O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 17 de abril de 2016

A qualidade da formação em Portugal

. 35 comentários

Ao cabo de 7 jornadas (meia caminhada) decorridas no apuramento de campeão de Juniores, o panorama é o que vemos acima: Rio Ave e Belenenses na frente, com Guimarães e Paços na luta e a equipa do Benfica que chegou aos 1/4 da Youth League já fora da corrida.

Quem viu ontem o Benfica x Guimarães como eu fui ver ao Seixal, pode confirmar a qualidade do futebol de formação em Portugal. 1-1 até aos 85min, com oportunidades do Benfica vencer o jogo... acaba a perder por 3-1. O Sporting já "apanhara" 5 do Rio Ave e leva 10 golos sofridos em 7 jogos, o FCPorto não tem sequer saldo positivo de golos e o Benfica até negativo tem.

Podemos meter a cabeça na areia e dizer que a equipa de juniores do Benfica é uma merda! Não é! Nem a do FCPorto, nem a do Sporting. Arrisco dizer até que a do FCPorto, pelo que tenho visto, talvez seja a melhor em Portugal... mas à semelhança do que havia acontecido já por duas vezes, ainda ontem voltaram a perder.

Claro que há aqui impacto das equipas B, que "levam" alguns jogadores, obrigando a subir juvenis de segundo ano, mas não relativizemos. O Rio Ave tem excelentes jogadores, o Belenenses já ficou sem dois para Benfica e Sporting e o guarda-redes pode estar de saída para o estrangeiro.

É fundamental que os clubes portugueses olhem de forma muito criteriosa para o que está a ser feito nestas equipas. A equipa do FCPorto é um pouco disso, a Norte, ou seja, a equipa de juniores acaba sendo a consolidação de projetos de formação de muitas equipas da região como o Freamunde, Famalicão, Pasteleira, Padroense, etc.

Muita qualidade na formação em Portugal. Adivinham-se bons anos futuros, com vários "Diogo Jota" a saírem sem passarem na casa da partida.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

35 comentários

  1. O Benfica se tivesse os 7 ou 8 juniores que estão nos B e os 2 que estão nos A (Renato e Jovic) ganhava a competição com uma perna às costas. A prioridade e o conceito de formação do Benfica é diferente dos outros, é fazer crescer os miúdos como homens e jogadores dando-lhes competição superior, não ganhar troféus na formação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resta saber se psicologicamente isso é interessante, poderemos ter golpes duros na auto-estima e auto-capacitação dos atletas. Para se competir/crescer a perder tem que existir uma comunicação interna de alto nível em várias vertentes: motivação, consciência e objectivos, que nestas idades duvido ser possível comunicar dentro destes parâmetros de forma eficiente sem causar danos no que referi no inicio.

      Parece-me fundamental ganhar, se o Benfica quer lançar vários jovens na B que se organize para ter 22 atletas de alto rendimento neste escalão podendo assim dispensar 7 ou 8 para a B.

      Fica a ideia.

      Eliminar

    2. A formação do Benfica é Renato Sanches, não há mais nenhum júnior com capacidade para ascender rapidamente à equipa principal.

      Eliminar
    3. Lindelof, Ederson, Guedes, Semedo, Nuno Santos também são formação do Benfica. Ou será que têm de entrar com 10 anos? Não é essa a definição de formação.
      Não há mais nenhum júnior com capacidade? Brincalhão!

      Eliminar
  2. COPIADO DA NET

    ""Pois é meus senhores continuam as arbitragens tendenciosas e com dualidade de critérios gritantes, o que se assistiu ontem em Moreira de Cónegos com um golo 2 metros em fora de jogo e uma entrada de sola de Coates que devia ter dado expulsão ou mesmo Marvin a ser perdoado o segundo amarelo por duas vezes. Isto tudo num simples jogo e sempre a favor da mesma equipa!

    No entanto este meu comentário é para vos comunicar que devido ao Panama papers e a operação Marquês mt coisa vai sair cá para fora e estar a vista de todos que queiram ver os processos, a saída do recente ministro da cultura filho de Mário Soares não foi por acaso, foi provocada pelo mesmo, pois tb vem a lume mts coisas suas do seu Pai e respectivas figuras do PS assim como do PSD, CDS e até partido Comunista vejam só.

    Para enganar/desviar as atenções dos parolos dos tugas que adoram futebol e com a ajuda da nossa dita comunicação social, vai-se dar este ano duas casualidades enormes, uma é JJ ir parar ao Dragão com acordo expresso entre as partes SCP e FCP e como foi feito o negócio é simples meus amigos (a outra casualidade para quem não percebeu é SCP ganhar em Braga e Dragão fora, podem ir ver que nunca antes aconteceu numa época desportiva nos últimos 20 anos).

    Foi se buscar o Peseiro para servir de bode expiatório ( que sempre só serviu para negociatas) e chegou-se acordo que o JJ ia para o FCP apenas em troca de 5 Milhões, tendo o FCP que obrigatoriamente de deixar-se perder no Dragão contra o SCP e como fazer isto sem criar um tsunami no Dragão , simples retirando os adeptos antecipadamente do estádio, fazer com os mesmos lá não comparecessem daí as derrotas premeditadas com o Tondela e Paços de Ferreira. Assim ao mesmo tempo retirou-se pressão aos atletas do SCP que não estão/estavam a par de nada pois o PORTO ainda tinha possibilidades para o segundo lugar.

    O plantel do P0rt0 actualmente o que Peseiro semeia é a desunião do grupo de trabalho daí jogadores tão rapidamente normalmente titulares deixarem de o ser para depois passarem a ser convocados, assim como jogarem outros da equipa B, vamos lá ver tivesse o Porto em várias competições ainda se compreendia agora assim, tirar ritmo competitivo aos titulares, a que próposito quando falta mais de um mês para a final da Taça!? Será a mesma também para perder para justificar a entrada do JJ pelos 5 milhões? Ou tem que antever a honra e dignidade dos atletas!?

    DE um lado o dinheiro é bem vindo para pagar as asneiras da Doyen e da fricção já existente entre atletas que deixaram de ser opção como João Pereira/Paulo Oliveira/Naldo/Ewerton/Tobias Figueiredo/Esgaio/André Martins/Carlos Mané, todos atletas que passaram rapidamente de bestiais a bestas para o Cérebro, já para não falar da forma ofensiva para como fala para com o semedo nos treinos e outros atletas de tom de pele menos clara.

    Do outro porque é necessário rapidamente salvar o trono para não ir parar as masmorras, pois não se vai tolerar mais um ano sem títulos por aquelas paragens!

    Ass: Madskin""

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabens, es corajoso por vir demonstrar tamanha estupidez em publico.

      Eliminar
    2. Madskin é uma marca de vodka, certo!

      Eliminar
    3. Já os vascos não precisam de demonstrar, já são conhecidos.

      Eliminar
    4. Se o ridículo paga se impostos andavas todo carimbado...

      Eliminar
    5. Alguém que ligue para o Dubai para virem ver a fantástica formação do Seixal ...

      Eliminar
    6. Jogos com o Sporting.
      Infantis C 4-1,
      Infantis A 1-1 (fora)
      Andebol Juvenis 23-35 (fora)
      Juvenis A 3-1
      Iniciados A 0-5 (fora)
      Equipa B 2-1
      Juvenis B 1-0
      Rugby Feminino 48-12
      6 vitórias, um empate e uma derrota.

      Eliminar
  3. PARA RIR
    O QUE AS PESSOAS FAZEM PARA SEGURAREM O TACHO

    ""Bruno de Carvalho comentou, este domingo, a atuação de Bruno Paixão no Moreirense-Sporting, considerando que dizer que o Sporting "foi beneficiado é no mínimo caricato".

    Num longo post no Facebook, o presidente do Sporting enumera quatro pontos sobre o que diz ser "a verdade que teima em não ser passada" e um é dedicado ao encontro de sábado e ao trabalho da equipa de arbitragem.

    "Que Bruno Paixão teve um critério de atribuição de cartões amarelos desequilibrada que beneficiou o Moreirense. Que vários foram os fora de jogo mal assinalados a jogadores do Sporting CP em jogadas perigosas. Que a expulsão de Jorge Jesus foi muito forçada. Que as imagens televisivas são duvidosas podendo o golo do Slimani (numa excelente jogada de futebol) ser ou não regular, assim como o golo de Teo pode ou não ser regular. Transformar tudo isto num jogo em que o Sporting CP foi beneficiado é no mínimo caricato e certamente, a nível intelectual, desonesto", pode ler-se no ponto 1.


    Nos outros três pontos, o alvo das críticas do presidente do Sporting é o Benfica.


    Whit3S3phiroth • Há 29 minutos e 40 segundos
    Não são as imagens televisivas que são duvidosas. As imagens mostram bem o fora de jogo do Slimani no lance dos 18 minutos. O segundo lance de golo foi bem anulado, nada de mais. É pena que o Sr. não seja tão claro como as imagens televisivas. ... e temos mais um recorde batido! Terá direito a taça ? Publiquem desta vez sff.
    tribe1 • Há 1 minuto e 56 segundos
    Este gajo não merece o ar q respira, como é tem a lata de afirmar que é duvidoso e como tal não foi beneficiado, quando todos vimos na tv o fora de jogo de 1mt do slicoto, pra quem apregoa a verde.ade desportiva, era um bom exemplo dizer q foi beneficiado, não custa nada, ninguém lhe ia tirar pontos, o q está feito, feito está, mas era pedir muito.
    Fcp_Prostitui??o • Há 6 minutos e 42 segundos
    Ninguem fala da entrada assassina do Coates? Pk n dao ja as faixas ao comédia? E acaba.se ja com esta palhaçada... Isto é vergonhoso demais...vale tudo.
    ÁguiadaEstrela • Há 7 minutos e 3 segundos
    Vêem, eu nao dizia no outro comentário que só faltava queixarem-se da arbitragem e dizer que o grande beneficiado foi o Moreirense? Mais uma demonstraçao da seriedade e honestidade intelectual deste individuo, grande defensor da verdade desportiva. A falta de vergonha é infinita naquelas bandas!
    SouSLBsempre! • Há 9 minutos e 10 segundos
    Mas imagens da TV nunca são duvidosas quando o Brunocas acusa os árbitros de beneficiar o SLB. Deus queira que nunca tenhamos alguém da sua igualha como nosso presidente. Vale Azevedo até parece honesto, comparado com ele. E PLURIBUS UNUM!


    Riodades51 • Há 13 minutos e 44 segundos
    Este homem e' mesmo um fenomeno. Se tudo isto fosse com o Benfica, diria logo. As imagens sao mais que esclarecedoras.Gente mesmo reles.
    Whit3S3phiroth • Há 29 minutos e 40 segundos
    Não são as imagens televisivas que são duvidosas. As imagens mostram bem o fora de jogo do Slimani no lance dos 18 minutos. O segundo lance de golo foi bem anulado, nada de mais. É pena que o Sr. não seja tão claro como as imagens televisivas. ... e temos mais um recorde batido! Terá direito a taça ? Publiquem desta vez sff.
    J.Machado • Há 30 minutos e 17 segundos
    Peça imagens televisivas, surripiadas sem razão. O mesmo é dizer para ocultar a verdade desportiva. A velha artimanha para ludibriar incautos ou fingidos.
    Guzé • Há 31 minutos e 32 segundos
    A verdade desportiva esta semana não ataca em Alvalade.
    vejaoquedigo • Há 34 minutos e 36 segundos
    Desonesta é a tua concepção de "verdade desportiva". Era uma óptima altura para a mostrares, mas não a tens. Para a carneirada é esta a tua "verdade".
    DOUROVERMELHO • Há 34 minutos e 41 segundos
    Tem alguma razão no fora de jogo de Teo aquilo que nos mostram não é suficiente, nem a Sporting TV faria melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, agradeço ter contribuído para desmascarar o impostor.

      O indivíduo é um mitomano,um mentiroso compulsivo, por isso não estranhe as contradições, nem as falsidades constantes.
      Só desmascarando como você fez, e denunciando estas situações se consegue de alguma forma por um travão ao beneficiamento que o sporting tem tido.

      Eliminar
  4. Onde é que já ouvi isso?? Lol

    ResponderEliminar
  5. Quando se tem um treinador incompetente que coloca Hildeberto Pereira a defesa direito, quando tem Alan Benitez para essa posição, quando a primeira solução para sair do banco é Sancidino que só sabe correr, ainda não sabe dominar uma bola com 22 anos!Quando se vê que o Pawel é um bom jogador completamente desorientado naquele meio campo assim como o Gilson a nível defensivo está tudo dito.

    O Hélder Cristóvão como treinador é incompetente!

    O que é preciso para ele deixar de desempenhar o cargo que ocupa a equipa B passar para o campeonato nacional de séniores se isso acontecer a responsabilidade é de LFV e Rui Costa que não sabem distanciar uma amizade de profissionalismo!

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falas demais, acertas de menos. Levantas graves acusações que são mentiras. Sabes as condições físicas dos jogadores?

      Eliminar
    2. O berto começou a avançado, onde as vezes ainda joga, passou para defesa direito e tbm já jogou a médio... Como pode um jogador evoluir se anda de um lado para o outro?!?!

      O benitiz só há uns tempos começou a ter mais tempo de jogo... E o berto passou para o meio campo.

      O João Carvalho, um dos que ainda tem idade júnior, um dos melhores há muito da b, até para extremo o mete a jogar, consoante o tira e mete a jogar de jogo para jogo..

      O sancidino, um dos jogadores que tem imenso talento e face à sua idade precisa de jogar p poder evoluir em certos momentos de jogo, ultimamente entra a minutos do fim, mesmo quando é preciso um jogador que de velocidade ao jogo e ele tem muita.. Hoje já serviu para jogar mais minutos??

      Aquele meio campo precisa de que seja ajustado.. Os jogadores nem tem culpa se o técnico n os corrige..

      Em suma, miséria de equipa a ver jogar. Os jogadores assim não evoluem, não crescem...

      DH

      Eliminar
  6. Mais uma derrota da equipa B.
    Mais uma expulsão.
    Mais um penalti falhado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não treinam os penalties? Já são falhanços a mais. Simpatizo com o Hélder e tenho a noção que não só não é o único culpado como talvez até nem seja o principal, mas alguma coisa tem que mudar.

      Eliminar
  7. Por falar na formação, a equipa B, estive eu a ver o primeiro tempo e não me entusiasmou, até desliguei, depois do penalty falhado. Sinceramente não gostei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por falar em formação e depois falas na equipa b????? Quantos tinham mesmo na equipa da formacao????

      Eliminar
  8. Então mas o Seixal não era a última bolacha do pacote? Como é que o rio ave ombreia com isto? Mau, já não percebo nada... Somos os melhores do mundo da formação e o rio ave vai à nossa frente? Mais uma vigarice para os papalvos mamarem? Chiça!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos? Papalvo és tu se pensas que não sabemos que tu és. Shô lagarto!?

      Eliminar
  9. benfiquista a serio18/4/16 00:28

    o que está mal na formação são os treinadores que são fracos e escolhidos por compadrios que depois escolhem os jogadores para pagarem esses compadrios. veja-se o caso do ederson e do jose sá em que estes foram dispensados para proteger o amigo de alguem, bruno varela.

    ResponderEliminar
  10. Não se fala hoje sobre a equipa B? Mais um POST para desviar atenções!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desviar atenções do quê concretamente??

      De estarmos a disputar o título?

      Da brilhante prestação na liga dos campeões?

      De estarmos ainda na luta pela taça da liga?

      De em várias modalidades estarmos FACTUALMENTE em condições de as vencer??

      Pacóvio, desviar as atenções de quê,pergunto mais uma vez.

      Eliminar
    2. Mas se quiseres mesmo falar de formação e do desviar de atenções, atenta a isto:
      Resultados do fim de semana:

      Infantis C:

      Benfica 4 - gosma verde 1

      Infantis A:

      gosma verde 1 -Benfica 1

      Juvenis A:

      Benfica 3 - gosma verde 1

      Iniciados A

      gosma verde 0 - Benfica 5

      Juvenis B:

      Benfica 1 - gosma verde 0

      Estes resultados não são da formação?? Viste alguém a falar nisto?? Então, aventesma, qual o motivo para não se falar de equipas Bs se3ja razão para "desviar atenções".

      Andaste desaparecido uns tempos, bastou o bruno verde paixão ter vos colocado, temporariamente, em primeiro lugar para saíres de imediato da cloaca. Bem sei que contavas sair de lá mais cedo, mas ao contrário da tua agremiação, o Benfica não vos deu essa alegria. Bateu-se de igual para igual com o líder do campeonato que está apenas 27 pontos !!! à frente da equipa que vos escorraçou da liga europa.

      Volta para o teu buraco rapaz. A falta de vergonha e amor próprio leva a que vcs, os lagartos, sejam os bombos da festa, há 14 anos, do futebol português.

      Eliminar
    3. Ahahahaha mais um imbecil que me fez rir hoje xD

      Eliminar
  11. só daqui a uns anos é que vamos ver se de facto existe uma melhoria generalizada na formação no pais.
    no nosso pais por norma as formações de todos os clubes desaguam nos três grandes agora vamos ver é se essa tendência não começa a acabar.
    é que cada vez mais os clubes pequenos vendem jogadores das camadas jovens para o estrangeiro, onde ganham muito mais que aquilo que beneficiam vendendo aos três grandes, e por isso vão tentando reter ao máximo os jogadores nos seus clubes e pode ser isso também que esteja a acontecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queres falar mesmo da formação? Jogos com o suportem o clube maior do mundo em troféus.

      Infantis C 4-1,
      Infantis A 1-1 (fora)
      Andebol Juvenis 23-35 (fora)
      Juvenis A 3-1
      Iniciados A 0-5 (fora)
      Equipa B 2-1 (fora)
      Juvenis B 1-0 (fora)
      Rugby Feminino 48-12

      6 vitórias, um empate e uma derrota.

      Eliminar
  12. Podemos falar tb dos Inciados:lags-0 S.L.B-5 e dos
    Juvenis: S.L.B.-3 lags-1...ó abre a pestana vasco paixão...

    ResponderEliminar
  13. MAIS UM QUE NÃO SABE AS REGRAS DO FORA DE JOGO

    COM ESTA EXPLICAÇÃO BEM PODE O RUI SANTOS TENTAR PASSAR O OMO LAVA MAIS BRANCO, PORRQUE O SABEDOR INÁCIO JÁ ASSINOU A DECISÃO:

    HOUVE FORA DE JOGO. PONTO

    “”Augusto Inácio comentou o golo que deu a vitória ao Sporting em Moreira de Cónegos, da autoria de Slimani, frisando que, na sua opinião, o argelino estava em posição regular.

    "Dá-me a sensação de que OS PÉS DO SLIMANI estão em linha com o Schelotto. Estando em linha, não é fora-de-jogo e em caso de dúvida beneficia-se quem ataca. Para mim são dois golos limpos [n.d.r.: referindo-se a Teo] mas é muito dificil o árbitro analisar, até porque o assistente está atrasado. O Sporting ganhou com pragmatismo", analisou no programa "Playoff", da SIC Notícias.””

    Comentário mais votado

    1-ALGUÉM Q EXPLIQUE AS LEIS DO FORA DE JOGO A ESTE INACIO, PARECE INCRÍVEL Q UM SER IRRACIONAL COMO ESTE, Q FOI JOGADOR DE BOLA, NÃO CONHECER AS LEIS DE JOGO, SE OS PÉS ESTÃO EM LINHA SIGNIFICA Q ESTÁ EM FORA DE JOGO, VISTO Q O JOGADOR ESTÁ INCLINADO PARA A FRENTE, LOGO A PARTE DO CORPO Q PODE JOGAR A BOLA É A CABEÇA, SENDO FORA DE JOGO.

    2-ESTE CARA DE PAU NÃO TEM VERGONHA DE IR À TV ENGANAR AS PESSOAS... NAO ME ADMIRA !! ELE ANDA A ENGANAR OS CONTRIBUINTES À ANOS... NÃO PAGANDO AO FISCO.. PORTANTO IR PARA A TV MENTIR... NÃO LHE CUSRA NADA ! O SCP É O NOJO DE PORTUGAL !

    3-QUERO AQUI PEDIR AO JORNAL RECORD QUE TRATE DE ANULAR O BUG QUE PERMITE AOS BRINCALHÕES DO SLB ADULTERAREM AS VOTAÇÕES. OBRIGADO!
    PARA MIM O QUE CONTINUA A SER INCOMPREENSÍVEL É HAVER SOFTWARE PARA A LINHA DE FORA DE JOGO E NÃO SE USAR SÓ PARA CRIAR POLÉMICA.

    4-O SLIMANI ESTÁ EM LINHA... COM O ADEPTO QUE ESTÁ NA BANCADA. GANHEM VERGONHA.

    5-INACREDITÁVEL, UM COMENTADOR DE TV, NÃO SABER O PRINCIPIO DO FORA DE JOGO...MAS O IGNÁCIO JÁ HÁ MUITO MOSTRA O QUE É... ANDAVA ESCONDIDO PARECIA UMA COISA... TENTA APARECER E CAI NO RIDÍCULO E ATENÇÃO QUE AINDA NÃO BATEU NO CHÃO...

    6-NÃO ME RECORDO DE NINGUÉM COMO O URINÁCIO. ELE JÁ NÃO É DONO DE SI PRÓPRIO POIS VENDEU A ALMA E A DIGNIDADE AO DONO. DESGRAÇADO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele sabe bem o que está a dizer, está mentir de propósito.

      Eliminar
  14. Palhaço Jotapê lagarta escondida... ...nāo enganas ninguém verme rastejante

    ResponderEliminar
  15. NAO MANDEM O HELDER CRISTOVAO EMBORA, NAO!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking