O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 16 de março de 2014

Qual é o espanto? - Calling benfiquinha Police!

. 35 comentários

O texto seguinte é da responsabilidade do benfiquista José Moreira, do 'Ontem vi-te no Estádio da Luz'.
Um texto no qual me revejo e que merece destaque pela forma como descreve a realidade.

Aqui vai:

"Muito se tem falado e escrito sobre o episódio protagonizado por Jorge Jesus em Londres com Raúl José, mas principalmente, com Shéu e Rui Costa.

A gravidade da situação explica e justifica todo o alarido vivido em torno desta situação. 
Não obstante, apetece-me perguntar: “Mas qual é o espanto pelo sucedido?”

O homem que não se inibiu de empurrar, repetidamente, maltratar perante um estádio cheio e perante milhões de telespectadores e humilhar perante o plantel o seu adjunto de longa data, e dois símbolos vivos do clube, é o mesmo homem que não se inibiu de chantagear o Benfica na hora de pedir um salário pornográfico com um suposto interesse do Porto nos seus serviços, quando ainda se encontrava sob contrato; é o mesmo homem que adora espezinhar jornalistas em conferências de imprensa, em tentativas falhadas de afirmação de uma suposta superioridade terrena; é o mesmo homem que elegeu Marco Silva como seu inimigo publico mais recente, apenas porque este é o novo menino bonito da imprensa e adeptos; é o mesmo homem que, não por acaso, foi empurrado em pleno Jamor por um dos jogadores mais importantes do plantel; é o mesmo homem que não se coíbe de andar à paulada a polícias.

Nestes casos todos achamos uma graça tremenda à “personagem”, todos rimos e dizemos que o empurrão de Cardozo era imprevisível, todos batemos palmas à coragem do treinador em defender os adeptos. E agora? Bom, agora, como a coisa mexe com pessoas que nos tocam no Benfiquismo, já nos preocupamos e já olhamos de forma séria para o que aconteceu.

É ainda curioso que se afirme que a culpa é da estrutura do Benfica, por não ser capaz de o manter em rédea curta, por não ser capaz de ter alguém que o mantenha no seu lugar mas, foda-se, faz algum sentido dar 4M€/ano (mais prémios) a uma pessoa que demonstra precisar de uma ama-seca? Faz sentido dar 4M€/ano a alguém que queremos que lidere um conjunto de homens (valiosos e importantes para o clube), quando o próprio é o primeiro a assumir que tem grandes lacunas no trato humano com as pessoas com quem trabalha, ao ponto de ter que se gastar 500 mil euros/ano num líder motivacional?

Obviamente que a culpa é da estrutura do Benfica, mas essa responsabilidade não decorre da falta de rédea em JJ, decorre sim do facto de manter no cargo um homem que não tem todas as valências necessárias para ser um treinador top, mas que é pago por valores de treinador top.

Sim, o Benfica fez um jogo arrebatador em Londres. Sim, aposto que não há Benfiquista no mundo que não se tenha orgulhado com a forma como a equipa venceu e convenceu, mas também não haverá Benfiquista nenhum no mundo que não tenha ficado envergonhado, pelo que JJ fez com gente que lhe é muito superior, em grau e género, em nível e classe.

Agora, espanto? Espanto em quê? Nem pode haver espanto pela vitória, porque o Jorge Jesus é competente na componente técnica do seu trabalho, mas também não pode haver espanto pelas suas atitudes, porque não é nada que já não devêssemos saber, e não é nada que já não se tenha dito e repetido."
----------------------------------------------------------

O mais incrível em tudo isto é que no caso de Cardozo foram os mesmos que hoje desvalorizam o episódio de Jorge Jesus com Shéu e Rui Costa, membros da estrutura permanente do Benfica, um deles até  administrador da SAD, a exigir o despedimento de Cardozo. Alguns utilizaram o termo 'imperdoável'.

O que pergunto é se vale tudo? Já entramos nessa fase no Benfica? 
Felizmente, sei que não. A maioria não se revê nisto.

Mas para a polícia do benfiquinha sim. Tudo é lícito, tudo é aceitável.
Agredir árbitros, polícias ou maltratar jogadores ou benfiquistas de décadas. Tudo é lícito a quem afirma ter uma boa relação com um gajo que vomita ódio ao Benfica como AVB.

Ou quem mostra reverência pelo pior inimigo do Benfica.

Vou relembrar um episódio que já contei aqui no blogue. É que quando temos 'Benfica' nas veias, não há meios termos para algumas situações.

Certa vez, Marcelo Rebelo de Sousa leva a um restaurante muito famoso de Lisboa Pinto da Costa. 
Ao chegar lá, o restaurante estava cheio. Como sempre. Marcelo pede a PC que aguarde na rua enquanto entra para meter uma cunha para uma mesa para dois. 
Dirige-se ao dono, um excelente anfitrião mas também benfiquista.
Quando explica o que quer e indica quem é o convidado, o dono informa Marcelo Rebelo de Sousa que o receberá sempre com toda a deferência e cuidados, mas que Pinto da Costa não mete os pés no seu restaurante. 
"Não me faça essa desfeita!", afirma Marcelo. "Estou farto de gabar o restaurante ao homem!"
O nosso amigo benfiquista não cedeu e recusou a mesa. 

Por isso, não é Jorge Jesus que vem ensinar aos benfiquistas nada. 
O futebol não foi inventado por ele, e os valores que aprendemos a cultivar pelo exemplo fantástico de atletas e dirigentes durante décadas não desaparecem porque alguns querem.   

Este episódio cava definitivamente uma diferença entre benfiquistas. Felizmente, e ao contrário do que pensam, os benfiquinhas não são muitos. Fazem é muito barulho.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

35 comentários

  1. Outra vez arroz?

    P.s. Não te esqueças de NÃO festejar o campeonato, caso vençamos. Que com esta campanha absurda e a roçar o ridículo não mereces.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai-te lixar. Percebes este português claro? Antes de aparecerem benfiquistas de 2 cores como tu e outros, já eu ía ao Estádio da Luz pah. Já eu festejava campeonatos. Com muito mais frequência que agora.

      Eliminar
  2. Fdx. Tudo o que dizes é verdade. Mas o timing é mau, tu queres te habilitar a que o jj, desvairado como tu ja dizes que é, perca este campeonato pos corruptos de merda?
    sim o jesus deve-nos titulos. E até a si proprio. Quando os ganhar que saia.
    chico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O timing é sempre correcto. Nunca é errado dizer as verdades.

      Eliminar
  3. isso é tudo muito bonito, pena é ser mentira. jj não chantageou ninguém. isto posso eu dizer-te, porque a fonte é a mais próxima dele que pode haver - irmao. jj teve à frente, no dia a seguir ao título de 2010, um CHEQUE EM BRANCO para ir para o porto. onde sabia que teria muitas facilidades extra-futebol para vencer em portugal e no estrangeiro. podia ter assinado na hora. o que fez? avisou o Benfica, disse que queria ficar, e pediu um salario ao nivel que lhe tinham oferecido - e isso é que qualquer outra pessoa faria. QUALQUER. ainda a epoca passada ia a meio, e o porto voltou à carga. vieira só assumiu publicamente que queria ficar com ele quase no fim da época, mas o porto ja o tinha contactado muito antes. e ele uma vez mais disse ao vieira que a prioridade dele era o benfica, mesmo sem ter garantias nessa altura que lhe iam renovar o contrato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ou me das ou vou-me embora isso chama-se chantagem.
      quando foi o bella guttman a fazer isso, e era bi-campeão europeu e em três anos foi campeão dois, fizeram-lhe as malas e era o que deveriam ter feito na altura a este.

      Eliminar
    2. Anónimo, conta-me histórias.

      Eliminar
    3. Se o PC apresentou um cheque em branco, então foi o JJ que decidiu quanto vale...
      E essa jogada não pode ter sido forjada para sacar os escandalosos 4 milhões ao LFV?

      Eliminar
    4. Marco António17/3/14 09:02

      A história que o anónimo conta é verdade e não a conta toda pois o JJ foi aliciado mais do as vezes que menciona. JJ teve sempre uma postura impecável para com o Benfica. O JJ não é parvo nenhum e sabe muito bem o que se tem passado no futebol português nos últimos 30 anos e não quis pactuar com isso. Isto é que devia ter sido referido.

      Isto só prova tudo aquilo que se inventa neste blogue é próprio de gente miserável que não hesita mentir para provar aquilo que não tem prova.

      Eliminar
  4. Eu acho engraçado como um incompetente como tu (e como o teu amiguinho Artur) acham que têm credibilidade para falar do Benfica.
    Mas vocês falam, falam... e nada fazem... e outros trabalham, trabalham e o Benfica cresce. Aprendam Caniches RAIVOSOS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai lá para o pé dos teus amigos, pah. Não é por mudares de nick que deixo de saber quem és tu.

      Eliminar
  5. O Benfica é grande e continuará a ser. Infelizmentes estamos a ser treinados por um cretino com falta de educação e rasteirinho. A maioria dos benfiquistas já percebeu isso, Os próprios jogadores estão fartos do pastilhas. O que não teriam sido estes ultimos 3 anos com um treinador diferente ? o presidente devia deixar terminar o campenato, que vamos ganhar e substituir o treinador, mas infelizmente isso só vai acontecer qdo o pastilhas faltar ao respeito ao presidente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está. O que seria se tivessemos um treinador que tivesse aproveitado os milhões investidos no plantel?

      Eliminar
  6. so discordo de uma coisa, os benfiquinhas (leia-se, na minha concepção, uma variável de todos os defeitos do adepto dos corruptos mas que apoia o Benfica) são muitos e cada vez mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo mas não acho. Quer no estádio quer em conversa no dia a dia, ouço muito poucos desses. Felizmente.

      Eliminar
  7. Dois blogs com gente frustrada que apenas serve para dividir benfiquistas , só espero que estes mesmos frustrados não sejam apanhados a comemorar a vtória do campenato se por acaso o ganharmos e a gritar o nome de Jorge Jesus.
    Como benfiquistas sois uma vergonha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ti só tenho uma pergunta: quanto dinheiro já fizeste no teu blogue à custa do nome Benfica? Sim tu, parasita. Se tivesses vergonha nessa cara estavas caladinho.

      Eliminar
  8. Fiquei hoje a saber que quando os trabalhadores pela mão dos seus sindicatos, ou em nome individual, quando estão negociar os seus salários com os patrões não estão a negociar, estão a chantagear!
    Sim senhor, muito se aprende aqui!! Gente brilhante, conhecedora e inteligente!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, se aprecias ser limitado mentalmente, não venhas poluir os outros com a tua limitação. Se queres confundir alguém que ganha 600 euros/mês com alguém que ganha mais de 300.000/mês então só revelas como não só não és inteligente, conhecedor como és um parvalhão insensível a tanta gente que vive do salário mínimo.

      Eliminar
  9. Lampião da Luz16/3/14 18:04

    Se há blogue em Portugal que mostra quem são os verdadeiros "benfiquinhas" é sem qualquer dúvida este, juntamento com um outro, um tal de "Ontem qualquer coisa".

    ResponderEliminar
  10. É claro que concordo em absoluto com o texto porque eu amo o Benfica como uma entidade representante dos mais altos valores humanos e desportivos e princípios morais, sociais etc. e não como um objecto de desejo e escape mental para as minhas frustrações pessoais. Os verdadeiros benfiquistas amam o Benfica, com ou sem Jesus, com ou sem estadio, com ou sem vitórias.
    Parabéns José Moreira, Shadows, GB, RedMoon e todos os benfiquistas que nestes últimos dias tem lutado por elevar o bom nome do nosso clube no meio de tantas alminhas desamparadas que teimam em justificar os meios para atingir os fins. Mas para esses já nem falo porque não vale a pena. Talvez um dia aprendam.
    Mas o que realmente quero ver, é se o LFV vai sair da toca na segunda-feira. Ou será que estou a elevar a fasquia demasiado alta? Terça talvez? Em função do resultado do jogo? A ver vamos.
    Um abraço a todos os benfiquistas, aos verdadeiros (e aos perdidos também pq hoje estou de bom humor) e que tenhamos um bom jogo amanha!
    Bem fiquem

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Foge irmão
    que vem aí
    mais feijão

    Xico Late

    ResponderEliminar
  13. Em Maio vão ser só meia dúzia a festejar no Marquês.

    Como é óbvio quem não se revê em nada no Benfica actual não vai lá meter os pés, pois são pessoas coerentes, consistentes e nada hipócritas e oportunistas.

    ResponderEliminar
  14. Carlos Pereira16/3/14 22:23

    Serão capazes de apoiar a Equipa do BENFICA até final do campeonato, e aí dizerem o que querem e bem vos apetece?

    Há mais de 20 e tal jogos que não perdemos. Há montanhas de jogos que mostramos um futebol crente e eficaz. Estamos em 1º lugar na Liga. Demos um banho de bola ao Tottenham.

    Mas não chega.

    Irrita. E vocês têm noção disso. Agora, eu não concordo com o que o senhor escreve. Sou "benfiquinha" não é?

    Olhe, eu com 9 anos estive sentado ao colo do meu pai nas escadas da antiga Luz, contra o Guimarães, antes de haverem torniquetes, na época de 93/94. Estavam lá bem mais de 120 mil almas benfiquistas. Estávamos lá para ver o Toni chorar, para puxar pela equipa que viria a ser destruída. Estávamos lá porque a mística Benfiquista nunca morrerá.

    Mas pela sua perspectiva sou "benfiquinha". Gostava de um dia ler aqui uma resposta justa e correcta da sua parte perante interpelações, também elas justas e correctas.

    É que não sei se reparou, experimente olhar-se ao espelho. A verdade nunca morre connosco. Quando pensamos que temos razão em tudo, normalmente não temos razão em nada.

    Abraço Encarnado. Benfica Sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, tenho mais uns aninhos em cima. E já levo, como todos levamos, 5 anos de JJ. % anos de derrotas, de falhanços. O que é preciso mais?

      Em 93 tb lá estava. Como estive em 93,92,91,90,89,88,87,86,85......todos os anos. Ganhasse ou perdesse. O Benfica não é a porcaria que Damásio criou. O Benfica tem uma história gloriosa e valores que não se trocam por nada.

      Eu apoio o Benfica como sempre apoiei. Não tenho é que defender um gajo que nem benfiquista é. Um tipo que à primeira oportunidade cuspirá no prato onde esteve a comer durante 5 anos. Queres apostar?

      Eliminar
    2. Carlos Sustelo17/3/14 12:11

      É isso mesmo Shadows...há para aí alguns benfiquinhhas, que nem sequer sabem 0,00001% da gloriosa história do glorioso e nem sequer saber o que é ser benfiquista ,e vêm pra aí "mandar posta de pescadas". Desconfio que o Redmoon da forma forma que defende JJ e quase humilha alguém que fez história no Benfica...o Sr. Shéu, por exemplo, mas este é um Senhor tem berço.

      Carlos Sustelo

      Eliminar
  15. Caro Shadows

    Percebo o teu ponto de vista, o Benfica está acima de tudo e todos. No entanto, toda esta situação que se passou com o Jesus, está a tornar-se num óptimo estratagema para os adeptos adversários colocarem mais pressão sobre o Benfica. É óbvio que não gosto de ver aquelas figuras por parte do nosso treinador, quando vi as imagens do empurrão ao Shéu e a discussão com o Rui Costa, também fiquei indignado. No entanto, tal como soubemos perdoar o Cardozo quando empurrou o Jesus ou como o Jesus perdoou o Amorim e o Enzo que quiseram deixar o Benfica, o próprio Shéu e o Rui Costa também saberão perdoar o Jesus, pois é óbvio que ele agiu muito mal, mas a hora é de nos unirmos. Se criamos estas correntes de divisão, imaginem a força que estamos a criar a milhares de anti-benfiquistas?

    Sou adepto do Benfica, não sou sócio, mas sou frequentador assíduo da Catedral da Luz, fui à Amesterdão no ano passado, ao Jamor, apanhei todas as desilusões. Confesso que a época passada foi a gota de água em relação à minha paciência com o Jorge Jesus, mas caramba, o que era o Benfica não há muito tempo antes do Jesus?? No campeonato, poucas vezes chegávamos ao segundo lugar, o primeiro ficava a 20 pontos. Na Europa éramos uma caricatura. Com Jorge Jesus, ganhámos um campeonato (é pouco, sem dúvida) 3 taças da liga, uma final da Taça de Portugal, uma final Europeia, presenças sempre garantidas em pelo menos nos quartos-de-final nessas mesmas competições, conseguimos ser cabeças de série na Liga dos Campeões, vitórias (algumas épicas) em Inglaterra, Alemanha, França, Grécia...

    Jesus tem valorizado jogadores como ninguém, basta lembrar o caso Javi, quando saiu era o fim do mundo, apareceu um tal de Matic, que quando saiu era o fim do mundo parte II, agora temos Fedja.

    Unam-se, não façam guerras entre os próprios adeptos, queremos um Benfica cada vez mais forte, um Benfica CAMPEÃO!!!

    Cumprimentos a todos

    AM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AM, agradeço o teu comentário. Sugiro que leias o do Rolo Compressor no post do Redmoon. As valorizações é o Benfica quem as proporciona. Mais ninguém.

      Eliminar
    2. Não é bem assim Shadows. Repara que tens muitos casos de jogadores que quando chegaram ao Benfica nunca conseguiram singrar e com o J.Jesus houve sempre uma grande valorização. Os casos do Fábio Coentrão, que andou emprestado a vários clubes e só depois de o JJ o ter apostado a DE, saiu por 30 milhões; Di Maria só mostrou o seu verdadeiro valor quando o JJ chegou ao Benfica e mais um encaixe de 25 milhões; Matic chegou a ser um mau amado, um tosco que veio envolvido no negócio do David Luis. Quem o pôs a jogar e valorizou? Olha o Enzo ou o Oblak que em outras situações tinham sido dispensados? O Benfica como instituição, obviamente é quem valoriza os jogadores, mas o mérito é todo do treinador que consegue retirar todo o potencial dos jogadores, muitos deles medianos quando chegaram ao clube.

      Eliminar
    3. Não é bem assim Shadows. Repara que tens muitos casos de jogadores que quando chegaram ao Benfica nunca conseguiram singrar e com o J.Jesus houve sempre uma grande valorização. Os casos do Fábio Coentrão, que andou emprestado a vários clubes e só depois de o JJ o ter apostado a DE, saiu por 30 milhões; Di Maria só mostrou o seu verdadeiro valor quando o JJ chegou ao Benfica e mais um encaixe de 25 milhões; Matic chegou a ser um mau amado, um tosco que veio envolvido no negócio do David Luis. Quem o pôs a jogar e valorizou? Olha o Enzo ou o Oblak que em outras situações tinham sido dispensados? O Benfica como instituição, obviamente é quem valoriza os jogadores, mas o mérito é todo do treinador que consegue retirar todo o potencial dos jogadores, muitos deles medianos quando chegaram ao clube.

      AM

      Eliminar
  16. Tantos mandatados para defenderem a honra do Shéu e do Rui Costa!!! Imagino que os prórpiros vos tenham confessado a gigantesca indignação e também as nódoas negras causadas por Jesus...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking