O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Os extremos de Jorge Jesus...

. 13 comentários
Dois vectores:

1. Enzo Perez
2. Os miúdos da formação

Enzo é o exemplo da brilhante dimensão táctica de Jorge Jesus. Toda a vida fora um extremo direito aceitavelmente bom, Jesus depois de uns meses a deixá-lo a "carburar" quase sem jogar, saiu e teve pouca vontade de voltar. Veio e Jesus "transformou-o" num box to box fabuloso e que é hoje, porventura mais que Matic foi, um jogador absolutamente fulcral na equipa do SLBenfica.

Jesus teve a visão e a capacidade de pegar nas características de Enzo e o transformar num enorme jogador e nisto Jorge Jesus será, porventura, dos melhores treinadores do Mundo.

Mas depois há o reverso da medalha! Para dar este espaço a Jesus acaba-se por dar-lhe também espaço para fazer finca pé noutras ideias e dogmas que só ele vê ou só ele quer ver.

Jesus não valoriza a formação, nem do Benfica nem de nenhum clube português. O Jesus vibra com a capacidade que tem de conhecer jogadores de imensas geografias e de ver jogos de futebol em catadupa.

O treinador do Benfica enche-se entusiasmo por "descobrir" um jogador que ninguém conhecia em Portugal, trazê-lo para o SLBenfica e num ano mostrá-lo ao mundo como produto do seu trabalho. Foi isso mesmo que o fez recordar a grande prospecção que o SLBenfica tem.

Para ele, pegar no Ivan, Bernardo ou João Nunes e fazer esse mesmo trabalho de transformação não lhe dá o mesmo entusiasmo, não lhe preenche tanto as ambição e o ego. Isso é assim no Benfica, mas seria igual se ele trabalhasse no FCPorto ou noutro qualquer. É o Jesus!

Da minha parte, vejo isto como uma tremenda ausência de estrutura e liderança que lhe dá demasiada autonomia para ser táctico (momentâneo) ao invés de estratégico (sustentado). Mas isso já aqui foi escrito vezes sem conta...

"Burro velho não aprende línguas", porque se aprendesse, talvez percebesse que seria um treinador mundial se quisesse fazer esse trabalho na formação e ser o treinador português com maior curriculum a formar jogadores de qualidade oriundos das equipas jovens e, acima de tudo, com uma rentabilidade muitíssimo superior para o clube.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. Acham mesmo que alguém quer saber disto? O Benfica ganhou, estamos em 1º, estamos a mostrar um bom futebol, 8 vitorias consecutivas, 6 jogos sem sofrer golos, os titulares têm mostrado serviço, não há nada a apontar!

    E tu vens com isto dos miúdos, que deviam ser eles a jogar... lol

    Mas o que é prioritário para ti? Que o JJ coloque os melhores em jogo ou que abdique da qualidade para te fazer a vontade? Afinal o potenciar jogadores é mais importante que títulos?

    Não tens coerência nenhuma, criticas sempre tudo, dependendo daquilo que te convêm.

    Mas agora responde lá, qual o cargo que o Rangel vos prometeu caso vencesse as eleições? É que é no minimo estranho que num blog benfiquista NUNCA se elogie nada do que se passa no benfica! LOL Até o facto de ter caído granizo a potes e ter estragado o relvado é motivo para criticar o Benfica! Não há mesmo paciência...

    Mas sabes, por mais que tentem, nem o Rangel, nem ninguém da laia dele vai algum dia ser presidente do Benfica, por isso podem voltar a ter espinha dorsal, pois serem benfiquistas de verdade já nunca serão.

    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "os melhores em jogo" no teu ponto de vista corporativo e acoliteiro. Para mim (e já que falas em escolhas), o Sílvio e o André Almeida têm feito mais e melhor que Siqueira e Maxi (apesar de nunca me contrariar ver este último no onze), o Ivan é 10 vezes mais aguerrido, mais útil e mais eficaz que a arrastadeira do Lima-melhor-avançado-do-mundo — isto sem falar nos que não estão no plantel principal. Mas claro, dirás tu, eu não sou o treinador. Pois não. Mas também não sigo a voz do dono.

      Eliminar
    2. "os melhores em jogo" no teu ponto de vista corporativo e acoliteiro. Para mim (e já que falas em escolhas), o Sílvio e o André Almeida têm feito mais e melhor que Siqueira e Maxi (apesar de nunca me contrariar ver este último no onze), o Ivan é 10 vezes mais aguerrido, mais útil e mais eficaz que a arrastadeira do Lima-melhor-avançado-do-mundo — isto sem falar nos que não estão no plantel principal. Mas claro, dirás tu, eu não sou o treinador. Pois não. Mas também não sigo a voz do dono.

      Eliminar
  2. Blá, blá blá blá.....não há paciência para tanta sapiência.

    ResponderEliminar
  3. Da amora sem espinhas... Este desenho está como o penteado dos 4 Milhões ano... até vou repetir esta parte da tua excelente reflexão,

    « Jesus não valoriza a formação, nem do Benfica nem de nenhum clube português. O Jesus vibra com a capacidade que tem de conhecer jogadores de imensas geografias e de ver jogos de futebol em catadupa.

    O treinador do Benfica enche-se entusiasmo por "descobrir" um jogador que ninguém conhecia em Portugal, trazê-lo para o SLBenfica e num ano mostrá-lo ao mundo como produto do seu trabalho. Foi isso mesmo que o fez recordar a grande prospecção que o SLBenfica tem. »

    Palmas de B T T

    ResponderEliminar
  4. Este é o 4 post depois do jogo a criticar o Jorge Jesus. Curiosamente um jogo ganho e bem ganho. Se isto não é doença, não sei o que será.

    O Benfica ganhou, e bem, ontem. Jogaram os melhores, aqueles que davam mais garantias ao treinador. E, exceptuando o Lima, todos estiveram em muito bom plano. Mesmo o Lima trabalhou muito, e há o problema de que as opções para o lugar do Lima são poucas, pois o Cardozo está lesionado (certamente que há dedo de JJ na lombalgia de Cardozo...) e o Mori é muito fraco.

    Substituições: saiu o Rodrigo porque, como disse JJ, tinha de o poupar. Indicações do departamento médico. E entra o Amorim. Que tinha feito uma boa exibição contra o Leixões.

    Como o jogo estava 2-0, o Benfica desperdiçava umas 2 ou 3 oportunidades e o Marítimo criava algumas situações de perigo, adiou as substituições para o fim do jogo, pois a equipa estava bem. Isto é perfeitamente normal. imaginem que lançava dois putos, que o Benfica sofria um golo e o Marítimo, que é uma boa equipa, ameaçava marcar o segundo? Ou marcava até o segundo? Agora batiam no JJ porque tinha feito as substituições. Como bateram quando ele meteu o Roderick, um produto da formação, no Dragão.

    Sinceramente, tudo o que é demais começa a fazer mal e deviam perceber que isto vos está a fazer mal. Porque a capacidade analítica dos bloggers o aproxima cada vez mais de um Pravda. Um blog originalmente muito bom começa a tornar-se, mercê da lista que têm ao lado, uma boa plataforma para ir para outros blogs. E apenas isso.

    ResponderEliminar
  5. Acho que o comentário do Pedro diz muito: "Acham mesmo que alguém quer saber disto? O Benfica ganhou, estamos em 1º, estamos a mostrar um bom futebol, 8 vitorias consecutivas, 6 jogos sem sofrer golos, os titulares têm mostrado serviço, não há nada a apontar!"

    Eu sou da opinião que o Jesus aposta em quem tem qualidade. A realidade é que o André Almeida tem feito bastantes jogos e esta época teve mais minutos na champions que o Maxi, mas neste momento o Maxi está a jogar muito bem e oferece mais capacidade ofensiva que o André Almeida. O Ivan tem tido bastante tempo de jogo esta época na equipa principal. O Bernardo tem enorme potencial e vai ter o seu tempo na equipa principal e neste momento cresce na equipa B que é osítio certo para crescer. Há mais jovens que vão ter as suas oportunidades, mas tal como não é fácil para jogadores titulares em clubes da 1ª liga holandesa entrarem na equipa principal, os jovens da formação também têm dificuldade, porque o nível é elevado na equipa principal. E isso é bom. Vai exigir que os jovens da formação quando entrem na equipa principal tenham de facto bastante qualidade.

    ResponderEliminar
  6. Já agora, em relação às entradas de André Gomes e Ivan Cavaleiro aos 88 e 89 minutos, poderá estar relacionadas com as regras da Taça da Liga e Jesus poderá fazer bastantes mexidas no 11 e colocar André Gomes e Ivan a titulares. Veremos se assim será.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu posso até estar de acordo com o 11 base (ainda q não entenda a aposta continuada no Lima em baixo de forma clara e a ausência do Ruben em grande momento).

      Mas mesmo que a ideia seja essa... Aos 88 e 90'? Eh pah mesmo assumindo que ele não confia nos putos e que seria por culpa deles q podíamos sofrer um golo... Ele tem o jogo controlado. Podia ter feito isso aos 70 ou 75'

      Eliminar
    2. O jogo não estava tão controlado como pensas. O Marítimo é das melhores equipas em contra ataque da nossa liga e foram várias vezes à nossa baliza (o Oblak finalmente teve de fazer defesas dignas desse nome). Além disso creio que o Jesus vai mexer bastante na equipa para o próximo jogo que é para a Taça da Liga, que já estamos apurados. Como tal penso que terá mantido o 11 inicial até ao fim (excepto o Rodrigo por precaução) porque a maioria deles não vai jogar esse jogo. E as entradas do Ivan e André perto do fim, permitem, à luz dos regulamentos da Taça da Liga, que possam ser titulares nesse jogo. Espero para ver se será assim.

      Quanto ao Lima é um facto que está em baixo de forma, ainda assim, temo o Cardozo lesionado e não jogando o Lima, ou coloca o Funes Mori, ou colocava o Rodrigo mais à frente com o Djuricic atrás, por exemplo. Esando o Rodrigo a jogar muito bem nesta posição, preferiu manter o Lima de forma a manter o Rodrigo nessa posição. Ainda assim o Lima apesar de estar a jogar pouco, esforça-se bastante e faz um bom trabalho defensivo para a sua posição. É muito provável que com o regresso de Cardozo, a jogarem assim, Lima salte para o banco ficando Cardozo e Rodrigo no ataque.

      Eliminar
    3. Tiago Santos20/1/14 14:47

      Durante a prova, com exceção das primeiras duas fases, os clubes são obrigados a lançar em cada jogo pelo menos "5 jogadores que tenham sido incluídos na ficha técnica (efetivos ou suplentes) em um dos dois jogos oficiais imediatamente anteriores. Os clubes são também obrigados a incluir na ficha técnica como efetivos, em cada jogo, pelo menos 2 jogadores “formados localmente”. Esses jogadores têm obrigatoriamente de ser utilizados pelo menos 45 minutos."
      Jogar ou ficar no banco é indiferente logo as entradas não tiveram nada a ver com isso.

      Eliminar
  7. Edumarquez20/1/14 15:07

    Aproveito para colocar o video do 1º golo do Glorioso, e já explico a minha intensão:

    http://videos.sapo.pt/GLd7R7ZBDVEeZhZ6ZkQW#share

    Ok... viram o video?

    No momento a seguir ao Gaitan ter metido a bola pelo meio das pernas do jogador do Maritimo, havia uma oportunidade do jogador do Maritimo que se seguiu ir fazer pressão ao Gaitan, o que não aconteceu, o jogador optou por seguir o Gaitan lateralmente, mesmo assim pouco antes do passe do Gaitan esse mesmo jogador teve a oportunidade de fazer um carrinho, que mesmo que não cortasse a bola ía estorvar a ação do Gaitan! o que também não sucedeu... o que resultou daí? golo do Benfica, também com culpas para o central!

    Quem era esse jogador?!? Danilo, o tal injustiçado pelo Benfica segundo o GB!

    São estes pormenores que fazem a diferença entre um grande jogador e um jogador banal! é esta conduta macia e pastelona que infelizmente revejo no André Gomes, e como tal, por muito que se esperneie e grite, enquanto assim forem não têm espaço na equipa do Glorioso, seja o JJ o Mourinho o Toni ou o Capello o treinador... essa é que é a realidade!!!

    Não basta saber dar toques de calcanhar ou fazer rodriguinhos para ser jogador de futebol... é preciso muito mais!!!

    ResponderEliminar
  8. Já não há paciência para tanta implicação... Vão ver os números do Jesus em relação à formação e depois digam se aposta ou não. Temos vários exemplos no plantel que dizem que aposta. Para além a equipa está a crescer, a ganhar e em primeiro lugar. Que mais querem?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking