O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 11 de julho de 2017

Jogos do Benfica na BTV: Uma história que continua mal explicada

. 59 comentários
Ou seja, quase dois anos depois da apresentação do contrato com a NOS, com toda a pompa e circunstância, em pleno relvado da Luz onde só faltou o fogo de artificio, onde não faltou até uma certa arrogância de quem disse que nunca os rivais teriam capacidade para fazer um contrato sequer parecido, Domingos Soares Oliveira diz agora que as negociações com a NOS estão em curso para que o Benfica consiga um “acordo satisfatório para ambas as partes".

Afinal, aquilo que ainda há pouco deu direito a fogo de artifício já não satisfaz, ou só satisfez por algumas semanas até que os rivais que nunca teriam capacidade para fazer sequer parecido, fizeram parecido, igual ou melhor, dependendo dos pontos de vista.

E as palavras de LFV de que rapidamente se sentaria à mesa com a NOS para renegociar o tal extraordinário contrato já foram proferidas há mais de 18 meses e até agora, nada!

Para já o que se sabe é isto, tal como se sabe que afinal, o tal esforço financeiro que foi pedido aos Benfiquistas para que se rompesse com a SportTV, o Sistema e coiso e tal e os jogos passassem na televisão do Benfica para que fossemos donos do nosso caminho, continuam agora a passar na televisão do Benfica mas, esses direitos já não são nossos e a exploração desses jogos não é feita por nós, pelo que deixaram de cumprir o propósito que nos foi vendido.

Contas feitas, é bonito sim senhor ver os jogos na BenficaTV e eu também gosto de o fazer mas, a verdade é que portistas e sportinguistas pagam 30 e os Benfiquistas pagam 40 para assistir aos jogos do seu clube... E qual é o benefício para os Benfiquistas e o que recebem em troca por esse esforço financeiro extra que pesa em tantas famílias?


Pois, isso é que ainda está por explicar.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

59 comentários

  1. A crítica inicial era que íamos voltar para a sporttv... Para não dizer que era errada... Bora lá arranjar onde pegar.

    ResponderEliminar
  2. À parte questões financeiras, um verdadeiro benfiquista nunca colocaria a questão nesses termos. A BTV é muito mais do que "apenas" os jogos de futebol da equipa principal. É modalidades, é formação, é pensar Benfica. Mesmo sem os jogos da equipa principal, a BTV oferece a qualquer adepto de desporto - em particular aos Benfiquistas, claro - um conteúdo único e apetecível.
    Não leves a mal, mas a tua "análise" do contrato e da conjuntura que o envolve é primária.
    Pelos teus posts - o anterior a este é de bradar aos céus - é fácil perceber que a tua forma de viver o Benfica não assenta na paixão ao clube, mas no ódio à direcção. Estás no teu direito, mas és com certeza mais infeliz no teu benfiquismo que os milhões que há 4 anos para cá vão dar uma voltinha ao Marquês no final de Maio. Não confundas crítica (sempre saudável e necessária) com deita-abaixismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Houve uma clara mudança de status entre o Shadows e o Redmoon.

      Eliminar
  3. Concordo.

    É inacreditável como se anda a dar 10€ à NOS. Quase metade do que nós recebemos deve vir desses 10 euros extra que pagamos. O dinheiro que o Sporting e Porto recebem é todo da empresa, não vem de ajudas extras, incrível!!!

    E da direcção nem uma explicação, são estas pequenas coisas que fazem com que continue a votar em branco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até prova em contrário e tendo em conta o que é de conhecimento público, o que a NOS adquiriu foram os direitos de transmissão dos jogos do Benfica em casa + os de DISTRIBUIÇÃO DA BTV que é DIFERENTE dos direitos de EXPLORAÇÃO da BTV; a exploração, ou seja a Propriedade, Exploração, Gestão financeira, conteúdos etc... são do BENFICA.

      SÓ PARA OS MAIS DISTRAIDOS ou IGNORANTES SOBRE A MATÉRIA De FACTO.
      O Benfica quando lançou a BTV numa 1ª fase contratualizou com a MEO por um valor de cerca de 6 milhões de euros a DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA na MEO. O canal nessa altura era gratuito.
      Posteriormente com o final desse contrato e com os direitos dos jogos do Benfica a passarem para a BTV; A BTV passou a canal PREMIUM com uma mensalidade de 9,90€ mês.
      Os direitos de DISTRIBUIÇÃO foram vendidos directamente pelo Benfica aos diferentes operadores e com clausulados diferentes uns dos outros, alguns desses contratos incluíam clausulado em que se definia uma percentagem do bolo das assinaturas para o operador se este atingisse um determinado número de assinantes da BTV... era uma forma a incentivar as operadoras a tudo fazerem para que trouxessem mais assinantes para a BTV. O Benfica recebeu anualmente um valor próximo de 10 milhões de euros pelo total da venda dos seus direitos de DISTRIBUIÇÃO hás diferentes operadoras... o valor das ASSINATURAS era e È até prova do contrário receita da BTV a qual pertence ao BENFICA.

      Eliminar
  4. 100% de acordo, eu subscrevi a BTV, mas a partir do momento que assinaram com a NOS, virei Inácio. Sou benfiquista, pelo Benfica faço sacrifícios, mas recuso-me a ser mealheiro de grandes grupos empresariais, principalmente grupos que fazem contratos mais vantajosos para os nossos adversários.

    ResponderEliminar
  5. Pois! Eu próprio já coloquei aqui muitas vezes essa questão. Contudo, como LFV e outros membros da sua direcção jamais se submetem a entrevistas com potencial incómodo, creio que vamos continuar sem resposta.
    Uma vergonha!

    ResponderEliminar
  6. "...pagam 30 e os Benfiquistas pagam 40 para assistir aos jogos do seu clube... E qual é o benefício para os Benfiquistas e o que recebem em troca por esse esforço financeiro extra que pesa em tantas famílias?", ISTO!!!!, SE os 10 euros fossem para os cofres da SAD, ainda vá, agora isto?, deixei de assinar a BTV, encher o cú a monstros económicos, tá bem tá... imaginem os benfiquistas boicotarem a BTV talvez a coisa mudasse, não sabemos o poder que temos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os monstros económicos vão dar 40M€ por ano aos cofres da SAD. Benfiquistas a pedir boicote à BTV... como disse por aí alguém... a BTV é muito mais do que 15 jogos de futebol na Luz. Enquanto benfiquista é triste ver comentários destes.

      Eliminar
  7. Os dragartos pagam 30 mas só veem os jogos deles e metade dos nossos. Se querem ver os jogos todos pagam 40. lógico, não? Se todos os benfiquistas fizessem como eu, isto é, apenas pagassem a BTV e deixassem de pagar a SportTV, talvez houvesse mais respeito para com o nosso clube. Mas não, os benfiquistas são a mola real da economia do futebol português. Mas insistem em ser tansos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo.

      E adiciono, parem de ser tansos e mandem a SportTV para o c*r*lh*!

      Eliminar
  8. O benefício é mais que obvio... controlar a transmissão dos jogos do Benfica na luz.

    De resto e por muito que queiram a nos não ia pagar mais ao Benfica sem ter nada em troca, o negócio do Benfica é muito bom (deu para perceber isso pela forma como foi festejado por todos) o que não contavam é que como dizes os rivais conseguissem valores idênticos.

    ResponderEliminar
  9. São pontos de vista, eu por exemplo pago €10, só......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui assinante da BTV desde a 1ª hora premium... Nunca tive ou terei Sportv. No entanto há cerca de 6 meses deixei de ter BTV, com pena minha, porque não admito que aquele dinheiro seja pertença dos donos da Sportv... O mesmo não teria feito se como anteriormente esse pagamento revertesse para o Benfica!

      Eliminar
  10. Quando esta história comecou poucos foram os que não ficaram encandeados com os milhoes do bolo total e fizeram as contas para perceber que para o Zé o custo mensal, na altura, ia ficar exactamente o mesmo. Ao mesmo tempo não representava perda nenhuma para o Operador e mais do que isso o Operador cobra 25% da receita como despesas de gestão. Ninguem prestou atenção á "pequena" cláusula que informa algo "renovável anualmente, desde que UMA DAS PARTES o solicite", que quer dizer que estamos presos durante os 10 anos. Tal e qual nos emprestimos ruinosos do oliveiredo.
    Agora acabou, mentalizem-se disso, não há volta a dar. A não ser que o Benfica queira descer de divisão e isso esteja contemplado com a quebra de contrato. De tantos leaks que houve o deste contrato é que vinha mesmo a calhar...

    ResponderEliminar
  11. Muitos benfiquista, ao assinar a BTV, continuam a pensar que estão a contribuir para os cofres do seu clube.
    A verdade é que agora essa verba vai para a NOS, que com ela reduz em cerca de um terço, o encargo com o contrato do Benfica.
    Assim este contrato é para as operadoras o que representa o menor dispêndio dos 3 grandes.

    ResponderEliminar
  12. Caro RedMoon
    Gostaria muito de questionar a oportunidade deste seu texto. Com todo o respeito que me merece. Qual a novidade? Qual a justificação para em Julho de 2017 fazer este comentário?
    No momento que o nosso clube vive, de todos contra nós, é minha convicção que devemos ocupar-nos dos nossos inimigos. Cerrar fileiras é absolutamente necessário. Não tem noção que quando nos querem destruir, que temos que parar, e unir-nos em torno da nossa causa comum? Chega de ataques ao Benfica e sua direção e ainda por cima com notícias requentadas.
    Qual a sua agenda? O que pretende?
    É impossível apoiar tudo o que a direção do Benfica faz, mas aceite um conselho, tome nota, e quando chegar á altura das eleições ou assembleia geral de sócios, vá à luta e procure convencer os sócios do Benfica das suas verdades e opiniões. Ok?
    Rumo ao Penta.
    Juntos....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não entendo como se põe em causa os motivos de um benfiquista por exercer a sua liberdade de expressão.

      Eliminar
    2. Toda a liberdade de expressão. Quero só perceber a agenda, qual a oportunidade para este post. A liberdade vem acompanhada de responsabilidade. Quando questionamos algo, temos que dizer porque o fazemos e quais as consequências dos nossos atos. Na minha opinião o Benfica hoje (Julho de 2017) não precisa disto. A não ser....

      Eliminar
    3. Liberdade de expressao é uma coisa...outra coisa é ser tao "pequeno" e nao perceber q é um negocio...e mm com filhos da p...tem de se negociar. A NOS é q patrocina a liga...se fossemos todos pensar como certas ideias deste blog, andavamos todos a jogar á malha. Mas como aqui...e nao so...é so iluminados e che guevaras...dá nestas respostas q o sr deu. Ser democrata é uma coisa, ser saloio é outra. Bejinhos e abraços. Luis Pedro.

      Eliminar
    4. Concordo com o Jtfili, liberdade de expressão acima de tudo, mas com esse poder vem uma responsabilidade.

      Eu também sou muito critico em relação a várias coisas que emanam desta direcção do Benfica, mas cada assunto a seu tempo. Neste momento este assunto da NOS é absolutamente irrelevante, devemos discutir-lo e pressionar a direcção quando for relevante, agora é só atirar sumo de limão ao arranhão, sendo que o arranhão é largo por causa dos ataques incessantes dos nossos inimigos (as pessoas que os fazem, não me refiro ás instituições que representam).

      Unidos mas atentos!

      Eliminar
  13. Quanto pagam os benfiquistas? Eu pago 9,90 pela BTV. Vejo os jogos todos (TODOS!) do Benfica e não dou (nunca dei e jamais darei) um pataco ao Oliveira.
    Quanto ao acerto do contrato com a NOS (e a NOS tem de entender que o Benfica vale muito mais do que os dois clubes coligados contra nós), foi-nos prometido, presidente! E o prometido...

    ResponderEliminar
  14. Concordo que a situação necessita de uma clarificação. Mas eu, benfiquista e sócio do Benfica apenas pago 9,90€ para ver jogos do meu Clube. Para os jogos fora existem: cafés, restaurantes, amigos, vizinhos, streaming...

    Portistas e sportinguistas pagam 30 para verem todos os jogos dos seus clubes, exceto os mais importantes!

    ResponderEliminar
  15. A resposta á tua pergunta da-se com Uma unica palavra : "isencao" ....e parecendo que nao conta muito! Conta 4 titulos seguidos por exemplo. ..

    ResponderEliminar
  16. Eu só pago dez que me recuso a assinar um canal que tanta censura tem feito contra o Benfica!

    ResponderEliminar
  17. "Contas feitas, é bonito sim senhor ver os jogos na BenficaTV e eu também gosto de o fazer mas, a verdade é que portistas e sportinguistas pagam 30 e os Benfiquistas pagam 40 para assistir aos jogos do seu clube... E qual é o benefício para os Benfiquistas e o que recebem em troca por esse esforço financeiro extra que pesa em tantas famílias?"

    Para quem não saiba este foi um dos FALSOS argumentos que a Sport TV cozinhou e divulgou através dos seus avençados colocados nos diferentes orgãos de comunicação social e outros meios de comunicação para tentar numa primeira fase estancar a sangria de assinantes que se iniciou a partir da transmissões dos jogos do Benfica na BTV, a qual não conseguiram, para numa fase posterior utilizarem novamente os mesmos FALSOS argumentos com o intuito de colocarem os próprios Benfiquistas contra o projecto da BTV... só que para azar deles a grande maioria do universo de assinantes da BTV não se enquadram na caracterização do assinante Redmoon.

    Passo a explicar para quem já teve acesso a estudos de mercado sobre esta temática sabe bem como este argumento não pega na maioria dos potenciais de assinantes da BTV, como igualmente, pasme-se da Sport TV, ou mesmo outro canal premium desportivo que venha no futuro a surgir; já para não falar que em última análise é mesmo um argumento FALSO.

    FALSO porque se formos rigorosos na análise dos factos; quem quiser ver todos os jogos da 1 Liga ou 2 Liga na TV de forma legal em Portugal tem que assinar tanto a Sport TV como a BTV, sim pode ser só para ver um jogo... mas o da Luz, passa somente na BTV.

    Mas esquecendo que de facto o argumento é falso, vamos a outros dados concretos apurados nos ditos estudos de mercado. + de 45% dos assinantes da BTV NUNCA FORAM ASSINANTES DA SPORT TV, inclusive quando a SPORT TV operava em monopólio de facto.

    A maioria dos actuais assinantes da BTV NÃO VÃO ASSINAR A SPORT TV se entretanto os jogos do Benfica em casa voltarem para a SPORT TV

    A maioria de POTENCIAIS clientes da SPORT TV não tem capacidade financeira para pagar mensalidades tão elevadas; mas igualmente há uma maioria de POTENCIAIS clientes da Sport TV, com recursos financeiros para tal e até não a acham de todo elevada tendo em conta a oferta de canais e conteúdos, mas que na realidade é ELEVADÍSSIMA tendo em conta aquilo que realmente querem ver ou tem tempo para ver.

    ResponderEliminar
  18. Nada do que ele disse foi mentira. Nenhum dos rivais teve um acordo sequer parecido ao nosso. Basta olhar para os contratos e ver que o nosso é bem melhor e muito acima dos rivais. Essa água já passou a ponte há muito tempo. Ficou bem clara para quem quis perceber os contornos de cada negócio.

    Há muito benfiquista que só paga 10€ para ver a BTV. Conheço muitos que não têm Sporttv e têm BTV. Sabemos bem como se vê jogos do Benfica sem precisar de pagar Sporttv. Logo há muitos que não pagam 40€ e agradecem não estarmos com os jogos na Sporttv.

    Até agora desde que temos os jogos na BTV, somos tetra. Foi isso que ganhámos. De resto, é interessante ver que sempre houve a ideia e critica de que com o acordo com a NOS o Benfica perderia os jogos em casa na BTV e isso era mau... Continuamos a ter os jogos na BTV mas agora o que é mau é pagar 40€ para ver os jogos todos. O que era óbvio assim que passámos a deter os nossos direitos televisivos.

    ResponderEliminar
  19. Totalmente de acordo. Haja alguém que explique se alguma verba da assinatura da btv vai para o clube ou então o que se passa é um logro, ou melhor, um roubo aos benfiquistas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que não!12/7/17 17:54

      Não é nada! Quando não se sabe do que se fala o melhor mesmo é estar calado! A não ser que seja infiltrado e aí está explicado o comentário, #àprocuradeumhamburguer!

      Eliminar
    2. Tem toda a razão, não ao sei do que falo (neste tema), mas gostava de ser ilucidado, quer fazer o obséquio?
      Infiltrado?! Já estamos nesse registo agora, quem quer ser esclarecido já é infiltrado ou coisa do género, mais um pouco chegamos ao tempo do estado novo: quem não concordava era acusado de antipatriótico. Sou sócio fundador do estádio da luz e tenho 30 anos de sócio...

      Eliminar
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  21. Os "amigos" aqui do blog que em vez de te criticarem pelo que escreves que digam algo sobre isto! Realmente ser seguidista pára o cérebro a alguns...

    ResponderEliminar
  22. É realmente uma tristeza um benfiquista ter de subscrever dois canais para ver todos os jogos do Benfica, e a irmandade dragarta só precisa subscrever um canal. Tendo sido feito o acordo com a NOS, não se entende esta descriminação aos benfiquistas. Quotas, Redpass, Btv, Sporttv.. Tudo pelo Benfica vale a pena, mas ele não estica, convém não abusar..

    JorgeGN

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que não!12/7/17 17:56

      Porque é que os dragartos só têm de subscrever um único canal? Para verem TODOS os jogos terão de pagar os dois canais! Cabecinha pensadora!
      A única discriminação que eu vejo é a capacidade cognitiva e de reflexão dos comentadores! Ou a falta dela!

      Eliminar
    2. Julgas-te muito esperto, mas fizeste um bocado figura de urso. Obviamente que não conseguem ver o jogo deles na Luz, mas se for por causa desse jogo em concreto, alguma vez vão subscrever um canal o ano todo? Eu sou sócio e sou de Lisboa, para mim é um pouco indiferente, mas os sócios de longe, têm de subscrever os dois canais e pagam obviamente mais que os dragartos. Antes de tentares armar-te em esperto, utiliza o cérebro. O que vale é que o Benfica é mesmo um clube abrangente, tem de tudo, desde gente top, a gajos que só fazem porcaria no estádio, a burros como tu...

      Fernando Fonseca

      Eliminar
  23. Nem que ganhasse tanto como o James Harden alguma vez subscrevia a sporttv.

    ResponderEliminar
  24. Espera aí... a SportTV é gratuita agora? Em que canal dão os jogos dos dragartos?

    ResponderEliminar
  25. “acordo satisfatório para ambas as partes"

    HAHAHAHAHA mais uma tanga do trauliteiro do bigode!

    E os sócios e adeptos mamam tudo o que se lhes mete à frente. Desde que se ganhe, até o velho dos peidos dos norte pode ser presidente do Benfica!

    ResponderEliminar
  26. Todos os Benfiquistas que eu
    Conheço preférem pagár mais
    10 euros por mês e verem na
    Btv.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Peres12/7/17 15:23

      Eu prefiro comprar pão, queijo, fiambre e presunto fatiado e como umas belas sandes.

      Eliminar
    2. Olha que não!12/7/17 17:58

      Eu pago a BTV com muito gosto e se custasse o dobro pagava também com um sorriso. Mas eu sou um benfiquista muito orgulhoso em sê-lo e não sou infiltrado!

      Eliminar
  27. Eu nao comento, eu leio comentarios. Estrnho portanto este silencio, 17h depois do post ter sido colocado. Anda o Barbas com o bar aberto no seu restaurante?...

    ResponderEliminar
  28. Haja alguém que pense nas coisas e pela própria cabeça! E que questione aquilo que de menos claro acontece.
    Também achei estranho. Aparentemente a NOS prefere que os jogos sejam transmitidos na BenficaTV para não ser obrigado a inflacionar os valores de assinatura da SportTV para os demais consumidores e correr o risco de cancelamento de assinaturas como resultado deste aumento. Assim entram aproximadamente 30,00 via consumidor doméstico habitual e 9,99 via Benfica que é um universo bastante alargado.
    É obrigatório ser esclarecido.

    ResponderEliminar
  29. recebem que nos jogos em casa não apanham com transmissões manhosas, replays desaparecidos e etc. recebem que limitam a margem de manobra da coligação negativa verde-azul. recebem porque além dos jogos em casa têm uma televisão de clube de qualidade, sem comparação com a ridícula sporting tv ou o canal parcial que o porto tem.

    mesmo assim, compreendo - não explica tudo e pesa na carteira à mesma. mas nem 8 nem 80.

    ResponderEliminar
  30. Boas RedMoon, o vosso blog não anda lá muito famoso em termos de actualizações dos comentários, antes de "x" em "x" horas via-se ao aumento dos comentários, agora passa-se não sei quanto tempo até aparecerem os primeiros comentários e depois disso mais não sei quanto tempo até aparecerem os seguintes. Não percebo quase nada de Informática, mas será algum problema com o vosso servidor?

    ResponderEliminar
  31. Continua mal explicado!? Contrato de 3 anos. Benfica na mó de cima. NOS sabe que durante o ano que precede a renegociação tem de gerir com pinças o seu melhor ativo. De forma a minimizar possíveis danos futuros agrada ao Benfica permitindo que os jogos continuem na BTV.

    ResponderEliminar
  32. É inexplicável que não haja comentários. Eu comentei.
    Parece que não interessa o debate e esclarecimento deste assunto.

    ResponderEliminar
  33. Reedição de 'argumentos' tantas vezes expendidos nas diversas 'folhas informativas'. Continuam a forçar a ver se sacam dados dos negócios que devem permanecer no recato.
    Ainda se acrescentassem algo de útil! Não é por se repetir sempre os mesmos argumentos falaciosos que a 'coisa' ganhas foros de verdade. Para isso haverá certamente outros 'pasquins' para lhe dar guarida....

    ResponderEliminar
  34. Ó meu amigo, eu até pagava o dobro da Sport TV se isso significar que não tenho que aturar o Freitas Lobo nos jogos na Luz

    ResponderEliminar
  35. Redmoon não sei se sabes qual a diferença do que são direitos exclusivos de DIFUSÃO de um canal como a BTV, que foi o que a NOS e o Benfica contratualizaram no novo contrato e a EXPLORAÇÃO da BTV que continua a ser do Benfica; ou seja até prova em contrario os moldes de exploração da BTV são os mesmos antes do novo contrato; o Benfica é que define e recebe o valor das assinaturas, define compra aquilo que quer transmitir e as receitas publicitarias do canal como é obvio do Benfica. O que acontece de diferente neste novo contrato em relação aos direitos de DIFUSÃO, não confundir com EXPLORAÇÃO é que no anterior o BENFICA vendia a DIFUSÃO da BTV directamente aos diferentes operadores; agora vende os mesmos em exclusivo à NOS e é esta que comercializa essa DIFUSÃO com os restantes operadores dentro dos seus yermos. Repito direitos de DIFUSÃO/TRANSMISSÃO é diferente de ter a posse da gestão, administtação da BTV.
    Era bom falar do que se sabe e não daquilo que nem se quer tem ideia do que é

    LR

    ResponderEliminar
  36. Mas então o autor do post desliga-se do que publicou e não vem responder às acusações, aos falsos argumentos, nem sequer esclarecer os benfiquistas que aqui vêm com orgulho dizer que só assinam a BenficaTV e jamais contribuiriam para empresas ligadas a certes interesses, que esse dinheirinho vai agora para os cofres da NOS?

    ResponderEliminar
  37. 4 ano de jogos na Benfica TV, 4 vezes campeão.

    Pode ser uma coincidência mas consegue-se respirar melhor quando o Benfica joga na BTV!

    Regresso à SportTv depois de anos para nos livrarmos desse polvo, NUNCA!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking