O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Exclusivo: "A coisa promete!!" por Rui Gomes da Silva

. 82 comentários

1. UMA EXCEÇÃO ... PARA FALAR DE UMA CRISE

Eu sei que não é isso que esperam os muitos ... muitos mesmo (mais de um milhão) que me lêem, todas as segundas feiras!

Um milhão ... apesar do esforço de dois ou três parecerem centenas ... nas críticas que plantam!

Como se fosse para isso que lhes pagam (em boa verdade não é, também, para andarem a prejudicar - e de que maneira - o Benfica ... mas sobre isso falaremos ... mais depressa do que esperam)!

Tudo isto à guisa de introdução, como nota explicativa de um texto que se inicia com um tema que nem de falar gostamos!

Vem isto a propósito da crise do Sporting!

2. LEGITIMIDADE DEMOCRÁTICA 

Uma crise onde se sucedem as surpresas ... apesar de - por aqueles lados - já nada nos surpreender!

No sábado fui - ainda assim - “surpreendido” por mais um episódio de uma telenovela que nos leva a prometer não ver mais nada ... porque julgamos saber os próximos capítulos.

Nada mais errado!

Agora, com alguns amigos por lá, tenho pena de não perceberem - eles, homens da política - um dos ensinamentos mais importantes de quem quer “correr” por projetos.

A da legitimidade democrática!

Sem relembrar aquilo que na política sempre nos vem à memória de cada vez que nos deparamos com uma imagem daquelas - a de uma verdadeira fotografia de uma Junta sul ou centro americana ... anunciando a tomada de poder num daqueles países - a ideia que fica é que, todos eles, sem exceção, se esqueceram desse princípio fundamental: o da força do voto popular!

Por mim ... continuem!

De preferência ... com o Presidente com que todos - sem exceção - se entusiasmaram!

Eu percebi ao que vinha!

E por isso sempre quis que ele por lá continuasse!

Mas tenho pena que os que alimentaram as “feras do circo” ... agora, queiram proibir os animais!
Apenas quero deixar-lhes um aviso: vão ter que enfrentar o “bicho” na jaula ... dele!
A coisa promete!

3. UMA LOUCURA???

Ora, esta crise não tem nada a ver connosco e nós não teremos nada a ver com ela!

Não tivemos e não acredito que tenhamos!

Pela nossa natureza e por conhecer - minimamente - o que pensa quem está, neste momento, à frente do Benfica!

Eu sei que a vingança de 1907 ou de 1993 alimenta muitas das expectativas de quem não tem responsabilidades!

E alguns milhares de mensagens incentivadoras dessa mesma vingança ... dão que pensar!

Mas nem sempre a velha máxima ... “sou o líder deles, tenho que os seguir” ... deve ser o caminho!

Foi, porventura, essa necessidade de arranjar simpatias num momento de balanço de uma época a todos os títulos desastrosa e lamentável - em termos desportivos - que ouvimos falar da possibilidade de ... alguém ... poder cometer uma “loucura”.

Compreendi o anúncio como “publicidade panfletária” ... para uso numa Assembleia Geral que poderia ser problemática! Apenas isso!

Eu sei que alguns dos empresários de alguns dos jogadores em causa ... costumam andar e “almoçar” muitas vezes pela Luz ... bem acompanhados!

Mas isso - o interesse dos empresários e o interesse do empresário (o que, parecendo, não é a mesma coisa) - justificará qualquer loucura?

4. A HISTÓRIA 

Penso que não!
Porque o Benfica não pode ter os seus interesses ligados a ideais de vingança!

Isso bastará para justificar essa atitude? Digo-vos que não!

Eu sei que quem está, hoje, na Luz, não tem memória alguma dos idos tempos de 1993.

Ou não tem memória porque não ligava ao futebol ou - pior do que não ter memória - alguns deles estavam contra nós ... alguns, mesmo, de forma muito empenhada!
Sei do que falo!

Porque vivi de perto essa crise!

No dia das rescisões passei algumas horas na Luz, em conversa com o saudoso Alberto Silveira e com o Francisco Cunha Leal (estando ainda presente, nessa longa “conversa” de quase toda uma tarde, o Pedro Cordeiro) ... com algumas visitas do, então, Presidente da Assembleia Geral do Benfica, Juiz Conselheiro Adriano Afonso, para dar novidades do processo de rescisões.

Novidades que continuariam a ditar as nossas preocupações, na manhã seguinte, um sábado, passada também na Luz, de novo com o Alberto Silveira e com o Francisco Cunha Leal, com uma visita inesperada de Pimenta Machado, então Presidente do Vitória.

Uma crise que o Sporting julgou ter aproveitado ... e de que não se aproveitou (apesar de ter “levado” um dos melhores jogadores do Benfica e quase ter levado o melhor (João Pinto).

Exemplo à Benfica ... talvez o de 1989 ... onde admitimos a possibilidade de que lá voltassem os que de lá tinham saído ... por causa de um Presidente!

Mas dessa história ... outras histórias se contarão!

5. PARA LOUCURA ... ENTÃO QUE SEJA EM GRANDE ...

Estou por isso tão à vontade para defender o que defendo porque vivi de perto uma dessas histórias ... e sei o adicional de alma e de vontade de “vingança” de quem sofre esses golpes!

Sabem - sabemos todos - como acabou essa época, que tinha começado com o roubo de jogadores do Benfica de Jorge de Brito ... pelo Sporting de Sousa Cintra (sim, o mesmo que, tendo saído em 95, voltou anteontem ... de forma tão ... estranha).

6-3 ... a 14 de Maio de 1994, ... em Alvalade, então ... rumo ao 30° ... dos 36 que temos! 

6. ... E QUE NÃO SEJA POR CAUSA DOS INTERESSES DOS EMPRESÁRIOS 

Mas, ainda assim, não sendo esse o meu caminho ... admito que possa ser o de outros!

Apesar de saber que a pressão será enorme para quem vier, ... que a perseguição será gigantesca em todos os campos do País, a eles - enquanto jogadores - e a nós - enquanto clube - e que tudo farão, “os deuses do futebol luso”, para equilibrar as coisas depois de um “roubo” desses, .. se for esse o caminho, ... então que valha a pena.

Não 1, nem 2, nem sequer 3, mas antes 4.
Tudo ou nada!

Porque aí não haverá nada que não ultrapassemos!

Venha quem vier!

E, já agora, ... que não seja só até Janeiro ou por uma época ... porque “parcerias estratégicas” dessas podem ser boas para muita gente, mas não para o Benfica, de certeza!

7. TRÊS NOTAS FINAIS

Só para me recordar - a mim mesmo - que nunca deixei de ter razão ... 

a) quando JJ parecia ser diferente do que sempre tinha sido, ... como voltou a ser na sua saída do Sporting e nas condições que aceitou para deixar de ser treinador do clube de Alvalade.

Quando havia, até, quem lhe visse perfil de Presidente!

b) de elogiar a grande decisão do Presidente da Federação Espanhola de Futebol, ao despedir Lopetegui, não por ele ter treinado quem treinou (talvez tenha sido escolhido para ter estado onde esteve pelo que agora demonstrou ser) mas porque a dignidade e a honra não se vendem nem se compram, independentemente do momento!

E quem não a tem ... merece isto!

Já agora ... não tendo nada com isso ... o Real mereceria muito melhor (como haveremos de ver)!

c) não sou - reconhecidamente - dos veneradores de Ronaldo.

Concordo, até, com os que dizem que ... “quem gosta de futebol, acha Ronaldo melhor que Messi, quem percebe, acha Messi superior a Ronaldo”.

Mas isso não me impedirá - nunca - de concordar com os que acharam soberba a exibição de Ronaldo contra a Espanha (haveria de haver um jogo dele assim, na Seleção, diria eu .. ).
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

82 comentários

  1. Teria ganho muitos pontos se tivesse usado da palavra onde essa mesma palavra deve ser usada, na AG. Óbvio que actualmente a mensagem tem de ser passada pelas vias digitais, mas nem que fosse só para dizer "estou aqui, dou a cara, sou alternativa", deveria ter ido à AG da passada segunda-feira e usufruido do direito que tinha em falar aos sócios. Assim, é só mais um dos que falam, falam e falam, mas pouco mais que isso.

    Se quer realmente ser alternativa à actual direcção (e que falta isso nos faz), perdeu a maior e melhor oportunidade para fazê-lo. Espero que esteja presente na próxima, de votação das contas da época que terminou.

    Gus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uma assembleia marcada para a segunda feira unico dia em que passa no programa dia seguinte conincidências não?

      Eliminar
    2. Uma boa oportunidade perdida para demonstrar o que é mais importante...

      Eliminar
    3. Claro que a escolha da segunda-feira não foi inocente, mas há que saber definir prioridades.

      Gus

      Eliminar
    4. É apenas mais um cartilheiro... Só se os Benfiquistas estivessem loucos o colocavam a presidente!

      Eliminar
    5. Com que então o dragão José Lima por aqui. Um dragão a não querer RGS como futuro Presidente do meu Glorioso, é um bom sinal para o seu conterrâneo, sim porque RGS nasceu na Invicta.

      Eliminar
    6. Como ñ amar a treta de ou Vieira ou caos loloo

      Eliminar
    7. José Lima

      Sempre que lhe apeteça repetir as parvoíces insolventes que o 'chico' mais conhecido, vai grunhindo, lá pela "aldeia dos macacos" !...veja se dá oportunidade à mosca, em vez de repetir a asneira do chimpanzé !!!

      Já tem idade para pôr essa cachimónia a trabalhar...!!!

      Eliminar
    8. Alerta Vermelho18/6/18 23:01

      " Assim, é só mais um dos que falam, falam e falam, mas pouco mais do que isso."
      Que grande contradição da tua parte! Se assim fosse, não te incomodaria tanto, como o faz! Incomoda-te tanto, que até merece um comentário da tua parte, a tentar desvalorizar, mas em vão! Você anula imediatamente aquilo que diz! Os servos de LFV, andam em pânico, com medo do Dr. RGS! Tal como do outro lado da circular, querem ficar aí para sempre, e se puderem, transformam o BENFICA num circo igual àquele, até porque muitos vieram de lá!

      Eliminar
    9. Não sou servo de ninguém. E um sócio do Benfica que seja oposição, com responsabilidade e discernimento, não me incomoda nada, muito pelo contrário. Faz muita falta ao Benfica alguém que obrigue a que a actual direcção se justifique perante os sócios.

      Faria quase minhas palavras que ouvi recentemente...."nunca votei em si, nem votarei". Eu só votei uma vez, a primeira, em 2003. Não voltei a votar, nem voltarei. Quero mudança no Benfica, mas não um qualquer paraquedista.

      Rui Gomes da Silva, na primeira oportunidade que teve de falar aos sócios, preferiu manter-se no seu programa de televisão. Se criticamos o actual presidente por não dar a cara quando há respostas e explicações a dar aos benfiquistas, como não criticar a suposta oposição, que nem na AG do clube marca presença?

      Gus

      Eliminar
  2. Concordo com quase tudo desta feita.
    Achei o anúncio de LFV na assembleia de que ia fazer uma pequena loucura, mera propaganda.
    De qualquer modo mantenho que, caso apareça uma boa oportunidade, para contratar um ou mais desses jogadores sem cometer loucuras, o Benfica deve aproveitar, tanto mais que a razão, a meu ver, está totalmente do lado dos jogadores.
    Apenas o reparo para o comentário em que diz "os que percebem de futebol dizem que messi é melhor" - Ou seja o outros não percebem de futebol ... Eu sei que Ronaldo foi formado no Sporting, mas fica mal desdenhar do melhor jogador português de todos os tempos, sem comparação possível com qualquer outro.
    Para finalizar, digo apenas que se já não acha que RGS não tinha perfil para presidente do SLB, ainda menos acho agora depois de ter trocado uma AG pela comparência num programa de TV, independentemente, das desculpas que o Shadow´s andou para aqui a dar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zeca, respeito o teu ponto de vista mas o que dissemos foi a realidade. Por mais que tentem criar cenários para deitar abaixo QUALQUER possível candidato ao SL Benfica, desta vez isso não vai acontecer.

      Além disso, esse argumento também cai pela base. Vieira, antes de entrar para o SL Benfica como director desportivo tinha ido a...ZERO Assembleias Gerais. Zero.

      E que dizer dos mais de 150 mil sócios que não foram? Achas que a AG foi marcada para segunda feira por acaso...? Deixemos de discutir o acessório meu caro.

      Eliminar
    2. Caro Shadow´s,
      Já deves ter percebido que também não sou defensor de LFV, que acho um aldrabão, o que não significa que não lhe reconheça ter feito muito trabalho Benfica. Gostaria muito de ter um Presidente com outra dignidade.
      É evidente que a AG foi marcada para aquele dia com um intuito, embora não creia que tenha sido por causa de RGS, acho que foi para assegurar que não seria muito concorrida.
      No entanto, não considero acessória essa discussão pois RGS perfila-se como um candidato a suceder a LFV, e eu pela minha parte desejo que quem venha a seguir seja um tipo de dirigente diferente, que corte com esta gente que tem minado o futebol!

      Eliminar
    3. Caro Shadows. Se querem ser ouvidos numa altura em que vos dê mais jeito têm uma solução: reunam as assinaturas necessárias e convoquem as assembleias gerais necessárias até se fazer a vossa vontade.

      Eliminar
    4. "sem comparação possível com qualquer outro"

      Nem ao nível das operações aos joelhos e da média de jogos com infiltrações?

      Eliminar
    5. Não foi o RGS a prometer aqui dar voz aos seus protestos na AG? Começa bem a prometer e a não cumprir!

      Eliminar
    6. és tu pragal colaço

      Eliminar
    7. EagleView18/6/18 15:11

      Não acho que a afirmação de decidir fazer um loucura não foi nem promessa, nem teve qualquer intenção eleitoralista ou propagandista. Acho que foi honesta e sincera, tanto assim foi que as ofertas já foram feitas a quem de direito, com números concretos.
      As interpretações enviesadas ficam com quem as faz.

      Eliminar
    8. Francisco, silêncios castradores e AGs em catadupa é no Sporting. NO SLB a liberdade e diversidade de opinião sempre foram essenciais ao clube.

      Eagleview: foram feitas? Tens a certeza...? Olha que te pode sair mal a "promessa"...

      Eliminar
    9. Pode sair mal porquê? Se não vier ninguém? E lá por não vir ninguém significa que não tenha tentado de tudo para o trazer.

      Vai depender muito do mundial. Quem fizer bons jogos tem mais hipóteses de assinar com um tubarão europeu.

      Eliminar
    10. Alerta Vermelho18/6/18 23:12

      " Eu sei que Ronaldo foi formado no sporting, mas fica mal desdenhar do melhor jogador português de todos os tempos,sem comparação possível com qualquer outro."

      Nem sequer te lembras-te do ENORME EUSÉBIO, tu para mim não és BENFIQUISTA, mas sim mais um mercenário que LFV, aí introduziu! Não te esqueças, que no tempo do GRANDE EUSÉBIO, ainda não existiam Letónias, nem Estónias, nem Lituânias, nem Azerbeijões, para falar de alguns países, entre muitos que apareceram. Se no tempo de Eusébio, existissem países como esses,quantos golos não teria ele marcado?! Caíu-te a máscara, tu não és BENFIQUISTA!

      Eliminar
  3. Espero que quando for candidato a presidente do SLB, consiga ser mais claro do que é com estes posts.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que qualquer candidato a presidente do SL Benfica apresente na altura certa um projecto para o SLB e que desta vez exista debate entre candidatos.

      Eliminar
    2. Shadows o Vieira nunca aceitara um debate! E principalmente se for com o RGS pois o RGS sabe muita coisa!

      Eliminar
    3. Sabe muita coisa porque esteve com ele lá dentro.

      Eliminar
    4. EagleView18/6/18 15:17

      O Vieira nunca precisou nem nunca irá precisar de debates. Os resultados eleitorais provam que os sócios não precisaram de debates para escolher.
      São sempre os "underdogs" que necessitam de debates.

      Não acredito que o que RGS sabe seja revelado por ele em debates. Até porque não acredito que haja muita coisa para revelar, a não ser as costumeiras decisões de gestão corrente de um clube.
      Se estão à procura de algumas irregularidades, tirem o cavalinho da chuva. Não existem!

      Eliminar
    5. Uma auditoria dirá se existem ou não...

      Eliminar
    6. Eagleview no seu melhor. Estás onde? Na Venezuela? No FCP? Até o BdC fez debates.

      "Os sócios não precisam de debates para escolher?" Olha que esta não esperava...com essa afirmação tu é que deixaste claro que não fazes a mais pálida ideia do que é o SL Benfica e do combate que travou contra a ditadura defendendo a democracia dentro do clube quando não a havia em mais lado nenhum.

      O SL Benfica precisa de debates porque o SL Benfica não é de ninguém. Que vergonha de comentário que fizeste.

      Já agora, veremos essa história das irregularidades num futuro breve.

      Eliminar
    7. Glorioso!18/6/18 16:58

      manjobas,

      Se o RGS for eleito com este estilo , porque acha que ele irá mudar se chegar a Presidente? Irá comportar-se da mesma maneira que o levou à Presidência.

      Também gostaria que ele terminasse com as indirectas e com os mais tarde.

      Se é para falar mais tarde , não fale agora e se é para meter nomes não tenha medo, pois como candidato não tem nada a perder, a não ser proteger certas pessoas

      Eliminar
    8. EagleView18/6/18 17:04

      Eu falo por mim. Não necessito de debates para analisar e fazer juizes de valor sobre candidatos. O meu discernimento chega-me.

      Sempre fui a favor do Vieira, a esmagadora maioria dos sócios foram da mesma opinião mesmo sem debates e os resultados, assim como a realidade, confirmam-no.

      Debates é mais para os políticos e para a politica, que se gere por uma lógica muito diferente do futebol, porque gostam de vender a sua banha da cobra. E quase sempre o fazem. Não ligo aos políticos, especialmente em Portugal.
      Eleições no futebol não é a mesma coisa que eleições na política, muito baseada em partidos (seitas). E ainda bem.

      O futebol gere-se, ou deve gerir-se, por princípios de gestão (cada vez mais) e não por princípios políticos.

      Todos aqueles que quiserem trazer a política ou os seus métodos para o futebol, terão em mim um opositor ou um inimigo.

      Eliminar
    9. Shadows, n te consigo compreender. Afirmas que há algo grave sobre esta direção e o Benfica e depois queres um debate entre LFV e outros candidatos... ora se houver algo grave LFV não será candidato... essa hipótese parece-me um absurdo... ou então o grave é naus uns treta!

      Eliminar
    10. Eagle
      Respeito a tua opinião mas não é muito carente e porque? Quantos políticos tem lá o Benfica a trabalhar? Diz me o porque de LFV faz sempre o almoço de campeão com os políticos no final do ano? Amigo mais vale ser sério e dizer que não se gosta da pessoa do que andar inventar mas enfim

      Eliminar
    11. @EagleView Tem uma visão da democracia bem retorcida.

      Debates, sejam onde forem, são sempre necessários. O confronto direto de ideias e ideais testa a convicção e a sua lógica perante quem assiste (e a quem é adversário). Os discursos (monólogos de campanha e de propaganda), não tendo o contraditório, tem apenas o condão de “convencer” os já “convencidos” com pouca prática informativa.

      Mas cada um sabe de si.

      Eliminar
    12. Boas a todos, no seguimento do comentário do EagleView, concordo que de facto LFV não necessita de debates para ganhar eleições, até porque sabe, (e ainda bem que o sabe), que em termos de oratória e retórica não é propriamente um experto, mas... há sempre um mas, por essa linha de raciocínio, o de se escusar a debates porque corre o risco de ficar mal na fotografia, muito provavelmente o Vilarinho nunca teria ganho as eleições contra o Vale e Azevedo, que todos consideravam uma "fera" nos debates.

      Eliminar
    13. Alerta Vermelho18/6/18 23:20

      Pois é EagleView, bem que tentas virar as coisas do avesso, mas não consegues! Não deves dizer que LFV, não necessita de debates, mas sim que LFV foge dos debates, como o diabo foge da cruz! LFV, além de ter medo que lhe ponham o dedo na ferida, tem outro problema em relação aos debates, então alguém que precisa que lhe escrevam os discursos, que capacidade teria para argumentar num debate? Teria zero, e seria esmagado, tanto no que diz respeito à confrontação de idéias, como em relação ao alinhamento do discurso!

      Eliminar
  4. Anónimo18 junho, 2018 11:32

    Vale bem pena ser triste o anonimo quem quer que alguém vá a uma AG marca para sexta-feira o sábado e nao para uma segunda mas como es burro nada a fazer e eu a pensar que so lagartos assim

    ResponderEliminar
  5. " Um milhão ... apesar do esforço de dois ou três parecerem centenas ... nas críticas que plantam!

    Como se fosse para isso que lhes pagam (em boa verdade não é, também, para andarem a prejudicar - e de que maneira - o Benfica ... mas sobre isso falaremos ... mais depressa do que esperam)"

    Começar o "post" com este desplante e depois vir falar de LEGITIMIDADE DEMOCRÁTICA, parece-me um bocado contraditório, mas como o conceito de democracia tem mais cambiantes que as cores do arco-iris já nada me parece estranho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre com "meias palavras"... se ele sabe alguma coisa que fale já, que os exponha, agora sempre a "atirar para o ar", não vale a pena ler, pura e simplesmente, é mais do mesmo!!!
      5

      Eliminar
    2. Saraiva, Shadows, FJ Marques e RGS todos com a mesma credibilidade. Uma das minhas maiores lutas com o Shadows, depois do Jonas é que qualquer uma das suas insinuações se fosse verdade eu seria o primeiro a pedir a demissão da direção, não quer dizer que meta as mãos no fogo por alguém, como alguém disse, olhamos para os presidentes dos clubes de futebol e não nos chocaria que tudo fosse verdade.

      E nem nunca pedi que chegasse ao fim qualquer julgamento na justiça que isso leva o seu tempo, apenas provas concretas, por exemplo as escutas do apito dourado são suficientes para nunca votar PdC, agora insinuações numa de oposição, para mim tem tanto valor como a palavra de LFV.

      O que eu analiso de fora é uma política desportiva e resultados, e nisso eu concordo e tenho apoiado aqui a direção.

      Fazendo a analogia com a política, aquando o roubo de Tancos toda a gente pedia a cabeça do ministro, a responsabilidade política, etc, responsável político uma tetra, agora o ministro tem culpa da incompetência que singra por este país fora, responsabilidade seria agir e e fazer ver aos resposáveis do quartel da responsabilidade de guardar um paiol. Senão daqui a pouco bastaria à oposição arranjar uns papalvos quaisquer subalternos para fazer merda para responsabilizar o governo.

      O mesmo dos incêndios, faz um ano que tivemos uma das maiores tragédias nacionais, andámos mais de 30 anos a encher o copo, com a desertificação do interior (comum por todo o mundo) e uma política florestal terrível, incêndios florestais todos os santos anos, quartéis de bombeiros sem dinheiro para gasóleo quanto mais viaturas, depois queriam que o Costa resolvesse tudo em 3 meses, um dos soundbites da extrema direita era usar trabalho escravo e meter os presos a limpar matas, fica sempre bem.

      Se bem que não o ilibo de usar a proteção civil para meter os boys do PS e andar a substituir as chefias lá, vergonhoso.

      E já devaneio, mas esta é outra razão de não querer RGS no Benfica, um maçónico que partilha a mesma loja com André Ventura e Miguel Relvas, ou como diria a wikipedia, homens livres e de bons costumes com espírito filantrópico, e esta especial para o André, sem distinção de raça ou religião. ps.- o gaijo que editou a wiki que me diga qual o whiskey que consome porque é muito bom

      Eliminar
    3. Paulo Duarte, vamos lembrar o teu primeiro parágrafo daqui a uns tempos, ok? Quero ver a tua coerência nessa altura.

      Quanto ao resto, é só palha para tentares baralhar os mais fracos de espírito. Os números, alguns deles serão revelados no NGB nos próximos tempos, são arrasadores para Vieira. E veremos se não teremos outras coisas igualmente arrasadoras para ele e para o SLB antes de Agosto.

      A prova de que não fazes ideia do que dizes e só enches chouriços é tu também falares nos incêndios e deixares de fora, como os políticos o fizeram, o ponto essencial: os incendiários. Não temos clima para ignições naturais e como ainda em Abril um dos maiores especialistas europeus afirmou: 99% dos incêncios em Portugal são fogo posto. E portanto o problema não é limpares mais ou menos porque vai arder na mesma se um incendiário colocar aquilo a arder.
      Queriam tomar medidas? A primeira era agravar as penas dos incendiários para algo realmente pesado em vez de penas curtas e suspensas.

      Acho muita piada aos defensores do "porque sim". Tu não apresentas números ou factos para defenderes o teu ponto de vista. Resumes tudo a "política desportiva e resultados" quando isso é demasiado genérico.

      Curioso é o passado de A ou B fazerem-te muita confusão por isto e aquilo. Teres um presidente que esteve com Pinto da Costa anos a fio participando na aliança que atacava o SLB de todas as formas...nem te incomoda ou merece referências. Curioso não...?

      Eliminar
    4. Shadows, já o escrevi aqui várias vezes, que se investigue tudo. Doa a quem doer, a instituição tem que estar acima de tudo.

      Mas mesmo que se venha a provar que o LFV é o anticristo RGS nunca teria o meu voto, especialmente por ter feito parte da direção.

      Em relação á política desportiva e resultados, os resultados são excelentes, mesmo perdendo tudo este ano, e a política desportiva é a que eu apoiaria em qualquer presidente.

      Eliminar
    5. Mas continuas a não falar sobre LFV quando festejava golos dos outros? Stranho ne?

      Eliminar
    6. Fê-lo enquanto presidente do glorioso num jogo contra o SLB?

      Eliminar
    7. "Paulo Duarte, vamos lembrar o teu primeiro parágrafo daqui a uns tempos, ok? Quero ver a tua coerência nessa altura."
      Se sabes alguma coisa, partilha senão é sempre a mesma treta e a comparação com os outros é correta. Acabem com as especulações e ponham tudo cá fora, chega de "meias palavras" e dp diz que disse, assumam e acusem. Faziam muito melhor ao Benfica do que andar sempre com essas tangas. Sejam diferentes.
      5

      Eliminar
    8. Nem 1 foto do LFV a festejar com os outros? Gostava de ver. Só acredito no que vejo ou oiço.

      Eliminar
    9. Nem uma referenciazinha ao cartao de socio do sporting (para utilizar as piscinas); nem uma referenciazinha ao cartao de socio do porto (para ver os jogos do porto junto do amigo P Costa); nem uma referenciazinha ao seu proprio numero de socio (usurpou o numero de socio de um morto); nem uma referenciazinha ao seu Benfiquismo (ausencia total de amor ao Benfica cube). Se existe algum amor é á Benfica SAD...

      Eliminar
    10. Manuel Gonçalves18 Junho, 2018 22:29

      Manuel, apesar de passar algum tempo aqui na cavaqueira e de picar alguns posts e escribas leva o que escrevo com uma pitada de sal pois sendo um fervoroso adepto do SLB não sou sócio, vivo longe e cresci nos 80's quando às segundas feiras havia sempre picardias depois dos jogos do campeonato nas escolas. Vou menos vezes à luz do que gostaria infelizmente.

      Gostaria de deixar claro alguns pontos

      1. - como disse vivo longe e não entendo o bairrismo do clube, entendo o aspecto tribal e consigo identificar-me, nesse aspecto espero que o SLB represente sempre os valores de Cosme Damião como exemplo para a sociedade, nunca desculparia LFV depois de dizer aos sócios que não há corrupção no benfica que houvesse para lá umas coisas esquisitas

      2. não acredito que em 2018 uma equipa de qualquer modalidade desportiva de alta competição, e atenção não estamos a falar de clubes de bairro, possa ser dirigida apenas por amor à camisola e não por profissionais altamente competentes nas mais variadas àreas independentemente de filiação clubística, a direção talvez mas sempre coadjuvados por pessoas com saber e formação nas respectivas áreas. A famosa, na oposição, sportinguização do SLB é um soundbite para ganhar votos, a não ser que queiram ter um clube a lutar para não descer de divisão temos que ter os melhores, e digo, Mil Homens é dos melhores, por exemplo.

      3. muitas das minhas opiniões derivam de ter tido formação em ciências do desporto, apesar de à distância fazer sempre uma avaliação empírica e clubística das situações no clube, daí a minha defesa de RV, a aposta na formação, entre outras

      para acabar e em relação ao assunto premente, o SCP tem um presidente que ama o clube e provavelmente sempre foi sportinguista, e que vai ficar na história escrita a cinzel na pedra como o presidente que matou, enterrou e deu a missa de sétimo dia ao clube enquanto nós temos um presidente que festejava vitórias do SCP no camarote de PdC, mas trouxe o clube para a modernidade, voltou a dar nome europeu ao SLB e trouxe-nos vitórias, basta ir por exemplo ler uma entrevista de um vice do porto, não me lembro o nome que à dois anos enquanto os presidentes andavam nas tricas políticas do bate boca ele falava de futebol e que tinham que se aproximar do que fazia o SLB. Resumindo, se aquele é o pior pecado de LFV que fique cá mais 20 anos.

      Eliminar
    11. Caro Paulo Duarte, subscrevo inteiramente o seu último post

      Eliminar
  6. Uma AG marcada para 2ª. feira, quando se sabe que RGS está na SIC-N não foi por acaso...e mesmo assim, estavam por lá uns quantos gorilas e avençados à sua espera para fazer cagaçal!!!
    O primeiro sócio, quer dizer, aquele que representa todos os sócios, Luís Nazaré, também não foi à última AG,(onde voaram vacas, perdão, cadeiras) trocando-a por um jantar politico. Alguém comentou isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pergunto se o RGS esteve lá na época passada...

      Eliminar
  7. A VINGANÇA É SEMPRE DENTRO DAS QUATRO LINHAS!

    A história raramente se repete, mesmo que por defeito das circunstâncias, tenhamos a tendência a comparar factos e situações. E o mesmo presidente, que em 1993, não teve pejo algum em se aproveitar das fragilidades do Benfica, na altura com salários em atraso, para nos levar os jogadores Paulo Sousa e Pacheco, e quase a levar João Pinto, que completaria um trio no assalto à Luz. E se se recordam, até estava planeada uma apresentação hollywoodesca dos mesmos, vindos de helicóptero, para que a chegada a Alvalade fosse ainda mais impactante para uns e mais dolorosa e sentida para outros. E como diz o povo: “dor que não mata também não fere”, e felizmente que a vingança cumpriu-se com uma magnífica exibição dentro das quatro linhas, com 6 a 3 em Alvalade e a vitória no campeonato. E por ironia das ironias, e pelas voltas que a vida dá, é esse mesmo presidente, que recentemente suplicou a todos os santos, primeiro aos jogadores para não rescindirem e depois aos clubes para não os contratarem, que agora regressa numa espécie – como diz Rui Gomes da Silva – de Junta de Salvação Nacional verde e branca, cuja casa está a ferro e fogo diariamente.
    Também não concordo que o Benfica cometa a loucura de ir buscar um ou dois jogadores que sejam, que à conta da revanche de 93, quer é afinal camuflar e apagar da memória dos benfiquistas a época desastrosa e miserável que findou, tanto a nível do futebol sénior como a nível das modalidades de pavilhão.
    Depois pergunta-se: estaria LFV disposto a fazer igual esforço para manter, no Benfica, alguns jovens de qualidade da formação, como o está a fazer em relação, por exemplo, a Rodrigo Leão, que se desdunha todo só para o conseguir ter? É evidente que não. Nem cometeria, por certo, a desfaçatez de pagar um salário tão elevado pelos nossos, como o pretende fazer pelo rescindente de Alcochete.
    Estaria a incorrer numa contradição, que aliás, diga-se de verdade, é muito própria e peculiar em LFV, isto é, quando tanto publicita e apregoa a formação do Seixal, esta sua atitude pressupõe claramente que está a desvalorizar o que é nosso por comparação o que é dos outros.
    Por defeito, LFV pensa muito pouco no Benfica, procura estratégias e projectos de somenos importância para o futebol do clube, esquecendo que os erros da época passada não se podem repetir com o à-vontade e o laxismo com que ocorreram, e convém avivar-lhe a memória da história rocambolesca dos guarda-redes que, pelos vistos e pelo andar da carruagem, se vai decalcar, para mal de todos nós, na nova época que se aproxima.
    Sendo Vlachodimos o titular, precisamos de outro guarda-redes de categoria para ser a sua sombra, e não é qualquer Varela ou Renan que estão em condições de o ser.
    Esta aposta no mercado sul-americano é um exagero, e só pode ser explicada pelas comissões chorudas que alguém vai receber, passando para segundo plano o critério de escolha rigoroso e qualitativo que se exige.
    Onde está o substituto de Fejsa, em caso de lesão? Continuamos a contar com o ovo no dito cujo da galinha?
    LFV, na época passada, andou a brincar aos campeonatos e ao faz de conta, mas ele sabe que este ano só ele está pressionado a prestar contas, e não vai haver mais desculpas, porque os sócios e os adeptos do Benfica estarão de sobreaviso e atentos, não tolerando mais desvarios e desmandos no caminho do futuro do Glorioso.
    Sempre fervorosos no apoio ao nosso Benfica!

    José Reis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tudo certo nem uma virgula tiro jà agora um simples reparo a BTV virou orgão de defesa pro Vieirista cambada de bandalhos temos que denunciar isto até que a voz nos falte

      Eliminar
    2. Isto merecia um post!! parabéns
      Tenho pena que as opiniões que passam por aqui não se traduzam em ações, tenho pena que o candidato assumido à presidência do sport Lisboa e Benfica tenha trocado um serão patetico entre três estarolas na televisão por uma assembleia do clube que quer presidir!! Grave, muito grave na minha opinião!!
      Tenho pena que o RGS não tenha ido para usar da palavra e dizer aos muitos Vieiristas o que tem vindo a escrever aqui, sem medos e sem rodeios, é lá que começa a "oposição", é dizer nas "fuças" dos Vieiristas as verdades inconvenientes e factuais do estado vergonhoso que chegou o Benfica com interesses vários e que em nada beneficiam o Benfica, e não me venham com a desculpa de que não o iraim deixar falar, que estavam capangas, que não era o momento ideal etc etc...não quer quer ser presidente do Benfica não pode ter medo não pode ficar agarrado a uma escrita (confusa e cheia de merd@s com parênteses e vírgulas e pensamentos cortados a meio) que chega lá é preciso mais é melhor meu caro RGS, na minha opinião ainda não está minimamente preparado para ser sequer candidato a candidato!!

      Eliminar
    3. E em 3 (TRES) minutos de oratória que a AG concede aos sócios, tinha tempo para discutir tudo isso???

      Quando é que os Benfiquistas compreendem que nas Assembleias, os sócios só têm direito a falarem durante 3 minutos? Esse tempo dá para alguma coisa???

      Eliminar
    4. Alerta Vermelho18/6/18 23:55

      " tenho pena que o candidato à presidência do Sport Lisboa e Benfica tenha trocado um serão patético entre três estarolas na televisão por uma assembleia geral do clube que quer presidir!! Grave, muito grave na minha opinião!!

      Pedro Soares, a única coisa que aqui é grave, é a tua opinião, se é que de uma opinião se trata, pois muito provavelmente estás é preocupado com o teu tacho que não queres perder!
      Para ti, o DR. RGS, deixava o BENFICA á mercê daquela gente sem escrupúlos, que anda àvida por fazer mossa, e ia para a AG. Eu nunca vi ninguém defender o BENFICA, como o DR. RGS o faz!
      Vocês são bons é na BTV, onde não existe contraditório, e onde o que vos perguntam é previamente combinado, para debitarem propaganda. O porquê de tal escolha, é simples de entender, vocês conseguirão manter-se, enquanto conseguirem enfiar gelados pela testa adentro dos sócios, como tal não precisam de defender o BENFICA, perante os adversários! A cereja em cima do bolo, é ter dado a liderança do departamento de comunicação a mais um lagarto, pois como existiam tão poucos aí dentro, porque não meter mais um! Compreendo que estejas aflito, mas ainda assim, não te faria mal, teres um bocadinho de vergonha!

      Eliminar
    5. Viriato, a questão aqui não é o que teria tempo de dizer porque claramente não o há, a questão é aparecer!! Em três minutos pode ou não ser objetivo e incisivo nas questões mais importantes?? Não chegará para deixar alguma coisa de "oposição"?? Eu acho que sim!

      Alerta vermelho quando ganharem massa cinzenta que chegue poderás notar que se trata de uma opiniao...

      Eliminar
  8. Se o Dr RGS não existisse éra preciso inventa-lo Dr obrigado enfim àlguem que consegue demistificar a ordinarice lendària de LFV é com enorme prazer que leio as suas cronicas no GB e estou quase sempre em sintonia com a sua visão da estratégica politica gestionària do BENFICA actual, que é pequeninha,miseràvél,serve unicamente a lambe-botas e servem-se do BENFICA para atingir objetivos pessoais, muitas das decisões tomadas hoje nosso BENFICA não tem filosofia benfiquista mas empresarial,gente que fàz da gestão de emoções um negocio muitas vezes com beneficios duvidosos e por vezes danosos para o futuro do BENFICA Obrigado RGS a sua Cronica neste blogue é o nosso oxigéneo semanal. A BTV é agora o instrumento que serve unica e simplesmente de panflete à linha LFV,DSO, pena que jornalistas como José Nuno Martins (que eu muito apreciava)se dê à miseràvél critica de eventuais opositores à linha de conduta actual do BENFICA isto sem debate contraditorio para a pratica sã do jornalismo voltando as costas à exigente ètica, simples opinião

    ResponderEliminar
  9. Muito bem Dr, mais uma vez!
    Mas por favor, parem de falar do Rival e do seu presidente e falem do Glorioso. Como é possível falarem tanto e darem tanto tempo de antena a esse clube?
    Estão a fazer do Smerding um clube enorme, coisa que não é !!!

    "falem bem ou mal, o que interessa é que falem"

    Foi assim nos anos 60 com o Glorioso, nos 80 com o PDC e agora com BDC.

    Et pluribus unum

    ResponderEliminar
  10. O RGS parece cada vez mais o Octávio. Sempre a prometer falar mas nunca o faz. E qd o faz é uma desilusão. Não precisamos de dramas e suspense. Se há algo que deve ser dito tem de ser sem receios e tentativas de exploração dos momentos...

    O desporto português e mundial precisa de mais transparência. E precisa de pessoas que não pareçam só pessoas sérias mas que o sejam. E para isto não serve de nada lançar dúvidas sem nunca concretizar.

    PS para lançar dúvidas bastam os menos informados como eu que podem pensar que certas candidaturas podem servir apenas para não existir uma que seja uma real alternativa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. és tu pedro guerra

      Eliminar
    2. Alerta Vermelho19/6/18 00:05

      " O desporto português e mundial precisa de mais transparência. E precisa de pessoas que não pareçam só pessoas séria mas que o sejam. E para isto não serve de nada lançar dúvidas sem concretizar."

      Mas onde é que o DR. RGS, não é uma pessoa séria? Acho que ninguém pode dizer que o DR. RGS, já esteve preso, no entanto do actual presidente da direcção pode! No entanto, para os situacionistas/tachistas, o actual presidente da direcção, apesar de ser cadastrado, é que é uma pessoa séria, e quem tenha um registo criminal limpo não é, apesar do único crime que comete, seja discordar da actual direcção, e pôr em perigo, os tachos dos lambe botas que gravitam em torno do presidente da mesma.

      Eliminar
  11. Imaginar que há gente a pagar para este tipo dar opiniões, e que tem filhos e mulher... que vidas tão tristes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18 junho, 2018 14:52

      Mais triste e tu que criticas e mesmo assim andas a ler o que se escreve diz la vale pena ser burro?

      Eliminar
  12. Venho criticar a forma e não o fundo porque é impossível entender o seus textos sem um esforço sobre-humano. Não fazemos todos parte do seu circulo mais intimo por isso é impossível entender os seus "wink" "wink". Nenhuma frase é direta e TODAS elas têm uma parte "entre parenteais" que mata por completo uma leitura suave e o entendimento embora faça frases curtas. O senhor escreve mas não diz nada, aponta do dedo mas não se sabe para onde nem para quem. E não lhe perdoou a facada que tentou dar no noso Presidente aqui mesmo ha umas semanas para trás.
    A memoria pode ser curta mas o nosso lema é e será sempre.
    E PLURIBUS UNUM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da Godfather18 junho, 2018 14:56

      Esse lema e para quem? para alguns o para todos?

      Eliminar
    2. Não entendo a crítica! Para mim os textos são claros, depois de uma sessão de rock psicadelico matinal, de preferência Jeferson Airplane

      Eliminar
    3. É mesmo isso, aponta o dedo para todo o lado e para lado nenhum. Palha, palha, palha e muitas ... ... ... ...

      Eliminar
  13. Esse Artur33 deve ser dos que o RGS refere como "dois ou três parecerem centenas ... nas críticas que plantam!"
    O camarada tem de ir mais devagar, essa marcação está demasiado agressiva a todas as pessoas que tenham uma opinião diferente da do seu novo amo.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Khazim, lembro-te somente que a sua opinião vale o mesmo que a tua e o mesmo tambem da de todos os assalariados do call-center de bieira que lutam com os dentes cerrados para tentar limparem a imagem do dono nas redes sociais, mesmo que isso não te satisfaz!

      Eliminar
  14. Bem, o RGS se tem 1 milhão de leitores deve-se a falar do BENFICA e não pela qualidade dos seus textos... Quando escreve sobre política ou direito quantos terá? 4? Lembra-me o Otávio Machado mas em versão POLÍTICA, insinua,mas nunca concretiza e raramente diz algo de concreto. Longe do Benfica e leve com ele o DSO é o PG.

    ResponderEliminar
  15. Vai Às assembleias seu maroto. Isto falar por blogs qualquer caixalote fala. Vai às assembleias e enfrenta diretamente o Presidente. Passaste a valer 0.
    O Vieira é o que é, mas enquanto não aparecer um Benfiquista dos pés à cabeça, que se mantenha o homem.

    ResponderEliminar
  16. Vieira já cumpriu a loucura de ir contratar alguém ao Sporting…

    Foi buscar a Carolina Vilão!

    Portanto, passemos à próxima promessa.

    Next...

    ResponderEliminar
  17. Rodrigues18/6/18 20:44

    Ainda fui à AG na esperança de ouvir alguém minimamente credivel. Mas apenas se escutaram os palermas do costume, vieiristas e não vieiristas.
    O dr RGS perdeu uma excelente oportunidade de sair da sua zona de conforto e mostrar in loco quais são as suas linhas de rumo para o Benfica.

    ResponderEliminar
  18. Com tanto para se preocupar relativamente ao Benfica, a preocupação centra-se...no Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O zbode é a nossa kenga. É normal que nos preocupemos. Vocês andam há mais de 100 anos com o Benfica colado no focinho e nós não podemos falar no béding? Era o que faltava cabeçudo.

      Mete pomadinha se tiver a doer.

      Eliminar
  19. Lembro-me do Benfica ter rejeitado ir a jogo pelo Moutinho, o que trouxe consequenciais desportivas e financeiras pesadas (Moutinho foi o motor de um porto que ganhou tudo fora e dentro). aqui o cenário é em todo semelhante. Leão, Gelson e Bruno Fernandes viriam para somar pelo que serão sempre bem vindos. os falsos moralismos e falsos moralistas ja nos criaram dissabores suficientes.

    ResponderEliminar


  20. Basta ter 2 dedos de testa para concluir que nem BF, nem o GM, nem quaisquer outros que possam vir a rescindir, virão para o Glorioso !...

    O 'sonho húmido' do homem que ESTÁ presidente do S. L. e...BENFICA, não passa de mais uma carrada de areia lançada para os olhos dos Benfiquistas !... 'adivinha-se' a intenção e a intencionalidade...!!!

    Escrevi isto depois de ter assistido a mais uma AG à moda LFV/LN ...

    ResponderEliminar
  21. Daquelas poucas vezes em que concordo com Rui Gomes da Silva.

    ResponderEliminar
  22. Jogadores, perdão, mercenários, pagos a peso de ouro para virem jogar condicionados no Glorioso?
    Vieira, a fazer isso, está por um lado a prejudicar financeiramente o Benfica e a criar problemas de balneário com uns muito bem pagos e outros não, apenas para esfregar o ego dalguns adeptos que não pensam para além dos ódios instalados mesmo que isso prejudique o Clube!

    ResponderEliminar
  23. "Pela nossa natureza e por conhecer - minimamente - o que pensa quem está, neste momento, à frente do Benfica!": yannick djalo

    ResponderEliminar
  24. Pergunto se é uma atitude inteligente ir buscar o Rafael Leão pelos valores que se falam. Quem é o Rafael Leão? O Heri tem mais golos e assistências que este miúdo e o willock mais arte e rapidez. O que lhe observam que eu não vejo? A quem vai tirar o lugar? Ao Jonas, ao Ferreyra? Ao Castillo? Haja noção!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking