GERAÇÃO BENFICA!!
Já aqui se fez um "post" sobre a grande vitória dos "putos" do Benfica, na Youth League, mas sem desprimor pelo postado, quero aqui aprofundar um pouco mais, e destacar algumas situações, salientando a enorme qualidade que a nossa equipa demonstrou ( e demonstra ) possuir.
A equipa de Juniores do Sport Lisboa e Benfica deslocou-se,
esta terça-feira, ao reduto do Manchester City para disputar os
quartos-de-final da UEFA Youth League, onde venceu com grande categoria por 1-2, carimbando a
presença nas meias-finais!
Uma equipa do Man City, onde a aposta nas camadas jovens é feita, à semelhança da equipa principal, por intermédio de contratações dispendiosas (ou a custo 0 após aliciar alguns meninos...) de jogadores com um potencial elevado e com grandes previsões de qualidade futura.
Neste paralelo, temos um belo exemplo, de alguém bem próximo de nós - Rony Lopes. Ex-jogador desta equipa, que foi atraído e inserido nesta estrutura milionária, deixando para trás qualquer ligação sentimental, ou perspectiva de singrar no nosso Glorioso ao mais alto nível. Podendo ou não criticar-se a sua ambição, o certo é que não o podemos criticar. Surgiu-lhe a oportunidade de sair para um clube milionário, com boas condições de trabalho, e certamente com um excelente contrato, impensável para muitos "adultos" do futebol. E sabendo-se que no Benfica, a aposta em portugueses tem deixado a desejar... lá foi ele...
Afinal, o querer, a ambição, a garra e o valor nacional ainda contam para alguma coisa, e lá batemos o pé aos bifes, mostrando a Rony que... há sempre dois caminhos para alcançar um fim: o trajecto corta mato... e aquele onde palmilhamos com sangue suor e lágrimas, até atingirmos a meta a que nos predestinamos! Curioso o agradecimento aos adeptos do Manchester City de Rony Lopes no "Twitter", que aqui reproduzo com ênfase ao final: «Lição aprendida» foi a hashtag usada pelo médio, em jeito de recado aos seus seguidores. Afinal, aprendeste a lição, dos dois caminhos. Eu acredito que lá chegarias, e ninguém iria tirar o teu lugar. Assim como acredito em Bernardo Silva.
Aqui fica a constituição da nossa equipa do BENFICA - Thierry Graça, Rafael Ramos, Ricardo Carvalho,
Alexandre Alfaiate, Rebocho, Estrela, Raphael Guzzo, Filipe Nascimento
(Rochinha, 46), Romário Baldé (Hildeberto Pereira, 90), Gonçalo Guedes e Nuno
Santos (Gilson Costa, 87).
A equipa da casa entrou forte e aos 12 minutos inaugurou o
marcador por intermédio de Fofana. Até ao intervalo, o Benfica cresceu,
acercou-se da baliza inglesa com maior propriedade, sem que o Manchester City
deixasse de encetar alguns ataques perigosos.
Aliás, à passagem do minuto 33 Nuno Santos obrigou O’Brien a
vistosa defesa.
Ao intervalo, o conjunto da casa vencia por 1-0, mas na
etapa complementar tudo foi diferente. Os Juniores do Benfica entraram mais
perigosos, criaram mais oportunidades e acabaram recompensados.
Aos 74 minutos, Gonçalo Guedes empatou a partida. Nos
minutos seguintes, o Manchester City voltou a pressionar, mas foi o Benfica
quem respondeu com novo tento, desta feita, por Estrela, quando o
relógio apontava aos 82’.
Daí até final, a turma da casa ainda tentou o empate e
Marcos Lopes até atirou ao poste, mas o resultado já não se alterou. Ver aqui as estatísticas.
A equipa portuguesa terá agora pela frente, nas
meias-finais, o Real Madrid. O jogo realiza-se em território neutro, neste caso
Nyon, na Suíça, a 11 de abril.
Isto, para além do tremendo orgulho sentido por mais uma majestosa exibição de classe em terras de sua majestade no espaço de 1 semana, demonstra que o Benfica tem muita, muita classe nas suas camadas jovens. Trabalha-se bem, estamos como condições de trabalho ímpares (até nos vieram buscar o Rony Lopes!!) por isso, só falha quando chega a hora de os aproveitar e os colocar a jogar profissional. HÁ QUE APOSTAR NA QUALIDADE! NÃO HÁ GRANDES VITÓRIAS SEM QUALIDADE!! E hoje bem que se demonstrou mais uma vez a qualidade dos nossos!
Os Juniores, a Equipa B, todas estas equipas estão equipadas com diamantes em bruto! Nem todos serão jogadores de top, alguns poderão até enveredar pelo anonimato, mas muitos destes têm de ser aposta, e sem medo, para o nosso futuro! Os da equipa B tem de subir para a Principal ou rodar para voltar á casa mãe com outras armas, e os juniores tomarão o seu lugar na equipa B! Queremos Ivan Cavaleiros, Bernardos Silva, e não novelas como Miguel Rosas... APOSTA BENFICA, TEMOS QUALIDADE!! A nossa estrutura não pode adormecer, ou preferir apostar em jovens estrangeiros, só porque são... estrangeiros, e porque assim se pagam luvas a alguém! O que é nacional é bom ( 4-2 toma lá Manuel Machado - não resisti a fazer a piada!)
Após este triunfo, o Sport Lisboa e Benfica já informou que o
voo da equipa chega ao Aeroporto da Portela, em Lisboa, às 13h15 de
quarta-feira. Por isso, quem quiser, puder, e primar pela superação, que esteja á espera destes jovens para uma merecida recepção, já que eles bem merecem!!
CARREGA BENFICA, SINTAM A MÍSTICA!!
Parece que vamos no mesmo vôo.
ResponderEliminarAlguém tem vídeo dos golos?
ResponderEliminarExcelente vitória contra o Manchester City embora, pelas estatísticas, ma pareça que fomos bastante felizes nesta vitória. Ainda assim excelente participação da nossa equipa de sub-19 nesta 1ª edição da Youth League.
ResponderEliminarQuanto ao apostar nos jovens, tem que se apostar de tiverem qualidade. A aposta será feita em alguns deles, mas outros seguirão outro caminho. Antes disso ainda jogarão na equipa B onde poderão crescer como têm feito Ivan, Bernardo, Varela, Helder e outros.
Já cá faltavas tu e a estatística.
EliminarOh meu caro, isto não há vitorias morais nem felizes... há os que conseguem ir a jogo e ser competentes e marcar mais que outros... e há os tipos das vitórias morais, das "felicidades" e das estatísticas.
Tenho tanta pena de não teres vivido as "estatisticas" da decada de 70 e 80... Já nem vou mais atrás senao...
Bem, a aposta nos jovens a acontecer só poderia ser agora e não antes, tendo em conta que o centro de estágio e a aposta na formação só agora começa a dar os seus frutos. Antes disso não se trabalhava em condições neste aspecto, por isso não é de surpreender o pouco aproveitamento da juventude no passado.
ResponderEliminarOs meus parabéns pelo post. Está-se a provar que qualidade não falta na nossa formação. Acredito que a aposta no futuro passará por esses jogadores!
ResponderEliminarE não temos contado com o João Nunes (capitão dos Juniores, e central com muito potencial) li isto na net http://foradejogo08.blogspot.pt/2014/03/benfica-castiga-junior-por-nao.html
acredito que será verdade!
Saudações Benfiquistas
O "Lesson Learned" acho que foi mais porque se calhar acreditavam que estava no papo e lixaram-se...
ResponderEliminarParabéns pelo posto. FInalmente escreves alguma coisa na qual me revejo.
ResponderEliminarQuanto ao moço que o Benfica "deixou" escapar para o City e que mereceu amplos textos de defesa aqui neste blogue, há umas semanas atrás, aliás tal e qual a pressão que a comunicação social fez (como sempre disse, há muita gente que não passa de caixas de ressonância do que outros escrevem e pensam por eles), desejo-lhe a maior das sortes no futuro, mas a vida é assim... desta fez ganhamos nós e não sentimos falta de ninguém...
Mas se a presença nas mais finais valoriza o Benfica, e através do Benfica valoriza o futebol de formação nacional, não me parece que seja oportuno rematar aqui a prova do Benfica. O Benfica onde entra, nunca é outsider, mas sim candidato a ganhar. Por muita alegria que sintamos nesta altura, ontem apenas fizemos aquilo que o nosso ADN é: ganhar.
Mas queremos ficar na história como os melhores dos melhores. Portanto muita humildade e pouca festa. Para já.