O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 23 de agosto de 2014

BenficaTV: O que sinto neste momento

. 38 comentários
Como disse num post anterior, uma das coisas que não gostei na última entrevista de Luís Filipe Vieira foi a sua resposta à pergunta sobre os números da BenficaTV. O que Luís Filipe Vieira respondeu foi: “Os números não interessam, interessa é que os Benfiquistas confiem, e continuem a apoiar, e a aderir, etc, etc.”

Não gostei desta resposta, e a minha explicação é simples: porque a parte boa da coisa nunca foi escondida aos Benfiquistas. O número de assinantes a aumentar de mês para mês nunca foi escondido. E a multiplicação do DIVULGADO número de assinantes pela cota mensal, permitiu a todos fazer uma estimativa do dinheiro que estava a entrar.

Portanto, em relação ao dinheiro que entra nunca houve nenhum segredo de estado. O segredo parece existir apenas em relação ao dinheiro que sai. Ao quanto custa o canal e todas as despesas inerentes ao seu funcionamento. Ter disponibilidade para revelar os ganhos mas tudo fazer para esconder os custos, não cai bem, pelo menos a mim.

Não percebo, sinceramente, que raio de segredo de estado é este, e muito menos a razão pela qual Luís Filipe Vieira foi incapaz de responder à pergunta com algo mais concreto do que “os números não interessam, confiem em mim e continuem a apoiar.”

Porque os números interessam sim.  Quanto mais não seja a quem paga e merece perceber o benefício do seu esforço. Quem paga uma cota de sócio recebe benefícios como bilhetes mais baratos para os jogos, descontos na gasolina, etc, etc; quem paga um bilhete para o jogo recebe em troca um espetáculo que vê ao vivo...

Mas quem subscreveu a Benfica TV, como eu fiz, passou a pagar mais 10 euros mensais por um serviço que já tinha, que era continuar a ver os jogos do Benfica na Sport TV. Eu já assinava a SportTV, moro no estrangeiro e preciso da TV para ver os jogos, e agora continuo a pagar SportTV mas também tenho de pagar mais 10 euros para poder continuar a ver o que antes já via por menos dinheiro.

Lamento os 10 euros extra que pago ao mês para ver os jogos do Benfica na Benfica TV? Não, não lamento. Não lamento porque eu não assinei a Benfica TV só pelos jogos do Benfica. Assinei pelos jogos sim, como assinei pela rutura com o sistema, como assinei para que o Benfica pudesse ter uma receita de direitos televisivos em consonância com aquilo que acho justo.

Analisemos então agora os benefícios do meu esforço:

1.  
1        Os jogos na BenficaTV são melhor comentados do que na SportTV? Na minha opinião não. Se na SportTV eram sempre contra, na BenficaTV, pelo menos nos jogos comentados pelo Calado é sempre a favor do Benfica. Quer num caso, quer no outro, não gosto, porque prefiro isenção, verdade e realismo. Na SportTV via sempre o Benfica em alta definição. Na BenficaTV vejo muitas vezes o Benfica em definição normal enquanto um jogo da liga inglesa dá em alta definição no outro canal do clube.

2    2. 
2    Significou a BenficaTV a rutura com o sistema? Sinceramente não sei. Se dependesse de Rui Gomes da Silva julgo que sim. De Luís Filipe Vieira não vejo posição pública. Continuo a vê-los juntos, a elogiarem-se mutuamente, em posições conjuntas. Se houve rutura não dei por ela.

      3.
Passou o Benfica a receber um valor justo pelos seus direitos televisivos? Mais uma vez não sei e acho que merecia saber. Não percebo o secretismo em relação aos custos, secretismo esse que não existe em relação aos ganhos. E poupem-me com a conversa do relatório e contas, porque seguramente que Luís Flipe Vieira não fugiria à pergunta se a resposta fosse animadora.  Se ele escolheu não expor a verdade dos números é porque não há nada de galvanizador que pudesse vir da sua resposta.


Pelo meio fala-se (e digo fala-se porque da parte do Benfica não há posição oficial) num apoio do Benfica à lista de Fernando Seara, cuja agenda, e tão já bem exposta pelo Shadows, era devolver os jogos do Benfica à Sport TV, e eu pergunto:

E o burro sou eu?

E sim, o burro sou mesmo eu, que agora pago mais 10 euros para ter exatamente o que tinha há um ano atrás, sem que o Presidente do meu clube ache que eu mereça, pelo menos, sei lá, uma palavra de incentivo, uma ideia quanto ao futuro da televisão, ainda que os resultados possam AINDA não ser financeiramente o que esperamos, mas que todos sintamos que estamos num caminho que vise concretizar a curto prazo os 3 pontos que anteriormente referi, e que foram a grande motivação pela qual tanta gente subscreveu o canal do clube.

Cada um saberá o que sente em relação a este assunto. Já sei que muitos resumirão tudo isto à conversa do pró-Vieira e anti-Vieira, mas comigo isso é conversa que não cola.

Neste blogue escrevo o que sinto. Para o bem ou para o mal. E o que sinto é o que aqui está.




Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

38 comentários

  1. Alex Silva23/8/14 12:02

    Boas redmoon, pelo que foi dito há já algum tempo pelo Dso, os custos anuais da BTV são de 9M€ anuais. Se esses números estão correctos já é outra coisa, mas acredito que sim
    Offtopic : Candeias emprestado ao Nuremberga com opção de compra.
    Alex Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 9 milhoes ja com os direitos da liga inglesa?

      Eliminar
    2. Alex Silva23/8/14 12:54

      RedMoon o que o DSO disse naquela altura foi o seguinte: A Benfica TV tem um gasto na casa dos 8,5 a nove milhões de euros/ano, incluindo conteúdos internacionais, cerca de 70 pessoas, as amortizações dos meios técnicos (novos cenários, estúdio virtual, novo grafismo, transmissões em HD).
      Cumps, Alex Silva

      Eliminar
    3. O problema de muita gente nesta casa é que não ouvem o que se diz e escreve ou apenas ouvem o que querem ouvir ou que lhes convém ouvir e depois repetem as perguntas, como se nunca tivesse havido informação, encontrando assim mais uma razão para a crítica, quando a informação existe para quem está atento.
      O Vieira e o DSO já disseram que este ano iríamos ter uma facturação bruta de 30M na BTV. Não percebo qual seja a necessidade de se repetir? Assim como sabemos os custos. Porque continuam a perguntar sempre o mesmo? Pensam que as coisas mudam de um mês para o outro?

      Eliminar
  2. Acabe-se com a BTV, que é para este sensível não sentir coisas.

    ResponderEliminar
  3. BENFIQUISTA DE GAIA23/8/14 12:19

    a benfica tv foi feita contra a vontade do vieira ...EXISTE E PUBLICO A AMIZADE......vieira versus j.o.............portanto quanto mais prejuiso de melhor...disse

    ResponderEliminar
  4. "Se houve rutura não dei por ela."

    Isto está ao nível de um fanboy do Ronaldo dizer que se o Messi joga muito futebol ainda não deu por isso. Surreal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente surreal. Começa por dizer que não se queixa pelos 10€ e acaba a comentar exactamente que se queixa dos 10€! Epá, que se queixe à SPortTV para baixar o seu preço! Não deixou de ter o Benfica e a Liga Inglesa? Então que baixe os 10€. Surreal.

      Eliminar
  5. Aquilo que queres saber dá muito jeito saber aos azuis e ao oliveirinha. A sportv não deve ser subscrita ... passamos bem sem os tendenciosos.

    ResponderEliminar




  6. Boa tarde.

    Foi divulgado pelo director financeiro, em entrevista publicada e amplamente difundida, que os custos do canal eram da ordem dos 9 milhões de euros por ano (já com o campeonato inglês, sim). Basta ir ao "goolge" e procurar a entrevista.

    Esta informação, no mínimo, terá sido válida para o primeiro ano de actividade do canal a nível "Premium" (ou seja, de 1 de Julho de 2013 a 30 de Junho de 2014).

    Claro que é natural que, no futuro, em função daquilo que venha a ser incorporado ao canal, este valor possa sofrer alterações. Em breve saberemos os resultados dos leilões (quanto aos direitos televisivos) de várias competições nacionais e internacionais.
    Da mesma forma que também será expectável um aumento nas receitas do canal. Relembro que isto foi apenas o "Ano Zero" do canal (a nível "Premium").


    Cumprimentos, AJ.


    ResponderEliminar
  7. às vezes quando as coisas são boas
    tambem é melhor não dizer nada
    para evitar que os invejosos copiem

    tambem é uma hipótese

    ResponderEliminar
  8. Caro Redmoon; antes da mais desculpa lá mas acabaste de levantar uma falsa questão, tudo devido, não há falta de informação, mas sim porque não te quiseste informar, bastava fazeres uma de duas coisas; pesquisar umas entrevistas dadas DSO, onde ele dava conta de todos os números que queres saber; são 9M de custos por ano; onde já estava incluídos os direitos da Liga Inglesa, vencimentos dos colaboradores e o mais importante todo o custo do investimento em espaço físico e meios de transmissão; isto ao longo dos três primeiros anos; o tempo que leva a amortizar o investimento feito; depois a tendência é para baixar significativamente esse valor. De qualquer forma está tudo escarrapachado (Proveitos e custos) nos respectivos R&C da Benfica SAD; portanto podes ir ler e aguardar o próximo. Quanto á tua questão da Sport TV, também eu vivo no estrangeiro e nem assim assinei a Sport TV; hoje claro que tenho a Benfica TV. Já agora será interessante de ver a perspectiva e o real incremento de receitas a nível publicitário directo e indirecto que a BTV terá já está época. Não tenhas qualquer dúvida a BTV não é só um sucesso financeiro, mas mais importante, de vital independência estratégica do próprio Benfica.

    Ricardo Nunes

    ResponderEliminar
  9. "...Assinei pelos jogos sim, como assinei pela rutura com o sistema,..." Esta afirmação é que me fez achar piada à sua argumentação. Então vc quer criar a ruptura no SISTEMA e mantém a assinatura na Sporttv? E não venha com a treta de que mantém a Sporttv pq tem outras coisas para ver. Quer dizer...vc alimenta o sistema mas é contra ele.Em vez de estar preocupado em fazer o sistema cair,e só cai (como está a cair), se perder assinantes, vc está preocupado em saber quanto custa a BTV. O SLB construiu um Estádio e outras estruturas. Tudo dá rendimento e despesa ao SLB. Como sócio não está interessado em saber essas contas? Pq está só interessado na BTV? Cheira-me a que v está é preocupado com a Sporttv dos corruptos. Só não fcharm ainda porque têm compromissos a cumprir até 2018. A partir ai vai ser o salve-se quem puder.
    A Controlinveste anda sobre brasas e 140 jornalistas já foram à vida. Fuja de lá que aquilo vai mesmo cair e não venha ataca a BTV pra proteger tv dos corruptos.

    MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE

    ResponderEliminar
  10. O Benfica como foi defendido por muitos antes de ser tomada a opção, não passou a explorar os seus direitos apenas pela questão financeira. Por isso e bem o LFV relativizou a importância dos números. Isto para além de que só no final do exercício actual é que deverá ser feito um balanço ao pormenor.

    Os números são os conhecidos de todos os leram os R&C, as entrevistas do DSO e a imprensa. Os custos do canal estão orçamentados em 9M€. Desde o inicio que se sabe.

    "A Benfica TV tem um orçamento anual de cerca de nove milhões de euros, incluindo conteúdos internacionais, pessoal e modernização dos meios técnicos (novos cenários, estúdio virtual, novo grafismo, transmissões em HD), revelou o administrador financeiro da SAD em declarações ao Diário Económico no final do ano passado. Na mesma entrevista, Domingos Soares de Oliveira disse acreditar que o canal poderá ultrapassar "o valor sugerido na última proposta pela PPTV [detida pela Olivedesportos]", mas admitiu que "ainda há um grande caminho a percorrer"."

    O que não se sabia eram as receitas porque isso continua a depender e muito que os "Benfiquistas confiem, e continuem a apoiar, e a aderir". Mas agora já sabemos que no fim do 1º ano deverá originar uma receita de 27M€ por oposição aos 7.5M€ que se recebia da Sporttv.

    Uma analise dos números neste momento seria redutora porque os custos neste ano são superiores (devido ao investimento inicial em recursos) e as receitas são inferiores já que até se estabelecer um número estável de subscritores demorou uns meses. Estar a falar dos números neste momento só iria provocar alarmismos de quem não tem paciência para esperar pelo tempo certo.

    Eu continuo a achar curioso como é que muitos acham que a BenficaTV lhes acrescentou um custo de 10 euros e não referem que continuam a pagar o mesmo à sporttv por um serviço obrigatoriamente de pior qualidade já que não transmite todos os jogos do Benfica e a Liga inglesa. Ora não devia ter sido a Sporttv a baixar a mensalidade? E se não baixou alguém refilou?

    Se achas que os jogos da Benfica TV não são melhor comentados e porque deves adorar antis a comentar jogos do Benfica. Os comentadores da Sporttv são se calhar ainda mais PARCIAIS e anti Benfica do que já eram... É que nos jogos do Porto e Sporting a Sporttv também tem os respectivos Calados... já nos do Benfica só tem antis. Portanto uma coisa é não ter isenção mas ser equitativo e outra completamente é ter um comportamento da Sporrtv que está sempre a ter uma atitude contra um clube.

    A atitude do Benfica foi mais do que benéfica para o clube. E para muitos benfiquistas também porque numa altura de apertar o cinto deixaram de pagar 25€ para pagar 10€. Ora metade de 25 não é 10....

    ResponderEliminar
  11. Não percebo é porque ainda mantens a Sporttv. Queres que a Benfica TV rompa o sistema mas tu continuas a pagar a Sporttv.

    Cancela a sporttv e faz como eu. Vê em streams!!!!!!! Os do Benfica emcasa vês na Benfica TV.

    ResponderEliminar
  12. Boa Tarde isto por aqui soda é liricos senao reparem:
    A BTV da Lucro? pois nao sei e nao sei pela simples razao que nao sei tb os termos comparativos pois se for comparar com os 23M que a SPORTV pagava ao benfica ai sei que DA PREJUIZO DE 11M.
    Agora dizem que tem 9M de custos a acreditar no que dizem anive lde assinantes esta nos 4M de lucro mais coisa menos coisa. Pergunta a nivel financeiro foi util ao BENFICA.

    Qto á rutura do sistema nao dou para esse peditorio.

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já percebi que o teu peditório, já que não é a primeira vez que comentas aqui, é mais a norte.

      Eliminar
  13. Espera pelo relatório de contas...dá a sensação que alguém preferia continuar ligado a Olivedesportos.

    ResponderEliminar
  14. Amo o Benfica23/8/14 15:33

    Infelizmente não existe Benfica Tv.Essa tv não passou do papel.Simplesmente foi um sonho , ou uma promessa não realizada.

    Existe sim a BTV , ou como ela é mais conhecida pela Vieira Tv.

    Onde vendidos , submissos , mentirosos e "ditos " Benfiquistas que à primeira oportunidade lixaram a bem lixar o Sport Lisboa e Benfica traíndo a nossa grande Instituição tem lugar cativo e os verdadeiros Benfiquistas porque questionavam, faziam perguntas incómodas e pensavam pela própria cabeça ( é que neste Benfica de Vieira pensar pela própria cabeça é extritamente proíbido) foram corridos a pontapé , enchotados como fossem merda , um desses exemplos flagrantes foi a saída do Melo.

    O que existe é uma BTV em que tudo , mesmo as derrotas , as negociatas escurinhas , a desastrosa política desportiva , o descalabro financeiro , o passivo assustador é motivo para os maiores elogios , bajulações odes e améns ao ditador PresiMENTE compulsivo Ilegal.

    Onde os Benfiquistas não tem direito a pertencer a esse canal e são nos dados como exemplo da Mística e de grande Benfiquismo e de orgulho Benfiquista o Pacheco e o Hugo Leal.

    Onde o Calado a perder por 4 a zero diz que o Benfica está a fazer um jogo perfeito e a mostrar ao Mundo muita qualidade e que a continuar a jogar assim somos candidatos a ganhar a Liga dos Campeões.

    Onde o Pedro Guerra com ordens superiores telefona para a Vieira Tv para defender o (PresiMente Ilegal , mentiroso compulsivo , sócio tricolor (Porto , Sporting e Alverca ) , ladrão de cartão de sócio para poder preencher os requisitos estatutários que ele e a sua direcção fizeram para se candidatar senão nem candidato podia ser , adorador de negociatas escurinhas Robertianas ao melhor estilo do El Capone, festejador de golos do Porto contra o Benfica abraçado a Pinto da Costa na tribuna das Antas e condenado em tribunal por roubo com pena suspensa) , com nomes falsos , matando todos os valores pelos quais o Benfica se regeu durante toda a sua história.

    continua - 1 ª parte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pausa para vomitar...

      Eliminar
    2. Essa do "amo o Benfica" deve ser para rir, (depois do vómito).
      Devo-lhe dizer que o tempo dos Vales e Azevedo já ACABOU!
      Não sou Vieirista nem anti do que quer que seja no que diz respeito ao Meu Benfica e penso como sempre pensei PELA MINHA CABEÇA e irrita-me acima de tudo estes ditos "benfiquistas"(?) do bota abaixo.
      RA

      Eliminar
  15. Acho que a Benfica TV é a chave para descolar do Porto e Sporting, porque é a unica forma do Benfica poder monetizar a massa de adeptos que é muito superior ao que é o valor do mercado português de futebol, exactamente por benfiquistas como o Redmoon.

    DSO descreveu a estrutura de custos - eu fiz uma tabela com projecções considerando alguma experiência que tenho na área de analise financeira - e o upside é avassalador, se o Benfica souber e quiser perceber que tem quem opta por este caminho (exploração própria) tem que olhar para o futebol como negócio de conteúdos e entretenimento familiar. Por outras palavras tem que ser manter equipa e futebol entusiasmante, o que significa que não pode ter um modelo de negócio como o do Porto, demasiado dependente de transacções de atletas , porque o clube precisa de ter um DNA... e obviamente isso significa que têm que existir "herois", ou seja jogadores feitos em casa.

    A estrutura de custos andara em trono dos 10 milhões por ano, os assinantes médios de uma época competitiva poderão andar entre os 375 mil e ous 400 mil por ano. Com progresso dos hábitos da nova economia digital, e esforços de expansão para fora dos assinantes portugueses - e caso também se verifique uma melhoria da economia (pior cenário nunca houve para o consumidor como no ano passado) - eu acho que será possível chegar a 5 anos aos 600 mil assinantes pelo menos. Estaríamos a falar de receita (liquida) em torno dos 60/65 milhões de euros por ano. Para já acho prudente que não se fale muito. pode dar ideias aos copiões do costume (lagartos), que gozam, mas depois vêm fazer igual.

    ResponderEliminar
  16. Amo o Benfica23/8/14 15:44

    continuação - 2 ª parte

    Mas onde em contrapartida os Benfiquistas que telefonam e questionam algo que o PresiMente compulsivo Ilegal fez a palavra é lhes cortada ,o telefonema fica a meio , ou nem chega bem a começar.É a democracia da Vieira Tv ao seu melhor nível , contrariando tudo o que este clube sempre foi e sempre defendeu.

    Onde não existe um programa de investigação dos podres do futebol nacional!Não se vá apanhar também em muitos podres o dedinho de LFV e dos seus amigos e por isso mais vale não investigar nada.Com se costuma dizer mais vale prevenir do que depois tentar remediar

    Se esta é a televisão que representa o nosso clube.

    Então digo , que televisão de caca , que nem o nome do nosso clube tem e que não defende o nosso clube mas sim uma personagem sinistra submissa e apoiante do sistema corrupto em Portugal.

    Se vocês se revêm nessa Vieira Tv enão o Benfica está mesmo nas últimas e o futuro está mesmo colocado em causa , existindo mesmo o perigo real da extinção do Sport Lisboa e Benfica.O que só de pensar me doí o coração de uma maneira que não consigo explicar e a tristeza e as lágrimas invadem o meu ser arrebatando todo o meu corpo e o meu espírito.

    A ideia do Benfica ter uma Tv era excelente , mas infelizmente no caso do nosso clube não passou de uma excelente ideia que nunca viu a luz para se concretizar.

    O que temos é uma Vieira Tv que coloca sempre para último lugar o Benfica e os seus sócios para dar voz a submissos , vendidos , traídores e mentirosos e que não tem liberdade para fazer o seu trabalho de forma independente tendo apenas como missão dizer que tudo está perfeito e que o PresiMente compulsivo Ilegal é perfeito e não tem um único defeito como os comuns mortais que todos nós somos..Por isso é que decidiram mudar o nome da nossa teoricamente Tv , mas que não passou de uma Tv teórica , já que de defesa do Benfica nunca foi.

    Para mim enquanto pessoa honesta e séria esta BTV envergonha-me pelo que se diz nela , pelas omissões , pela defesa das mentiras , querendo passar a ideia que apesar de ser mentira se for dita muitas vezes transforma-se em verdade, pelas autênticas lavagens cerebrais ao estilo de ditadores como Hitler ou Mussoulini , de operações de cosmética para que as "trapassas " do PresiMente Ilegal passem de fininho ou nunca tenham existido lol , pelas pessoas que lá aparecem (Hugo Leal , Pacheco , Pedro Guerra e outros) que mancham o nome Benfica sempre que surgem na imagem ou abrem a boca.

    O Benfica sempre foi um clube honesto e esta Tv tem muita desonestidade , infelizmente esta é a verdade dura e crua.

    Mas também tem coisas boas (Os jogos do Benfica em casa , mas que LFV e seus amigos do sistema já estão a tratar para que volte a muito curto prazo para a SportTv , (desde que se desligue o som para não ouvir o Calado e tirando muitas vezes a qualidade da imagem) , os jogos da Liga Inglesa , camadas jovens do Benfica , Liga Americana e mesmo a Gregae as modalidades).Tudo o resto infelizmente deixa muito a desejar e não honra em nada o nome Benfica , muito pelo contrário , desonra o nome Benfica e muito.

    P.S: O Candeia foi mal iluminada e vai jogar na 2ª divisão Alemã.Mais um jogador que nunca na vida tinha nível para jogar no Benfica , nem na equipa B quanto mais para a Equipa A e que vai pagar com a destruição da sua carreira a sua vinda para o nosso clube.Mas no intervalo de mais uma contratação desastrosa e deveras misteriosa (já que todos que tem um neurónio já sabiam que isto ia acontecer e que o Candeias ia ser dispensado)o Benfica ter pagou só de prémio de assinatura e comissão aos seus empresários 1.5 milhão de euros.Coisa pouca.Depois claro não temos capacidade financeira para aumentar Garays e outros mais.Com esta política desportiva isso é impossível.

    ResponderEliminar
  17. Não percebi. O Benfica cobra 10€ pelos seus jogos. Um valor até baixo para o que apresenta incluindo a liga Inglesa. Se há algo a lamentar é a SporcoTV NÂO ter baixado o valor da sua mensalidade! Se era para se "queixar" era nesta perspectiva : estar a pagar o mesmo dinheiro por um produto inferior! Se escolhe manter a SPortTV então a culpa não é do Benfica mas sim da SportTv. Nunca percebo esta perspectiva, sinceramente.

    ResponderEliminar
  18. Abaixo fica um link do blogger Domingos Amaral, que se dedica a estas análises de uma forma algo profissional , e que fez projecções para 2014 em Fevereiro. Sendo ele um céptico desde o principio para o projecto , estimou - e apenas com 300 mil assinantes uma recita liquida em torno dos 25 milhões.

    http://oeconomistadabola.com/benfica-tv-300-mil-e-um-grande-sucesso-14232

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um comentário a esse artigo do Domingos Amaral de alguém, Pedro Ribeiro, alegadamente benfiquista, que podia ser um escritor neste blogue já que é vermelho por fora e azul por dentro, que sem vergonha e sem o esconder ataca a BTV e defende a SportTv com argumentos falsos sem vergonha.


      "Compreendo o seu entusiasmo como adepto do Benfica que é, mas sinceramente acho que terá que despir a camisola para analisar estes números.
      O comunicado do Benfica fala em 307 872 subscritores registados até ao dia de hoje. Isto não é o mesmo que dizer que este é o número de “pagantes” actuais. Pode ser o número total de assinantes individuais que por algum momento assinaram a Benfica TV. Não é por acaso que este número aparece agora. Recentemente o Porto e Sporting jogaram na luz. É natural que muitos destes adeptos tenham assinado a benfica TV nestes meses com o objectivo de ver a sua equipa jogar. E é muito provável que esses mesmos adeptos cancelem agora as suas assinaturas, assim como adeptos de outras equipas, em menor número, o fizeram anteriormente. Logo este número está muito empolado. Mesmo que sejam 307 872 actuais pagantes acho que é um erro assumir este número como média mensal anual. O canal é sazonal, tem uma época baixa em que não há campeonato e que é provável que muitos adeptos cancelem a assinatura nesse período. Ainda mais este ano em que há mundial de futebol e que poderá ter mais interesse assinar a sporttv nessa altura. Estando nós em crise é natural que essa opção seja ainda mais significativa. Por isto tudo acho que a média anual de assinantes, na melhor das hipóteses, rondará os 150, 180 mil assinantes. Temos ainda que acrescentar os custos que tudo isto envolve: MKT e comercial, para promover e vender assinaturas. O custo das transmissões. E os custos de RH, por exemplo, foram contratados dois jornalistas conhecidos do mercado que não terão com certeza sido “baratos”. E ainda os custos da Liga Inglesa. Depois, como referiu, há as receitas. As de publicidade no momento actual são miseráveis. Assisti as dois jogos importantes na Benfica TV e nem os 15 minutos de intervalo estiveram totalmente preenchidos com publicidade. Muito do tempo foi auto promoção do canal e entrevistas. E ainda há o risco do negócio.
      Se o Benfica tem o azar de ter o má época (o que não é o caso) é natural que os adeptos desanimem e cancelem a assinatura. Todos estes custos/riscos , estão cobertos pelos 22 milhões da sporttv. É dinheiro na mão, directo. Por tudo isto, considero que este não foi um bom negócio financeiro para o Benfica. Mas na minha opinião isto é mais do que um negócio financeiro imediato, isto é uma guerra contra a Olivedesportos que terá outros interesses por trás que, sinceramente, eu não conheço , mas que serão a única explicação para esta má opção financeira. Acho que a Benfica TV não dá prejuízo, mas nem de perto chegará aos 22 milhões da Sporttv. Teve aspectos positivos? Sim, agitou o mercado fez a Sporttv criar um canal com preço mais baixo. "


      Eliminar
    2. Iron Man, quem inova tem sempre que enfrentar cepticismo. Os comments abaixo são de responsáveis da RIM (Research in Motion) quando os primeiros iphones da Apple foram lançados. A blackberry era , na altura, os que melhor estavam posicionados para concorrer neste segmento - mais que a samsung ou google - e não viram a evidência. Hoje sabemos quem são os lideres quando se fala de smartphones , e quem esta na beira do desaparecimento. A Benfica TV pode ser o nosso salto quantico para ficarmos a anos luz do Porto e Sporting. Não estamos a fazer mais que o facebook ou a apple ou googles da vida. Estamos a monetizar o facto de sermos um clube com adesão global. Hoje é possível fazer isso. Seremos capazes ? não sei. Mas acredito que é melhor este caminho que andar a assinar contratos com sport tv ou outro operador local.

      "As nice as the Apple iPhone is, it poses a real challenge to its users. Try typing a web key on a touchscreen on an Apple iPhone, that's a real challenge. You cannot see what you type." – Jim Balsillie, November 2007.

      "The most exciting mobile trend is full Qwerty keyboards. I'm sorry, it really is. I'm not making this up."-Mike Lazaridis, May 2008.

      Eliminar
    3. Bravo, tens toda a razão mas a comparação é infeliz. O Pedro Ribeiro é um benfiquista que comenta nas tv´s representando o Benfica, clube de que se diz adepto.
      É um benfiquista daqueles a quem eu chamo de terrorista taliban, pois o que lhe interessa acima de tudo é o seu tacho ou tachos futuros, por isso não se coíbe de criticar o clube de que ele se diz adepto. É um hipócrita de primeira água e eu à semelhança de muita gente, tenho vergonha de que ele se diga benfiquista.
      Eu a gente dessa cuspo-lhes em cima!

      Quanto ao Blackberry é um concorrente da Apple e não um seu adepto, por isso é natural que tente encontrar erros e falhas no seu concorrente que poderá ser, e foi, uma ameaça para a sua sobrevivência.
      É como um adepto do porto ou sporting que criticam o Benfica tentando encontrar-lhes defeitos. Ou é como um pretenso adepto do Benfica que escreve neste blogue e faz a mesma coisa, tenta encontrar defeitos no clube para o poder criticar.

      Há grandes diferenças e temos de as apontar.

      Um abraço

      Eliminar
  19. Há tempos era o Red Pass, a liquidação do plantel do Benfica e as mentiras do Presidente. pelo que leio o autor deste post tem red pass, o plantel do Benfica não foi liquidado, tirando as vendas forçadas por clausula d erescisão e o Presidente afinal não mente, apenas esconde informação e muito bem, mormente a que possa ser util para a concorrência ( plantel, Gestão, Receitas de TV) então ha que desenterrar a #BTVe sempre numa perspectiva indiciadora de que aquilo é um desastre, uma aberração. E logo agora que acabei de ver um belo jogo da PremierShip...em que ficamos? Amanhã vai ser o quê? a Revista Mística deveria ter uma secção para os bloguers da linha editorial deste poderem esclarecer os sócios das patranhas e aldrabices desta direção? Ou melhor, forçar a que o Benfica venda o Centro de estagio do Seixal que só beneficia os reformados locais e mandar tudo a treinos no campo dos pupilos do exercito, que ali sim é onde deveriam treinar os jogadores do Benfica, PQ O BENFICA É DE lISBOA, DE BENFICA, BLA BLA BLA... Curem-se

    ResponderEliminar
  20. RedMoon, Domingos Soares de Oliveira já afirmou que os custos da BTV rondam os 9M€/Ano "premium".

    Antes de ser "premium" os custos rondavam os 4M€/Ano a 5M€/Ano.

    Na penúltima entrevista de Luis Filipe Vieira o mesmo afirmou que os proveitos do 1º ano irão rondar os 30M€/Ano, algo que será visível no relatório e contas 2013/2014, a apresentar em novembro.

    Por isso, até lá só temos de aguardar pela apresentação das contas.

    O que te posso adiantar para já é o seguinte, direitos televisivos;

    2012/2013 | 2013/2014
    1º trimestre - 2,1M€ | 4,9M€
    2º trimestre - 2,3M€ | 6,5M€
    3º trimestre - 1,9M€ | 8,8M€
    4º trimestre - por revelar.
    TOTAL - 6,3M€ | 20,2M€ (9 meses)

    Se o Benfica chega aos 30M€/Ano, é sinal que as receitas de direitos televisivos rondarão os 9M€ a 10M€ no 4º trimestre.
    Espero que ajude às tuas dúvidas.

    Se o Benfica crescer 30% por trimestre esta época... chegamos aos 40M€. Para esse objectivo é necessário:

    direitos televisivos 2013/2014 | 2014/2015
    1º trimestre - 4,9M€ / 6,3M€ **
    2º trimestre - 6,5M€ / 8,5M€ **
    3º trimestre - 8,8M€ / 11,5M€ **
    4º trimestre - 9,8M€** / 12,7M€ **
    TOTAL - 30M€** / 39M€**

    ** previsão

    qual o motivo de um possível crescimento de 30%???
    esta época os clientes empresariais (hotéis, restaurantes, cafés, etc) pagam o dobro pela BTV.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo Eagle! Acho que até estarás a ser conservador, dado que consideras apenas - suponho - efeito preço. Os subscritores médios não terão o pico (julgo que de 382 mil assinantes, +/-) de Maio, mas também não vai ser o igual ao primeiro trimestre (na altura ainda andavam abaixo dos 100 mil não?) do ano passado.

      Se o clube mantiver uma equipa que faça sonhar pelo campeonato e que jogue um futebol positivo, eu diria que até podias meter mais uns 10%/15% nessa projecção.

      Mas, anyway, este é claramente onde para mim podemos nos próximos anos consolidar o clube como regular na money league (top 20) com receitas sempre acima dos 120 milhões - na minha opinião com outras variáveis que ainda podem ser mexidas o que diz respeito a Corporate offer e sponsors (o que vai dar o acordo com a Emirates por exemplo...) eu acredito que a barreira de 150 milhões (sem considerar operações de atletas) a 3/5 anos é perfeitamente possível. E isso permite manter uma equipa sempre forte para as provas nacionais , e frequentemente bem nas provas europeias (consolidar estatuto de champions) , sem estar dependentes de transferências de jogadores nem por em causa o fair play financeiro..

      Eliminar
    2. Bravo, será difícil esta época superarmos os 40M€ de direitos televisivos. Mas se superarmos, óptimo.

      120M€ em receitas de jogadores é possível sim, com a Adidas, Emirates e boas performances desportivas.
      A 5 anos, com uma taxa de crescimento das receitas de 5%/Ano, é natural passar de 120M€ para 150M€, sem venda de jogadores.

      Eliminar
    3. Esta foi a abordagem que fiz para as minhas projecções. Achas dificil? as deste ano não devo falar por muito...

      Benfica TV 2013/2014 2014/2015 2015/2016 2016/2017 2017/2018
      Receitas Totais 32.895.021,65 42.288.825,76 49.728.243,37 55.119.108,55 65.256.340,18 Evolução anual (%) - 28,56% 17,59% 10,84% 18,39%
      Assinaturas (eur) 21.645.021,65 30.757.575,76 37.908.712,12 43.004.089,02 52.838.445,16
      - Assinantes médios 250.000,00 350.000,00 425.000,00 475.000,00 575.000,00
      Adições liquidas 250.000,00 100.000,00 75.000,00 50.000,00 100.000,00
      var (%) 40,00% 21,43% 11,76% 21,05% 23,6%
      - Arpu (eur por assinatura) 86,6 87,9 89,2 90,5 91,9
      var (%) 1,50% 1,50% 1,50% 1,50% 1,5%
      Outras Rec. (eur) 11.250.000,00 11.531.250,00 11.819.531,25 12.115.019,53 12.417.895,02
      var (%) 2,5% 2,50% 2,50% 2,50% 2,5%
      Custos Totais 9.000.000,00 9.225.000,00 9.455.625,00 9.692.015,63 9.934.316,02
      var (%) 2,5% 2,50% 2,50% 2,50% 2,5%

      Net income 23.895.021,65 33.063.825,76 40.272.618,37 45.427.092,92 55.322.024,16

      Total 5 anos:197.980.582,86

      Proposta all in Olivedesportos 22 milhões/ano: 110.000.000,00 (5 anos)
      Ganho/perda da gestão directa direitos (Eur Mi) 87.980.582,86

      Eliminar
  21. NauBenfica23/8/14 20:41

    Moral da história: parece que alguns benfiquistas acham que o melhor é cortarmos todos, cerce, com a BTV!
    A aposta na BTV (a sigla quer dizer Benfica TV, não percebo as comichões que a alteração possa causar) e nas transmissões dos jogos foi uma aposta estratégica de extrema importância para o nosso clube. Todos o sentíamos, suspirávamos pelo corte com o Oliveira, ele foi feito, a SportTV está de pantanas, como desejámos ardentemente.
    Pensava eu que todos os benfiquistas tinham cortado relações com a TV que nos enxovalhava em cada jogo e nos pagava uma ninharia pela transmissão dos nossos jogos, mas enganei-me. Redondamente. Ainda há, ó deuses!, quem mantenha a assinatura com o Oliveira, porque quer ver jogos (que jogos?), enquanto critica LFV por ser amigo do sujeito. Isto é que é coerência!
    O que me interessa como benfiquista é que a Benfica TV ou BTV, que são a mesmíssima coisa, continue a cavar a sepultura da famigerada TV, transmitindo os jogos na nossa casa e todos os que conseguir surripiar ao Oliveira (os jogos fora, vejo-os de borla, como todos aqueles que alçam o manguito bem alçado ao bardamerdas chico-esperto). Para que tal aconteça, vou continuar a contribuir com os meus 9,90 euros mensais, o ano todo! Quero lá saber das receitas e das despesas (já foi explicado que temos lucros, superiores ao montante que nos pagavam antes, e isso basta-me)!
    Para terminar, e por mais ginástica mental que faça, também não entendo as críticas à isenção na BTV. Querem o quê, meus amigos? Que os comentadores da nossa televisão desatem a desancar os nossos jogadores, a direção, o clube? Se é isso que querem, então vamos exigir que contratem os Aguiares, os Dias Ferreiras e os Ribeiros Cristóvãos desta vida, que esses são rapazes para fazerem o servicinho bem feito como ninguém. Mas antes, digam-me qual é a TV de clube ou a TV generalista que é mais isenta do que a nossa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente comentário. Parabéns!

      Eliminar
    2. Sub-escrevo o seu comentário na totalidade. Felizmente que a grandíssima maioria de Benfiquistas pensa como o senhor.

      João Carlos Vicente

      Eliminar
  22. A BTV tem ambos os canais em HD.

    ResponderEliminar
  23. Redmoon, às vezes estar caladinho é uma benção e tiveste uma boa oportunidade para estares caladinho! Se calhar não tens benficatv! Muito melhor que a sportv,tem a liga inglesa e oo jogos do glorioso em casa, os jogos fora vê na net e tira o som dos comentadores da sportv. Vais ver que é um espectáculo! De resto desejo que apoies mais o Benfica, para dizer mal já chegam os do outro clube, o anti-benfica!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking