O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Voltemos à formação: Haverá coragem?

. 2 comentários
Há dois nomes que vos gostaria de trazer para pensarmos:

- Helena Costa - quem não conhece ver aqui
- Prof. António Fonte Santa

O segundo é mentor da primeira... e de muitos outros. Uns que integram a estrutura de formação e prospecção do Benfica, outros que já sairam e um ou outro ainda que integra a estrutura de scouting da equipa profissional.


A Helena Costa é, sem dúvida, "o José Mourinho de saias". Infelizmente teve o "azar" de ser mulher neste mundo de homens e com isso viu fecharem-se as portas das principais equipas de formação do SLBenfica, onde cresceu para o futebol e, consequentemente, fecharem-se as portas do futebol profissional.

Eu não tenho qualquer dúvida que a Helena Costa deveria ser um valor tremendo a ter em conta para a formação do SLBenfica e, porque não um dia, a curto/médio prazo, para a equipa B.

Há mais gente de muito valor na formação do SLBenfica, ou com origem na formação do SLBenfica, como tivémos o Bruno Lage, irmão do também excelente treinador Luis Nascimento. E há mais...

Mas quis apenas recordar aqui uma aposta que merece ser feita na professora Helena Costa, até porque infelizmente teve que regressar a Portugal por motivos extra-futebol, depois de treinar a selecção feminina no Irão e antes disso no Qatar.

Na génese da professora Helena Costa, como de muitos outros treinadores que entraram no SLBenfica pela sua mão, nas camadas mais jovens e nos escalões de iniciação, está o Professor António Fonte Santa.

Quanto eu há tempos falava na importância de termos um rosto operacional a "cuidar" dos nossos principais valores disse que teria que ser alguém com sensibilidade, conhecimento, experiência, valores, passado, etc... O professor António Fonte Santa tem tudo isso e tem ainda mais uma coisa: Passaram pela mão (ou pelos olhos) dele, possivelmente, grande parte dos meninos que agora atingem os 16, 17, 18 anos. Muitos dos que estão há muitos anos no SLBenfica conhecem o professor e têm já uma relação de amizade e gratidão com ele. Os que não têm, rapidamente iriam ficar com uma grande admiração pelo seu imenso conhecimento e pedagogia. O Bernardo Silva, por exemplo, passou pelas mãos dele e da Helena Costa... só para terem uma ideia.

Actualmente o Professor Fonte Santa é o responsável pela GeraçãoBenfica Estádio, e pela coordenação de todo o projecto pedagógico e técnico das escolas GeraçãoBenfica. Estando, há muitos anos, a fazer um trabalho fabuloso nesta área, o Professor está claramente subaproveitado na estrutura do SLBenfica - Não ser um "yes man" não ajuda...

Talvez fosse interessante pensar no rejuvenescimento da liderança do projecto GeraçãoBenfica - Temos na estrutura actual da equipa do professor Fonte Santa pessoas com capacidade para tal - e pensar na hipótese de o professor assumir um gabinete de acompanhamento dos atletas da formação com maior potencial desportivo, representando uma função de "tutor" do processo evolutivo destes atletas, ajudando-os no processo de transição para os seniores, aconselhando-os na forma como encaram e lidam com este desafio, com enfrentam as contrariedades, etc.

A reportar directamente ao Armando Jorge Carneiro, eu penso que é vital termos este Gabinete de Acompanhamento, que se apoiaria no trabalho que já hoje é feito pelo Team Manager da Equipa B, pelo Laboratorio de Optimização do Rendimento Desportivo (o que alguns chamam pomposamente de BenficaLab), etc.

Obviamente que mais importante que o nome da pessoa que o lidera, será o resultado do trabalho deste Gabinete. O nome do professor Fonte Santa é apenas uma sugestão, que poderia por exemplo integrar antigos jogadores/referências do SLBenfica como o Nené, Nuno Gomes, Veloso, ou mesmo ter "mentores" nomeados fora do clube e que hoje em dia têm carreias que não estão ligadas ao Benfica como Vitor Paneira, Mozer, Rui Águas, etc e que poderiam trabalhar em conjunto com  o Gabinete para os nossos jovens se sentirem apoiados, para terem uma referência a seguir, para serem ajudados a não entrar por caminhos que não lhes trarão benefícios, a não desmotivarem perante as contrariedades... enfim...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

2 comentários

  1. http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=462387

    Mais um sorteio, mais uma vigarice.

    Que coincidência! O clube corrupto recebe os dois principais rivais na segunda volta. Um deles na última jornada!

    Quem ainda acha que o sistema está debilitado?

    ResponderEliminar
  2. E continuas batalhar na mesma tecla. Opá nas proximas eleicoes, candidata-te!!!
    Johnsson

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking