não tem tempo para preparar os jogos, para descansar, para recuperar jogadores, etc, etc, etc. É uma choradeira que já enjoa.

    Focando-me apenas e tão somente na conferência de imprensa após o jogo da Grécia, apareceu na sala perturbadíssimo e disposto a ajustar contas, com quem não sabemos.
    Disparou em todas as direcções e apareceu de peito feito, como se tivesse dado 4-1 ao Real, ao Barça ou à Juve.

    Não meu caro RV, o Benfica deu 4 (e podia ter dado muitos mais) a uma fraca equipa grega, cujo único predicado que mostrou, foi a raça, o querer e a genica. Nada mais. Confrangedoramente pobre e mau de mais para uma equipa que pretendia chegar à fase de grupos da Champions. Na Liga portuguesa, lutaria certamente para não descer.

    Aliás, o Benfica devia ter ido à Grécia com uma vantagem confortável e liberto de quaisquer percalços.

    Ao invés da equipa que até tem evidenciado alguma estabilidade, o treinador Rui Vitória está completamente transtornadíssimo, carregando tanto quanto parece, uma cruz pesadíssima que só ele saberá porquê.

    Rui Vitória tem sido vítima dele próprio, da sua instabilidade emocional, parecendo ou antevendo que esta época irá ser particularmente penosa.

    Estes resultados animadores do início de época terão muito a ver com a aceleração da preparação da equipa para os grandes desafios que tinha (e tem) pela frente, os quais tinha que se apresentar num patamar competitivo muito bom.

    Mas não tenhamos dúvidas, o trambolhão acontecerá mais cedo.
    Em vez de "cairmos" lá para janeiro/fevereiro, estaremos de rastos lá para novembro.

    Vitória sabe disto. Ele é tudo menos parvo.
    As equipas que lhe calharam na fase de grupos da Champions, antecipam um cenário negativo.

    Enfim, Rui Vitória entrou na fase do "enquanto o pau vai e volta, folgam as costas".

    ResponderEliminar
  17. Anónimo4/9/18 19:23

    Yá té isso! Bom texto

    ResponderEliminar
  18. Anónimo4/9/18 19:34

    Pessoalmente considero que Rui Vitória está desestabilisadíssimo.
    Por quê ? Bem, devem haver muitas razões, mas as redes sociais e a blogoesfera transmitem imenso feed back sobre a credibilidade que neste momento lhe é dada e que, tanto quanto se pode deduzir, é muito escassa.

    As pessoas, por mais distantes que digam estar em relação à imprensa, redes sociais e blog's, sempre vão espreitando, ouvindo ou lendo.

    E neste momento, não há dúvida, Rui Vitória tem mesmo muito pouca margem ou mesmo nenhuma para errar.
    A pressão é brutal e o ribatejano, por mais forte que queira fazer parecer, tem mostrado alguma vulnerabilidade.

    O discurso começa a ser confuso e a irritação é uma constante nas conferências de imprensa.
    Não deixa de ser curioso que, ao invés da equipa que em termos desportivos até está a dar conta do recado, seja o seu suposto líder, a parte que mais suscita preocupação, face à instabilidade emocional que tem evidenciado.

    Enfim, lá mais para a frente, saberemos por quê.
    Suponho que já sei, resta pois confirmar aquilo de que suspeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A "irritação" aparente, na minha óptica tem a ver com o que escrevi no post.
      A margem de erro de qualquer treinador do Benfica é zero ou próximo disso. Na sua primeira época com tudo o que escrevi, Rui Vitória estaria bem mais pressionado que nesta.

      Eliminar
  19. Anónimo4/9/18 19:38

    E esta chapada do Ministério Público?

    ResponderEliminar
  20. Respeito imenso o nosso Rui Vitória, mas não gosto do futebol que jogamos desde que tem o mais fodido trabalho do mundo :)
    Mas sendo o Benfica muito mais que nós todos juntos, o filho da puta que o empurrou o Sheu não voltava no avião.
    Viva o Benfica,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não existem treinadores perfeitos.
      Este é o nosso... como adeptos só temos que apoiar. Quanto à qualidade do futebol, este ano aparenta estar muito melhor.

      Eliminar
  21. Anónimo4/9/18 19:43

    Discordo que tenha sido uma bela chapada.
    Foi sim, um escusado tiro de canhão no próprio pé (a avaliar pelo tom inexplicavelmente crispado com que RV se tem apresentado nas conferências de imprensa).

    Ou RV tem uma caminhada diria que quase imaculada, ou vai passar por muitas tormentas até final, isto no pressuposto que o aguentam até final.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo4/9/18 19:45

    Corrupção. Recebimento indevido de vantagem. Favorecimento pessoal. Violação de segredo. Peculato. Acesso indevido. Violação do dever de sigilo. Falsidade informática. Acusação. DIAP de Lisboa /sede.
    04-09-2018
    Ao abrigo do disposto no nº artº 86º, nº13, alínea b) do CPP informa-se que o MP requereu o julgamento em tribunal coletivo por factos apurados no âmbito do inquérito referente aos acessos ao sistema CITIUS, vulgo «e-toupeira». Foi proferido despacho final: de arquivamento parcial e de acusação.
    A acusação foi deduzida contra quatro arguidos: dois funcionários judiciais (um deles observador de arbitragem), um colaborador de sociedade anónima desportiva e uma pessoa coletiva (sociedade anónima desportiva), pela prática dos crimes: - Corrupção passiva (e na pena acessória prevista no art.º 66.º, n.º 1, als. a), b) e c), do Código Penal; - Corrupção activa; - Oferta ou recebimento indevido de vantagem (e na pena acessória prevista no 4.º, do mesmo diploma - regime de responsabilidade penal por comportamentos suscetíveis de afetar a verdade, a lealdade e a correção da competição e do seu resultado na atividade desportiva); - Favorecimento pessoal; - Violação do segredo de justiça; - Violação de segredo por funcionário; - Peculato; - Acesso indevido; - Violação do dever de sigilo; - Falsidade informática.
    No essencial ficou suficientemente indiciado que os arguidos com a qualidade de funcionários de justiça, pelo menos desde Março de 2017, acederam a processos-crime pendentes no DIAP de Lisboa e do Porto e em outros tribunais, transmitindo as informações relevantes ao arguido colaborador da SAD, fazendo-o de acordo com a solicitação do mesmo e em benefício da mesma sociedade.
    Tais processos tinham por objeto investigações da área do futebol ou de pessoas relacionadas com este meio, ou de clubes adversários, seus administradores ou colaboradores.
    Tais pesquisas foram efetuadas fraudulentamente com a utilização de credenciais de terceiros, sem o seu conhecimento ou consentimento, por forma a obterem acessos encobertos, não detetáveis. Tais informações foram obtidas ilicitamente tendo como contrapartida benefícios indevidos para os funcionários e vantagens ilícitas no interesse da respetiva SAD.
    Tais condutas ocorreram designadamente, durante as épocas desportivas 2016/2017 e 2017/2018. Com estes comportamentos os arguidos puseram em risco a integridade do sistema informático da justiça, a probidade das funções públicas, os interesses da verdade e da lealdade desportiva e a integridade das investigações criminais. Um dos arguidos encontra-se em regime de prisão preventiva.
    A investigação foi dirigida pelo MP da secção distrital do DIAP de Lisboa/sede (antiga 9ª secção) e coadjuvada pela UNCC da PJ.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo4/9/18 19:48

    Descubram as diferenças:

    28 de agosto, antevisão do jogo PAOK Benica:

    "Questão financeira não é a minha área, nem me preocupo com isso, quero é ganhar o jogo...", afirmou Rui Vitória.

    29 de agosto, pós PAOK 1 Benfica 4, no dia seguinte:

    «O nosso grande foco era ganhar os 43 milhões. Para quem andava a subtrair, agora podem somar...." afirmou Rui Vitória.

    Confirma-se, afinal a "palavra de honra" não têm coerência alguma. O eloquente prof, continua no mesmo registo, daí o outro lhe ter chamado boneco articulado, será mentira? ...

    Quando se questiona o melhor analista do Futebol Português, e o Rui Malheiro até é benfiquista ...

    Opinião pessoal, o melhor reforço do FC Porto é: Rui Vitória, e veremos quando as pilhas esgotarem no curto/médio prazo, porque a preparação do Benfica está muito adiantada, e a factura virá depois... (vejam em que mês as equipas da Russia "tombam" na Europa, porque começam muito cedo as temporadas).

    Pergunta final, no clássico que decidiu o campeonato em abril, foi o Conceição que quis muito ganhar na Luz (e mexeu para ganhar), ou o eloquente prof jogou "corajosamente" em casa tudo fez para empatar, e perdeu o campeonato?

    A 7 de outubro tiraremos a prova dos 9, será desta que o prof ganha finalmente ao FC Porto? Já não era sem tempo ...

    Janela_Opaca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de ouvir o Rui a falar de futebol, Já não posso dizer o mesmo, quando as suas opiniões são perturbadas por outras questões. Com Rui Vitória isso acontece sistematicamente.

      Isso das pilhas a esgotar é um desejo, não uma constatação. Outros começaram com elas gastas e parece estar tudo bem!

      A 7 de outubro assim espero, mas até lá, existem muitos pontos para ganhar.

      Eliminar
    2. Meu caro janela pegar em duas frases e tira-las do contexto da ideia de que era algo até passível de ser dito por Jesus ou Sérgio Conceição, mas se pegar em toda a prosa antes do depois iria ter noção que foi uma critica assinada enviada em papel timbrado com selo e aviso de recepção....lamento que não veja desta forma, mas lá está de quando em vez aparecem um adeptos de palas que se recusam a olhar para o que se passa a volta...

      Veja e reveja todos os telejornais jornais e etc durante a semana anterior ao jogo do paok e veja quantas vezes colocaram o lugar de vitória em causa até chegarem a fabulosa ideia de que se vitoria perdesse era despedido...tudo isto foi dito até por benfiquistas, vitória como homem que é deu o murro na mesa...e desta vez partiu a louça toda com toda a razão do mundo

      Eliminar
  24. Assino, GG. Com nome completo.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo4/9/18 19:57

    Exelente post muito bom mesmo a citacao do Pulitzer sumarisa tudo a terminar o Rui V (apesar de EU o ja ter criticado de Nos os Socios os Adeptos os Simpatizantes do Benfica o termos criticado Qual o adepto e socio de clube que ja nao criticou o seu treinador antes?) O Rui V nao e perfeito mas enquanto for treinador do Benfica e o Meu treinador e o Nosso treinador e penso que 100% das Pessoas Socios Adeptos e Simpazantes do Benfica pensao assim

    Carrega Benfica

    Red 1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Red 1
      A crítica faz parte, desde que construtiva e pensada.

      Eliminar
  26. Benfica e Paulo Gonçalves acusados de corrupção. Então, Vieira? Vai continuar calado?

    ResponderEliminar
  27. O silêncio de Vieira é os seus vices. A doença de Vieira, etc. E, agora Vieira?
    Como vai ser? Mais um comunicado?
    Rui Vitória é o menor dos problemas do Benfica, neste momento.

    ResponderEliminar
  28. Parabéns GG! Sigo os teus comentários há bastante tempo e vê-se que és uma pessoa que pensa pela sua própria cabeça, livre de amarras e sem agenda. Claro que isso para alguns é sinónimo de avençado, vá-se lá saber porquê!...

    Concordo com a maior parte do que dizes e apoiarei sempre Rui Vitória, nem que seja pelo simples facto de que é o Treinador do Benfica. Do mesmo modo que apoio e acarinho todos os jogadores, sem excepção.

    Penso que esta época será a época de afirmação definitiva de RV. Se triunfar, como todos esperamos, conquistará o coração até dos críticos. Mas para isso terá que vencer fcp e scp. Enquanto o não fizer, uma parte dos adeptos ficará sempre de pé atrás.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Dr. ;)
      Eu também te leio e sei disso.

      Abraço

      Eliminar
  29. Heish que Ganda rasgadela bem dada. Mais do que a comentadores da bola, a alguns benfiquistas que aqui comentam. Obrigado pela partilha Shadows.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia não é rasgar ninguém, mas sim apenas dar a minha opinião e visão das coisas...

      Eliminar
    2. Anónimo5/9/18 00:59

      Caro GG,
      Vivemos uma época por demais conturbada, que teve início no ano passado, consumando-se agora com esta notícia que veio a público. Não posso deixar de estar triste e de não conseguir separar o desportivo da gestão. Tenho esperança que o resultado inocente a SAD do Benfica e que tudo isto não passe de um pesadelo, mas quem vê há muitos anos um futebol português podre, já não acredita em nada. Os rivais corruptos usam jogo sujo e de facto a imprensa é vil. Sempre gostei da atitude do Rui Vitória e, admirei em parte, postura do LFV nos dois primeiros anos de RV. Infelizmente, por força das circunstâncias, dos ataques constantes dos rivais e da imprensa, a postura deveria ter mudado há muito, ou seja, quem é inocente, pode considerar mudar a sua postura...mas...ainda mantenho a esperança na inocência destes elementos. Acreditar num projeto, significa apoiar quem o faz mover, que neste caso, mais que o RV, são os jovens que treinam todos os dias no Seixal. E acreditem: a qualidade é fora de série. Não reconheço qualidade acima da média a RV em termos técnicos, no entanto, reconheço a sua capacidade de aturar pseudo-humilhações com um discurso pragmático e cordial. Mas tenho saudades e não sou velho. Saudades de ver crescimento, evolução, o clube do povo que nasceu e cresceu desse mesmo povo. Desejaria que nada disto tivesse acontecido hoje. O que eu quero é que o Benfica ganhe...mas ganhe limpo. Quero ver uma equipa principal formada pelo menos por 6 jovens, portugueses, da formação, que forçasamente os seus passes serão vendidos, mas que serão prontamente substituídos por outros. Não como uma linha de fábrica, mas como gente que ama e sente o Benfica e que se identifica com valores exemplares. Ainda não vejo isso GG e sinceramente, se estávamos a caminhar para lá, deixámos de o fazer. Saudações a todos.
      PL

      Eliminar
  30. Anónimo4/9/18 20:50

    Para mim e custa-me bastante escrever isto, Rui Vitória não passa de um troca tintas.
    Discurso incongruente, irritadiço, parecendo estar sobre brasas.
    Lá terá as suas razões.
    Atenção que nada tenho, mas absolutamente nada contra o cidadão Rui Vitória.
    Não tem é seguido uma linha de raciocínio e atitude que o credibilize.
    Dança conforme a música.
    Bem sei que a vida de quem anda no futebol é difícil e ingrata.
    Mas se Rui Vitória não sabe ou não pode lidar com a pressão, que regresse à escola para dar aulas.
    Ganhará de salário 1150 euros, tem um Fiat Punto comprado a prestações e residirá num T3 ali para os lados da Damaia, Cova da Piedade ou Feijó e andará sempre atento às promoções e cupões do Pingo Doce.

    A pressão e a crítica fazem parte do dia a dia de quem é muito bem pago e tem visibilidade.
    Irritar-se com este lado da moeda, torna as pessoas ridiculamente estúpidas.
    Rui Vitória tem margem zero e isto custa-lhe.
    Por detrás daquele homem aparentemente cheio de bonomia e bem resolvido, como ele tanto apregoa, está um tipo orgulhoso, vaidoso e arrogante.
    Enfim, estará a cavar a sua própria sepultura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo04 Setembro, 2018 20:50, também penso exactamente isso, sem torar nem por: "Por detrás daquele homem aparentemente cheio de bonomia e bem resolvido, como ele tanto apregoa, está um tipo orgulhoso, vaidoso e arrogante".

      Eliminar
  31. Anónimo4/9/18 21:01

    Este post's reflecte bem o que é a bipolaridade do adepto do futebol.
    Tão depressa está prostrado, como bate com a cabeça na Lua.
    As vitórias podem disfarçar muita coisa, mas os erros e as insuficiências estão lá e mais cedo ou mais tarde virão ao de cima.

    Os que agora cantam loas ao Rui Vitória, serão os mesmos que ao mínimo trambolhão virão para aqui exigir a sua cabeça.

    A psicologia do adepto é ridiculamente previsível. Flutua ao sabor dos resultados.
    Agora, parece que Rui Vitória é bestial. Não tarda e será uma grande besta e incompetente.
    Ai futebol, futebol, cada vez mais negócio de paixões e emoções descontroladas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se assinasses o teu comentário com um nick/nome, poderíamos perceber se tu és um desses bipolares de que falas. Porque quem segue o raciocínio e o pensamento dos comentadores devidamente identificados com nick/nome sabe que o autor do post tem sido coerente no que escreve. Portanto, quem apoia o Rui Vitória nas vitórias decerto o apoiará nas derrotas. Tal e qual como o Benfica. Ou tu só és do Benfica quando ganhamos?

      Eliminar
    2. Caro Anónimo,
      Nunca fui ao sabor do vento.
      Para se ter a cabeça na lua, era necessário estar eufórico, e aqui ninguém está!

      Esta fase inicial da época era importantíssima e foi bem conseguida.
      Futurologias? Não as faço, mas não será por não as fazer que não torço por objectivos.

      Eliminar
  32. Viva GG,

    Tenho acompanhado o blog e sempre defendeste este tipo de ideias e muito bem, fico contente por teres aceito este desafio e partilhares desta forma as tuas ideias pelo clube.

    Se ha algo que posso deixar como grande elogio a RV é que passei a ver as camadas jovens do clube e no final da época passada dou por mim a ver não só a equipa b, a fase final dos juniores, juvenis e mesmo os iniciados, nunca pensei 2consumir" tanto benfica.

    No fundo podemos dizer que fez sentido apostar nas nossas camadas jovems, sem com isso deixar de fazer investimentos como aconteceu esta época (lição bem aprendida da falha do Penta, fomos culpados) e há mais jovens a serem preparados então Felix....David Tavares, Jota, Florentino, Nuno Tavares, Embalo, Ronaldo Camarra bem há tanto talento a ser bem trabalhado, o caminho está bem definido, ainda me lembro de irmos treinar para o campo do Real Massama.

    Que seja o primeiro de muitos post e já agora gostava de voltar a ver aqui no blog os post do Benfica Eagle, sobre as contas do clube (onde de facto é muito bom e factual)

    Abraço

    Targarien

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Targarien,

      Também eu, acompanho e partilho de muito do que transmites.
      Concordo a 100% contigo também aqui, pois comigo passa-se o mesmo. ;)

      Abraço

      Eliminar
  33. Grande post GG.
    Apenas não gostei da parte do asqueroso porque esse senhor me deu muitas alegrias, mas reconhço que o filho da mãe mereceu o adjetivo.

    Gostaria ainda de ver explicada a estratégia explanada pela SAD em entrevistas de DSO e Gaioso porque assim poderia ser acabassem algumas das dúvidas que por aqui vamos lendo. Estratégia essa que levou à mudança de paradigma e à saída do filho da mãe.
    Parabéns GG e malta do NGB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Oliveira.
      Verdade, a mim também me encheu de alegrias :)

      Eliminar
  34. GRANDE GG muitos parabéns por teres aceite o convite.
    Bem vindo.

    Sem dúvida a visão de uma facção de Benfiquistas (não temos todos a mesma opinião) que faltava aqui no blog, a que a visão Optimista!
    (não digo realista porque é susceptível a cada opinião)

    Grande post, um hattrick autêntico.
    Muitos parabéns
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Jorge.
      O importante é pensar pela própria cabeça, porque no fundo, somos todos benfiquistas que desejam as mesmas vitórias.

      Abraço

      Eliminar
  35. Anónimo4/9/18 21:31

    Rui Vitória tinha no início deste ano, 2 grandes objectivos a curto prazo :

    1 - apurar a equipa para a fase de grupos da LC : conseguiu;
    2 - vencer um rival directo num jogo em casa (Sporting); chumbou;

    Em outubro, com o Porto, terá novo desafio : vencer o jogo.
    Até lá, terá Bayern na Luz.

    Diria que RV joga nestes confrontos o seu estatuto de treinador.
    Para já, é inequívoco que é um treinador perdedor e que se "apaga" nos jogos a doer.

    Gosto muito que o Benfica vença sempre, seja contra o Feirense, Moreirense, Arouca, Estoril ou Tondela.
    Mas desgosta-me ver o Benfica encolhido, cheio de medo e contenção contra o Porto e/ou Sporting.
    E já nem falo nas barracadas internacionais, pois essas doem muito mais porque a visibilidade é internacional.

    Por isso custa-me compreender a arrogância de RV e a sua presunção de que é muito competente.
    Ao Mourinho (que neste momento vive de rendimentos) tudo se perdoa, pois já venceu tudo o que há para ganhar de relevante a nível de clubes.

    Quanto a RV, alguém diga ao senhor que ainda não provou absolutamente nada e que lhe fica muito mal chegar às conferências de imprensa de "pistola em punho" e a ufanar-se de ter dado 4 ao PAOK e outros 4 ao Nacional.

    Eu queria mesmo era que desse, nem que fosse 1-0 ao Porto e/ou ao Sporting.
    Vitória, ou a estória de um treinador forte com os fracos e fraco com os fortes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      Não concordo consigo.
      Não acho nada que o Benfica seja pequeno com grandes. Aliás, se fizer uma revisão profunda dos jogos do Benfica de Rui Vitória, temos vários que não ganhámos por manifesto azar, quando em campo fomos a melhor equipa.
      Além do mais, não acho nada que Rui Vitória seja arrogante. Se a Rui Vitória o apelida de arrogante, imagino o que fará de JJ, Sérgio Conceição, Mourinho etc etc...

      Mente aberta para perceber o treinador, em vez de embarcarmos em imagens feitas.

      Eliminar
  36. Anónimo4/9/18 21:37

    Coitado do Vitória, deixou de constar na Elite dos Treinadores promovida pela UEFA.
    Vitória é um tipo ressabiado, orgulhoso e cheio de manhas.
    Enfim, lá vai levando a água ao seu moinho.
    Com papas e bolos lá vai enganando os tolos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo a 100% com a sua ultima frase.

      Eliminar
  37. GG. Post perfeito. Apesar de eu lhe descobrir facilmente defeitos, admiro muito RV. Grande homem que tem feito um grande trabalho, em cenarios que assustariam qualquer um.

    Se RV tivesse o corpo do MSilva, o penteado do PFonseca e a conversa do Mourinho ou JJ, todos o achavam perfeito.

    Como é um homem bem formado e que prefere apresentar resultados do que alardear resultados, vai ter sempre má umprensa e os adeptos desconfiados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado PNunes.
      Concordo contigo.

      Eliminar
  38. Anónimo4/9/18 21:55

    Excelente post e è sem dúvida de salutar o desafio que foi feito pelo blog. Pluralidade é um dos nosso adjectivos por isso é de saudar.

    Admito que não sou o maior fã de RV como tb não era o maior fã do Jesus. Mas não sou daqueles que o destrata por stor de ginástica, até pq acho falta de educação (coisa que não falta a RV) e acho ofensivo para uma classe trabalhadora.

    Posto isto tu no texto escreves “Mas com jogos complicadíssimos na fase inicial, o nosso treinador inteligentemente, opta por não mexer muito. Tenta manter um "11" que se conheça bem, pois sabe que numa fase inicial, é mais importante rotinas de equipa, do que propriamente a qualidade individual de quem integra o plantel.”. A minha pergunta é que mais podia ele fazer?
    Quantos dos reforços (verdadeiros reforços) estavam disponíveis ou foram contratados a tempo de participar neste ciclo? Ele apostou nos reforços que tinha disponíveis, basta lembrar ferreyra e Castillo...

    Quanto ao resto do post concordo na generalidade, mas volto a referir a pluralidade que nos define enquanto clube. Não temos todos que dizer que sim a tudo bem que não a tudo o resto. Vivem-se tempos em que todos querem mudar a opinião de todos.

    LFV vem nesta linha. Faz coisas boas e más e como tal é vítima desta pluralidade. E ainda bem que assim é.

    Mais uma vez parabéns pelo texto e pela partilha.

    Andre Jesus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha o André.
      Obrigado.

      Não poderia mexer muito é verdade, mas podia rodar muito mais a equipa. Não o fez, e percebi porque não o fez.

      Ninguém é perfeito André!

      Abraço

      Eliminar
  39. Anónimo4/9/18 21:56

    Um post pouco criativo, batendo na já gasta tecla de uma imprensa adversa e inimiga do Benfica e enaltecendo as qualidades de um treinador que, nem ele próprio saberá como ganhou 2 campeonatos.

    A negação da realidade, tem complicado - e de que maneira - a vida ao Benfica.
    Assumir as fraquezas, é e será sempre o ponto de partida para se crescer e evoluir.
    Pelo contrário, viver mergulhado em várias ilusões e diabolizando tudo e todos, irá complicar-nos, e de que maneira, a vida.

    E este ano o Benfica joga em pelo menos duas frentes :

    1 - a desportiva, nas suas várias frentes competitivas;
    2 - a que decorre na Justiça.

    Pensar que todo o Mundo conspira contra o Benfica e os benfiquistas, é a pior toleima que pode existir.

    Esta época será a das "doenças estratégicas", dos "desaparecimentos cirúrgicos" e dos "apagões de memória".

    É claro que o desgraçado do Vitória, já topou o filme e tem aparecido irritadiço, ressabiado e desconfiado.

    Vitória parece aquele marido que desconfia de qualquer coisa, mas não sabe bem do quê.
    Sabe que lhe estão a fazer o ninho atrás da orelha, mas que ele não se pode mexer, pois se se mexe, lá perde o tacho.

    Enfim, vai ser uma época gira e interessante de seguir, para ver até onde pode chegar o cinismo, a falsidade e a hipocrisia.

    É que, salvo raríssimas excepções, a corda parte sempre pelo lado mais fraco.
    E Vitória sabe disso. Oh se sabe...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensamos de forma diferente... mas caramba, se somos de clubes diferentes será +- normal.

      Bom bom, será o teu treinador, seja ele azul ou verde.

      Eliminar
  40. Mais do que os parabéns ao GG pelo excelente post uma saudação especial ao Shadows pela coragem de abrir o blog a alguém sem uma agenda anti direção e pró oposição. Ficamos com um espaço mais salubre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O NGB estará sempre de portas abertas a todos os benfiquistas. O que por vezes acontece é que falta vontade ou tempo a quem queira vir defender outros pontos de vista. Outros não querem estar sujeitos a insultos ou ataques às suas opiniões. É fácil fazer comentários mas assumir uma posição...não.
      Obrigado pelas tuas palavras, Paulo.

      Eliminar
    2. Muito obrigado Paulo.
      Sem dúvida, de salutar essa abertura por parte do blog e em particular do Shadows.

      Abraço aos dois

      Eliminar
  41. Caro GG li o teu texto e só tenho uma coisa a dizer.....parabéns.....e difícil ser coerente e ter capacidade de análise nos tempos que correm porque a imprensa tolda a vista a muita gente.


    Não te bato palmas, mas tiro o chapéu esticando a mão para te cumprimentar e dizer.....não estás sozinho....viva o benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Pedro.
      Acima de tudo é pensarmos pela própria cabeça e não irmos só porque nos apontam o caminho.

      Eliminar
  42. Respostas
    1. Obrigado Zé.
      Parabéns pelo teu criativo nick ;)

      Eliminar
  43. Anónimo5/9/18 00:23

    Fernando Santos, actual seleccionador, foi campeão europeu (sabe Deus como) e não foi isso que fez dele um grande treinador de futebol.
    Uma jóia de homem, dos tipos mais saudáveis e educados que andam pelo futebol, mas como treinador, coitado, todos sabemos o seu percurso e calvário, pelo menos em Portugal antes de chegar a seleccionador.

    Considero que os resultados são importantíssimos no futebol, mas há clubes cujos adeptos exigem muito mais que resultados.
    Como benfiquista quero que a equipa jogue bem, convença e atraia mais adeptos e potenciais sócios.
    Não gosto de, perante jogos de elevada dificuldade, entre sempre com o credo na boca e com um pessimismo militante que depois tristemente se confirma.

    Tenho saudades de um Benfica que convença, que jogue à Benfica, que não tenha medo de assumir o jogo...
    Tenho saudades de ir aos estádios dos nossos principais adversários e jogar olhos nos olhos...
    Tenho saudades de boas prestações na Europa e não achar que perder por 1-0 em Munique foi muito bom e positivo...

    Enfim, tenho saudades de um Benfica no qual Rui Vitória não cabe.
    Rui Vitória é e será sempre um treinador que joga e fala como se estivesse no Paços de Ferreira.
    Joga sobretudo para...não perder.
    A responsabilidade nem é só dele.
    Os últimos 20/30 anos foram de progressiva descaracterização do Benfica, que se acentuou a partir de Trapattoni.

    Continuo sem saber por que razão ainda temos tremendos complexos relativamente ao FCP.
    Quer os jogos na Luz, quer os no Dragão, têm sido sempre de aflitos, jogando como equipa pequena e submissa.

    Não sou propriamente novo, pois tenho mais que 50 anos e mais de 25 de sócio do Benfica.
    Mas ninguém me pode levar a mal se disser que não foi este Benfica que me transmitiram.
    Nos idos anos 60 fui à Luz pela 1ª vez ver um Benfica-Ajax para a então Taça dos Campeões. O resultado até nos foi desfavorável. Mas esse Benfica era mágico, atraía, deslumbrava, jogava bem.

    Hoje, basta os jogos apresentarem um grau de complexidade mais elevado e vemos invariavelmente um Benfica encolhido, submisso, amedrontado, jogando com bloco muito baixo e resistindo o melhor que pode ao sufoco...

    Não sei qual a idade (nem me interessa) das pessoas que escrevem e gostam deste Benfica.
    Eu, decididamente, vivo desencantado.
    Ninguém me pode levar a mal por isso.

    E temo bem que o perfil dos treinadores futuros do Benfica, sejam como o do Rui Vitória : manso, submisso, tipo funcionário público, pouco ou nada reivindicativo, um pouco como um fiel de armazém, a quem lhe confiam a mercadoria (jogadores) que deve guardar o melhor que sabe e não refilar nunca, sempre que o patrão entende dever ir lá buscar alguns e vender.

    Não ataco nem critico Vitória, porque acho que ele é mais vítima que culpado.
    O mal já vem detrás.
    Há um inquestionável esvaziamento das competências dos treinadores.
    Têm-se explorado as suas fragilidades (desemprego e necessidade de emigrar) para fazer deles autênticos capachos que têm que comer e calar.

    O resultado são jogos fracos, prestações sombrias e uma certa acomodação que não beneficia ninguém.
    Vive-se da esperança de que tudo mude mais tarde ou mais cedo.
    A verdade é que as coisas só têm piorado e não sabemos onde e quando pararão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro sócio,

      Os tempo são outros, as equipas já todas elas são profissionais e trabalham de forma muito equiparada.
      Os domínios avassaladores já raramente existem... nem sequer contra equipas de terceiras divisões.

      Temos que ter esperança num Benfica mais dominador, com melhores equipas e recheados de jogadores formados. Mas é preciso tempo, trabalho e confiança nos intervenientes.

      Os meus sinceros parabéns pelos seus 25 anos de sócio e acima de tudo, pelos seus mais de 50 anos de idade.

      Abraço

      Eliminar
  44. @ GG,

    Apesar de termos visões discordantes variadíssimas vezes, gostei imenso do teu texto.

    Retenho isto:
    "Rui Vitória pode não ser o melhor treinador do mundo, mas é o nosso e merece respeito por todo o trabalho que tem feito.".

    Parabéns :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Mesquita.
      Discordar faz parte do ser. Só assim evoluímos todos ;)

      Abraço

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking