O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 9 de agosto de 2014

Onde está o "toque de Midas" Jorge Jesus?

Avatar
 ●  64 comentários  ● 
Depois de Jorge Jesus ter voltado a MENTIR aos benfiquistas sobre os jovens, senti-me na obrigação de ir à procura desse "toque de Midas" do treinador, que ele tanto gosta de promover.

Mas antes disso, uma nota prévia: Tacticamente, considero Jorge Jesus dos melhores treinadores do Mundo! 
Contudo, recuso essa ideia que Jesus no campo e Vieira nas gestão transformam merda em ouro!

Relativamente ao Presidente, penso que estamos conversados:

Agora, relativamente ao treinador, vamos lá olhar para as grandes transferências do "reinado" do Jorge Jesus:

- DiMaria, Coentrão e David Luiz já estavam no Benfica quando Jesus chegou. 
- Ramires e Markovic vieram em trânsito para Inglaterra pelas mãos de Bertolucci e Zahavi.
- Javi Garcia, Salvio, Rodrigo, Matic também chegaram ao Benfica por influência de empresários e o próprio Jesus já disse que não conhecia o Matic e lho propuseram quando da transferência de David Luiz.
- Enzo Perez foi proscrito por Jesus na primeira época que chegou à Luz e Gaitan, tal como o Enzo, é obra da prospecção do SLBenfica, assim como o Witsel que também Jesus foi observar in loco com a prospecção que o tinha referenciado.

Portanto até aqui nada de anormal! Um clube profissional com muito dinheiro investido num departamento de prospecção que se tornou num dos mais fortes do Mundo e que tem rendido imenso dinheiro. Sendo que, obviamente, o treinador  foi chamado a avalizar a avalizar grande parte deles.

Porém, parece-me normal também num clube que o treinador identifique potenciais alvos para a equipa e que o treinador faça um esforço paraos contratar, são os casos de: 

Julio Cesar, Cesar Peixoto Filipe Menezes, Weldon, Kardec, Eder Luis, Fabio Faria, Jardel, Bruno Cesar, Djaló, Lima, Michel, Luisinho Artur, Ola John, Funes Mori, Djavan, Candeias, Talisca, Derley...

Dando o benefício da dúvida aos recém chegados Talisca e Derley, de resto... NEM UM SE APROVEITOU!

A questão que se coloca é: 
- Então onde está esse "toque de Midas" do Jorge Jesus?


Como evidenciavam os festejos do Nuno Espírito Santo quando venceu facilmente o Jesus na Emirates Cup, quase que como lhe dizendo que com bons jogadores parece que qualquer um consegue potenciar qualquer jogador, pois eles já são bons!

Quando será que os benfiquistas vão cair na real e deixarem de transformar luz em ouro? Ou seja, deixar de transformar um bom presidente (mas péssimo gestor desportivo) e um excelente treinador (mas péssimo condutor de homens) em mágicos que conseguem, respectivamente, inventar dinheiro e fazer jogadores onde não existem?

Ainda não perceberam que nem o Presidente conseguiu nenhum milagre que alguns tanto querem acreditar... nem Jorge Jesus conseguiu inventar jogadores onde nenhum outro conseguiria, como tanto se tenta criar esse mito.

Jesus esclarece saída dos jovens da formação

Avatar
 ●  32 comentários  ● 

"O Benfica tem jogadores jovens com muita qualidade. Os jovens têm a sua ambição. Um jovem jogador do Benfica, face à promoção que a equipa principal tem feito por esse mundo fora, esses jogadores que estiveram comigo em Londres e foram observados por grandes clubes do Mundo, têm possibilidades de jogor numa equipa em França em Espanha, não vão jogar em Portugal numa equipa de menos dimensão"

Quer dizer afinal o Bernardo Silva, João Cancelo e Ivan Cavaleiro SÃO UNS MALANDROS! CHUPISTAS... QUEREM É DINHEIRO!!!!!

... senão jogavam no Benfica! Só sairam porque estiveram com ele em Londres e foram promovidos ao mais alto nivel.

Só me apetece insultar este gajo!!!!!

(Actualizado) CMVM que pergunte aos espanhóis

Avatar
 ●  25 comentários  ● 

Diz o Superdeporte, jornal muito próximo do Valência, que o Cancelo íntegra o fundo do Peter Lim tal como o Ivan Cavaleiro e o Bernardo Silva.

Isto é uma cabala! Só pode, os espanhóis só querem mentir para desestabilizar o Benfica...

Não há outra explicação para estarem a dizer que o Benfica VENDEU os direitos económicos dos três jogadores da formação ao Peter Lim.

O Benfica é um clube transparente como água cristalina nos dias que correm, por isso é seguramente mentira! Os espanhóis são uns mentirosos, todos sabemos...

Portanto eu acho que ninguém no Befica deve dar cavaco sobre isto e deixem que se continue a especular que o dinhero do André Gomes e do Rodrigo (45M€) incluía estes três miúdos... 

(Da minha parte acho que não é esse caso, acho que recebemos dinheiro adicional por eles, mas isto está tão "a saque" que ja não digo nada)

O que efectivamente eu estranho é que se o Clube não se presta à honestidade de contar a verdade sobre isto - seja ela qual for - que a CMVM não se preocupe em assegurar os devidos esclarecimentos face a estas situações numa entidade cotada.

Se alguém ainda tem duvidas destas vendas dos direitos económicos, basta lerem a mensagem do Bernardo Silva no tópico anterior onde fica claro que para o jogador há uma saída do clube, acompanhada pelo desejo de voltar um dia.

MILLION DOLLAR QUESTION: alguma vez saberemos o valor da venda dos direitos económicos? Ou será que há aqui acertos de contas com o Joege Mendes que fazem esas coisas ter que "voar abaixo do radar"?! Se não for nada disso, que se desminta rapidamente os espanhóis!!!

ACTUALIZAÇÃO:
"Vadim Vasilyev, vice-presidente do emblema gaulês, se mostrou encantado pela chegada do jogador português: "Estamos satisfeitos pela chegada do Bernardo Silva. Já o seguíamos há muito tempo e é um dos grandes talentos do futebol português. Aqui pode aprender com os nossos jogadores mais experientes" in Record

EMBRULHA, JJ!

Mensagem de Bernardo Silva:

Avatar
 ●  19 comentários  ● 



«Depois de 12 épocas ao serviço do GLORIOSO vou saber o que é vestir a camisola de outro clube que não o BENFICA. Quero agradecer a este clube a oportunidade que me deu de crescer não só como jogador mas principalmente como homem. Espero muito sinceramente que não seja uma despedida para sempre até porque um dia espero ainda poder concretizar um dos meus sonhos de criança: jogar no ESTADIO DA LUZ com a camisola do BENFICA. 

Neste próximo ano voltarei a ser aquilo que sempre fui: adepto do SPORT LISBOA E BENFICA e de certeza, que quando for a Lisboa, se coincidir, vou estar no estádio da luz a festejar golos a partir da bancada. O meu muito obrigado a todos os adeptos e simpatizantes do BENFICA que sempre me trataram duma maneira fenomenal, e isso guardarei para sempre no meu coração (independentemente de voltar ou nao a vestir a camisola do nosso BENFICA). 

Aos meus amigos e colegas que fiz no BENFICA desde os 7 anos ate agora que estou perto dos 20, quero agradecer vos e dizer que foi um prazer trabalhar convosco! EPLURIBUSUNUM.»

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Caro Bernardo, desejo-te a melhor sorte do mundo.

Que consigas ser feliz longe do Benfica, já que no NOSSO clube só há espaço para os bandalhos que comem e dão a comer comissões.

O Sport Lisboa e Benfica hoje em dia tem pouco espaço para benfiquistas. 

Talvez um dia consigamos ver-te com a camisola do Glorioso na Luz. Certamente não será com os inimigos da formação do clube, que hoje dominam o futebol do Sport Lisboa e Benfica e que preferem colocar em campo jogadores inúteis com bola, mas muito proveitosos para eles e para outros fora de campo.

Grande abraço!

BOMBA (esperada): Novo Banco corta crédito ao Benfica

Avatar
 ●  107 comentários  ● 

Só mesmo quem não tem estado atento ao NGB pode considerar esta bomba inesperada. Eis o fim do mito do "milagre financeiro"...









Let the games begin...

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Finalmente...Vieira!

Avatar
 ●  29 comentários  ● 

E finalmente o presidente do Sport Lisboa e Benfica anuncia que vai falar. 

Não hoje, não amanhã, mas dia 14 de agosto, véspera de feriado, às 21h. Para ver se ninguém está em casa a ver... 

Obrigado presidente pela rapidez dos esclarecimentos à nação benfiquista. É bom saber que tem tanta pressa em sossegar os benfiquistas e esclarecer a sangria que está a fazer ao plantel do Glorioso.

Até lá veremos se o Enzo cá continua, se a Supertaça vem para a Luz, e se não sai mais ninguém da formação nesses negócios transparentes e cristalinos com que o nosso presidente nos tem brindado.

O discurso que o João Gabriel e o Pedro Guerra estarão a escrever certamente vai puxar à lágrima do povão para que reconheçam no antigo sócio do FC Porto os méritos que ele não exibe: os desportivos.

E os financeiros...veremos. Se calhar estamos a juntar dinheiro para ir buscar o Ronaldo.

Em Espanha sabem mais do Benfica que nós?

Avatar
 ●  27 comentários  ● 

Además (de Enzo Perez), no es el único futbolista que forma parte del Benfica que puede recalar en el equipo blanquinegro y ponerse a las órdenes de Nuno Espiríto Santo en breve. Fuentes del conjunto lisboeta informaron a este periódico que el joven lateral, Joao Cancelo, propiedad de un fondo de inversión vinculado a Jorge Mendes, también está cerca de llegar al Valencia en calidad de cedido. 

De hecho, en el seno del Benfica ya se empieza a digerir que la joven 'perla' se incorporará a la disciplina valencianista. El club portugués tiene bien cubierta esa posición y el agente luso que ya ha colocado a Bernardo Silva en el Mónaco y a Ivan Cavaleiro en el Deportivo de La Coruña; pretende ubicar al joven carrilero en el cuadro 'ché'. Este movimiento incentivaría todavía más, las intenciones del equipo de desprenderse de Antonio Barragán en el flanco derecho 

Ou seja, "fontes do conjunto lisboeta" informaram um jornal espanhol que o João Cancelo é propriedade de um fundo de investimento ligado ao Jorge Mendes? 

Já agora quando é que essas "fontes do conjunto lisboeta" começam a informar os sócios dos negócios feitos com jogadores do Benfica? Ou será que a SAD deixou de ser do Clube... ou será o Clube que deixou de ser dos sócios?

O Cancelo tem os seus direitos económicos cedidos ao Jorge Mendes? Só ele? A troco de quanto? O que vai acontecer depois do empréstimo ao Valência?

Ah espera, já sei... isto é tudo mentira e não passa de uma invenção dos jornais espanhóis que só querem prejudicar o SLBenfica, é isso?

E depois ainda há quem não goste que esteja muita gente a temer pela situação actual do Clube a estranhar imensas movimentações?


Já diz o povo "Quem não quer ser lobo não lhe veste a pele"

Bernardo com opção de compra? ou de recompra?

Avatar
 ●  30 comentários  ● 
Ontem escrevi aqui que o Bernardo Silva, a par do Ivan Cavaleiro e do João Cancelo, poderiam alegadamente estar comprometidos junto de fundo de investimento de Jorge Mendes ou de sua influência, no tal negócio de 30 a 45 milhões que há muito é falado na imprensa.

O CM diz hoje precisamente que o Benfica pretende encaixar 40M€ com os três jogadores.

Antes de avançar neste ponto, gostava apena de lembrar que o CM é formal e oficialmente um parceiro do SLBenfica, ao ponto inclusive de, sob contrato, transmitir as antevisões e os 5 muitos iniciais de todos os jogos da equipa principal na Luz. É também o CM que dá espaço e voz ao Pedro Guerra, que bem conhecemos e que é funcionário ou colaborador do Benfica... Portanto, eu sinceramente penso que os mais críticos desta publicação deviam escolher um de dois caminhos:

1. Deixar de desvalorizar o CM e aceitar, como o Benfica aceita, que se trata de uma entidade credível - senão não seriam parceiros. Se o Benfica tem a parceria, só posso asssumir isto, que os consideram credíveis tal como quem para lá mandam.
2. Continuar a criticar o CM sempre que escrevem algo que não gostam, mas perceber que o Benfica tem ali um parceiro que, nesse caso, optou por "alimentar" sabendo que é especulativo ou mentiroso. Já agora, o Record é do mesmo grupo Cofina.

Voltando aos miúdos e a uma notícia que não vem no CM mas sim n'A Bola, o Bernardo Silva terá saído com opção de compra pelo Monaco.

Sobre isto tenho duas chamadas de atenção a fazer:

1. É ou não verdade esta informação do jornal? Em caso afirmativo não só é lamentável que se coloque a hipótese de o miúdo não voltar caso esteja a bom nível, como é pior ainda que este tipo de informação se saiba pela imprensa e o Clube não tenha tido o cuidado de o anunciar. Ou será vergonha?

2. A confirmar-se esta notícia, qual é o valor? São os tais 20M€ do alegado negocio com o fundo? Ou é outro valor? Afinal o Bernardo vai emprestado ou vendido a um fundo com os direitos desportivos a serem apenas cedidos por empréstimo como aconteceu com o Rodrigo até o fundo resolver a sua questão com o futuro dono dos jogadores?

Com sinceridade, sem quererem defender ou atacar ninguém pensem lá comigo:

- Acreditam mesmo que dois clubes com dinheiro (Monaco e Valencia) andam a pedir emprestados miúdo a da equipa B do Benfica quando têm acesso a jogadores de milhões?

- Ou será que é um caso, à semelhança do André Gomes, em que o fundo decidiu apostar nos jogadores, porque acredita na qualidade deles e conseguiu convencer clubes de poder econômico a adquirirem os jogadores, onde os seus treinadores terminem esta etapa de formação dos jogadores e possam tirar partido do grande potencial que têm e pelo qual então teriam alegadamente pago os 40M€ pelos três?

Vocês acreditam o que quiserem, mas eu não acredito nem que esses clubes fossem "pedir miúdos emprestados", simplesmente porque os podem pagar, nem sequer acredito que eles vão para esses clubes para ficarem "parados".

Há qualquer coisa que não está a ser dita nestes negócios e isso não é positivo, pois é apenas mais uma coisa que se vem juntar a tantas outras que começam a ficar mal explicadas.

E qual é o grande problema da falta de explicações? Dão espaço a dezenas de possíveis versões, não porque as pessoas (benfiquistas e até os jornalistas) queiram criticar alguém, mas simplesmente porque querem compreender as situações. 

Neste caso, como nos outros, seja qual for o caminho que a Direcção escolheu para estes jovens, deve assumi-lo directamente. Se há opções de compra que o digam e as declarem, se foram vendidos a um fundo que o assumam e digam os valores,

Não escondam as decisões dos sócios e adeptos do Benfica para conter eventuais contestações. Porque se há contestação é porque a maioria dos que são donos do Clube e por consequência da SAD quereriam outro caminho e é esse mesmo caminho que têm que aprender a respeitar: O dos sócios.

Não seguir esse caminho é legítimo, mas ASSUMAM-NO! Digam assim o Bernardo Silva não tem qualidade para jogar no Benfica porque a Administração da SAD e o treinador assim o decidem. Pronto! 

Agora... depois tenham é cuidado quando quiserem ir buscar por empréstimo o Saúl Ñiguez do Atlético Madrid, com a mesma idade do Bernardo (noutra posição em campo). Eu até acho positiva a vinda do miudo com potencial, agora acho-a é totalmente disparatada quando antes dizemos que não queremos o Bernardo, o Ivan e o Cancelo, isto sem qualquer desprimor para o espanhol que terá, seguramente, muita qualidade... mas os nossos também têm.

Deixem Passar o Benfica

 ●  69 comentários  ● 

Agora foram os miúdos Estrela e Rafael, que tão boa conta de si deram no torneio sub-19 da Youth League Cup, a serem cedidos definitivamente ao Orlando City, por 3 épocas!! ESTÁ TUDO DOIDO?? NINGUÉM FAZ NADA?? 

As pessoas que estão ainda na direcção do Benfica, e que tenham algum tipo de aspirações a ser alguém respeitado pelos adeptos, e que tenham algum tipo de pretensão a exercer funções futuras no clube, é bom que apresentem a demissão e que desmascarem toda esta fantochada. Os visados sabem quem são, sabem reconhecer que é a eles que apelo! A hora de agir é agora!!! BASTA!!! BASTA!!!!! Quem não agir agora, que se cale para sempre, e junte-se à galeria dos notáveis da treta. QUEM QUISER SALVAR O BENFICA DESTE ACTO DE GESTÃO CRIMINOSO, TEM DE AGIR AGORA!

mais do que nunca, SINTAM A MÍSTICA!! CARREGA BENFICA!!

Tudo se resume a isto: "Porque pressionam eles o Benfica?"

Avatar
 ●  53 comentários  ● 
O Presidente vai falar na próxima quinta-feira em entrevista à BenficaTV. Quero acreditar e acredito que ficará, de vez, tudo claro. Mas afinal o que importa que fique claro? No que me diz respeito a mim, Benfica by GB, volto a referir o mesmo que já aqui escrevi vezes sem conta: Considero Luis Filipe Vieira um homem sério e honesto, considero-o - de entre os que conheço possíveis - o melhor Presidente que o Clube pode ter mas infelizmente um dos piores gestores desportivos que há memória e o grave problema dele é não saber admiti-lo.

Nesse sentido, penso que grande parte destas questões se evitavam se houvesse o cuidado de a Direcção, na forma e conteudo que considerasse melhor, explicasse aos sócios o "porquê"!

Porquê de tantas vendas? Porquê de tantas saídas? Porquê de tanta instabilidade? Porquê de sentimos que o BES está a penalizar o Benfica? Porquê, porquê, porquê...?

Muito se tem escrito sobre a dependência do Benfica face ao BES. Até aqui tudo bem... agora, da minha parte, eu não tenho dúvidas que não há qualquer ligação directa ou mistura ilegal ou desconhecida dos accionistas da SAD entre o contexto pessoal de Luis Filipe Vieira, José Guilherme ou de qualquer outro accionista da Benfica SAD, e aquilo que representam no SLBenfica.

Não é nada disso que está em causa, não há qualquer suspeita de ilegalidades e é muito importante que na análise desta situação não se caia na tentação de confundir as coisas e arrastar o o bom nome das pessoas. O BenficaEagle teve esse cuidado, mas infelizmente tenho lido vários comentários no blog que não têm tido e peço o vosso cuidado e respeito nesse sentido. Não deturpem as palavras do BenficaEagle nem aproveitem os seus tópicos para destilar o vosso veneno sobre individuos.

O que receio, sim, é se o BES está a cobrar, no Benfica, a situação de grandes créditos que suportou a grandes empresários como Luis Filipe Vieira e José Guilherme. Ou seja, o meu grande receio é se estão a ser pressionados para o Benfica "entregar dinheiro", em retribuição de parcerias passadas?

Se assim for, estamos perante pressões do "DDT e seus discípulos" que têm que ser solucionadas.

É isso que está em causa! É isso que não pode acontecer! É isso que merecemos que seja explicado e que o Benfica seja protegido!

Porquê tanta pressão sobre o Benfica e não sobre os nossos rivais?
- Esta é a "million dollar question" que queremos perceber porque como já foi provado por análises neste blog e na imprensa, ESTA DIRECÇÃO TEM CONTAS MELHORES QUE QUALQUER UM DOS NOSSOS RIVAIS!!!
Nós só queremos saber o "porquê", é o nosso Benfica, porra!

PS- o NGB está a sortear uma viagem às Caraíbas para o jornal que encontrar onde anda o Mangala!

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

EXCLUSIVO: A "ligação" entre o BES, o Grupo Promovalor e o Benfica

Avatar
 ●  109 comentários  ● 


A pressão financeira que alegadamente o Benfica está a sofrer não está relacionada com receitas ou com eventuais prejuízos, tal como ficou comprovado no post ”Benfica é o Clube que obtém mais Receitas com jogadores a nível mundial“ e no post “As Finanças dos 3 Grandes (Previsão 2013/2014 & 2014/2015)”.


A grande questão que assombra o universo Benfiquista está na eventual renovação ou não dos financiamentos de curto prazo que o Benfica tem neste momento, e que ascendem a mais de 150M€.
(Link do R&C da Benfica SAD 3º Trimestre 2013/2014, Página 29: http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCT50666.pdf)


No que diz respeito a financiamentos o mercado actua de uma forma muito simples: O mercado financeiro empresta dinheiro a empresas sólidas e/ou a gestores credíveis.


Analisando a situação de Luís Filipe Vieira e as suas relações com a Banca, temos de analisar a situação do Grupo Promovalor (a holding que junta todas as empresas de Promoção imobiliária de Luís Filipe Vieira, onde se inclui o Grupo Inland).
(Link das Empresas do Grupo Promovalor, de Luís Filipe Vieira: http://promovalor.pt/organograma.aspx?lang=pt&id_object=911&name=Empresas-do-Grupo )


GRUPO PROMOVALOR:
Os negócios pessoais de Luís Filipe Vieira estão sob supervisão do Banco de Portugal, desde o final de 2013. O Grupo Promovalor é um dos 12 grupos empresariais, da lista de principais clientes da banca nacional, que são considerados de “risco” em Portugal, e por causa disso é que o Banco de Portugal mandou executar auditorias às contas dessas empresas, no final do ano passado, de forma a conhecer melhor a situação de grupos financeiros, de promoção imobiliária, comunicação social, entre outras áreas de actividade. Pelo facto de a Media Capital (TVI) e a Impresa (SIC) estarem nesse lote de 12 Grupos Empresariais este facto noticioso não teve quase nenhum destaque na comunicação social nacional e passou algo despercebido. Nessa lista de 12 grupos supervisionados pelo Banco de Portugal estão inseridos o “Grupo Espírito Santo Internacional, o grupo SGC, a Prisa/Media Capital, a Impresa, a Controlinveste, a Ongoing, a Soares da Costa, a Sacyr, o grupo Lena, a Promovalor, a Artland e a Efacec.”

Desses 12 Grupos Empresariais, e após a auditoria do Banco de Portugal, sabe-se que por exemplo Joaquim Oliveira teve de perder a maioria do controlo da Controlinveste, e o Espirito Santo Internacional faliu nas últimas semanas. Outras empresas desse lote poderão estar agora em situações de maior risco, na medida em que nessas auditorias do Banco de Portugal não foi considerada a exposição aos agora falidos “BES - Banco Espírito Santo” e “GES - Grupo Espírito Santo” (holding da família Espírito Santo).

Um dos principais apoios das empresas de Luís Filipe Vieira tem sido o BES e as holdings da família Espirito Santo. Apesar de o BES ter sido salvo pelo “NovoBanco”, as holdings familiares do Grupo Espírito Santo (ESFG / RIOFORTE / ESI) entraram em falência. Isso é um facto, e agora todas as pessoas já conhecem a situação difícil desse grupo financeiro.
(Link sobre a insolvência das holdings da família Espírito Santo: http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=4059599 )

Atendendo a esta situação, e desconhecendo-se a exposição de Luís Filipe Vieira ao Grupo Espírito Santo torna-se mais difícil que consiga novos empréstimos a título pessoal junto da Banca, sem se perceber primeiro qual o impacto que o "caso Espirito Santo" vai ter no seu património pessoal e nas suas empresas. Para dar um exemplo, o seu grande amigo Eduardo Rodrigues (da Obriverca), empresa onde Luís Filipe Vieira foi sócio e onde começou a sua actividade no sector imobiliário, encontra-se numa situação muito difícil e tem perdas nas "holdings Espíríto Santo".
(Link das dificuldades de Eduardo Rodrigues: http://www.cmjornal.xl.pt/search.aspx?q=obriverca )  

A 30 de Julho, o Jornal de Negócios fez capa com a notícia de que o BES emprestava a grupos empresariais com a condição de também esses grupos empresariais investirem no GES, ou seja nas tais holdings da família que agora estão falidas. Como tal, teremos de esperar para analisar se Luis Filipe Vieira terá perdas em investimentos realizados nas holdings da família Espírito Santo. Neste momento ninguém sabe, e isso é que o sector financeiro quererá analisar muito bem.


O Grupo Promovalor em 2010 tinha activos de 465M€, financiados em grande parte pela Banca, e desde então já obteve mais 250M€ para investimentos no Algarve, 120M€ para investimentos no Brasil, 30M€ para investimentos em Moçambique, sem considerar os investimentos realizados noutras regiões do globo.

(Link do lançamento da holding Promovalor em 2010, com 465M€ de Activos: http://casa.sapo.pt/Noticias/Grupo-Inland-apresenta-holding/?ID=14223)
(Link de investimentos de 120M€, no Brasil em 2011: http://www.dinheirovivo.pt/empresas/interior.aspx?content_id=3881427&page=-1 ) -


Foi o BES, tal com o BCP e CGD que entrou no consórcio para o investimento de 250M€ no Algarve em 2011 da Promovalor.
Foi o BES que montou o financiamento para o investimento de 120M€ no Brasil em 2011 da Promovalor.
Foi a Rioforte (GES), que financiou o investimento de 30M€ em Moçambique em 2013 da Promovalor.
(Link do financiamento do BES à Promovalor para investimento no Brasil. R&C do BES, página 35: https://www.bes.pt/sitebes/cms.aspx?plg=700b1024-f090-418d-9c0e-6c1495ca79b6 )
(Link do financiamento da Rioforte à Promovalor em Moçambique, no R&C da Rioforte, Página 7: http://www.rioforte.pt/empresas/ESCOM1/documentos/Rioforte%20Relat%C3%B3rio%20Anual%202013.pdf )

O financiamento total obtido pela Promovalor é enorme, e alguns analistas acreditam que esse valor pode superar os 1.000M€ na soma de todos os investimentos pessoais realizados por Luís Filipe Vieira, tendo sido o BES e o GES fundamentais para o financiamento da Promovalor.



BENFICA:
Existem informações de que os recentes empréstimos de curto prazo do BES ao Benfica (+-65M€) tiveram o aval de Luís Filipe Vieira. Se a última época corresse mal e ele saísse do Benfica, e fosse eleito outro presidente, quem garantiria o pagamento desses empréstimos? É natural que pedissem essa garantia. 
Por outro lado, cerca de 67M€ dos empréstimos obrigacionistas de curto prazo do Benfica foram assumidos pelo BES através de um fundo de investimento "ES Liquidez".


Perante estes factos, existem 2 soluções:

- O Benfica arranja outra instituição que empreste dinheiro, para renovar o empréstimo bancário de curto prazo realizado pelo BES e os empréstimos obrigacionistas de curto prazo assumidos em grande medida pelo BES, num valor próximo dos 150M€.
- Ou então o Benfica vende activos (jogadores) nesse montante e "hipoteca" o clube em termos desportivos. 

Esperemos que Luís Filipe Vieira supere os desafios que enfrenta no seu Grupo Empresarial Promovalor, no entanto os sócios do Benfica merecem explicações, atendendo às vendas massivas de jogadores que se têm observado de forma anormal e sem qualquer justificação.

Após mais de 100M€ obtidos com a saída de jogadores, hoje saíram mais 3 jovens talentos do Benfica: Bernardo Silva, João Cancelo e Ivan Cavaleiro, alegadamente por "Empréstimo" a clubes próximos de Jorge Mendes (Mónaco, Valência e Desportivo da Corunha), depois de terem surgido notícias que deram conta da venda dos 3 jovens a um fundo de Jorge Mendes, por 30M€, que elevaria as saídas do Benfica para 130M€, estando para breve as vendas de Enzo Perez (Valência) e Gaitan (Mónaco ou Zenit) por verbas a rondar os 70M€. Nesse cenário, o total de vendas poderá chegar aos 200M€ "brutos", situação sem precedentes na história do futebol mundial.



Atendendo a estes factos (com a devida referência para todas as fontes), é importante que as seguintes perguntas sejam respondidas:

- Perante o momento “delicado” do grupo empresarial Promovalor, que foi colocado na "lista de supervisão" do Banco de Portugal desde 2013, e a posterior queda do BES e do GES, será que Luís Filipe Vieira perdeu margem de manobra no sistema financeiro?

- Como é que a Benfica SAD com mais de 400M€ de Activos e 400M€ Passivos, e facturação anual de 170M€, aparentemente está a ter dificuldades em renovar empréstimos de curto prazo de 150M€ (num total de 290M€) e o Sporting Consolidado com 180M€ de Activos e 450M€ de Passivos, e facturação anual de 70M€ consegue manter e renovar empréstimos de 300M€ junto do Sistema Financeiro?

- A redução da margem negocial do Benfica junto da Banca está relacionada com alguma situação desconhecida sobre o clube, ou a situação do Grupo Promovalor de Luis Filipe Vieira está a afectar negativamente o Benfica?

- O que explica a aparente necessidade de o Benfica deixar sair jogadores, este verão, num valor que pode chegar aos 200M€?

As respostas a estas perguntas deverão ser respondidas por Luis Filipe Vieira e Domingos Soares de Oliveira.


É preciso no entanto lembrar que uma das grande bandeiras deste Presidente foi a restituição da credibilidade do Benfica junto da Banca.

Esperamos e desejamos que essa credibilidade do clube não esteja agora a ser afectada por questões que nada têm a ver com o Sport Lisboa e Benfica.
------------------------------------------------


O Jornal Expresso na edição de 09 de Agosto de 2014 confirma o que se adiantou neste post:
- Existirá um corte de crédito do NovoBanco (ex-BES) ao Benfica.
- Confirma a existência de uma conta caucionada de curto prazo
- Poderão ser vendidos 200M€ "brutos" em jogadores por parte do Benfica.
- Os 3 jovens (Bernardo Silva, João Cancelo, Ivan Cavaleiro) não foram emprestados, mas sim vendidos a um fundo de investimento.

Leia a notícia do Expresso:

"Tudo a saltar, tudo a saltar"... daqui pra fora!

Avatar
 ●  19 comentários  ● 

Um grande abraço, miúdo! Sei, porque te conheço, a imensa tristeza que estás a sentir pelo que te fizeram. É irónico, não é? Ir para um dos clubes mais ricos do Mundo, jogar ao lado do Falcão (veremos) e estar tremendamente triste... é de uma tremenda ironia.

Eles não percebem isso, não vale a pena explicar! Só espero que não se confirme o que se vai dizendo por aí de que estás vendido ao teu empresário (juntamente com o Ivan e o João) e este empréstimo é apenas o primeiro passado da tua caminhada para fora da Luz.

Eu sei que levas contigo o clube que amas, mas também sei nos levas a todos nós que sabes que acreditamos no teu valor. Ficam cá os Taliscas, Cesares, Luis Felipes, Ola Johns, Pizzis, Candeias e Jaras para te representar!

Nós gritávamos "tudo a saltar, tudo a saltar"... eles acharam que era para vos por a saltar... daqui pra fora!

PS- O Monaco ganhou mais um espectador atento! FORÇA MIÚDO!

Verdade ou consequência.

Avatar
 ●  33 comentários  ● 



NERD DA BOLA: DE ARTUR JORGE A VIEIRA, COMO DESTRUIR UM BENFICA CAMPEÃO

“O Artur Jorge chegou para destruir o Benfica” disse Isaías, no ano passado. O brasileiro que fez sucesso no clube da Luz na primeira metade da década de 90 foi uma das ‘vítimas’ da limpeza que Artur Jorge fez no Benfica quando chegou em 94 para substituir Toni, que acabara de ser campeão. Isaías expressou assim aquela que é a opinião de muitos adeptos, que consideram que o treinador que foi campeão europeu no Porto foi o responsável por ter destruído uma equipa campeã (com a conivência de Manuel Damásio), de tal forma que só 11 anos depois o Benfica voltaria a ser campeão.

Dos principais jogadores da equipa campeã em 1993-94, saíram logo quatro no final da época: Schwarz, Kulkov, Yuran e Aílton. Na época seguinte, saíram Abel Xavier, William, Paneira e Isaías, com Artur Jorge a ser despedido logo à 3.ª jornada. Pouco mais de um ano depois do célebre 4-4 em Leverkusen, já tinham saído 8 jogadores que entraram de início pelo Benfica nesse dia. Sobravam apenas Neno, Hélder e João Vieira Pinto.

Esse terrível cenário está agora prestes a repetir-se. Este ano, a confirmarem-se as saídas de Enzo e Gaitán, o Benfica terá perdido, no espaço de sete meses, Oblak, Siqueira, Garay, Matic, Enzo, Gaitán, Markovic e Rodrigo. Oito jogadores que certamente seriam incluídos pela maioria dos adeptos num onze ideal do Benfica 2013-14! Este Benfica terá sofrido, então , tantas baixas como as que Artur Jorge causou em duas épocas e com outra importante diferença: é que, naquela época, o Benfica conseguiu reforços importantes. 

Para a baliza chegou um tal de Michel Preud’homme; para substituir Schwarz chegou Dimas; para o lugar de Kulkov veio Paulo Bento e para substituir Aílton no ataque chegou Caniggia. Houve, portanto, muitas saídas, mas também houve boas entradas (ainda que Nelo e Tavares não estivessem claramente à altura de substituir Rui Costa e Yuran), o que ainda se está para ver esta temporada.

Já sabíamos que o Benfica tem todos os anos de vender alguns dos seus principais jogadores (apesar de, em agosto do ano passado, Luís Filipe Vieira ter dito, em entrevista à Benfica TV, que “este é o último ano em que vamos precisar de vender jogadores”), mas, por época, eram vendidas apenas 2 ou 3 estrelas do plantel. 

Depois do primeiro título de Jorge Jesus, foram vendidos Ramires, Dí Maria e David Luiz (este só em janeiro); na época seguinte saíram Coentrão e Salvio (que estava emprestado pelo Atlético de Madrid); em 2012-13 saíram Javi Garcia e Witsel e, na época passada, o Benfica resistiu às grandes vendas no verão, perdendo apenas Matic em janeiro. Foram 8 saídas importantes em 4 épocas. Este verão já vai em 5 saídas, sendo provável que passem a 7.

Dos 11 jogadores com mais minutos de utilização na equipa principal do Benfica da época passada sobram apenas Luisão, Maxi, Lima e Artur, curiosamente todos já acima dos 30 anos. Basicamente, só ficaram os jogadores que renderiam menos dinheiro aos cofres da Luz. O desmantelamento da equipa campeã que foi feito há 20 anos, está agora a repetir-se de forma ainda mais evidente. 

De resto, Manuel Damásio já veio a público dizer que “o Benfica está a fazer o trabalho que tem de ser feito” e que “olhando para os tempos que se vivem hoje e depois de uma época em que ganhámos quase tudo, qual é o gestor que não aproveita estes momentos para vender?”

A destruição do campeão está em marcha e é até elogiada por Damásio, que é uma autoridade nesse tipo de trabalhos. Da última vez, o Benfica enfrentou um jejum de dez anos, desta como será? E Luís Filipe Vieira ficará na história do Benfica como BEStial ou BESta?" - daqui.

Three Out... One to go!

Avatar
 ●  57 comentários  ● 

Com a saída do Bernardo Silva para o Monaco de Leonardo Jardim, o Jorge Mendes resolve três problemas ao Jorge Jesus - três problemas que seriam incompreendidos pelos sócios pela não utilização do Ivan (Deportivo), Cancelo (Valência) e Bernardo (Monaco).

Três jovens promessas, três clubes da esfera de domínio do Jorge Mendes...

Estes, tal como antecipei, já não devem voltar mais à Luz.

Parabéns mister, viva o Benfica Made in Benfica! Quando a promessa com mais valor não tem qualidade para o plantel... Ninguém terá!

O Leonardo Jardim a mostrar ao Jesus que se ele não vê a qualidade que tem em casa, usa ele...

Engraçado ver agora os que tinham orgasmos com a qualidade do Bernardo mas que não querem desobedecer à "voz do dono" andarem agora a tentar explicar mais esta saída. Têm o que merecem...

Promoção à vista na Luz!

Avatar
 ●  17 comentários  ● 
A duvida que só o tempo vai responder:
Quanto tempo faltará até Rui Costa ser visto na imprensa (amiga) como o rosto e o líder do futebol do SLBenfica nesta época!?

O antigo jogador, que segundo o Presidente está a aprender e é responsavel pela prospeção, pelos vistos já passou uma nova etapa e ja tem posição não só nas soluções mas também nas carências do plantel.

E eu que me lembro de ter ouvido o Jesus a dizer que tratava e preparava tudo com o Presidente, algo que o próprio Presidente afirmava também.

Em dois dias resolveram-se duas questões e nem sequer houve cuidado em ser coerente com o passado:

1. Num dia "mata-se" o Enzo através daquela noticia disparada no CM sobre os 4M€
> só foi pena terem-se esquecido que o jogador afirmara ter renovado e que só sairia do Benfica se o clube quisesse. Ou seja, o Enzo é então um traidor, tal como foram todos os jogadores vendidos pelo Presidente que, por ele, não teriam saído, ainda que ele afirma que precisa sempre de vender.

2. Logo de seguida, através d'A Bola chama-se o Rui Costa à responsabilidade desta temporada. Onde é que já vimos este filme...?
> De repente passou a ter voz e afinal os jornais ja podem começar a direccionar as críticas para outro lado. Pode ser que aqueles tipos dos blogs que o Pedro Guerra diz que só escrevem mentiras, se esqueçam de recordar a malta do que Jesus e Vieira diziam ser o papel de Rui Costa e como se preparavam as época só entre os dois obreiros de todos os sucessos. No ano passado o Rui Costa era o aprendiz, este ano tem voz! Argh! Aprende depressa...

Se a "máquina" fosse tão habilidosa a proteger o Benfica dos seus adversários e a passar-lhes a perna como fazem com os benfiquistas através da imprensa... Éramos imparáveis!

Two Out... Two to go!

Avatar
 ●  29 comentários  ● 

Aí vai mais um... mais um problema resolvido! Mais um que já ninguém vai chatear o Jesus para apostar nele.

Benvindo Luis Felipe...

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

One out... Three to go!

Avatar
 ●  45 comentários  ● 

Um já foi... Ou desaprendeu do ano passado para este, agora que o plantel até perdeu Markovic, ou simplesmente a aposta nele foi só mesmo para calar os adeptos o ano passado (ops! apanhados...)

Por causa deste já ninguém chateia o JJ... seguem-se Nelson Oliveira, João Cancelo e Bernardo Silva.
Apostamos?

... E claro que estes empréstimos a equipas que lutam para não descer são claramente apostas na valorização e desenvolvimento do jogador, não é? Imagino que estão à espera que numa equipa que vai ter mais derrotas que vitórias, a expectativa é que o Ivan faça a diferença...

Recordo que o Ivan o ano passado jogou "apenas" 19 jogos (9 a titular) no plantel principal do SLBenfica, tendo inclusivamente sido utilizado na final da Liga Europa.

Portanto dos juniores para a equipa B, onde fez 18 jogos a titular absoluto, passou para a equipa principal onde ainda foi a tempo de fazer 19 jogos em todas as competições, incluindo Liga dos Campeões e Liga Europa... e agora, para evoluir, vai jogar para uma equipa de fundo da tabela em Espanha?!?

Pobre Benfica... ao que chegámos pelos caprichos de quem lá está!

Mais um bravo que quis substituir o GB em Agosto

Avatar
 ●  31 comentários  ● 
Ontem [NDR: o texto foi-me enviado dia 1/08] foi um dia engraçado. Foi um dia em que ficou demonstrado quem tem o poder no mundo do futebol. Não, não é o Papa do Norte, não é o LFV e não é o BdC. Quem manda são os jogadores! Têm a faca e o queijo na mão, principalmente aqueles que se encontram em fim de contrato ou lá perto.

Aquando da venda do Garay (sim, continuo a bater na mesma tecla) a direcção do SLB foi fuzilada por toda a gente. 6 milhões por um jogador como o Garay é mau? Não, não é! É PÉSSIMO. É o pior negócio da ultima década até. Ninguém o pode negar, seja um iluminado ou um rato do esgoto.

As acusações não têm fim. O LFV meteu dinheiro ao bolso. O LFV foi atrás das comissões. O LFV já tem acertada a construção do estádio do Zenit. O LFV já tem acertada a venda do Garay em que este valor será compensado. Há outras, muitas. Certamente alguém vai apontar mais 2 ou 3 teorias para a venda ter sido feita por um valor tão baixo. O meu ângulo não é a defesa do Presidente. Ele e o seu bigode farfalhudo podem-se defender, não precisam de mim que não tenho dinheiro para ser sócio.

O engraçado é que toda a gente duvida do Presidente mas o Ezequiel é inocente. Pobrezinho, foi atirado para o Zenit, vá-se a ver que se calhar ele até queria ficar. A direcção é que não renovou o contrato com ele, é uma vergonha não renovar contrato com um jogador com a qualidade do rapaz que até é finalista do Mundial.

Mas aqui é que a porca torce o rabo! Houve ontem uma venda muito interessante. Sim, foi a do Eric Dier dos nossos vizinhos da segunda circular. A venda é o menos interessante disto, o que gostei realmente foi do comunicado.

Eis parte do comunicado da venda do Dier:
Para além disto, a Sporting, SAD foi informada que mesmo igualando a proposta salarial, o jogador não desejava continuar, e mesmo que o Sporting obtivesse uma proposta, superior, quer a nível de compra quer a nível salarial, que fosse de outro clube, o jogador não aceitaria.

O Sporting sentiu a necessidade de fazer um comunicado extenso (como já vem sendo habitual por aqueles lados, aliás) sobre a venda do Eric Dier. Até nem o precisavam de fazer. Afinal, venderam um garoto suplente por 5 milhões. A verdade é que não é uma má venda para um clube que precisa desesperadamente de dinheiro.
Mas a parte mais interessante do comunicado está no pedaço que transcrevi acima. Volto a escrever.
(…)mesmo igualando a proposta salarial, o jogador não desejava continuar, e mesmo que o Sporting obtivesse uma proposta, superior, quer a nível de compra quer a nível salarial, que fosse de outro clube, o jogador não aceitaria.(…)

O quê? Mas isto é possível? Será verdade ou o SCP tem lá uns quantos ratos do esgoto também?
Para quem ainda não percebeu, o SCP recebeu uma proposta de 5 milhões por um jogador com contrato e com quem até queriam contar e renovar contrato. O jogador recusou a proposta e informou que não iria aceitar mais nenhuma proposta além daquela. Significa isto que OU o Sporting o deixava sair OU quando terminasse o contrato saía a custo 0. Isto porque não ia aceitar uma renovação e mesmo que o clube tivesse uma proposta pela cláusula, ele ia recusar sair (dito pelo jogador).

Afinal quem manda? É o Benfica? Ou o Garay? É o clube? Ou o jogador? O Benfica é que não quis renovar o contrato a um dos jogadores mais bem pagos do plantel (segundo alguns, até seria o mais bem pago) ou terá sido ele a bater o pé e a dizer que ou saía agora por 6 milhões ou assinava em Janeiro a custo 0, recusando todas as outras propostas?

É muito bonito bater no ceguinho mas quem tem o poder nas mãos são estes jogadores. Falou-se em outras propostas pelo Garay (inclusive pelo B. Munich) e não tenho a mínima dúvida que houve propostas superiores pelo jogador (porque ele até vale mais do que os 20 milhões da cláusula). O que acredito é que ele recusou renovar e recusou ir para outros clubes PORQUE o Zenit lhe oferece 4,5 milhões LIMPOS por época, casa, carro e viagens para ver a incrível Tamara.

Se calhar perder 2 minutos a pensar nisto até não seria má ideia.

Assinado: Jorge Vieira

Relatos do que é este Benfica da pré-época ou exagero?

Avatar
 ●  28 comentários  ● 

"O treinador do Benfica está finalmente a entregar os méritos da época passada a Vieira.

Óscar Cardozo esteve sete anos no Benfica. Nesse tempo, rodaram no FC Porto quatro pontas de lança titulares: Lisandro, Falcao, Kléber e Jackson Martínez. Durante a vigência do central Luisão, em cujos largos ombros Jorge Jesus quer (e pode) agora pousar a crise, pelo Dragão passaram Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Pedro Emanuel, Pepe, Bruno Alves, Rolando, Maicon, Otamendi e Mangala, para citar apenas os que assentaram no onze. Nenhum veio do Real Madrid.

Durante as cinco épocas de Jesus, o Benfica contratou jogadores do Real e do Atlético de Madrid, do Chelsea, do Ajax, do Barcelona e promessas farejadas por todos os tubarões, como Markovic. Em 2013/14, em vez de vender a superequipa que montara um ano antes, Luís Filipe Vieira reforçou-a, naquele que talvez tenha sido o maior esforço financeiro jamais feito por um clube em Portugal. Os méritos de Jesus são incontestáveis, mas também é incontestável que lhe deram condições que mais ninguém teve, e nem seria preciso falar em reforços: manter jogadores como Cardozo e Luisão tantas épocas é uma anomalia muito vantajosa.

O que Jorge Jesus disse, na conferência de Londres, depois de perder com o Valência, foi que o mérito deve ser dado todo aos milhões gastos por Vieira, porque com Josués, Licás e Ghilas (ou Carrillos, Wilsons Eduardos e Slimanis) ele faz tanto como os outros." - O Jogo.

---------------------------------------------------------------------------

Talvez Jorge Jesus saiba o que fazer com os jogadores que tem nas mãos, mas é seguro que não sabe o que dizer.

O treinador do Benfica começou por afirmar que só trabalho não dava, era necessária qualidade.
Saiu daí para um politicamente correto não se assustem (quando já havia muita gente de facto assustada).

Antes do jogo com o Arsenal prometeu que em Londres já se veria um Benfica próximo do que tem de ser.
Depois de ser goleado por Wenger, num dos torneios mais prestigiados do defeso, pediu que não ligassem. Afinal, disse, faltava ali muita gente, o Benfica não era aquilo.

O discurso de Jesus é penoso, mas mesmo assim melhor do que o Luís Filipe Vieira, que tem passado o Verão escondido, incapaz de explicar aos sócios o que se passa. Talvez porque não saiba, provavelmente porque não pode.

Sem presidente à vista, os benfiquistas têm sido confrontados com três tipos de notícias: 

1. Jogadores importantes que saem
2. Jogadores importantes que podem sair
3. Jogadores que não seriam titulares na época passada mas agora terão de jogar porque não há outros

Este sábado houve uma originalidade, para mim sinal de evidente desnorte: Djavan, contratado esta época à Académica, foi apresentado em Braga, onde assinou por quatro épocas. Isto é absurdo.

Voltando a Jesus, creio que ele tem razão em algumas coisas e nenhuma em outras.
Concordo com o treinador do Benfica quando lembra as ausências de Luisão e Enzo. É evidente que o regresso de ambos fará crescer a equipa. O problema é saber se o argentino fica mesmo e se o brasileiro será capaz de durar toda a temporada.

Também percebo quando lamenta a ausência de Jardel. Por outro lado, é um mau sinal quando o treinador já lamenta não ter um central que na época passada estava tão distante dos dois titulares.

Já não posso concordar com tudo o resto.

Ao contrário do que afirmou, estes são os jogadores que existem. Os centrais serão outros, sim, e haverá Enzo. E é tudo. Os restantes serão os que Jesus tem treinado. Maxi na direita, Benito ou Eliseu na esquerda. Ruben como número «6», mais tarde Fejsa. Depois Salvio e Gaitan. Ola John, quem sabe. Talvez Derley, ou Candeias, ou Bebé.

Estes foram os jogadores que Jesus escolheu. Vou escrever outra vez: estes jogadores foram escolhidos pelo treinador e contratados pelo clube. Alguns chegaram agora, outros já por lá andam há anos.

Talvez esta seja uma boa altura para lembrar que Jara, por exemplo, custou 5,5 milhões de euros . Foi adquirido em 2010, com 21 anos. Nunca teve utilidade conhecida. Quem se responsabiliza por isto? 

Sidnei, um dos centrais que Jesus responsabilizou pela derrocada, foi contratado ainda no tempo de Quique Flores. Mas já com este presidente, claro. Por metade do passe, o Benfica pagou cinco milhões de euros. Foi em 2008, no Verão. Uns meses depois, os encarnados aceitaram pagar dois milhões à Gestifute de Jorge Mendes. Ao mesmo tempo venderam dez por cento do passe de Di Maria por um milhão. Olhado daqui não parece o mais genial dos negócios.

E no entanto, o Benfica esta época trouxe mais três brasileiros sem experiência, no mesmo estilo a ver se dá: Talisca, Luis Felipe (um lateral direito, a sério?!) e César (um central, depois de na época passada ter contratado Lisandro Lopez...). Que tipo de gestão é esta?

Sem parceiro para Lima, Jesus ignora Nelson Oliveira. No ano passado ainda reparou em Bernardo Silva, agora coloca-o longe, na bancada. Ou seja, mais coisa mesmo coisa, até ver o plantel é este. É pouco inteligente diminuí-lo quando não há outro.

Como lembrava esta tarde o comentador da TVI24 Rui Pedro Braz, o Benfica pode não ter investido muito no plantel desta época, mas nem por isso ele é barato. Se jogadores que custaram mais de cinco milhões de euros afinal não servem, é altura de alguém se responsabilizar.

Tudo somado, a goleada perante o Arsenal reforçou o que já pensava: o Benfica precisa mesmo de manter Enzo e Gaitan, o que é um péssimo sinal. Quando uma equipa está assim tão dependente de um ou dois jogadores, essa equipa está frágil. 

Seja como for, se puder contar com os argentinos e recuperar Luisão o mais depressa possível, Jesus comprará tempo que pode ser essencial. Caso contrário, os benfiquistas que se agarrem. Vai ser duro.


NOTA: Jesus também não está a ajudar, neste início de época. Trouxe Eliseu para ser lateral esquerdo, coisa que o português já não é há anos. Contratou Bebé para a ala quando o antigo jogador do Manchester United só pode render na frente, com Lima, solto." - Maisfutebol.

Parte do problema dos GR do SLB está aqui:

Avatar
 ●  67 comentários  ● 


Hugo Oliveira. Treinador de guarda-redes do Sport Lisboa e Benfica.

O lugar de guarda-redes é uma posição muito específica, cuja técnica se alia à inteligência, capacidade de leitura de jogo alheio e antecipação, e muita mas muita manha.

Alguém que joga apenas 2 anos como profissional e em tenra idade não conseguiu saber o que é estar numa baliza. Não teve tempo para adquirir experiência e capacidade para interpretar as várias situações que se apresentam a um guarda-redes. 

Não teve tempo para entender a pressão do lugar nem tempo para ganhar calo, manha suficiente para poder ensinar a outros.

O exemplo tem estado no péssimo posicionamento de Artur e que não é de hoje. Artur desde que chegou ao Benfica parece que tem desaprendido. Olhe para o golo do Kelvin e para o péssimo posicionamento de Artur. Ou na forma como Artur entrega as bolas ao adversário em defesas curtas.

A culpa é só do Artur? E que dizer do posicionamento de Oblak nos penalties na final da Liga Europa? Claramente sem preparação para aqueles momentos? Claramente sem indicações de alguém experiente?

Por muitos cursos teóricos que Hugo Oliveira apresente, falta-lhe o essencial: conhecimento prático da posição. 

Olhem para Real Madrid, Bayern Munique, Barcelona, Liverpool, Manchester United ou Chelsea. Todos preferem ex-guarda redes experientes.  

Hugo Oliveira não só tem falhado em fazer crescer guarda-redes no SL Benfica, como comprova a sua falta de traquejo para estar num clube como o SL Benfica. Debaixo da sua tutela os guarda redes do SL Benfica não evoluem. 
Oblak não foi um produto de Hugo Oliveira. 

Com este treinador de guarda-redes, os guarda-redes do nosso clube continuarão sem a evolução que todos queremos.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Quizz GR

Avatar
 ●  38 comentários  ● 

Vamos lá a saber: quem é que vocês colocavam à baliza no próximo jogo? 

A. Artur Moraes: Infelizmente, creio que será esta a escolha de JJ, mesmo estando o brasileiro de malas aviadas (esperamos todos nós). Tenho muitas dúvidas que, depois do Artur ter feito toda a pré-época, o Mestre-da-tática tenha tomates para dar a titularidade a qualquer um dos outros guarda-redes.

B. Bruno Varela: Já deu provas de que é um bom guarda-redes, mas não na equipa principal. Teria que nascer 50x até o nosso iluminado treinador lhe dar o lugar de titular. Sem lesões dos seus colegas, tem talvez 0,0000001% de hipóteses de alguma vez jogar na equipa principal, com o JJ a treinador. Além disso, tem o grave defeito de ser proveniente da formação. E para piorar as coisas, é português!...  

C. Paulo Lopes: O experiente guarda-redes (e perfeito terceiro guarda-redes para o Glorioso) merece que lhe seja dada uma hipótese. Não será para continuar, mas seria para mim a melhor solução até à aquisição de um guarda-redes titular indiscutível. O Paulo merece também pela sua dedicação, profissionalismo e qualidade. Além disso, seria a melhor forma de tranquilizar a defesa e os adeptos, dado o atual estado anímico fragilizado do Artur e também da desconfiança que os frangos deste geram nos colegas e nos adeptos.

Eu voto C, e vocês?

PS: Nem coloco sequer a hipótese de a meio da semana vir o TAL guarda-redes e ser logo titular...

O Bi-Campeão em três passos...

Avatar
 ●  57 comentários  ● 
O FCPorto não é por acaso que está a fazer o "All In" este ano! Eles sabem que aquela chafarica de bairro fecha a porta se formos Bi-Campeões! Nós não podemos permitir isso, mas não temos condições para o fazer a todo o custo porque não somos corruptos, contudo, é inegável que "estamos em Maio" em termos de preparação da equipa, ou seja, estamos cerca de 2 meses e meio atrasados face à nossa concorrência, pelo que a solução passa por três passos:

1. Há muito que o escrevo, há demasiado tempo até: Falta-nos um verdadeiro "homem do futebol" a liderar a SAD do SLBenfica. Enquanto o futebol do SLBenfica não tiver uma estratégia desportiva, uma liderança reconhecida no mundo do futebol nacional e internacional... andaremos ano após ano a mudar de rumo ao sabor dos interesses dos negócios. O futebol é liderado por quem as vitórias são... os negócios e não os títulos. Rui Costa? Humberto Coelho? José Veiga? ... não haverá muitos e nenhum será nunca consensual.


Acção: Sujeitar rapidamente à avaliação dos sócios a reestruturação da SAD nomeando Rui Costa para Presidente da SAD (solução mais simples de adoptar e menos desruptiva, até porque o Presidente diz que há um alinhamento integral entre ambos e com Jorge Jesus). A mudança da liderança do futebol não pode continuar a ser ora o Luis Filipe Vieira ora o Rui Costa ora o Lourenço ora o Paulo Gonçalves conforme dá mais jeito. Tem que haver um líder que seja reconhecido e empossado.. para o bem e para o mal.


2. Resolver numa temporada só todos os problemas ou responsabilidades de curto prazo com  o parceiro financeiro que está em falência. Precisamos de encarar as próximas épocas ou com outros parceiros, ou com uma sustentabilidade financeira de longo prazo com o actual parceiro financeiro. "Meter dinheiro" este ano e voltar a ter que o fazer no próximo ano... será estragar duas temporadas. Se isso quer dizer que terão ainda que sair Enzo (que sai mesmo) e Gaitan ou até Salvio. Que seja... mas que se limpe tudo!

Acção: Fechar até final da semana a saída dos jogadores-chave do plantel. Enzo está negociado e penso que deve sair imediatamente. Não faz qualquer sentido "negociar" a presença dele para um jogo onde o Benfica tem a obrigação de ganhar seja com que jogadores for. Se para limpar a situação das obrigações de curto prazo com  o BES é preciso então vender o Gaitan ainda... que seja. Mas que fique tudo resolvido de vez e que seja possível estabelecer com o BES, mas preferencialmente com outro(s) parceiro(s) um plano de longo prazo. Se, como prevejo, o Salvio se apresentar descontente e quiser sair também... repito: que se limpe tudo de uma vez por todas.


3. Apostar definitivamente na formação como base de trabalho complementada com jogadores de inegável qualidade e experiência que suportem e sustentem a integração dos jovens. Obviamente que NENHUM clube consegue prometer títulos aos adeptos apenas suportado na formação! Mas não é menos claro que no actual momento económico e financeiro os investimentos têm que ser o mais criteriosos possível, contidos e, preferencialmente, com retorno desportivo e financeiro. Portanto teremos que ir contratar apenas quem faz a diferença e apenas e só se não pudermos transformar em qualidade superior o potencial de quem temos na formação.

Acção: Identificar quem são realmente os jogadores da formação e dos quadros do clube, em geral, em que a SAD pretende apostar. O treinador terá que se solidarizar com a decisão da SAD e fazer o que melhor sabe na procura de retirar o maior potencial dos jogadores jovens... mesmo que ele tivesse outras preferências. A minha aposta de treinador de bancada para estes são: Bruno Varela, Cancelo, Cavaleiro, Teixeira, Bernardo e Nelson Oliveira, com Guedes à espreita de algumas oportunidades. Numa segunda linha: Vindelof, Nunes, Rochinha, Nuno Santos, Baldé e Guzzo. Mas sem esquecer já da integração gradual na B de alguns valores diferenciadores dos juniores como o Renato Sanches, entre outros.

Em resumo, a questão da formação é um processo, não é um capricho! Ou seja, não se aposta no Bernardo porque sim. Aposta-se no Bernardo ou no "Manel" preparando-o dois anos antes para esse "salto".

Depois há um conjunto de valores nacionais que podem ser interessantes para complementar o plantel como o Rafa, o Eder e o Aderlan do SCBraga, o Danilo Pereira do Marítimo (que eu já teria ido buscar!!) ou o Filipe Augusto do Rio Ave.

No entanto, um plantel tem que ter esses jogadores como apoio de pilares de sustentabilidade que terão sempre que existir. 

Há que investir forte na baliza! Um guarda-redes jovem, de grande potencial, compleição física e segurança, seria porventura onde seria menos controlado em termos financeiros. 

Depois há jogadores nesses planteis de top que podem ser opção como Classie, Chicharrito, Nani, Nastasic, Van Ginkel, Halilovic (será que não irá fazer um período de adaptação?), Deulofeu (idem), Illarramendi, Jesé... eh pah e estou apenas a correr alguns nomes de cabeça que poderiam ver a Luz como um bom espaço de relançamento por empréstimo dos clubes actuais (alguns como definitivos).

De saída, Artur Moraes, Steven, Luis Filipe (emprestado em Portugal, porque continuo a acreditar que tanto crédito no Brasil tem que ter uma explicação), Pizzi, Candeias e Jara. Vitor Andrade na B.

Jara VS Nelson Oliveira. Qual fica e qual sai?

Em tese, olhando à forma ERRADA como ambos jogam... quem ficar tem que ser como aposta do Jesus para fazer dele um jogador e neste ponto acho que o Nelson tem muito melhores características que o Jara para ser desenvolvidas.

Actualmente são dois jogadores sem sentido colectivo de jogo e sem percepção de serem parte de um todo. Para ambos, eles são parte apenas do processo de decisão e isso faz como esse mesmo processo seja totalmente errado em ambos os casos. Contudo, entendo que o Nelson tem dois argumentos que deveriam, se o JJ não fosse casmurro, prevalecer face ao Jara: 1) É da formação e representa menores custos; 2) Tem melhores características inatas e potencial para ser melhorado.

Ainda entre os que ficam, manter Cancelo como alternativa quando se tem um "todo terreno" como o Maxi permite ir trabalhando e lançando o Cancelo sem pressões nem pressas. Fará 10 jogos no ano e será um factor positivo, sendo o foco no aspecto de treino. Tal como o Nelson, peca pela falta de sentido colectivo na tomada de decisão.

Talisca, na minha opinião não pode ser o "pau para toda a obra". Não tem características para isso, além de que não se pode colocar num miudo que vem do Brasil e que tem potencial atacante, a responsabilidade de ser o pulmão que o Enzo era (mas que não se transformou de um dia para o outro...).

Consenso para a Liga de Clubes?

Avatar
 ●  16 comentários  ● 

Ontem li uma pequena notícia num dos jornais online que se preparava uma lista de consenso entre Benfica, Sporting e FC Porto para a Liga de Clubes, a bem do futebol português.

O nome apontado era o de Hermínio Loureiro, que já esteve nesse cargo até ser forçado a sair por...Pinto da Costa na sequência do caso Hulk/Sapunaru.

Disse Hermínio Loureiro a 21/05/2010:
"Hermínio Loureiro deixou a Liga de Clubes a 24 de Março de 2010 depois do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol ter anunciado a redução dos castigos a Hulk e Sapunaru, contrariando a decisão inicial da Comissão Disciplinar da Liga. Terá sido o presidente portista a comunicar ao líder demissionário da Liga a decisão do CJ, segundo contou em declarações à TVI24. «Pinto da Costa disse-me coisas impublicáveis», salienta.

Hermínio Loureiro relata ainda um episódio ocorrido aquando da Supertaça e diz que Pinto da Costa o deixou «de mão estendida», recusando cumprimentá-lo sob a alegação «não o conheço de lado nenhum». Nas farpas ao presidente dos dragões constata que nunca lhe ouviram «conversas com cortes»." - Relvado.

Acreditar numa lista de consenso que envolva o FCP ou PdC é não só ridículo como perigoso. 
Será que Hermínio Loureiro dobrará a espinha aceitando ser indicado por quem o enxovalhou e forçou a sua demissão da mesma Liga de Clubes?

E por falar em listas de consenso, onde é que já vimos isso no passado e com que resultado?

Damásio e Pinto da Costa nos anos 90 no Primeiro Consenso

No princípio do séc.XXI, aquando do Segundo consenso
Só cai na conversa de Pinto da Costa quem quer. E há quem queira.

ranking