O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 25 de janeiro de 2014

Nelson Oliveira: O ódio de estimação dos neobenfiquistas

. 49 comentários

(tenham coragem e paciência e leiam atentamente até ao fim)

Lidamos aqui diariamente com gente a tentar defender o indefensável, que procuram as mais rebuscadas desculpas ou justificações para sucessivos erros.


Já aqui expliquei, por diversas vezes, que quando em Maio de 2008 escolhi o nome para este blog, não foi por acaso: A Formação é efectivamente o caminho sempre considerei dever ser um dos pilares estratégicos do Clube.


Curiosamente, Luis Filipe Vieira ontem afirmava o seguinte: "Temos um plantel bastante forte e, como tal, nem todos podem jogar, mas temos pensado, em termos estratégicos, em dar dimensão à Marca Benfica em termos internacionais na formação. Se tivermos essa possibilidade é o que vamos fazer, porque temos uma geração de jogadores que é olhada por todos, principalmente por quem está ligado ao futebol. Queremos voltar às raízes do Benfica que é formar jogadores para a primeira equipa"

"Voltar às raízes do Benfica que é formar jogadores para a primeira equipa"!!!! Benvindo, Presidente... como convicção já o defendo há muitos anos, como opinião exposta na blogsfera já vai a caminho de 6 anos.

Contudo, depois de tantos anos a "pregar aos peixes" e com uma total ausência de estratégia, que parece agora existir mas carece de ser implementada e bem implementada... Eis que o Presidente vem estragar a conversa aqueles que aqui escrevem: "eu quero lá saber se são portugueses ou onde são formados, quero é ter a melhor equipa".

Pelos vistos, ou o Presidente não conhece as raízes do Clube... ou então teve a frontalidade de desmentir essa gente. Os meus parabéns pela clareza com que referiu que deseja, acredita e que há um plano para que a maioria dos jovens da formação cheguem à primeira equipa. Uns ficarão pelo caminho, outros sairão depois de lá chegar... outros (poucos) vingarão e realizarão o sonho deles e de muitos como eu que querem um  Benfica não made in Benfica, mas à Benfica!

Os argumentos contra a formação são fabulosos, mas há um que eu aprecio especialmente de tão absurdo que é: Um jovem da formação se for bom, demonstra-o em qualquer clube e para isso dão um exemplo de insucesso e incompetência:

Depois de Jorge Jesus (actual treinador do Benfica) e Paulo Bento (actual seleccionador nacional) terem afirmado taxativa e repetidamente que Nelson Oliveira era o futuro do SLBenfica e da selecção nacional, num momento em que Jesus se mostrava interessado em apostar no português e antes de o "queimar" por ter tomado uma má decisão em Stamford Brigde com o Chelsea... eis que se forma a ideia que o Nelson Oliveira não presta porque não marca que se farta nos clubes onde joga,

Vamos lá matar mais esse mito:

- Tudo começou em Janeiro de 2009/10, ainda na última temporada de junior, Nelson Oliveira é emprestado a um clube da I Divisão, o Rio Ave, onde fez 12 jogos (10 campeonato e 2 Taça) apenas num deles jogando os 90' e desses em apenas 5 jogou de início sendo substituido e noutros cinco entrou no decorrer da segunda metade da primeira parte.

Dizem os entendidos que se o João Tomás fez 18 jogos e marcou 8 golos... o Nelson não demonstra grande qualidade porque não marcou qualquer golo na primeira época que transita, ainda junior, do campeonato de juniores para ser suplente dos atacantes João Tomás (8 golos em 18 jogos), Bruno Gama (5 golos em 38 jogos) e Sidnei (1 golo em 31 jogos) não marcou golos.

Nessa temporada o Rio Ave é 12º com 6 vitórias e apenas 22 golos marcados em 30 jogos, sofrendo... 33. Fica, portanto, evidente que o Nelson Oliveira é mau jogador pois não marcou 5 ou 10 golos num clube que pouco marca, ganha apenas 1/5 o jogos que disputa e fica 8 pontos de descer de divisão e onde o melhor que o um avançado experiente e com quase o dobro do tempo de jogo conseguiu fazer foram... 8 golos!

- Seguiu-se o Paços de Ferreira durante toda a temporada de 2010/11, onde na sua primeira temporada de sénior ao serviço de Rui Vitória, Nelson Oliveira disputou 31 partidas, mas ainda assim menos de metade deles a titular (12) e 19 como suplente. Marcou 5 golos a contrastar com os 11 de Pizzi e os 13 de Rondon em 34 jogos disputados, maioritariamente a titulares.

Portanto, na primeira temporada de sénior, mantendo-se na primeira divisão e como suplente dos jogadores que constituiam as principais referências atacantes de Rui Vitoria, o Nelson Oliveira marcou 5 golos. O Paços de Ferreira ficou em 7º lugar mas apenas com 10 vitórias e com 35 golos marcados, tendo sofrido... 42. 

Novamente, o Nelson é avaliado negativamente pois não se impôs perante o Rondon na sua primeira época de sénior e apesar de ter marcado 1/7 dos golos da equipa, apesar da condição de suplente em mais de metade dos jogos. Isto jogando numa equipa onde, mais uma vez defende mais do que ataca e sofre mais golos do que aqueles que marca.

- Aparece a posta do SLBenfica em 2011/12! No mesmo ano em que Jesus e Paulo Bento afirmavam que era ele o futuro da selecção e que poucos já tinham duvidas que iria ao Mundial e que seria uma questão de tempo até atingir a condição de titular da selecção.

Nesse ano, Nelson Oliveira disputa o ataque com Cardozo, Saviola, Rodrigo e Jara, mas ainda assim é aposta de Jesus em 22 jogos, jogando cerca de 900 minutos, com um registo de 3 golos (dois na Taça da Liga onde fez 5 jogos e mais um na Champions na Luz com o Zenit). Nesta temporada foi titular na equipa de Jorge Jesus por 9 ocasiões: 5 Taça da Liga, 2 Campeonato e mais 2 na Taça Portugal.

Depois da má decisão em Stamford Bridge, Nelson Oliveira jogou apenas mais 4 jogos pelo Benfica, num jogo tendo jogado 45', mas nos outros apenas 28, 28 e 15'. Era o princípio da sentença traçada por Jesus: "Já foste! Por culpa tua não chegámos às 1/2 da Champions".

Pela primeira vez, na segunda época de sénior, Nelson Oliveira estava num contexto onde o clube tinha mais vitórias que derrotas, mais golos marcados que sofridos... e cumpriu, tendo demonstrado qualidade, como provam as palavras elogiosas de Jesus e Paulo Bento.

Já com a "Operação Já foste" em curso por parte de Jorge Jesus, Nelson Oliveira é na época seguinte guardado em "banho-maria" quase sem jogar quase toda a pré-temporada e já com os planteis quase fechados é despachado para Espanha, depois de ter percebido que não iria ser opção na Luz, onde chegava Lima do Braga e se mantinham Cardozo (com cativo), Rodrigo e Saviola.

- No Deportivo teve a oportunidade (LOL) de jogar numa equipa que... desceu de divisão, teve, salvo erro, três ou quatro treinadores. 8 vitórias e 19 derrotas foi o saldo do 19º classificado em 20 equipas. O terceiro pior ataque da Liga Espanhola, com 47 golos em 38 jogos só não foi melhor porque da época anterior para a seguinte o Nelson Oliveira desaprendeu e virou mau jogador, mau profissional...

Ainda assim, marcou 4 golos (mais um que na época anterior) em sensivelmente o mesmo numero de minutos jogados (935 contra 914 da época anterior). Das 8 vitórias do Depor, o Nelson participou em 6 delas e marcou golos em 4 desses 6 jogos, ainda assim só foi titular 2 vezes (mais uma na Taça do Rei). Nessa época Bruno Gama marcou mais dois golos que o Nelson mas jogou 3621 minutos, Pizzi marcou mais quatro também em mais de 3200 minutos e o titular habitual (Riki, de 32 anos) marcou 13 golos em quase 2800 minutos.

Curiosamente, todos avaliam a passagem do Nelson Oliveira pela Corunha como muito negativa e socorrem-se varias vezes da estatística para o suportar. Tem a sua graça comparar os numeros como no paragrafo anterior e verificar que o Nelson até marcou mais golos do que na temporada anterior, no mesmo tempo de jogo... mas numa equipa brutalmente inferior e bastante instável (3 ou 4 treinadores).

Regressou à Luz este ano? Claro que não... ainda lá está o "Operação Já foste". Seguiu-se a viagem até França para mais um clube de topo... ou então não! Novo empréstimo do tal avançado que seria o futuro do SLBenfica e da Selecção... novamente a um clube que ao cabo de 22 jogos tem... 5 vitórias e 8 derrotas.

Parece sina, só por uma vez o Nelson Oliveira jogou num clube que marcou mais golos que sofreu (no Benfica) e só jogou cerca de 900 minutos, por motivos obvios e justificados. Aliás, parecia essa temporada estar a ser feito um trabalho de preparação para o lançar para o futuro. Puro engano...

Voltando aos números desta temporada, o Nelson Oliveira é o 10º melhor marcador da Liga Francesa com 7 golos marcados em 1600 minutos (atrás de nomes como Ibra, Cavani, Falcão, Gomis...) e já com 15 jogos a titular em 22 disputados na Liga aos quais juntou 2 jogos da Taça, novamente titular em ambos.

Portanto, numa temporada onde está a ter mais minutos... isso está a acontecer novamente numa equipa que defende mais do que ataca, sofre mais golos (25) do que marca (23) e que não tem NENHUM jogador com mais golos marcados que o Nelson Oliveira.

Dito isto, olhamos para este percurso e levantamos outro tema: "ah e tal é mau profissional e diz muitas vezes o que não deve, fala demais..."

Como é?! Um jogador que o melhor que o SLBenfica lhe conseguiu dar foram estes empréstimos que NADA o ajudaram a evoluir, sendo ele anunciado (até pelo actual treinador) como a primeira joia da coroa do Caixa Futebol Campus... é suposto o jogador sentir-se como? Valorizado? Motivado? Acompanhado?

Olhando ao que Jesus lhe fez, olhando ao que - apesar de tudo - o Nelson Oliveira tem sido capaz de fazer em equipas que nada contribuiram para a sua evolução, é caso para concluir que nem que ele fosse o Messi se safava... 

Quanto ao que ele diz... Quem não se sente não é filho de boa gente! Ora, se é este o planeamento que preparamos para quem dizemos (do treinador ao Presidente) que será o futuro da equipa... nem quero pensar no que faremos aos que não serão.

TENHAM CORAGEM DE CONTINUAR A "BATER" NO MIÚDO!!!! Eu continuarei a defendê-lo e a acreditar nele...!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

49 comentários

  1. O Nelson nunca sera um jogador de equipa grande.
    As caracteristicas de Nelson Oliveira sao mais apropriadas a equipas que jogam sistematicamente em contra-ataque,se te deres ao trabalho de pesquisar os golos marcados por Nelson facilmente chegas a mesma conclusao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. DISCORDO EM ABSOLUTO!
      Aliás, o facto de ele ter feito um percurso com destaque e muitos golos a jogar nas camadas jovens do Benfica e da Selecção demonstra o contrario do que indicas

      Eliminar
    2. Se cardozo esta a 100% como muita gente diz e não é opção... ou prepara-se para deixar a luz, ou JJ decidiu apostar num sistema com maior mobilidade! Sim adorava ver o nelson ao lado do rodrigo ou do markovic a dar o litro! Toda a gente sabe as capacidades de nelson, mas algo se passou, visto a entrevista dele minimizar as hipoteses de voltar ao benfica!

      Eliminar
    3. Se voce olhar para os minutos de jogo e golos que marca vai mudar de ideia
      Tenho que relembrar que com oa 7 golos que leva e condicao de suplente...mesmo assim e o melhor marcador da equipa!!

      Eliminar
  2. Já tinha lido coisas maçadoras, mas este ajuntamento de letras vem redefinir por completo esse conceito. Deveras secante.

    João da Ega

    ResponderEliminar
  3. O Nelson é um jogador medíocre em vários aspectos, sempre o achei mesmo no campeonato do mundo Sub-20.

    O Presidente pode dizer o que quiser, pode dizer que vamos apostar na formação, etc e e tal, mas se os jogadores não tiverem qualidade para isso não adianta o que ele diz.
    Só quando o Seixal formar jogadores suficientemente bons, com qualidade para entrar na equipa A, pode o que ele quer tornar-se realidade. Antes disso não há hipótese. E podem escrever o que quiser, todos os dias a todas as horas. Não adianta.

    A realidade é esta, por muito que escrevam e malhem sempre na mesma coisa. Não adianta.






    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diga la a verdade ,voce e do porto,correcto ?

      Eliminar
  4. Sinceramente, todo este frisson sobre o Nélson Oliveira é especulativo, que não se segura em dados concretos. Podemos usar as estatísticas como melhor nos convém, porém não deixam de ser estatísticas que reflectem abstractamente uma realidade muito mais complexa. Primeiramente, há uma política (nada transparente) do clube relativamente à formação. Depois há dois outros pormaiores: não sabemos o que o treinador espera do atleta num jogo; não sabemos como é o feedback do atleta nos treinos.
    Aliás, abro aqui um parênteses: avaliar um jogador pela quantidade de golos que marca é redutor e é uma ideia obsoleta. Mais uma vez, só o treinador saberá o que quer do atleta dentro do contexto do jogo. Estarmos aqui a mandar bitaites sobre o que devem fazer os jogadores é próprio dos treinadores de bancada: não se fundamente em nada.
    Interessante constatar que quem é mais entendido no futebol, os que se formaram na área (e que partilham as suas opiniões através dos blogs) convergem numa opinião comum: Nélson Oliveira é um jogador fisicamente e tecnicamente com enorme potencial, porém, a tomada de decisão, como parte fundamental para a prática do futebol, deixa muito a desejar. E eu, leigo assumido, partilho da mesma ideia. Nélson Oliveira, corrigindo essa particularidade, tornar-se-á num elemento indispensável do nosso Benfica, e até pode nem vir a marcar golos, ou marcá-los em quantidade irrisória. O que interessa é se aproxima ou não a equipa da vitória e dos objectivos definidos.
    Para mim, a verdadeira questão é como resolver esta particularidade em Nélson Oliveira, e neste campo, até os eruditos divergem de opinião: deixá-lo na equipa, sem jogar, mas evoluindo nos treinos? Emprestá-lo a outras equipas e esperar que jogue o suficiente para evoluir no sentido que se deseja? Provavelmente, estas escolhas dependam do jogador e do seu feedback. É preciso lembrar o caso de Coentrão. Foi emprestado e evoluiu até um certo ponto, o resto do processo fê-lo com os treinos e com a equipa do Benfica. O Nélson pode vir a passar pelo mesmo.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Realmente, coitadinho do nelito. O mAuzao só Benfica só o empresta a clubes onde ele não se desenvolve. No slb e que ele tava bem. 3 golos em 900 minutos Lol.

    ResponderEliminar
  6. Já referi isto muitas vezes em discussões com amigos. Ao que parece a maior parte dos benfiquistas acham que o Nelson não presta porque não marca tantos golos numa equipa que luta para não descer como o Cardozo marca no Benfica que constantemente vence por mais de 2 golos.

    Enfim concordo plenamente com este post, é pena é ainda haver muito atrasado com a típica mentalidade do "o que é português não presta" ou pior "se é bom ele vai acabar por aparecer" (o meu pai sofre dessa). A mesma gente que diz que o que interessa é a vitoria mesmo que seja com 11 estrangeiros e ao mesmo tempo gaba-se da mística do clube. Mas que mística é que tem o Benfica actualmente ?

    Eu sou Benfiquista, mas infelizmente acho que o típico adepto Benfiquista é insuportável. O típico Benfiquista vai responder ao meu post da mesma maneira que respondem a muitos dos posts feitos por este blog, vai dizer que somos maus benfiquistas porque criticamos o clube e criticar o Benfica devia ser punido com castigo divino!!!.

    O típico Benfiquista gaba-se da grandeza do clube e das suas vitorias e recusa-se completamente a aceitar a inegável e dolorosa verdade da situação actual do clube. A verdade é que o Benfica é um clube derrotado, com adeptos que vivem numa realidade paralela recusando-se a aceitar o facto, e não me venham com tretas porque é completamente inegável, que nos últimos 25 anos o Porto tem sido imensamente superior ao Benfica.

    É mentira? O Benfica não é um clube derrotado com adeptos habituados a perder? Se isto é mentira porque que os adeptos não se revoltaram contra a equipa e o treinador depois do que aconteceu no final da época passada? Ou em qualquer um dos dois anos anteriores em que jesus não foi campeão? Não digo matar o homem, mas mostrar que não ser campeão é completamente inaceitável. Apesar de ser um exagero o que os adeptos portistas fizeram, a reacção deles depois da derrota contra a academica diz tudo sobre a mentalidada do porto e dos seus adeptos. Tudo que não seja a vitória é completamente inaceitável. E essa na minha opinião devia ser a mentalidade do Benfica.

    E sim eu acho que é possível conseguir isso com jogadores portugueses!!!!

    p.s. peço desculpa por possíveis incoerências gramaticais. são 7 da manha e eu ainda não me deitei, por isso estou cansado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. dizes muitas verdades , sobretudo a mentalidade dos adeptos e dirigentes , mas tambbem tens de ver que no porto nao sao adeptos que fazem as manifestaçoes , sao claqueiros e ate nisso eles sao melhores ( ou nao ) .
      no porto funciona uma organizaçao em que dirigentes e adeptos andam unidos , alguem soube ( pinto da costa , o maior e melhor filho da puta como presidente de um clube ) manobrar as coisas para que todos caminhassem no mesmo sentido e eliminassem os opositors internos e depois destruir os externos ( benfica , spporting) .
      para se ganhar no futebol , é preciso ser esperto , firme , e ponderado e convem perceber de bola e perceber de bola nao é apenas ( secalhar ate é o menos importante ) saber esquemas tacticos .
      uma equipa ou clube ,de futebol tem de ter regras , convicçoes , filosofias etc em que todos acreditem e lutem por elas , nas basta capacidade tecnica e tactica isso é muito bom mas é pouco , uma equipa de futebol pode se comparar a um exercito , depois o fair play , o discurso para o exterior , o comportamento em situaçoes de stress , a conduta fora do campo , tudo isso pode ser feito por um bom militar e um militar bom , nao sei se me fiz entender , mas é a minha opiniao .

      Eliminar
    2. Tao facil de perceber, não é Tiago...

      Eliminar
    3. O Tiago Amoedo fala que muitos benfiquistas vivem numa realidade paralela e tem razão. Ele próprio vive numa realidade paralela, pensando que ainda vivemos nos anos 60 ou 70.
      Não vivemos, vivemos num século já bem entrado em que a realidade é totalmente diferente em todos os aspectos, social, económica, política, sociológica, etc. Em termos de mentalidades o mundo deu uma volta de 180º e em termos desportivos então o melhor é nem falar nisso. A realidade é mesmo diferente. Imagine que há 40 anos não havia corrupção que actualmente alastrou por tudo que é desporto português como um cancro com muitas metáteses.

      E depois ainda vem falar de mística, aquela coisa de que toda a gente fala quando não tem mais argumentos para apresentar, mas ainda ninguém viu.

      Deve ser do cansaço

      Eliminar
  7. Se os 2 primeiros empréstimos considero terem sido positivos, o 1º ao Rio Ave ainda como júnior (meia época) de forma a ambientar-se ao futebol sénior e o 2º ao Paços de Ferreira onde somou bastantes minutos. Depois há o regresso à Luz onde soma bastantes minutos. Afirmas que foi colocado de parte pelo jesus após o erro do jogo com o Chelsea. Não sei foi assim ou não, mas a verdade é que após esse jogo, ainda foi chamado várias vezes à equipa, inclusive no jogo seguinte com o Sporting em Alvalade (entra quando estamos a perder 1-0) e na final da Taça da Liga é titular. Para quem o queria colocar fora não está nada mal. Ainda assim a decisão que toma no jogo com o Chelsea é bastante revelador do jogador que é. Tens um exemplo igual no jogo da selecção em que tem o Cristiano ao lado isolado e tenta fazer um golo de levantar o estádio. Até as entrevistas que já deu revelam traços da sua personalidade como jogador.

    Ainda assim vejo qualidade no Nelson, mas de momento insuficientes para jogar no Benfica. Além disso acho que ele se acha mais do que realmente é. Mais por ter lugar no Benfica fez o Miguel Rosa e muito menos disparates afirmou. São questões de personalidade.

    A realidade é que ainda não mostrou ser superior a Cardozo, Lima e Rodrigo.

    "Um jogador que o melhor que o SLBenfica lhe conseguiu dar foram estes empréstimos que NADA o ajudaram a evoluir, sendo ele anunciado (até pelo actual treinador) como a primeira joia da coroa do Caixa Futebol Campus... é suposto o jogador sentir-se como?" - Os 2 primeiros empréstimos foram positivos, já que o 1º foi ainda como júnior e no 2º somou bastantes minutos levando ao regresso ao Benfica. Depois foi emprestado a um clube da Liga Espanhola onde perdia o lugar para o Riki. Agora está emprestado ao Rennes e está em vias de perder o lugar para o Toivonen...

    Podes defendê-lo à vontade que isso não fará dele melhor jogador...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo TUDO. Bem dito.

      Eliminar
    2. a resposta que dei abaixo ao Redmoon aplica-se também ao teu comentário. Vê abaixo pf para eu nao repetir tudo de novo lol

      Eliminar
    3. Assino por baixo. O Nelson não é por falarem nele que irá ser melhor jogador do que é.
      Na minha opinião estagnou há muito, nunca cif um grande jogador, e irá demonstrar que o Benfica fez o correcto, tentou emprestá-lo a equipas onde outros jogadores conseguem mostrar o que valem, de modo a poder desenvolver as suas faculdades com mais oportunidades.
      Até agora Nada! Niente! Nothing!

      Eliminar
  8. Eu gosto muito do Nelson Oliveira e acho que é um jogador com um potencial tremendo . Mas ele não pode ser totalmente desresponsabilizado pelo rumo da sua carreira . Nem o seu empresário .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O brilhante Jorge Mendes? queres ver que ele sabe gerir a carreira do CR mas nao sabe a do Nelson? Hummmm....

      sim, concordo na parte que o Nelson está demasiado afectado/desiludido e q deixa isso ver-se em demasia nas suas palavras.

      Eliminar
  9. Para alem dos aspectos tecnicos, o Nelson tem um grave problema. Uma grande boca e falta de humildade para chegar la acima. Oxala me engane.

    ResponderEliminar
  10. Respeito total porque, como dizes, escolheste o nome do blog, que era o teu espaço, e estas eram (são) as tuas ideias.

    Mas como abres o blog ao debate, tenho que dizer, este post é um chorrilho de disparates.

    1. Depois de 12 anos de politicas desportivas falhadas, ainda vais na cantiga do Vieira e da hora de apostar na formação. Não percebes que é mais do mesmo, fogo de vista, e consequencia de um clube economicamente financeiramente apertado. Veremos a aplicaçao pratica destas ideias.

    2. Depois os dados estatisticos maravilhosos do Nelson Oliveira. Quem te ouça ate parece que ha ali algo de brilhante... Dois golitos aqui, 4 ali, até o Luisão marca mais! LOL

    3. Depois a comparaçao com Joao Tomas! LOL COm quantos anos chegou o Joao Tomas ao Benfica? Chegou aos 20?! E chegou ao Benfica como figura da equipa que jogava ou tambem andava nessas equipas a apanhar chouriços?

    4. Depois a revolta porque o Nelson so vai para clubes que sofrem mais golos que marcam. Pois tem de ir. Porque se for para clubes que marcam mais do que sofrem nao tem lugar e não joga. Se ja nas fracas pouco joga.

    5. Depois: a visao de Paulo Bento que viu ali o futuro da seleçao! Pudera, que outros avançados tens para vaticinar esse futuro, se na altura em que o disse, nem o Éder tinha feito ainda nada de relevante? Ahh, e o futuro da selecao no jogo com o Brazil foi brilhante. ATé o Ronaldo estava com vontade de lhe bater! O Moreira tambem um dia foi vaticinado como o futuro das balizas nacionais!

    6. Depois, as comparaçoes com os colegas de equipa Pizzi e Rondon. Marca menos MAS Joga menos. Esta então é de morte! Mas porque raio joga então menos que esses medianos se é assim tão bom? É o mesmo que dizer: O Jara marcava menos, mas apenas porque o Cardozo jogava mais! LOL

    7. Enfim, toda agente deseja que o Nelson Oliveira surja, por merito dele, bem mais do que por palavras generosas que carecem de confirmaçao no terreno.

    8. A verdade é que na barra do blogue, escreves Nelson Oliveira e aparecem 325 posts com o nome do homem, e praticamente todos teus. Demasiada publicidade para quem ate agora mostrou tao pouco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais grave ainda é não perceberes que ninguem tem odio nenhum ao Nelson Oliveira, tal como nao tem a nenhum outro.

      A discussao nao nasce de odio nenhum ao rapaz. A discussão nasce de 325 posts a defender algo de pseudo maravilhoso que, infelizmente, os tais neobenfiquistas de que falas, nunca viram no terreno.

      É que a gente quer ver é no terreno GB. Do Nelson Oliveira, do Cardozo, do Roderick ou de todos os outros.

      E para acabar, acho piada a nunca falares no Roderick, esse prodigio da formaçao, em quem o JJ apostou com o brilhantismo e os resultados que todos sabemos.

      Eliminar
    2. Totalmente de acordo. Duvida: Porque não o emprestaram ao Braga? ah pois eu percebo-te

      Eliminar
    3. Companheiro, eu NUNCA disse que o Nelson é um jogador maravilho, mas sempre disse e reafirmo, que tem qualidade mais que suficiente para ser opção regular no SLBenfica. DE CARAS!

      O que quis provar com o tópico é que a Gestão do "dossier" Nelson Oliveira demonstra uma incompetência BRUTAL e que está a destruir o potencial que poderia ter sido explorado pelo SLBenfica.

      Tal como já aqui foi referido, os dois primeiros empréstimos foram adequadíssimos, tal como foi a integração no plantel principal na temporada seguinte. Depois de ter estado no SLBenfica, havia dois caminhos:

      1. Alguém lhe identifica qualidades para ser APOSTA e fica no plantel com oportunidades para jogar com regularidade (o que não significa titularidade se as exibições nao justificarem, mas também não pode significar fazer 5min por jogo).

      2. Alguém diz que ainda lhe falta mais trabalho e decide com ele dois caminhos:
      a) trabalho diário com a equipa A e um plano de potenciar as qualidades e corrigir as lacunas, jogando depois na equipa B até estar preparado para regressar a qualquer momento à equipa A

      b) empréstimo a um clube português do primeiro terço da tabela (Braga ou Guimarães) onde o SLBenfica possa acompanhar de perto, onde estejam treinadores com competências de apoio ao desenvolvimento de jogadores jovens (Jesualdo e Rui Vitória) de modo a se poder fazer um trabalho conjunto com eles para desenvolver o jogador.

      O que foi feito, foi mandar o Nelson pela janela depois de ele ter relevado algumas lacunas, apesar de ter mostrado também bastantes qualidades.

      Se achas que algum jogador prova seja o que for a jogar numa equipa que desde de divisão e tem quatro treinadores e depois vai para outra que começa bem, mas a partir do 1/4 da epoca começa a baixar o rendimento e ter jogos onde os avançados praticamente não tocam na bola... então não sei o que te diga.

      Sobre o Roderick, acho que nunca justificou, nos juniores sequer, ser superior ao que Miguel Victor havia sido. Critico a falta de oportunidades dadas ao Miguel e o excesso de tempo dado ao Roderick. SIMPLES!

      Eu não olho para a formação como uma ciência... mas quando as coisas não são bem feitas, não podes esperar melhor, nem culpar os miudos.

      Eliminar
    4. Eu acho que o Nelson não é jogador do Benfica mas não sou neobenfiquistas (mais um termo utilizado quando há falta de argumentos). Eu sou sócio há mais de 25 anos com as quotas em dia por isso não sou neobenfiquista. Quem é neobenfiquista é quem não é sequer sócio, como alguns dos escribas neste blogue.
      Não ofendam os benquistas!

      Eliminar
  11. Infelizmente, o Nelson Oliveira é um jogador medíocre. Bem gostaria eu, e muitos, que ele fosse um craque, mas é um tipo que acha que é muito bom sem o ser. Poderá chegar ao nível de um César Brito, nunca mais do que isso.

    Em relação à formação, e ao facto das raízes do Benfica serem «formar jogadores para a primeira equipa», isso é meia verdade. O Benfica sempre formou e contratou. Se olharmos para os grandes jogadores da história do Benfica, quantos foram formados no clube e quanto foram comprados?

    Durante a maior parte da sua história, o Benfica sempre tentou comprar os melhores jogadores a jogar em Portugal (porque só jogavam portugueses, mas tinham a vantagem de estarem adaptados e ajudava ainda a enfraquecer outras equipas) enquanto tentava formar outros, que compunham a equipa. Modelo que eu acho muito adequado, mesmo se transposto para uma realidade internacional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. meia verdade? vai la dizer isso ao Presidente!

      Eliminar
    2. Concordo. Quem tem passado a ideia de formar a equipa do Benfica com jogadores apenas formados no clube tem sido, de facto, LFV, ao contrário das mentiras que tentam passar. Foi ele que começou o Seixal há 8 anos e que continua a apoiar. Ainda agora falou nisso mas não é por falar muito que se torna realidade. Se o Seixal não conseguir formar jogadores suficientemente bons para entrar na equipa A o que LFV diz não se irá concretizar. É muito simples de perceber.


      Eliminar
  12. A politica esta a mudar... temos na equipa principal silvio, steven vitoria, amorim, gomes, a.almeida, cavaleiro.... apostou-se em oblak e funes provenientes da equipa B! Há jogadores promissores na equipa B como cancelo, bernardo, helder costa, lolo, e outros tantos nos juniores.
    Para o ano temos pizzi outro jovem portugues promissor!
    Mas a verdade é que temos 1 equipa com jogadores ja trintoes ou quase e outros que poderão sair a qualquer momento visto terem mercado! Ninguem preve quando sairão luisão, garay, maxi, siqueira (que nem é nosso mas apostaria nele), enzo, gaitan, salvio, cardozo, rodrigo e lima... e mais vale termos jogadores na equipa B e emprestados prontos a ocupar a vaga deixada por qualquer 1 deles, do que apostarmos em jogadores que não conhecemos e darmos pipas de euros por jogadores que n valem nada ... tipo os 9 milhões de ola john!
    Temos muita qualidade na nossa formação e vai.se começar a apostar! o rony lopes ja foi nosso... mas o nelson ainda é! O miguel rosa saiu mas poderia estar a titular ou... seria outro a.gomes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. meu caro, isto não é uma questão de nacionalidades... é uma questão de origem.

      Ou seja, SE TIVER QUALIDADE eu não me importo de lançar o Lindelof, por exemplo, que é sueco. O que luto é por que seja feito um trabalho continuado, planeado e estruturado para aproveitar o que de bom temos na formação. Seja ele chines, japones ou portugues.

      Eliminar
    2. "SE TIVER QUALIDADE eu não me importo de lançar o Lindelof, por exemplo, que é sueco." - Mas esse requisito, QUALIDADE, não é apenas para os estrangeiros, mas também para os portugueses. E neste momento os 3 avançados do Benfica (Cardozo, Lima e Rodrigo têm mais qualidade que o Nelson e é bom que o Nelson evolua porque se mantém o nível actual, saindo um dos 3 avançados há que ir buscar alguém com qualidade igual ou superior aos 3 que lá estão agora.

      Eliminar
  13. Um jogador que nem nos clubes mediocres por onda passa se consegue afirmar e que participa em 120 jogos e tem uma média 252minutos para marcar um golo. Não são numeros favoraveis para um ponta-de-lança!. Ter talento não chega, é preciso trabalhar e ter uma mentalidade forte. E este menino enquanto não tirar o rei da barriga nunca irá longe.

    Ps. O que queres dizer com "neobenfiquistas" ?? Sabes ao menos o que significa o termo neo- ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neobenfiquistas sao gajos como tu que acham que o Benfica nasceu em 2001

      Eliminar
    2. Aqui o blog é se que podia bem chamar Neo-Geraçaobenfica.

      Eliminar
  14. o nelson demosntrava potencial e nao acho que ele seja ou vá ser um fiasco , mas ja nao me parece que possa dar o aquilo que prometeu , nelson oliveira ja teve oportunidades no benfica ao contrario do que dizem , jesus ja lhe deu oportunidades e o nelson falhou na maioria das vezes e o resto sao tretas .
    mercerá mais umas oportunidades e depois faz se o juizo final .
    quanto a quem diz que miguel rosa poderia ser titular no benfica etc , ganhem juizo pah, concordo que miguel rosa mereceria uma oportunidade nem que fosse de uma epoca no plantel , mas seria queimar uma vaga , miguel rosa é bom jogador , é raçudo , mas nao tem a qualidade suficiente , mas la esta tudo depende da maneira que as coisas e o plantel é pensado .

    ResponderEliminar
  15. E pelos vistos tem vindo a perder gás no colosso Rennes. Nos ultimos jogos não tem sido titular regularmente e já não marca desde 2 e Novembro! 3 meses !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desonestidade intelectual é o que melhor te caracteriza.

      Caso nao tenhas percebido, é o Rennes que tem perdido gás.

      Eliminar
    2. GB, cuidado, o Rennes perder gás é uma coisa e Nelson ter deixado de ser titular é outra. Não fiques cego na defesa dos teus argumentos.

      Eliminar
    3. GB, por amor de Deus, se uma equipa perde gás, isso deve-se ao rendimento dos jogadores (lote no qual se inclui o Nélson). Os jogadores devem ser defendidos enquanto há margem para serem defendidos. Já acabou a esperança que havia no Nélson.

      Triste mas verdade.

      Eliminar
    4. Desonestidade intelectual é afirmar que por o Rennes ter perdido gás essa é a razão da má época que o Nelson está a fazer. Nem joga na primeira equipa! Não marca há 3 meses! A culpa é da má forma do Rennes? Devia ser o contrário, quanto pior joga o Rennes se o Nelson é assim tão bom já devia estar a jogar a titular.

      Eliminar
    5. Quando a cegueira é tanta começa a faltar agumentação.

      Eliminar
  16. Sempre defendi o Nélson Oliveira e as suas capacidades... até ontem.

    Já perdeu a titularidade no clube e não marca há uma data de jogos. Um jogador de topo não passaria uma seca tão grande e a sua preponderância na equipa manter-se-ia constante, fosse num Real Madrid fosse num Corunha.

    Infelizmente, parece-me ter uma boca muito maior que a cabeça. Tinha potencial, a carreira de sonho vai-lhe passar ao lado.

    ResponderEliminar
  17. O Nelson oliveira é um jogador fabuloso.. Capacidade fisica acima da media, mostra cada vez que recebe bola de costas para a baliza ou na forma cm encosta noa adversarios e sai em velocidade..capacidade tecnica (passe curto e longo... remate fortissimo e facilidade de o fazer de qualquer lado com qualquer pé.. ).. jogo de cabeça simples e eficaz.. e os movimentos dentro e fora da area sao dignos dos melhores pontas mundiais... é o prototipo de ponte de lança moderno na minha opinião. Falta apenas analisar a parte mais importante de um jogador de futebol, a parte mental. Facto: nao sabe estar calado. Facto: rende mais (em golos) quando a aposta é regular. Facto: em muitos momentos joga e quer jogar sozinho.. E isso é mau?!!!! Um ponta de lança tem de querer tenta, matar e finalizar.. é para isso que la esta. Um ponta de lança que se quer a marcar golos com 22, 23, 24 anos, tem de jogar de forma consecutiva (olhem para o rodrigo.. nao era um jogador e passou a ser outro.. apenas ganhou a tranquilidade do titular.. do que nao tem que mostrar para o verem.. apenas tem de fazer o que sabe.. e assim faz melhor).. e o facto de nao saber estar calado: tem sangue a ferver.. sabe que tem o que é preciso.. e nao baixa os braços! O futebol é resolvido com pequenos toques d rebeldia: aproveitem a dele. A unica coisa que o Nelson Oliveira precisa é de um treinador que o meta a jogar no benfica.. e as criticas acabam. Para alem de marcar golos.. vai mudar a forma de jogar do benfica... e isso ele ja vem fazendo em cada jogo que participa nas varias equipas onde tem jogado.

    ResponderEliminar
  18. Dividia o problema do NO em duas partes, a primeira compro de nunca ter jogado num clube de primeira tempo suficiente, mas não é razão, tens exemplos de jogadores que aparecem em clubes pequenos. Outro e mais grave é aquilo que tem sobre os ombros nunca vi este rapaz em lado nenhum a dar o litro , talvez o mundial sub-20 mas é claramente um jogador com tiques de vedeta e rancor ao jj e Benfica

    ResponderEliminar
  19. Eu ja digo isto ha muito tempo.
    Ainda vou mais longe, tirava o Postiga e punha o Nelson na seleccao, isto porque tenho coragem e nao tenho medo da mudanca tal como fez o Scolari com algumas vacas sagradas.
    Este miudo se fosse ingles,italiano ou espanhol teria muito mais apoio, principalmente dos proprios adeptos do benfica....tenho a impressao que a maioria e cega e de futebol pouco entende.
    Pena que em Portugal se pense em tamanhos pequenos.
    Por ultimo aviso de amigo ao Nelson:Nao voltes porque isto e um pais de mentalidade tacanha e onde as pessoas pensam a curto prazo....
    Para complementar,essas mesmas pessoas tem a mentalidade de remediar e de tapar buracos e nunca de resolver as questoes a partir da sua raiz como deveria ser para o problema nao se repetir...
    Amigo nelson : que proximo passo seja em Inglaterra onde teras mais visibilidade para portugues ver !!

    ResponderEliminar
  20. Detector de benfiquinhas25/1/14 16:39

    Esta é uma das razões porque o Porto ganha quase sempre e o Benfica fica sempre a chuchar no dedo

    O Porto vai vender o velhote Lucho , de 33 anos e que se andava arrastar em campo , já não pode com as pernas por 4.5 a 5 milhões de euros.E nós vendemos um dos melhores médios defensivos do Mundo e o melhor jogador da Primeira Liga Portuguesa por 25 milhões lol O Chelsea compra o Salah por 19.5 lol Que é bom muito jogador e vai dar muito que falar nos próximos anos não tenho dúvidas disso mas nem na liga Suiça , muito inferior à portuguesa foi considerado o melhor jogador do ano.Matic foi mesmo bem vendido não só na altura que é vendido como no preço em saldo e promoção.O Chelsea vende De Bruyne um jogador que nem convocado era por 22 milhões e Mata este suplente por 45 milhões e Matix saí por 25 milhões lol Até o Illarramendi foi 11 milhões de euros mais caro que o Matic lol

    Detesto o homem (PC) , dá-me nojo mesmo esse bufas , mas que a nível desportivo , (de futebol) percebe 100 mil vezes mais que o LFV disso não tenho dúvidas.Mas saber mais de futebol que LFV não é dificil , dificil é mesmo saber menos que ele

    ResponderEliminar
  21. Edumarquez25/1/14 16:44

    Vou dar só um exemplo, no meio de muitos!

    Diego Costa... antes de ser o jogador que é, antes de ser aposta no atlético de Madrid, teve emprestado ao Albacete (2008/2009 15º Classificado da 2º liga espanhola), Celta de Vigo (16º classificado 2ª liga espanhola 2007/2008) e Valladolid (2009/2010 18º classificado da 1º liga espanhola e consequente descida de divisão) e rayo vallecano (15º classificado 20011/20012 1ª liga espanhola)!

    Não teve a sorte do Nelson Oliveira, andou quase sempre em empréstimos a equipas da 2ª liga (classificadas bem abaixo da 2ª metade da tabela classificativa), mas chegou onde chegou hoje... e antes de ser emprestado, não tinha tido metade das oportunidades na equipa do atletico de madrid que o Nelson Oliveira teve no Benfica... mas deu no jogador que deu!!!

    ResponderEliminar
  22. Isso só demonstra uma coisa,quem é bom jogador chega sempre lá(D.Costa)
    Quem é um jogador mediocre(N.Oliveira)nunca lá vai chegar.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking