O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 2 de setembro de 2014

O pior plantel da "era Jesus"?

. 30 comentários
A melhor contratação do defeso foi, claramente, a permanência de Enzo Perez. Isso diz muito, na minha opinião, sobre a fasquia elevada do plantel da época passada.

Quando aqui falei se Jesus iria mostrar ser o pai da Obra Prima do Mestre ou apenas o pai da Prima do Mestre de Obras, referi que o SLBenfica terá, porventura, o plantel com menos soluções da "era Jorge Jesus" e isso viu-se nem no derby.

Este defeso, para o SLBenfica, valeu acima de tudo pelas últimas duas semanas: Samaris (que volto a referir que "vendo pelo preço que comprei" quando digo que é mesmo reforço porque nunca o vi jogar) e o jovem Cristante (aplico o mesmo que escrevi sobre Samaris). De resto, no deve e haver é minha convicção que ficamos a perder em toda a linha nas substituições.

Dito isto, que é obviamente discutível do ponto de vista futebolístico, a minha esperança vai toda para o treinador auto-proclamado mentor da "potencialização" (como ele diz) de jogadores.

Li hoje uma tese que, sobre o real (muito real) problema da frente de ataque, dizia que era hora de ver se Jesus era capaz de transformar um dos jogadores que tem numa referência de ataque, num finalizador capaz de decidir jogos; se seria antes capa de transformar o modelo táctico da equipa para não precisar de um jogador assim; ou se não seria capaz de nenhuma destas duas coisas.

Neste ponto estará aquilo que é a opinião de cada um sobre Jesus:
1 - "potencializador" de jogadores;
2 - "potencializador" de equipas;
3 - ou apenas um bom treinador de grandes jogadores 

A história recente joga a favor do ponto 2. Muitos jogadores evoluíram com Jesus, mas acima de tudo num contexto global. Jorge Jesus não é, reconhecidamente, um treinador com perfil para "fazer jogadores", mas antes para por bons jogadores a serem ainda melhores num contexto táctico ao alcance de poucos estrategas dentro de campo.

Olhemos ao que Jesus tem:

Julio Cesar - um guarda redes experiente ou em fim de carreira (como preferirem ver o copo), que há três anos que excepção feita à selecção tem estado claramente em fase descendente. Artur Moraes será um suplente "queimado", Paulo Lopes um jogador de balneário e Bruno Varela... Terá que continuar na B.


Maxi Pereira - vai ter que aguentar esta posição "sozinho", sendo um jogador muitíssimo experiente e de valor, mas que tem contra ele a "fama" de caceteiro e o facto de estar a perder velocidade de ano para ano - o que o obriga a recorrer a faltas. A opção é Andre Almeida que Jesus continua a adaptar ali, mas que rende muitíssimo mais no centro do meio campo defensivo. O Maxi, portanto precisa claramente de um Salvio de grande disponibilidade física para ajudar, sob pena de ser complicado em alguns jogos. Mas terá Salvio uma alternativa que o permita "rodar" e descansar de vez em quando?


Eliseu - tem a alternativa Benito que deu boas indicações na pré-epoca a atacar mas, tal como o Eliseu, defensivamente é frágil, mais do que se exige. Também aqui o SLBenfica fica a perder pois Siqueira, depois de um ou outro soluço inicial parecia ser a opção para a ala que há muitos anos andava perdida. Com Maxi sem velocidade, especialmente quando lhe jogam nas costas, se Eliseu subir como é sua característica (até por ser um médio de raiz), os centrais "vão passar um mau bocado" ali sozinhos em adversários que saiam rápido para o ataque e sejam capazes de aguentar o posicionamento do SLBenfica no ataque.



Luisão e Jardel - podem dizer o que quiserem do Lisandro, mas ele não era a escolha de Jesus para a alternativa ao Garay, seria o César, porém o brasileiro mostrou que terá valor mas ainda terá "muito que pedalar" até se adaptar ao futebol europeu bem mais rápido e agressivo do que ele estava habituado. O Lisandro não tem a imponência física que o Jesus valoriza (motivo pelo qual tentou ver se o Steven Vitoria daria para o Benfica). Ficamos com cinco centrais, mas apenas dois estão efectivamente preparados para o tipo de estratégia de Jesus. Onde chegarão César e Lisandro (se chegarão) é uma incógnita a avaliar. Novamente, ficamos a perder em relação às temporadas de Garay e mesmo antes com David Luiz. O capitão, tal como Maxi, está a perder agilidade e velocidade (bem visto no derby) e que precisa de um puro-sangue ao lado.



Samaris - parece que será, até pelas lesões de Fejsa e Luisão, o pivot defensivo, o "novo Matic". Jesus gosta de jogadores com poder físico e capacidade defensiva, que tenham vindo da frente (8 ou 10) para trás. Foi isso que foi feito com Matic e penso que será o "plano" para Samaris que terá no curto prazo Cristante e André Almeida como alternativas, sendo que o português passará a ser a escolha para alternativa ao Maxi apenas com a chegada do italiano. Parece, claramente, uma posição em que melhoramos face ao ano anterior (pós-Janeiro), veremos se melhoramos face a Matic e Javi Garcia.



Enzo Perez - a grande contratação do defeso, o que por si só não é um grande notícia para uma equipa que viu sair muitos jogadores importantes. Seja como for, precisamos de "mais Enzo" do que temos visto nesta temporada, nomeadamente no derby em que esteve muito abaixo do "nosso Enzo". Este ano terá alternativa de Pizzi e Talisca segundo Jorge Jesus. Porém o português será adaptado e o brasileiro tem potencial mas terá muito que jogar na Europa até "lá chegar". Há ainda Cristante e Samaris que podem fazer também a sua posição e penso que o italiano terá mesmo já chegado na perspectiva do argentino sair em Janeiro para o Valência - se não sair agora aos 28/29 anos, fico tentado a acreditar que Enzo pode perfeitamente acabar a carreira na Luz. 



Salvio e Gaitan - formam, com Enzo e Luisão, os quatro pilares do "SLBenfica 14/15, Rumo ao 34". Na minha opinião nestes quatro deveriam estar os capitães do SLBenfica, sem menosprezo para o Maxi mas a sua propensão às faltas e expulsões colocam-no depois destes. Além da frente de ataque, também aqui reside uma preocupação minha. Estes jogadores têm que ter rotatividade e Bebé, Ola John e Sulejmani estão longe de dar as garantias de disponibilidade física (o Sulej tem lesões com frequência) e desportiva (o holandês é muitíssimo inconstante e o Bebé ainda não o vimos sequer no Benfica justificar "poder" para ser alternativa válida a nenhuma das alas - em Inglaterra ficaram famosos os seus centros disparatados). Tenho pena que o Cavaleiro tenha saído porque, não sendo um craque, oferecia mais garantias que estes e juntando o Guedes à equação... teriamos bons "escudeiros" para os dois argentinos.



Lima e Talisca - o Jesus inventou essa posição do "9,5" e diz que Talisca dá para isso, é uma espécie de 10 mais avançado, mas não é um segundo avançado (eheh - ideias do mestre!). Bom, seja como for o SLBenfica só tem no plantel um jogador capaz de ser a presença física e potencialmente finalizadora que tinha Cardozo (com todos os seus defeitos e qualidades!): Nélson Oliveira. Para isso Jesus tem que se sentar com ele e conversarem como homens para acreditarem um no outro e Nelson Oliveira poder vir a ser o titular que o Benfica (e a Selecção) precisa, neste momento não é. Jara para mim não tem qualidade para jogar no Benfica e Lima está longe da primeira temporada em que "encheu as medidas" ao terceiro anel, porém é um segundo avançado muito importante, mas não baixa tanto como o Jesus pede a um "9,5"! Porém o Talisca ainda não é capaz de "jogar na Europa" ao nível que se precisa. Dado que Derley é mais clone de Lima... eu diria que entre Nelson Oliveira (mais fixo) e Lima/Derley ao lado... mas com Gonçalo Guedes muitoá espreita para ser o tal "9,5"... será a solução. Mas lá está, precisamos de "muito Jesus" no crescimento destes jogadores.


Ora, está à vida porque disse no início que vamos ver que caminho Jesus vai seguir... sendo que tem que escolher um, pois este ano não se trata de um processo de continuidade dado que, ainda que tenha aqueles quatro (cinco com o Maxi) jogadores-nucleares do ano passado, tem muito maiores dificuldades em trocar jogadores e manter a qualidade.

Agora... o pior plantel da era Jesus é um mau plantel? 

NÃO, de todo, é apenas (globalmente) inferior a outros que eram fantásticos!


O pior plantel da era Jesus não pode ser campeão?

PODE, claramente... E VAI SER CAMPEÃO!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

30 comentários

  1. Revisitando a história: 2009/2010:
    Um Excelente 11 titular (com um GR inseguro Quim), um banco mediano, e outras opções fracas.
    11: QUIM; MAXI; LUISAO; DAVID LUIZ; COENTRAO; JAVI GARCIA; RAMIRES; DI MARIA; AIMAR; CARDOZO; SAVIOLA
    Banco: Júlio César, R. Amorim, Sidnei, C. Peixoto, Airton, C. Martins; Kardec ou Weldon ou Eder Luis.
    Alguma das outras opções eram: Moreira, Luis Filipe, Miguel Vitor, Roderick, Jorge Ribeiro, Filipe Menezes, etc.

    2010-2011:
    Um Excelente 11 titular (com um GR inseguro Roberto, e um DC inadaptado Sidnei) um banco mediano, e outras opções fracas.
    11: ROBERTO; MAXI, LUISAO; SIDNEI, COENTRAO; JAVI GARCIA; SALVIO; GAITAN; AIMAR; CARDOZO; SAVIOLA
    Banco: Julio César, Jardel, C. Peixoto, Airton, C. Martins ou R. Amorim; Kardec ou Jara.
    Outras opções incluíam, Moreira, Roderick, Carole, Fernandez, Felipe Menezes, Weldon, etc.

    Só preciso de apresentar 2 planteis para fundamentar a minha conclusão.

    Mas poderei também afirmar que em 2011/2012 andamos com Artur a titular, Emerson a titular, Bruno César a titular, e no banco tínhamos jogadores como Eduardo, Capdevilla, Djalo.

    Em 2012/2013 tivemos Artur como titular e Melgarejo como titular a DE. Apesar disso o banco foi melhorando um pouco. (P. Lopes, A. Almeida, Jardel, A. Gomes, C. Martins, O. John, Rodrigo).

    Somente na última época 2013/2014 é que os 11 titulares foram consensuais, e com qualidade comprovada, tal como o banco estava recheado de qualidade.

    No ano passado tivemos o MELHOR plantel dos últimos 30 anos, e seria difícil de manter essa bitola, no entanto esta época não temos seguramente o pior plantel da era Jorge Jesus. Bem longe disso. Basta relembrar a história ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é muito fácil desmentir-te sobre os planteis de 2010 e 2011

      Eliminar
    2. correcção: não é desmentir-te, é discordar de ti, pois estamos a falar de opinioes.

      ;)

      Eliminar
    3. FACTOS: 2010/2011 - além dos titulares só se aproveitou Ruben Amorim e Carlos Martins nas épocas seguintes.
      FACTOS: 2011/2012 - além dos titulares só se aproveitou Jardel, Ruben Amorim e Carlos Martins nas épocas seguintes.

      Não se trata de opiniões. Tratam-se factos.
      A "sorte" foi o Benfica não ter tido uma razia de lesões nessas épocas.
      Neste momento, só em lesionados temos Silvio, Ruben Amorim e Fejsa!!
      Já para não falar nos restantes jogadores de banco (Lisandro, Cristante, Pizzi, Ola John, Talisca, Bebé, Derley, N. Oliveira, etc.)
      Se o GR agora é pouco consensual, também o eram em 2010 e 2011. Quanto aos avançados, veremos os desempenhos ao longo da época.
      E atenção que em 2010 e 2011 não tínhamos as soluções da formação da equipa B! ;)

      Eliminar
    4. Os nomes que destacaste e que ja ca não estão desses anos, seriam de caras titulares este ano... Os outros estão cá! Ora é só olharmos para isso.

      Repara que eu não disse que o plantel era mau, disse apenas que era o menos forte

      Eliminar
    5. Estes jogadores eram titulares????

      Banco: Júlio César, R. Amorim, Sidnei, C. Peixoto, Airton, C. Martins; Kardec ou Weldon ou Eder Luis.
      Alguma das outras opções eram: Moreira, Luis Filipe, Miguel Vitor, Roderick, Jorge Ribeiro, Filipe Menezes, etc.

      Banco: Julio César, Jardel, C. Peixoto, Airton, C. Martins ou R. Amorim; Kardec ou Jara.
      Outras opções incluíam, Moreira, Roderick, Carole, Fernandez, Felipe Menezes, Weldon, etc.

      O Plantel 2010 e 2011 tinha um EXCELENTE 11 e o resto era quase paisagem.

      E nem tinham equipa B para andarmos a pedir a aposta nos jovens do Benfica ;)

      Eliminar
  2. Caro GB, comparativamente com o do ano passado é pior, mas não é um mau plantel. Falta, de facto, um homem de área e um central de dimensão internacional. Dá perfeitamente para lutar pelo título. A grande incógnita é sabermos como se vão portar os nossos principais adversários, sabendo de antemão que das vezes que fomos campeões com o Jesus, o porto ficou em.....3º lugar.
    No entanto, não podia deixar de realçar as manifestações de loucura e êxtase por termos contratado aquele miúdo italiano - o tal que quase ninguém viu jogar mas todos dizem ser um Pirlo -, que, provavelmente, será suplente, como sendo o happening desta janela de transferência. Não discuto a qualidade do jogador, pois não o conheço, apesar de não ter dúvidas de que este não precisa de queimar etapas. É já um jogador feito de 19 anos, internacional italiano, portanto estrangeiro, que fez, segundo li, 5 jogos pela equipa princiapal do AC Milan a época passada.
    Agora só queria deixar um apontamento: ainda nenhum de nós percebeu se o cancelo, bernardo e o cavaleiro (só para citar estes 3) foram vendidos, emprestados ou a duas coisas ao mesmo tempo.
    Imaginem uma notícia mais ou menos assim: Benfica contrata um internacional sub-20, cerébro da selecção jovem, pé esquerdo fantástico, por 20 milhões de euros de seu nome......Bernardo Silva. O que se estaria a dizer hoje desse jogador? É apenas um exercício de imaginação para vermos que o Benfica é uma má mãe, mas uma excelente madrasta.

    Cumprimentos,
    Pedro

    ResponderEliminar
  3. Anónimo2/9/14 15:34

    acho que na tua análise te esqueces do Sílvio como alternativa a Maxi. Não considero que este esteja sozinho portanto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo2/9/14 16:49

      Exactamente… O Silvio ainda pode ser muito útil rodando com Maxi e ou Eliseu/Benito…

      E se não for desta que o Nelson Oliveira consegue ganhar o seu espaço, mostrando que tem qualidade, nunca mais o fará, tendo em conta a diminuição drástica da qualidade da concorrência…

      Jose Inacio

      Eliminar
  4. "Jorge Jesus não é, reconhecidamente, um treinador com perfil para "fazer jogadores", mas antes para por bons jogadores a serem ainda melhores num contexto táctico ao alcance de poucos estrategas dentro de campo."

    É claramente isso que é um potenciador de jogadores. Ou achas que o JJ vai dar mais técnica ou mais velocidade aos jogadores? Ele toca na parte táctica do jogo. Ele ensina-os a entenderem melhor o jogo, a serem melhores tacticamente. É a única vertente que um treinador pode mexer. Lê as declarações do Gaitán sobre o que é o jogo de futebol e tens aí o trabalho do JJ.

    ResponderEliminar
  5. Já agora, o Eliseu é muito bom tacticamente. Ele já entendeu os movimentos da linha defensiva, e não é qualquer burro que apreende num mês o comportamento da defesa nas equipas de JJ.

    ResponderEliminar
  6. BENFIQUISTA DE GAIA2/9/14 15:39

    EU axo engraçado quando falam no melhor plantel.....ATE A SAIDA DO ARTUR ERA O MELHOR PLANTEL ja iamos a cinco pontos......este ano a historia repete-se.......

    ResponderEliminar
  7. Caro Eagle vou fazer uma analise/resposta a este seu Post..

    Na Baliza temos um Artur que perdeu completamente a confiança da sua defesa e que nostra de dia para dia que não tem estofo para aqui estar, JJ tentou o brilharete de o despachar em função de julio cesar e do outro puto Alemão só que o Alemão recusou e assim tivemos que nos aguentar à bomboca do Artur; Julio Cesar está longe de estar acabado ele saiu do Inter quando o este entrou em rupturo com a maioria dos jogadores campeões com Mourinho, Julio Cesar seguiu para Inglaterra para voltar a entrar na alta roda do futebol, só que por motivos vários o QPR não avaliou os investimentos feitos e nessa época cai na 2ª divisão, Julio Cesar pediu para sair e o clube apressou-se a dar-lhe uma saida....apenas e somente para a america...mas mesmo assim Julio Cesar esteve sempre presente na seleção Brasileira e ainda no ano passado foi considerado o melhor guarda redes na Taça das confederações....ganhou esse trofeu mesmo com Romero, Ochoa e até Navas tb na competição...por isso se o Julio Cesar estiver em boas condições fisicas dará sempre mais do que deu Artur até hoje..

    Na Defesa tens um Maxi e um Eliseu nas laterais, um impulsivo e raçudo o outro ofensivo e intenso, a nivel defensivo perdes um pouco na esquerda com a saida de Siqueira mas por outro lado com os centrais deixaram de ter papel na criação de jogo passas a ter que ter mais profundidade nos laterais...(vide Coentrão)...todavia Maxi e até mesmo Eliseu mostram estar com papeis bem diferentes no que se refera ao papel do lateral na equipa, Maxi é para jogar mais pela linha sempre em apoio e para rematar apenas em casos esporádicos, nunca deixando de parte o equilibrio defensivo quando o Maxi sobe alguem tem que baixar em norma o papel cabe ao trinco.
    Eliseu tem carta branca para atacar como sobre o seu lado em norma está Gaitan, a Eliseu cabe fechar o espaço criado pela movimentação de Gaitan como tal este tem tb Carta Branca para rematar assim que tiver linha de remate (ao contrário de Maxi) as subidas de Eliseu são tb compensados pelo trinco por isso é que quando um dos laterais sobe o outro lateral oposto fica a fchar sobre a zona interior do seu flanco mas no meio campo reduzindo assim a possibilidade de levar com contraaques venenosos pois o trinco estará a compensar a saida para o ataque do 1º lateral.

    No Centro da Defesa Luisão é o patrão, e Jardel é o seu escudeiro, mas Lisandro é o verdadeiro sucessor de Garay...porque é o defesa mais rápido e o que melhor sabe interpretar uma jogada com bola no pé ...neste momento o Jardel é o titular porque numa fase de transição tem que se saber as bases de partida, e como parte dessa base já lá não está é utilizada a base mais próxima...que é Luisão e Jardel, Cesar fisicamente, posicionalmente e até em termos táticos em nada tem a ver com o Garay, aliás nos jogos de preparação deu para ver isso mesmo até com o Jardel Cesar era sempre colocado sobre a direita dos centrais, ou seja, JJ quer Cesar como sucessor de Luisão e não de Garay...Steven Vitória chegou ao Benfica tb para substituir o nosso capitão mas claramente a nivel de qualidade o Vitória nunca esteve nem sequer perto de poder ser suplente de Jardel quanto mais do enorme Capitão.
    Benito e Almeida, Benito um Lateral muito posicional muito forte a nivel defensivo e interessante a atacar, precisa de rotinas de futebol português mas tem qualidade para ser uma referência futura, Almeida não sabe jogar mal em qualquer lado que seja, é trinco de formação mas a lateral direito em jogos de sufoco dá-me mais certezas do que Maxi, para mim Almeida é para todo o lado e acabou sem discussão, chegou ainda o Silvio que vem para se recuperar de uma lesão sofrida ao serviço do seu clube de sempre, é quase que dar um prémio de mérito a um jogador que suou a camisola como poucos e que a sentiu com menos ainda....em principio Silvio ficará no Benfica após fim desta época...tudo leva a crer que sim...e eu tb o queria....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. este post foi escrito pelo Benfica By GB.
      Habituem-se a ler abaixo do título quem escreve os posts :)

      Eliminar
    2. Foi um lapso sorry

      Eliminar
  8. Harvey Dent2/9/14 15:56

    O plantel tem qualidade, sendo inferior ao do FCP. Claramente! Na defesa, creio que está tudo bem, inclusive temos um central melhor que Jardel (que está muito bem) no banco. Nas alas Salvio, Pizzi, Sulejmani, Ola John, Bebé e Gaitán são soluções. Aqui, JJ tem de parar com as diarreias verbais, mas sim puxar por eles. São jogadores de qualidade, precisam é de um técnico que puxe por eles! Agora... Samaris, Cristante, André Almeida (que esteve muito bem), Enzo, Fejsa e Amorim é demais. E espero que JJ se deixe de tentar fazer de Talisca um 8. Poderíamos ter abdicado de Cristante. Só não percebo é como é que o SLB sabendo que ia perder Rodrigo há mais de meio ano, não se precaveu tendo dois/três nomes alinhavados e andamos agora com um Lima em péssima forma, Jara muito fraquinho e Derley uma total incógnita... Como atacar o título s/ goleadores? Não dá... Na baliza, oxalá Júlio César pegue de estaca pois Artur não serve mesmo para nós!

    ResponderEliminar
  9. Não entendo o motivo pelo qual se diz que o Eliseu é defensivamente frágil.
    Ainda este Domingo levou com um rapaz chamado Nani e não vi essa fragilidade.
    Se puderes explicar, sff.

    ResponderEliminar
  10. Já agora, as lesões com frequência do Sulejmani. Que lesões são essas?
    Assim de repente lembro-me de uma que é traumática e não muscular.

    ResponderEliminar
  11. Permite-me discordar de um ponto: Não ficámos mais fracos na defensiva esquerda, pelo menos no que toca a defender. Podemos é ter ficados mais fracos na parte atacante. Considero que o Eliseu defende com mais cabeça do que o Siqueira. No ponto de vista ofensivo apenas traz mais remate, mas em tudo o resto o Siqueira era melhor.

    ResponderEliminar
  12. No meio campo temos multiplas soluções algumas melhores que na época passada, temos Cristante trinco da escola Italiana com um perfil quase que bastante idêntico ao do Javi Garcia mas Cristante tem maior capacidade de passe que Javi, perde no entanto nas bolas aereas ofensivas, depois Samaris um médio ao estilo de Matic um médio total esclarecido com bola muito intenso e acima de tudo com uma estampa fisica bastante assinalável, tens ainda os lesionados Ruben Amorim e Fejsa que são os jogadores que todos nós conhecemos, a estes juntas ainda o Almeida e a sua qualidade de bombeiro de serviço.
    Mais a frente mas ainda como médios tens Enzo Perez e Talisca, um que quase de certeza estará cá só enquanto o Benfica estiver na liga dos Campeões e o outro que ainda tem muitop que aprender mas que aos poucos começa a se notar "trabalho do treinador" a maneira como se movimenta e inclusive a forma como sai ao apoio ao extremo relembra-nos um pouco o trabalho feito com Rodrigo ou com o próprio Enzo apesar das diferenças posicionais.

    depois temos um conjunto de jokers para multiplas posições entre extremos e 2º avançados, onde Gaitan e Salvio levam vantagem, Pizzi no entanto segue-os de perto por ser um jogador de profundidade e muito criativo, não sendo tipicamente um extremo é um jogador que consegue fazer o mesmo que Gaitan mesmo que muitas vezes sem o mesmo requinte técnico, Sulejmani apesar da sua queda para as lesões é um jogador que precisa de ganhar confiança porque quem o conhece sabe a qualidade deste jogador, depois lá estão ainda Ola Jonh um extremo explosivo de velocidade pura e Bébé um jogador que a semelhança de Almeida (so que este na zona defensiva da equipa) consegue fazer multiplas posições na frente de ataque precisa no entanto aprimorar as tomadas de decisão e não vejo melhor treinador para isso, Jesus conseguirá extrair o melhor de Bébé, e se JJ não conseguir....dificilmente alguem conseguirá.

    ResponderEliminar
  13. Por fim temos o ataque, Lima é o homem chave, mas no entanto precisa de quem trabalhe com ele, pensava-se em Derley, mas depois de ver ambos em campo constata-se que são bastante idênticos, resta saber agora o que valerá NElson Oliveira que segundo se sabe acatou uma das decisões do treinador e está agora a cumprir um plano especifico.
    Jara não contabilizado porque tb é um gajo que serve para tudo e não serve para nada.


    Este Benfica começou ontem a noite a tomar forma, e JJ começou hoje a trbalhar a equipa de acordo com aquilo que é norma no Benfica, espera-se agora o estabilizar 1º do 11 titular e depois a rotação de jogadores será feita aos poucos como na época passada, é preciso tempo e não analises descontroladas, avaliemos aquilo que existe para avaliar , hoje ainda nada temos para avaliação...



    P.S.: como alguem aqui te disse o Eagle o 9,5 não foi uma posição inventada pelo JJ aliás antes de JJ ser treinador do Benfica já o Platini tinha falado nessa posição de falso avançado o tal 9,5

    ResponderEliminar
  14. Anónimo2/9/14 16:23

    Comentário:
    GR - Apesar de estar na fase descendente da carreira o Julio Cesar é um GR experiente, que vai dar confiança à defesa e como se viu no mundial a fase descendente dele não é uma má fase descendente pois como se viu no mundial até ajudou o brasil a manter-se mais tempo em prova. Relembro que com a entrada do oblak aconteceram duas coisas não só ficamos com um GR mais seguro como a defesa funcionou bem melhor. Basicamente o que é precisa é alguém que de confiança a defesa e jogue bem melhor com os pés que o Artur.

    DD - O Silvio mantém-se por isso o argumento é invalido.

    DE - O eliseu tem sido uma agradável surpresa. Ele defensivamente é bem melhor do que se esperava porque é um jogador inteligente e taticamente muito bom. Basta ver as dobras que fez para salvar situações de aperto no jogo contra o sporting.

    DC - Concordo que aqui estamos mais fracos ( o que é normal perdendo o Garay) mas discordo quanto a questão da velocidade do luisão. O luisão e alguém que já sabe de cor o que o Jesus espera dele e com isso tem melhorado o seu nível de ano para o ano principalmente a nível de posicionamento. E o mesmo digo do Jardel. O que creio que mais perdemos aqui não é tanto defensivamente mas mais em termos de saída com bola jogável em que o Garay era bastante bom.

    MDF - Creio que melhoramos com a entrada do Samaris mas que ninguém esqueça o Fejsa que ainda vai jogar esta época. Não é por acaso que o nível de jogo da equipa melhorou com a entrada do Fejsa na equipa relativamente ao Matic (apesar do Matic ser bem melhor jogador) pois ele permite que fique atrás uma linha de 3 e ambos os laterais subam para dar largura ficando com as costas salvaguardadas pelas dobras dos centrais. E além disso o Andre Almeida também faz muito bem a posição devido a sua forte componente táctica.

    MC - Mantemos o Enzo e juntamos mais 2 jovens promissores (Talisca e Cristante) parece-me que está salvaguardada a posição.

    MOE - Temos Gaitan e Ola John. Quanto ao argentino creio que não é preciso dizer nada mas quanto ao holandês este ano voltou bem melhor pois perdeu aquela necessidade que tinha de parar sempre a bola para analisar o terreno de jogo. Agora coloca-a para a frente e analisa as melhores opções possíveis conforme progride com bola. Creio que irá surpreender este ano.

    MOD - Temos opções de sobra para esta posição e alguns projetos de jogador que estão a aprender e ainda não sabemos o que poderão dar.

    AC - Aqui residem as maiores duvidas sobre que jogadores usar. O lima é alguém muito importante no jogo da equipa pelas linhas de passe que dá. Um avançado no benfica não é só marcar golos precisa de fazer mais. Mas realmente falta-lhe um companheiro a altura e como tal também espero que este seja o ano de explosão do Nelson oliveira pois é o que oferece mais condições para o fazer. Se tal não acontecer a melhor opção deverá ser colocar ola john a esquerda e o gaitan começar pelo meio atrás do lima. Quanto ao Cardozo apesar dos golos que marcava noutros anos sempre foi uma anomalia no sistema de jogo que o Benfica usava em que os avançados são a primeira linha de pressão e isso fazia com que o Benfica não fosse tão seguro defensivamente.



    Cumprimentos,

    Ricardo Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo2/9/14 16:27


      Feita esta análise não me parece que sejamos assim tão maus aliás a equipa parece-me ter bastante potencial e vai ter que ser indo construída como foi o ano passado.

      Nós muitas vezes só nos lembramos do fim da época mas a equipa so começou realmente a carborar apos a vitoria por 2-0 na luz ao porto. Relembro os seguintes factos dos jogadores que saíram:

      Oblak - Só foi titular a partir da lesão do Artur. Fez meia época (faz falta o jogador mas não a pessoa).
      Garay - Grande perda nada a dizer.
      Rodrigo - Já toda a gente começava a duvidar dele até começar a corresponder após a lesão do cardozo contra o sporting.
      Markovic - Só foi titular o ano passado por causa da lesão do salvio e começou a não aparecer a titular tantas vezes quando o salvio voltou.
      Siqueira - Teve bastantes lesões e jogou praticamente só meia época.
      André Gomes - Só começou a ser opção mais para o fim da época
      Cardozo - Após a lesão nunca mais foi o mesmo. A equipa melhorou sem ele e nunca se conseguiu adaptar a nova forma de pressionar.

      Com isto quero dizer que ainda é demasiado cedo para analisar a fundo este plantel pois ainda não temos jogos suficientes para saber o que poderá ou não poderá dar. E por norma o benfica só entra em forma mais para o fim de Outubro e relembro que o nivel de exibições no inicio do ano passado foram BEM PIORES que as deste ano.

      Cumprimentos,

      Ricardo Pereira

      Eliminar
  15. para os que aplaudiram de pe a saida do cardozo, agora devem estar contentes muito mesmo com os avançados que o benfica tem para esta epoca, derley jara oliveira bebe, os 4 juntos nao valem o pe esquerdo do tacuara, mas os que aplaudiram de pe devem estar contentes com o leque de avançados de alto nivel.

    ResponderEliminar
  16. Não concordo de todo que este plantel seja inferior. Até posso admitir que teoricamente o anterior seja superior nalgumas posições, mas este não é por exemplo inferior ao ano do quase.

    Onde creio que ganhámos? Meio Campo claramente. Não temos Matic. É verdade, não temos. Mas a melhor altura do Benfica não foi com Matic. As primeiras escolhas são melhores do que conheço dos jogadores.

    Lateral esquerdo, acho que estamos melhor. Eliseu ocupa melhor os espaços, aparece em segundas linhas a fazer o remate possante e não cruza nada mal. Não tem o sprint do outro, mas tem mais cabeça e ainda não está na sua plenitude física.

    Por fim a questão Rodrigo. Tenho a lembrar que ele só começou a jogar recorrentemente após a lesão de Cardozo frente ao Sporting no Natal. E mesmo assim, só após o jogo com o Porto na Luz é que começou a fazer a diferença. Portanto não vejo aí crise nenhuma. O Plantel sendo mais coeso noutros sectores, vai aguentar até acharmos um avançado em casa.

    Perdemos em Garay e Markovic. Mas temos de ter fé. Sempre foi o caos, cada vez que perdemos um jogador importante e sempre demos a volta.

    Num exercício curto e simples. Ramires = Witsel = Enzo Perez; Javi Garcia = Matic = Fejsa; Di Maria = Gaitan...

    Há sempre soluções...

    ResponderEliminar
  17. Anónimo2/9/14 16:52

    A mim parece-me um plantel bastante bom, ainda não conheço alguns jogadores, mas por exemplo, em relação ao porto que dizem ter um plantel espectacular, eu também não conheço quase nenhum, não acho que seja assim tão bom. (Também não sou observador de jogadores)

    A linha defensiva do Benfica é boa, tem várias soluções. A linha média também. Peca por não ter um goleador, mas quem sabe um deles não desata por aí a marcar golos.

    Temos plantel que chegue para sermos campeões...

    Claro que na Europa é diferente, mas também não estou à espera de ser campeão europeu, como no ano passado também não estava...

    A ver vamos...

    Benfica Sempre!

    A. Lopes

    ResponderEliminar
  18. Anónimo2/9/14 17:52

    amigos, nem o plantel do benfica é assim tão mau nem o do porto é assim tão bom, poderá ser superior em quantidade e não em qualidade(continuo a achar que o sportem não conta, só não estão já a 5 pontos pelo brinde do artur e pela incapacidade, para já, de concretizarmos aquilo que criamos)...

    ResponderEliminar
  19. Anónimo2/9/14 18:45

    Se os clubes ricos vêm buscar os melhores por muitos milhões, como podes ir encontrar melhor com tostões? O máximo que se pode fazer é ir buscar uma promessa de vir a ser igual ou melhor daquele que saiu, ou não é assim? Foi o que se fez, ou não. Só o futuro o dirá. Também foi assim no passado, ou não foi?

    ResponderEliminar
  20. Dupla no ataque vai ser Lima & Gaitan. Ola John para esquerda.

    ResponderEliminar
  21. Jorge Vieira2/9/14 22:22

    Parece-me pelo menos o pior plantel dos últimos 3 anos, mas também temos tido plantéis com boas soluções. Parece-me que se fosse para consumo próprio este plantel seria suficiente, sendo para lutar por várias frentes podemos já esquecer os títulos e as finais das últimas duas épocas.

    Agora há aqui algo com que não concordo:
    "(...) dizia que era hora de ver se Jesus era capaz de transformar um dos jogadores que tem numa referência de ataque, num finalizador capaz de decidir jogos(...)".

    Se não tens boa matéria prima não interessa se és o JJ, o Mourinho ou o Van Gal. Se me meterem na frente de ataque podem meter-me a treinar a toda a hora e dar-me todas as oportunidades do mundo que nunca vou ser um Jara sequer, quanto mais um Rodrigo.

    O que o JJ vai ter de fazer é o que já fez na época passada, alterar o 11 e o sistema de jogo para se adaptar aos jogadores que tem. Quando o Cardozo saiu o futebol do Benfica mudou.. para melhor. E acredito que só não mudou nestes primeiros jogos porque ele esperava MESMO um ponta de lança capaz. Não o tendo não dou 3 jogos até vermos alterações tácticas significativas.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking