O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 25 de agosto de 2018

Exclusivo: O perigo do benfiquismo "pimba"

. 80 comentários

Não sei o que foi pior. Se a frustrante falta de capacidade de concretização do ataque do Benfica, se a inexplicável quebra da equipa por volta da hora de jogo quando parecia eminente o segundo golo, se a incapacidade de mexer na equipa quando a quebra se tornou evidente para todos, se a insegurança defensiva que fazia prever o golo dos gregos, se o discurso de vitória moral no final do jogo…

Na minha opinião, ainda que tudo o resto já seja suficientemente mau, o pior foi mesmo a pequenez de alma evidenciada no discurso dos responsáveis técnicos e atletas do Benfica no final do jogo. 

Este é o discurso de um clube pequeno e de quem não sente verdadeiramente o que é o Benfica. É o discurso daqueles que dizem que o Benfica é um clube de um país periférico e pequeno, que compete numa liga sem expressão internacional e que é sistematicamente forçado a alienar os seus principais ativos para garantir viabilidade económica. É o discurso daqueles que já se resignaram à mediocridade. 

De acordo com esses pseudobenfiquistas, ainda que o Benfica fique afastado da fase de grupos da Liga dos Campeões, teremos sempre grandes noites e tardes de futebol com os Feirenses e Moreirenses da nossa liga e dias das casas do Benfica para encher o estádio e podermos vibrar com os Lemas, Contis, Castillos e afins… e se tivermos sorte, poderemos ir festejar a conquista da altamente competitiva e prestigiante Liga Nós no Marquês de Pombal.

É o benfiquismo pimba e do folclore no seu melhor!

Esta estratégia para o futebol do Benfica é a ideal para quem não quer correr riscos que possam pôr em causa as suas posições e estatuto. Em última instância haverá sempre a desculpa da localização periférica do Benfica e da pequena dimensão do mercado português para não se fazer mais e melhor. Uma argumentação que encontra acolhimento no subconsciente coletivo do povo português, minado por muitas décadas de complexos de inferioridade e de autocomiseração.

Não é este o benfiquismo e o Benfica que advogo. Advogo um Benfica orgulhoso do seu passado, consciente das suas capacidades e que ousa projetar a grandeza de outros tempos num futuro glorioso. 

Este Benfica só é possível se os seus líderes e gestores saírem da sua zona de conforto e se tiverem a ousadia de investir no futebol profissional. O sucesso desportivo aumenta com o investimento no plantel (contratações e salários). Para esse investimento ser sustentável (sobretudo no contexto do financial fair play da UEFA), é necessário que o Benfica não apresente défice operacional (rendimentos não inferiores aos gastos). 

Isso apenas é possível por duas vias: (i) resultados positivos de transações de atletas, solução que afeta a capacidade competitiva e, portanto, não é a desejável; ou (ii) aumento das receitas, em particular das relacionadas com direitos de transmissão televisiva e das comerciais.

Entendo que, num cenário de globalização do futebol, este aumento de receitas é possível mesmo para um clube de um país periférico. A chave para o sucesso desta estratégia é a mediatização da equipa de futebol através da contratação de atletas com qualidade, em particular de uma estrela com elevada notoriedade no mundo do futebol, e de um treinador do top 10 mundial. 

Se olharmos para os clubes do top 20 da Football Money League da Deloitte, constatamos que as suas receitas comerciais dependem, essencialmente, da sua notoriedade medida pelo número de seguidores que têm nas redes sociais. Constata-se ainda que as receitas comerciais anuais aumentam mais de 120 milhões de euros para os clubes que têm no seu plantel algum dos 10 atletas com mais seguidores nas redes sociais. 

Note-se que o Benfica investiu mais de 300 milhões de euros no plantel de futebol nas últimas 6 épocas. Gastou-se nos últimos anos na contratação de atletas, muitos dos quais de qualidade mediana, como os grandes do futebol mundial. Metade deste montante seria suficiente para a contratação de um atleta mediático e para a retenção do mesmo durante, pelo menos, uma época. Com um atleta com estas caraterísticas no plantel, a notoriedade internacional do Benfica aumentaria substancialmente. 

Esse cenário iria atrair mais patrocínios e aumentar as receitas de merchandising (incluindo royalties da venda de camisolas). Se a esta medida adicionarmos um projeto ambicioso (assumir, sem medo, a intenção de conquistar a Liga dos Campeões), a vontade de reter os principais atletas com salários consentâneos com o que lhes é pago nos clubes de topo do futebol mundial e um dos mais conceituados treinadores do mundo, teremos certamente ganho a atenção dos adeptos de futebol por esse mundo fora.

A própria liga portuguesa iria igualmente beneficiar com esta estratégia para o futebol do Benfica. A notoriedade da liga iria aumentar substancialmente e os correspondentes direitos de transmissão televisiva iriam crescer consideravelmente. O próprio efeito de contágio desta estratégia não pode ser ignorado. 

Se o Benfica enveredar por esta abordagem, os seus rivais não vão querer ficar atrás e vão também investir na contratação de atletas e treinadores mediáticos. Trata-se de um ciclo virtuoso que irá resultar numa maior notoriedade da liga portuguesa, o que irá atrair mais e melhores patrocínios e um incremento nos direitos televisivos (neste particular, valerá a pena equacionar seriamente a mudança de paradigma da negociação destes direitos – centralização). Acredito que este é o caminho a seguir para colocar o Benfica no topo do futebol mundial.

Obviamente, não há certezas. Nem o Real Madrid, o Barcelona, o Bayern e afins podem ter a certeza da conquista da Liga dos Campeões. A única certeza que podemos ter é que nunca chegaremos a este patamar competitivo se mantivermos a atual estratégia de downsizing alicerçada num benfiquismo pimba que não se coaduna com a grandeza do clube. Prefiro um dia a viver o sonho deste projeto ambicioso, do que 20 anos de mediocridade envergonhada e de benfiquismo pimba que nos transforma naquilo que Fernando Pessoa apelidou de “cadáveres adiados que procriam”.

Chegou a altura de decidirmos se queremos ficar na periferia do futebol mundial e caminhar para o benfiquismo pimba ou se queremos lutar pelo sonho que todos os verdadeiros benfiquistas alimentam no seu íntimo: tornar o Benfica O MAIOR E O MELHOR CLUBE DO MUNDO.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

80 comentários

  1. Agora aparece esta eve rara a acusar quem tem ideias diferentes de pseudo benfiquistas.
    Muito bom, só têm é de me avisar onde esta o estatuto do verdadeiro benfiquista e nesse estatuto onde esta escrito que quem não criticar a equipa de futebol é mau benfiquista, era só...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno Figo26/8/18 00:31

      Correto. Benficados, será?
      É “só” contratar o Messi, rapazes. Vamos a isso.

      Eliminar
  2. Gr ainda não temos, defesa direito ainda não temos, Jardel e Ruben, defesa esquerdo temos metade, Fesja, Ramires e Gabriel, Salvio, Jonas e Castilho. Treinador ainda não temos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E médico temos? Diretor comunicação temos? Diretor scouting temos? Penso que estes cargos sao todos jorge mendes em part time

      Eliminar
    2. Em que posiçao joga o Andre Almeida?E o Yuri?

      Eliminar
  3. Isto quando se sabe... Fica fácil de atingir o topo. Mas se fosse tão fácil todos o faziam. Só que não é. Cada vez mais os clubes portugueses vão ficar para trás, porque " é um país periférico e pequeno sem qualquer expressão internacional." É uma realidade. Há quem queira acreditar que o Benfica é "maior do que tudo" ou que tem condições para ser tão grande como os maiores clubes da Europa. Só que não tem... Para o ser era preciso um grande investimento, para isso é preciso encontrar alguém que esteja interessado em investir no clube, para isso ser possível era preciso que o campeonato português tivesse outra expressão internacional. Como é que um clube português pode fazer mais na Europa quando um qualquer clube inglês gasta em um jogador o mesmo que um dos 3 grandes em construir o plantel. Mesmo o PSG que gasta o que gasta e tem os jogadores que tem ainda não conseguiu vencer a Champions, vai ser o Benfica que o vai conseguir fazer. Quando até a Liga Europa vai ser cada vez mais difícil para um clube português, acreditar que o Benfica ou outro clube português pode ganhar a Champions não passa de um sonho. É possível é, mas não acredito que isso aconteça em breve. Não ser candidato a vencer a competição não retira certas obrigações ao Benfica. Um clube como o Benfica tem a obrigação de fazer muito mais do que fez na época passada, tem a obrigação de vencer um PAOK. Dependendo do grupo tem a obrigação de passar. Agora pode fazer mais... Não acredito! Entre o benfiquismo pimba e o benfiquismo sonhador não sei qual é o melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pensamento mediocre e de pequenez.

      O Porto que deve jogar em Inglaterra ou Espanha manda cumprimentos.

      Enfim a propaganda de lavagem cerebral by Vieira e afilhados Guerras ta a carborar a 200%.

      Fizeram de um Gigante Europeu um clube pequeníssimo europeu.

      Tristeza

      Eliminar
    2. O Porto jogar em Inglaterra ou Espanha? O mais provável será acabar no Chipre!
      O Porto B, 3 derrotas, 9 golos sofridos e 0 marcados. Porto-sub 23? Não há dinheiro!
      Este é o caminho que percorre há anos! A murchar, como a lagartagem.

      Eliminar
    3. 😂 O problema é que a resposta não foi melhor do que o pensamento. Ou seja, foram ambos medíocres.

      Se todos os problemas fossem resolvidos com pensamentos positivos não existiriam problemas. Só que não o são.

      O futebol de hoje não é o mesmo dos anos 60, 80 ou até mesmo de 2004, o futebol evolui, e hoje quem tem mais e melhores condições/milhões está mais próximo da vitória. E bem sei que sempre foi assim, sempre existiram os gigantes europeus como o Real Madrid, Manchester United ou o Bayern Munique. Hoje a competição está feita à medida desses clubes, por algum motivo os 5 principais campeonatos europeus têm 4 equipas com entrada na Champions, por isso ser cada vez mais difícil haver uma surpresa. Por algum motivo clubes com história na Europa mas fora dos dos principais campeonatos estão longe das finais.

      Na Liga Europa Portugal conta com a presença de algumas finais recentes, mas com a vitória final garante um lugar na Champions, os clubes fora dos lugares de Champions nos seus campeonatos vão apostar tudo na competição. Por isso digo que também na Liga Europa será cada vez mais difícil para um clube português vencer.

      Difícil mas não impossível... Nunca disse que era impossível.

      E depois ainda temos sempre a conversa da treta de quem tem uma opinião diferente é porque é apoiante de LFV ou de Pedro Guerra. Eu sou adepto do Benfica e gosto de futebol, não sou contra nem a favor de LFV elogio se existirem motivos para isso e crítico quando é preciso. Sobre o Pedro Guerra, não assisto aquele tipo de programas, por isso, não faço ideia do que ele diz ou deixa de dizer. Nem quero saber...

      Pensamento positivo por pensamento positivo, vou começar a pensar em ganhar o euro milhões e na próxima terça feira serei milionário. Não sabia que era tão fácil...

      Eliminar
    4. O Benfiquismo "sonhador" colocou o clube às portas da falência e com um populista corrupto no poder. Mas burro não aprende, e depois os outros são pseudo benfiquistas pimbas.

      A falta de visão de quem escreve neste blog é gritante, o não conseguir olhar para onde caminha o futebol e não entender os riscos de arriscar na altura errada é inacreditável.

      Eliminar
    5. Nuno Figo26/8/18 00:36

      E... O fcPorto sonhador acabou enredado no Fair play financeiro. E como? Contratando jogadores “com notoriedade mundial”, tais como Casillas. Pimba. É ver os comboios a abarrotar de espanhóis que o seguem. E a quantidade absurda de camisolas do fcP q se vendem por esse mundo fora.

      Vai lá ler melhor o relatório da Deloitte, oh gênio. É com cada um.

      Eliminar
  4. Outra vez arroz??? Scaramanga, na minha modesta opiniao que vale tanto quanto a tua porque nao mandamos em nada, a tua estrategia seria a medio prazo a ruina do Benfica e do Futebol Portugues. Eu percebo o peito feito e o querer fazer mais e com isso imaginar cenarios. O grande problema e que estamos na vida real, e ai, discordo totalmente da tua argumentacao.
    Dizes que so ha duas formas de fazer investimento "saudavel" no futebol profissional. Via Vendas (que discordas) ou via aumento das receitas. Ok, aqui e que na minha opiniao bates com a realidade.
    Se assumirmos que quem esta no clube quer ter sucesso, independentemente de todas as opinioes (conspiracoes), todos os que sao apelidados de assalariados (e que bem que alguns recebem), e nao consigo conceber outra coisa, quem la esta quer que o clube cresca para, ou continuar a receber o excelente ordenado que nao vai buscar a mais lado nenhum, ou ainda, com merito, receber mais. Por isso nem vamos trazer para esta discussao os infiltrados que so querem o insucesso do clube. Os profissionais que la estao e reconheco a DSO uma excelente visao e capacidade estrategica, ja tem as receitas mais que maximizadas, nao acredito que se consigam aumentar as receitas muito mais. talvez ~5K ano, com a venda do naming e algum contrato renegociado. E digo isto porque neste mercado, o dos patrocinios, concorremos contra todos os clubes do mundo, e quer queiramos quer nao, o alcance que muitos outros clubes que nunca ganharam nada e muito superior ao do Benfica. 2o o custo de sermos um pais periferico e que a grande maioria do adepto Benfiquista (num contexto global e pobre), nao tem €€€€ para investir/injetar no clube.
    Esta e a grande razao pela qual discordo do teu raciocinio no aumento das receitas.
    Do outro lado, continuo a discordar de ti em relacao as vendas. O nosso caminho e esse.
    A unica forma de teres mais receitas e com um produto diferenciado que prime pela qualidade, e na minha modesta opiniao, e esse caminho que esta a ser trilhado com o Seixal. Com o numero de equipas que temos, profissionais + escaloes de formacao, estimo que a cada ano, consigas ter prontos para a equipa principal 4/5 jogadores. Imaginando 5 jogadores, nao sei se vai ser facil subirem todos porque para subirem, tera de sair alguem da equipa principal. Daqui, o que gostava e que se consigam aproveitar os 3 melhores e vender os 2 que nao se lhes reconheca tanto potencial.
    Se vender-mos estes 2 jogadores por 10K cada um, e ao preco que estao a sair os nossos jogadores da formacao, nao e nada descabido (la esta a vantagem de ter um produto de qualidade e diferenciado, e muita pasta que vai ajudar a compor o orcamento. O grande problema de toda a gestao sao os riscos e timings, timings de vendas, de subidas de jogadores, de lesoes, de tanta coisa que esta fora do controle. Estamos a falar de pessoas, de jogadores que pensamos que vao ser estrelas e nao se adaptam, opah, tanta coisa. Dai que a minha visao e:
    Manter os melhores jogadores da formacao ate terem pelo menos 23 anos, vender os que forem saindo e nao se lhes reconheca tanto potencial (eu sei que esta avaliacao e muito discutivel e vao sempre cometer-se erros), apenas vender jogadores da equipa profissional que estejam bem valorizados (nunca mais que 1 por epoca) e com todos os acertos / erros que vao ser cometidos ir repetindo a estrategia todos os anos.
    Compras de estrelas, nao, compras sim, de jogadores que facam falta para aumentar o nivel da equipa, jogadores novos para valorizar nao, para isso ja temos os nossos, prefiro um Ramires que vai ajudar o Gedson e o Alfa, que um puto com rotulo de estrela para valorizar, porque para isso ja temos os nossos e sao tantos os que ainda vem atras. Jota, Florentino, Felix, Ferro, Embalo, Ze Gomes e tantos outros que mais tarde ou mais cedo tem de ser o futuro do clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente explicação. Se juntar-se a perspectiva de crescimento com o investimento em património e todo o excedente de talento em caixa, talvez não seja utopia alcançar e porque não liderar mesmo os mais ricos! Eu acredito, depois de acompanhar a evolução na ulúlti década da formação, não vejo como nāo apoiar A Visão.

      Eliminar
    2. A tua exposição fez me lembrar as aulas de economia politica do SOARES MARTINEZ. Tanta retorica e pouco conclusiva. O post é clarinho a tua opiniao é um chorrilho de frases feitas de formação e coisas assim
      Tenta ser claro . Faz uma replica objetiva ao post e nao cheia de silogismos baratos.

      Eliminar
    3. Nuno Figo26/8/18 00:44

      Faço eu, anônimo. Pq odeio tolice.
      Basta isto: “Se olharmos para os clubes do top 20 da Football Money League da Deloitte, constatamos que as suas receitas comerciais dependem, essencialmente, da sua notoriedade medida pelo número de seguidores que têm nas redes sociais.”

      Isto é estupido. Absurdamente parvo. É a conclusão mais parva do universo.

      É como dizer “o relatório da NASA confirma que, no sistema solar, todos os planetas interiores azuis têm vida. Logo, basta pintar Marte de azul para haver vida em Marte”.

      Eliminar
  5. A verdadeira atitude pimba é a que defendes! Só um pimba pode defender uma aposta de alto risco sem garantias de retorno em vez de um plano estruturado de crescimento sustentado.

    Atitude pimba é não reconhecer a realidade e ter uma arrogância desmedida.

    Atitude pimba é ignorar a história e não perceber como o Benfica já ganhou na Europa.

    ResponderEliminar
  6. Caro Scaramanga,

    O Scaramanga não sente mais o Benfica que os pimba que apelida, por filosofar Mattew Lipman, ou citar de Fernando Pessoa.
    O que não desejo ver no Benfica, é alguém achar que se pode dividir o Benfica em benfiquistas pimba/pseudobenfiquistas e outros, de pensamento de ordem superior.

    Registo-o como um acto infeliz, e que certamente perdurará para memória futura dos que o leram.

    Saudações,
    GG

    ResponderEliminar
  7. "Pimba", uma designação muito bem escolhida que traduz o vieirismo com tudo aquilo que o mesmo acarreta.
    "Os cadáveres adiados que procriam", uma expressão fantástica que traduz a atual política do Benfica.
    Este é um post excelente, na verdade.
    Ainda bem que vários benfiquistas já perceberam que o rei vai caminhando nu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco Rocha25/8/18 15:08

      Concordo com tudo o que diz, mas infelizmente ainda existem muitos "Benfiquistas pimba", como o Scaramanga retrati«ou, que acreditam que o LFV é o Deus Sol do Benfica e que devemos seguir e obedecer a todas as barbaridades que ele diz ou faz. A prova disso mesmo está aqui, basta ler as respostas que este post do Scaramanga teve...

      Eu nem iria tão longe como ele, mas penso que é óbvio que o Benfica precisa de um treinador (neste momento, a verdade é que NÃO TEMOS UM, temos um boneco no faz-de-conta mas que só percebe de cebolada), e precisamos de melhores jogadores do que Varelas, Luisões, Almeidas, Ebuehis, Yuris, Samaris, Cervis, Salvios, etc.

      Eliminar
    2. O Exército das Batas Azuis das limpezas estão aqui hoje com toda a sua força. Será do derby? Ou é apenas medo?

      Eliminar
    3. Medo dos 13 p/cento?

      Don't joke with me...

      Eliminar
    4. Alerta Vermelho25/8/18 21:57

      13 por cento? Continuem a desgastar-se a esta velocidade que vão ver a rápida multilicação! Eu até nem sei porque é que te dás ao trabalho de responder, já que não tens medo !
      Cheguei mesmo agora a casa vindo do estádio, e como deves calcular, venho " contentissímo" com mais uma vitória moral.

      Eliminar
    5. Tens alguma coisa a ver com isso ou tenho que te pedir autorização ?

      Por falar em multiplicação, devias ter mais atenção à escolha dos teus pseudónimos, é que quantidade não significa obrigatoriamente qualidade!

      E eu a pensar que vinhas contentissimo com a demonstração ao vivo e a cores da arte de bem apitar do sr.Godinho .


      Eliminar
    6. Alerta Vermelho26/8/18 00:22

      A autorização que tu devias ter pedido, teria sido ao Universo para teres nascido! É que antes de teres nascido, , já existiam muitos faxineiros! Fazes referência aos meus pseudónimos? Olha só tenho um, o que digo assumo, e não tenho medo de ninguém! Agora pelo que escreves, depreendo que tu deves ter muitos, na esperança de conseguires aparentar que há muito adepto a apoiar esta merda!
      Estou é contentissímo com o que esta direcção entende de futebol!

      Eliminar
    7. "Olha só tenho um, o que digo assumo, e não tenho medo de ninguém
      "
      Ui, eu tb sou mentiroso, mas não minto tanto...

      Eu tb não tenho, sobretudo quando estou atrás do PC tenho um ar feroz que nem imaginas,o Conor McGregor ao pé de mim nao passa de um menino do coro.

      Deves ter qualquer problema geriatrico porque a tua conversa anda sempre à volta do mesmo tema,assim não sais da cepa torta.

      Ridículo!

      Eliminar
  8. "Não sei o que foi pior."
    O pior é mesmo aqueles que em vez de apoiar a equipa e ressaltar o positivo que teve o jogo, preferem exagerar e focar só e apenas no negativo e malhar nos jogadores e equipa técnica. Isto meu caro é o Benfiquismo Pimba que havia antes e que tanto tanta gente trabalhou e promoveu para que acabá-se. Aquele Benfiquismo de terceiro anel que baseava tudo em futebol de anos 60, como se o mundo fosse estático e tudo fosse o mesmo.

    "Este é o discurso de um clube pequeno e de quem não sente verdadeiramente o que é o Benfica."
    E este paragrafo é o discurso de quem acha que é especial e sente o Benfica melhor que todos os outros, é o discurso de quem não houve o que os outros tem a dizer, o discurso de quem se recusa a aprender e o discurso de quem se retira estrategicamente quando os argumentos de quem não tem resposta para os argumentos de quem o contraria.

    "De acordo com esses pseudobenfiquistas"
    Este é o paragrafo da politica reles e baixa, onde se exagera e ridiculariza o que os outros dizem de forma a difamar quem discorda, sintoma de quem com argumentos não consegue ganhar uma discussão.

    "e podermos vibrar com os Lemas, Contis, Castillos e afins…"
    Este é o Benfiquismo de quem chama a quem tem opinião diferente, "pseudobenfiquistas". Este é o grande Benfiquismo apregoado por quem ridiculariza os nossos próprios jogadores, por quem ainda nem sequer os viu jogar mas já os rotulou, por quem em vez de apoiar e motivar, prefere sentenciar. Este é talvez o Benfiquismos de alternativa ao "benfiquismo pimba e do folclore no seu melhor!"


    Enfim, estes primeiros parágrafos já me deram asco suficiente, o resto é mais do mesmo de sempre, enquanto o Benfica não ganhar a todas as equipas do mundo por 15 a 0, está tudo mal. Quinje a Zjero!!
    https://www.youtube.com/watch?v=jhO4XMvChqA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco Rocha25/8/18 15:11

      Fiquei nauseado ao ler este comentário. Se acredita que está tudo bem no Benfica e que o jogo correu muito bem, então não sei o que lhe dizer. Dir-lhe-ia que, nesse caso, se deveria preparar para a completa mediocridade no futebol praticado pelo clube, mas depois de três épocas de Rui Vitória e após ter lido o que li, só posso concluir que já está mais do que habituado.

      Eliminar
    2. Onde afirmo eu que está tudo bem com o clube?
      Onde afirmo eu, que o jogo correu muito bem?

      Eu não fico estupefacto com a falta de honestidade intelectual do seu comentário, é mais que habitual neste forum.

      Eliminar
    3. Alerta Vermelho25/8/18 22:52

      Este comentário não passa de uma tentativa desesperada de defesa da direcção, por parte de um faxineiro de serviço. Agora também é positivo não ganhar, e ainda que não se atinjam os objectivos que se fique contente. Ora aqui está a comprovação do que o Scaramanga disse em relação á mentalidade de clube pequeno. Neste momento, estou contentissímo de não ter ganho aos lagartos em casa pelo segundo ano consecutivo. Agora,ando para aqui com uma lupa, à procura de mais coisas positivas, que é para ver se atinjo o orgasmo, no que diz respeito ás alegrias que esta direcção do BENFICA me proporciona.

      Eliminar
    4. Amigo da Onça25/8/18 23:07

      "Agora,ando para aqui com uma lupa, à procura de mais coisas positivas, que é para ver se atinjo o orgasmo "

      Tu és hermafrodita...como é que queres atingir o orgasmo?

      Eliminar
    5. Muitas palavras, zero argumentos, continuam a tentar desviar atenção com coisas que não disse, com piadinhas de criança, é talvez este o Benfiquismo não pimba?

      Eliminar
    6. Excelente comentário, sjwaria
      Folgo em ver que não estamos reduzidos a um grupo de adeptos cheios de ódio e inveja a quem comanda o clube.

      Eliminar
  9. Candidate-se no próximo ato eleitoral e, aí sim, ponha em prática o resultado dos seus comentários.

    Ah, e já agora, não se esqueça dos petro-dólares !!

    PS: não é só querer, é preciso PODER !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alerta Vermelho25/8/18 23:28

      Petro dólares?! Então mas não são os porcos é que estão intervencionados pela UEFA?
      Hoje o Sousa Cintra que pegou num clube destroçado, e que teve que preparar uma época em cima do joelho, não nos derrotou em nossa casa por um milímetro. Nós que temos um presidente da direcção, que está á frente do clube, há 14 ou 15 anos, e que dispõe de um defeso inteiro para preparar a época, não conseguimos ter uma equipa para lhes ganhar em casa.
      Quando convém os propagandistas internos,cantam as maravilhas de uma gestão financeira de sucesso,quando convém o contrário choram-se que não há dinheiro, ou seja, mudam de cor como o camaleão. Normal, vocês são todos, um grupo de camaleões a tentar fazerem-se passar por BENFIQUITAS.

      Eliminar
  10. Por acaso um dia destes escrevi que os tais craques que alguns aqui apregoam nem para as solas daqueles que estiveram nessas finas de 88 e 90 . Mas o excelentíssimo senhor admnistrador nao publicou porque eu na altura critiquei severamente o pedido aumento jonas. Luisoes salvios e companhia. Gente k jamais chegou ou chegarà ao patamar de um ilustre Veloso, Diamantino ou Mozer. Mas enfim alguém contentam se com a miseria destes titulos 8 ligas ctt.saudades do empresário Manuel Barbosa.grande homem grande Benfiquista.hoje so temos jogadores xulos ...... nao encontro outra palavra.

    ResponderEliminar
  11. Benfiquismo pimba e dizer que o Ferreira é um flop, quando o ano passado por esta altura andavam todos encantados com o seferovic.

    ResponderEliminar
  12. Quando o jonas chegar a uma final taca campeões Europeus como aquela foto ali postada aí sim será um grande jogador ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alerta Vermelho25/8/18 23:34

      Aposto que enquanto LFV, for presidente, nem ele, nem nenhum outro jogador, chegará a essa final.

      Eliminar
    2. Nuno Figo26/8/18 00:55

      E aposta que, mal LFV deixe de ser presidente, chegará?
      Eu aposto já consigo que também não chega. Meto dinheiro na coisa.

      Eliminar
  13. Parabéns pelo post.

    Parabéns pela coragem.

    Vais ter o pelotão de fuzilamento de Vieira em força neste post para denegrir e descredibilizar o que escreveste.

    Sjwarias , anónimos , heterónimos , GG , 71460 , Islander , Catedrático da pila murcha , Dr Pablitos , Nuno Martins , José Sousa etc etc etc

    Nunca o pelotão de fuzilamento de Vieira vai permitir um Benfica forte na Europa.

    E não permite porque o seu dono Vieira teria de ser despachado do Benfica e com a saída de LFV lá se ia a boa vida dos funcionários do pelotão de fuzilamento de Benfiquistas.

    Ias todos para o desemprego

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vieram alguns...os outros não tarda nada porque eles...andem aí!

      Eliminar
    2. Francisco Rocha25/8/18 15:13

      Esqueceu-se de adicionar o "Benfica by GB" a essa lista. ;)

      Eliminar
    3. Pum Pum! Estás morto! Agora desanda.

      Eliminar
    4. Pois mas o pelotão de fuzilamento ataca os argumentos com argumentos, ao contrário de ti que atacas as pessoas em vez dos argumentos.

      Diz muito sobre o seu carácter pobre e reles.

      Eliminar
    5. É só rir com este pessoal que acha que todos os que discordam da crítica fácil e vazia de conteúdo são pagos pelo clube. Acho que isto diz muito dos que não aceitam a pluralidade de opiniões!

      Eliminar
    6. Já me puseram num pelotão, espetáculo!
      Tenho direito a salário ou é apenas uma estratégia de desvalorizar quem pensa pela sua cabeça?

      Eliminar
  14. Ferreyra e tao flop que andavam todos aqui a perguntar quando vinha , que mais uma vez LFV ia ser incompetente e o deixar fugir.
    Scaramanga mas aqual downsizing? aposta em infra estruturas e todo que rodeia o futebol , tem o seu preço , Benfiquista pimba? mas porque ? se em 5 anos ganhei 4? isso é ser pimba?
    Mas sera que nao se pode dar o benficio da duvida as pessoas por um ano menos bem conseguido?
    Nao foi voce que disse q no outro post que a julgar pelos orçamentos o Benfica tinha obrigaçao de eliminar o Paok? entao por essa ordem de ideias , os outros com maiores orçamentos tem obrigaçao de nos ganhar, visto pelo seu ponto de vista, ou so conta quando lhe da jeito?
    A minha opiniao e tao valida como outra , e nao e por isso que sujeito me a que me digam que a vossa e melhor quie a minha ,porque na minha so nao ganhamos o ano passado , por muita coisa suja extra futebol , agora dizer as coisas por má intençao . má fé , deturpando os factos é que nao aceito.
    Para terminar ninguem quer ser o sporting lisbon adeptos de vitorias morais , quero ser adepto de em 5 anos ganhar 4 fico imensamente feliz , ganhar 2 titulos europeus nas modalidades e ir o mais longe na champions se for esta a bitola para o SLB , é obvio que quero ganhar sempre ,mas se me desse a escolher isto oua incerteza , assinava ja por baixo , eu quero la saber que os outros sejam penta da forma que foram , nao quero e quando disserem q sao penta , espetem com apito dourado nas trombas e digam que ainda assim estamos com 36 campeonatos, e fomos o clube que mais pontos deu para a Europa nos ultimos anos , isso e q me importa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 4 ligas em 5 ou 6 em 16?.... depende do onto de vista...

      Eliminar
  15. Bravo! Bravíssimo caro Scaramanga!!!

    Anda não parei de bater palmas a este soberbo post com o qual comungo a 100% !

    Um Benfica Europeu não é um sonho. Será uma realidade se nós quisermos. Até porque... JÁ LÁ ESTIVEMOS !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. D. Quixote e os moinhos de vento, eis a questão!
      Onde a ficção acaba e a realidade começa, caro Viriato!
      É aí que está o cerne da questão e não sei se haverá alguém com capacidade para gerir os dois "mundos" onde vivemos e "sair vivo"!
      O do que seria desejável e o do que é possível.
      Para que não hajam dúvidas em relação ao que acho, o "mundo" de Vieira é todo para o lado do possível (subserviência aos interesses dos outros dois "grandes" e aos organismos tutelares da federação, da liga, da banca, etc) provávelmente pelos próprios interesses e "rabos de palha".
      Faz falta alguém que reme contra a maré dos interesses instalados da banca, do compadrio e da corrupção instalada de uma forma calma, estruturada e apoiada pela massa adepta, muito diferente daquela que o burro do brunalgas fez e que o levou a ficar só à frente de um "exército" de 40 ou 50 palermas quase todos na choldra para servir de exemplo a quem ousou desafiar o sistema e não pela gravidade dos crimes cometidos.
      Resumindo, o Glorioso tem que se soltar das amarras do país pequenino (em todos os sentidos) que temos e voltar a brilhar no mundo global do desporto, alavancado pelas performances da equipa principal de futebol.
      Como, com quem, "that is the question"!

      Eliminar
    2. Zé Diogo25/8/18 16:02

      Pois... Eu tambem adoro filmes de ficção, só que o Portugal dos Impérios de Aquém e Além mar acabou no dia 4 de Fevereiro de 1961, e ainda tem muito boa gente que continua a sonhar com os mecenas...

      Eliminar
    3. Onde e que assino caro Lawrence?

      Eliminar
  16. Pimba é a tua tia!

    ResponderEliminar
  17. Precisamos de quem ouse de novo sonhar. Tal como os homens da Farmacia Franco.
    Se a cultura pimba LFV vingar a alma do SLB morrera com as geracoes mais antigas de Benfiquistas. Aqueles que olham para este Benfica actual mas nao se deixam enganar com tetras, papas e bolos.
    Viva o Glorioso SLB

    ResponderEliminar
  18. EVIDENTEMENTE QUE O DOENTE LFV QUE Não pode assistir a jogos na turquia na grécia o médico està la para o salvar de qualquer critica, da sua cobardia jà à muito descoberta e notoria basta vêr quando vai aos rivais esconde-se no balneàrio e pede aos benfiquistas alto e bom son que apoiem a equipa acreditem porra o presidebte dà o exemplo a seguir.
    Os guerras dessa famosa estrutura mamista estão atentos.
    Afundar o clube sugar-lhes até ao ultimo tostão.
    O GRANDE BENFICA com esta gente passou a sêr o coitado da Europa.
    RUA,RUA,com estes bimbos,patos-bravos,

    ResponderEliminar
  19. O Benfica está sportinguizado a nível internacional. O plantel é pobre e carenciado em posições chave pelo que se augura a continuidade da mediocridade...O maior problema do Benfica é financeiro e só assim se justifica a novela em torno de Gabriel.

    ResponderEliminar
  20. Rodrigues25/8/18 15:21

    Como disse um jogador sueco há uns dias atrás, o Benfica já não é um clube de topo. Esqueçam lá isso de voltarmos a ser campeões europeus. A derradeira oportunidade esteve no pé direito do Veloso naquele penalty falhado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És tão benfiquista como o teu presidente Azevedo. 2 anos depois dessa fomos a outra final.

      Eliminar
    2. Alerta Vermelho25/8/18 23:45

      O BENFIQUISTA TRIPEIRO, tem razão!

      Eliminar

  21. Utópico é um termo relativo a utopia, ou seja, quando determinada ideia ou pensamento é idealista; fantasioso; quase impossível de ser realizado.
    Enfim, haja paciência!

    ResponderEliminar
  22. Ainda bem que é exclusivo de um punhado de idiotas. Posso chamar-te idiota, já que chamas a outros benfiquistas pimba? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Define jose manuel antunes marinho. Nuno Martins. Varandas nao sao pimbas? Entao que são?

      Eliminar
  23. Quando o Sr. Scaramanga nomear 4 ou 5 exemplos de vedetas que o Benfica poderia contratar para alavancar a sua notoriedade poderei levá-lo a sério. Sujeite-se ao escrutínio caramba. Aqueles que lá estão têm trabalho apresentado, e olhe que os caminhos não foram sequer diferentes daquele que preconiza, apenas pode sugerir que seguiria num patamar mais elevado e por isso é que pergunto: afinal, quem é que o Benfica devia contratar? Vá lá, só 4 ou 5 nomes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nomeia tu 3 ou 4 nomes com grau de eficácia na comunicacao do Benfica ?

      Eliminar
    2. Vou dar te um nome Bruno fernandes onde estavam os avencados qdo o da reboleira o foi buscar?

      Eliminar
    3. Alerta Vermelho26/8/18 00:01

      Até nem seria preciso contratar caso LFV tivesse feito algum esforço para vender alguns dos muitos jogadores que já teve, mas que foi a correr com o catálogo debaixo do braço. No entanto, como é desta forma que LFV e Jorge Mendes, metem comissões ao bolso, não vão querer nunca mudar isto! BENFIQUISTAS, entendam de uma vez que enquanto LFV for presidente, vai ser sempre arroz!

      Eliminar
    4. Com todo o respeito, os meus amigos estão equivocados, o Scaramanga fala de nomes da primeiros linha, nenhum jogador em Portugal se aproximou. Só Júlio César, Casilhas estiveram nas imediações. Bruno Fernandes é um bom jogador, mas está longe desse patamar.
      Também concordo que a comunicação do Benfica tem estado aquém.

      Eliminar
  24. Eu tive nesse jogo grande equipa

    ResponderEliminar
  25. O Benfica foi feito para ganhar!
    LFV já nos deu grandes equipas mas atualmente temos um plantel com lacunas. Temo que hoje seja o princípio do fim da era RV que findará na Grécia.

    ResponderEliminar
  26. Mas o que este amigo Benfiquista postou é inteiramente verdade .SOMOS UM CLUBE PIMBA.OS NOSSOS COMENTADOR3S DE TELEVISÃO SAO DO MAIS PIMBALHADA POSSIVEL, Nunca um clube como BENFICA TEVE GENTE DE TAO FRACA INDOLE SAO COMPARAVEIS A P.C. E BDC.ESCREVER QUE COM ESTA DIRECAO E JOGADORES NUNCA CHEGAREMOS A UMA FINAL CHAMPIONS É PURA VERDADE VENDEM VENDEM E PARA COMPRAR UM GABRIEL VEEM SE NEGRITOS... clube TORNOU se num antro de abutres avencados apimbalhados barrigudos de gravata eu ate diria mais NO ATUAL BENFICA NAO EXISTE UM DIRETOR QUE SAIBA COMUNICAR NEM DA SAD NEM DA DIREÇÃO SAO DE UMA FALTA DE INTELECTUALUDADE QUE ASSUSTA. É UM FOLCLORE REALMENTE PARECE UMA ROMARIA AQUELA BTV UMA TV JIADISTA DE REGIME ONDE ESTA TUDO A ARDER E A RESPOSTA É AQUELE JOSE MANUEL ANTUNES A DEBITAR ASNEIRADAS QUE REALMENTE NEM NUM CIRCO ME RIO TANTO. OS COMPARSAS MARINHOS E NUNO MARTINS ESSA GENTE TEM REALMENTE UM CURRICULUM INVEJAVEL SAO ATE PRETENDIDOS PELAS EMPRESAS COTADAS EM BOLSA.SOMOS ATUALMENTE UM CLUBE DE EMPREITEIROS .SEM FORMAÇÃO. DOA A QUEM DOER NAO É PRECISO SER DOUTOR PARA TER UM CARGO NO BENFICA MAS É PRECISO QUE A LÍNGUA TOQUE NO CEU DA BOCA. CONCORDO SOMOS PIMBA..... O BENFICA É O CLUBE DO POVO NAO O CLUBE PIMBA K O TORNARAM

    ResponderEliminar
  27. Quando temos um país onde se paga 80.000 euros a uma saloia da Malveira, quarentona mas ainda boa comó milho, para ir sacar audiências a uma tv privada concorrente, está tudo dito quanto ao engenho e à arte das nossas mentes brilhantes...

    Eu também gostava de ter na minha garagem o último modelo da Bugatti ( Divo) mas custa só 5 milhões, só fazem 40 exemplares e já estão todos vendidos!



    ResponderEliminar
  28. Realmente o Benfica está sportingado. Uns são sportingados outros são Benfiquistas pimba! Aqui está uma pimba que se deslocou 260 km para ver o Benfica.
    Haja paciência, haja pachorra! Eu já não tenho!!!
    Saudações nGloriosas

    ResponderEliminar
  29. A palavra "pimba" foi apenas uma metáfora que scaramanga utilizou em abstracto para caracterizar a política desportiva e de gestão de Vieira. A ideia não abrangia nenhum tipo de benfiquistas, em particular. É necessário saber interpretar meus caros.
    Ainda bem que há gente que não vai em fanfarras nem curas de sono.
    Já agora, quem pode fazer negócios em casa, também pode ir ao estádio assistir ao derby.

    ResponderEliminar
  30. mais do que pimbas são sobretudo situacionistas para eles qualquer mudança os assusta e por isso acham que esta tudo bem, por esta tudo bem é não quererem mudar absolutamente nada.

    mas a culpa é dos adeptos que não apoiam o suficiente, isto porque basta um não ter batido palmas par ele falharem uma oportunidade de marcar. e basta um dizer que não gosta do treinador e jogadores desatam a falhar passes.

    ResponderEliminar
  31. "O SLBenfica é um clube vendedor de jogadores... PONTO!"

    É o que alguns defendem e com o qual muitos concordam!!!
    Nós adeptos cá estamos para "comer" com as consequências!!!

    V.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking